Antonio Augusto Valente de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Antonio Augusto Valente de Andrade

#153301 | Rudy | 22 abr 2007 05:23

Sou novo aqui. Gostaria muito de saber como obter a certidao de nascimento ou de batismo do meu avo Antonio Augusto Valente de Andrade. Ele nasceu em Alvarenga (Arouca) no dia 11 de Augusto de 1895. Nao tenho certeza, mais creio que os nomes dos pais dele eram Antonio e Joaquina. Provalvelmente foi batizado na Capela de Nossa Senhora da Piedade em Alvarenga. Aos 19 anos de idade, o avo imigrou para a cidade de Belem do Para no Brasil. La ele se casou com uma linda brasileira (minha avo’), teve filhos e morreu no dia 17 de Outubro de 1966.

Antecipadamente agradeco a sua ajuda.
Rodolfo Valente de Andrade Paiva – New Jersey, USA
Pajeu@aol.com

Resposta

Link directo:

Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#153305 | salen | 22 abr 2007 09:43 | Em resposta a: #153301

Meu caro,
Oxalá eu me engane, mas V. poderá ter a terafa ligeiramente dificultada.
Tente primeiro na Direcção Geral dos Registos e Notariado (Conservatória de Arouca?), do Ministério da Justiça (há um site com as iniciais dgrnmj que pode procurar num motor de busca).
Se lhe mandarem ir aos registos paroquiais é que pode ser pior. Alvarenga fica no Distrito de Aveiro. Mas a Diocese é Lamego e é mesmo a única fraguesia de Aveiro que (junto com vários concelhos do Distrito de Viseu e dois do da Guarda, pertencem a essa Diocese). Ou seja os paroquiais podem estar no Distrital de Aveiro OU ... em Lamego, no Arquivo Diocesano. E daí? Se estiverem em Aveiro, tudo bem. Se estiverem em Lamego, eu posso dar-lhe o telefone e o nome do funcionário (parece que voluntário) do Arquivo, que não tem mãos a medir, e pela resposta de quem vai ter que esperar.
Comece pela dgrn e logo se vê. Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#153727 | Rudy | 25 abr 2007 12:48 | Em resposta a: #153305

Prezado VP,
Obrigado pela a sua ajuda. Ja escrevi para a Direcção Geral dos Registos e Notariado das Conservatória de Arouca e Aveiros). Assim que receba uma resposta, lhe escreverei mais. Entretanto continuo com a minha pesquisa. Gostaria tambem de saber se alguem aqui neste forum sabe alguma coisa sobre a familia Valente de Andrade. Tenho noticias que um deles contribuiu para a construcao da Capela de Nossa Senhora da Piedade em Alvarenga em 1884.
Outra vez, obrigadissimo.
Rodolfo
Pajeu@aol.com

Resposta

Link directo:

RE: Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#156775 | Rudy | 21 mai 2007 13:35 | Em resposta a: #153305

Caro VP,
Desculpe-me pela demora, mas ha varias semanas escrevi para o Geral dos Registos e Notariado das Conservatória de Arouca e Aveiros, mas ate agora ninguem respondeu. Infelizmente estou muito longe de Portugal e no momento nao posso ir la pessoalmente. Gostaria de saber que mais posso fazer. Tambem espero que alguns do confrades que leiam esta mensagem me possa ajudar com qualquer informacao sobre a familia Valente de Andrade. Meu unico proposito e descobrir a historia da minha familia.
Muito obrigado pela ajuda.
Rodolfo Valente de Andrade Paiva (New Jersey)
Pajeu@aol.com

Resposta

Link directo:

RE: Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#156808 | salen | 21 mai 2007 16:28 | Em resposta a: #156775

Veja esta mensagem:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=145047#lista

Contacte com o Sr. Henrique Eira por uma das vias e boa sorte.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#156810 | salen | 21 mai 2007 16:32 | Em resposta a: #156775

Ops! Enganei-me na página. É esta:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=145047#lista

VF

Resposta

Link directo:

RE: Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#156811 | salen | 21 mai 2007 16:35 | Em resposta a: #156775

Afinal não me tinha enganado. Parece haver um problema no site: ao clicar no link, fica-se na mesma página.
Copie o link (que é de outra mensagem deste Forum) para a barra principal do seu browser e dê 'Go to'.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Lamego? Aveiro? Conservatórias?

#158016 | Rudy | 01 jun 2007 13:20 | Em resposta a: #156808

Caro VF,
Muito obrigado pela informacao. Hoje mesmo vou escrever ao Sr. Henrique Eira.
Melhores cumprimentos.
Rodolfo

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Augusto Valente de Andrade

#213994 | helenacardoso | 25 nov 2008 17:08 | Em resposta a: #153301

Caro Rodolfo,

Também tenho família em Alvarenga e ando à procura do nome dos pais de um antepassado meu que se chama Anna Ermelinda Valente de Andrade e era natural de Trancoso, Alvarenga, casada com Manuel Pinto de Paiva Madureira.
O seu avô teria alguma irmã ou prima com este nome? Seremos primos?
veja se consegue saber algo junto da sua família ou outros dados que possa possuir.

Obrigado.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Augusto Valente de Andrade

#243303 | shadlan | 02 nov 2009 12:11 | Em resposta a: #153301

Bom dia.

Nas minhas pesquisas genealógicas, identifiquei um casal (José Vieira de Andrade e Josefa Rosa Valente), que casaram no Marco de Canaveses em meados do séc. XIX.

A família dele parece-me ser proveniente do Marco, mas a dela tem várias referências a Cinfães.

Poderá aqui existir aqui alguma ligação?

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Augusto Valente de Andrade

#244223 | Rudy | 15 nov 2009 19:09 | Em resposta a: #213994

Tenho poucas informacoes sobre a familia do meu avo. so sei que o nome dos irmaos dele eram: Jose, Manuel, Rosa e Luiza. Mas de alguma forma devemos se parentes sim. Uma vez um forista aqui (acho que foi o Senhor M Pinto) escreveu o seguinte: "A família Valente de Andrade de Alvarenga, procede do casal Jerónimo de Andrade Pereira de Sousa e Antónia Joaquina Valente Teixeira. Terão casado por volta de 1800. Viveram na Casa de Fundo de Vila (no lugar da Vila), também chamada Casa do Cartório. Jerónimo de Andrade Pereira de Sousa foi um dos últimos Capitães de Ordenanças do Concelho.

Identifiquei, até hoje, os seguintes filhos do casal: Joaquina Emília (nascido em 1801), Maria Joaquina, Antónia Amália, Luís Paulino, José Joaquim, Manuel Joaquim. Joaquim e Joaquina será um nome muito comun nas gerações seguintes (o que torna, muitas vezes, difícil a identificação das pessoas). Todos os filhos adoptaram o apelido Valente de Andrade.

Um dos netos do casal, Manuel António Valente de Andrade (filho do Manuel Joaquim referido acima) casa com Joaquina Martins da Conceição, filha de Manuel Teixeira Bastos e Maria Martins "... da Casa do Santo". Entra assim a Casa e Quinta do Santo na posse da família Valente de Andrade. Ressalvo aqui que a Quinta do Santo não tinha, na altura, o aspecto que tem hoje. Os magníficos muros que hoje se vêem, foram mandados constriuir pelos actuais proprietários já no sec. XX. Ignoro se a casa tem alguma coisa a ver com a casa original."
Espero que tenha ajudado um pouco.
Rodolfo Valente de Andrade Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Augusto Valente de Andrade

#244224 | Rudy | 15 nov 2009 19:17 | Em resposta a: #243303

Hoje respondi a pergunta de Helena Cardoso neste forum. Veja la. Talvez lhe seja util tambem.
Um abraco.
Rodolfo Valente de Andrade Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Augusto Valente de Andrade

#244276 | shadlan | 16 nov 2009 12:05 | Em resposta a: #244224

Bom dia

De facto não parece haver qualquer ligação

Obrigado
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Augusto Valente de Andrade

#345099 | Rudy | 15 abr 2014 02:37 | Em resposta a: #153301

Finalmente, gracas a este forum e ao facebook, encontrei a familia do meu avo Anotonio Augusto Valente de Andrade. Seus pais eram Joaquim valente de Andrade (pessoa de bem ligados a casa do cartório em Alvarenga) e Joaquina Correia de Andrade. Meu avo tinha 3 irmãs e dois irmaos: A Luiza, a Ana, a Rosa, o José, e o Manuel. Meu avo nasceu em 1895.

Resposta

Link directo:

Antonio Augusto Valente de Andrade

#353353 | alfredoduarte | 02 jan 2015 22:43 | Em resposta a: #345099

Rodolfo,
pelo que descreve, somos primos.
Gostaria de ter noticias suas, com o nome de todos os descendentes do seu avó.
Entretanto agradeço confira a data de nascimento que diz ser em 1895, porque o registo de baptismo indica ter nascido em 5 de Agosto de 1892.
Um abraço,
Alfredo Duarte
alfredo.ms.duarte@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 08:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen