Pesquisa de Brasao

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Pesquisa de Brasao

#152666 | TJCArrobas | 17 abr 2007 12:29

Prezados Confrades,

Mais uma vez recorro ao fórum e a vós, mais entendidos nestas matérias, para me ajudarem a identificar a quem pertenceu o seguinte brasão:

Apresenta-se partido: do lado sinistro, de vermelho pleno, uma torre de prata com portas e frestas de negro, acompanhada de cinco flores-de-lis, também de prata, três em chefe e duas em faixa (armas dos Faria); e do lado destro, de vermelho pleno, seis besantes de ouro entre uma dobre-cruz e bordadura em ouro (armas dos Almeida; não confundir com os Melo, que tem besantes em prata).
No timbre: um elmo de prata, de viseira aberta, encontra-se de perfil, a acompanhar um virol guarnecido de ouro e vermelho sobreposto de uma torre aliada a uma flor-de-lis em chefe.

Agradeço qualquer pista ou ajuda!
Os meus sinceros cumprimentos a todos.
Tiago Arrobas da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152676 | Augustus_o | 17 abr 2007 13:01 | Em resposta a: #152666

Vou aproveitar a deixa e perguntar (porque sobre brasões e as suas características nada percebo):

na Vila de Valencia de Alcántara, junto à fronteira portuguesa dos Galegos, Marvão, existe junto à praça central um terreno com um mini bosque com uma igreja enorme, e casa tipo solar. à entrada nada diz se é espaço publico ou terreno privado, mas como a igreja está a menos de vinte metros do portão, fui espreitar porque tinha a porta lateral "escancarada". Ora o que vi deixou-me entristecido. A igreja estava abandonada, só servindo para estacionamento dos dois veículos da família (topo de gama), de uma mota, e de um carro do principio do séc.XX e um coche do sec.XVIII ou sec.XIX. servia ainda para guardar uma quantidade enorme de lenha, junto ao espaço do antigo altar.

estava eu embasbacado a contemplar aquele "crime" e reparei que defronte da dita porta lateral encontrava-se um brasão com características bastante curiosas.
Atenção que não conheço as regras e não sei os termos de descrever brasões, mas aqui vai: Era talhado em pedra, o fundo seria liso. e dispostos da mesma maneira que as 5 quinas em cruz (+), em vez das quinas, pareciam as imagens de conchas(?), ou pequenos véus (????).

Eu tirei fotografias, se alguém quiser esclarecer, ou souber dizer-me do que se trata, terei muito gosto em enviar as imagens.

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152683 | RCCORREIA | 17 abr 2007 13:37 | Em resposta a: #152676

Veja se são estes SEQUEIRA
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=856

Rui Correia

Se puder enviar foto agradeço - rui.ccorreiaarrobaclix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152684 | RCCORREIA | 17 abr 2007 13:39 | Em resposta a: #152666

Caro Tiago

Onde encontrou essas armas dum Almeida Faria? Isso também é importante.

Vamos ver se o achamos...

Cumps,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152686 | RCCORREIA | 17 abr 2007 13:41 | Em resposta a: #152676

Mas há mais possibilidades VELHOS

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=946

A quem pertence a casa sabe?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152688 | Augustus_o | 17 abr 2007 14:13 | Em resposta a: #152686

Caro Rui,

aí está um busílis... eu bem andei na net a pesquisar este "ayuntamento" e confirmado só a localização exacta via mapas do google...

da casa não consegui sacar nada, pois no portão não existia qq referência ao espaço embora eu suspeite ser um antigo convento pois, via essa imagem aérea, havia a continuação de construção... existem algumas referências mas nada de concreto...

eu vou enviar-lhe a imagem imediatamente.

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152721 | JCC | 17 abr 2007 18:01 | Em resposta a: #152676

Caro Augusto

Não serão cinco chags gotejantes?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152726 | Augustus_o | 17 abr 2007 18:16 | Em resposta a: #152721

Caro Confrade João Cordovil Cardoso,

poderá ser... quer que eu lhe envie a imagem?

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152734 | Augustus_o | 17 abr 2007 19:22 | Em resposta a: #152726

Curiosamente, o brasão da família Cienfuegos é semelhante...

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=4450

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#152793 | JCC | 17 abr 2007 23:59 | Em resposta a: #152726

Caro Augusto

O confrade Rui Correia mandou-me a imagem e, salvo melhor opinião, diria que são de facto as cinco chagas sangrantes.

É uma represnatação herádica franciscana. Na net encontrei-a em

www ponto bragancanet ponto pt/miranda/brasoes ponto htm

pesquisando no google "heraldica franciscana"

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Brasao

#153195 | TJCArrobas | 21 abr 2007 01:02 | Em resposta a: #152684

Prezado Rui Correia,

Este brasão que descrevo, surge pela primeira vez mencionado pelo Visconde de Faria, em 1896. Passo a explicar então:

No livro que editou, sobre a Genealogia da família Arrobas, refere e bem fundamenta, que as armas que lhes competem, são: Corvos, Carneiro e Magalhães. Todavia, questiona-se porque razão, nessa época, havia a tendência desta família (e é assim mesmo que refere... ninguem em particular), adoptar o brasão com as armas que mencionei.
Houve sim, um avoengo armado cavaleiro professo da Ordem Militar de S. Bento de Avis (José Rodrigues Arrobas(1)) e outro, fidalgo (António Gomes Arrobas), mas por impedimentos, ainda não tive oportunidade de me deslocar a TT, para procurar os seus registos aprofundados. Acrescento que nenhum deles tem apelidos Almeida e Faria. Será alguem com apelidos diferentes, dos que constam no brasão?
Presumi em tempos, que este estivesse associado ao próprio Visconde, pelas existencia das armas dos Faria, mas acho estranho que o próprio não reconhecesse as próprias armas.

Enfim, agradeço mais uma vez qualquer ajuda.
Abraço!
Tiago.

(1) - PT-TT-RGM/06/106083: RGM, D. Maria I, liv. 14, fl 225v.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 10:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen