Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Pessoas | Famílias

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#154110 | luizsillos | 27 abr 2007 22:36

Caros Confrades,

Procuro informações sobre a Casa (quinta) da Balouta Pequena, situada na freguesia de São Tiago de Gagos, em Celorico de Basto, cuja minha antepassada Margarida Martins, já falecida em 1609, era proveniente.

Como pesquisei os registos paroquiais de Gagos, que começam em 1565, não consegui qualquer indicação sobre a ligação de Margarida Martins com os senhores dessa quinta.

Alguém saberia qual é essa ligação ou ainda, quais são os senhores dessa quinta mais antigos?

Felgueiras Gayo começa esta Casa no casal Fernão Martins de Azevedo e Ana Machado. Alguém teria outras informações?

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#154438 | Francisco Póvoas | 30 abr 2007 16:03 | Em resposta a: #154110

Ex.mo Senhor,

Sempre ouvi dizer (e consta da descendência portuguesa d'el-Rei D. João II) que minha bisavó Cândida Guilhermina de Quillinan da Silva Machado (Póvoas pelo casamento, aqui na BD do GENEA) descendia dessa Casa, mas desconheço como. Sei que existia uma pedra de armas: escudo esquartelado de Sousa, Machado, Bacelar e Abreu.

Será que tem alguma informação sobre os possuídores dessa Casa/quinta nos sécs. XVIII e XIX?

Cordiais cumprimentos,

Francisco Póvoas

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#154446 | luizsillos | 30 abr 2007 17:42 | Em resposta a: #154438

Caro Francisco Póvoas,

Infelizmente não posso te ajudar! Pesquisei a Casa de Baloutas entre os anos de 1565 a 1658 aproximadamente. Posteriormente a esta data, só o que consta no Felgueiras Gayo.

Abraços,
Liz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#154507 | aeiou2 | 01 mai 2007 06:56 | Em resposta a: #154438

Ex.mo Senhor,

Eu tenho a ascendência de D.Cândida Guilhermina de Quillinan da Silva Machado e faz referência à Casa Balouta.
Se quizer posso enviar-lhe, o que tenho pelo Paulo.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#154554 | luizsillos | 01 mai 2007 15:26 | Em resposta a: #154507

Ex.ma Senhora,

Ficaria muito feliz! Chamou-me a atenção o sobrenome Silva, de D. Cândida, pois, meus antepassados, que eram da quinta de Surribas, em Vale de Bouro, consta serem descendentes da Quinta da Balouta.

Meu e-mail particular é familiasillos "arroba" gmail "ponto" com

Abraços,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#154594 | aeiou2 | 01 mai 2007 20:16 | Em resposta a: #154554

O seu endereço electrónico está correcto? veio devolvido o que lhe enviei.
Cump.ts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#155700 | erccer | 10 mai 2007 20:28 | Em resposta a: #154594

Sou também descendente dos Machados da Balouta. Encontrei uma referència a essa casa num diário de um tio-bisavò, Manoel Machado d’Andrade em 1867.

Gostaria de partilhar informações, eu só tenho dados mais recentes.

Obrigada,

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#155762 | aeiou2 | 11 mai 2007 07:53 | Em resposta a: #155700

Bom dia erccer,

O melhor é pedir o meu contacto ao Moderador para trocarmos informações, pois como há muitas "Mães" corremos o risco de ser "apagados".
Tenho alguma coisa antiga e outra moderna e tenho trocado informações, no meu endereço electrónico com o Sillos, e embora não estivesse nesta altura a procurar essas pessoas é sempre altura de as relembrarmos e prestarmos a devida homenagem e de entroncarmos com outros e sabermos mais da sua "estória" e vida terrena.
Só espero é que quando chegar"ao assento etéreo" não leve muita marretada de alguns ou algumas que acharam que não foram por mim devidamente peticionados para alguma honraria ou vaidade terrestre.
Abraços

Maria Oom Vale Henriques Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#186767 | aeiou2 | 01 mar 2008 18:25 | Em resposta a: #154438

Caro Francisco Póvoas,

Como o Paulo está longe,gostaria de ter o seu contacto, pois troquei várias mensagens com uma descendente da Ann Quillinan que casou com o Benjamim Fox e que talvez lhe interessem
Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#187008 | Francisco Póvoas | 05 mar 2008 03:06 | Em resposta a: #186767

Cara Maria Oom Oliveira Martins,

Muito obrigado pela sua mensagem e atenção.
Penso que o melhor era mesmo falar com o Paulo Duarte de Almeida. Como saberá, ele está a preparar um artigo sobre os Quillinan. Ele tem acesso mais ou menos fácil à net. Com certeza que as informações lhe interessarão bastante.
Eu não percebo nada de genealogia... espero pelo resultado final.

Cumprimentos,

Francisco Póvoas

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#187014 | aeiou2 | 05 mar 2008 08:11 | Em resposta a: #187008

Caro Francisco Póvoas,

Já enviei alguns documentos ao Paulo.
Cumprimentos
MAria

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#191361 | Mª fATIMA | 06 abr 2008 19:57 | Em resposta a: #155700

caro senhor
através de pesquisas que ando a fazer da casa da balouta verifiquei neste fórum que tal como eu efectuam pesquisas sobre a balouta. o motivo que me leva a pesquisar é pertencer a famila machado da referida balouta. tenho efectuado uma arvore genealógica com os poucos dados que tenho, que já vai no ano de 1746.
o que me leva a pesquisar, é não ter qualquer foto de nenhum familiar, inclusivé da minha mãe. pelo que vi o senhor tem um diário da familia machado que se calhar, poderá ter alguns dados que me possam ajudar.asim como eu poderei ter alguns dados que os posso disponibilizar.grata pela atenção, aguardo contacto
maria de fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#191365 | Mª fATIMA | 06 abr 2008 20:25 | Em resposta a: #154110

caro senhor
eu também me encontro a recolher dados sobre a casa da balouta, assim como da família machado, visto a minha mãe pertencer a essa mesma familia.
em virtude de ter poucos dados, assim como qualquer foto da minha familia, tem-me levado a fazer uma arvore genealógica, que ja se situa no ano de 1746.
de qualquer das formas, continuo a recolher mais alguns dados que me sejam importantes. dados esses que também lhe poderei fornecer, assim como, agradecia que qualquer dado importante me fosse igualmente fornecido. aguardo contacto
maria de fatima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191367 | luizsillos | 06 abr 2008 20:49 | Em resposta a: #191365

Cara senhora Maria de Fátima,

Infelizmente, não posso ajudá-la! Minha ligação com a Casa da Balouta, ocorre em data anterior a 1600, de modo que não sou a pessoa mais indicada para auxiliá-la.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191562 | Mª fATIMA | 07 abr 2008 22:23 | Em resposta a: #191367

mas o senhor poderia dar-me os dados que possui uma vez que me poderiam ser uteis. como ainda ando a investigar sobre o assunto, poderia associar os dados que possuo com os seus.uma vez que, toda a minha familia é dessa casa.eu tenho um documento que data do ano de 1746, documento esse, que é uma certidão de nascimento de uma neta do dono dessa casa.nesse documento vem mencionado o nome desse senhor.
neste caso, a minha árvore genealógica está em anos anteriores a 1746.
com novos dados eu poderei ajudá-lo a si e a mim.
os melhores cumprimentos...
obrigada
maria de fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#191697 | JAVSO | 08 abr 2008 22:10 | Em resposta a: #154110

Caro Luiz Gustavo

A família da casa da Balouta Pequena, em Gagos, Celorico de Basto, de que sou descendente pela família da casa de Fonte Coberta, em Molares, está estudada nos Carvalhos de Basto, vol. VII, p. 19 e segs..

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191715 | luizsillos | 08 abr 2008 23:11 | Em resposta a: #191697

Caro José Alfredo,

Minha ligação com a Casa da Balouta é muito remota, sendo anterior ao ano de 1600. Não sabia que no vol. VII, nas páginas cidadas, havia nformação sobre a respectiva casa, de forma que fiquei curioso em saber maiores detalhes. A referência que tenho, é vol. VI, pág. 439.

Quem pediu auxílio foi a senhora Maria de Fátima, será que o confrade pode auxiliá-la? É que, por ser minha ascendência a esta família, ser bem anterior ao período que ela está pesquisando, creio não ter muito o que contribuir.

Pergunto: Você descende da Casa de Surribas, em Vale de Bouro? Se sim, também sou descendente.

Melhores cumprimentos,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191870 | Mª fATIMA | 09 abr 2008 22:26 | Em resposta a: #191715

caro senhor
verifiquei que se preocupou com a minha pesquisa, pelo qual desde já agradeço. vou também enviar uma mensagem ao confrade josé alfredo, para ver se me poderá ajudar, assim como, se me podia mencionar qual o livro, que o senhor faz referencia, visto eu não ter conhecimento da sua existencia.
sem mais, mais uma vez lhe fico grata.
com os melhores cumprimentos ...
maria de fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#191871 | Mª fATIMA | 09 abr 2008 22:33 | Em resposta a: #191697

senhor josé alfredo
visto eu pertencer a familia da casa da balouta, já fiz bastantes pesquisas, assim como, uma árvore genealógica da família que reporta a anos anteriores a 1746.
o motivo da minha pesquisa, é não ter sequer uma foto da minha mãe, assim como, mais algumas informações que me poderiam ser úteis. tive igualmente conhecimento, através deste fórum da existencia de um livro no qual se faz referencia a casa da balouta. livro esse que gostaria de saber qual o seu título e aonde o poderia consultar. livro esse que certamente me poderia dar algumas informações que me poderia ser úteis.
sem mais agradeço a atenção dispendida, assim como se necessitar de alguns dados que possuo, estarei também disponivel para lhe fornecer.
muito atentamente...
maria de fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#191890 | JAVSO | 10 abr 2008 00:07 | Em resposta a: #191871

Cara Maria de Fátima

A obra de que se fala intitula-se "Carvalhos de Basto" e já tem 9 olumes publicados.

No VII, a fls. 19 e segs., refere a casa da Balouta Pequena.

Em meados do séc. XVI, Francisco Gonçalves, da Balouta, casou com Camila Carvalho da Cunha.

Este casal teve, pelo menos, um filho - Baltasar Carvalho da Cunha, nascido em Santiago de Gagos, onde faleceu a 8-2-1623. Foi senhor da casa da Balouta Pequena.

C. c. Beatriz Anes ou Gonçalves, de quem teve, pelo menos, três filhos.

Um destes, de nome Gaspar Carvalho da Cunha, c. c. Maria Gonçalves, de S. Clemente de Basto, foi o senhor da casa da Balouta Pequena. Tiveram 15 filhos, dos quais a 1ª (Ana Carvalho da Cunha) casou com o senhor da casa de Fonte Coberta, em Molares. Sendo eu descendente deste casal. Meu avô materno foi dono de Fonte Coberta.

Se me quiser dizer o que pretende, pode ser que lhe possa encontrar e transmitir.

A obra em questão poderá ser encontrada, em qualquer boa biblioteca, sendo certo que ainda se encontra em publicação.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191892 | JAVSO | 10 abr 2008 00:20 | Em resposta a: #191715

Caro Luiz

Confirmei a referência de que falei.

A minha ligação à casa da Balouta Pequena vem de Ana Carvalho da Cunha, b. a 13-8-1608, e, gagos, que casou para Fonte Coberta, c. Gonçalo Gonçalves.

Já enviei mensagem a Maria de Fátima.

Sei que tenho ascendência em Vale do Bouro, através da casa da Carvalheda, em Armil, Fafe - Soares Coelho de Castelo-Branco e Vasconcelos.

Só vendo melhor os elementos que possuo me seria possível responder mais correctamente, mas tenho dificuldade em aceder a todos.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191898 | luizsillos | 10 abr 2008 04:07 | Em resposta a: #191870

Cara Maria de Fátima,

Claro que me preocupei! É que realmente minhas pesquisas encerram bem antes que as suas. Tenho uma fim-de-linha, nascida por 1550 (mais ou menos) e que era membro da família dessa quinta. Em 1589, já era falecida, de modo a não dispor de mais nenhum dado, além dos constantes na obra Carvalho de Bastos.

Melhores cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191900 | luizsillos | 10 abr 2008 04:22 | Em resposta a: #191892

Caro José Alfredo,

Fiz a pergunta, porque, ao visitar a página que o confrade disponibilizou no Geneall, encontrei em sua ascendência o casal João Gonçalves, 1.º senhor de Surribas, Vale de Bouro e s. m. Margarida Martins, que também são meus ancestrais.

Abraços,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191939 | JAVSO | 10 abr 2008 12:18 | Em resposta a: #191900

Caro Luiz

Peço-lhe desculpa pela resposta imprecisa que lhe dei.

Confirmo que, sendo descendente do casal João Gonçalves e s. m. Margarida Martins, sou descendente, por minha Mãe, minha bisavó Maria Bárbara, seu pai Fernando de Castro Abreu Bacelar, da casa do Casal da Breia, em S. Nicolau, que também usou Fernando de Castro Abreu de Magalhães, todos descendentes de Clara de Abreu Bacelar, também, da casa de Surribas, em Vale do Bouro.
O que pode ser confirmado na BD do Genea e nas fontes que fui citando, embora de forma não exaustiva.

O meu esforço tem sido grande, pois que comecei a elaborar a "árvore" há poucos meses, os anos de idade já ultrapassaram os 60, o trabalho profissional é intenso e as questões levantadas pela morte de minha Mãe são mais complicadas do que o que supunha.
Assim, peço a sua compreensão para a forma pouco precisa da minha resposta, mas pensei que era preferível dar-lhe uma resposta do que nada lhe dizer.

Tenho tido, porém, um cuidado grande em só colocar no que transmito a público os dados que poderão ser verificados por todos, controlando-os previamente e só transcrevendo os de Autores que me ofereçam um mínimo de garantia.

Fico satisfeito por termos antepassados comuns. E é possível que não sejam só estes.

Um abraço,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#191946 | JAVSO | 10 abr 2008 12:42 | Em resposta a: #191900

Caro Luiz

No seguimento da minha mensagem anterior, completo com o seguinte:

Clara de Abreu Bacelar c. c. Gonçalo Ribeiro Falcão, sendo este, segundo Felgueiras Gaio, descendente do casal que me referiu - ver NFP, IX, p. 98 e segs. (ttº de Ribeiros).
Quanto ao mencionado casamento de Clara de Abreu Bacelar e descendência do casal, poderá, ainda, consultar no ADB, os Processos de Inquirição de Genere n.º 559 e 6033. Isto, além das referências feitas em "Carvalhos de Basto" (penso que pelo vol. III).

Um abraço,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#192051 | Mª fATIMA | 10 abr 2008 22:39 | Em resposta a: #191890

caro senhor josé alfredo soares de oliveira
antes de mais gostaria de lhe agradecer, pelo facto do senhor me ter facultado o nome do referido livro.
a minha arvore genealogica ja esta em anos anteriores a 1746.
em todas as certidões de nascimento dos meus antepassados tenho vindo a constatar que todos possuem o nome machado e todos eram moradores na referida casa da balouta, porém o senhor, pelo o que perceber, refere todos os moradores da casa da balouta com sobrenome carvalho da cunha.
o senhor poderia-me dizer se as pessoas que citou têm alguma ligação com os machado?
porque ao que pude apurar, os actuais donos da casa são os sottomayor correa, que são descendentes do barão de fermil, que era meu primo em 3º grau, e todos tinham o nome machado (os antepassados do barão).
não compreendo porque não são referidos como donos da casa da balouta, pessoas com sobrenome machado, uma vez que , em todas as certidões que possuo todos eram moradores na casa da balouta.
sem mais...
agradeço a atenção dispendida
com os melhores cumprimentos
maria de fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#192057 | JAVSO | 10 abr 2008 23:27 | Em resposta a: #192051

Cara Maria de Fátima

Seria bom que me dissesse os nomes dos seus antepassados mais recuados de que tem conhecimento.

Verifico que Matias de Carvalho da Cunha, nascido em 1661, c.c. Teodósia da Cunha Sotto-Mayor.
Deste casal nasceu, entre outros, Martinho de Carvalho da Cunha (b. a 17-11-1700), que casou com Esperança Luísa Rebelo da Maia, n. a 22-5-1706, filha de Gonçalo Rebelo e s. m. Margarida Ribeiro.

O Martinho e mulher tiveram, entre outros, Manuel José da Cunha Mourão Sotto-Mayor, que casou, a 11-7-1769, c. Senhorinha da Cunha Carvalho, n. a 27-11-1740, em Ribas.
Destes nasceu, além de outros, Martinho da Cunha Mourão Sotto-Mayor, n. a 30-11-1774, em Ribas, o qual c. c. Ana Margarida de Barros Machado de Araújo Castelo-Branco, filha de Francisco Vicente Machado de Barros e de s. m. Teodósia Madalena de Moura Peixoto.
E tiveram, além de outros, a Francisco da Cunha Mourão Sotto-Mayor, n. a 18-10-1878, em Ribas, tendo c. c. Maria José Bernardina de Moura Barbosa de Lima.
Tiveram, entre outros:
Paulo da Cunha Mourão Carvalho Sotto-Mayor, n. a 13-3-1841, que c. c. Florinda Rosa Alves de Freitas.
Destes nasceu, além de outro, Francisco da Cunha Mourão de Carvalho Sotto-Mayor, a 28-2-1888, que casou, a 20-1-1917, no Porto, c. Delminda de Sampaio Machado, n. a 22-7-1894, no Bonfim, Porto, falecida a 4-5-1974, filha do 1º Barão de Fermil, Manuel Guilherme Alves Machado de Andrade Bacelar, n. a 25-10-1873, em Veade.

Destes nasceram Fernanda Sampaio Machado Mourão de Carvalho Sotto-Mayor, que casou c. António Joaquim Correia, dando origem aos Sotto-Mayor Correia;
e Adélia Sampaio Machado Mourão de Carvalho Sotto-Mayor, que c. c. Carlos Sampaio Pinto de Lima, médico.

Como vê, há ligação entre os Carvalho e Cunha e os nomes que refere.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#192090 | luizsillos | 11 abr 2008 03:58 | Em resposta a: #191946

Caro José,

Domingas Ribeiro, mãe de Gonçalo Ribeiro Falcão, era prima de João Francisco da Silva, meu ancestral, sr. de Surribas. A mãe dela (Catarina Gonçalves) era irmã do pai dele (Francisco Gonçalves), ambos filhos de João Gonçalves e Margarida Martins.

Abraços,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#192126 | Mª fATIMA | 11 abr 2008 12:30 | Em resposta a: #192057

caro senhor josé alfredo soares de oliveira
aqui está a minha árvore genealógica (começarei com o nome da minha mãe)
delminda augusta pinto machado, nascida no dia 03/12/1898, na freguesia de britelo, tinha como pais josé de mello pereira pinto nascido em amarante, no ano de 1877, e rosina do carmo leite machado e mello, nascida em britelo, no dia 7/10/1879.
rosina tinha como pais manuel josé leite maciel, nascido em infesta, e thereza de jesus leite machado, nascida em gagos, em 1846.
thereza tinha como pais gervásio machado d´andrade e francisca rosa machado, moradores e sendo ele proprietário e natural da casa da balouta.
gervásio, era filho de manoel machado d´andrade abreu e de dona maria angélica de sousa vieira, neto paterno de thomaz machado d´abreu e de sebastiana teixeira, sendo ele natural da casa da balouta. thomaz machado d´abreu era filho de ignácio machado e de dona maria, sendo ele natural da casa da balouta.
agora, para poder andar mais para trás necessito de obter a certidão de casamento do ignácio e da maria, apenas sabendo que ele era da balouta ela do lugar......
da freguesia de sam clemente, e que tiveram uma neta em 1746.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#192251 | JAVSO | 12 abr 2008 15:31 | Em resposta a: #192090

Caro Luiz

No seguimento das buscas a que estou a proceder, concluí o seguinte, no ramo Portilho de Magalhães, da casa da Torre, S. Clemente de Basto:

José Portilho de Magalhães c.c. Maria Manuela da Silva de Abreu e Lima, filha de Fernando de Gouveia e de Jerónima Josefa de Abreu e Lima;
Fernando de Gouveia é descendente de Senhorinha Ribeiro Falcão, filha de Domingas Ribeira e seu marido;
esta é filha de Catarina Gonçalves e seu marido, sendo esta filha do casal João Gonçalves - Margarida Martins.

Daqui resulta que sou, ainda, descendente deste casal pela minha avó materna, Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite.

Um abraço,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#192255 | luizsillos | 12 abr 2008 16:09 | Em resposta a: #192251

Caro José Alfredo,

Caso desejar, tenho fotocópia do registo de casamento de Domingas Ribeiro com Geraldo Falcão, que poderei enviar por e-mail.

Um filho de Senhorinha Falcão, Pedro de Sousa Falcão, casou-se com Mariana de Sousa Pereira, dispensados do parentesco de 4.º para 3.º grau, sendo ela filha de João Francisco da Silva, senhor de Surribas, pois ambos tinham como antepassados comuns João Gonçalves e Margarida Martins.

Segundo informações passadas por Nuno Borges e depois confirmadas pelo sr. Castro Leal, sabe-se que Margarida Martins também era da Balouta, Gagos, porém, ainda está desentroncada.

Um abraço,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#192270 | JAVSO | 12 abr 2008 17:41 | Em resposta a: #192255

Caro Luiz

Mais uma vez lhe agradeço as informações dadas.

Fico-lhe muito grato se me enviar a fotocópia do registo de casamento de Domingas Ribeiro com Geraldo Falcão.
O meu e-mail é - javso46arrobagmailpontocom.

Tenho passado a minha tarde de sábado a dar ordem ao que tenho conseguido averiguar.

Um abraço,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#192551 | Mª fATIMA | 14 abr 2008 22:28 | Em resposta a: #191890

caro senhor josé alfredo soares de oliveira

conforme o senhor me indicou fui pesquisar o livro "carvalhos de basto", volume VII.
porém, e infelizmente a biblioteca municipal do porto não tem esse livro, e ate frisou que esse livro ja não existe.o livro que pude analisar foi "carvalhos de basto", volume V, mas nada encontrei sobre a casa da balouta.
o senhor não me poderia indicar o local onde posso consultar o referido livro.
sem mais......
com os melhores cumprimentos
maria de fatima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#197464 | erccer | 21 mai 2008 21:50 | Em resposta a: #191361

Cara Maria de Fátima,

Sugiro que peça o meu contacto ao Moderador para trocarmos informações. Temos realmente antepassados comuns.

Cumprimentos,

Erccer

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#201617 | Mª fATIMA | 26 jun 2008 11:34 | Em resposta a: #197464

caro erccer
desculpe so responder agora, mas há muito tempo que nao vinha aqui ao forum, de modo que não vi a sua mensagem.
como posso pedir o seu contacto ao moderador?nao sei como se faz.
agradecia que me dissesse como se faz para assim trocarmos informações.
sem mais... obrigado
com os melhores cumprimentos
maria de fatima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#201726 | erccer | 27 jun 2008 15:16 | Em resposta a: #201617

Maria de Fátima,

Pode contactar-me directamente para erc0cer@hotmail.com

Cumprimentos,
erccer

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#202302 | Mª fATIMA | 04 jul 2008 21:34 | Em resposta a: #201726

caro senhor
obrigado por me ter facultado o seu email para assim trocar informação mas não consigo aceder ao seu email.
será que me deu o seu mail bem?
aguardo resposta
com os melhores cumprimentos
maria de fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#202324 | erccer | 05 jul 2008 12:34 | Em resposta a: #202302

Cara Maria de Fátima,

Em princípio, basta clicar sobre o endereço e abre automaticamente uma janela de correio electrónico. Poderá então mandar-me uma mensagem.
Mas se preferir digitar o endereço a partir de uma mensagem nova, aqui vai em maiúsculas e com espaços para não haver erros: E R C 0(é um zero) C E R arroba hotmail ponto com.

Fico a aguardar o seu contacto,

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#203092 | Mª fATIMA | 13 jul 2008 15:54 | Em resposta a: #202324

caro senhor erccer
mas uma vez peço desculpa pela demora em responder a sua mensagem.
desde já, agradeço pelo facto de me ter explicado como fazer para mandar uma mensagem por correio electrónico, porém nestes últimos dias tenho vindo a tentar aceder-lhe, tal e qual como o senhor me explicou mas mais uma vez não o consigo fazer, talvez pelo facto de não estar habituada a trabalhar com computadores.
quero desde já sublinhar que estou bastante interessada em trocar informação consigo, até porque nos podemos ajudar mutuamente.como eu não consigo acede-lo atraves do correio electronico, eu poderia facultar-lhe a minha árvore genealógica através do forum, portanto a partir de uma mensagem semelhante a esta.
sem mais ..........
aguardo resposta
com os melhores cumprimentos
maria de fatima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#203114 | erccer | 13 jul 2008 21:05 | Em resposta a: #203092

Cara Maria de Fátima

Vou estar no Porto dentro em breve, poderá ligar-me para o "nove um sete seis dois zero nove sete oito" a partir de quarta-feira da próxima semana.

Temos certamente antepassados comuns, será interessante partilharmos os dados que temos.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#203147 | Mª fATIMA | 14 jul 2008 12:04 | Em resposta a: #203114

caro senhor erccer
aqui está a minha árvore genealógica (começarei com o nome da minha mãe)
delminda augusta pinto machado, nascida no dia 03/12/1898, na freguesia de britelo, tinha como pais josé de mello pereira pinto nascido em amarante, no ano de 1877, e rosina do carmo leite machado e mello, nascida em britelo, no dia 7/10/1879.
rosina tinha como pais manuel josé leite maciel, nascido em infesta, e thereza de jesus leite machado, nascida em gagos, em 1846.
thereza tinha como pais gervásio machado d´andrade e francisca rosa machado, moradores e sendo ele proprietário e natural da casa da balouta.
gervásio(17/08/1791) era filho de manoel machado d´andrade abreu e de dona maria angélica de sousa vieira, neto paterno de thomaz machado d´abreu e de sebastiana teixeira, sendo ele natural da casa da balouta. thomaz machado d´abreu era filho de ignácio machado e de dona maria, sendo ele natural da casa da balouta.
agora, para poder andar mais para trás necessito de obter a certidão de casamento do ignácio e da maria, apenas sabendo que ele era da balouta ela do lugar......
da freguesia de sam clemente, e que tiveram uma neta em 1746.como pode reparar o nome do qual o senhor faz referencia consta na minha arvore genealógica.
aguardo resposta
com os melhores cumprimentos
maria de fatima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Ba

#203271 | Mª fATIMA | 15 jul 2008 20:16 | Em resposta a: #203147

caro senhor erccer
espero que os dados que lhe forneci lhe tenham sido uteis para as suas pesquisas.
porem ao ver mensagens escritas por si no forum verifiquei que possui um diario do referido manoel machado d´andrade que data do ano de 1867, mas ao comparar com as datas que possuo verifiquei que o manoel machado d´andrade teve um filho em 1791 e portanto ele nasceu por volta do ano de 1760 julgo eu.
verifiquei também que me deu o seu contacto, o que desde já agradeço.
contactá-lo-ei dentro em breve, pois ainda ando a pesquisar mais dados que me sejam relevantes e depois fornece-los-ei ao senhor, se os pretender
sem mais....
com os melhores cumprimentos
aguardo resposta
maria de fatima

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237377 | CAPICUA | 25 ago 2009 17:52 | Em resposta a: #191890

Caro José Alfredo
Também eu sou descendente do casal Gonçalo Gonçalves e Ana Carvalho da Cunha por via de sua filha Isabel Carvalho da Cunha que casou com Francisco Martins da Casa do Muro. Por acaso terá elementos deste casal, especialmente do Francisco Martins?
Descendo depois pela filha Sebastiana Carvalho da Cunha que casou em 13.01.1715 com o Alferes João Alvares Coelho da Casa da Laje.
Tenho a descendência completa mas não tenho nada sobre o Francisco Martins nem sobre a Casa do Muro.´Será que tem algum elemento que me possa facultar?
Antecipadamente grata,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237402 | JAVSO | 25 ago 2009 21:58 | Em resposta a: #237377

Cara Ana

Fico satisfeito por este nosso relacionamento familiar.

Os únicos elementos que tenho relativamente ao que me refere são os constantes da obra os Carvalhos de Basto, onde se pode ler que Francisco Martins casou, a 17-1-1666, em Molares;
Isabel carvalho da Cunha foi bp. em Molares, a /-5-1644;
ele faleceu a 6-4-1703 e ela a 19-10-1707, em Ourilhe;
francisco Martins era filho de António Afonso, do Muro, e de sua mulher Isabel Martins;
António Afonso faleceu a 27-4-1668 e Isabel Martins a 8-9-1667, ambos em Ourilhe.

Tenho tentado obter outros elementos sobre Fonte Coberta, mas, até hoje, com pouco sucesso.

De papéis familiares concluí que a escritura de dote para casamento relativa ao casal Gaspar Carvalho/Maria Cardoso foi outorgada, em 7-6-1676, na freguesia do Mosteiro de S. Martinho de Caramos, Felgueiras, que a maria Cardoso e seus pais viviam no lugar de Real, freguesia de Santa Eulália de Macieira, mas não consigo encontrar o respectivo assento de casamento.
Também já vi a habilitação para o Santo Ofício de Baltasar Carvalho da Cunha, de que tenho apontamentos. Ainda não vi as Inquirições de genere relativas a Paulo João de Carvalho, Paulo Cardoso de Carvalho e Baltasar Cardoso de Carvalho. Contudo, espero lá conseguir chegar.

Tenho andado pelos paroquiais de Felgueiras, Marco de Canaveses e Penafiel, acedendo ao ADP pela internet. A procura é vagarosa, mas evita deslocações. Por outro lado, permite voltar a um assento várias vezes, o que facilita a correcção de apontamentos, tomados erradamente (alagarismos que se trocam . . .) e o reler para confirmar leituras anteriores.

Em Felgueiras, ando por Jugueiros, Sendim, Pombeiro, Padroso e Lagares. Aí encontro ascendência de três dos meus avós, o que desconheciaser possível até há poucos meses.
No Marco e Penafiel respeita parte da ascendência de meu Avô paterno.

Com os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237408 | luizsillos | 25 ago 2009 23:06 | Em resposta a: #237402

Caro José Alfredo,

Fiquei curioso em saber a ascendência de Baltasar Carvalho da Cunha em sua habilitação para o Santo Ofício. Será que o amigo poderia confirmar-me os nomes de seus pais e avós?

Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237423 | CAPICUA | 26 ago 2009 00:42 | Em resposta a: #237402

Caro José Alfredo

Obrigada pelos seus apontamentos.
Fico um bocado baralhada com a repetição de vários nomes de baptismo na família Carvalho da Cunha.
Por exemplo: tenho um auto de justificação para recebimento de legados deixados pelo Capitão Mor da Baía Baltazar Carvalho da Cunha, filho de Gonçalo Gonçalves e Ana Carvalho Cunha, falecido na Baía. É um autêntico quebra cabeças em relação aos parentes apresentados.
Trata-se de um documento de 1769 retirado do TTonline, código: PT-TT-JIM/JJU/2/173/13.
Já agora uma indicação que não sei se já tem: Em documentos familiares tenho informação que inicialmente havia a Casa da Balouta, pertencente a Francisco Gonçalves que casou com Camila Carvalho da Cunha. Esta casa terá sido dividida em duas, a Balouta Grande e Balouta Pequena. Os n/antepassados seguem com a Balouta Pequena também chamada Casa de Santiago. Não faço ideia do destino que terá levado a Balouta Grande.
Amanhã vou para Celorico onde espero encontrar mais algumas respostas.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237441 | JAVSO | 26 ago 2009 06:30 | Em resposta a: #237408

Caro Luiz Gustavo

Foi com enorme satisfação que recebi esta sua nova mensagem.

Transcrevo os apontamentos que retirei do processo em referência.

Lamentavelmente, não tomei nota do dito pelas testemunhas ouvidas na Baía.

HABILITAÇÃO PARA O SANTO OFÍCIO

BALTASAR CARVALHO DA CUNHA, de Fonte Coberta

ANTT Maço 3, Doc. 67 - 15-1-1689

Da petição consta ser solteiro, natural do lugar de Fonte Coberta, freguesia de Santo André de Molares, termo da vila de Celorico de Basto, assistente na cidade da Baía de Todo-os-Santos, homem de negócio;

filho legítimo de Gonçalo Gonçalves e e Ana de Carvalho, naturais e moradores no dito lugar de Fonte Coberta;

neto paterno de Pedro Gonçalves, natural do dito lugar de Fonte Coberta e de Isabel Domingues, natural do lugar de Lordelo, freguesia de Santa Maria de Veade, termo da dita vila de Celorico de Basto, Arcebispado de Braga;

neto materno de Gaspar de Carvalho, natural do lugar de Balouta, freguesia de S. Tiago de Gagos, termo da mesma vila de Celorico, e de Maria Gonçalves, natural do lugar de Gandarela, freguesia de S. Clemente.

Inquirição (diligência) no lugar de Fonte Coberta, Lordelo, Balouta e Gandarela.

Molares em 1687

Domingos João, lavrador, natural e morador no lugar do Campo, freguesia de Molares,
conhece muito bem o requerente, natural de Fonte Coberta, morador há mais de vinte anos na cidade da Baía;
Gonçalo Gonçalves é natural de Fonte Coberta e Ana de Carvalho do lugar da Balouta, freguesia de Santiago de Gagos, pais do dito Baltasar Carvalho da Cunha;
conheceu muito bem a Pedro Gonçalves, natural do lugar de Fonte Coberta, e a Isabel Domingues, natural do lugar de Lordelo, da freguesia de Santa Maria de Veade, moradores em Fonte Coberta, que viviam de sua fazenda honradamente;
conheceu muito bem a Gaspar Carvalho, natural do dito lugar de Balouta, e sua mulher Maria Gonçalves, natural do lugar da Gandarela, freguesia de São Clemente, avós maternos do dito Baltasar Carvalho da Cunha, que viviam limpamente da sua fazenda;

João Rodrigues, lavrador, do lugar de Quintela, confirmando o dito pelo anterior;

António Gaspar, lavrador, do lugar do Outeiro, da freguesia de Molares, confirmando o anterior;

Gaspar da Cunha Teixeira, homem nobre, natural e morador no lugar de Fermil, confirmando o anteriormente dito;

Domingos Francisco, lavrador, o mesmo;

Santa Maria de Viade

7-10-1687

António Barroso, lavrador, natural e morador no lugar de Viade, confirmou o dito anteriormente;
Domingos Álvares, natural e morador no lugar de Lordelo, o mesmo;
António Gonçalves, lavrador, natural e morador no lugar de Outeiro, desta freguesia, confirmou o anterior, dizendo que Isabel Domingues foi casar a Fonte Coberta com Pedro Gonçalves, avós paternos de Baltasar Carvalho da Cunha, lavradores honrados, que viviam da sua fazenda;
António Dias, lavrador, natural e morador no lugar de Fermil, freguesia de Santa Maria de Viade, . . .
Francisco Dias, lavrador, natural e morador no lugar de Fermil, . . .
Gaspar Francisco, lavrador, natural e morador no lugar do Eido de Cima, Santiago de Gagos, . . .
Tomé da Costa, lavrador, do lugar do Eido de Baixo, da mesma freguesia de Santiago de Gagos, . . .
António Fernandes, lavrador, natural e morador no lugar da Cruz da freguesia de Santiago de Gagos, . . .
Gaspar Teixeira, lavrador, natural e morador no lugar da Cruz da freguesia de Santiago de Gagos, . . .
Francisco Fernandes, lavrador, . . .

Gandarela

9-10-1687

Francisco Álvares de Araújo, capitão maior deste concelho de Basto . . .
Pedro Álvares, lavrador, natural e morador no lugar de Crasto de Baixo, freguesia de S. Clemente de Basto, sabendo que a Maria Gonçalves, natural da Gandarela ter ido casar para Santiago de Gagos com Gaspar de Carvalho;
Francisco Ribeiro, lavrador, natural e morador no lugar de Quintela, S. Clemente, sabendo que a Maria Gonçalves, natural da Gandarela ter ido casar para Santiago de Gagos com Gaspar de Carvalho, sendo lavradores honrados, que viviam da sua fazenda;
Ana do Rego, solteira, natural e moradora no lugar de Gandarela, freguesia de S. Clemente, dizendo o mesmo que a anterior;
Domingos Álvares, lavrador, natural e morador no lugar do Ribeiro,

Baía

várias


Cumprimentos

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237547 | luizsillos | 26 ago 2009 23:30 | Em resposta a: #237441

Caro José Alfredo,

E do Baltasar Carvalho da Cunha, filho de Francisco Gonçalves (da Balouta) e de Camila de Carvalho? O amigo descobriu algo?

Cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237552 | luizsillos | 27 ago 2009 00:06 | Em resposta a: #237423

Cara Ana,

Nestes documentos familiares, constam os nomes dos pais de Francisco Gonçalves? Ou ainda, se ele possuia irmãos? Pergunto porque tenho aqui que ele poderia ser filho de Martim Gonçalves e s. m. Brites Annes.

Cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237575 | murat | 27 ago 2009 10:50 | Em resposta a: #237423

Cara Ana,

Peço desculpa estar a intrometer-me mas por acaso terá algo a ver também com o documento da Torre Tombo
PT-TT-JIM-JJU-2-173-14?
Também eu ando baralhada com o nome de alguns antepassados,se tivesse paciência de ver pagina familiar asc.desc.col.Jose Pedro da Silveira,quem sabe descobriamos ter algo em comum.
Tenho registos paroquiais dos mesmos, com dados aqui mencionados.
Se algum dos confrades deste topico, já agora, me pudesse dar alguma dica adicional,grata ficaria.

Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237597 | CAPICUA | 27 ago 2009 16:26 | Em resposta a: #237552

Caro Luis Gustavo

Infelizmente não tenho nada sobre o Francisco Gonçalves. No entanto tenho referênciada a Pag.19 do volume VII dos Carvalhos de Basto. Como não possuo os C.B:, não posso verificar o que lá está sobre ele e na Biblioteca do Porto não existe o volume VII. Terei que pedir ajuda a um confrade.

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237602 | CAPICUA | 27 ago 2009 17:00 | Em resposta a: #237575

Cara Maria

Vou precisar de algum tempo para "desembrulhar" esse documento. Já consultei a pagina indicada e há varios nomes que me são familiares. Também tenho vários Baltazares e Luizas Theresas também de Santiago de Ourilhe,mas há dados que não correspondem muito bem. Vou tentar verificar melhor
Eu acompanho os meus ascendentes Carvalho da Cunha referentes á descendência de Martim Pires Carvalho, Cavaleiro de Basto.
Voltarei a falar consigo mais tarde,
Cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237665 | JAVSO | 28 ago 2009 05:59 | Em resposta a: #237547

Caro Luiz Gustavo

Logo que possa, enviar-lhe-ei os elementos que possuo.

Cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237783 | luizsillos | 29 ago 2009 16:36 | Em resposta a: #237665

Caro José Alfredo,

Muitíssimo obrigado! Como o amigo sabe, cheguei a pesquisar a Quinta da Balouta, Gagos, devido a nossa ancestral Margarida Martins de Azevedo, mulher de João Gonçalves, sr. de Surribas, ser desta casa. Não consegui descobrir o parentesco entre Francisco Gonçalves (casado com Camila Carvalho) e Martim Gonçalves, o sr. da Casa da Balouta mais antigo que tenho registado, porém, no óbito de sua mulher, Brites Annes, o filho de Francisco, Baltazar, figura entre os herdeiros.

Cumprimentos,
Luiz

Ps. Caso desejar, entre em contado pelo meu e-mail particular, que você já tem, pois preciso passar-lhe dados sobre os ascendentes dos teus ancestrais de Sestelo.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237792 | castroleal | 29 ago 2009 18:23 | Em resposta a: #237552

Caro Luiz Sillos,

Como possuo a Obra integral (até ao momento…), informo que no Vol. VII, pg 19, se lê, da autoria de um dos co-autores, Francisco Maia e Castro:

Francisco Gonçalves, da Balouta, provável (sic) filho de Martim Gonalves (sic), fal. a 1565, ib., e de sua mulher Beatriz Aires (sic), fal. a 24.11.1584, ib. (e também provável ir de Catarina Gonçalves mr. de Gonçalo Martins (de Azevedo), pais de Fernão Martins, c. a 1.ª vez, c. Ana Machado, c.g. na Balouta; e c., a 2.ª vez, Petronilha Brás (de Magalhães), c.g. a ref no Cap.º IV).

Como vê .... singularidades de uma genealogia em que o provável é admissível. A mim já nada me espanta!


Tavez dê matéria para mais um ensaio de algum aprendiz de filósofo. Talvez...


Melhores cumprimentos,

Rodolfo de Castro Leal
(Britelo, Celorico de Basto)

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237798 | luizsillos | 29 ago 2009 18:53 | Em resposta a: #237792

Caro Rodolfo de Castro Leal,

Grato por suas informações. Confesso que, quando pesquisei a Balouta, fiquei confuso com os parentescos... principalmente, pelos paroquiais, temos a impressão que a Brites Annes (e não Aires) morreu em idade avançada, sobrevivendo a muitos filhos e netos. Pelo seu óbito, porém, consta claramente que Gonçalo Martins de Azevedo é seu filho, e não genro. Assim, teríamos:


I - Martim Gonçalves, casado com Brites Anes, pais de:
II- Francisco Gonçalves (na dúvida), casado com Camila de Carvalho;
II- Gonçalo Martins de Azevedo, casado primeiro com Catarina Gonçalves (esta, se existiu, faleceu antes de 1565) e, segunda vez, com Petronilha Brás de Magalhães.

O Fernão Martins de Azevedo, bem como a Margarida Martins de Azevedo, seriam filhos deste último, mas não encontrei documentos que comprovem isto.

É isto, creio que desta família, não se tem muito a dizer. Minha maior dúvida, continua ainda em conseguir entroncar Catarina Martins Barbosa, de Britelo, mulher do segundo sr. de Surribas, Valdebouro, aos da quinta do Prado ou do Outeiro.

Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237799 | castroleal | 29 ago 2009 19:39 | Em resposta a: #237798

Caro Luiz Gustavo de Sillos,

Como sabe, o problema são as "Famílias" : Gonçalves, Martins, Anes, Lopes (Lopez), Álvares, etc.

Estamos na transição da Idade Média para a Contemporânea (fim do Império Bizantino e começo de outro).

É muito complexo, escrevem os Historiadores, através dos florescentes "paroquiais" (hoje, quase sempre em mau estado de conservação) estabelecer uma relação entre famílias através do "apelido" que é um patronímico.

Nesta Terra de Basto de épocas anteriores aos "paroquiais" há algumas Famílias: Sousa (dos Sousões, Senhores da Honra de Freixieiro em Britelo, Fundadores do Mosteiro de Pombeiro, Senhores da Terra de Basto, etc), Carvalhos (da Honra de Carvalho), Moreiras (da Torre de Moreira, em Santa Maria de Moreira), Monizes, Gundares, entre outras.

Além das famílias referidas, houve, no território que constituía a antiga Terra de Basto, ( há, em certos casos), personagens que efectivamente representaram e dignificaram Portugal, oriundas dos: Chacim, Valadares, Briteiros, Pintos, Pimentel, Meireles, Mesquita, Alvim, Coutinhos (desentroncados ou não), Barros, Teixeira, Coelho, Pereira, Mota, Moura, Queiroz, Vasconcelos, entre outros.

As Quintãs conhecidas e as Honras derivam destas estirpes.

Encontrar uma correlação entre Gonçalves, Martins, Anes, Lopes (Lopez), Álvares, etc. e as Famílias referidas compete aos Historiadores. Para isso são especialmente vocacionados. O que escrevemdeve ser considerado. O resto... podem ser devaneios "artísticos". Talvez...É uma opinião!

Melhores Cumprimentos,

Rodolfo de Castro Leal
(Britelo, Celorico de Basto)











São patronímicos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#237817 | luizsillos | 29 ago 2009 23:14 | Em resposta a: #237799

Caro Rodolfo de Castro Leal,

Concordo plenamente com o amigo! É justamente por este motivo que minhas pesquisas não se baseiam pelo apelido do indivíduo, e sim, pelo que consta nas fontes documentais disponíveis.

Só passei a considerar a Margarida Martins, como sendo da Balouta, depois que o amigo forneceu-me dados da escritura de dote do neto desta, onde consta a referida informação de sua origem.

Já, a Catarina Martins, de Britelo, foi depois de ter levantado os costados de um bisneto dela até o quinto grau, e só faltar os nomes dos pais dela, com o objetivo de descobrir como este bisneto seria parente em 4.o e 3.o grau de sua fututa esposa, filha do Bernardo da Silva de Carvalho, cuja história o amigo já conhece. Sendo ela de Britelo, não consigo imaginar de que outra quinta ela poderia ser. Realmente, nesse tempo que pesquiso, pude perceber que há mais desvaneios do que realidade de fato.

Para finalizar, em Surribas, dizem que a casa é brasonada em Silva e em Sousa.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#277812 | MMSA | 06 jun 2011 11:07 | Em resposta a: #191697

Caros Confrades
Estes dados, que constam da base de dados Geneall, sem indicação de fonte :
Gaspar de Carvalho da Cunha

* Celorico de Basto, Gagos bp 23.11.1578 + Santiago de Gagos 15.06.1667
Pais
Pai: Gonçalo Gonçalves
Mãe: Ana Carvalho da Cunha * bp 13.08.1608

não podem estar correctos porque
1º a data do baptismo da mãe Ana Carvalho da Cunha é posterior e muito à data de baptismo do filho ;
2º o filho do casal Gaspar Gonçalves da Cunha e Maria Cardoso, Serafim Carvalho da Cunha nasce em 1681, em Molares

Solicito informação a quem possua o vol.VII do Carvalhos de Basto para esclarecimento desta situação, já que pelos paroquiais não consegui saber quem eram os pais do casal Gaspar Gonçalves da Cunha e Maria Cardoso
Grata desde já pelos vossos esclarecimentos
Com os melhores cumprimentos
manuela

Resposta

Link directo:

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#390716 | girafa | 05 abr 2018 09:28 | Em resposta a: #277812

Bom dia, Manuela

existe um Serafim Carvalho da Cunha, natural da Freguesia de Molares, no blog gentesdoarcodebasto com o seguinte endereço eletrónico:

https://manuel1961.blogs.sapo.pt/familias-do-arco-de-baulhe-ii-6694

Atenciosamente,
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#390717 | girafa | 05 abr 2018 09:31 | Em resposta a: #390716

Manuela,
deve ver o ponto 21. 1. 1 no terceiro parágrafo do referido blog.

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#442731 | Maria Rosario | 21 ago 2022 22:16 | Em resposta a: #155700

boa noite,

A minha familia descende da Casa da Balouta, seremos parentes?
Não sei se quer trocar alguma informação?
Ando há anos a fazer a arvore genealógica da minha familia.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#442735 | JAVSO | 22 ago 2022 08:56 | Em resposta a: #277812

Caros Confrades
Ana Carvalho da Cunha, b. em 1608, mãe de Gaspar de Carvalho da Cunha (este cc Maria Cardoso) é filha de outro Gaspar de Carvalho da Cunha, este, sim, b. em 1578. Assim, há que eliminar do Geneall a data de b. referente ao mencionado filho de Ana Carvalho da Cunha.
Relativamente a este filho não existe qualquer assento de b. que expressamente o mencione.
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#442736 | JAVSO | 22 ago 2022 09:17 | Em resposta a: #154110

Caros Confrades
Acrescento que Gaspar Carvalho da Cunha, de Fonte Coberta, Molares, que era cc Maria Cardoso, de Fonte Coberta, Molares, filho de Ana Carvalho da Cunha, foi sepultado a 12-12-1708, segundo ADB, Molares, M-4, fl. 93, 5º as., pelo que não f. em 1667, nem foi b., como é evidente, antes da mãe ter nascido, havendo que proceder no Geneall às respetivas retificações.
O seu as. de b. poderá ser o de 8-12-1648, Molares, M-2, 35vº, 3º, o que está dependente de um mais profundo estudo, tanto mais que neste o nome da mãe consta como Maria e não Ana. De qualquer forma, sua viúva Maria Cardoso, só veio a falecer em 7-12-1741.
Com os melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Casa Balouta Pequena em Gagos - Celorico de Basto

#446981 | emaciel | 06 abr 2023 18:28 | Em resposta a: #442731

Boa noite,

É uma possibilidade, sim. Para verificarmos se há ligação entre as nossas árvores, pode contactar-me através de emaciel@hotmail.be

E.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen