Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Bibliografia

Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#154417 | AQF | 30 abr 2007 14:14

Caros Confrades,

Estou a tentar reunir alguns elementos desta família, com solar em Fiscal no sec. XVIII (referido aqui no Genea em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=8424#lista), deparando-me, para já, com a seguinte questão:

1- Encontrei o registo de casamento de Fiscal de 5/10/1774, onde na sua capela de S. Payo do lugar de Fiscal da fregª de Vilarinho da Lousã casaram o Monteiro-mor António Quaresma Lopes, fº do Monteiro-mor José António Quaresma, de Fiscal e de Faustina Barreto Vasconcelos, de Vilarinho da Lousã, com a D. Mariana Josefa de Sá Cabral, fª de Bernardo de Mendonça e de Leonarda de Sá Cabral da vila e fregª da Lousã.

2- Atendendo ao nome dos pais, locais e cronologia, o nubente acima indicado deverá ser o Dr. António Lopes Quaresma e Vasconcelos que vem referido na obra "Vila da Louzã e seu têrmo", de Fernando Carlos Pinto de Campos de Magalhães Mexia, Louzã 1938, pág. 50, como vereador da C. M. da Lousã em 1780, em cuja obra também vem na pág. 48, o seu pai, José António Quaresma, igualmente como vereador da C. M. da Lousã em 1738 (embora na pág. 55 apareça também como vereador em 1822, que dificilmente será o mesmo).

3- A sustentar esta análise vem ainda na obra "A Lousã e o seu concelho" de Álvaro Viana de Lemos, Lousã 1950, pág. 30, o Dr. António Lopes Quaresma e Vasconcelos como vereador e monteiro-mor da Lousã, que viveu no seu solar em Fiscal, onde também viveram (sic): o Dr. João António Quaresma de Carvalho e Vasconcelos e o Dr. José António Quaresma Lopes de Carvalho e Vasconcelos, que foram também vereadores e, o último, capitão-mor de Ordenanças da Lousã.

4- Do texto anterior e pelos apelidos parece poder concluir-se que os dois últimos licenciados seriam filhos do referido Dr. António Lopes Quaresma e Vasconcelos com um 2º casamento com uma dama de apelido Carvalho, tanto mais que na obra "Vila da Louzã e seu têrmo" na pág. 52, vêm, efectivamente, como vereadores, o José António Quaresma Lopes de Vasconcelos em 1808 e o João António Quaresma de Carvalho e Vasconcelos em 1813, o que cronologicamente bateria certo.

5- Ora aqui no Genea, em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=281369, aparece um António Quaresma Lopes de Vasconcelos * 1817 + 27.08.1911 c.c. Maria Isabel de Carvalho Quaresma com um filho António Quaresma de Carvalho e Vasconcelos cc Maria Joana Teixeira, cujos nomes se ajustariam ao referido em 4, mas que devido à cronologia não e possível pois este António Quaresma Lopes de Vasconcelos * 1817, não pode ser o homónimo que encontrei com um 1º casamento em 1774.

Assim sendo, e como o Genea não indica fontes para este último casal, seria bemvinda qualquer ajuda para a resolução deste puzzle e eventualmente informação de outros ascendentes/descendente desta família.

Desde já agradecido por qualquer pista envio os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

PS: sei que o solar foi mais tarde parar à família Alves de Faria (de Vilarinho e Lousã) tendo no séc. XX voltado a parentes dos Lopes Quaresma, ao ser adquirido pela família da Dra. Sónia Sousa Mendes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#154571 | AQF | 01 mai 2007 16:55 | Em resposta a: #154417

Caros confrades,

Para não deixar cair o tópico e em complemento da informação inicial, aqui deixo a àrvore descendente dos Quaresmas de Fiscal (fregª de Vilarinho da Lousã) em questão:

Manuel Lopes Quaresma † & N N
1. José António Quaresma, Monteiro-mor † & Faustina Barreto de Vasconcelos
1.1. António Lopes Quaresma e Vasconcelos, Dr. † &1774 Mariana Josefa de Sá Cabral † & N Carvalho
1.1.1. João António Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, Dr. †
1.1.2. José António Quaresma Lopes de Carvalho e Vasconcelos, Dr. †

Mais remotamente e também ligado a Fiscal (fregª Vilarinho da Lousã) encontrei em 'Raízes da Beira' de E. Osório, ainda sem ligação aos anteriores, os seguintes:

António Quaresma, CFCR & Catarina Cortez
1. André Quaresma, CFCR & Ana Esteves
1.1. Branca Quaresma †1567 & Pedro Dias da Costa, escudeiro-fidalgo 1500-1568
1.1.1. André Quaresma da Costa, CFCR
1.1.2. Antónia Dias da Costa & Simão Cortez
1.1.2.1. António Quaresma

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Renovação do pedido

#155513 | AQF | 09 mai 2007 02:32 | Em resposta a: #154417

Caros confrades,

Aqui fica a renovação do meu pedido de ajuda.

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#156272 | JJML | 16 mai 2007 12:37 | Em resposta a: #154571

Caro Angelo da Fonseca,

Sobre os Quaresmas de Fiscal (Lousã), não sei se isto o pode ajudar, pelo menos será uma pista, tenho realmente muito poucos elementos.

1 - João Quaresma, teve:
2 – Pedro Quaresma, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, casou c/ Maria Cortes, tiveram:
3 – António Quaresma, casou c/ Antónia Dias da Costa, tiveram:
4 – Maria Quaresma, casou c/ António Ferreira, tiveram:
5 – Maria Quaresma Ferreira, casou c/ António Lopes, tiveram:
6 – Manuel Lopes Quaresma, Vereador da Cãmara de Lousã em 1734 e 1735 casou c/ Sebastiana Nunes Pereira, tiveram:
7 – José António Quaresma, natural de S. Paio de Fiscal, Lousã, Monteiro-mór e Juiz dos Orfãos na Lousã, teve Carta de Brasão de Armas a 17/06/1761 (Armas: Lopes Quaresma. Timbre: Lopes), Vereador da Câmara da Lousã em 1738, casou c/ Faustina Barreto de Vasconcelos, natural de Vilarinho da Lousã. Tiveram:
8 – António Quaresma Lopes de Vasconcelos, Bacharel, Monteiro-mór, Vereador da Câmara da Lousã em 1780 e 1802, casou a 05/10/1774 na Capela de S. Paio de Fiscal, Vilarinho da Lousã c/ Mariana Josefa de Sá Cabral, filha de Bernardo de Mendonça e de Leonarda de Sá Cabral, natural da Lousã. Tiveram:
9 – João António Quaresma Lopes de Carvalho e Vasconcelos, Bacharel, Vereador da Câmara da Lousã em 1813 e 1817.
9 – José António Quaresma Lopes de Carvalho e Vasconcelos, Vereador da Câmara da Lousã em 1808 e 1822, Capitão-mór de Ordenanças da Lousã

--

1 - José António Quaresma , acima mencionado em 7, teve como descendente (não sei em que grau).
2 - José António Quaresma, Bacharel e Presidente da Câmara de Condeixa em 1852, que terá tido.
3 - António Quaresma de Carvalho, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, residente em Condeixinha, que casou c/ Maria Joana Teixeira, natural de Condeixinha, filha de Francisco José Teixeira, residente no Outeiro, Condeixa e de sua mulher Maria Francisca. Tiveram:
3 - António Egipcio Quaresma Lopes de Vasconcelos, nasceu a 1817 e faleceu a 27/09/1911. Lente de Medicina da Universidade de Coimbra, Director da Universidade de Coimbra (in: “O Instituto”, Vol 26º, pg. 189), Deputado, Par do Reino, Conselheiro de Estado, Fidalgo da Casa Real, Presidente da Câmara de Condeixa em 1890. Adquiriu em Abril de 1853 o Paço dos Almadas em Condeixa (que recuperou), onde colocou o brazão de armas de seu ascendente José António Quaresma já mencionado. Terá casado c/ Maria Isabel de Carvalho Quaresma. Tiveram:
4 – António Lopes Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, faleceu a 09/08/1895, Bacharel e Presidente da Câmara de Condeixa em 1880 e 1887.
4 – Maria Luisa Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, casou c/ José Joaquim de Castro Bacelar, Bacharel, residente na Rua Nova em Condeixa, filho de José António de Castro e de sua mulher Joaquina Violante Bacelar de Vasconcelos. Tiveram:
5 – António Lopes Quaresma Bacelar de Vasconcelos, Presidente da Câmara de Condeixa em 1919, vendeu o Paço dos Almadas em 1937 ao Dr. Cândido de Sotto-Maior, que já havia adquirido o Palácio dos Lemos de Condeixa.
4 – Manuel Lopes Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, Bacharel, residente em Condeixinha.

--

1 - António Rodrigues Quaresma, casou c/ Mariana da Costa, tiveram:
2 – Alexandre da Costa Quaresma, natural de Fiscal, casou c/ Maria Teresa Viegas Vieira, filha de Manuel Ferreira da Silva e de sua mulher Francisca Vieira. Tiveram:
3 – Ana Maria Vieira Viegas da Silva, casou a 20/07/1776 c/ João Baptista de Mendonça Leite Ferraz de Távora. Tiveram:
4 – Rita Efigénia de Mendonça Leite Ferraz de Távora, casou c/ José da Costa Pereira Estaço Corte-Real de Sande de Sacadura Botte, c.g.c.
4 – Maria de Mendonça Leite Ferraz de Távora.

--

José Joaquim da Costa Quaresma e Proença, Vereador da Camara da Lousã em 1822.e 1841.

Um forte abraço,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Renovação do pedido

#156777 | JJML | 21 mai 2007 14:22 | Em resposta a: #155513

Caro Ângelo da Fonseca

Só para ajudar um pouco mais (ainda não entroncados). Tenho ainda:

Rita Quaresma de Carvalho e Vasconcelos cc Faustino Simões Ferreira, n. Casal d'Ermio, Lousã, Vereador da Câmara da Lousã, Lente da Faculdade de Direito de Coimbra e Desembargador da Relação, irmão de Josefa do Carmo Simões cc Damaso Ferreira da Cunha, n. S. Martinho de Casal Comba, Coimbra.

Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#156788 | AQF | 21 mai 2007 15:26 | Em resposta a: #156272

Caro João Mascarenhas,

Só agora, ao receber avisos do Genea, dei conta das suas mensagens, que irei 'digerir' adequadamente logo que possa, mas que numa leitura rápida parece ter grande interesse.

Bem haja pela sua ajuda.

Um forte abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#156901 | AQF | 22 mai 2007 12:19 | Em resposta a: #156272

Caro João Mascarenhas,

Conforme minha previsão da mensagem anterior, os dados que aqui colocou foram importantes, pois já permitiram ligar os dois ramos de Quaresmas de Fiscal, que estavam separados por 100 anos.

O dado mais relevante foi o facto do José António Quaresma ter tido Carta de Brasão de Armas, que a obra "A Lousã e o seu concelho" não referia, mas que confirmei em "Gente d' Algo" (Nº 1434 = 17/6/1761 = Lopes e Quaresmas), bem como toda a ascendência que indicou.

Assim, numa primeira hipótese, apenas pelo estudo cronológico sem qualquer comprovação documental, considero o mais antigo da CBA, João Quaresma, irmão do António Quaresma fº de Antónia Dias da Costa & Simão Cortez, resultando a seguinte árvore conjunta:

António Quaresma, CFCR & Catarina Cortez
1. André Quaresma, CFCR & Ana Esteves
1.1. Branca Quaresma †1567 & Pedro Dias da Costa, escudeiro-fidalgo 1500-1568
1.1.1. André Quaresma da Costa, CFCR
1.1.2. Antónia Dias da Costa & Simão Cortez
1.1.2.1. António Quaresma & Inês de Sá Barreto
1.1.2.2. João Quaresma, CFCR † & N N
1.1.2.2.1. Pedro Quaresma, CFCR & Maria Cortez
1.1.2.2.1.1. António Quaresma † & Antónia Dias da Costa †
1.1.2.2.1.1.1. Maria Quaresma † & António Ferreira †
1.1.2.2.1.1.1.1. Maria Quaresma Ferreira † & António Lopes †
1.1.2.2.1.1.1.1.1. Manuel Lopes Quaresma † & Sebastiana Nunes Pereira †
1.1.2.2.1.1.1.1.1.1. José António Quaresma, Dr. † & Faustina Barreto de Vasconcelos
1.1.2.2.1.1.1.1.1.1.1. António Quaresma Lopes de Vasconcelos, Dr. † &1774 Mariana Josefa de Sá Cabral †
1.1.2.2.1.1.1.1.1.1.1.1. João António Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, Dr. †
1.1.2.2.1.1.1.1.1.1.1.2. José António Quaresma Lopes de Carvalho e Vasconcelos, Dr. †
1.2. Francisco Quaresma † & Isabel Lopes

Como curiosidade destaco o seguinte:
1- Em ambos os ramos haviam ligações dos Quaresmas (de Fiscal/Vilarinho), a Costas (de Arganil), Corteses (de Cáceres e Vilarino), Lopes e Barretos.
2- Havia uma Antónia Dias da Costa em cada ramo, mas não podiam ser a mesma pessoa por estarem separadas por 100 anos (aprox).
3- A Antónia Dias da Costa, do ramo mais antigo, casou com Simão Cortez, tendo sido dotada pelo tio materno Francisco Quaresma cc Isabel Lopes (sem geração) e pelo cunhado Diogo Cão (Cavaleiro e cirurgião de Arganil) casado com uma irmã (sem geração), conforme artigo do Augusto Cid, saído em 4 partes no Jornal "A Comarca de Arganil" entre 11/1949 e 02/1950 (Informação do Confrade José Caldeira).

Pelo lado dos Costas a ascendência dos Quaresmas seria a seguinte:

Diogo Álvares da Costa 1470 & Senhorinha Dias
1. Pedro Dias da Costa, escudeiro-fidalgo 1500-1568 & Joana Gonçalves & Branca Quaresma †1567
1.1. Fernão Gil da Costa †1587 &1554 Maria Madeira Arrais 1530-1583
1.1.1. Gaspar Coelho Dias da Costa, Capitão-mor de Avô 1555 &1586 Susana Manuel da Fonseca 1567
1.1.1.1. Gaspar Dias da Costa 1590 & Maria Nunes de Abreu ca 1590
1.1.1.1.1. Roque Fernandes de Abreu ca 1610
1.1.1.2. António Madeira da Costa, Capitão-mor de Avô ca 1605 & Maria de Brito Barreto 1605
1.1.1.2.1. Manuel de Brito Barreto da Costa, Capitão-mor da vila de Avô ca 1631
1.1.1.2.2. Ana Barreto de Brito †1690
1.2. André Quaresma da Costa, CFCR
1.3. Antónia Dias da Costa & Simão Cortez
1.3.1. António Quaresma & Inês de Sá Barreto
1.3.2. João Quaresma, CFCR † & N N
1.3.2.1. Pedro Quaresma, CFCR & Maria Cortez
1.3.2.1.1. António Quaresma †

Logo que possa tentarei ligar aos restantes Quaresmas que indicou.

Mais uma vez os meus agradecimentos pela colaboração.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Entroncamento da Rita Quaresma

#162175 | AQF | 08 jul 2007 18:00 | Em resposta a: #156777

Caro João Mascarenhas,

Volto aqui, para tecer algumas considerações com vista ao entroncamento da Rita Quaresma de Carvalho e Vasconcelos, a saber:

1- Em Junho encontrei uma Maria Carolina Quaresma de Carvalho e Vasconcelos a ser madrinha 1812 (ver meu e-mail do dia 1/7), que pela cronologia considerei ser uma filha provável de António Quaresma Lopes de Vasconcelos e sua mulher Maria Isabel de Carvalho, de quem só conhecia os filhos António e João António nascidos entre 1780 e 1800.

2- Consultando a obra "Vila da Lousã e o seu termo", na pág. 59, verifica-se que o marido da sua Rita, Dr. Faustino Simões Ferreira, foi vereador em 1840, o que, supondo-o de idade idêntica ou algo mais velho que a mulher, permitiria esta ser entroncada como mais uma irmã dos anteriores. Em alternativa, no caso de maior diferença de idades, poderia ser filha de algum dos deles.

Agradecia-lhe algum comentário com a sua opinião e/ou algum dado novo que permita uma datação mais rigorosa da Rita.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Entroncamento da Rita Quaresma

#162259 | JJML | 09 jul 2007 14:21 | Em resposta a: #162175

Caro Angelo da Fonseca,

Infelizmente não tenho comentários relativos à senhora em causa. Os dados relativos ao marido já lhos tinha fornecido em e-mail anterior.

Tenho consultado o seu site com muita curiosidade, tenho algumas dúvidas, mas infelizmente não sei onde coloquei o seu numero de telefone que tão gentilmente me disponibilizou. Será possivel entrar em contacto consigo?

Como deve ter reparado existem ainda mais Quaresmas de Fiscal que ainda não estão entroncados, nomeadamente a ligação aos Ferraz de Távora e outras familias.

Enfim um sem numero de questões em aberto, como de costume.

Forte abraço,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Entroncamento da Rita Quaresma

#162282 | AQF | 09 jul 2007 19:26 | Em resposta a: #162259

Caro João Mascarenhas,

Mesmo sem novos dados aqui ficam os meus agradecimentos.

Há de facto mais Quaresmas por entroncar, mas por prioridades, com a chegada dos filmes da Lousã, interrompi por uns tempos as pesquisas de Vilarinho, onde vêm os personagens de Fiscal. Palpita-me que terei de lá voltar em breve por causa dos Serras.

De qualquer forma, sempre que posso, tento recolher informação alternativa aos paroquiais que permitam avanços mais rápidos no esqueleto de cada família e depois fazendo uma pesquisa mais selectiva nos paroquiais, solidifico o trabalho.

A alternativa era o levantamento exaustivo dos paroquiais das várias terras de uma dada zona, mas isso seria um projecto de longa duração, que seria interessante se eu tivesse começado mais cedo.

Tentarei ligar-lhe hoje cerca das 22h para falarmos um pouco destes temas e sobre as suas dúvidas.

Um grande abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#166734 | fssm | 07 set 2007 14:04 | Em resposta a: #156901

Caro Angelo da Fonseca e João Mascarenhas,

Descendo de Ambrozio Quaresma Silva, filho de Joao Quaresma Silva e Sousa , por seu lado filho de Domingas Quaresma Ferreira filha de Antonio Ferreira e Maria Quaresma.
Ambrozio Quaresma é referido no livro de CBA de II, fl. 29, de Nuno Borrego, como descendendo dos Silvas por ser aparentado com a casa de alegrete.
Eu ainda não consegui fazer essa ligação.
Será que têm dados que me possam fornecer.

Agradeço colaboração,

F Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes Quaresma, de Fiscal (Vilº da Lousã)

#317403 | Maria Montoya | 17 nov 2012 17:49 | Em resposta a: #166734

Att Joao Mascarenhas de Lemos,
So hoje (2012) vi a sua mensagem de 16/5/2007 para o confrade Angelo Fonseca em que refere um Jose Joaquim da Costa Quaresma e Proenca - vereador da Camara da Lousa em 1822 e 1841.
Tem a filiacao dele? Datas de nascimento, casamento e morte? E o nome da mulher com quem foi casado?

Eu tenho, na minha arvore, um Jose Joaquim da Costa Quaresma Veloso e Proenca filho de Leonarda Maria da Costa Quaresma (*1JUL1771) casada em 24JUL1795 com Capitao Fulgencio Jose Bandeira Veloso Proenca (falecido 27MAR1801).
O Jose Joaquim que nasceu em Vilarinho em 5MAR1798 e faleceu em 23FEV1879 foi casado com Joaquina Adelaide Ferrao Castelo Branco e pelas datas da vereacao na Camara da Lousaestes dois podem ser a mesma pessoa.

Alguma ligacao a Maria Teresa Mascarenhas de Lemos Borges de Almeida, ja falecida?
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 04:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen