Familia Alexandrino da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Alexandrino da Silva

#154633 | geal | 02 mai 2007 01:57

Gostaria de obter informações sobre a familia Alexandrino da Silva ( Esposende )

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#300160 | octavio45 | 18 mar 2012 18:35 | Em resposta a: #154633

Sobre a Família Alexandrino da Silva passo a disponibilizar o seguinte: Dr. Cipriano Alexandrino da Silva, médico em Esposende (meu Bisavô), falecido em Junho de 1927, casado com D. Teresa Alexandrino da Silva. Filhos de ambos:Francisco (Juiz de Direito), Domingos (Advogado) (meu Avô paterno), Mário (Médico), Octávio, Ernesto, Joaquina e Josefina.
Gostaria de ter informação da data de nascimento e casamento de Cipriano Alexandrino da Silva e outros ascendentes.
Octávio Magalhães Borges Alexandrino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#300279 | octavio45 | 20 mar 2012 07:29 | Em resposta a: #154633

Sobre a Família Alexandrino da Silva passo a disponibilizar o seguinte: Dr. Cipriano Alexandrino da Silva, médico em Esposende (meu Bisavô), falecido em Junho de 1927, casado com D. Teresa Alexandrino da Silva. Filhos de ambos:Francisco (Juiz de Direito), Domingos (Advogado) (meu Avô paterno), Mário (Médico), Octávio, Ernesto, Joaquina e Josefina.
Gostaria de ter informação da data de nascimento e casamento de Cipriano Alexandrino da Silva e outros ascendentes.
Octávio Magalhães Borges Alexandrino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#300339 | Ajc.oliveira | 20 mar 2012 18:38 | Em resposta a: #300160

Caro confrade

Este batismo, em Vila do Conde, talvez lhe dê pistas:

86. 03-09-1876*Fco f Cipriano Alexandrino Silva, médico cirúrgico, e Teresa Alexandrina, doméstica, c S Ildefonso, Porto, r R Nova, np Rosa Mª Silva, solteira, S Ildefonso, Porto, nm Dos Alexandrino Silva, e Joaquina Ferreira Silva, S Ildefonso, pp Fco Alexandrino Silva, viúvo, empregado público, e a avó materna, n 29-08-1876 [cédula, 15-06-1924, Fco Alexandrino Silva] [faleceu, Cedofeita, Porto, 24-03-1943]

NB: há outros Alexandrino Silva em Vila do Conde

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#300388 | octavio45 | 21 mar 2012 08:11 | Em resposta a: #300339

Caro Alberto Oliveira,

Grato pela excelente contribuição.

Acrescento as seguintes notas de registo de nascimento de meu Pai: Álvaro Borges Alexandrino, nascido a 20-08-1917, freg. de S. José, conc. do Lubango-Angola. Pai: Domingos Alexandrino da Silva, casado, advogado, natural da freg. de Bagunte, conc. de Vila do Conde. Mãe: Elvira Borges Alexandrino, casada, doméstica, natural da freg. de Santa Maria Maior de Viana do Castelo, conc. de Braga. Avós paternos: Cipriano Alexandrino da Silva e Teresa Alexandrino da Silva. Avô materno: José Maria Borges de Lima.

Melhores cumprimentos,

Octávio Magalhães Borges Alexandrino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#300396 | Ajc.oliveira | 21 mar 2012 10:53 | Em resposta a: #300388

Caro O. Alexandrino

Casamento de Cipriano Alexandrino Silva, em Santo Ildefonso:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=51268&FileID=_2138693

batismo de Cândida, filha de Cipriano, em Bagunte, Vila do Conde:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=63415&FileID=_2749085
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=63415&FileID=_2749084

Os livros de Bagunte estão digitalizados. Pode procurar outros filhos, incluindo o seu avô Domingos. Poderá entrar no site adporto.pt, ou, talvez mais fácil, no site etombo.com

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#313800 | 8188 | 17 set 2012 16:26 | Em resposta a: #300279

O Dr. Francisco Alexandrino era um capitalista e negociante de Esposende, radicado em Moçamedes, Angola.

O jornal " O Espozendense" , nº 684 de 25 de Novembro de 1920 refere que «foi levantada no nosso estaleiro mais uma quilha, para um palhabote, mandado construir pelo Dr. Francisco Alexandrino, residente em África , filho desta localidade, ao qual será o nome de "Açores".

Em Moçamedes, a firma tinha a designação de Torres & Irmão. O "Açores" teve o seu bota-abaixo em 30 de Setembro de 1921. O seu construtor foi José de Azevedo Linhares e a construção foi dirigida pelo capitão Firmino C. Loureiro.

O navio saiu a barra de Esposende em 31 de Outubro, com destino ao Porto onde foi carregar e seguir para Moçamedes, praça onde foi registado.

O seu capitão foi Pedro António Rocha, do Seixal, mas a viver no Porto. Toda a marinhagem era de Esposende e incluia um elemento de Fão. A viagem para o Porto levou 6 horas. Era um elegante veleiro, do qual possuo foto.

***

Não sei se o que a seguir transcrevo, também diz respeito a esta família, mas julgo que sim

A figura em causa era Engenheiro e aviador. Aí vai, em resumo a "histórinha":

O «Tiger Moth», que pertencia à base aérea Sintra, tinha levantado voo do aeródromo de Espinho, por volta das 12,10, daquela manhã de terça-feira.

Pilotava-o, em mais um voo de treino, um bem conhecido filho de Esposende, o «aspirante a aviador miliciano sr. Engenheiro Manuel Torres Alexandrino» que, em 1937, havia sido brevetado pela Escola do Aero Club do Porto.

As visitas do aviador à sua terra natal eram já conhecidas e o aparelho que pilotava era logo reconhecido, mal despontava no horizonte. «Todos os seus amigos corriam a vê-lo, a saudá-lo, acenando-lhe com lenços».

Foi o que aconteceu naquela manhã.

«Pouco depois do meio-dia, o «Tiger Moth”mostrava-se donairoso a todos os esposendenses, rebrilhando ao sol a sua fuselagem multicor. Feitas algumas evoluções, o aparelho tomou a direcção do mar, e, quando se dispunha a dar a volta, a uns 500 metros da praia, talvez para regressara a Espinho todos viram, com indizível surpresa e não menor angustia, o avião descer de súbito, tocar na água e cair depois pesadamente, estendendo as asa sobre as ondas».

Eram 12, 30.. ( Este acontecimento tem mais desenvolvimento)

Cumprimentos

José Felgueiras - Esposende

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#313803 | octavio45 | 17 set 2012 17:58 | Em resposta a: #313800

Muito grato pela colaboração. O Dr. Francisco Alexandrino da Silva, era meu tio-avô, foi para Moçamedes, Angola, como Juiz e por casamento acabou por herdar a empresa Torres & Irmão abandonando a carreira de Juiz. Teve um filho único o Engenheiro Manuel Torres Alexandrino.
Octávio Alexandrino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#318268 | rosa filipe | 27 nov 2012 19:52 | Em resposta a: #313803

o meu avo materno morava em cerva ribeira de pena.

este chamava-se ernesto da silva, casouse com aida lopes e teve 3 filhos teresa da silva carolina da silva e augusto da silva.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alexandrino da Silva

#318640 | rosa filipe | 04 dez 2012 11:00 | Em resposta a: #300160

senhor octavio alexandrino peço que me ajude a saber se este ernesto que esta a indicar aqui nesta mensagem se seria ernesto da silva que se casou com uma dita aida lopes

Resposta

Link directo:

Familia Alexandrino da Silva

#418610 | geal | 11 out 2019 00:11 | Em resposta a: #313800

Adoraria conhecer mais pormenores, já que o personagem é meu avô.
Gostaria também de obter cópia da foto da embarcação referida.
Grato,
Jorge Alexandrino Bahia
bahia.jorge@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 00:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen