Família Medeiros Corrêa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões | Bibliografia

Família Medeiros Corrêa

#154899 | jujafortuna | 04 mai 2007 02:10

Gostaria de saber sobre a família de um antepasado do meu avô, em Portugal. Seu nome era João de Medeiros Corrêa. Foi jurisconsulto português do século XVII. Era formado em Direito Canônico. Morreu em 1671. Não sei a data do nascimento, mas nasceu em Lisboa. Foi corregedor de Miranda e auditor do exército do Alentejo. Escreveu várioas livros, inclusive o "Perfeito soldado e político militar", em homenagem ao conde de Athourguia (1659) e publicou também uma relação de sucessos da guerra contra os holandeses no Brasil, etc., etc. Gostaria de saber como posso obter informações sobre ele e sua descendência, pois pretendo chegar até outro João de Medeiroa Corrêa, avô do meu avô, que veio para o Brasil no começo do século XIX, fixou-se na Paraíba e foi senhor de engenho (Engenho da Torrinha) e grande comerciante. Foi pai do Desembargador Manoel José de Medeiros Corrêa (meu bisavô- falecido em 1906 aos 51 anos) e avô do Desembargador Aniceto de Medeiros Corrêa ( nascido em 1883 e falecido em 1956).. Alguém pode me ajudar ou me informar como posso saber esses dados? Muito Grata ficarei.

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros Corrêa

#215508 | Deisi | 14 dez 2008 21:43 | Em resposta a: #154899

Juja
Homônimo são corriqueiros em genealogia.Mesmo assim, fiquei intrigado com estas
coincidências: minha avó Ophélia (de Medeios) Correia (Vaz) era filha de Januário
Correia da Silva, que casou com Anna de Medeiros Correia em 08/08/1868.Januário
era filho de Aniceto Correia da Silva, que era casado com Esméria D'Almança Correia
e Anna era filha do Juíz de Direito Domingos Antônio de Medeiros(Costa), batizado em 27/09/1804, e de Comba Maria D'Almança, nascida em Piratini-RS,falecida em Bagé-RS, 23/01/1884.Aniceto era filho de Antônio de Medeiros Costa, que foi batizado em 04/06/1775 em Trinfo-RS e falecido em 16/12/1843 em Vacaria-RS e era casado com Dorothéia Naria de Souza, batizada em 18/08/1777 em Rio Pardo-RS e falecida em Bagé-RS em 06/09/1855.Antônio era filho de Manuel Rodrigues de Medeiros(=Manuel Lopes Duro),nascido em 1749 na(cidade)Parnaíba-SP, e casado
em 10/06/1761 com Ana Maria do Nascimento, em Rio Grande-RS. Manuel Lopes Duro era filho de Antônio Lopes Duro,de Goleã,Santarém(PT),casado em 1748 em Paraíba-SP com Gertrudes dos Reis Almeida,nascida em 22/07/1725,em Paraíba-SP.
Comba antes teve 5 filhos com Serafim Corrêa de Barrosque mudou-se para Bagé-RS em 1822 ali falecendo em 1836 na Batalha do Seival.dvpinto@brturbo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros Corrêa

#230981 | dvazpinto | 01 jun 2009 00:49 | Em resposta a: #154899

Juja,

Acho que você não acusou o recebimento de meu comentário sobre os nossos
ascendentes juristas da Parnaíba(SP) porque o email saiu errado. Gostaria de saber o que você conseguiu apurar além daquila que já sabíamos.
O correto é: dvpinto@brturbo.com.br
Grande abraço,
Deisi

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros Corrêa

#230985 | jujafortuna | 01 jun 2009 02:27 | Em resposta a: #230981

Prezada Deisi,
Li hoje a sua mensagem datada de 01.06.2009 (aqui no Brasil ainda é noite de 31.05.2009). Realmente, não recebi uma mensagem sua anteriormente e portanto não sei do que se tratava. Será que ela ainda está no forum?
Realmente, tenho ascendentes juristas na família Medeiros Corrêa, mas os mais antigos vieram da Paraíba (estado do Nordeste brasileiro), no século XIX.Antes disso havia juristas Medeiros Corrêa em Portugal (alguns escreviam Correia, mas eram da mesma família). Não sei se algum ramo teria ido para Parnaiba (SP) como você cita. Tem alguma informação sobre isso?
Meu bisavô, Manoel José de Medeiros Corrêa, foi Desembargador, um dos fundadores do Tribunal da Realção do Estado do Rio de Janeiro, quando do advento da República no Brasil. Seus descendentes (4 filhos, netos e bisnetos) estavam ou estão (os vivos) todos no Estado do Rio de Janeiro. Esse meu bisavô tinha um irmão (Felinto José de Medeiros Corrêa, que teve vários cargos públicos na Paraíba) cujos filhos se dispersaram (acho que eram 8, todos homens) por várias localidades do Brasil. É possível que esses a que você se referiu sejam descendentes desse Felinto...Aqui mesmo no Estado do Rio há descendentes dele.
Escreva-me novamente, falando o que sabe sobre o assunto. Meu e-mail é jujafortuna@uol.com.br. Pode escrever para o email.

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros Corrêa

#243850 | jujafortuna | 10 nov 2009 00:12 | Em resposta a: #230985

Na resposta anterior errei o nome do irmão do meu bisavô Manoel José de Medeiros Corrêa. Era Felício José e não Felinto José. Entrei há poucos dias em contato com descendentes dele que vivem em Recife-Pernambuco, e me encontraram através deste site. Já trocamos bastante material, fotos, etc. Eles disseram que o pai do meu bisavô, o português João José de Medeiros Correia, veio para o Brasil com 14 anos de idade (1823), trabalhou no comércio e chegou a ser sócio da maior firma comercial de João Pessoa e depois dono de outra, além de ser senhor de engenho açúcar e fazendeiro, dono de muitas terras...Eu já sabia disso mas não com tantos detalhes...Disseram que ele veio da Ilha de São Miguel, nos Açores...Aliás, encontrei muitos Medeiros Correia (ou Corrêa) na Ilha de São Miguel, pela internet...Talvez vários sejam parentes...Se alguém puder fazer alguma ligação, agradecerei. Juja.

Resposta

Link directo:

Família Medeiros Corrêa

#421233 | RANDAL GARCIA | 31 jan 2020 20:19 | Em resposta a: #154899

Boa tarde!
O João José de Medeiros Correia que você se refere é meu trisavô. ( Seu 1 filho recebeu o mesmo nome). Que veio para o brasil com 14 anos, natural de Ilha de São Miguel- Açores/ Portugal.( Nascido em 1809) Casou- se com Ignácia Maria da Conçeição.
Realmente ele foi um homem de negócios e teve duas firmas na Paraíba, antes do engenho, u.a das quais se chamava Vittorino Pereira e cia.
Por causa da firma ele era conhecido na região como " João Vittorino". Os negócios espandiram- se por Paraíba, Natal e Pernambuco.
Depois que sua esposa faceleu ele se desfez do engenho e alforriou os escravos. Pouco tempo depois faleceu.
O trisavô faleceu em 18 de setembro de 1884 em Caranguatema- Rio Grande do Norte.
Também procuro informações sobre seus ascendentes portugueses.
Gostaria de conversar com vc!
Meu contato: randalmedeiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Medeiros Corrêa

#421234 | RANDAL GARCIA | 31 jan 2020 20:29 | Em resposta a: #230985

Boa tarde!
O Felinto que vc se refere na verdade é Felício de José de Medeiros Correia, meu bisavô nascido na Paraíba em Santa Rita- PB. Casado com Umbelina Baptista de Medeiros Correia (meu avô Desembargador José Thomaz de Medeiros Correia).
O Felício era filho do João José de Medeiros Correia, o português, que veio para o Brasil com 14 anos (1823). Nasceu no ano de 1809 em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel- Açores/ Portugal.( Falta a freguesia)
Faleceu em 18 de setembro de 1884 em Caranguatema- Rio Grande do Norte.
Também estou a procura dos ascendentes portugueses do meu trisavô.
Podemos conversar.
randalmedeiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Medeiros Corrêa

#424902 | jujafortuna | 14 jun 2020 17:14 | Em resposta a: #154899

Prezado Randal,
nossos avós eram primos irmãos e se relacionavam bastante. Tenho uma foto de seu avô com alguns irmãos dele enviaram para o meu avô, o Desembargador Aniceto de Medeiros Corrêa. Ele foi Presidente do Tribunal de Justiça do do Estado, autor de vários artigos jurídicos em várias publicações e também poeta muito inspirado.
Também gostaria muito de saber sobre os antecedentes do nosso trisavô João José.
Acho que teríamos que nos comunicar com órgãos da Ilha de São Miguel. Lá existem muitos Medeiros Correia e Corrêa. Meu bisavô Manoel José de Medeiros Corrêa foi o único filho do João José que foi registrado com Corrêa em lugar de Correia... Por isso seus filhos, como o meu avô, também seguiram como Corrêa...
Escrevi um livro em 2011, depois de anos de pesquisas, sobre a família de minha mãe , materna e paterna. Na materna dela ( Canongia) cheguei até Portugal e à Catalunha. Mas nos Medeiros Correia, do pai dela, parei no João José.
Esse meu livro é romanceado e foi um dos 4 indicados ao Prêmio Maestro Guerra Peixe. Se quiser receber um exemplar mande seu endereço para o meu email
jujafortuna@gmail.com ou jujafortuna@uol.com. br
Aguardo seu contato
Joeusa

Resposta

Link directo:

Família Medeiros Corrêa

#424903 | jujafortuna | 14 jun 2020 17:18 | Em resposta a: #154899

Caro Randal,
Desculpe os erros de digitação na mensagem acima. Por vezes teclo depressa demais e depois não corrijo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 14:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen