Loulés - novas pretensões

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Hispânia

Loulés - novas pretensões

#154836 | Fernando Reis | 03 mai 2007 19:10

Foi-me dito, de fonte segura, que os Folques pediram em Espanha o título de Senhores da Biscaya. Este título foi-lhes recusado com o fundamento de pertencer a SM o Rei Juan Carlos, por ter sido anexado à Coroa Espanhola.

Em qualquer caso, não compreendo tal pedido, uma vez que os Loulés não são os chefes em Portugal dos Mendoças (sendo o chefe o Conde de Mesquitela) e ainda que o fossem, proviriam de um ramo não provado, ilegítimo e mais novo, sendo o ramo primogénito representado em Espanha pelos Duques do Infantado, sendo este portanto o ramo herdeiro deste título espanhol.

Aliás, mesmo esta grande casa espanhola perdeu o direito a tal título, por ter sido incorporado na Casa Real Espanhola. Note-se que o Rei de Espanha tradicionalmente menciona o senhorio na fórmula sacramental dos seus títulos, como os nossos reis usaram Rei dos Algarves ou da Conquista e Navegação da Guiné...

Vejo ainda no livro "dinastias reais europeias", da autoria de Filipe Folque de Mendoça, a menção de que seriam representantes dos "condes de Loulé".

Contudo, tal condado, como o de Marialva, era representado pelos Marqueses de Marialva e logo, hoje, pelos Duques de Lafões. Qual a origem desta nova pretensão?

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#154943 | asapinho | 04 mai 2007 13:04 | Em resposta a: #154836

Caríssimo Senhor Fernando Reis,

Reparei agora no seu tópico. Como Oscar Wilde, consigo resistir a tudo menos à tentação e, de facto, comentar mais esta pérola referente aos Loulés é uma ocasião que não posso deixar passar…

Se por um lado publicidade é o que eles mais desejam, por outro, provar a falsidade das afirmações presentes nas obras do Dr. Filipe Folque de Mendoça, (...)

Espanta-me ainda, e no seguimento do seu raciocínio, que o extinto Conselho de Nobreza tenha dado ao referido Dr. Mendoça o título de Conde do Rio Grande, também este pertença por direito à Casa Mesquitela. De quem terá sido esse parecer? Porque não terá sido feita publicidade deste erro crasso enquanto outros (de menor importância devido à relativa preponderância das Casas que envolvem) são repetidamente chamados à praça pública…

Parece que se tornou moda adulterar dados genealógicos segundo o bel prazer (leia-se interesse) de cada um. E hoje basta publicar esses dados para que sejam considerados lei. Não deixa de me espantar que, dando uma vista de olhos aqui pela BD do Genea, a numeração dos duques de Loulé (que vale o que vale) considere pessoas que nunca se encartaram no título, dado baseado simplesmente na obra “A Casa de Loulé e suas Alianças”. Toda a gente sabe que o título só foi reabilitado já na última fase do extinto CN, depois de algumas recusas anteriores.

Só não publico um livro com a minha genealogia provando a minha inegável fidalguia com 112,5 quebras de varonia e infidáveis bastardias porque tenho muito orgulho no meu plebeu progenitor, honrado e honesto agricultor em dois palmos de terra de sua propriedade… De outra forma estou certo que até conseguiria entrar na Ordem da Malta!

Depois, e tendo dado uma vista de olhos pela “Dinastias Reais Europeias” - onde a fotografia de D. Pedro Loulé aparece antecedendo as dos chefes de algumas das Casas Reais europeias, incluindo a da “tia” Isabel de Inglaterra e do “tio” Juan Carlos – não posso deixar passar a insistência deste príncipe (...) dinasta, em querer para si mercês que lhe não pertencem e que já estão consolidadas nos seus legítimos detentores.

(...)

Não deixa de ser curioso que se apunhale a própria fonte das mercês que se ostenta. Era regra do antigo Conselho que, para se pedir qualquer mercê, se declarasse fidelidade a S.A. R. o Senhor D. Duarte como legítimo herdeiro dos reis de Portugal. Como poderá o chefe da Casa Loulé jurar fidelidade à Constituição numa hipotética restauração do regime monárquico quando traiu tão simples declaração? Ou aqui apenas se pretende preponderância em tempo de república, não sendo o desejo destes senhores assumir tarefas mais profundas que o receber vénias dos seus apoiantes de Arronches?

(...)
Sem mais. Os meus respeitosos cumprimentos,

Alberto Reis Sapinho

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#154949 | JCC | 04 mai 2007 14:33 | Em resposta a: #154943

Já para não falar nas armas apresentadas na recente publicação sobre esta família em que assumem armas de Portugal plenas com o banco de pinchar como diferença, qual Principe Real...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#154973 | Fernando Reis | 04 mai 2007 17:55 | Em resposta a: #154949

Caro João Cordovil Cardoso,
As armas novas tinham-me escapado totalmente... Mas deixaram de usar Mendoça?
É no livro sobre os Folques?

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155032 | JCC | 04 mai 2007 23:44 | Em resposta a: #154973

Caro Fernando Reis

É, de facto, nesse livro. As armas apresentadas têm, no banco de pinchar, salvo erro, Barreto e outro que pode ser Mendoça mas não me recordo. Não tenho o livro apenas vi um exemplar de um amigo.

Cumprimentos

Joao Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155102 | jmacieira | 05 mai 2007 18:50 | Em resposta a: #155032

Caros Confrades

É evidente que uma pessoa como o Senhor Filipe Folque é (...).

Pasmo até como, até agora, não lhes foram retirados os títulos da Casa, já nem falo num que ele usa, (agora não me ocorre o nome), pois a gravidade das atitudes e palavras a isso poderia levar. A benevolência e a bondade de Sua Alteza Real são, certamente, a razão disso.
Mas, ao que parece, o Senhor Folque quer mais e mais.(...)
Só que a Família Loulé não precisa disso.
O seu irmão Pedro representa uma Grande Casa e, ao que parece, tem seguido, nos últimos tempos, a conduta do Senhor seu Pai e da Senhora Marquesa, sua Avó. Graças a Deus.
Não é de bom gosto falar-se da família dos outros. Eu sei, todos sabemos.

Porém não posso deixar aqui algumas observações que, ao Senhor Filipe Loulé, só lhe farão bem.

Segundo um nosso Confrade, aqui neste tópico, ficou dito que quem representa os Mendoça, em Portugal, é a Casa dos Condes de Mesquitela.

A actual varonia da Casa Loulé é FOLQUE.
A varonia da Senhora Marquesa, Avó do Senhor Filipe Folque, era ROCHA. como descendente, por legítima varonia de Salvador Viana da Rocha, que morreu no Brasil em 1729.

Há ainda um outro ponto das Genealogias do Senhor Filipe Folque que é bom que fique bem claro.

O apelido Berquó, da Casa dos Marqueses de Cantagalo, usado por alguns elementos desta família não lhes vem por sangue!

Uma avó dos Senhores Folque (Loulé) casa, já viuva e com descendência de Domingos Viana Gorgel do Amaral e Rocha, com o Marquês de Cantagalo.
Pela estima que o Marquês de Cantagalo tinha pelos filhos de sua Mulher, tratou-os como filhos e autorizou-os a usar o seu apelido. Só isto.

Os Loulé nada têm a ver com a Casa dos Marqueses de Cantagalo e, assim, com qualquer direito da família Berquó.

É actual representante dos Marqueses de Cantagalo, o Senhor Marquês de Vianna, D. Nuno de Varennes Ramos Chaves Berquó, 5º neto e representante legítimo do 1º Marquês de Cantagalo.

É preciso ter cuidado ao ler as obras e as opiniões do Senhor Filipe Folque (o actual).

Cordialmente

João de Mariz sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155268 | asapinho | 07 mai 2007 15:55 | Em resposta a: #155032

Ninguém mais tem nada a dizer?!

Estranho, num forum de genealogia...

Pelo menos serve a presente para manter o tópico na primeira página.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155276 | zamot | 07 mai 2007 17:11 | Em resposta a: #155268

Que mais haverá a dizer a não ser a tristeza de tudo isto? Uma das nossas primeiras familias com comportamentos estranhos destes não me dá nenhuma alegria, tenho apenas pena.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155287 | joão pombo | 07 mai 2007 18:59 | Em resposta a: #155268

Caro A Sapinho:

Aparentemente, é estranho um tópico tão picante como este estar como que adormecido, ainda por cima num fórum de genealogia.
Simplesmente e penso que a razão reside aqui, este tema não é novo, bem pelo contrário. Há anos que se fala da Casa Loulé no fórum do Genea.
De início, pensavam alguns tratarem-se de pessoas que nada tinham que ver com a dita Casa, e foi sempre reiterada a absoluta fidelidade da mesma ao Duque de Bragança (obviamente, D. Duarte Pio).
Creio que actualmente é mais ou menos pacífico que certos membros da família Folque têm a ambição a serem um pouco mais que descendentes e representantes do 1º Duque de Loulé, figura incontornável da nossa História.
Aliás, a associação (também já discutida aqui) do fadista Nuno da Câmara a seus parentes Loulés não ajudou nada a credibilizar esta Casa, e se pesquisarmos na net vemos que o actual Duque de Loulé já é considerado pretendente ao trono de Portugal, apesar de essa qualidade não lhe ser reconhecida, expressa ou tacitamente, pelas Casas Reais Europeias.
(...)
De facto, no seio da nobreza portuguesa e pelo facto de serem duques, podemos considerá-los das primeiras famílias da nobreza. Mas mesmo entre duques existem diferenças, (...)

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155301 | feraguiar98 | 07 mai 2007 20:17 | Em resposta a: #155287

Caro João Pombo,

De início não apenas pensavam alguns como era o que realmente se passava; depois o sr. dr. D. Filipe Folque(...).
Começou por pretender ser duque da Terceira e, com critérios que me custam a compreender, foi feito conde de Rio Grande. Apenas comento que se a ideia subjacente foi acalmar a criatura, o resultado foi apenas o previsível nestes casos. Lembro-me do Infante D. Pedro a conceder o título de duque de Bragança ao conde de Barcelos e do que se seguiu até Allfarrobeira.

(...)

Mas ainda tenho esperança que o sr. duque de Loulé se desmarque dos excessos. Foi o que informou o confrade João Macieira que suponho esteja razoavelmente bem informado.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155313 | Fernando Reis | 07 mai 2007 22:26 | Em resposta a: #155301

A "compensação" foi mais uma das falsas históricas postas a correr, eventualmente pela referida personagem, com os seus habituais cumplices, depois de se ter exposto publicamente o facto de não representarem nem o ramo Mendoça nem o ramo Barreto que concorriam no referido titular Rio Grande.

Os protagonistas desse episódio, quer ao nível do antigo Conselho (digo membros da direcção), quer ao mais alto nível..., desmentem peremptoriamente, a quem lhes quiser perguntar, essa patranha da "compensação" - até porque não havia nada para compensar. O que ocorreu foi pura e simplesmente (e muito antes desse episódio) uma cumplicidade ao nível do parecer genealógico dado relativamente a esse título Rio Grande, que "enganou" o Conselho. Se em muitos casos o antigo CN poderá ter errado, neste, arrisco dizer, foi enganado e muitos sabem por quem.

Se repararem no Boletim Oficial do Conselho de Nobreza a outorga do mencionado Conde Rio Grande data de 1994, tendo a família Folque feito o requerimento relativo ao ducado da Terceira em 1995 (sendo que apenas em 1996, e após se ter sabido desse facto, este título é reconhecido à Condessa de Vila Flor e Alpedrinha).

Ou seja, os requerimentos desmedidos começaram com o próprio Rio Grande, logo em 1994. Pelo meio (após o Rio Grande e a tentativa falhada Terceira) ainda houve outro episódio relativo a uma tentativa de requerimento relativo ao Conde de Barbecena, que terá dado aso a um frase - Filipe chega...

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155355 | zamot | 08 mai 2007 09:05 | Em resposta a: #155313

É realmente triste ver alguns membros de uma das familias mais ilustres deste País a tomarem este tipo de atitudes. Não precisavam destas atitudes para serem quem já são há muitos anos.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155365 | luso | 08 mai 2007 11:10 | Em resposta a: #155287

Caros Senhores

É realmente verdade que o Chefe da Casa Loulé, pretende mesmo querer ser o chefe da Casa Real?
É que em abono da verdade nunca li qualquer comunicado.

Expliquem-me por favor.

ptp

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155367 | luso | 08 mai 2007 11:12 | Em resposta a: #155365

Quanto ao Ducado da Terceira, achei estranho , dado que sempre ouvi dizer que os Vila Flor, foram sempre considerados herdeiros do famoso militar e politico que considero um dos heróis do Constitucionalismo, a léguas do irresponsável Saldanha!

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155373 | Fernando Reis | 08 mai 2007 12:03 | Em resposta a: #155365

Pelo que sei, o Pedro Loulé tem muitíssimo mais bom senso (...).

Ainda espero sinceramente que retome a fidelidade ao Príncipe e à causa, que serem honraram a sua família, e que se deixe de influências (...).

Na verdade, estou certo de que, mais dia menos dia, o fará. Devia era fazê-lo quanto antes, para evitar danos para todos. (...). Salve-se pelo menos a chefia dessa casa, que bem falta faz à nobreza portuguesa, tão ilustre pelo que representa.

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155377 | zamot | 08 mai 2007 12:14 | Em resposta a: #155373

Deva dizer-se em abono da verdade que o actual Duque de Loulé esteve presente no ultimo Jantar dos Conjurados. Diz-se nos "mentideros" que pediu para usar da palavra para fazer uma declaração aos Portugueses, o que lhe não foi concedido, mas cumprimentou respeitosamente o Senhor D. Duarte, e jantou em lugar de destaque acompanhado pelo "staff" de SAR. Não faço ideia quais eram as reais intenções do Senhor D. Pedro, mas que demonstrou coragem isso ninguém o pode negar. Penso que se deveria tentar por este lado uma aproximação de posições.


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155383 | Mavasc | 08 mai 2007 15:17 | Em resposta a: #155287

Caro João Pombo


"Aparentemente, é estranho um tópico tão picante como este estar como que adormecido, ainda por cima num fórum de genealogia.
Simplesmente e penso que a razão reside aqui, este tema não é novo, bem pelo contrário. Há anos que se fala da Casa Loulé no fórum do Genea."

Confesso que acho estarmos na precisa altura em que se deve avaliar com justiça a cordata e respeitosa atitude dos republicanos, sempre tão vituperados neste Fórum, pelo silêncio e não aproveitamento da situação, que deixam , efectivamente, como que adormecida.

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155384 | asapinho | 08 mai 2007 15:38 | Em resposta a: #155313

Caro Fernando Reis,

Realmente para bom entendedor meia palavra basta e, neste caso, posso dizer que acertei na "mouche". Realmente só hoje reparei que a minha primeira intervenção neste tópico tinha sido censurada. Agora perdeu todo o sentido, mas fico feliz por aquilo que estava entre linhas tenha chegado aos destinatários...
Provavelmente a fonte dos enganos tem mais influência do que pensava (ou talvez não seja surpresa...)
Enfim, continuemos esta útil diatribe... pode ser que surta efeito e que sirva para clarificar alguns mal entendidos.

Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155386 | zamot | 08 mai 2007 16:15 | Em resposta a: #155383

Cara Maria Benedita

Como sempre uma palavra sensata. É incrivel como alguns elementos de uma tão distinta familia se prestam a fazer este género de figuras que envergonham todos os Portugueses. O que terá pensado SM O Rei Juan Carlos quando recebeu o requerimento para um titulo que lhe pertence...

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155389 | Mavasc | 08 mai 2007 16:42 | Em resposta a: #155386

Caro Zé Tomaz

Julgo não valer a pena reiterar o que penso sobre esta questão, tantas vezes aqui abordada. Há coisas que, por mais picantes que sejam, devemos deixar esvairem-se por si próprias, sem réplica nem comentários. É que discuti-las dá-lhes uma inusitada e imerecida publicidade e põe-nas, por mal ou por bem, na ordem do dia.
O falar-se delas, mesmo que pelos piores motivos, confere-lhes uma importância que não têm.
Ignorem-se, pois , os pobres de espírito ( que não aqueles que têm espírito de pobreza) e deixemos morrer uma questão que nos envergonha a todos.

Grande abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155391 | Mavasc | 08 mai 2007 16:55 | Em resposta a: #155301

"Lembro-me do Infante D. Pedro a conceder o título de duque de Bragança ao conde de Barcelos e do que se seguiu até Allfarrobeira."

Não fora a morte de D. João e a traição de D. Henrique, por muito que a justifiquem com o juramento feito a sua mãe, e a história não teria sido a mesma, conde de Baecelos ou duque de Bragança, a peça era má e invejosa!

Cpts

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155399 | joão pombo | 08 mai 2007 17:57 | Em resposta a: #155383

Cara Maria Benedita:

Se quisesse ser mauzinho, diria que a superioridade dos republicanos reside aí mesmo: Não damos importância a questiúnculas menores, ao invés, preferimos pairar sobre as mesmas...
Mas não quero ir por aí, porque continuo a acreditar que a esmagadora maioria dos monárquicos tem bom senso e, mais importante, não confunde um ideal respeitável com questões e tricas insignificantes.
Aliás, estou em crer que a maioria dos monárquicos portugueses são tão democráticos como o mais democrático dos republicanos, e não aspiram à restauração da monarquia unicamente para repôr no poder a elite "interrompida" com o 5 de Outubro.

Um abraço republicano

João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155414 | feraguiar98 | 08 mai 2007 19:51 | Em resposta a: #155399

Caro João Pombo,

Consegue vislumbrar alguma diferença que não de pormenor entre essa elite interrompida em 5 de Outubro e a actual?

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155417 | joão pombo | 08 mai 2007 20:10 | Em resposta a: #155414

Caro Fernando Aguiar:

É verdade que continuamos muito mal servidos de elites, como estávamos aquando da implantação da República.
Simplesmente, repugna-me a atribuição de determinadas prerrogativas só por virtude do nascimento.
Mas esta questão é meramente académica, pelas seguintes razões:
1) Não acredito, muito honestamente, numa restauração da Monarquia em Portugal.
2) Por outro lado e caso isso acontecesse, seria sempre um regime de monarquia constitucional, à semelhança de Espanha, Grã-Bretanha, Noruega, etc...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155421 | JoãoGaspar | 08 mai 2007 20:20 | Em resposta a: #155399

Caro João Pombo,

Não sabia que existe uma superioridade republicana?
tal como é um erro pensar que o 5 de Outubro interrompeu qualquer elite de se manter no poder!
enfim pense um pouco no que foi a primeira Republica, o Estado Novo e o Pos 25 de Abril, e se calhar irá ver que o 5 de Outubro não foi bom para quaquer Português seja ele Republicano, Monarquico ou nem uma coisa nem outra( a maioria dos portugueses nunca se questionou sobre os dois regimes, nem sabe o que são)
O caciquismo que o confrade aponta, é composto pelos Republicanos que se guerrearam pelo poder e afundaram o pais numa crise profunda, que deu origem a uma ditadura de "salvação" nacional, e depois a um 25 de abril. Mas o caciquismo continua presente, queiram chamar lhe Aristocracia ou partidocracia, todos se regem pelo dinheiro e poder, dependentes de Irmandades, não zelam pelo bem nacional, mas sim pelo seu bem estar individual, familiar e da sua "irmandade"
Logo caro Confrade João Pombo, eu que concordei consigo em tantas mensagens, terei de humildemente discordar com a sua mensagem, porque o senhor pensa mesmo que a maioria do Povo Português algum dia escolheu alguma coisa? Ou ganhou alguma coisa com o 5 de Outubro?


Sinceros Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155423 | feraguiar98 | 08 mai 2007 20:42 | Em resposta a: #155417

Caro João Pombo,

Também não acredito honestamente numa restauração da monarquia em Portugal.
Mas, infelizmente, talvez até nem seja preciso. É que, na ausência de valores e na indefinição europeia - que parece não vingar em consultas democráticas mas que também não desiste, criando um impasse político - a economia vai assumindo razões incontornáveis, sabendo-se como se sabe que o poder tem horror ao vazio.

A títulode mero exemplo, lembra-se dos inglórios esforços do PS para assegurar uma presença na comunicação social? Desde "A Luta" ao episódio Mateus, com Macau à mistura e até o suicídio de um magnate?
Compare agora a limpeza com que "nuestros hermanos" resolveram o problema ao PS por intermédio da Prisa. Acredita que foi tudo gratuito, sem custos políticos nem contrapartidas?

Nunca os castelhanos, no fundo, desistiram da ideia de nos ensinar a não estragar a costa - para usar uma imagem triste e até verdadeira - mas, dentro de não mais de 15/20 anos, por esta via, não haverá em Portugal motivo ou vontade para oposição. E o filho de Juan Carlos até se chama Felipe ...

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155427 | Duarte CB | 08 mai 2007 21:13 | Em resposta a: #155421

Ganhou... ganhou chatices iguais ou maiores que antes.

Subscrevo as suas palavras.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155432 | Mavasc | 08 mai 2007 21:41 | Em resposta a: #155421

Caro João Gaspar

Os últimos anos da monarquia assemelham-se espantosamente aos tempos que agora vivemos! Até o déficit! Confesso que, para mim, é uma questão de cultura ( ou falta dela) nada mais! Foi esse estado de coisas que trouxe a república a que se seguiu o Estado Novo, etc, etc!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155485 | zmcm | 08 mai 2007 22:57 | Em resposta a: #155389

Cara Maria Benedita:
Não posso concordar mais consigo, no entanto é importante referir que a atitude aqui debatida e tantas outras do género são o espelho do descrédito e da imagem de fantochada da questão monarquica. A república fez bem o seu trabalho de desacreditar a imagem da monarquia ao longo 97 anos e a grande maioria dos monárquicos infelizmente ainda ajuda!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155490 | Mavasc | 08 mai 2007 23:18 | Em resposta a: #155485

Caro Miguel Cabrita Matias

Não nego que a 1ª República fez tudo para desacreditar a monarquia. O regime salazarista não a desacreditou, menosprezou-a e enganou-a ( ler "Salazar e a Rainha "do Dr. Fernando Amaro Monteiro)
Actualmente, por indiscutível mérito do Senhor D. Duarte Pio, é respeitada. Em minha opinião cabe aos monárquicos, e só a eles, a manutenção desse respeito, ao qual os republicanos não facciosos aderem.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155492 | zmcm | 08 mai 2007 23:28 | Em resposta a: #155490

Maria Benedita:
Salazar enganou bem os monárquicos mas também a desacreditou, lembro-me bem de como o programa de História de Portugal do ensino primário tratava o tema há 40 anos atrás.
Quanto ao Sr D. Duarte tem de facto esse mérito que refere, quanto a mim não chega pois quem o rodeia nenhuma credibilidade detêm perante os portugueses antes pelo contrário!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155511 | JoãoGaspar | 09 mai 2007 02:20 | Em resposta a: #155432

Cara Maria Benedita,

"Foi esse estado de coisas que trouxe a república a que se seguiu o Estado Novo, etc, etc!"

Então não fez sentido estes quase cem anos de Républica?
Se o défice é cultural ( concordo consigo), se não escolhemos ser Republica ou Monarquia. Se somos apenas actores secundarios numa tragi-comédia, onde o texto, encenação e tudo o mais é muito fraco, que podemos fazer?
Conformar em viver assim? Ou utilizar uma expressão corrente entre os jovens da minha idade e "desenrasca-te" (?) que é como quem diz, faz te à vida, engana, não pagues impostos como os outros todos, sê individualista ou então, entra para um partido ja que sozinho e inteiro não es ninguem.


João Gaspar

(membro da geração à rasca)

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155528 | zamot | 09 mai 2007 07:27 | Em resposta a: #154836

"...Foi-me dito, de fonte segura, que os Folques pediram em Espanha o título de Senhores da Biscaya. Este título foi-lhes recusado com o fundamento de pertencer a SM o Rei Juan Carlos, por ter sido anexado à Coroa Espanhola. ..."


Caro Fernando Reis

Ontem ao reler o livro do Sr D. Filipe Folque "A Casa Loulé" publicado em 1995 verifiquei que nesse livro o Filipe Loulé não diz que são Senhores da Biscaia, antes pelo contrário, dá uma árvore de Mendonças onde se percebe bem que a representação não está em Portugal, daí estranhar esta sua informação que aqui cito.

Por outro lado Manuel Abranches Soveral e Manuel Lamas de Mendonça publicaram um trabalho sobre a origem dos Furtados de Mendonça portugueses, que até prova em contrário não ligam aos espanhóis. O prefácio é da autoria de Filipe Loulé.

Pedi ainda a um amigo que visse o "Elenco dos Titulos de Espanha" onde aparecem todos os títulos que foram pedidos e não há qualquer rasto desta petição.

Por todos estes motivos que aqui aponto, acho muito estranha esta história.

De onde apareceu esta notícia? Quem o informou?

Um abc

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155531 | joão pombo | 09 mai 2007 08:55 | Em resposta a: #155421

Caro João Gaspar:

Penso que no essencial estamos de acordo.
Sempre estivemos mal servidos de elites e, já agora, deixem-me ser politicamente incorrecto e dizer que também estamos mal servidos de povo (i.é., tudo o que não constitui elite).
Temos políticos (incluindo governantes) péssimos, e a tendência é sempre para pior. Por outro lado, a maioria dos "governados" não lhes fica atrás, daí que muitos digam que temos os políticos e governantes que merecemos.
Os portugueses melhores (nomeadamente os mais jovens) piram-se do País na primeira oportunidade, que começa logo com os cursos universitários em Espanha, os Erasmus, etc...
Enfim, não vale a pena divagar mais...

Cumprimentos,
João Pombo
(também da geração à rasca)

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155535 | Mavasc | 09 mai 2007 10:37 | Em resposta a: #155511

Caro João Gaspar

Vou falar-lhe como o dinossauro que indiscutivelmente sou!
Valem ainda e sempre os princípios, a honra, a lealdade, a honestidade, a verdade e os ideais pelos quais lutamos! Pode dizer-me que não é isto que nos dá emprego ou dinheiro. E numa sociedade de consumismo desenfreado em que o dinheiro é rei, há que ter muita força para não pactuar. Mas afastemo-nos desse consumismo, dessas necessidades "básicas"que na minha juventude não existiam, e muito menos se "exigiam", e voltemo-nos um pouco mais para o espírito! Traz grandes compensações! Eu sinto orgulho em poder dizer que não aperto a mão a qualquer um e só me sento á mesa de quem prezo e considero, independentemente da fama, dinheiro ou posição dos ditos. O respeito por nós próprios é o sustentáculo de muita coisa pela qual vale a pena lutar!
É importante chegar a velho e olhar para trás com orgulho!

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita ( membro da geração do Tyranossaurus Rex)

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155538 | Fernando Reis | 09 mai 2007 10:50 | Em resposta a: #155528

Meu caro José Tomás,

A informação foi posta a circular em Portugal directamente por uma Infanta de Espanha, que manifestou o seu descontentamento com o assunto (naturalmente compreenderá que não vou aqui dizer o nome-mas são poucas- e se perguntar a alguém próximo desses meios poderá sabê-lo com toda a facilidade).

Foi-me transmitida por pessoas acima de qualquer suspeita e por várias. Se necessário, posso confirmá-la em Espanha, através de parentes muito bem informados e próximos da Casa Real Espanhola, mas atendendo às fontes em Portugal, acho desnecessário.

No mesmo requerimento (que admito que tenha sido por carta pessoal, isso não sei), a pessoa em questão pede ainda autorização para usar o apelido Bourbon, o que lhe foi concedido, alegando SM que nada obstava dado que tantas pessoas o usavam em Portugal sem o ser por varonia ou representação.

Como vê, a história é verdade e dentro em pouco teremos um outro Filipe de Bourbon...

Um abraço,

Resposta

Link directo:

condes de aviário

#155539 | carlotadaun | 09 mai 2007 10:53 | Em resposta a: #155102

senhor macieira, nao posso deixar de ficar admirada com as alusões depreciativas á varonia (Folque) do Duque de Loulé e á sua alegada ligação "defeituosa" a uma familia Berquó, supostamente melhor representada por uns recem criados marqueses e condes de viana.
A ascendencia Berquó tem alguma importancia para a questão do tópico (os direitos a sucessão na Coroa)?
Parece que alguem se anda a por em bicos dos pés por aqui. talvez o (...) "conde de viana". Se assim é, deve ter-se em conta que os folques são autenticamente nobres, (...)
(...)
carlota

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155543 | luso | 09 mai 2007 11:23 | Em resposta a: #155399

Caro João Pombo

Uma grande parte da elite interrompida que fala, continou na 1ª República.
Os "cabeçilhas" da república pertenciam à elite e estavam bem integrados, casados ou aoarentados com a demais elite da sociedade da época.Não se esqueça disso, por favor.

Cumprimentos
PS os republicanos "pairam" porque nada têm para defender :a forma de Estado Republicana é "vazia"(infelizmente para Portugal).
ptp

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155544 | luso | 09 mai 2007 11:24 | Em resposta a: #155543

errata: "cabecilhas"; "aparentados"

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155545 | joão pombo | 09 mai 2007 11:25 | Em resposta a: #155539

Cara Carlota:

Desculpar-me-á, mas não percebo o que tem a ver o assunto "conde de Viana" com o tópico "Loulé", mesmo considerando a mensagem de João Sarmento Macieira.
Compreendo que, como eventual membro de uma família da nobreza tradicional, se queira insurgir com as nobilitações feitas nos últimos anos....e tantas e tantas serão.
Simplesmente, não creio que esta seja a melhor maneira, sobretudo porque acaba por atingir pessoas que não estão aqui para se defenderem.
Aliás, a sua indignação seria quase dispensável, porque qualquer participante deste fórum, minimamente ajuizado, já consegue distinguir entre uma família da nobreza tradicional e incontestada de um recém "encartado" pelo CN ou INP.
Basta aliás ler o indíce de famílias do recente ANP para se chegar a essa conclusão... Agora imagine se a monarquia fosse restaurada... a quantidade de títulos que teriam de ser criados para pagar favores, amizades, contribuições, apoios, etc...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155546 | luso | 09 mai 2007 11:27 | Em resposta a: #155417

Quais prerrogativas ?o facto do Rei seguir uma dinastia??????????quanto aos outros são iguais perante a lei na medida do possivel, (ver caso da inglesa raptada versus criança portuguesa)

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155549 | victória | 09 mai 2007 11:50 | Em resposta a: #155538

Caros Confrades
Alguém teria a gentileza de me indicar o título da obra aqui comentada, e se a mesma foi publicada? Desde já grato pela atenção. Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155555 | feraguiar98 | 09 mai 2007 12:18 | Em resposta a: #155545

Caro João Pombo,

«... Agora imagine se a monarquia fosse restaurada... a quantidade de títulos que teriam de ser criados para pagar favores, amizades, contribuições, apoios, etc...»

É possível que tenha razão mas aconteceria uma vez, não de 5 em 5 anos.
O custo público de eleições presidenciais é já de si superior ao de uma lista civil mas as necessidades de financiamento dos candidatos são bem maiores do que o que se imagina.
Tradicionalmente, se assim se pode dizer, Macau finaciava a eleição do presidente. Foi assim com Soares e Melancia e com Eanes e Rocha Vieira. Quem não gozava desse apoio, como Freitas do Amaral, mais de 5 anos depois ainda estava a pagar dívidas contraídas na campanha.
Quanto a Jorge Sampaio, um dos maiores senão o maior financiador privado da sua campanha foi um sócio da Braga Parques. Puxe lá pela memória. O Braga Parque no (?ao fim da Almirante Reis) foi construído quando era presidente da câmara... ? Carmona Rodrigues? Não, pois não! E lembra-se dos pareceres do arq. Ribeiro Telles sobre a interrupção das linhas de água subterrâneas?
Voltando atrás, como e porque foi tão fácil a Stanley Ho instalar-se na Estoril Sol?
Tudo acasos!
Pelo menos os títulos são públicos e toda a gente fica a saber. Além de que o Estado sempre arrecadava qualquer coisita em direitos de mercê.
Mas, se alargarmos os títulos às outras honras, comendadores, cavaleiros, etc., sabe qual foi a média de Jorge Sampaio no primeiro mandato (o 2º já não contabilizei)? Mais de um por dia!

Mas sabe, até prefiro estar em República. É que a bandalheira é tal que se "isto" fosse uma monarquia lá teria eu de ser republicano.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

P.S. - Como é público e notório, os confrades João Macieira e José Berquó são muito amigos; "carlotadaun" nick criado para este efeito, será apenas alguém que os conhece e não gosta deles. Assim aconselho-o a "estando de fora" nem se incomodar nem se meter.
Mas, a bem da justiça, concorde-se ou não com a renovação de títulos, não se podem comparar casos em que existe representação genealógica familiar, com a situação do título Rio Grande em causa neste tópico.
F.A.

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155557 | zamot | 09 mai 2007 12:19 | Em resposta a: #155538

Caro Fernando

Agradeço seu esclarecimento e compreendo perfeitamente que não queira revelar a fonte da informação. Fiz-lhe a pergunta uma vez que face ao livro dos Loulés e ao perfácio do outro livro do Manuel Soveral este pedido é de uma enorme incoerencia, e custa-me a acreditar nesta assumida contradição por parte do Filipe Loulé.


Um abc

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155558 | zamot | 09 mai 2007 12:22 | Em resposta a: #155539

Minha Senhora

Tendo a honra de ser amigo do Zé Seabra, venho por este meio manifestar o meu total descontentamento pelo teor da sua intervenção. Se não gosta do Zé Seabra, o problema é seu, mas este espaço não é própriamente um "caixote de lixo" onde possa despejar as suas frustações.


Cumptos

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Loulés - novas pretensões

#155561 | Fernando Reis | 09 mai 2007 12:29 | Em resposta a: #155557

Meu caro José Tomás,

Percebo perfeitamente a dúvida. Eu própria a tive - tamanho o disparate - e por isso só agora passado muito tempo divulguei esta informação. Mas depois de tudo devidamente confirmado, posso-lhe dizer que não me resta nenhuma dúvida. Em todo o caso, vou fazer-lhe chegar, não por este meio, a informação.

Como digo, se necessário, acaso se verifique uma campanha de contra-informação, posso confirmar a história directamente em Espanha, através de parentes afastados (um deles é amigo íntimo - presença quase semanal - do Rei Juan Carlos). Só não o fiz ainda, porque o meio é tão pequeno quanto o nosso, e para evitar dar ainda mais publicidade a um assunto que não é só embaraçoso para o próprio, mas, no fundo, para nós todos.

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155566 | carlotadaun | 09 mai 2007 13:15 | Em resposta a: #155545

joao pombo: repare como o senhor macieira deslocou o problema Loulé para o problema cantagalo, que era absolutamente irrisorio neste contexto.
quem conhece os senhores macieira e seabra não tem dificuldade em perceber a manobra. temos aqui uma manobra de marketing do tal seabras a custa do bom nome dos Loulé. o atrevimento parvenu tem que ter apesar de tudo algum limite!
carlota

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155568 | carlotadaun | 09 mai 2007 13:34 | Em resposta a: #155558

zé tomas: registo a sua declaração publica de estreita amizade com o zé manel seabra.

carlota

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155569 | JBdeS | 09 mai 2007 13:40 | Em resposta a: #155539

Minha Senhora,

Começo por pedir desculpa se não é Daun e Lorena. Se for, lamento que venha a público emitir opiniões arbitrárias e tendenciosas. Será que, e peço desculpa, cedeu o seu nick ao filho da uma prima direita que sei ser muito ligado à Senhora?

Carlotinha, Domingas e Caçula são três irmãos muito ligado à minha família, primos de primos, a Luisa Maria e o José Miguel, que frequentaram anos a fio a casa dos meus Bisavós em Cascais. A Madrasta, Maria Domingas, de quem tenho vários retratos, passava tardes inteiras conversando com a minha Bisavó Isabel, numa cadeira de verga à entrada da sala do primeiro andar. Penso que a Carlotinha é pelas idades da minha Mãe, talvez mais nova. Esqueceu-se da Paché, das idas à praia da Duquesa? Não sabe de quem fala ou com quem fala?
Há um pormenor aqui que não posso esquecer, não conhece o meu Pai, desconhece a nobreza dele ou os seus costados. Lamento, minha Senhora, que faça afirmações fortuitas.
Em nome dos tempos da Casa da Travessa do Visconde da Luz, da sua Prima Mariazinha, en nome da Balhá e do Taró, de todo o seu passado, peço-lhe que fale com uma prima direita do seu pai, Manuel, a filha mais nova da sua Tia Pó, que a poderá pôr a par de disparates do homem que tem a infelicidade de ser filho da sua Prima P.

Peço-lhe que aceite os cumprimentos e avisos do filho da Luisa

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155570 | carlotadaun | 09 mai 2007 14:00 | Em resposta a: #155569

senhor dr. josé manuel seabra: toda a gente sabe que (...)
carlota

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155574 | Mavasc | 09 mai 2007 14:42 | Em resposta a: #155555

Caro Fernando Aguiar

"Quem não gozava desse apoio, como Freitas do Amaral, mais de 5 anos depois ainda estava a pagar dívidas contraídas na campanha."

O Professor Freitas do Amaral teve a ombridade, que lhe é costumeira, de pagar as suas dívidas e as dos outros. Lembra-se?

"carlotadaun" parece-me, com efeito, um nick muito down.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155575 | Mavasc | 09 mai 2007 14:49 | Em resposta a: #155558

Caro Zé Tomaz

Concordo inteiramente consigo, e acho lamentável este aproveitamento inusitado de um tópico para debater ( ou bater) matéria que lhe é inteiramente alheia.

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155577 | jmacieira | 09 mai 2007 14:56 | Em resposta a: #155539

Caros Confrades

respondo para o Fórum e não para o Alexandre Tavares Festas, pessoa que graças a Deus não conheço e, note-se, não tenho o mínimo prazer em conhecer.
Com a minha idade já tive tempo de sobejo para conhecer gente que não presta.
No caso presente alguém que se serve do nome de quem, por caridade cristã, lhe dá guarida para vir a público atacar pessoas de bem.

Goste o Festas ou não, o Senhor José Manuel Seabra de Menezes, é, por direito de NASCIMENTO, o actual Conde de Viana por cedência de sua Mãe a Condessa Senhora Dona Maria Luisa.

O Pai do Senhor Conde de Viana é um fidalgo, representante dum morgadio dos Correias de Lacerda, e, por varonia, é Bacelar, uma família antiga e de grandes tradições.
O mesmo, infelizmente, não o poderão dizer os Festas! Paciência. A vida é assim.

Para constatar a legitimidade dos títulos, absurdamente postos aqui em questão, basta fazer-se uma consulta nesta Base de Dados.

Falei nos Berquó, não por ser uma família Dinasta (eu sei que não é) mas porque o Senhor Filipe Folque, que gostava de ser tudo, e que é Berquó por adopção, queria ser mais Berquó que os Berquós. Só por isso.

Sr. Alexandre tenha juizo. Olhe que eu não me ensaio nada êm pôr aqui o seu belo CURRICULUM. Lembre-se que eu sou Macieira, uns Macieiras (meus primos) estão muito ligados aos Reis e eu começo para aqui a falar de si e acabo a falar nos que sustentavam alguns Festas, muito próximos!!! a si. Meta-se na sua vida, não deixe voar o turbante, não parta a bola de cristal antes que alguém parta a louça toda.

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155579 | Mavasc | 09 mai 2007 15:00 | Em resposta a: #155555

Falhou-me o "h", e logo no pior sítio, mas prometo pôr as unhas rentes para não escorregarem no teclado!

Cpts

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: condes de aviário

#155586 | zamot | 09 mai 2007 15:47 | Em resposta a: #155568

Senhora Dona Carlota

Pode registar. Sou e serei sempre amigo dos meus amigos, e devo voltar a dizer-lhe que é pena que se tenha registado neste forum apenas para tentar "achincalhar" o Zé Seabra, que ao que sei sempre participou neste forum com a maior educação e respeito por todos os participantes, colocando sempre à disposição de todos os seus conheciemtos de genealogia. Ao contrário de muitos, o Zé Seabra sempre primou por participar aqui perfeitamente identificado não se escondendo cobardemente atrás de um nick para atacar alguém. Chama-se a isso ser Senhor. Pode ele não ter "costados tão bons" quanto aos seus mas é um Senhor.

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 01:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen