Brasil/Dicionario das Familias Brasileiras

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil | Bibliografia

Brasil/Dicionario das Familias Brasileiras

#154441 | jujafortuna | 30 abr 2007 16:22

Tenho o 2o. tomo do Dicionario . Comprei porque vi na Academia de Letrasde Vassouras , nesse livro, o sobrenome da familia de minha avo materna(desculpe a falta de acentos, mas o teclado que estou usando e americano...). Quando comprei o Dicionario pela internet, nao sabia que havia dois tomos, e veio o 2o tomo, onde nao consta a familia (so consta no disquete). Mas o motivo desta mensagem e informar que os dados estao incompletos e alguns incorretos, Acho isso normal pois sei como deve ser dificil pesquisar tantas familias. Como estou escrevendo um livro com historias reais da familia que minha avo me contava na infancia, tenho pesquisado bastante e posso dar subsidios para o Dicionario sobre algumas familias de meus antepassados. Por exemplo, nao encontrei verbete com a familia Medeiros Correa, do meu avo materno Desembargador e poeta Aniceto de Medeiros Correa (nome de rua umvarias cidades fluminenses e no Rio de Janeiro), que veio de seu pai, tambem Desembargador e um dos fundadores do Tribunal de Relacao do E. do Rio, logo apos a Proclamacao da Republica (no museu do Judiciario do Estado ha um retrato a oleo dele, como fundador do tribunal), de nome Manoel Jose de Medeiros Correa (casado, quando juiz em Macae-RJ, com Josepha Joaquina Nogueira Guedes-mais ou menos em 1860-, filha de familia tradicinal local, os NOGUEIRA, parentes dos Nogueira do Nordeste (dos baroes e viscondes Nogueira-Lustosa-Paranagua). Manoel Jose era filho de Joao de Medeiros Correa (ou Correia), portugues, grande comerciante e senhoe de engenho na Paraiba (engenho da Torrinha), agraciado pelo governo por ter alforriado 10 escravos jovens bem antes da lei Aurea (nota no Diario da Paraiba na epoca)e de sua esposa Ignacia de Medeiros Correa. Manoel Jose e Josepha tiveram 4 filhos (Aniceto-1883-1956-meu avo, que se casou com Adelia Netto Canongia, filha de Arthur Emilio Canongia e Francisca Coelho Netto), Ulysses (tambem Desembargador-1886-1972- nao se casou), Maria Urema (Nene-1889-1963 (?)), que se casou com o juiz e futuro desembargador Athayde Parreiras (sobrinho pintor Antonio Parreiras e irmao do Almirante Ary Parreiras)e Aida, que nao se casou- 1903-1965(?). Aniceto/Adelia e Maria Urema/Athayde deixaram descendencia. Aniceto teve 3 filhos (Gleusa-1914, Cyrene-1916 e Joel-1921), todos casados, com filhos, netos e bisnetos (se interessar os nomes envio depois). Maria Urema teve 5 filhos (Alfredo, Lea, Jose Dauro, Maria Heloisa , Allayr e Aloysio (Alfredo e Lea morreram na juventude e Jose Dauro e Aloysio nao se casaram). Quando Manoel Jose foi tranferido para Niteroi a familia se fixou la e e ainda la que vive a maioria de seus descendentes. Alguns vivem em Petropolis e no Rio de Janeiro. Em outra mensagem falarei sobre a familia Canongia, que contem falhas no Dicionario. Grata pela atencao.

Resposta

Link directo:

RE: Brasil/Dicionario das Familias Brasileiras

#235179 | jujafortuna | 28 jul 2009 04:21 | Em resposta a: #154441

Prezados Senhores,
Lendo no Dicionário das Famílias Brasileiras o verbete sobre a família Canongia, há que é uma família de origemm italiana e cita dois Canongia- Arthur Emílio Canongia, casado com Francisca Coelho Netto, filha de Diogo Coelho Netto, nascido em Lisboa em 1859. Cita também Alfredo Canongia, casado com Mathilde Figuriedo, filla do General Bernardo Figueiredo. Diz que provavelmente são parentes.
Apenas isso. Posso informar que os dois eram irmãos, ambos filhos de Thiago Henrique Canongia e Emília Carolina Canongia, casal vindo de Portugal para o Brasil por volta de 1860, com o primeiro filho ainda bebê. Thiago era de família de músicos portugueses (de origem catalã). Seu pai era Joaquim Ignácio Canongia, clarinetista famoso e diretor de várias entidades portuguesas de proteção aos Músicos e também sócio de uma bem sucedida Editora de partituras musicais com sedes em Lisboa e no Porto (Lence e Canongia- depois Lence e Viúva Canongia). Seu tio era José Avelino Canongia, virtuose do clarinete, compositor de quatro concertos para clarinete, um dos mais respeitados músicos portugueses do século XVIII. Seu avô, Ignácio Canongia, veio da cidade catalã de Manresa para Portugal trazido pelo Marques de Pombal (então ainda Conde de Oeiras) depois do grande terremoto de 1755 que arrasou Lisboa e parte do país. Era clarinetista amador e áfamado artífice de seda. Pombal queria levar artífices e artistas para Portugal a fim de reconstruir e levantar o país. O catalão aceitou sua oferta. Em Portugal casou-se e teve seus dois filhos. O mais famoso não se casou. O segundo, Joaquim Ignácio, teve quatro filhos, sendo três músicos e o mais jovem tornou-se ourives respeitado em Lisboa. O segundo filho, Thiago Henrique, chefe de orquestra, pianista, professor de musica, etc., veio para o Brasil e fundou aqui uma de nossas primeiras firmas impressoras de Músicas, na Rua do Ouvidor : a Lyra D´Apolo. Imprimiu partituras dos mais famosos múisicos brasileiros da época. Após sua morte, a firma tomou outro nome: Casa de músicas e instrumentos musicais Viúva Canongia (depois Viúva Canongia e Filho)- Rua do Ouvidor 103. Thiago e Emília tiveram cinco filhos. Além dos já citados Arthur Emílio e Alfredo, o primeiro músico e compositor, o segundo Engenheiro, tiveram também Cecília (que se casou com o poeta e diplomata Luiz Guimarães Junior- um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e mãe do também diplomata e poeta Luiz Guimarães Filho, também membro da ABL. Cecília é citada na biografia dos dois na ABL). Outro filho foi Antonio Augusto Canongia (que se casou com Alice Vaz Lobo), Também músico e compositor eHenrique Jorge (que se casou com Bernardina Corte Real). Todos deixaram descendentes. Sou bisneta do Arthur Emílio, neta de sua única filha Adélia Canongia de Medeiros Corrêa.

Resposta

Link directo:

RE: Brasil/Dicionario das Familias Brasileiras

#339696 | Odilon.Augusto.RJ | 18 dez 2013 17:47 | Em resposta a: #235179

Senhores, me deparei com os comentários sobre a família Canongia no Brasil feitos por autor(a) Jujafortuna em 28/07/2009, onde menciona o casal Antonio Augusto Canongia e Alice Vaz Lobo. Estes são meus bisavós.
À partir destes posso declarar que tiveram quatro filhos: Octavio, Mario, Georgina e Cecília.
Do primogênito, Octávio Canongia, nada sei além de que era conhecido na família por “Tio Zezé”, e que deixou descendentes cujos nomes não me recordo.
Mario Canongia casou-se com D. Irene e tiveram dois filhos, Alfredo e Alice Canongia. Alice não deixou descendentes e Alfredo teve três filhos: Alfredo, falecido na infância, Ana Irene, que não tem descendentes e Ana Cristina, esta já com filho e neta.
Cecília casou-se com Sebastião Lemenhe e não deixou descendentes.
Georgina Canongia, minha avó, casou-se com João Baptista Domingues, comerciante português da província de Monções, imigrado para o Brasil em 1912 com quem teve 10 filhos: Margarida, Cândido, Lucia, Judith (minha mãe), Maria de Lourdes, João Baptista Filho, Benedicto, Carlos, Paulo e Roberto, todos batizados apenas com o sobrenome Baptista Domingues, sem o nome Canongia, de Georgina. À menos de João Baptista Domingues Filho, todos têm descendentes.

Resposta

Link directo:

RE: Brasil/Dicionario das Familias Brasileiras

#340356 | rosa filipe | 03 jan 2014 17:50 | Em resposta a: #339696

Boa tarde senhor podia ver se encontrava o nome de João Batista de Sousa?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen