Origens da Familia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origens da Familia

#154950 | Nuno_pt | 04 mai 2007 14:54

Ola a Todos
Gostaria de saber a origem da Familia CORTINHAL e a sua descendencia

Resposta

Link directo:

Quem sabe?

#154972 | salen | 04 mai 2007 17:46 | Em resposta a: #154950

Como já deve ter visto, não há ninguém de apelido 'Cortinhal' na base do Genea. Isso não querendo dizer nada, diz qualquer coisa: que pode ser um apelido pouco disseminado, o que pode facilitar as coisas para si, reduzindo a área de procura a umas poucas Freguesias bem restritamente distribuídas.
Como parece que é o primeiro com esse apelido a se interessar pela história dos seus 'as'cendentes (e não 'descendentes', que são os seus filhos e netos), parece-me que vai tar que ser V. a descobrir essa 'origem'.
Comece pela sua certidão de nascimento, dos seus pais, avós, bisavós, etc. e logo saberá. Não é difícil e é muito interessante.
Cumprimentos e boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: Origens da Familia

#154995 | RAAL | 04 mai 2007 19:51 | Em resposta a: #154950

Caro Nuno
CORTINHAL - lugar onde há várias cortinhas
CORTINHA- terra de semeadura murada
" Ao longe pelos casais, pelos cortinhais distantes, cantavam já os galos, adivinhando a manhã" - Júlio Dantas in Pátria Portuguesa.
Embora não tenha encontrado nenhuma povoação com o nome cortinhal o apelido é claramente toponímico: fulano do cortinhal [ que mora ou é dono de cortinhal]
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Quem sabe?

#154999 | rafael | 04 mai 2007 20:10 | Em resposta a: #154972

Caro Victor Ferreira

Parece que, há já muito tempo, o informei que houve uma família nobre algarvia do apelido SALEM de origem judaica e se bem me lembro aparece no Proc. do Santo Ofício onde recolhi esta informação o apelido-Holofernes.
Eu sei que utiliza -salen-contudo, achei que devia dar-lhe esta informação, como curiosidade de parónimos.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Origens da Familia

#390423 | FilipeFlard | 27 mar 2018 04:23 | Em resposta a: #154950

O tópico é já bastante antigo, mas, por ser a primeira vez que me deparo com o apelido, darei meu contributo:

Francisco, filho de Francisco Álvares e de Catarina Francisca, é neto paterno de Manuel Álvares Marques e de Maria Quitéria Antónia de Jesus, e materno de Manuel Martins Cortinhal e de Mariana Francisca.

TIF 971: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490122

O assento de baptismo é de 1781 e constitui registo da existência de pelo menos um Cortinhal em Ramalde em meados do Século XVIII.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Origens da Familia

#390426 | Jorge Resende | 27 mar 2018 11:55 | Em resposta a: #154950

http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1323363&ht=jos%C3%A9

Se inscrever o apelido CORTINHAL no Google, verá que surgem algumas pessoas com esse apelido. Porém, deve iniciar pesquisas começando por ver documentos relativos ao seu pai ou mãe, aquele que tiver esse apelido e ir continuando pelos seus avós, etc, é a única maneira. Mas que existem pessoas com esse apelido, há. Insista e não desanime.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen