Familia Pinto de Magalhães

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Familia Pinto de Magalhães

#152974 | spes | 19 abr 2007 15:03

Caros Confrades

Sabe alguem indicar-me bibliografia sobre a familia Pinto de Magalhães ?


Cumnprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175260 | spes | 04 dez 2007 22:55 | Em resposta a: #152974

Caros Confrades

Renovo o pedido

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175368 | José Duarte | 05 dez 2007 19:30 | Em resposta a: #175260

Exmo. Senhor
Fernando Figueirinhas

Lamento não saber responder à sua questão, mas também tenho interesse em qualquer referência sobre as seguintes pessoas:

- João Pinto Magalhães, natural de Cinfães, (sec. XVII, nascido por cerca de 1670), onde era grande proprietário, casado com D. Brites de Novaes Ferreira, natural da ilha da Madeira. Com descendência a viver no Porto.

- Inácio Pinto de Magalhães que casou no Porto, freguesia de São João da Foz, a 5 de Março de 1687, com Ana João.

E mais recentemente de:

- Bernardo José Pinto de Magalhães, proprietário em Espadanedo, concelho de Cinfães, casado com D. Albertina de Sousa Ramos de Arnaud, que nasceu no Porto, Vitória, a 16 de Agosto de 1867.

- Adriano Joaquim Pinto de Magalhães casado com D. Maria de Jesus Teixeira. Tiveram estes a D. Maria Henriqueta Pinto de Magalhães que casou no Porto, Lordelo do Douro, a 7 de Dezembro de 1857, com Guilherme de Sousa Pereira de Arnaud.

Melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175389 | JAVSO | 05 dez 2007 22:32 | Em resposta a: #175368

Caros Confrades

Procuro, também, a ascendência de Guilherme Pinto de Magalhães, nascido em Avintes, Vila Nova de Gaia, cerca do final do séc. XVIII, princípio do séc. XIX. Emigrou para o Brasil, onde foi director do Banco Hipotecário do Rio de Janeiro. Aí casou, tendo tido, pelo menos, três filhas.
Da mais velha nasceram os célebres irmãos Magalhães Lima; de outra nasceram Jerónimo e Maria Bárbara de Castro Abreu de Magalhães, minha bisavó; e de outra nasceu, pelo menos, Sofia de Magalhães Miller.

Por outro lado, conheci uns "Pinto de Magalhães", oriundos de Alijó e que seriam Viscondes da Ribeira de Alijó.

Desconheço qualquer livro sobre famílias com estes apelidos em conjunto.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175485 | spes | 06 dez 2007 21:01 | Em resposta a: #175389

Caros José Duarte Arnauld e José Alfredo Soares de Oliveira



Tenho a ideia que há alguma coisa publicada sobre a familia Pinto de Magalhães. Se entretanto conseguir descobrir, não deixarei de comunicar.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175488 | Granja | 06 dez 2007 22:00 | Em resposta a: #175368

Caro Confrade

Sobre o Adriano Joaquim tenho larga informação uma vez que tenho ligação por esse ramo.

Diga-me em concreto o que lhe posso facultar uma vez que em termos de descendência actualizada dele e do ramo Arnaud Pinto de Magalhães estou um pouco mais falho....

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175563 | José Duarte | 07 dez 2007 18:20 | Em resposta a: #175485

Caro
Fernando Figueirinhas

Agradeço o seu interesse, aguardo novidades.

Cumprimentos
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175565 | José Duarte | 07 dez 2007 18:22 | Em resposta a: #175389

Caro Confrade
José Alfredo Soares de Oliveira

Sobre os "Pinto de Magalhães", Viscondes da Ribeira de Alijó, tenho na minha base de dados:

- António Pinto de Magalhães, 4.º visconde da Ribeira de Alijó, casado com D. Margarida Motta. Tiveram a:

- D. Maria Margarida Teixeira Pinto de Magalhães, que casou a 8 de Abril de 1920, com Ângelo Augusto de Sousa Valado Barbedo Pinto, 4.º Barão do Valado, (primo direito de meu avô), nasceu no Porto, a 19 de Outubro de 1898. Tiveram a:

– Afonso António de Sousa Valado Barbedo Pinto de Magalhães, nasceu na Foz do Douro, Porto, a 13 de Junho de 1925 (aqui no GeneAll nasceu a 14.6.1924), e faleceu no Peso da Régua, a 20 de Março de 1995.

Peço-lhe ajuda em duas questões:

- Sabe se o Afonso António casou e teve geração?

- Tem conhecimento da filiação de António Pinto de Magalhães, 4.º visconde da Ribeira de Alijó? – Pois o 2.º e 3.º viscondes da Ribeira de Alijó, irmãos, não tiveram geração, filhos do 1.º visconde da Ribeira de Alijó que teve um outro filho Joaquim Pinto de Magalhães, 1.º Conde de Arriaga este provavelmente pai de António Pinto de Magalhães, 4.º visconde da Ribeira de Alijó?

Antecipadamente agradeço-lhe uma resposta a estas questões.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175566 | José Duarte | 07 dez 2007 18:42 | Em resposta a: #175488

Caro Confrade
Filipe Pinheiro de Campos

Os dados que tenho sobre Adriano Joaquim, são os seguintes:

Adriano Joaquim Pinto de Magalhães, filho de José Luís e de Maria Marcelina. Casou com D. Maria de Jesus Teixeira, filha de António José Teixeira e de Maria Joaquina Parreira. Tiveram:

- D. Maria Henriqueta de Jesus Pinto de Magalhães que casou no Porto, Lordelo do Douro, a 7 de Dezembro de 1857, com Guilherme de Sousa Pereira d’Arnaud, que nasceu na freguesia de Lordelo do Douro, Porto, a 17 de Fevereiro de 1827. Tiveram pelo menos dois filhos:

- Adriano de Sousa Pereira d’Arnaud, nasceu a 3 de Março de 1860, na cidade do Porto, freguesia da Vitória, onde foi baptizado a 17 de Março de 1860, pelo Padre João Diniz, foi padrinho Adriano Joaquim Pinto de Magalhães, avô materno do baptizado, por sua procuração apresentada por Ayres de Sousa Pereira d’Arnaud, tio paterno do baptizado, que assina, foi madrinha Dona Maria da Assunção Vieira de Arnaud, casada e moradora em Massarelos, que também assina.

- Guilherme de Sousa Pereira d’Arnaud, pintor, que deixou e dedicou alguns dos seus trabalhos a seu tio Ayres de Sousa Pereira d’Arnaud (meu trisavô), hoje em meu poder.

Qualquer outra informação que possa acrescentar ou corrigir o que aqui deixei, desde já agradeço-lhe.

Um abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175796 | JAVSO | 09 dez 2007 21:41 | Em resposta a: #175565

Caro José Duarte Valado Arnaud

Nasci e cresci no Porto. Quando iniciei a minha vida profissional, só esporadicamente ali voltei.
Ali tinha um vizinho e amigo que era conhecido como sendo filho e neto dos Viscondes da Ribeira de Alijó, ou mais simplesmente dos Viscondes de Alijó. Chama-se Manuel Paulo Serrão Pinto de Magalhães, hoje oficial de marinha, e o pai era o Arquitecto Manuel Paulo Pinto de Magalhães, mais conhecido por Arquitecto Alijó. Este tinha um irmão mais novo, que deixara descendência. Viviam no Porto, na zona de Guerra Junqueiro.
Lembro-me de em casa do Arquitecto Alijó ver um brasão com representação de Magalhães (outros), Pinto, Teixeira e Castro (de treze arruelas). Contudo, não me lembro, já, se a ordem era esta.

Se precisar de mais elementos, talvez os consiga obter.

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175816 | Granja | 10 dez 2007 00:51 | Em resposta a: #175566

Caro Confrade José Duarte Arnaud

Desse lado nao tenho grande coisa e infelizmente bem falta me faria algo mais para continuar essa linha.

2 D.MARIA HENRIQUETA PINTO DE MAGALHÃES
Nasceu em Massarelos (Porto) em 1840 e faleceu na Adeganha a 7 de Dezembro de 1872.
Casou na mesma cidade do Porto com Guilherme de Souza Pereira Pinto d'Arnaud, C.g.

Filhos:

3 D.ELISA CLARA DE SOUZA ARNAUD
Nasceu em Massarelos em 1871 e faleceu na Adeganha a 19 de Agosto de 1872.

3 D.GUILHERMINA DE SOUZA ARNAUD
Nasceu em Massarelos em 1872 e faleceu na Adeganha a 20 de Outubro de 1877.


As gerações antecedentes a Maria Henriqueta tenho em caso de o desejar.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175817 | Granja | 10 dez 2007 00:52 | Em resposta a: #175566

Elisa, nasceu a 15.12.1871 e foi b. a 22.2.1872, na igreja paroquial da fregª de Massarelos, concº do Porto, filha legítima de Guilherme de Sousa Pereira Arnaud, engenheiro e D. Maria Henriqueta Teixeira Pinto de Magalhães, naturais, ele, da fregª de Lordelo do Ouro, ela, da Vila de Freixo de Espada á Cinta, recebidos na freguesia de Lordelo do Ouro, neta paterna de Domingos de Sousa Pereira Arnaud e de D. Teodora Carmina de Sousa Guimarães e materna de Adriano Joaquim Pinto de Magalhães e de D. Maria de Jesus Teixeira.
Foram padrinhos, António Manuel Pinto de Magalhães, solteiro, proprietário, representado por seu bastante procurador, Francisco de Sousa Magalhães Arnaud, irmão da baptizada e D. Clara Elisa Pinto de Magalhães, solteira, representada por seu bastante procurador, Adriano de Sousa Magalhães Arnaud, irmão da baptizada
ADPRT, registos paroquiais, fregª de Massarelos, concº do Porto, cx 350, k/9/5-1, assento nº 23, fl. 13

Gulhermina, nasceu a 5.11.1870 e foi b. a 20.12.1870, na igreja paroquial da fregª de Massarelos, concº do Porto, filha legítima de Guilherme de Sousa Pereira Arnaud, engenheiro e D. Maria Henriqueta Teixeira Pinto de Magalhães, naturais, ele, da fregª de Lordelo do Ouro, ela, da Vila de Freixo de Espada á Cinta, recebidos na freguesia de Lordelo do Ouro, neta paterna de Domingos de Sousa Pereira Arnaud e de D. Teodora Carmina de Sousa Guimarães e materna de Adriano Joaquim Pinto de Magalhães e de D. Maria de Jesus Teixeira.
Foram padrinhos, Aires de Sousa Pereira Arnaud, casado, empregado da Alfandega e D. Maria José da Silva Guimarães, solteira, moradora na Restauração
ADPRT, registos paroquiais, fregª de Massarelos, concº do Porto, cx 350, k/9/5-4, assento nº 160, fl. 81v

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175963 | José Duarte | 10 dez 2007 21:59 | Em resposta a: #175796

Caro José Alfredo Soares de Oliveira

Muito obrigado pela sua informação.
Se vier a conseguir obter mais elementos que queira partilhar, mais uma vez ficar-lhe-ei reconhecido.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175967 | José Duarte | 10 dez 2007 22:18 | Em resposta a: #175817

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Antes de mais agradeço a sua valiosa informação.

Peço-lhe só que me esclareça as seguintes dúvidas:

- “D.GUILHERMINA DE SOUZA ARNAUD, nasceu em Massarelos em 1872 e faleceu na Adeganha a 20 de Outubro de 1877.” É a mesma “Gulhermina, que nasceu a 5.11.1870 e foi b. a 20.12.1870, na igreja paroquial da fregª de Massarelos,…”, foram irmãs homónimas, ou há confusão nas datas?

- “Adeganha”, é a freguesia de Adeganha no Concelho de Torre de Moncorvo?

Aproveito para lhe perguntar sobre as pesquisas que fez à freguesia de Massarelos, se limitou-se aos baptismos ou se também pesquisou casamentos, e entre que datas fez essas pesquisas? – Levanto-lhe esta questão porque em breve vou ao ADP e assim poupo tempo em não pesquisar a mesma coisa.

Um abraço,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175983 | JAVSO | 11 dez 2007 00:08 | Em resposta a: #175963

Caro José Duarte Valado Arnaud

Logo que reorganize a minha vida, enviar-lhe-ei mais elemenos.

Respeitosos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#175993 | Granja | 11 dez 2007 01:15 | Em resposta a: #175967

Caro José Duarte

AInda bem que khe serve. Fico muito contente com isso.

Pois bem quanto à Guilhermina penso que seja a mesma. Adeganha é freguesia do concelho de Moncorvo.

Os dados que mandei procurei-os uma vez enquanto estudante na UP e não fiz mais buscas entretanto pelo que acho que não tenho mais mas vou verificar.

Está a pensar publicar alguma coisa dessse ramo? Era curioso.

ASproveito ainda por ser Valado para o informar de que no livro sobre XN que vou lançar dia 22 penso que existe o Barão do Valado pelo facto de ter casado com uma senhora do ramo Castro Pereira, de Bragança.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#176044 | José Duarte | 11 dez 2007 17:04 | Em resposta a: #175993

Caro Filipe

Mais uma vez agradeço a sua resposta.

Para já não estou a pensar em publicar nada sobre estes, mas de futuro nunca se sabe.

Informo-o que não existe nenhum Barão do Valado casado com uma senhora do ramo Castro Pereira, de Bragança, julgo que está a fazer confusão com o Visconde de Lagoaça.

Um abraço,
JDVA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#190984 | Filipe PC | 04 abr 2008 01:27 | Em resposta a: #176044

Caro Amigo

Tem razão foi lapso meu!

Aproveito para he perguntar se tem alguma actualização do ramo Magalhães Arnaud. Penso que lhe chjeguei a mandar o que tinha. Em caso negativo peço que me diga.

Com amizade

Filipe Pinheiro de Camos

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#191027 | AQF | 04 abr 2008 12:18 | Em resposta a: #152974

Caro Confrade,

Vejo que o tópico já tem um ano, mas só agora dei conta dele, pelo que, ao que foi dito, apenas venho acrescentar algumas coisas que estudei sobre Magalhães de Alijó, a partir de documentos de família, informações de confrades no meu tópico sobre Sá Pintos de Magalhães (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=96129) e da obra Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo - 4 vols. de Júlio Teixeira (http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=202).

Basicamente, interessaram-me três ramos de Magalhães em Alijó, por vezes com ligações entre si, que começam respectivamente em:

1 - Roberto Teixeira de Magalhães & Maria das Dôres Guedes que dão origem aos:
1.1 Teixeiras de Magalhães - Casa de Alijó - Ramo Murça (vol. II - pág. 263)
1.2 Teixeiras de Magalhães - Viscondes (da Ribeira) de Alijó (vol. II - pág. 268)

2 - Salvador Pinto & Maria Nunes de Magalhães que dão origem aos:
2.1 Pintos de Magalhães - Viscondes de Alijó (vol. II - pág. 268)
2.2 Moutinhos Pintos de Magalhães - Casa de Alijó - Ramo Brasil (vol. II - pág. 305)
2.3 Outro ramo (vol. II - pág. 266)

3 - Ignácio de Azevedo & Manuela de Mesquita que dão origem aos:
3.1 Silvas Magalhães - Casa de Paradelinha (vol. II - pág. 301)

Independentemente de prováveis raizes comuns destes ramos de Magalhães, que não consegui apurar, destaco, por meu interesse, as seguintes ligações entre descendentes:

- António Sá Moutinho Pinto de Magalhães 1791 (do ramo 2) cc Clara Margarida ou Maria Clara Teixeira de Magalhães (do ramo 1) de quem descendem os Viscondes de Alijó (2.1), que desde já esclareço, são distintos dos Viscondes da Ribeira de Alijó (1.2), apesar destes no Genea também aparecerem como Viscondes de Alijó.

- António Ernesto da Silva Magalhães (ramo 3) cc Maria da Luz de Sá Pinto Cabral (ramo 2.2) meus trisavós.

Finalmente, seguindo o que já tenho no meu site, indico abaixo alguns dos descendentes dos 3 ramos de Magalhães referidos acima:

Descendentes de Roberto Teixeira de Magalhães até à 8ª geração.

Roberto Teixeira de Magalhães & Maria das Dôres Guedes
1. Maria Catarina de Magalhães † & António Teixeira Lopes
1.1. Gaspar Teixeira de Magalhães, Senhor da Capela do Bairro de Alijó † & Maria Pinto Lopes
1.1.1. Luís Teixeira de Magalhães & Maria Pelegrim †
1.1.1.1. António Teixeira de Magalhães †
1.1.1.2. Luís Teixeira de Magalhães, Capitão †
1.1.1.3. João Pinto de Magalhães, Capitão †
1.1.1.4. Maria Josefa Teixeira de Magalhães & Alexandre José Ferreira Lobão
1.1.1.4.1. Alexandrina Teixeira de Magalhães & Casimiro de Moraes Cardoso
1.1.1.4.2. Angélica Teixeira de Magalhães
1.1.1.4.3. Delmina Teixeira de Magalhães & António Joaquim Gomes Pereira
1.1.1.4.3.1. Maria Angélica de Magalhães Gomes Pereira †
1.1.1.4.3.2. Manuel Gomes Pereira
1.1.1.4.3.3. Delmina de Magalhães Gomes Pereira 1861 & Alípio Gomes de Loureiro †
1.1.1.4.3.3.1. Armando Gomes de Loureiro & Antónia de Araújo Leite
1.1.1.4.3.3.1.1. Fernando Gomes Loureiro
1.1.1.4.3.3.2. Delmina Teixeira de Magalhães Loureiro & Izidro Carlos Aranha Gonçalves, Dr.
1.1.1.4.3.3.2.1. Maria Helena Gonçalves
1.1.1.4.3.3.3. Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro & Maria Carolina Ventura
1.1.1.4.3.3.3.1. Delmira Ventura de Loureiro
1.1.1.5. Clara Margarida Teixeira de Magalhães † & António Sá Moutinho Pinto de Magalhães 1791
1.1.1.5.1. José Teixeira Pinto Magalhães
1.1.1.5.2. Carlota Teixeira Pinto Magalhães & Jerónimo Teixeira do Nascimento
1.1.1.5.2.1. António Teixeira Pinto de Magalhães do Nascimento
1.1.1.5.2.2. Manuel Teixeira Pinto de Magalhães & Thereza Angelina Mesquita Pimentel
1.1.1.5.2.2.1. Benedicta Mesquita Pimentel Pinto Magalhães
1.1.1.5.3. Joaquim Teixeira Pinto Magalhães & Thereza de Seara Leitão
1.1.1.5.3.1. Manuel Teixeira Pinto Magalhães & Maria Magalhães
1.1.1.5.3.2. Maria Thereza Teixeira Pinto Magalhães & Manuel de Gouvêa
1.1.1.5.3.2.1. Manuel Gouvêa Pinto de Magalhães
1.1.1.5.3.2.2. Laura de Gouvêa Pinto de Magalhães
1.1.1.5.3.2.3. Delfina Gouvêa Pinto de Magalhães
1.1.1.5.3.3. António Pinto Magalhães & Margarida Alves Martins da Mota
1.1.1.5.3.3.1. Amélia Carolina Vilra Pinto de Magalhães & António R. Barbosa da J. da Abreu A Lima
1.1.1.5.3.3.1.1. Maria Amália Lima
1.1.1.5.3.3.1.2. António Lima
1.1.1.5.3.3.1.3. Maria Delfina Lima
1.1.1.5.3.3.2. Américo Teixeira Pinto de Magalhães & Francisca da S. Teixeira de Queiroz
1.1.1.5.3.3.3. António Teixeira Pinto de Magalhães & Maria das Mercês da Costa e Silva Ferreira da Liros
1.1.1.5.3.3.3.1. Manuel Paulo Magalhães
1.1.1.5.3.3.3.2. António Manuel Magalhães
1.1.1.5.3.3.4. Alvaro Teixeira Pinto de Magalhães & Maria José de Albergaria Costa Freire
1.1.1.5.3.3.4.1. Maria José Magalhães
1.1.1.5.3.3.4.2. Maria Margarida Magalhães
1.1.1.5.3.3.5. Maria Margarida Teixeira Pinto Magalhães & Angelo Correia T. Barbados Pinto
1.1.1.5.3.3.5.1. António Afonso Pinto
1.1.1.5.3.4. Amelia Teixeira Pinto Magalhães & João Augusto Martins
1.1.1.6. Mateus Teixeira de Magalhães
1.1.2. Florência Teixeira de Magalhães & Gaspar de Lacerda, Capitão †
1.1.3. Olívia Teixeira de Magalhães & António Teixeira de Barros †
1.1.4. Maria das Dôres Teixeira de Magalhães
1.2. José Pinto de Magalhães, Cavaleiro de Santiago ca 1760 & Sancha Teixeira de Azevedo ca 1760
1.2.1. Joaquim Pinto de Magalhães, Visconde da Ribeira de Alijó 1785-1874 &ca 1812 Bárbara Emília de Castro Pimentel da Mesquita
1.2.1.1. António Júlio Pinto de Magalhães, Visconde da Ribeira de Alijó 1814-1875 &1842 Gertrudes Eduarda de Oliveira Duarte ca 1820
1.2.1.2. Joaquim Pinto de Magalhães 1819
1.2.1.3. Roberto Augusto Pinto de Magalhães 1822
1.2.1.4. Luís Pinto de Magalhães
1.2.2. José Pinto Magalhães, Frei
1.2.3. António Pinto Magalhães, Frei
1.2.4. Helena Pinto de Magalhães & Manuel José Lopes
1.3. Mariana Teresa de Magalhães & Pedro Pessoa da Cunha


Descendentes de Salvador Pinto até à 8ªa geração.

Salvador Pinto † & Maria Nunes de Magalhães †
1. António Pinto de Magalhães & Maria Teixeira de Barros
1.1. Domingos Pinto de Magalhães &1771 Comba de Sá Moutinho †
1.1.1. Miguel de Sá Moutinho Pinto de Magalhães 1778 & Antónia de Matos †
1.1.1.1. Torquato de Sá Pinto & Amélia Olegaria Sá Pinto
1.1.1.2. Maria Joaquina de Sá Pinto 1799 & Francisco José de Sousa Cabral †
1.1.1.2.1. Thereza de Sá Pinto †
1.1.1.2.2. Casimiro de Sousa Cabral & Maria Pinto de Carvalho
1.1.1.2.2.1. Maria Angelina de Sá Pinto de Carvalho
1.1.1.2.2.2. Casimiro Eugénio de Sousa Cabral, Farmacêutico & ? ?
1.1.1.2.2.2.1. Casimiro Sousa Cabral Júnior & Maria Teixeira de Barros Cabral
1.1.1.2.3. Maria da Luz de Sá Pinto Cabral & António Ernesto da Silva Magalhães 1829
1.1.1.2.3.1. Torquato Luís de Magalhães, Senador 1856-1929 & Maria Augusta Cordeiro Duarte Geral ca 1867-ca 1943
1.1.1.2.3.1.1. Torquato Ernesto de Magalhães 1885 & Maria Merlinde Portugal da Rocha 1886
1.1.1.2.3.1.1.1. Torquato Hermano Portugal Rocha Magalhães, Dr. 1917
1.1.1.2.3.1.1.2. Sara Merlinde Portugal Rocha Magalhães 1919
1.1.1.2.3.1.1.3. Maria Augusta Portugal da Rocha Magalhães 1920
1.1.1.2.3.1.1.4. Delfim António Portugal Rocha Magalhães, Eng. 1922
1.1.1.2.3.1.1.5. Merlinda Olegária Portugal Rocha Magalhães 1925-
1.1.1.2.3.1.1.6. António Luís Portugal Rocha Magalhães 1926-
1.1.1.2.3.1.2. Sara da Luz Magalhães 1886-1918 &1907 Evaristo Augusto Duarte Geral, Capitão Médico 1877-1952
1.1.1.2.3.1.2.1. Evaristo Emílio de Magalhães Duarte Geral 1908-1938
1.1.1.2.3.1.2.2. Maria Augusta Magalhães Duarte Geral 1911-
1.1.1.2.3.1.3. Delfim de Magalhães
1.1.1.2.3.1.4. António Rafael de Magalhães & Maria do Céu Braz
1.1.1.2.3.1.4.1. António Braz Magalhães
1.1.1.2.3.1.4.2. Fernando Braz Magalhães
1.1.1.2.3.1.4.3. Manuel Braz Magalhães
1.1.1.2.3.1.5. Maria Margarida de Magalhães & Manuel Botelho Pimentel Sarmento
1.1.1.2.3.2. Delfim Ernesto de Magalhães, Coronel de Infantaria †
1.1.1.3. Francisco de Sá Pinto Magalhães 1803 & Luiza Carlota de Sá Coutinho
1.1.1.3.1. Amélia Olegaria Sá Pinto & Torquato de Sá Pinto
1.1.1.3.2. Torquato José Sá Pinto de Magalhães ca 1834 &ca 1859 Pelucena Gomes de Frias ca 1838
1.1.1.3.2.1. Álvaro Frias Sá Pinto ca 1860 &ca 1885 Noémia Gomes Mexia ca 1864
1.1.1.3.2.2. Heitor de Frias Sá Pinto ca 1863 &ca 1887 Jerónima Barreto ca 1866
1.1.1.3.2.3. Raul Frias Sá Pinto ca 1867 &ca 1891 Angelina de Seixas ca 1870
1.1.1.3.2.4. Francisco Frias Sá Pinto ca 1873 &ca 1897 Ana Maria Ferreira ca 1876
1.1.1.3.3. Florinda Ludgera de Sá Pinto Magalhães 1846-1890 & Joaquim Luiz Pereira de Sousa, Tenente Coronel 1839-1893
1.1.1.3.3.1. Washington Luis Pereira de Sousa, Dr. 1869-1957 & Sophia Beatriz de Oliveira Paes de Barros 1877-1934
1.1.1.3.3.1.1. Florinda Maria Pereira de Sousa 1901 &1928 Firmino Pires de Mello, Dr. 1901-1960
1.1.1.3.3.1.1.1. César Luis Pires de Mello, Arq. 1929-
1.1.1.3.3.1.2. Raphael Luís Pereira de Sousa, Dr. 1902 &1943 Verônica Ferreira 1918
1.1.1.3.3.1.2.1. Washington Luis Pereira de Sousa Neto, Dr. 1945-
1.1.1.3.3.1.2.2. Pedro Luis Pereira de Sousa 1945-
1.1.1.3.3.1.3. Caio Luís Pereira de Sousa, Eng. 1905-1990 &1928 Aracy Arens 1905 &1954 Irina Irma Sacheischwilly 1927-
1.1.1.3.3.1.3.1. Sophia Beatriz Arens Pereira de Sousa 1934-
1.1.1.3.3.1.3.2. Fernando Pereira de Sousa 1935-
1.1.1.3.3.1.3.3. Henrique Luís Pereira de Sousa 1939-1946
1.1.1.3.3.1.3.4. Ana Tamara T. Sachejschwilly Pereira de Sousa 1955-
1.1.1.3.3.1.3.5. Irina Nina Patrícia Sachejschwilly Pereira de Sousa 1957-1958
1.1.1.3.3.1.3.6. Vitor Luis Wladimir Pereira de Sousa 1957-2005
1.1.1.3.3.1.4. Victor Luís Pereira de Sousa 1907
1.1.1.3.3.2. Franklin Luis Pereira de Sousa
1.1.1.3.3.3. Lafaiete Luis Pereira de Sousa
1.1.1.3.3.4. Francisco Luis Pereira de Sousa
1.1.2. Manuel de Sá Moutinho Pinto de Magalhães 1784 & Maria Teixeira de Morais Fontinha †
1.1.2.1. Jerónimo de Sá Pinto
1.1.2.2. Comba de Sá Pinto
1.1.2.3. António de Sá Pinto Neves & Delfina Leonor de Vasconcelos Magalhães
1.1.2.3.1. Laura de Sá Pinto Neves
1.1.2.3.2. Adolfo Sá Pinto Neves
1.1.2.3.3. Leonor de Sá Pinto Neves
1.1.2.4. José de Sá Pinto & ? ?
1.1.2.4.1. Américo de Sá Pinto
1.1.2.4.2. Júlia de Sá Pinto
1.1.2.4.3. Emília de Sá Pinto
1.1.2.4.4. Bento de Sá Pinto
1.1.2.4.5. António de Sá Pinto
1.1.2.4.6. Narciso de Sá Pinto
1.1.2.4.7. Manuel de Sá Pinto
1.1.2.4.8. Jeronimo de Sá Pinto
1.1.2.5. Júlia de Sá Pinto Morais Neves † & António Maximino Pinto Vilela, Dr. †
1.1.2.5.1. Maximino Vilela
1.1.2.5.2. Maria de Sá Pinto Vilela & Amilcar Queiroz de Sousa Rebelo, Dr. †
1.1.2.5.2.1. Júlia Vilela Queiroz de Sousa Rebelo
1.1.2.5.2.2. Fernando Vilela Queiroz de Sousa Rebelo
1.1.2.5.2.3. Dulca Vilela Queiroz de Sousa Rebelo
1.1.2.5.3. Manuel Adolfo Vilela
1.1.3. António Sá Moutinho Pinto de Magalhães 1791 & Clara Margarida Teixeira de Magalhães †
1.1.3.1. José Teixeira Pinto Magalhães
1.1.3.2. Carlota Teixeira Pinto Magalhães & Jerónimo Teixeira do Nascimento
1.1.3.2.1. António Teixeira Pinto de Magalhães do Nascimento
1.1.3.2.2. Manuel Teixeira Pinto de Magalhães & Thereza Angelina Mesquita Pimentel
1.1.3.2.2.1. Benedicta Mesquita Pimentel Pinto Magalhães
1.1.3.3. Joaquim Teixeira Pinto Magalhães & Thereza de Seara Leitão
1.1.3.3.1. Manuel Teixeira Pinto Magalhães & Maria Magalhães
1.1.3.3.2. Maria Thereza Teixeira Pinto Magalhães & Manuel de Gouvêa
1.1.3.3.2.1. Manuel Gouvêa Pinto de Magalhães
1.1.3.3.2.2. Laura de Gouvêa Pinto de Magalhães
1.1.3.3.2.3. Delfina Gouvêa Pinto de Magalhães
1.1.3.3.3. António Pinto Magalhães & Margarida Alves Martins da Mota
1.1.3.3.3.1. Amélia Carolina Vilra Pinto de Magalhães & António R. Barbosa da J. da Abreu A Lima
1.1.3.3.3.1.1. Maria Amália Lima
1.1.3.3.3.1.2. António Lima
1.1.3.3.3.1.3. Maria Delfina Lima
1.1.3.3.3.2. Américo Teixeira Pinto de Magalhães & Francisca da S. Teixeira de Queiroz
1.1.3.3.3.3. António Teixeira Pinto de Magalhães & Maria das Mercês da Costa e Silva Ferreira da Liros
1.1.3.3.3.3.1. Manuel Paulo Magalhães
1.1.3.3.3.3.2. António Manuel Magalhães
1.1.3.3.3.4. Alvaro Teixeira Pinto de Magalhães & Maria José de Albergaria Costa Freire
1.1.3.3.3.4.1. Maria José Magalhães
1.1.3.3.3.4.2. Maria Margarida Magalhães
1.1.3.3.3.5. Maria Margarida Teixeira Pinto Magalhães & Angelo Correia T. Barbados Pinto
1.1.3.3.3.5.1. António Afonso Pinto
1.1.3.3.4. Amelia Teixeira Pinto Magalhães & João Augusto Martins
1.1.4. Jerónimo José de Sá Moutinho Magalhães & Maria Thereza ?
1.2. Maria Teixeira de Magalhães
1.3. Manuel Teixeira Pinto


Descendentes de Inácio de Azevedo até à 7ª geração.

Ignácio de Azevedo & Manuela de Mesquita
1. Francisco Xavier de Azevedo Magalhães &1755 Joana Maria da Silva
1.1. Rita Margarida do Carmo Magalhães 1761 &1782 José da Silva Carvalho
1.1.1. Francisco Luís da Silva Magalhães &1811 Margarida Bárbara Eugénia Preciosa
1.1.1.1. José Emiliano da Silva Magalhães Júnior &1835 Maria Carlota Carvalho da Silva Magalhães 1809 & Maria Antónia da Glória Pimentel
1.1.1.2. Francisca Júlia da Silva Magalhães 1820
1.1.1.3. Ana Angelina da Silva Magalhães 1821 & Manuel Martins dos Santos
1.1.1.3.1. Isidoro Cândido Martins de Magalhães
1.1.1.4. Luís Francisco da Silva Magalhães 1824
1.1.1.5. António Ernesto da Silva Magalhães 1829 & Maria da Luz de Sá Pinto Cabral
1.1.1.5.1. Torquato Luís de Magalhães, Senador 1856-1929 & Maria Augusta Cordeiro Duarte Geral ca 1867-ca 1943
1.1.1.5.1.1. Torquato Ernesto de Magalhães 1885 & Maria Merlinde Portugal da Rocha 1886
1.1.1.5.1.1.1. Torquato Hermano Portugal Rocha Magalhães, Dr. 1917
1.1.1.5.1.1.2. Sara Merlinde Portugal Rocha Magalhães 1919
1.1.1.5.1.1.3. Maria Augusta Portugal da Rocha Magalhães 1920
1.1.1.5.1.1.4. Delfim António Portugal Rocha Magalhães, Eng. 1922
1.1.1.5.1.1.5. Merlinda Olegária Portugal Rocha Magalhães 1925-
1.1.1.5.1.1.6. António Luís Portugal Rocha Magalhães 1926-
1.1.1.5.1.2. Sara da Luz Magalhães 1886-1918 &1907 Evaristo Augusto Duarte Geral, Capitão Médico 1877-1952
1.1.1.5.1.2.1. Evaristo Emílio de Magalhães Duarte Geral 1908-1938
1.1.1.5.1.2.2. Maria Augusta Magalhães Duarte Geral 1911-
1.1.1.5.1.3. Delfim de Magalhães
1.1.1.5.1.4. António Rafael de Magalhães & Maria do Céu Braz
1.1.1.5.1.4.1. António Braz Magalhães
1.1.1.5.1.4.2. Fernando Braz Magalhães
1.1.1.5.1.4.3. Manuel Braz Magalhães
1.1.1.5.1.5. Maria Margarida de Magalhães & Manuel Botelho Pimentel Sarmento
1.1.1.5.2. Delfim Ernesto de Magalhães, Coronel de Infantaria †
1.1.1.6. Cândida da Silva Magalhães 1831
1.1.1.7. Ermelinda Amélia da Silva Magalhães
1.1.2. Ana Luísa Bernardina da Silva Magalhães & José Joaquim da Silva Carvalho, Dr.
1.1.2.1. Maria Carlota Carvalho da Silva Magalhães 1809 &1835 José Emiliano da Silva Magalhães Júnior
1.2. António da Silva Magalhães 1766
1.3. Luís da Silva Magalhães 1771
1.4. Ana Magalhães

Esperando que seja útil ao tópico, envio os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Banco Pinto de Magalhães

#191033 | JMSA | 04 abr 2008 12:53 | Em resposta a: #191027

Caro Confrade,
Sabe se o fundador deste Banco, Augusto Pinto de Magalhães e seu filho Afonso P. de M. (também presidente do Banco e do Futebol Clube do Porto) tinham alguma ligação com estes que aqui trata?
Muito agradeço a sua resposta.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#191035 | AQF | 04 abr 2008 13:02 | Em resposta a: #175565

Caro Confrade,

Pedia-lhe o favor de ver a minha resposta neste tópico, com pessoas comuns a este seu 'post' (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191027#lista).

Estava especialmente interessado em esclarecer quem são efectivamente os Viscondes de Alijó e os Viscondes da Ribeira de Alijó, pois aparentemente aqueles que indica seriam os Viscondes de Alijó (meus parentes colaterais) distintos dos Viscondes da Ribeira de Alijó conforme indico no meu 'post'.

Com os meus melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#191036 | AQF | 04 abr 2008 13:11 | Em resposta a: #175389

Caro Confrade,

Embora sem ter uma resposta ao seu pedido, informo que coloquei no tópico um 'post' que referem avoengos dos Pintos de Magalhães que conheceu (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191027#lista).

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Banco Pinto de Magalhães

#191048 | AQF | 04 abr 2008 14:22 | Em resposta a: #191033

Caro Confrade,

Se o Augusto Pinto de Magalhães que refere é o que está no Genea (ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=275115), a única coisa que posso dizer é que não o encontrei no meu ramo.

Relativamente aos outros ramos, na maior parte dos casos, só recolhi dados dos mais antigos até meados do séc. XIX, enquanto que o Augusto Pinto de Magalhães terá nascido no último quartel do séc. XIX, pelo que nada se pode concluir, tanto mais que seguramente houve a associação de outros Pintos a Magalhães que nada tenham que ver com os de Alijó.

Infelizmente, por agora, é só isto o que tenho para dar.


Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Banco Pinto de Magalhães

#191064 | JMSA | 04 abr 2008 15:15 | Em resposta a: #191048

Caro Confrade,
Em todo o caso muito lhe agradeço a sua resposta.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#204710 | 2246mffmm | 02 ago 2008 19:19 | Em resposta a: #191027

boa tarde primo angelo . fiquei muito contente por saber que alguem
ja iniciou a pesquisa sobre a nossa arvore . ainda nao me indentifiquei e devia ser por ai que devia ter começado , sou a segunda filha do dr torquato de alijo maria filomena, nao sei se os nomes dos filhos do meu bisavo estão todos pois quem sabia isso tudo muito bem era a tia guida gostava muitoque a arvore continua-se com o nome dos outros descendentes, o meu pai era o filho mais velho do avo torquato era casado com maria albertina sousa bizarro da fonseca magallhães e tiveram seis filhos
torquato manuel da fonseca magalhães
maria filomena da fonseca magalhães
maria helena da fonseca de magalhães
maria merlinde da fonseca de magalhães
maria clara da fonseca de magalhães
maria de fatima da fonseca de magalhães
gostava de rectificar o nome da tilai não e merlinda olegaria, mas sim merlinde
olegaria para ja nao envio mais nada se desejar mais informações sobre os outros
descendentes eu posso enviar assim como os seus respectivos congeges e filhos
um grande beijo desta prima filomena magalhaes mourao

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#204749 | AQF | 03 ago 2008 12:23 | Em resposta a: #204710

Cara Prima Filomena,

Antes do mais os meus agradecimentos pelo seu 'post' que muito me surpreendeu e agradou, pois são raríssimos os contactos com as 'gentes de Alijó'.

Somos filhos de primos direitos, e por coincidência, somos ambos segundos filhos e nascemos no mesmo ano.

Falei da sua mensagem à minha mãe, felizmente ainda viva quase com 97 anos, e ela disse-me que conheceu muito bem o seu pai a quem ensinou a dançar !

Já tive em conta a sua informação (o erro no Merlinde foi lapso meu, pois é nome com tradição na família) e tem sido tão difícil encontrar parentes deste ramo, com tempo e interesse por esta temática, que não deixarei de aproveitar a sua oferta para mais trocas de informação.

Assim, gostaria de dar-lhe conta da informação que tenho vindo a recolher no meu site de família e receber outras informações que tenha para me dar, pedindo-lhe o favor de me enviar os seus contactos para angelo.fonseca(arroba)netcabo.pt .

Um grande abraço e beijinhos do primo

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correcção na Familia Pinto de Magalhães

#206276 | AQF | 25 ago 2008 12:58 | Em resposta a: #175565

Caro José Duarte Arnaud,

Revendo a mensagem que lhe indiquei (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191027#lista) verifiquei haver duas incorrecções (ponto 2.1 e penúltimo parágrafo) que passo a corrigir:

Basicamente, interessaram-me três ramos de Magalhães em Alijó, por vezes com ligações entre si, que começam respectivamente em:

1 - Roberto Teixeira de Magalhães & Maria das Dôres Guedes que dão origem aos:
1.1 Teixeiras de Magalhães - Casa de Alijó - Ramo Murça (vol. II - pág. 263)
1.2 Teixeiras de Magalhães - Viscondes (da Ribeira) de Alijó (vol. II - pág. 268)

2 - Salvador Pinto & Maria Nunes de Magalhães que dão origem aos:
2.1 Pintos de Magalhães - Viscondes de Alijó (vol. II - pág. 298)
2.2 Moutinhos Pintos de Magalhães - Casa de Alijó - Ramo Brasil (vol. II - pág. 305)
2.3 Outro ramo (vol. II - pág. 266)

3 - Ignácio de Azevedo & Manuela de Mesquita que dão origem aos:
3.1 Silvas Magalhães - Casa de Paradelinha (vol. II - pág. 301)

Independentemente de prováveis raizes comuns destes ramos de Magalhães, que não consegui apurar, destaco, por meu interesse, as seguintes ligações entre descendentes:

- António Sá Moutinho Pinto de Magalhães 1791 (do ramo 2) cc Clara Margarida ou Maria Clara Teixeira de Magalhães (do ramo 1) de quem descendem os Viscondes de Alijó (2.1), que desde já esclareço, são distintos dos Viscondes de Alijó (1.2), que no Genea aparecerem como Viscondes da Ribeira de Alijó.

- António Ernesto da Silva Magalhães (ramo 3) cc Maria da Luz de Sá Pinto Cabral (ramo 2.2) meus trisavós.

...

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correcção na Familia Pinto de Magalhães

#206355 | José Duarte | 26 ago 2008 17:29 | Em resposta a: #206276

Caro Ângelo da Fonseca

Agradeço as suas correcções de que tomei nota.

Segundo as suas notas, aqui deixadas, e breve consulta na Base de Dados, verifico que os Viscondes da Ribeira de Alijó e o António Pinto de Magalhães, 4.º Visconde da Ribeira de Alijó ou 1.º Visconde de Alijó sempre tem em comum o mesmo tronco. Será assim:

1- ROBERTO TEIXEIRA DE MAGALHÃES & Maria das Dores Guedes. Tiveram a:

2- Maria Catarina de Magalhães c.c. António Teixeira Lopes. Segue no § 2.º.

2- José Pinto de Magalhães. Segue no § 1.º.

§ 1.º.

2- JOSÉ PINTO DE MAGALHÃES, Cavaleiro de Santiago *ca 1760, c.c. Sancha Teixeira de Azevedo *ca 1760. Tiveram entre outros a:

3- JOAQUIM PINTO DE MAGALHÃES, 1.º VISCONDE DA RIBEIRA DE ALIJÓ, *1785-1874, c.c. Bárbara Emília de Castro Pimentel da Mesquita. Tiveram os seguintes filhos:

4- António Júlio Pinto de Magalhães, 2.º Visconde da Ribeira de Alijó 1814-1875 c.c. 1842 Gertrudes Eduarda de Oliveira Duarte, s.g.

4- Joaquim Pinto de Magalhães, 1.º conde de Arriaga *1819, c.c. Elisa Adelaide Esteves Guimarães, s.m.n.

4- Roberto Augusto Pinto de Magalhães, 3.º Visconde da Ribeira de Alijó, *1822, c.c. Quitéria Emília Pinto de Mesquita Gouveia, filha de José Pinto de Magalhães e de Jacinta Antónia Gomes de Carvalho Pinto, s.g.

4- Luís Pinto de Magalhães, s.m.n.

§ 2.º.

2- MARIA CATARINA DE MAGALHÃES c.c. António Teixeira Lopes. Tiveram a:

3- GASPAR TEIXEIRA DE MAGALHÃES, Senhor da Capela do Bairro de Alijó, c.c. Maria Pinto Lopes. Tiveram entre outros a:

4- LUÍS TEIXEIRA DE MAGALHÃES, c.c. Maria Pelegrim. Tiveram entre outros a:

5- CLARA MARGARIDA TEIXEIRA DE MAGALHÃES, c.c. António Sá Moutinho Pinto de Magalhães, filho de Domingos Pinto de Magalhães e de Comba de Sá Moutinho. Tiveram entre outros a:

6- JOAQUIM TEIXEIRA PINTO de MAGALHÃES, c.c. Thereza de Seara Leitão. Tiveram entre outros a:

7- ANTÓNIO PINTO de MAGALHÃES, 4.º VISCONDE DA RIBEIRA DE ALIJÓ ou 1.º VISCONDE DE ALIJÓ c.c. Margarida Alves Martins da Motta. Tiveram entre outros a:

8- Maria Margarida Teixeira Pinto Magalhães c.c. Ângelo Augusto Barbedo Pinto 4.º Barão do Valado.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Correcção na Familia Pinto de Magalhães

#206678 | AQF | 29 ago 2008 15:37 | Em resposta a: #206355

Caro José Valado Arnaud,

Embora continue sem acesso às fontes por permanecer em férias, recordo-me de ter chegado à mesma conclusão quando fiz o levantamento destes Magalhães, nomeadamente recorrendo a uns gráficos (árvores), que depois lhe farei chegar.

Efectivamente, é a D. Clara Margarida ou Clara Maria Teixeira de Magalhães, descendente dos Teixeira de Magalhães (ramo 1, comum aos Viscondes da Ribeira da Alijó) que faz a ponte com os Pintos de Magalhães do ramo 2, ao casar-se com António Sá Moutinho Pinto de Magalhães, 1791 (do ramo 2, comum ao meu ramo).

Aliás, tudo isto, está coerente com o facto de ser à D. Clara que está associado o Brazão dos Teixeiras na árvore de família que lhe enviei. Provavelmente por falta de descendentes nos Viscondes da Ribeira da Alijó, ou outra razão que desconheço, veio o título parar aos descendentes da D. Clara, sem que ainda se saiba, se como 4º Visconde da Ribeira de Alijó ou como 1º Visconde de Alijó.

Segunda-feira já estarei de regresso e espero que a consulta das referências que indicou no ANTT esclareçam em definitivo esta problemática.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correcção na Familia Pinto de Magalhães

#212241 | spes | 02 nov 2008 12:34 | Em resposta a: #206678

Caros Confrades

Procuro informação sobre João de Sousa Pinto de Magalhães (1780-1865), nomeadamente sobre sua ascendência e descendência.

JSPM foi Deputado em 1820 e 1822, Presidente das Cortes em 1823, durante a Vilafrancada. Membro da Junta encarregue de redigir a Cnstituição de 1823. Retirou-se da política entre 1824 e 1833. Ministro da Justiça em 1835 e novamente Deputado em 1839 e 1840.


agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Pintos de Magalhães emigrados para o Brasil

#213298 | AQF | 15 nov 2008 01:55 | Em resposta a: #152974

Caro Confrade Fernando Figueirinhas,

No site da CEPESE (ver meu tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213296), encontrei emigrados para o Brasil os seguintes Pintos de Magalhães:

ID...... Nome............................ Naturalidade

56193 Bento Pinto de Magalhães Amarante

56370 António Pinto de Magalhães Baião

56747 José Pinto de Magalhães Porto

57839 António Pinto de Magalhães Vila do Conde

57916 António Pinto de Magalhães Lousada

58457 Justino Pinto de Magalhães Lousada

64116 Maria do Carmo ou Maria do Carmo Pinto de Magalhães Mangualde

99533 Alfredo Pinto de Magalhães Penajoia

116331 António Pinto de Magalhães Amarante

116332 Salvador Pinto de Magalhães Amarante

116339 Álvaro Pinto de Magalhães Amarante

117203 Henrique Pinto de Magalhães Baião

118349 Albano Pinto de Magalhães Lousada

118747 Joaquim Pinto de Magalhães Resende

119723 Miguel Pinto de Magalhães Paredes

121513 Maria Pinto de Magalhães Amarante

125319 Simão Pinto de Magalhães Paredes

173891 Reinaldo Pinto de Magalhães S. Cristóvão

173892 Ernesto Pinto de Magalhães S. Cristóvão de Nogueira

181965 Maria José Pinto de Magalhães Rua

184084 José Pinto de Magalhães Porto

184674 António Pinto de Magalhães Vila do Conde

185087 Justino Pinto de Magalhães Lousada

186078 Abílio Ferreira Pinto de Magalhães Amarante

186531 António Pinto de Magalhães Lousada

186945 Bento Pinto de Magalhães Amarante

187057 António Pinto de Magalhães Baião

188071 António Pinto de Magalhães Lousada

190437 Vitorino Pinto de Magalhães Penafiel

191232 João Pinto de Magalhães Felgueiras

191250 António Pinto de Magalhães Felgueiras

192236 António Pinto de Magalhães Baião

192728 Manuel Pinto de Magalhães Lousada

194072 António Pinto de Magalhães Baião

195556 João Pinto de Magalhães Amarante

198095 António Pinto de Magalhães Lousada

198377 Rodrigo Pinto de Magalhães Amarante

198433 Joaquim Pinto de Magalhães Amarante

198680 António Ferreira Pinto de Magalhães Amarante

200554 Justino Pinto de Magalhães Lousada

202056 José Pinto de Magalhães Gondomar

203583 Manuel Pinto de Magalhães Baião

204272 António Pinto de Magalhães Marco de Canaveses

204440 António Pinto de Magalhães Lousada

207815 Júlio Pinto de Magalhães Amarante

208363 José Pinto de Magalhães Porto

208525 José Pinto de Magalhães Porto

209518 António Pinto de Magalhães Baião

210257 João Pinto de Magalhães Felgueiras

213633 Cesário Pinto de Magalhães Lousada

219116 Manuel Pinto de Magalhães Baião

221935 José Pinto de Magalhães Sé

222299 António Pinto de Magalhães Fregim

225547 Palmira Pinto de Magalhães Soares Porto

225595 Alberto Pinto de Magalhães Sem Indicação

272587 António Pinto de Magalhães Gaia

274094 Arnaldo Pinto de Magalhães Gaia

275691 Eugénio Pinto de Magalhães Gaia

277234 Arnaldo Gonçalves Pinto de Magalhães Gaia

401427 Júlio Pinto de Magalhães Amarante

402208 António Pinto de Magalhães Baião

403683 Silvino Pinto de Magalhães Marco de Canaveses

404796 Henrique Pinto de Magalhães Baião

406491 Cândida Augusta Pinto de Magalhães Porto

414179 Eusébio Pinto de Magalhães Santo Tirso

414462 Antero Pinto de Magalhães Felgueiras

415206 Joaquim Pinto de Magalhães Amarante

417817 Alfredo Pinto de Magalhães Marco de Canaveses

419087 Rodrigo Pinto de Magalhães Amarante

422413 Álvaro Pinto de Magalhães Cinfães

422517 Júlio Pinto de Magalhães Amarante

424127 Joaquim Pinto de Magalhães Porto

430072 Rodrigo Pinto de Magalhães Amarante

434102 Adriano Pinto de Magalhães Felgueiras

440598 Miguel Pinto de Magalhães Paredes

442072 Rodrigo Pinto de Magalhães Amarante

442618 António Augusto Pinto de Magalhães Marco de Canaveses

442820 Faustino Pinto de Magalhães Baião

448263 António Pinto de Magalhães Baião

600104 Joaquim Pinto de Magalhães Lousada

602887 antónio augusto pinto de magalhães marco de canaveses

603648 celso pinto de magalhães porto

802895 Acácio Pinto de Magalhães Baião

802897 António Pinto de Magalhães Baião

803050 Júlio Pinto de Magalhães Amarante

809182 David Pinto de Magalhães Baião

1000655 José Pinto de Magalhães Amarante

1000908 Manuel Pinto de Magalhães Lousada

1001206 José Pinto de Magalhães Felgueiras

1004786 António Pinto de Magalhães Alijó

1007536 Manuel Pinto de Magalhães Baião

1012863 Maria Pinto de Magalhães Amarante


Será que algum lhe interessa ?

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pintos de Magalhães emigrados para o Brasil

#213959 | spes | 25 nov 2008 10:31 | Em resposta a: #213298

Caro Confrade,

Muito agradeço a informação sobre os Pinto de Magalhães, que sempre me interessa.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Pintos de Magalhães emigrados para o Brasil

#216562 | spes | 28 dez 2008 19:09 | Em resposta a: #213959

Caros Confrades

Procuro informações sobre um Pinto de Magalhães que terá feito parte da Sociedade Patriótica do Porto em 1822. Agradeço informações.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#286990 | Lcmlsc | 10 set 2011 14:44 | Em resposta a: #191027

Boa tarde verifico que pertencemos à mesma familia.Sou neto de Maria Augusta Portugal da Rocha Magalhães 1920.


Os melhores cumprimentos
Luís Carlos Magalhães Lôbo Sameiro correia

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#287034 | AQF | 11 set 2011 03:15 | Em resposta a: #286990

Caro Luís Carlos,

Efectivamente somos primos. A minha mãe, também Maria Augusta e agora com 100 anos era prima direita do seu bisavô Torquato.

Conheci os seus avós maternos, aquando da passagem deles por Lisboa a caminho das Ilhas. A sua avó acompanhou algumas vezes a minha mãe, em idas à praia da Parede na linha de Cascais, era eu criança.

Tenho trocado informações de família com a sua mãe, para completar o meu site de família, onde também consta o Luís. Conhece-o ?

Um abraço e cumprimentos à família,

Ângelo da Fonseca

PS: se preferir pode contactar-me pelo meu e-mail, que a sua mãe conhece.

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#287118 | kayza | 12 set 2011 18:18 | Em resposta a: #287034

Boa tarde

Gostava de saber se algum membro está ligado a Julio Veríssimo Magalhães, casado com Felisbela Maria e seu filho António Verissímo Magalhães
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: O que apurei sobre Familias Magalhães de Alijó

#287178 | AQF | 13 set 2011 13:03 | Em resposta a: #287118

Caro(a) kayza,

Pela parte que me toca não conheço qualquer das pessoas que refere. Numa pesquisa no Google encontrei no Brasil um Antônio Veríssimo Magalhães.

Recomendaria que localizasse no tempo (época) e no espaço (naturalidade, residência) as pessoas que procura, para facilitar a resposta a quem queira dar ajuda.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pinto de Magalhães

#305282 | Augusto Magalhães | 08 mai 2012 11:36 | Em resposta a: #152974

Caro senhor Fernando Figueirinhas.
Venho pedir-lhe informação sobre a confraria da Familia Pinto de Magalhães que sendo um Pinto de Magalhães desconheço complectamente. Gostaria tambem de saber como me tornar membro. Obrigado.
Cumprimentos.
Augusto Pinto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#370937 | mariofontinha | 20 jun 2016 19:39 | Em resposta a: #152974

Caros Confrades

Já há uns anos por aqui passei e tive então a grata surpresa de identificar uma antepassada minha, na extensa lista de membros da Família Pinto de Magalhães então publicada. Foi um bom incentivo para que passasse a usar algum do meu tempo a investigar os meus antecedentes familiares acedendo, nomeadamente, aos acentos paroquiais disponíveis na internet.

Entre várias incorrecções que forçosamente ocorrem, atendendo aos meios e métodos de registo usados ao longo dos séculos, há um que detectei na referida lista e poderá ser objecto de discussão.

É nessa lista e em vários comentários posteriores referido que os Viscondes da Ribeira de Alijó e os Viscondes de Alijó (títulos distintos como já por aqui terá ficado claro) descendem de Roberto Teixeira de Magalhães & Maria das Dores Guedes. Para isso é afirmado que os pais do 1º Visconde da Ribeira de Alijó, Joaquim Pinto de Magalhães, seriam José Pinto de Magalhães, Cavaleiro de Santiago ca 1760 & Sancha Teixeira de Azevedo ca 1760.

Na realidade encontrei no Arquivo Distrital de Vila Real, no endereço abaixo, o referido registo de casamento embora com data de 1769 (erro comum e aceitável):

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL- PRQ-PALJ01- 002-057&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ- PALJ01-002- 057/PT-ADVRL- PRQ-PALJ01- 002-057_m0068.jpg#

Segundo este registo os pais do noivo não são Roberto Teixeira de Magalhães & Maria das Dores Guedes. José Pinto de Magalhães seria, sim, filho natural de António Pinto de Magalhães & Maria Teixeira. Estes nomes coincidem com os dos pais de Domingos Pinto de Magalhães (do ramo Salvador Pinto) o que me leva a supor que José Pinto de Magalhães e Domingos Pinto de Magalhães fossem irmãos.

Adicionalmente, naquele registo acima referido, consta que os pais da noiva (Sancha) são António Teixeira Lopes & Maria Lopes de Azevedo. António Teixeira Lopes é também o nome do marido de Maria Catarina de Magalhães. Será o mesmo que casou duas vezes? Ajuda pelo menos a perceber alguma da confusão que pode ter induzido em erro no início do estudo...

Fico a aguardar os vossos comentários.

Melhores cumprimentos,
Mário Fontinha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#370942 | abivar | 20 jun 2016 21:33 | Em resposta a: #191027

Caro Ângelo e restantes confrades,

À mensagem do meu primo Mário Fontinha, acrescentaria que os referidos pais de José Pinto de Magalhães (pai do 1º Visconde de Alijó) poderão ser estes:

http://geneall.net/pt/nome/179432/antonio-pinto-de-magalhaes/
http://geneall.net/pt/nome/179435/maria-teixeira/

pais documentados da nossa antepassada (minha e do Mário Fontinha) Maria Teixeira de Magalhães (também pais solteiros, conterrâneos e contemporâneos dos referidos no assento de casamento de José Pinto de Magalhães) e que conjecturamos poderem identificar-se como os verdadeiros pais do Domingos Pinto de Magalhães referido nos "Fidalgos e Morgados..." de Júlio Teixeira, embora não haja total coincidência no nome da avó paterna desse Domingos que Júlio Teixeira refere, versão aqui transcrita na base de dados:

http://geneall.net/pt/nome/526731/domingos-pinto-de-magalhaes/

O assento de casamento de José Pinto de Magalhães vem agora "corrigir" a versão de Júlio Teixeira quanto à sua filiação e de certa maneira vem reforçar a hipótese de também se ter enganado nos pormenores da ascendência do referido Domingos Pinto de Magalhães. A conjectura que fizemos baseia-se no facto de um homónimo, conterrâneo e contemporâneo aparecer a apadrinhar e testemunhar actos relacionados com a "nossa" Maria Teixeira de Magalhães.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#370995 | AQF | 22 jun 2016 17:11 | Em resposta a: #370942

Caros António Bivar, Mário Fontinha e restantes confrades,

Tenho andado afastado destas lides por razões familiares, mas tendo recebido aviso do Geneall das vossas mensagens não podia deixar de responder pelo interesse que elas me suscitaram.

Lembro-me perfeitamente das "conversas" com o António no meu tópico "Família Sá Pinto de Magalhães - Alijó, etc." (http://geneall.net/pt/forum/66434/familia-sa-pinto-de-magalhaes-alijo-etc/#a66448) sobre a hipótese dos pais da Maria Teixeira de Magalhães e do presumível irmão Manuel Teixeira Pinto, também o poderem ser de Domingos Pinto de Magalhães c.c. Comba de Sá Moutinho, progenitores da referida família Sá Pinto de Magalhães, que me habituei a ver representada numa árvore genealógica em casa da minha mãe (que aí vem como solteira) e depois confirmada por outra árvore idêntica que me foi enviada por descendentes de Washington Luiz, antigo presidente do Brasil, também aí representado.

Recordo-me que fiz estudos genealógicos, que confirmavam o que vinha na árvore, principalmente no meu ramo e no ramo do Brasil, mas também em parte do ramo do Visconde de Alijó. Os baptizados dos filhos de Domingos Pinto de Magalhães c.c. Comba de Sá Moutinho confirmam os nomes dos pais e dos avós (paternos António Pinto de Magalhães & Maria Teixeira, e maternos Domingos Alves & Mariana de Sá).

Contudo isto não resolve o dilema em epígrafe, que se poderia resolver com os assentos de casamento e de baptismo dos referidos progenitores, que terão casado em 1771 (cf. FMVR) em Alijó ou Castedo, mas que ainda não encontrei. Em Alijó não há baptizados entre 1751 e 1774, e só há casamentos posteriores a 1743. Em Castedo só há baptizados depois de 1798 e de casamentos depois de 1860.

No caso da genealogia dos Viscondes da Ribeira de Alijó, não fiz qualquer estudo para além do que vem em FMVR, pelo que fiquei surpreendido com a "descoberta" de Mário Fontinha, que já confirmei em http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1037113 (slide 68, 1D) ou http://digitarq.advrl.arquivos.pt/Controls/vault/?id=E2479984B7519F1A2208028C794B6361&a=False&m=image/jpeg&fe=jpg .

Logo que me for possível, tentarei ver se consigo avançar alguma coisa que permita clarificar as duas situações e eventual ligação entre elas.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#371035 | abivar | 23 jun 2016 15:42 | Em resposta a: #370995

Caro Ângelo,

Não tinha conhecimento dos assentos de baptismo de filhos de Domingos Pinto de Magalhães, mas como pelos vistos confirmam que era filho de um António Pinto de Magalhães e de uma Maria Teixeira, julgo que, em conjunto com todas as outras coincidências, permitem concluir sem margem para grandes dúvidas que as nossas conjecturas se confirmam. Com efeito, se assim não fosse, teríamos um Domingos Pinto de Magalhães padrinho de um filho de uma Maria Teixeira de Magalhães, filha natural de um António Pinto e de uma Maria Teixeira e paralelamente teríamos outro casal António Pinto de Magalhães e Maria Teixeira com um filho também chamado Domingos Pinto de Magalhães, pelo menos conterrâneo e contemporâneo do atrás referido homónimo. Acrescendo a tudo isto que existe um António Pinto de Magalhães com filho natural de Maria Teixeira que casa em época e local compatível com a possibilidade de que esses "pais naturais" se identifiquem com os outros dois "casais" homónimos respectivamente pais de Maria Teixeira de Magalhães e Domingos Pinto de Magalhães! Será que os padrinhos de filhos do Domingos Pinto de Magalhães nos poderão dar mais algumas pistas?

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#371142 | mariofontinha | 26 jun 2016 13:04 | Em resposta a: #371035

Caros Ângelo Fonseca, António Bivar e restantes confrades,

Confirmo ter identificado o registo de baptismo, em Alijó, de um dos filhos do Domingos Pinto de Magalhães. Concretamente o do Manuel, nascido a 09-12-1784. Nesse registo surgem como avós paternos António Pinto e Maria e como padrinhos José Pinto de Magalhães & Maria Pinto viúva. Aparecem também como testemunhas Luís Teixeira de Magalhães e Luís Gonçalves...
Antes disso, cronologicamente falando, também identifiquei o registo de casamento realizado a 03-10-1754, em Alijó, de Manuel Teixeira Pinto com Joana Teixeira, sendo ele filho natural de António Pinto e Maria Teixeira solteira.
Não me sobram nesta altura muitas dúvidas de que estaremos a falar do mesmo António Pinto (de Magalhães) e da mesma Maria Teixeira que surgem como pais do José Pinto de Magalhães que casou com Sancha Teixeira de Azevedo, referidos na minha anterior mensagem. Ou seja, os pais da nossa comum 6ª avó (minha e do António Bivar) Maria Teixeira de Magalhães.
Já agora presado Ângelo, no respeitante ao Manuel de Sá Moutinho Pinto de Magalhães, cujo acento de baptismo acima refiro, tenho dados sobre o casamento e descendência dele com uma outra antepassada minha, também de Alijó, Maria Teixeira de Morais Fontinha que a seu tempo enviarei para actualizar a informação que já aqui consta, sobre eles.

Um abraço,
Mário Fontinha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#382825 | Cau Barata | 13 jul 2017 19:30 | Em resposta a: #175389

Prezado Dr. José Alfredo Soares de Oliveira
.
Hoje, deparei-me com uma mensagem sua, na minha página do facebook, referente ao valioso estudo genealógico da sua família. No seu breve relato sobre o ramo Pinto de Magalhães chamou-me à atenção o fato de um dos seus antepassados ser do Rio de Janeiro, Brasil. Fiquei de responder-lhe, no modo mensagem do facebook, parabenizando-o e agradecendo as palavras, além do resumo - cerca de 20 linhas - empolgante da sua pesquisa. Não haviam perguntas; apenas compartilhavas a sua paixão por esta matéria fascinante.

Pois bem... resolvi buscar no meu banco de dados o que tinha sobre o Guilherme Pinto de Magalhães e, depois, procurar na "rede" se os dados que tinha poderiam contribuir com alguma novidade. Percebi, então, por onde naveguei, que não havia maiores detalhes genealógicos sobre o Comendador Guilherme, até deparar-me, aqui na Geneall, com esta sua mensagem à procura de maiores informações. Ficou-me, assim, a certeza de que talvez pudesse contribuir com alguma informação, o que faço agora:

Guilherme Pinto de Magalhães, nasceu cerca de 1802-1803, consta que nasceu na vila de Paredes (vi em suas mensagens Vila Nova de Gaia, Avintes), porém, a certeza é dada pelo próprio Guilherme, em seu casamento, onde informa ser natural e batizado na Freguesia da Sé do Porto.

Guilherme Pinto de Magalhães, faleceu a 25.09.1874,a na povoação da Piedade, e foi sepultado na Cidade de Magé - ao fundo da baía de Guanabara, na antiga Província do Rio de Janeiro, sendo mais tarde os seus despojos trasladados para a vila do Carmo, no Estado do Rio de Janeiro, com apoio e intervenção de seu genro Fernando de Castro Abreu Bacelar.

Casou a 30 de junho de 1827, em oratório privado da chácara de José Lourenço Dias, na Cidade do Rio de Janeiro, com Maria Rosa de Santana, natural do Rio de Janeiro, filha de Custódio José Rodrigues Guimarães e Rosa Felisberta da Assumpção. Maria Rosa vem sendo apresentada como Rosa Rodrigues - prenome da mãe e apelido paterno, porém, no casamento, é Maria Rosa de Santana.

Foi testemunha deste casamento, Zeferino Pinto de Magalhães, tio do noivo. Consta que tiveram 4 filhos, porém só sei da existência de três:
1 - sua antepassada, Rosa Rodrigues Pinto de Magalhães;
2 - Teresa Guilhermina de Magalhães, mulher de João Pedro Miller; e
3 - a esposa do Lima.

Por fim, Guilherme Pinto de Magalhães era filho de Manuel Antonio Pinto de Magalhães e de Ana da Silveira.

Existe um longo artigo sobre ele, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de autoria do Marques Pinheiro, um pesquisador criterioso, excepcional e de grande valor, pouco consultado no Rio de Janeiro. Tenho os relatórios originais de sua autoria, de meados do século XIX, sobre a Irmandade da Candelária, que demonstram a sua competência.

Att.
Cau Barata

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#385296 | mariasamei | 12 out 2017 02:03 | Em resposta a: #382825

Dessa família - Teresa Guilhermina de Magalhães - existe inúmera descendência em Portugal que já estudei em artigo publicado há uns anos.

Att.
Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#387317 | olivais | 10 dez 2017 12:20 | Em resposta a: #175368

Caro José Duarte,

li com muito interesse esta sua mensagem. Ainda sem "prova inequívoca", creio que descendo deste casal João Pinto de Magalhães e sua mulher Brites de Novaes Ferreira.

Suspeito que um antepassado meu, Manuel Pinto de Magalhães, da Quinta do Loureiro, em Travanca, Cinfães, será parente deste casal (filho? irmão de João?).

Vejo que não tem mensagens recentes neste fórum... o link que aqui deixou http://www.genealogia.netopia.pt/ também já não funciona

Se ainda andar por aí, pedia-lhe que me dirigisse para mais alguma informação sobre esta família.

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420624 | pedromachado | 11 jan 2020 04:05 | Em resposta a: #152974

Procuro informação sobre :

- João Pinto de Magalhães - senhor da Quinta de Milhões, freguesia de São João de Aião, concelho de Felgueiras

Casou em 1747 com Dona Antónia Luiza Soares de Vasconcelos, de Monção, com ligação à Casa de Barrimau, Lama, Santo Tirso, pois esta era irmã de Dona Quitéria Joana Pereira de Castro, ambas filhas do capitão Manuel Gomes Monteiro e Dona Antónia Maria Soares de Vasconcelos.

Era filho de Fernando Pinto de Magalhães e de Dona Grácia de Queirós Vasconcelos, da freguesia de Fregim da Malta, concelho de Amarante.

Alguém tem conhecimento deste ramo?

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420626 | natercia7 | 11 jan 2020 11:27 | Em resposta a: #420624

Caro confrade,

A minha bisavo paterno -paterna, Efigénia TEIXEIRA de MAGALHAES, nascida em 19/04/1852, em Monçao, era filha de Antonio T. de M., vindo de Tràs os >Montes, e nascido em 1810 em S. Dinis de VILA REAL e de Ana Joaquina ALVES. Nos ascendentes de Antonio T. de M. saio de Portugal e vou para a Galiza. A sua mae Bernarda Joaquina dos Santos tem como pais , em Lamego, Manuel da SILVA PEREIRA do ESPIRITO SANTO e Maria Rosa do ESPIRITO SANTO, de Lamego.

Alguém, versado nos T. de M. de Vila Real, de ALIJO, tem conhecimento de um Antonio tendo "emigrado" para Monçao, nos anos 1830? Cumprimentos agradecidos da Natércia

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420668 | Al.Cunha | 13 jan 2020 14:52 | Em resposta a: #420624

Prezado confrade.

E tombo Felgueiras Aião, óbitos m00287.tif - Faleceu João Pinto de Magalhães a 15-08-1661 morador na quinta de Milhões,
E tombo Felgueiras Airães casamento - Casou João Pinto da Fonseca (suponho que não refere o apelido Magalhães) a 27-7-1627 com Brites Machado de Miranda etc.

Os Magalhães, de Heitor de Magalhães - autor Mauricio Antonino Fernandes - Separata da Revista de Genealogia & Heraldica Nº 4 - Universidade Moderna do Porto -2000 pag 36 apresenta João Pinto (da Fonseca) Magalhães b. 26-1-1603 em Aveleda e falecido a 15-8-1661 na quinta de Milhões em Airães (será um lapso pois é Aião) e apresenta os seus ascendentes.

Por memória - No tombo da Comenda de Cristo de Santa Maria de Airães (ano ????) também fala de João Pinto de Magalhães e da sua quinta de Milhões.

Suponho que esteja na linha de ascendência do João Pinto de Magalhães referido por si.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420669 | JAVSO | 13 jan 2020 15:46 | Em resposta a: #420668

Caro Al. Cunha
Tive um enorme prazer em relê-lo. Tenho andado arredado deste Forum. Na ascendência de Cabeça de Porca encontro Pinto de Magalhães que, afinal, são oriundos de Castelões de Cepeda. Cumprimentos, José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420671 | Al.Cunha | 13 jan 2020 16:15 | Em resposta a: #420669

Caro JAVSO

Há muito que não falávamos (no forum).

Como vai a sua saúde. Ainda trabalha?
Um abraço

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420688 | JAVSO | 14 jan 2020 02:18 | Em resposta a: #420671

Boa noite. É verdade. Afastei-me deste Forum, depois de terem copiado um texto meu, o terem publicado em livro e o apresentarem como sendo da lavra dos autores do livro. Ontem, decidi dar uma espreitadela a estes Pinto de Magalhães e tive o prazer de o encontrar. Estou reformado há quase 4 anos. Tenho gasto o meu tempo com a genealogia. Uma das matérias a estudar, dentro de alguns meses, será a dos Pinto de Magalhães, de Castelões de Cepeda, que foi para o Brasil. Só teve descendência feminina, cujos posteriores descendentes regressarão, quase na totalidade a Portugal. Deles descende minha bisavó Maria Bárbara, que casou para Cabeça de Porca, sendo a avó paterna de minha Mãe. Vou tentar aparecer aqui com mais frequência. Um abraço, JAVSO

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420703 | Al.Cunha | 14 jan 2020 16:14 | Em resposta a: #420688

Prezado JAVSO

A primeira palavra da sua mensagem é bem apropriada à hora do envio.
Também só venho ao forum para satisfazer alguma curiosidade. Não tenho qualquer interesse nem qualquer parentesco com os Pinto de Magalhães e limitei-me a apresentar alguns dados que poderiam ter interesse para o confrade, que, considerei, estaria a pedir ajuda.
O seu endereço de e-mail continua a ser o mesmo?

Um abraço
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420752 | pedromachado | 15 jan 2020 15:45 | Em resposta a: #420668

Caro Al. Cunha,

Muito obrigado pela sua resposta.
De muito valor, pois os dados que disponho são somente os registos paroquiais online do Tombo. Fico muito agradecido.
Estou neste momento a tentar confirmar se o J.P de Magalhães que referiu se encontra na linha ascendente.
Passo a especificar a minha pesquisa:
(todos moradores no lugar de Milhões em São João de Aião, e na quinta de milhões)

Fernando António Pinto de Magalhães (1752-1799) – filho de João Pinto de Magalhães (o que referi) (… - 1763) “ da sua quinta de milhões” e de Dona Antónia Luiza Soares de Vasconcelos (Monção 1724-1769 Aião)
Casou com Dona Ana Maria de Magalhães (1752-1810) “ primos em 3º e 4º grau” de acordo com o registo de casamento, filha do Capitão António José Pinto de Magalhães (1721-1792) “ morador também na quinta de milhões” e de Caetana Luiza.

Ora, como referi no comentário anterior, tenho o nome dos pais “deste” João Pinto de Magalhães, mas não consegui ir mais longe.
No entanto, cheguei mais longe na linhagem do Capitão António José Pinto de Magalhães, que teria também um papel relevante na quinta de Milhões, e de quem seria familiar.
Passo a especificar:

Capitão António José Pinto de Magalhães (1721-1792): nasceu e faleceu em São João de Aião, mas o seu casamento com Caetana Luiza foi em Santa Maria de Airães.
Filho de: Serafina Miranda de Magalhães (…-1776 Aião) e de Manuel Pereira de Carvalho. Casamento (1719) em Airães.

Neto materno de: Gregório de Magalhães e Maria de Miranda. Casamento: 1678 em Airães.

Bisneto de: João Pinto de Magalhães (pai do seu avô materno Gregório de Magalhães).
E é aqui que estou. Será este o João Pinto de Magalhães que referiu?

Desloquei-me a São João de Aião ao lugar de Milhões, e através de uma conversa que tive com um senhor que vive no lugar, informou-me que a Quinta de Milhões não mais existe, mas soube-me localizar onde era. Mostrou-me a área de terreno que era, que por sinal, muito extensa. Disse que o terreno foi comprado à muitos anos e posteriormente vendido, dividido em parcelas onde agora se encontram moradias.

Terá mais alguma informação?
Muito obrigado pela ajuda,

Cumprimentos,

Pedro Oliveira Machado

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420753 | JAVSO | 15 jan 2020 16:03 | Em resposta a: #420703

Prezado Al. Cunha, o meu endereço é "javso1946arrobagmailpontocom".

Aguardo, com gosto, notícias suas.

JAVSO

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420777 | pedromachado | 17 jan 2020 01:26 | Em resposta a: #420668

Ao ler o registo de casamento de João Pinto com Brites Machado, diz que ele é filho de Gregório de Magalhães e Inês de Seixas, moradores em Lamas, Aveleda.
É então neto de Gregório de Magalhães e Azevedo.

Descobri pelo menos 3 certidões de batismo de filhas deste casal nascidas em São João de Aião. O que leva a crer que este será o tal “ João Pinto de Magalhães ou João Pinto de Milhões”.
A certidão de óbito da sua esposa 24.01.1646 Briatis Machado confirma que era moradora em Milhões, Aião.
João Pinto de Magalhães de milhões falece a 15.08.1661, como adiantou.

Encontrei também certidões de batismo de filhos naturais “ que dão por pai João Pinto de milhões”, nomeadamente as mães Maria de Peixoto do Pinheiro e Isabel, solteiras.

Tanto o Fernando Pinto de Magalhães como o Gregório de Magalhães nos tópicos acima colocados por mim, dizem ser “ filhos de João Pinto de Magalhães”, mas a caligrafia não me permite a 100% confirmar o nome da mãe, parecendo-me “ Mª do Peixoto”. Curioso que nos registos em ambos os casos o nome do pai surge em primeiro lugar, já que eram filhos naturais.
Não sei se terá voltado a casar.

Fernando Pinto de Magalhães casou em Fregim com Grácia de Queirós, e viviam no lugar da Capela, curiosamente o mesmo lugar onde viveu Diogo Pinto de Magalhães casado com Maria Barbosa, que era filho de Fernão Pinto de Magalhães filho de Gregório de Magalhães e Azevedo.
Tudo isto leva a crer que se trata da mesma família.

Ainda não consultei o que me aconselhou Os Magalhães, de Heitor de Magalhães - autor Mauricio Antonino Fernandes . Terei que me deslocar à universidade. Não encontro online.

Como poderei consultar o tombo da Comenda de Cristo de Santa Maria de Airães?

Mais uma vez, obrigado.

Fiquei assim a saber a quase 100% certeza que os Pintos de Magalhães meus ascendentes vêm de Gregório de Magalhães e Azevedo.

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420919 | Al.Cunha | 22 jan 2020 20:17 | Em resposta a: #420777

Prezado confrade Pedro Machado

Boa noite.
Suponho que já tenha chegado a uma conclusão sobre a identidade do primeiro João Pinto de Magalhães da quinta de Milhões, Aião

Junto algumas notas que poderão agitar o assunto.

Quinta de Milhões na freguesia de S. João de Aião. Seria propriedade da comenda da Ordem de Cristo de Santa Maria de Airães onde o dito João Pinto de Magalhães seria *Vida* no contracto de emprazamento:
A.N.T.T. - Tombo das Comendas de Cristo - Comenda de Ayraens, Livro Nº 7
Tombo mandado realizar por D. Afonso VI ao Comendador Frey Luís Martins de Sousa Chichorro, Governador da Província de Angola, per o licenciado Pedro de Almeyda do Amaral, juiz de fora de Amarante. Realizado em 1657.

Casamento de Fernando Pinto de Magalhães - Amarante Fregim m9622.tif
Aos 21-1-1674 recebi Fernão Pinto com Maria de Queirós ele filho natural de João Pinto da freguesia de S. João de Aião e de Maria Peixota da freguesia de Airães ela filha natural de Miguel de Aranha e de (em branco no assento) foram testemunhas João Pinto de Milhões, Cristóvão de Sampaio, ……., Gonçalo Peixoto, …
Suponho que quem lançou o assento não teria a mínima ideia de quem seriam os pais da desposada. Deixou o nome da mãe em branco e deu-lhe como pai Miguel Aranha (reitor da igreja de Airães), falecido em Airães a 26-6-1624, cerca de 50 anos antes do casamento de Maria de Queirós, pelo que, a ser filha, ela teria bastante mais que 50 anos. Não cremos que fosse esta a idade da mulher com quem Fernando Pinto de Magalhães casou.
Admitimos que quem lançou o assento, lembrando-se ainda de eventuais ditos antigos sobre os filhos do reitor, o tenha indicado como pai. Julgamos que ele seja avô.
Apresento caso com outro neto do dito reitor, 5 anos depois.

HFSO Manuel, M 29, D 82.
Processo de Familiar de Manuel Queiroz de Madureira - 1679
Manuel Queiroz de Madureira, filho legítimo de Gonçalo Borges e de Maria de Madureira, neto pela parte paterna de Mel Borges, cavaleiro do hábito de Cristo e de Isabel Gonçalves, solteira, naturais e moradores na freguesia do Salvador de Unhão e pela parte materna neto de Miguel Aranha, Reitor que foi de Santa Maria de Airães e de Maria da Costa, natural da sobredita freguesia de Airães.

Manuel de Queiroz e Maria de Queiroz seriam primos, netos de Miguel Aranha. Num limite de coincidência até poderão ser irmãos por serem ambos filhos de Maria da Costa.

“Nobiliario" de Felgueiras Gayo, TTº Vasconcelos, § 115º
N 20 Maria Madureira fª n. e legitimada de Miguel Ferreira* N 19, c.c. Gonçalo Borges, filho de Mel Borges C.O.C. que acompanhou D.Sebastião a tomada de Africa e de Isabel Gonçalves, solteira, mor no Unhão.
21 - João de Queiroz
21 - Franca de Queiroz
21 - Pascoa de Queiroz
21 - António Borges
21 - Mel de Queiroz. (Ver A.N.T.T. Santo Oficio Manuel, M29, D653).
21 - Mª de Queiroz


Maria Peixoto.
Aião óbitos m00249.tif – Faleceu Maria a Peixota filha de Maria Peixoto viúva das Segunheiras a 18-11-649, tinha bens que ……. a mãe não tem feito nada foi confessada e sacramentada

Poderá ser a mãe dos dois filhos de João Pinto de Magalhães.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#420926 | joão pombo | 23 jan 2020 10:34 | Em resposta a: #152974

Caros Confrades,

Não sei se estou no tópico certo, mas será possível informarem-me sobre a ascendência da família Pinto Calvet de Magalhães (ou Sousa Pinto Calvet de Magalhães, Calvet de Magalhães)?

Cumprimentos,
JPL

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#421377 | pedromachado | 05 fev 2020 16:05 | Em resposta a: #420919

Prezado Al. Cunha,

Muito Boa tarde,

Mais uma vez, com todo o prazer que leio os seus comentários, sempre com informações objetivas de grande valor.
Desculpe a demora na resposta, até porque ainda estou a tentar processar todas as anotações do seu comentário. Desculpe também se não percebi exatamente as informações deste seu comentário.


- Referente a João Pinto de Magalhães ser “ Vida” no contrato de emprazamento.
Seria então uma quinta arrendada a J.P Magalhães? Será que por ser filho de quem era, teria algum “ direito” nesse arrendamento?
Ao longo da pesquisa pelos registos de batismo de Santa Maria de Airães, em 1642, há uma anotação do pároco que diz algo como “ Estou pago dos.. João Pinto de Magalhães de todo se me paga da renda desta Igreja até os… de 642.. ao longo de seiscentos e quarenta e dois anos e des então começa outro ano que me... dar vinte mil..” etc.
Se quiser ou puder dar uma vista de olhos talvez consiga ler melhor. É do ano 1642, entre os meses Jan e Fev, Batismos, Airães.

- Casamento de Fernando Pinto de Magalhães, em Fregim
A testemunha João Pinto de Milhões no casamento, é então a mesma pessoa de seu pai. A minha dúvida é que o párocos tanto escrevem João Pinto, como João Pinto da Fonseca, João Pinto de Magalhães, João Pinto de Milhões ou até João Pinto de Magalhães de milhões, que até fico na dúvida se haveria mais do que um João Pinto a viver em Aião, em milhões. Desculpe o desafabo. Sou ainda um pouco principiante nestas andanças.

Fernando Pinto de Magalhães casa com Grácia de Queirós. Maria de Queirós seria mãe dela? Ou Grácia de Queirós era também conhecida como Maria de Queirós?

- Maria do Peixoto
Exatamente, penso também que seria a mãe dos dois filhos de João Pinto de Magalhães.


Com os melhores cumprimentos,

Pedro Oliveira Machado

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#421378 | Al.Cunha | 05 fev 2020 17:36 | Em resposta a: #421377

Prezado confrade Pedro Machado.
Cometi (pelo menos) dois erros na mensagem 420919 que pretendo corrigir:
- O assento de casamento em Amarante - Fregim tem a ref m0622.tif
- O nome da esposada nesse assento de casamento é Gracia e não Maria como indiquei.

Quinta de Milhões - (Muito possivelmente) João Pinto de Magalhães seria vida no contracto de emprazamento com a igreja de Santa Maria de Airães. Desconheço se prazo de 3 vidas (os dois consortes e filho ou filha a nomear) ou se seria por nomeação.

Casamento de Fernando PM em Fregim.
No assento o nome da esposada é Gracia.
Felgueiras Gaio indica Maria como filha de Maria Madureira e portanto neta de Miguel Aranha, reitor de Airães e não indica o nome de Gracia.
Poderá haver outra neta de Miguel Aranha que tenha o nome de Gracia. Desconheço.

João Pinto de Magalhães casado com Brites Machado faleceu a 15-8-1661 pelo que no casamento de 1674 a testemunha João Pinto de Milhões seria muito provavelmente o seu filho.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Familia Pinto de Magalhães

#421625 | pedromachado | 11 fev 2020 19:05 | Em resposta a: #421378

Prezado Al.Cunha,

Muito Boa tarde,


Gostaria imenso e pedia-lhe, se puder, ler 2 registos que encontrei, que talvez possam fornecer mais umas pistas.
Posso enviar-lhe por email se preferir, ou então em seguida escrevo os dados:

Óbito: Manuel de Queirós Pinto de Magalhães, 29-11-1749, São João de Aião.

Casamento: João Pinto de Magalhães, 10-11-1747, São João de Aião.


Ambos os registos fornecem algumas informações extra, e gostaria de saber qual a sua análise, ou se acrescentam algo, na sua opinião.

Melhores cumprimentos,

Pedro Oliveira Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 16:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen