Pedido esclarecimento simples - enterros

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido esclarecimento simples - enterros

#153162 | manelam | 20 abr 2007 22:45

Aos utilizadores deste fórum,

perdoem a falta de esclarecimento. Em assentos de óbito tenho verificado que as pessoas são enterradas no adro da igreja. Ora, se não estou em erro, isso significa em volta do terreno da dita. Outros porém, deviam ir para um cemitério.

A questão que coloco é: pode-se deduzir se um indivíduo era mais ou menos pobre e/ou prestigiado tendo em conta o local onde era sepultado?

Agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153179 | salen | 20 abr 2007 23:56 | Em resposta a: #153162

Leia isto:
Cito
"Em Portugal, já pelo menos desde o terramoto de 1755 que os médicos e políticos mais esclarecidos chamavam a atenção para os riscos que representava, para a saúde pública, a prática do enterramento nos templos e se tomavam as primeiras medidas com vista à construção de cemitérios públicos.

A primeira legislação específica nesta matéria será da iniciativa da facção moderada do liberalismo, representada pelo governo de Rodrigo da Fonseca Magalhães (1787-1858);

Mais concretamente, pelos decretos de 21 de Setembro e de 8 de Outubro de 1835, é imposta entre outras medidas a criação de cemitérios públicos fora das povoações (Torres, 1981; Catroga, 1993);

Todavia a medida legislativa mais exaustiva e taxativa sobre o assunto, só aparecerá com o Governo de Costa Cabral através do decreto de 18 de Setembro de 1844, "extenso e notável documento que criou a Repartição de Saúde Pública" (Torres, 1981. 403).
..." Fim de citação.

Não se tratava de mais ou menos prestígio. Até à data era assim, a partir daí foi assado.
É claro que uns eram mais resguardados que outros, ocupando pedaços de chão "de destaque". Também haveria comunidades que já andavam a enterrar os seu mortos no adro (à volta) há muito tempo por manifesta falta de espaço. Por outro, terá havido um período de transição - houve mesmo movimentos de contestação a tirar para o violento - em que uns párocos faziam outros não. Mas a coisa lá foi entrando na normalidade.
Espero ter contribuído para o seu esclarecimento. VF

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153188 | Francisco Queiroz | 21 abr 2007 00:21 | Em resposta a: #153162

Sim, pode ser reflexo de condição social mais humilde ser-se enterrado no adro. Contudo, nem sempre era assim. Tudo depende muito da época e do local. Por isso, a sua pergunta não tem uma resposta definitiva.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153229 | RAAL | 21 abr 2007 14:43 | Em resposta a: #153162

Caro Manelam
Antes da generalização dos cemitérios, podemos admitir como regra, sugeita a muitas excepções:
As pessoas nobilitadas ou mais importantes eram enterradas dentro da igreja. Por vezes eram feitas inscrições sobre a lage que cobria o túmulo que era ao mesmo tempo chão da igreja. Alguns tinham mausoleu próprio ou "carneiro". Os outros eram enterrados no adro. Mas por exemplo um antepassado meu, apesar de ter altar e carneiro da sua família exigiu em testamento ser sepultado no adro.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153233 | gmg | 21 abr 2007 14:54 | Em resposta a: #153229

O que é4 isso te ter um "carneiro"?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153242 | manuelr | 21 abr 2007 16:16 | Em resposta a: #153162

Caro "Manelam"

Do que tenho visto nos registos (e refiro-me aos mais antigos) os mortos eram enterrados:

Ou na Fábrica da Igreja (parece-me que será o que hoje se chama Adro);
Ou na Igreja e neste caso:
Ou sem indicação de local, ou com indicação de Cova própria (armoriada, com inscrições ou não) ou em Cova de sua geração, ou em Capela própria.

Normalmente, o que poderia indicar menor ou maior importância, seria o facto de o Padre escrever à margem "pobre", o que tb pode não ser significativo, pois muitas vezes declaravam-se pobres para não pagar, embora pertencendo às famílias de maior influência (podendo tb não ter com que pagar, que ser dos filhos mais novos dos filhos mais novos, muitas vezes era um problema!)
ou ter Cova própria ou Capela e neste caso não me parece haver dúvidas.
Tb era frequente famílias que viviam de sua fazenda e tinham algum destaque na região, declararem que queriam ser sepultadas na Fábrica da Igreja.

Parece-me que a única conclusão que se pode tirar, é que quem tinha Cova própria, Cova de sua geração, ou Capela tinha, fazenda para a comprar e manter.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153312 | RAAL | 22 abr 2007 14:16 | Em resposta a: #153233

Caro Luís
Diz Cândido de Figueiredo:
CARNEIRO, (...) Ossuário, jazigo; sepulcro.
Quanto aos Marques Homem não sei nada. Molelos não figura nas minhas preocupações, para alem dos quase medievais senhores da Honra de Molelos, hoje representados pelos Condes de Felgueiras.
Fale com o Luís Soveral Varela que pesquizou os assentos de Molelos a propósito da família Arede.
Um abraço
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153323 | A-Pereira | 22 abr 2007 16:14 | Em resposta a: #153242

Caros Senhores

Não me parece que ninguém tenha sido enterrado na "fábrica da Igreja". Corrijam-me se estiver errado.

Fábrica da Igreja não é um local mas sim um órgão colegial de administração. Administrava tudo o que tinha a ver com a igreja que não fosse do foro "sagrado". Poe exemplo... mandar limpar as alcatifas do coro alto...

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153330 | gmg | 22 abr 2007 16:53 | Em resposta a: #153312

Muito obrigado pelas suas dicas!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153346 | RAAL | 22 abr 2007 19:06 | Em resposta a: #153323

É como diz. Fábrica da igreja ou comissão fabriqueira que ainda hoje tem essas funções
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153375 | JCC | 23 abr 2007 00:47 | Em resposta a: #153346

Caro Rui

O que eu encontrei foi "enterrado na cova da Fábrica". Presumo que fossem sepulturas da Fabrica da Paróquia, mas nunca confirmei. Faz ideia do que sejam?

Abraço

João Cordovil Cardodo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153658 | manuelr | 24 abr 2007 21:57 | Em resposta a: #153346

Caros António Pereira e RAAL

Transcrevo, a título de exemplo (entre centenas), uns registos das Sarzedas, Castelo Branco, Livro 1 de Mistos (microfilmes 145 e 146):

1-Em 22 04 1732 faleceu Teresa de Carvalho................sepultada na Matriz em Cova da Fábrica..........

2-Maria Domingues ..........faleceu aos dezoito dias do mês de Setembro do ano de 1733...............sepultada em sepultura da Fábrica desta Igreja.

3-Aos 21-06-1743 ..............sepultada no Adro da Igreja Matriz.........

4-Aos 13-01-1734....................sepultada em Cova da Fábrica.........

5-Aos 20-07-1743......................sepultado na sua Capela...............

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153675 | RAAL | 24 abr 2007 23:01 | Em resposta a: #153375

Caro João
Creio que tem razão.
A fábrica da igreja teria alguns talhões para uso dos membros da comissão fabriqueira e eventualmente outros.
Aqui o termo fábrica deve significar , não só o património - passal, residência paroquial etc- como os rendimentos -legados pios em dinheiro ou em espécie- de que uma dada igreja dispunha.
Isto no caso mais simples pois quando se tratava de comendas, curas apresentados por fulano etc, a coisa era mais complicada. Hoje o património e
rendas estão mais centralizados e controlados pelo bispo e cabido, pelo menos na minha região.
Abraço
R.A.A.Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Pedido esclarecimento simples - enterros

#153950 | RAAL | 26 abr 2007 23:49 | Em resposta a: #153658

Caro manuelr
Vem confirmar aquilo que dissemos
Só falta, para cobrir as hipóteses possíveis :
.... sepultado dentro da igreja....
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 12:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen