Pesquisa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Pesquisa

#153126 | Eduardo Junqueira | 20 abr 2007 17:59

Boa tarde! Sou um magistrado brasileiro e procuro informação sobre o local de nascimento de meu tataravô chamado Eduardo Alexandre Pereira da Silva que provavelmente nasceu no ano de 1858 (pois faleceu em 1913 com 55 anos) e veio para o Brasil solteiro por volta de 1880. É possível que ele tenha iniciado os estudos na faculdade de Medicina em Portugal, porém não é certo que os tenha concluído. Como todos os registros que encontrei aqui no Brasil não revelam a freguesia de origem, preciso contar com a ajuda de vocês. Agradeço antecipadamente pela atenção. Eduardo Junqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa

#153128 | pachancho | 20 abr 2007 18:14 | Em resposta a: #153126

Eduardo,

Sem saber a localidade é muito díficil alguém poder ajudar. Vou no entanto perguntar no Arquivo de Braga se há lá algum pedido de passaporte em nome de seu tataravô. é que nos pedidos de passaporte vêm os dados todos da pessoa, local de nascimento, nome dos pais, data de nascimento....

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa

#153130 | Eduardo Junqueira | 20 abr 2007 18:35 | Em resposta a: #153128

Antes de mais nada, quero agradecer pelo seu interesse em me ajudar. Lamentavelmente, os registros que encontrei aqui no Brasil não revelam a freguesia de origem porque quanto a naturalidade dizem apenas "Portugal" ou "Português". Temos fortes indícios de que ele tenha ao menos iniciado (ou até concluído) a faculdade de Medicina em Portugal porque trouxe conhecimentos sobre esta atividade. Será que você não poderia pedir alguma informação nas faculdades de medicina que existiam naquela época? A propósito, estarei viajando para Portugal a passeio no início de Junho deste ano e seria muito bom se alguma informação me levasse até a freguesia de origem. Conto com sua ajuda e fico aguardando alguma notícia do setor de passaportes porque certamente ele deve ter deixado alguma pista por lá já que imigrou para o Brasil ainda solteiro, por volta de 1880. Muito obrigado. Eduardo

Resposta

Link directo:

Espero ajudar

#153138 | Cristina C | 20 abr 2007 19:15 | Em resposta a: #153130

Caro Eduardo,

Li o seu apelo e gostava de lhe ser útil mas, de facto, sem saber de onde ele é, tem cerca de 18 instituições de governo civil, entidade que emite passaportes, para consultar. São elas:
Governo Civil da Guarda
Governo Civil de Aveiro
Governo Civil de Beja
Governo Civil de Braga
Governo Civil de Bragança
Governo Civil de Castelo Branco
Governo Civil de Coimbra
Governo Civil de Évora
Governo Civil de Faro
Governo Civil de Leiria
Governo Civil de Lisboa
Governo Civil de Portalegre
Governo Civil de Santarém
Governo Civil de Setúbal
Governo Civil de Viana do Castelo
Governo Civil de Vila Real
Governo Civil de Viseu
Governo Civil do Porto

E mesmo assim, é preciso ver que a emigração se deu muito cedo. 1880, disse?
Procurei entrar no site do Arquivo Nacional do Brasil, mas não sei o que se passa com sites destes, que não os consigo aceder. Não entendi se já os contactou. Como não acedi, não me recordo agora como se procedeu a registo de emigração antes da década de 1930. Mas recordo já ter consultado sites brasileiros onde muita pesquisa pode ser feita, por datas. Desculpe não poder específicar.

Eu solicitei o prontuário ao dito arquivo sabendo já o ano e mês de emigração (década de 30). Digo-lhe isto porque, caso consiga obter este documento (se já não o tem), no meu caso, neste veio a fotocópia do passaporte. Logo, todos os dados que precisa!

O problema é que falamos de 1880... não sei bem como se procediam as coisas então. Se tudo o resto falhar, tem as tais 18 tentativas. Mas não deixa de ser um tiro no escuro.

Boa Sorte!
CC

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa

#153145 | Suomi | 20 abr 2007 19:49 | Em resposta a: #153126

Caro Eduardo,

P.F. veja este topico:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=142545

Eu consegui a matricula do bisavô do meu marido lá.
Pode ter começado os estudos c/ 16 - 20 anos.

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa

#153474 | pachancho | 23 abr 2007 21:06 | Em resposta a: #153145

Eduardo,

Fui ao Arquivo de Braga e lá não se encontra nenhum pedido de passaporte com esse nome. No entanto eles aconselharam a que procure nos Governos Civis pois todos eles tem uma base de dados por índice alfabético (só com o nome da pessoa eles conseguem pesquisar). Envie um e-mail para todos os governos civis e pode ser que algum deles responda.
segue em baixo a lista dos Governos Civís de Portugal e respectivos endereços electrónicos.

Governo Civil da Guarda -info@gov-civ-guarda.pt
Governo Civil de Aveiro -geral@gov-civ-aveiro.pt
Governo Civil de Beja -gc-beja-secret@ptnetbiz.pt
Governo Civil de Braga- geral@gov-civil-braga.pt
Governo Civil de Bragança - geral@gov-civil-braganca.pt
Governo Civil de Castelo Branco - governador@gov-civil-castelobranco.pt
Governo Civil de Coimbra - info@gov-civil-coimbra.pt
Governo Civil de Évora - gov.civil.evora@mail.telepac.pt
Governo Civil de Faro - algarve@gov-civil-faro.pt
Governo Civil de Leiria - geral@gov-civil-leiria.pt
Governo Civil de Lisboa - info@gov-civil-lisboa.pt
Governo Civil de Portalegre - sec.expediente@gov-civil-portalegre.pt
Governo Civil de Santarém - gc.santarem@mail.telepac.pt
Governo Civil de Setúbal - geral@gov-civil-setubal.pt
Governo Civil de Viana do Castelo - gov-civil@gov-civil-viana.pt
Governo Civil de Vila Real - gabinete_de_apoio@gcivil-vilareal.jazznet.pt
Governo Civil de Viseu - secretaria@gov-civil-viseu.pt
Governo Civil do Porto - info@govcivilporto.gov.pt


Lamento não podê-lo ajudar, continuo ao dispôr
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa

#153475 | pachancho | 23 abr 2007 21:09 | Em resposta a: #153474

Eduardo,

Se por acaso algum dos governos civís reponder peça que lhe indiquem os dados referentes à pessoa em questão. Nos pedidos de passaporte constam: o nome, data de nascimento, nome dos pais, nome dos avós paternos e maternos, local de nascimento para além da data do pedido de pasaporte e destino da viagem.


Paula

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen