Morgado da Negrosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Morgado da Negrosa

#154124 | MPA00 | 28 abr 2007 00:03

Caros confrades

Numa justificação de nobreza realizada em Vouzela, Viseu em 1758 tenho os irmãos Joaquim Cardoso de Menezes Miranda, António de Távora Cardoso Loureiro e Simão Cardoso de Menezes Almeida Castelo Branco filhos de Luis António de Almeida Cardoso (Morgado da Negrosa) e sua mulher Antónia Caetana de Mesquita Castel Branco.
Alguns dos confrades tem estes Cardosos estudados?
Pelos elementos da justificação há inúmeras diferenças na ascendência face aos elementos constante na base do genea.
Necessitava de fazer a sua ligação à sua descendente Gracinda Júlia Cardoso de Menezes.

Desde já obrigado a quem poder fornecer elementos.

MPA00

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#154808 | Nuno Oliveira | 03 mai 2007 14:34 | Em resposta a: #154124

Caríssimo Confrade:
Possuo alguns elementos genealógicos sobre os senhores da Negrosa. Contudo, lamentavelmente, daquilo que tenho, pouco consta da descendência do casal Luís António de Almeida Cardoso e Antónia Caetana Mesquita Castelo Branco, não entroncando sequer a Grancinda Júlia Cardoso Meneses de quem fala. Mesmo assim, se estiver interessado, terei todo o gosto em lhe facultar o que tenho.
Atenciosamente,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#155031 | MPA00 | 04 mai 2007 23:32 | Em resposta a: #154808

Caro confrade
Obrigado pela disponibilidade, por agora aguardarei a possibilidade que apareça mais informação.
Em caso de necessidade tomarei a liberdade de o contactar.
Agradecido
MPA00

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191467 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 15:10 | Em resposta a: #154808

Caro confrade,

tb tenho procurado elementos sobre os morgados da Negrosa, nomeada mas não exclusivamente ligações aos Menezes e Almeida de Fataunços, pelo que ficaria muito grato se pudesse partilhar comigo os elementos de que dispõe.

Melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191468 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 15:10 | Em resposta a: #154808

Caro confrade,

tb tenho procurado elementos sobre os morgados da Negrosa, nomeada mas não exclusivamente ligações aos Menezes e Almeida de Fataunços, pelo que ficaria muito grato se pudesse partilhar comigo os elementos de que dispõe.

Melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191469 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 15:10 | Em resposta a: #154808

Caro confrade,

tb tenho procurado elementos sobre os morgados da Negrosa, nomeada mas não exclusivamente ligações aos Menezes e Almeida de Fataunços, pelo que ficaria muito grato se pudesse partilhar comigo os elementos de que dispõe.

Melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191471 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 15:29 | Em resposta a: #154124

Caro Confrade,

no percurso dos morgados da Negrosa parecem existir vários períodos nebulosos, particularmente nos séculos XVIII e XIX e, por isso, receio não ter dados que lhe permitam esclarecer imediatamente de quem descende a Senhora referida na sua comunicação. É tb por causa dessa falta de clareza que não consegui ainda estabelecer a ligação dos morgados da Negrosa às famílias Menezes e, especialmente, Almeida, de Fataunços (Vouzela). No entanto, e apesar de não ter nada para lhe "dar", tomo a liberdade de lhe perguntar se seria possível, de alguma forma, conhecer o conteúdo da justificação de nobreza que possui sobre os referidos morgados, o que talvez ajudasse a minha mencionada pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191472 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 15:29 | Em resposta a: #154124

Caro Confrade,

no percurso dos morgados da Negrosa parecem existir vários períodos nebulosos, particularmente nos séculos XVIII e XIX e, por isso, receio não ter dados que lhe permitam esclarecer imediatamente de quem descende a Senhora referida na sua comunicação. É tb por causa dessa falta de clareza que não consegui ainda estabelecer a ligação dos morgados da Negrosa às famílias Menezes e, especialmente, Almeida, de Fataunços (Vouzela). No entanto, e apesar de não ter nada para lhe "dar", tomo a liberdade de lhe perguntar se seria possível, de alguma forma, conhecer o conteúdo da justificação de nobreza que possui sobre os referidos morgados, o que talvez ajudasse a minha mencionada pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191473 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 15:29 | Em resposta a: #154124

Caro Confrade,

no percurso dos morgados da Negrosa parecem existir vários períodos nebulosos, particularmente nos séculos XVIII e XIX e, por isso, receio não ter dados que lhe permitam esclarecer imediatamente de quem descende a Senhora referida na sua comunicação. É tb por causa dessa falta de clareza que não consegui ainda estabelecer a ligação dos morgados da Negrosa às famílias Menezes e, especialmente, Almeida, de Fataunços (Vouzela). No entanto, e apesar de não ter nada para lhe "dar", tomo a liberdade de lhe perguntar se seria possível, de alguma forma, conhecer o conteúdo da justificação de nobreza que possui sobre os referidos morgados, o que talvez ajudasse a minha mencionada pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191478 | MPA00 | 07 abr 2008 16:22 | Em resposta a: #191473

Caro Pedro de Sousa Abreu

O documento que tenho é uma fotocópia do manuscrito original que terei que terei todo o prazer de procurar e digitalizar para lhe enviar.
Agradeço que me envie o seu e.mail. (pedido de contacto ao genea)

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191479 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 16:30 | Em resposta a: #191478

Caro Miguel Pinto de Abreu,

muito obrigado pela sua pronta resposta e pela amável disponibilidade. Espero que o documento me possa efectivamente ajudar. O meu mail é mpalmeida@sg.mne.gov.pt

Muito grato e com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191480 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 16:30 | Em resposta a: #191478

Caro Miguel Pinto de Abreu,

muito obrigado pela sua pronta resposta e pela amável disponibilidade. Espero que o documento me possa efectivamente ajudar. O meu mail é mpalmeida@sg.mne.gov.pt

Muito grato e com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191481 | Pedro de Sousa Abreu | 07 abr 2008 16:30 | Em resposta a: #191478

Caro Miguel Pinto de Abreu,

muito obrigado pela sua pronta resposta e pela amável disponibilidade. Espero que o documento me possa efectivamente ajudar. O meu mail é mpalmeida@sg.mne.gov.pt

Muito grato e com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191601 | Nuno Oliveira | 08 abr 2008 09:30 | Em resposta a: #191467

Caro Pedro de Sousa Abreu:
Assim que me for possível, provavelmente ainda hoje, vou permitir-me enviar, para o contacto de e-mail que deixou abaixo, a informação que recolhi sobre o Morgadio da Negrosa. Não é muita coisa e foi matéria que recolhi por causa de uma pedra de armas, à qual, presumo, o caro confrade, estará relacionado.
Com os melhores cumprimentos e até breve:
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191602 | Pedro de Sousa Abreu | 08 abr 2008 09:47 | Em resposta a: #191601

Caro Eduardo Nuno Oliveira,

Fico-lhe muito agradecido pela gentileza e disponibilidade. Como a genealogia não é a mais exacta das ciências, sempre que procuramos descobrimos coisas novas, nem sempre coerentes ou coincidentes. Do que tenho estudado sobre os morgados da Negrosa e suas relações com famílias de Fataunços (e tb de Farminhão) ficam, as mais das vezes, mais perguntas que respostas. Por isso, espero que o seu contributo me possa de algum modo ajudar, pelo que reitero o meu agradecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191603 | Pedro de Sousa Abreu | 08 abr 2008 09:47 | Em resposta a: #191601

Caro Eduardo Nuno Oliveira,

Fico-lhe muito agradecido pela gentileza e disponibilidade. Como a genealogia não é a mais exacta das ciências, sempre que procuramos descobrimos coisas novas, nem sempre coerentes ou coincidentes. Do que tenho estudado sobre os morgados da Negrosa e suas relações com famílias de Fataunços (e tb de Farminhão) ficam, as mais das vezes, mais perguntas que respostas. Por isso, espero que o seu contributo me possa de algum modo ajudar, pelo que reitero o meu agradecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191604 | Pedro de Sousa Abreu | 08 abr 2008 09:47 | Em resposta a: #191601

Caro Eduardo Nuno Oliveira,

Fico-lhe muito agradecido pela gentileza e disponibilidade. Como a genealogia não é a mais exacta das ciências, sempre que procuramos descobrimos coisas novas, nem sempre coerentes ou coincidentes. Do que tenho estudado sobre os morgados da Negrosa e suas relações com famílias de Fataunços (e tb de Farminhão) ficam, as mais das vezes, mais perguntas que respostas. Por isso, espero que o seu contributo me possa de algum modo ajudar, pelo que reitero o meu agradecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro de Sousa Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Morgado da Negrosa

#191747 | Nuno Oliveira | 09 abr 2008 09:30 | Em resposta a: #191478

Caro Miguel Pinto de Abreu:
Caso não seja abuso da minha parte, aproveitava a sua disponibilidade em dispensar a cópia da justificação de nobreza, feita em Vouzela, para lhe pedir encarecidamente para me fazer o favor de ma facultar também, agradecendo o envio da digitalização para o seguinte e-mail:
e.nunoliveira@hotmail.com
Grato pela atenção, não hesite em dispôr da minha parte.
Com os melhores cumprimentos:
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 08:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen