Qta. Buxeiro/Bucheiro

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias

Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154669 | amguedes | 02 mai 2007 12:59

Procuro informações sobre a instituição do vínculo da quinta do Bucheiro em S. Pedro de Celeirós, suponho que em 1717, que no sec XIX pertencia à família Pinheiro de Azevedo Leite.

Cumprimentos,
AMGuedes

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154764 | tmacedo | 03 mai 2007 09:13 | Em resposta a: #154669

Caro (a) AMGuedes:

A casa dita do Bucheiro, em Celeirós, à qual pertencia uma quinta, a cerca de um quilómetro da povoação, "adquiriu" esse nome por ter vindo a pertencer (na segunda metade do século XVIII), por herança, aos morgados do Bucheiro, em Ribeira de Pena. Em meados do século XVIII era de Caetano de Sousa de Carvalho, morador em Celeirós, que não deixou geração. O pai deste era António Rodrigues de Carvalho, de Paradela de Guiães, e a mãe era Sousa, de Celeirós. Estou-lhe a dar estas notas de memória, depois completá-las-ei, se o pretender.
Não tenho conhecimento de nenhum vínculo.
No final do século XIX, os donos da casa do Bucheiro, em Ribeira de Pena, venderam a casa de Celeirós a Joaquim Pinheiro de Azevedo Leite, que não tinha qualquer relação de parentesco com os antigos possuidores daquela casa.
Cumprimentos
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154796 | amguedes | 03 mai 2007 13:20 | Em resposta a: #154764

Caro António Taveira,

Muito obrigada pela resposta.
O meu interesse é a família Leitãao de Almeida de Ribeira de Pena.

Tenho a informação de Genebra Maria Joaquina Souza Leitão de Almeida Pinto,
Senhora da Quinta do Buxeiro Capela de S. Pedro em Ribeira de Pena e Senhora da Quinta do Buxeiro em S. Pedro de Celeirós, Sabrosa.
CC1ª (5.1765) António José de Souza Mourão de Carvalho (*7.5.1724, Parada de Guiães), CPOC. 4.9.1765, CB. 22.6.1751 – Souza Carvalho Machado Mourão (brasão que está na Qt. Bucheiro em Celeirós) e que tiveram António Caetano de Souza Leitão de Almeida Machado Mourão de Carvalho (*1.2.1766), mm.

No entanto não sei como e quando entrou e saiu da familia a Qta do Buxeiro em Celeirós, por isso agredeço todas as informações que me possa facultar.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154799 | tmacedo | 03 mai 2007 13:48 | Em resposta a: #154796

Cara Ana Maria Guedes:

O António José de Sousa Carvalho Mourão, de Paradela de Guiães, era sobrinho (não sei de memória se em 1º ou 2º grau) do Caetano de Sousa de Carvalho, de Celeirós. Um outro sobrinho (ou sobrinha) casou em Donelo. O ramo de Donelo, que depois assinou Pessanha, ficou com a casa de Paradela de Guiães. Vou ver os meus "canhenhos" e depois digo.

Tenho também alguns dados de famílias de Ribeira de Pena, nomeadamente de descendentes dos Borges de Cerva: Borges da Cunha (casa das Pereiras), Leitão de Meireles (casa do Outeiro), Peixotos (casa da Olaria),...

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154805 | amguedes | 03 mai 2007 14:24 | Em resposta a: #154799

Caro António Taveira,

A informação que eu tenho é que as duas quintas do Buxeiro (em Ribeira de Pena e em Celeirós) pertenciam à família Leitão de Almeida de Ribeira de Pena.

No sec XVIII a sua proprietária D. Genebra Maria Joaquina Souza Leitão de Almeida Pinto terá casado duas vezes, e colocou em cada uma das suas casas os brasões dos maridos:

CC1ª (5.1765) António José de Souza Mourão de Carvalho (nascido em Parada de Guiães mas com ascendência em Vila Meã - Vila Pouca de Aguiar) que teve CB. 22.6.1751 – Souza Carvalho Machado Mourão, brasão que colocou na casa do Bucheiro em Celeiros que era de sua mulher.

CC2ª (7.7.1800?) João Manuel de Souza Machado Aragão e Morais (de Vila Meã - Vila Pouca de Aguiar) que teve CB: 20.6.1795 - Souza Machado Morais Pinto, brasão que colocou na casa do Buxeiro em Ribeira de Pena, que era de sua mulher, e também na sua casa de Vila Meã.

Estas informações não foram confirmadas por mim e eu tenho dúvidas se serão estes dois casamentos da mesma D. Genebra Maria Joaquina Souza Leitão de Almeida Pinto ou de duas senhoras (mãe e filha?) com o mesmo nome.

Nenhuma das casas do Buxeiro ainda está na família. A de Ribeira de Pena é hoje em dia Arquivo Municipal e a quinta o parque da Vila, se não estou enganada.

Fico a aguardar notícias suas.
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154812 | amguedes | 03 mai 2007 14:52 | Em resposta a: #154799

Caro António Taveira,

Envio-lhe os dados que tenho sobre "Leitão de Almeida" para que possa tentar entroncar os seus dados.

1. Cristóvão Leitão de Almeida, capitão da Ordenança de Ribeira de Pena e aí senhor da quinta do Buxeiro. Terá sucedido na capela de S. Pedro, instituída na igreja do Salvador de Ribeira de Pena. N. cerca de 1525. Não sei com quem (ou se) casou. Filha:
2. Camila Leitão, n. cerca de 1560, sucessora na quinta do Buxeiro e capela de S. Pedro. C.c. João Fernandes, a que a carta de armas de seu filho não indica filiação. Filho:
3. José Leitão de Almeida, vedor do 2º correio-mor do reino, familiar do Santo Ofício (22.5.1629), n. em Ribeira de Pena e morador em Lisboa quando a 18.3.1629 tirou carta de armas para Leitão. Sucessor na quinta do Buxeiro e capela de S. Pedro. N. cerca de 1582. Não sei com quem casou. Filho:
4. Francisco Leitão de Almeida, sucessor na quinta do Buxeiro e capela de S. Pedro. A «Corografia Portuguesa» (1706) diz: «A quinta, & Morgado do Buxeiro, com Capella na mesma Igreja, de que he senhor Francisco Leitão de Almeyda» (tomo 1, pag. 171). C. cerca de 1665 c. Filipa de Souza, filha de Jorge Vaz Ferreira, senhor da casa da Seara de Selhariz, e de sua mulher Isabel Machado, filha esta de António Machado, «o Gordo», capitão-mor (1613-35) e alcaide (1601) de Vila Pouca de Aguiar, etc., e de sua mulher Filipa de Chaves.
i) Maria de Souza e Chaves, nascida cerca de 1667, c.c. Baltazar Álvares Mourão, familiar do Stº Ofº (20.3.1696), filho de João Corrêa Machado e sua mulher Maria Mourão. C.g. conhecida
ii) José Leitão de Almeida, sucessor na quinta do Buxeiro e capela de S. Pedro. C.c. Isabel Pereira Mourão, c.g. nos senhores da quinta do Buxeiro, que segue.
iii) Francisco Leitão de Souza, n. cerca 1675 em S. Salvador de Ribeira de Pena. Tirou ordens menores em Braga a 9.3.1684.
5. José LEITÃO DE ALMEIDA, filho de Francisco Leitão de Almeida, Sr. da Quinta do Buxeiro, e de Dona Felipa de Souza Chaves, da Quinta de Selhariz. Cc Isabel Pereira MOURÃO, sua cunhada (irmã de Baltazar Alvares Mourão, filhos de João CORREIA MACHADO e Maria de MOURÃO). Tiveram:
6. José Leitão de Souza ALMEIDA. Teve:
7. Angélica Maria de Souza LEITÃO DE ALMEIDA. Na Inquirição das testemunhas para a justificação de Nobreza que fez Lourenço Souza Guedes Pinto Mourão, uma testemunha diz (em 1754) que "esta senhora ainda existe e só tem uma filha:
8. Dona Genebra Maria de Souza LEITÃO. Teve (?)
9. Dona Genebra Maria Joaquina Souza Leitão de Almeida Pinto. Terá casado duas vezes:
CC1ª (5.1765) António José de Souza Mourão de Carvalho (*7.5.1724, Parada de Guiães, mas com ascendência em Vila Meã), CB. 22.6.1751 – Souza Carvalho Machado Mourão. Houve um filho(?) deste casamento mas que morreu menor: António Caetano de Souza Leitão de Almeida Machado Mourão de Carvalho (*1.2.1766).

CC2ª (7.7.1812?) João Manuel de Souza Machado ARAGÃO e Morais (n. Vila Meã), filho de João de SOUZA MACHADO ARAGÃO e Dona Francisca de MORAIS PINTO, de Lisboa. Teve CB: 20.6.1795 - Souza Machado Morais Pinto (está na Qta do Buxeiro, Ribeira de Pena e em Vila Meã). Tiveram pelo menos:
10. João Manuel de SOUZA ARAGÃO cc (14.3.1835, Bornes) Luisa Joaquina Figueiredo Sarmento VAHIA filha de Luís António Teixeira VAHIA DE MIRANDA e Maria Benedita Figueiredo Sarmento de Sousa CHAVES. Luísa nasceu a 6.9.1816 em Vila Meã. Tiveram 7 filhos:
i) D. Genebra SOUZA ARAGÃO nasceu a 18.1.1836 em Vila Meã. Padrinhos José Joaquim de Sousa Aragão, tio, e D. Genebra Maria Joaquina, Avó.
ii) D. Maria Augusta SOUZA ARAGÃO nasceu a 19.10.1838 in Vila Meã. Padrinhos José Baltazar de Andrade, de Sta Marinha de Ribeira de Pena, e D. Maria Miquelina, do Salvador de Ribeira de Pena.
iii) D. Cândida de SOUZA ARAGÃO nasceu a 23.4.1840 in Vila Meã. Padrinhos Doutor Bento Vahia e D. Maria Maximina de Sousa Almeida, tia.
iv) Francisco de SOUZA ARAGÃO nasceu a 10 Jan 1842 in Vila Meã. Padrinhos Raimundo Inácio Lamas, de Vila Meã e D. Francisca Firmina de Sousa Almeida, da Quinta do Buxeiro, representada pela sua irmã D Escolástica Ifigénia de Sousa Almeida.
v) José Joaquim de SOUZA ARAGÃO nasceu a 25.3.1844 in Vila Meã. Foram seus padrinhos José Anacleto Gomes Roxo, Abade de Vilar de Ferreiros, e D. Escolástica Ifigénia de Sousa Almeida, que deu representação ao seu cunhado José Baltazar de Andrade, ambos da freguesia do Salvador de Ribeira de Pena.
vi) Gaspar de SOUZA ARAGÃO nasceu a 14.6.1845 in Vila Meã. Padrinhos Padre Gaspar Joaquim de Sousa Vahia e D. Genoveva Gracinda de Sousa Almeida, representada pelo seu cunhado José Baltazar de Andrade.
vii) Rodrigo de SOUZA ARAGÃO nasceu a 24.8.1847 in Vila Meã. Padrinhos Doutor Rodrigo António Teixeira Vahia e D. Clementina de Figueiredo Sarmento Vahia, tios.

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#154918 | tmacedo | 04 mai 2007 09:24 | Em resposta a: #154812

Cara Ana Maria Guedes:

António Rodrigues de Carvalho, de Paradela (e não Parada) de Guiães casou em Celeirós, por 1690, com Helena de Sousa. Foram seus filhos Caetano de Sousa de Carvalho que viveu solteiro em Celeirós (na casa dita do Bucheiro) e o Dr. João Baptista de Barros Coelho, que viveu em Paradela de Guiães e Vila Real, casado com Catarina de Sousa Machado. Destes últimos foi filha D. Rosa Maria de Sousa Barros Mourão, herdeira da casa de Paradela, casada com Feliciano da Silva Pereira, de Donelo. Estes foram pais de João Manuel Pereira da Silva e Sousa Mourão, FCA, sargento-mor de Provezende, morador em Donelo, e de D. Luisa Rosa Pereira da Silva e Sousa casada com António Manuel de Almeida Morais Pessanha (com geração). Aquele João Baptista de Barros Coelho foi pai ? (ou tio) de António José Mourão de Carvalho Machado, herdeiro da casa de Celeirós que foi de seu tio Caetano de Sousa de Carvalho, casado na casa do Buxeiro (Ribeira de Pena) com D. Genebra Joaquina.
Durante o fim de semana, com algum vagar, consultarei os meus apontamentos e mais lhe direi. Igualmente em relação aos Leitões de Ribeira de Pena.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#155803 | gomabre | 11 mai 2007 15:29 | Em resposta a: #154805

Prezada Ana Maria Guedes,

A quinta do Bucheiro, em Ribeira de Pena, não é o arquivo municipal. Segundo informação que obtive no local, essa casa foi comprada por um empresário da construção civil. Penso que estará a confundir com a casa de S.Marinha, que pertenceu aos Barões de Ribeira de Pena. Essa sim, abriga o acervo da família Canavarro de Valadares. Infelizmente não está aberta ao público, nem sei em que moldes funciona, apenas que está tudo muito degradado.

Cumprimentos,
Gonçalo Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#229779 | FátimaAragão | 19 mai 2009 18:39 | Em resposta a: #154812

Cara amguedes,
Estou muitíssimo feliz de encontrar este fórum, uma vez que há muito tempo busco informações de meus descendentes e estes dados acima me confirmaram tudo o que eu precisava. Sou neta de Sylvio Ribeiro Aragão, que é filho de Rodrigo de Souza Aragão, que é filho de João Manuel de Souza Aragão com Luisa Joaquina F. S. Vahia. Diante de destas informações gostaria saber como conseguir os documentos tipo: certidões de nascimento e/ou batismo e certidões de casamentos referentes à minha genealogia, com quem devo me contactar, a quem ou a que departamento me dirigir, enfim a quem recorrer para conseguir tais documentos. Gostaria de saber também se você tem como saber em que circunstância o meu bisavô veio para o Brasil: se foi com os pais, com os irmãos, se veio como imigrante, pois a nossa família aqui no Brasil não tem nenhuma informação a respeito. Conto com a generosidade de pessoas como você para que me conduza ao local certo.
Como sou brasileira e apesar de falarmos a mesma língua, tenho algumas dificuldades em entender alguma coisa, como da mesma forma você talvez tenha a mesma dificuldade. Qualquer coisa estou à disposição para mais algum esclarecimento e aguardo ansiosa o seu retorno. Um abraço. Fátima Aragão

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#230148 | amguedes | 22 mai 2009 15:34 | Em resposta a: #229779

Cara Fátima Aragão,

Pode pedir o meu endereço de email aqui no forum:
combo no canto superior direito:
--Escolha uma opção-- => Contactos

Fico a aguardar o seu email e terei todo o gosto em ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Qta. Buxeiro/Bucheiro

#230224 | FátimaAragão | 23 mai 2009 01:01 | Em resposta a: #230148

Cara Ana Maria Guedes,
Estou muitíssima agradecida pela sua atenção. Já solicitei o seu email e tão logo o tenha enviarei a minha solicitação
Me perdõe o erro, pois na minha mensangem anterior coloquei meus descendentes e não ascendentes como deveria ser.
Até mais breve,
Atenciosamente,
Fátima Aragão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen