Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#153168 | Francisco Queiroz | 20 abr 2007 23:35

Procuro dados sobre o ramo Pereira Sequeira Ferraz, que derivará da família Sequeira Ferraz de S. João da Pesqueira e Vilarinho da Castanheira (segundo Felgueiras Gaio).
Em concreto, gostaria de saber dados sobre estes Sequeira Ferraz (do fim do século XVIII e início do século XIX):
Antónia Vitória Pereira de Sequeira Ferraz (que casou em 1816 com Francisco José de Morais e Almeida), filha de Maria Teresa Pereira e do Dr. André Nunes de Sequeira Ferraz
Dr. Narciso José Pereira de Sequeira Ferraz, talvez irmão da Antónia Vitória
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#153199 | jaboo | 21 abr 2007 01:57 | Em resposta a: #153168

Caro Francisco Queiroz,

Tenho dados sobre os Sequeiras Ferraz da Pesqueira mas os meus são mais remotos (sec XVI- principios de XVIII). Não tenho nenhuma referência a "Nunes de Sequeira Ferraz" por isso se podesse recuar um pouco mais na ascendência do seu André, talvez o possa entroncar com os meus.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#153212 | Francisco Queiroz | 21 abr 2007 11:50 | Em resposta a: #153199

Esse Dr. Pedro Nunes de Sequeira Ferraz era filho de Francisco Nunes de Mesquita e de Isabel de Sequeira. Em 1758 tinha acabado de fazer o curso. Não tenho nenhum Sequeira Ferraz para trás, apenas para a frente, nomeadamente com os apelidos Pereira Sequeira Ferraz.
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#153805 | jaboo | 26 abr 2007 03:04 | Em resposta a: #153212

Caro Francisco Queiroz,

Dei uma vista de olhos ao microfilme da Pesqueira na época de interesse (~1700-1750 na paroquia de S. João Baptista) mas infelizmente não encontrei o seu Pedro Nunes de Sequeira Ferraz ou outros filhos do casal Francisco Nunes de Mesquita e Isabel de Sequeira. Infelizmente, não tenho o microfilme das outras 3 paroquias da Pesqueira (S. Pedro, S.Tiago e Sta Maria) para essa época.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Soutelo (S. João da Pesqueira)

#154770 | salen | 03 mai 2007 10:18 | Em resposta a: #153199

Caro João Braz,
Tenho uma dúvida que gostaria de lhe pôr:
Soutelo (do Douro) é Freguesia independente desde quando?
Fazia parte de outra?
Sempre fez parte de S. João da Pesqueira? A julgar pela posição geográfica eu diria que sim.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Soutelo (S. João da Pesqueira)

#154903 | jaboo | 04 mai 2007 02:23 | Em resposta a: #154770

Caro Victor Ferreira,

Não conheço a freguesia de Soutelo do Douro, embora fosse situada muito perto de Penela da Beira, onde vivi durante 7 anos.
Na Wikipédia vem que : "Soutelo foi vila e sede de concelho entre o século XIV e 1830. Era constituído apenas pela freguesia da sede".

Fazendo um Google rápido, encontrei também isso:

"Soutelo do Douro
Soutelo teve origem em herdade foreira da Coroa (reguenga), e a terra esteve sob jurisdição da vila e castelo da Pesqueira.
A história da povoação conhece-se melhor a partir da altura em que passou a terra à posse do bispo de Lamego (D. Paio ou Pelágio – 1211-1246) que fez dela póvoa, a repartiu em dezasseis casais e a aforou, concedendo-lhe carta de povoação.
A Câmara da Pesqueira embora concordando com essa concessão colocou como condição que o povo de Soutelo ficasse sujeito ao foro (e às justiças) da vila da Pesqueira por ser assim melhor para ele. Mas as coisas não caminharam nesse sentido, sentindo-se o povo prejudicado nos seus direitos.
Ao bispo se deve a instituição da vila e concelho (capitulares) de Soutelo exercendo aqui as suas justiças próprias (como em outras localidades da diocese). Ao que se crê, a mãe do referido prelado tinha aqui propriedades, legando-as ao filho.
A separação civil (e cível) de Soutelo em relação à Pesqueira, arrastou de igual modo a separação da paróquia o que desagradou também ao abade da Pesqueira que ficou sem as décimas e as primícias, agora rendimentos transferidos para o bispo ou cabido de Lamego subtraídas ao rei. A nomeação do cura ou do pároco de Soutelo, também por via dessa transição de poderes, passou a ser da responsabilidade do bispo ou do referido cabido.
Esta situação que motivou muitas devassas e demandas, contra certos foros e rendas, manteve-se durante muitos decénios, permanecendo os conflitos entre os prelados, os representantes da nobreza (da Pesqueira) e o próprio povo que a achavam abusiva.
A situação agudizou-se na vigência do bispo D. Gonçalo Gonçalves quando se tratou da anexação das terras de Cima Côa à diocese.
O bispo impediu os nobres de Távora de construírem em Soutelo residência e adega, queixando-se desse facto ao rei que indeferiu a pretensão dos fidalgos, julgando-a abusiva.
Os próprios soutelenses tomaram o partido dos fidalgos, uma luta de ambos, pois em 1525 reclamaram o seu direito de padroeiros sobre a igreja de S.ta Maria de Soutelo, que o cabido, mais uma vez, recusou. A bula do papa Júlio II dirigida aos bispos de Braga e Lamego a respeito da igreja de Soutelo (e Vilarouco) referia que ela pertencia por inteiro ao cabido, que também fundamentava aí a sua posição.
O desenvolvimento de Soutelo teve origem no tardio século XVIII, com a instalação definitiva da nobreza que aqui começou a erguer as suas residências e armazéns. O incremento da vinha e do vinho (do Porto) com Pombal deu a substancial ajuda à débil economia local.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Soutelo (S. João da Pesqueira)

#154923 | salen | 04 mai 2007 10:15 | Em resposta a: #154903

Caro João Braz,
Mais uma vez, grato!
Também andei à procura desse tipo de recensão mas desta vez não encontrei nada de interessante.
Bom fim de semana. VF

Resposta

Link directo:

RE: Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#188679 | apegejr | 17 mar 2008 15:00 | Em resposta a: #153168

Prezado Francisco e demais interessados nesse assunto, somente agora estou vendo isso no Fórum. Sou descendente dos Sequeiras Ferraz de Carrazeda de Ansiães e venho pesquisando essa família. Sei que meu 8º avô, Bartolomeu de Sequeira Ferraz, faleceu na freguesia de Pinhal do Norte em 1711. Um dos filhos dele, de nome Manoel de Sequeira Ferraz (meu 7º avô), nasceu em 1666 em Pinhal do Norte e teve 4 filhos, entre eles uma 6ª avó de nome Izabel de Sequeira Ferraz, nascida em Selores em 1700, e que casou com Francisco Nunes de Mesquita. Esse Dr. André Nunes de Sequeira Ferraz a que se refere é um dos filhos do casal e irmão de meu 5ª avô, Francisco Nunes de Sequeira Ferraz.
André Nunes, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, nasceu em Alganhafres em 1734. Casou em 1776 com Maria Tereza Pereira e tiveram 8 filhos, nascidos entre 1777 e 1796.
Caso se interesse por maiores informações, poderia me contactar pelo email amauri.apege@terra.com.br
Um abraço
Amauri Pinheiro Guimarães - Brasília

Resposta

Link directo:

RE: Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#189273 | FraQueiroz | 22 mar 2008 21:12 | Em resposta a: #188679

Caro confrade Amauri Pinheiro Guimarães
Muito obrigado por esses dados.
Infelizmente, já não vão a tempo de complementar o livro que refere o Dr. André Nunes de Sequeira Ferraz e o Dr. Narciso José Pereira de Sequeira Ferraz, pois este vai ser lançado no Porto precisamente no dia 31 deste mês. No trabalho em causa, que é sobre a Casa de Tralhariz (Carrazeda de Ansiães), os Sequeira Ferraz surgem de forma avulsa e lacónica. A ideia era tentar perceber porque razão estavam ligados à família principal da dita casa.
De qualquer modo, se nos seus dados existem ligações colaterais a Tralhariz, Linhares, Castanheiro, Fontelonga, Selores ou outras terras de Ansiães, penso que poderá ser interessante trocarmos informações. Aqui tem também o meu contacto: francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Já agora, e porque o referido livro pode interessar aos genealogistas, informo que é em co-autoria (Ana Margarida Portela e Francisco Queiroz) e intitula-se "A Casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus", sendo edição conjunta do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto e do GEHVID - Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#419189 | jclsm | 06 nov 2019 00:23 | Em resposta a: #189273

Caros Francisco e Amauri (creio que estou a responder a ambos...)
Só agora (mais de 10 anos depois...) vi este vosso diálogo no Forum. Acontece que tenho alguns dados sobre os Sequeira Ferraz de Carrazeda de Ansiães, embora tenha a investigação que fiz deste ramos há muitos anos bastante incompleta, porque só descendente directo do André Nunes que mencionam, e que aliás há pouco tempo inclui no Geneall, é que é meu 5º avô.
Estou disponível evidentemente para trocar informações, se ainda estiverem interessados.
Cumprimentos
José Carlos Soares Machado

Resposta

Link directo:

Família Sequeira Ferraz (S. João da Pesqueira)

#419220 | jclsm | 06 nov 2019 23:05 | Em resposta a: #153168

Caro Francisco Queiroz

Reparei por acaso ontem que teve em tempos interesse numa família Sequeira Ferraz, e enviei uma mensagem para o tópico; hoje, voltando aqui ao Forum, encontrei esta outra mensagem em que pede informações sobre essa família e refere umas pessoas em concreto que, por coincidência são meus antepassados directos e que tenho estado a investigar.

Se ainda tiver interesse, aguardo a sua resposta.

Com os melhores cumprimentos
José Carlos Soares Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 05:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen