Casas e Solares de Baião

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casas e Solares de Baião

#153492 | Francisco Queiroz | 23 abr 2007 22:18

Casas e Solares de Baião
Em complemento ao tópico "Família Queiroz Monteiro – Baião / Gaia (Candal)", que criei há tempos, e porque os meus antepassados com os apelidos Queiroz Monteiro viveram em Campelo (Baião) na primeira metade do século XVIII, gostaria de saber se algum confrade tem dados ou pode indicar bibliografia sobre as velhas casas nobres de Campelo e dos arredores, nomeadamente Ingilde e Gosende.
Em concreto, gostava de saber o que é o "Passo de Campelo" referido por Felgueiras Gaio para os Barbosas que se uniram aos Queiroz Monteiro. Trata-se do nome de um lugar ou alude mesmo a um paço em Campelo? Nesta segunda hipótese, ainda existe o paço? A quem pertenceu depois do século XVIII? Tem algum ligação com a Comenda de Campelo?
Relativamente a Ungilde, que casas importantes ali existiram nos séculos XVII e XVIII?
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153501 | nmadureira | 23 abr 2007 23:00 | Em resposta a: #153492

Caro Francisco Queiroz,

A Torre de Campelo, solar dos Cabrais de Baião, datado do século XV, foi expropriada e demolida em 1927 pela Comissão Administrativa da Câmara Muncipal de Baião. O capítulo L das "Casas de Baião", de Álvaro de Azeredo (Tipografia Porto Médico, Lda., 1938) refere-se a esta casa, bem como aos seus possuidores.

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153660 | Francisco Queiroz | 24 abr 2007 22:05 | Em resposta a: #153501

Muito Obrigado. Haverá mais algum livro que aborde, directa ou indirectamente as casas dessa região? Algum confrade poderá acrescentar elementos sobre as casas que tenham ligação aos Queirozes?
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153690 | rijo | 25 abr 2007 00:03 | Em resposta a: #153660

Caro Francisco Queiroz

Como referiu o Nuno Madureira, o livro "Casas de Baião", de Álvaro de Azeredo aborda quase todas as casas do Concelho. É um livro raro (apenas 200 exemplares) mas encontra-se (fotocopiado) na biblioteca de Baião.
Penso que a Torre de Campelo pertencia aos Ferreira Cabral Paes do Amaral da Casa de Penaventosa que descendem dos Barbosas que refere. Além desta, em Campelo e proximidades existem as casas do Arrabalde (dos Nogueira Rijo), de Pinheiro e de Freixieiro (dos Nogueira Cabral), de Chavães (dos Lobo d’Ávila); é do que me lembro no momento.
Também tenho ascendentes “Monteiro” de Campelo e de Soalhães mas ainda não desenvolvi os costados.

Melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153691 | nmadureira | 25 abr 2007 00:13 | Em resposta a: #153660

Caro Francisco Queiroz,

Do mesmo autor existe a obra "Azeredos de Mesão Frio - seus Ramos e Ligações".
NMB

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153732 | alvim | 25 abr 2007 14:16 | Em resposta a: #153691

Do mesmo autor, que por acaso é meu tio existe ainda a obra AZEVEDOS COUTINHOS de S. Martinho de Mouros, Porto, Edição do autor 1918.A tiragem foi de 100 exemplares e a título de curiosidade possuo o exemplar 10.

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153736 | alvim | 25 abr 2007 14:44 | Em resposta a: #153732

Sobre a Torre de Campelo sugiro que consulte o livro AZEREDOS DE MESÃO FRIO de Álvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo, Capítulo V, pág. 113 - FERREIRAS CABRAIS, da Casa de Penaventosa, em Campelo dos quais alguns deles foram Senhores da Torre de Campelo, como por exemplo:
1 - INÁCIO FERREIRA CABRAL 8º Senhor da Torre de Campelo
2 - DIOGO FERREIRA CABRAL 9.º Senhor

NOTA retirada do Livro Indicado
"Pela aliança de D. Ângela Barbosa Cabral com Brás Ferreira Campelo, senhor da Casa de Penaventosa fixou esta família a sua residência na dita casa de Penaventosa. A Torre de Campelo, solar dos Cabrais de Baião, assim abandonada, foi-se arruinando, até que no séc. XVIII, em vida de António Ferreira Cabral Paes do Amaral, 10º Senhor da dita Torre, passou ela, ao que parece, por troca para a família Camelo Alcoforado que possuia outras propriedades contíguas. Por morte de Luís Pinto de Sousa Pereira de Meneses, senhor da Casa de Cutelo, em Freigil, Resende, último representante daquela família, parte dos seus bens passaram, por disposição testamentária, para D. Rita Cândida de Albergaria Pereira, de Lamego. Foi esta senhora que, por escritura de 31/3/1883 vendeu a quinta de Cima de Rua, em que se compreendiam as ruinas da Torre de Campelo, a António Ferreira Cabral Paes do Amaral, neto daquele que a tinha alienado. Desta forma é que voltou o referido solar à posse directa do representante do seu fundados. De referir que a Família Paes do Amaral é senhora da Casa de Agrelos, em Santa Cruz do Douro que lhe foi parar por doação de pessoa estranha à família.
Com os melhores cumprimentos
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

Loivos do Monte

#153747 | jaboo | 25 abr 2007 16:43 | Em resposta a: #153736

Caro Leite Pereira (alvim),

Deixei há já algum tempo esta mensagem aos confrades "Orlando Varejão" e "Henrique de Brito e Faro" mas não tive resposta deles. Por isso talvez possa ajudar-me.
Andei recentemente a investigar o meu ramo Pereira, de Loivos do Monte (séc. XVI-XVIII) e encontrei novas ligaçoes com várias familias do concelho incluindo Nogueiras, Ribeiros, Sás etc ...
Reparei aqui na base do Genea que Dr. Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo tinha uma costela "Pereira" em Loivos do Monte. Como não tenho fácil acesso às obras dele (vivo nos USA), será que me pode dizer se esse ramo "Pereira" vem desenvolvido nas várias obras citadas nesse topico? Ou se, por acaso, tem mais informaçoes sobre as seguintes familias de Loivos do Monte e S. João de Gestaçô : Nogueira, Ribeiro, Sá, Pereira, Gonçalves.

Desde já um grande bem-haja pela atenção e por qualquer ajuda que puder dar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Loivos do Monte

#153749 | alvim | 25 abr 2007 17:06 | Em resposta a: #153747

Caro João Brás

Daquilo que consegui encontrar há uma ligação com PEREIRAS DE VASCONCELOS, da Casa do Cabo, no Marco de Canaveses (Condes de Leiria)
Com os melhores cumprimentos
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#153767 | small | 25 abr 2007 19:40 | Em resposta a: #153660

Caro Francisco Queiroz
"Os meus Costados" de Francisco Carlos de Azeredo Pinto Melo e Leme, aborda tambem casas de Baião, diz o autor...são como que um complemento dos trabalhos daqueles que me antecederam no estudo da Família e não puderam continuá-los...."A Genealogia dos Cabrais de Baião" e "Azeredos de Mesão Frio".
Disponha
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Loivos do Monte

#153804 | jaboo | 26 abr 2007 02:58 | Em resposta a: #153749

Caro Sr Leite Pereira,

Obrigado pela resposta embora eu não tenha nenhuma ligação com esses Pereiras de Vasconcelos de Canaveses. Os meus eram todos de Loivos do Monte e arredores. O antepassado Pereira mais remoto que encontrei em Loivos foi:

João Pereira, b.27.2.1611 (falecido a 3.2.1659) filho de Domingos André, do Casal de Arão (+24.12.1653) e sua mulher (casados a 29.5.1605) Domingas João, do lugar de Paradinhas (+24.9.1650); neto paterno de André Gonçalves (+1610) e sua mulher Catarina Gonçalves (+29.10.1640), todos de Loivos do Monte.

Tenho outros ramos "Pereiras" em Loivos do Monte. Houve de facto ai muitos. O meu interesse era ver se os meus Pereiras entroncavam nos Pereiras do Dr. Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo que aparecem no livro "Os meus Costados" segundo o Genea (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=40962 e http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=40952). Será que a ascendência dessas 2 pessoas aparece desenvolvida nesse tal livro?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Loivos do Monte

#153823 | alvim | 26 abr 2007 11:15 | Em resposta a: #153804

Caro Senhor João Brás

Consultei "Os Meus Costados" e nada encontrei. Lamento não o poder ajudar.
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#154094 | Francisco Queiroz | 27 abr 2007 21:12 | Em resposta a: #153691

Caro Nuno Barbosa de Madureira
Obrigado pela referência. Logo que possa, vou verificar se esses livros existem na BPMP, que é aquela biblioteca que me dá mais jeito consultar (na Porbase, o livro sobre as casas de Baião só consta na BN, mas há muito livro na BPMP que não está na Porbase).
Se é dos Barbosas e Madureiras de Baião, creio que somos ainda ligeiramente aparentados. Tem alguma coisa sobre Queirozes de Baião nos seus dados que possa partilhar comigo (para além do que existe em Felgueiras Gaio)?
Pode também contactar-me directamente, se preferir.
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#154096 | Francisco Queiroz | 27 abr 2007 21:15 | Em resposta a: #153690

Caro Luís Alves
O meu interesse em Campelo deriva do que afirma Felgueiras Gaio:

Título de Barbosas, § 16 e 17
"N 26 JOANA Barbosa CABRAL filha de Francisco Barbosa N 25 do § 13 casou com Francisco de Queiroz de Miranda, e outros dizem se apelidava Francisco de Queiroz de Madureira, e não Miranda filho de Domingos de Miranda, ou de Madureira, e sua mulher Isabel de Queiroz moradores no Passo de Campelo, o dito Domingos era descendente de Gonçalo Madureira Comendatário de Campelo no § 23 N 28 título de Madureiras § 4 N 5 =
Sebastião Barbosa de Queiroz
Maria Barbosa § 19
Angela - e Maria freiras em S. Clara de Amarante
Ursula de Queiroz mulher de João Barba de Madureira no § 23 N 29
Diogo Barbosa de Madureira § ...
Joana Barbosa § 17

N 27 JOANA Barbosa filha de Joana Barbosa N 26 do § 16 casou com António de Queiroz Monteiro filho de Diogo Afonso de Ungilde e de sua mulher Maria de Queiroz filha de Brás Monteiro de Ungilde
Manuel de Queiroz Monteiro
Fr. Miguel da ordem de S. Francisco = O P.de António Sacerdote
Maria Barbosa s.g.
Joana Barbosa mulher de seu primo Manuel Barbosa no § 15 N 28 onde corre
Clara Barbosa § 93"

Estes Barbosas que que uniram aos Queiroz Monteiro eram parente dos Barbosas da Torre de Penaventosa, mas Felgueiras Gaio não mistura a Torre de Penaventosa com o "Passo de Campelo", de onde provinha Francisco de Queiroz de Madureira (ou Francisco de Queiroz de Miranda), como está dito acima. Eram, afinal, duas casas ou não? É a história desta casa dos Queirozes ou dos Madureiras que me interessa mais, para além de uma eventual casa em Ingilde dos Monteiros e outra dos Queirozes em Gosende, que parece ter seguido na família Queiroz Monteiro até pelo menos o século XIX. São certamente meus antepassados, mas ainda não consegui fazer a ligação. Os Monteiros que tem nos seus constados serão por acaso de Ingilde, Campelo ou Gosende?
Pode também contactar-me directamente, se preferir.
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#167798 | FraQueiroz | 19 set 2007 15:51 | Em resposta a: #153690

Caro Luís Alves
O livro "Casas de Baião", de Álvaro de Azeredo, supostamente aborda todas as casas do concelho situadas em certas freguesias, como Campelo e Gove (abrangendo, pois, Ingilde e Gosende). Porém, não se refere ao Paço de Gosende (talvez porque já não existia na altura?).
Veja-se o meu tópico " FAMÍLIA SOTTOMAYOR (SANTA CRUZ DO DOURO)"
Por outro lado, quanto à genealogia, esse livro apenas esclareceu alguns detalhes sobre os Barbosas. Quanto aos Queiroz Monteiro de Ingilde e Gosende, continuo com as mesmas dúvidas. Senão vejamos:
Felgueiras Gaio refere-se a Francisco de Queiroz, marido de Joana Barbosa Cabral (irmã de Gaspar de Barbosa Cabral, 5º Senhor da Torre de Campelo e filha de Francisco de Barbosa Cabral, instituidor do vínculo de Nossa Senhora da Ajuda). O casamento de Francisco de Queiroz com Joana Barbosa Cabral é a ligação dos meus prováveis ascendentes aos Barbosas Cabrais de Campelo (embora tenha havido outra ligação duas gerações mais à frente, pois a dita Joana Barbosa Cabral era tia-avó de Catarina Barbosa e avó de Manuel de Queiroz Monteiro, os quais casaram).
O problema está no seguinte:
a) Os pais de Francisco de Queiroz, marido de Joana Barbosa Cabral.
Felgueiras Gaio não se decidiu e afirmou em três títulos diferentes que eram Domingos de Madureira, Domingos de Miranda ou Domingos Moreira de Queiroz. Quanto à mãe de Francisco de Queiroz, seria uma Isabel Queiroz, sobre quem não apresenta mais dados.

b) Francisco de Queiroz e Joana Barbosa Cabral tiveram vários filhos, nomeadamente Joana Barbosa, que foi quem se ligou aos Queiroz Monteiro de Ingilde, pois casou com António de Queiroz Monteiro, filho de Diogo Afonso, de Ingilde e de Maria de Queiroz ou Francisca de Queiroz. Porém, não fica claro quem era o pai deste Diogo Afonso. Por outro lado, a sua mulher Maria ou Francisca de Queiroz, era filha de um Brás Monteiro, de Ingilde, a quem Felgueiras Gaio também chama Brás Monteiro de Queiroz. Será que este Brás Monteiro era o marido de Isabel Pinto da Fonseca, irmã do Senhor do Paço e Honra de Gosende? E quem eram os pais de Brás Monteiro, tendo em conta que a sua filha usou o apelido Queiroz? Seria um tal Domingos Dias, lavrador abastado de Ingilde, que casou com Cecília Monteiro, filha do Abade de Loivos Belchior Rodrigues Monteiro e neta de João Monteiro e de Catarina Queiroz (filha de Amador de Queiroz)? Mesmo que se prove a filiação de Brás Monteiro, Felgueiras Gaio refere-se a mais do que um João Monteiro casado com uma Catarina Queiroz e existiram também vários Amador de Queiroz, com filhas ou irmãs de nome Catarina...
São perguntas que deixo aqui, para quem puder e quiser responder ou tentar responder, agradecendo desde já qualquer achega.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#222699 | jaboo | 03 mar 2009 07:02 | Em resposta a: #167798

Caro Francisco Queiroz,

Não sei se estarão ligados aos seus mas deixo aqui. Pode ser que ajude nas suas pesquisas.

Baptismo em Loivos do Monte, Baião

Aos 16/6/1890 nasceu Antonio filho de Bernardo Victorino de Queiroz natural de Vila Marim, Mesão Frio e D. Ana Barbosa da Conceição Queiroz de Loivos do Monte, neto paterno de Antonio Victorino de Queiroz e D.Sofia Augusta Mendes de Queiroz, neto materno de Francisco Teixeira e Maria Barbosa da Conceição. Padrinhos os avos paternos.

Este casal baptizou outros filhos.

Aparecem em Loivos do Monte varios "Teixeiras Barbosas Cabrais" como padrinhos de baptismo.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#222708 | FraQueiroz | 03 mar 2009 12:23 | Em resposta a: #222699

Muito obrigado por mais esse seu contributo. Aparentemente, não há uma relação directa, mas pode vir a esclarecer mais adiante alguma ligação. Ando um pouco arredado do fórum por motivos profissionais e espero voltar em breve com maior intervenção.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#297245 | Casa de Penaventosa | 15 fev 2012 12:54 | Em resposta a: #153492

Boa tarde. Algum dos participantes neste forum poderá me indicar bibliografia e informação da Casa de Penaventosa, Campelo,Baião? ou contacto dos donos desta Casa? Estou a realizar um trabalho a nível de ensino superior sobre projecto e conservação de sítios e jardins históricos,e neste momento encontro-me em fase de recolha de informação. Toda a informação sobre a Casa de Penaventosa é bem -vinda, desde os antigos proprietários aos recentes.
Obrigada. Contacto: embuscadarte@ hotmail (ponto ) com

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#297338 | rijo | 16 fev 2012 13:45 | Em resposta a: #297245

Boa tarde,

A Casa de Penaventosa encontra-se inventariada no sitio “Arte Paisagista no Norte de Portugal” desenvolvido pela UTAD, pode encontar aqui muita informação:
http://www.jb.utad.pt/arqpais/consreg2.asp?ID=149

Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#297381 | vbriteiros | 16 fev 2012 22:30 | Em resposta a: #297245

Terá toda a informação nas obras : " Casas de Baião" de Álvaro de Azeredo, pgs.197 e " Nobres Casas de Portugal" de António Lambert Pereira da Silva, pgs.181. Para um estudo mais completo aconselho uma visita à Casa, salões e jardins , que poderá solicitar escrevendo para lá. Vale a pena!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#297424 | Casa de Penaventosa | 17 fev 2012 13:42 | Em resposta a: #297338

Obrigada... Já tinha acesso a essa informação pois foi por ai que cheguei á escolha da casa para elaborar o trabalho académico :)
Neste momento precisava de um contacto directo com os proprietários para ser possível ir visitar o local.
Com os melhores cumprimentos
Maria Gouveia

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#297427 | Casa de Penaventosa | 17 fev 2012 13:48 | Em resposta a: #297381

Muito obrigada pela ajuda.
Neste momento precisava de um contato mais direto com a casa. Escrever para lá demoraria tempo.. um e-mail, um contacto telefónico seria o ideal.
Cumprimentos
Maria Gouveia

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#297513 | joaquim cabral | 18 fev 2012 13:08 | Em resposta a: #297427

Cara Maria Gouveia

A Casa de Penaventosa é propriedade de Dr. Alexandre Cabral Campelo.Se fôr à lista telefónica encontrará o contacto e tenho a certeza que será muito bem recebida pelos meus Tios.

Atentamente

Joaquim Freire Ferreira Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#314426 | coutinhoea | 29 set 2012 00:40 | Em resposta a: #297513

Boa noite.

Procuro o rasto de uma família Damas que, supostamente de origem estrangeira, tem presença em Baião no séx. XIX.

Se alguém tiver informação agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#314427 | coutinhoea | 29 set 2012 00:40 | Em resposta a: #314426

Século: peço desculpa pela gralha.

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#314445 | MJNFVC | 29 set 2012 10:19 | Em resposta a: #153492

Caro Confrade:

Com cumprimentos, se ainda o não conhece, sugiro a consulta deste livro: "Descendências e Origens, Genealogias de Baião, Bemviver-Marco de Canaveses e Penafiel (Sécs.XVI a XX)" por Luis Bernardo Carneiro Pinto, edição de Associação Portuguesa de Genealogia (Lisboa 2006). Talvez contenha dados de interesse.

Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Baião

#314591 | Francisco Queiroz | 01 out 2012 01:47 | Em resposta a: #314445

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#360741 | MFCABRAL | 24 ago 2015 19:27 | Em resposta a: #222699

A Maria Barbosa da Conceição era minha trisavó. Os filhos eram todos Barbosa Cabral e no baptizado dos netos é identificada como Maria Barbosa da Conceição. Era filha de mãe solteira, mas mais tarde é identificada como filha de Manuel Barbosa Cabral, pelo admito que tenha sido perfilhada ou legitimada.

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#387676 | Conde | 20 dez 2017 19:53 | Em resposta a: #314591

O processo do FSO Manuel Borges Lousada tem interessantes achegas para os Monteiros de Ingilde pelo lado da mulher.

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#417368 | antonio pedro | 26 ago 2019 22:03 | Em resposta a: #153749

Muito boa noite Exmo Senhor João Brás. Tenho um 6º avô de nome Tomás Felix Pereira de Vasconcelos, que foi casado com D. Clara Maria de Barbosa que penso estar ligado a essa Casa do Cabo, em Várzea de Ovelha portanto Marco de Canavezes. Esses meus 6ºs avós eram descendentes de D Ana Carolina Loureiro de Mesquita Pimental da casa da Bogalheira ( vem na excelente colleção Carvalho Basto )
O que simplesmente pretendo é saber qual o elo de ligação para a Casa do Cabo, ou seja saber qual as pessoas da casa do Cabo que estão ligados a esses meus 6ºs avós. Muito borigado e aguardo sua missiva. Cumprimentos cordeais.

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#417378 | jaboo | 27 ago 2019 05:27 | Em resposta a: #417368

Caro Sr Antonio Pedro, penso que enviou-me a sua mensagem por erro pois eu nada sei sobre eassas casas de que me fala. Talvez o confrade "alvim" tenha algo a adiantar.
Cumprimentos,
João Bráz

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#417456 | Joao Amaral | 29 ago 2019 01:13 | Em resposta a: #153492

Boa noite,

Será que alguém me pode dar uma pista sobre a casa ou casas, no concelho de Baião, da mãe do Visconde de Vila Moura, Bento de Oliveira?
Dos vários artigos que já li surgem os nomes de Casa da Eira e/ou Casa de Porto Manso. Não sei se se trata da mesma casa, nomeada das duas maneiras, ou se de duas casas distintas uma da outra. Recebeu-as pela mãe, Maria Cândida de Oliveira e Castro.

Gostaria, também, de saber como encontrar estas casas. Nem que seja para dar uma vista por fora.
Ascendência desta senhora, mãe de Bento de Oliveira, também tinha muito gosto em saber. Creio que é minha ascendência, também. Não por via desta senhora, mas por um irmão.
Desde já agradeço qualquer informação.

Melhores cumprimentos

João Amaral

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#417514 | Samuel C O Castro | 30 ago 2019 16:26 | Em resposta a: #417456

Prezado João Amaral,

Não tenho respostas para suas dúvidas, mas tenho uma anotação de pendência que talvez possa lhe ajudar.

"D. Miguel Nicolau de Sotomayor e Ávila - N-13.1.1868 - Sr. da Casa da Lage, Santa Leocádia, Baião. Formado em Direito.
Esposa: Elisa de Oliveira e Castro Cardoso - N-24.6.1882 - F-17.1.1942 - GP 11893 - Primos ? (Filha de Alexandre Vicente Rodrigues Cardoso e de Maria Cândida de Oliveira e Castro, N-1857,Porto Manso, F-2.6.1917, Porto Manso, Sra. da Casa de Porto Manso, neta de Bento Pinto de Oliveira e Castro e de Margarida Augusta Barbosa, bisneta Teresa de Castro e Alexandre Pinto de Oliveira)"

Também tenho interesse na ascendência da citada Teresa de Castro, se por acaso você ou algum colega souber e puder disponibilizar, agradeço.

Fico a disposição. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#417667 | Joao Amaral | 04 set 2019 16:03 | Em resposta a: #417514

Caro Samuel de Castro,

Obrigado pela sua resposta e palavras. Gostei do "tom de abertura" - "não tenho respostas para as suas dúvidas". Por vezes é mesmo isto que acontece. Com dedicação e paciência e um pouco de sorte, havemos de chegar a Teresa de Castro.

Esta senhora que menciona, Elisa de Oliveira e Castro Cardoso é irmã do visconde de Vila Moura, de seu nome, Bento Oliveira Cardoso e Castro Guedes de Carvalho Lobo. É como o nome aparece aqui no Geneall.

O meu bisavô chamava-se, António Pinto de Oliveira Júnior. Nasceu em Baião, Santa Leocádia, 1871.
Seu pai foi, António Pinto de Oliveira, nasceu na Pala, freguesia de Ribadouro, Baião.
Seu avô foi, José Pinto de Oliveira e sua avó, Margarida Barbosa...

A avó materna de Cândida e Bento, parece ser a avó paterna do meu bisavô.
Os avôs, têm os mesmos apelidos, Pinto de Oliveira. Bento, no caso "deles". José, o do meu bisavô.
Será que se trata do mesmo avô? Registado de forma diferente. Parece que os nomes nem sempre eram escritos da mesma maneira. Primos, eram, com certeza.

Tenho uma tia desse lado da família, com 93 anos. Conheceu duas tias, irmãs do avô dela, meu bisavô. Chamavam-se, Maria e Quitéria. Parece que não casaram. Tem uma vaga ideia de uma tia Cândida, possivelmente a mãe de Elisa e Bento. Portanto, tia-avó desta minha tia e de meu pai.
Quanto ao resto e mais para trás, diz que não sabe mais nada. Nem lhe interessa, já passou. O que lhe interessa é o presente. Achei uma resposta admirável. Estou entregue a mim próprio.

Um abraço

João Amaral

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#418062 | Vasco Briteiros | 17 set 2019 01:51 | Em resposta a: #417514

Caro Samuel de Castro,
Passei por aqui , dado o tema " Casas de Baião" ser do meu agrado.
Recordo que pesquisava há uns anos atrás os Castros de Viana e eu investigava os Barbosas de Braga.
Votos de boa saúde.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#418124 | Samuel C O Castro | 18 set 2019 22:53 | Em resposta a: #418062

Prezado Vasco Briteiros,

Muito obrigado pelo contato. Fico muito feliz por saber que continuas ativo nas pesquisas.

Eu continuo pesquisando os Castros a nível mundial, procurando entroncar centenas de ramos que estavam desunidos, tenho tido considerável aproveitamento. Deste apelido, se precisares de alguma informações que eu possa contribuir, estarei sempre à disposição.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#418127 | Vasco Briteiros | 19 set 2019 00:25 | Em resposta a: #418124

Caro Samuel de Castro,
Foi um prazer receber notícias daí. Ainda vivemos.
Já foi no longínquo ano de 2004 que me enviaste os dados genealógicos do meu primo João Francisco Barbosa. Ele depois veio cá visitar-nos com a Heloísa e uma filha, ficando cá uma semana e seguindo depois para Londres. Mantivemos uma correspondência contínua até que ele faleceu em 2015.
Outros primos Barbosa têm vindo cá.
Tenho aqui um manuscrito sobre Castros,que vou tentar enviar-lhe cópia.
Grande abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#418234 | Samuel C O Castro | 24 set 2019 00:07 | Em resposta a: #418127

Prezado Vasco,

É com satisfação que recebo suas boas novas e notícias da ida do Dr. João Francisco Guerreiro de Castro Monteiro Barbosa aí em sua casa.

Poderás enviar o manuscrito dos Castros para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br ou genealogia.castro arroba gmai.com

Continuo sempre à disposição. Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#418235 | Samuel C O Castro | 24 set 2019 00:08 | Em resposta a: #418234

Vasco,

Corrigindo meu último e-mail para genealogia.castro arroba gmail.com

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#418299 | Vasco Briteiros | 26 set 2019 23:40 | Em resposta a: #418235

ok. vou enviar mensagem.
Vasco

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#448523 | nresende | 27 jun 2023 09:31 | Em resposta a: #417667

Caro João Amaral
Já conseguiu situar genealogicamente a Margarida Augusta Barbosa de Oliveira (segundo o geneall nascida em 1858 - mas sem registos paroquiais de Ancede para este ano) avá materna do Visconde de Vila Moura?
Obrigado, desde já

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#448587 | Joao Amaral | 29 jun 2023 01:43 | Em resposta a: #448523

Caro Nuno Resende,

Não soube mais nada desta ilustre desconhecida...
Alguém me disse, em tempos, que esta senhora foi mãe solteira.
Terá casado posteriormente?
Penso que seja minha antepassada, não tenho a certeza.

Cordialmente

João Amaral

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#448823 | nresende | 07 jul 2023 19:29 | Em resposta a: #448587

Caro João Amaral
Foi mãe, solteira, sim. O Doutor Bento Pinto de Oliveira Castro de quem tem Maria Cândida, morre, em 1891, com 66 anos, no estado de solteiro.
Mas não encontro nem o nascimento, nem o óbito da dita Margarida Augusta.

Cumprimentos,

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Baião

#448878 | alvim | 10 jul 2023 14:01 | Em resposta a: #153732

Por curiosidade o exemplar,ar que possuo é o 10 com dedicatória. O autor era meu tio. É estranho haver 2 exemplares com o mesmo número!.Com os melhores cumprimentos

Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 05:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen