Casas e Solares de Sedielos (Régua)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casas e Solares de Sedielos (Régua)

#153661 | Francisco Queiroz | 24 abr 2007 22:09

Gostaria de saber se algum confrade tem dados ou pode indicar bibliografia sobre as velhas casas nobres de Sedielos.
Tenho referências às seguintes casas:
Quinta de Cima de Vila (dos Guedes)
Casa de Cermenhe
Casa de Matos
Houve mais?
Interessam-me somente as grandes famílias rurais, nos séculos XVIII e XVII, especialmente se tiverem ligação a Queirozes.
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Sedielos (Régua)

#311993 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 17:50 | Em resposta a: #153661

Caros confrades
Passados 5 anos, posso já ser mais explícito quanto ao meu apelo.
Tenho antepassados directos em Sedielos, sobre os quais nada sei, excepto que viviam no Outeiro do Carvalho, no ínicio do século XVIII.
Aqui estão os dados:

Ana, minha remota avó (que depois casa em Campelo - Baião, com um Queiroz Monteiro), nasceu em 24 de Outubro de 1716, em Sedielos, sendo filha de João Teixeira e de sua mulher, Catarina Pereira, do Lugar do Outeiro do Carvalho. Padrinhos: o Padre José Pereira do Vale e Bernarda de Mesquita, solteira, ambos do Carvalho, dessa freguesia. Testemunhas: Luís de Basto e Manuel de Basto, das Macieiras.
Alguém tem dados sobre esta gente?
Estive em Sedielos, pela primeira vez, há uma semana. Ninguém reconhece o Lugar do Outeiro do Carvalho. Apenas o do Outeiro e o o Carvalho, em sítios distintos. Portanto, eu suponho que eles fossem de um sítio alto no Lugar do Carvalho. Talvez junto à capela desse lugar? Alguém pode ajudar?
Obrigado.

franciscoqueiroz[arroba]sapo[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Sedielos (Régua)

#311994 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 17:52 | Em resposta a: #311993

Ah! E interessa-me a origem dos Queirozes em Sedielos, porque suspeito que pode estar aí a chave para perceber porque a minha remota avó foi casar com um Queiroz num concelho diferente.

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Sedielos (Régua)

#312112 | filipaacm | 18 ago 2012 01:45 | Em resposta a: #311993

Boa Noite,

Reparei que fala aqui de uma localidade perto da localidade de onde os meus avós são originários, mais os seus antepassados. Falo da freguesia de Oliveira, conselho de Mesão Frio. E nessa freguesia havia Teixeiras, Corrêas, Carvalhos que são meus familiares. Mas pelas datas que apresenta, no caso de estarem relacionados, devem ser descendentes. A minha bisavó chamava-se Maria Teixeira de Carvalho e era filha de Manuel Teixeira e Preciosa Alves de Carvalho, infelizmente são os únicos dados que tenho sobre eles, mas como estou a tentar saber mais sobre a minha família, no caso de ter mais dados venho aqui comunicar-lhe pois podem vir a ser-lhe úteis.


Filipa Machado

Resposta

Link directo:

RE: Casas e Solares de Sedielos (Régua)

#312202 | Francisco Queiroz | 20 ago 2012 16:14 | Em resposta a: #312112

Obrigado, cara Filipa Machado. Acho muito remota a hipótese de haver parentesco.
F.

Resposta

Link directo:

Casas e Solares de Sedielos (Régua)

#436422 | GoldenDays | 19 set 2021 17:19 | Em resposta a: #311994

Caro Francisco Queiroz,

Sobre esta sua antiga mensagem encontrei na minha base de dados o seu apelido "Queiroz" nos meus remotos parentes de Sedielos:

- JOÃO REBELO cc ANA DE QUEIRÓS, do lugar do Carvalho. Tiveram a:
- ISABEL DE QUEIRÓS, nascida cerca de 1665 e falecida em 1730-08-23 naquele lugar. Casou com MARCELINO GUEDES em 1680-12-21. Este era filho de GONÇALO GUEDES e DOMINGAS REBELO, ambos do lugar das Assoreiras. Isabel + Marcelino tiveram a:
- JOSÉ DE QUEIRÓS, do lugar do Carvalho, que cc MARIA PINTO em data indeterminada e que tiveram a outra MARIA PINTO que casou em 1764-07-17 com MANUEL DA ROCHA, do lugar do Outeiro do Carvalho, meu 6º tio-avô cuja ascendência conheço.

É tudo o que tenho sobre o apelido que procurou em Sedielos.

Espero que a informação lhe possa ser de alguma utilidade.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen