Família Rolim de Moura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Rolim de Moura

#155079 | rolim | 05 mai 2007 14:52

Sou brasileiro e moro na cidade de Curitiba-PR-Brasil. Trabalho há vários anos na genealogia da família Rolim da Moura. Tenho grande interesse em mais informações sobre essa maravilhosa família que veio de Portugal para o Brasil, e aqui tem seus decendentes como também os tem em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#155153 | RCCORREIA | 06 mai 2007 14:59 | Em resposta a: #155079

Faça uma pesquisa no fórum e irá achar já algumas dicas.

Depois lhe direi mais.

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#155210 | Duarte CB | 06 mai 2007 23:21 | Em resposta a: #155079

Caro Rolim,

Julgo que havia uma família Rolim de Moura em Montargil, concelho de Ponte de Sor, Distrito de Portalegre, no Norte Alentejo.

Cumprimentos,
Duarte CB

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#155736 | safira | 11 mai 2007 00:07 | Em resposta a: #155210

Penso que a família Rolim de Moura, está ligada às origens de Azambuja, Ribatejo, mas distrito de Lisboa

Safira

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#156147 | rolim | 15 mai 2007 00:37 | Em resposta a: #155736

Safira, grato pela tua resposta.

Sei o seguinte, sobre a origem da familia Rolim de Moura: "Em 1.147 o rei de Portugal, D. Afonso Henriques, após tomar Santarém, atacou Lisboa, que se encontrava em poder dos mouros. Extamente por essa época, passava por lá uma esquadra de cruzados que seguiam para a Terra Santa, comandada por D. Roland, Duque de Chester, que trazia consigo seu filho Roger Child Rawins. Recebendo pedido de socorro, D. Roland ajudou a tomar Lisboa, expulsando os mouros, seus ocupantes. Não se sabe se essa esquadra continuou em direção à Terra Santa, mas D. Child, que foi premiado com o título de Senhor de Azambuja, antiga Vila Franca (do árabe azzabuja - olival bravo), decidiu radicar-se em Portugal, onde aportuguesou seu nome para Childe Rolim. O rei seguinte, D. Sancho, confirmou o título conferido. Pouco depois disso, o rei D. Afonso confere a D. Alvaro Rodrigues o título de Senhor de Moura, pelo fato de ter tomado parte saliente na tomada dos castelos de Moura, então dominados, também, pelos Mouros. Enquanto isso D. Sancho reedificou a Vila de Azambuja e confirmou a sua posse e senhoria na pessoa de D. Gonçalves Rolim, filho de D. Childe. D. Gonçalves casa-se com uma decendente de D. Alvaro Rodrigues, surgindo então a Casa Rolim de Moura, que teve como brasão as armas dos Mouras, constante de sete castelos dourados sobre um campo vermelho."
Sei ainda que "em 1580, um dos descendentes da família Rolim de Moura, nascido em Olinda, foi o 13º governador geral do Brasil, depois de educado em Portugal."

Qualquer informação que voce tenha sobre essa família, por favor me transmita.

Rolim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#156148 | rolim | 15 mai 2007 00:42 | Em resposta a: #155153

Caro Rui Correia, grato pela tua resposta.

Grato pela conselho para que eu pesquise no fórum. Não exatamente como fazer isso.
Sei o seguinte, sobre a origem da familia Rolim de Moura: "Em 1.147 o rei de Portugal, D. Afonso Henriques, após tomar Santarém, atacou Lisboa, que se encontrava em poder dos mouros. Extamente por essa época, passava por lá uma esquadra de cruzados que seguiam para a Terra Santa, comandada por D. Roland, Duque de Chester, que trazia consigo seu filho Roger Child Rawins. Recebendo pedido de socorro, D. Roland ajudou a tomar Lisboa, expulsando os mouros, seus ocupantes. Não se sabe se essa esquadra continuou em direção à Terra Santa, mas D. Child, que foi premiado com o título de Senhor de Azambuja, antiga Vila Franca (do árabe azzabuja - olival bravo), decidiu radicar-se em Portugal, onde aportuguesou seu nome para Childe Rolim. O rei seguinte, D. Sancho, confirmou o título conferido. Pouco depois disso, o rei D. Afonso confere a D. Alvaro Rodrigues o título de Senhor de Moura, pelo fato de ter tomado parte saliente na tomada dos castelos de Moura, então dominados, também, pelos Mouros. Enquanto isso D. Sancho reedificou a Vila de Azambuja e confirmou a sua posse e senhoria na pessoa de D. Gonçalves Rolim, filho de D. Childe. D. Gonçalves casa-se com uma decendente de D. Alvaro Rodrigues, surgindo então a Casa Rolim de Moura, que teve como brasão as armas dos Mouras, constante de sete castelos dourados sobre um campo vermelho."
Sei ainda que "em 1580, um dos descendentes da família Rolim de Moura, nascido em Olinda, foi o 13º governador geral do Brasil, depois de educado em Portugal."

Qualquer informação que voce tenha sobre essa família, por favor me transmita, e qualquer orientação sobre como usar recursos disponíveis tembém agradeço.

Saudações.
Rolim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#156149 | RCCORREIA | 15 mai 2007 00:55 | Em resposta a: #156148

Caro Rolim

Para procurar basta escrever o(s) termo(s) nesta página (logo acima) e clicar o botão "Pesquisar". Experimente Rolim de Moura, Todas as Salas e Mensagens.

Vai achar muita informação.

Depois se quiser procure também mais acima (topo da página) escrevendo Rolim Moura e Pessoas ou Azambuja e Títulos.

Entretanto verei se lhe encontro outras referências sendo certo que elas estarão nos Nobiliários (alguns dos quais podem ser consultados online).

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#156150 | rolim | 15 mai 2007 00:58 | Em resposta a: #155210

Caro Duarte CB, saudações.
Grato pela tua resposta.

Sobre ter havido uma família Rolim de Moura em Montargil, sei o seguinte:
"D. Francisco Rolim de Moura foi confirmado na posse do título de Senhor de Azambuja. Era marido de Guiomar de Castro e filho de Antonio Rolim. Quem o confirmou foi D. Sebastião, agora com o título de Senhor de Azambuja e Montargil. Seu filho D. Antonio Rolim de Moura foi combater ao lado de D. Sebastião em Alcacer Quibir, já na condição de 13º Senhor de Azambuja."

Sei o seguinte, sobre a origem da familia Rolim de Moura: "Em 1.147 o rei de Portugal, D. Afonso Henriques, após tomar Santarém, atacou Lisboa, que se encontrava em poder dos mouros. Extamente por essa época, passava por lá uma esquadra de cruzados que seguiam para a Terra Santa, comandada por D. Roland, Duque de Chester, que trazia consigo seu filho Roger Child Rawins. Recebendo pedido de socorro, D. Roland ajudou a tomar Lisboa, expulsando os mouros, seus ocupantes. Não se sabe se essa esquadra continuou em direção à Terra Santa, mas D. Child, que foi premiado com o título de Senhor de Azambuja, antiga Vila Franca (do árabe azzabuja - olival bravo), decidiu radicar-se em Portugal, onde aportuguesou seu nome para Childe Rolim. O rei seguinte, D. Sancho, confirmou o título conferido. Pouco depois disso, o rei D. Afonso confere a D. Alvaro Rodrigues o título de Senhor de Moura, pelo fato de ter tomado parte saliente na tomada dos castelos de Moura, então dominados, também, pelos Mouros. Enquanto isso D. Sancho reedificou a Vila de Azambuja e confirmou a sua posse e senhoria na pessoa de D. Gonçalves Rolim, filho de D. Childe. D. Gonçalves casa-se com uma decendente de D. Alvaro Rodrigues, surgindo então a Casa Rolim de Moura, que teve como brasão as armas dos Mouras, constante de sete castelos dourados sobre um campo vermelho."
Sei ainda que "em 1580, um dos descendentes da família Rolim de Moura, nascido em Olinda, foi o 13º governador geral do Brasil, depois de educado em Portugal."

Tenho interesse em buscar a ligação de meus antepassados identificados no Brasil com aqueles que vieram de Portugal. Não sei exatamente quem são meus antepassados portugueses.

Cumprimentos,

Rolim

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#156152 | rolim | 15 mai 2007 01:02 | Em resposta a: #155210

Caro Duarte CB, saudações.
Grato pela tua resposta.

Sobre ter havido uma família Rolim de Moura em Montargil, sei o seguinte:
"D. Francisco Rolim de Moura foi confirmado na posse do título de Senhor de Azambuja. Era marido de Guiomar de Castro e filho de Antonio Rolim. Quem o confirmou foi D. Sebastião, agora com o título de Senhor de Azambuja e Montargil. Seu filho D. Antonio Rolim de Moura foi combater ao lado de D. Sebastião em Alcacer Quibir, já na condição de 13º Senhor de Azambuja."

Sei o seguinte, sobre a origem da familia Rolim de Moura: "Em 1.147 o rei de Portugal, D. Afonso Henriques, após tomar Santarém, atacou Lisboa, que se encontrava em poder dos mouros. Extamente por essa época, passava por lá uma esquadra de cruzados que seguiam para a Terra Santa, comandada por D. Roland, Duque de Chester, que trazia consigo seu filho Roger Child Rawins. Recebendo pedido de socorro, D. Roland ajudou a tomar Lisboa, expulsando os mouros, seus ocupantes. Não se sabe se essa esquadra continuou em direção à Terra Santa, mas D. Child, que foi premiado com o título de Senhor de Azambuja, antiga Vila Franca (do árabe azzabuja - olival bravo), decidiu radicar-se em Portugal, onde aportuguesou seu nome para Childe Rolim. O rei seguinte, D. Sancho, confirmou o título conferido. Pouco depois disso, o rei D. Afonso confere a D. Alvaro Rodrigues o título de Senhor de Moura, pelo fato de ter tomado parte saliente na tomada dos castelos de Moura, então dominados, também, pelos Mouros. Enquanto isso D. Sancho reedificou a Vila de Azambuja e confirmou a sua posse e senhoria na pessoa de D. Gonçalves Rolim, filho de D. Childe. D. Gonçalves casa-se com uma decendente de D. Alvaro Rodrigues, surgindo então a Casa Rolim de Moura, que teve como brasão as armas dos Mouras, constante de sete castelos dourados sobre um campo vermelho."
Sei ainda que "em 1580, um dos descendentes da família Rolim de Moura, nascido em Olinda, foi o 13º governador geral do Brasil, depois de educado em Portugal."

Tenho interesse em buscar a ligação de meus antepassados identificados no Brasil com aqueles que vieram de Portugal. Não sei exatamente quem são meus antepassados portugueses.

Cumprimentos,

Rolim

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#177989 | rolim | 28 dez 2007 02:29 | Em resposta a: #155079

Meu nome é Roberto Antonio Rolim, sou filho de Rene Rolim, nascido em Rio Azul, Paraná, Brasil, no ano 11929, e neto de João Rolim de Moura, nascido em Castro, Paraná, Brasil, no ano 1900, e bisneto de Theotonio Rolim de Moura, nascido em aproximadamente 1865. Preciso saber quem são todos os descendentes de meu bisavô Theotonio; preciso saber onde nasceu meu bisavô Theotonio e quem são seus pais, os meus trisavós.

Resposta

Link directo:

Família Rolim de Moura

#418445 | joaocarreira | 04 out 2019 14:11 | Em resposta a: #155079

Caros Confrades,

Perdoem a minha curiosidade, mas gostaria de saber qual a fonte ou a origem do texto aqui colocado.

Previamente grato e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Família Rolim de Moura

#418447 | joaocarreira | 04 out 2019 14:44 | Em resposta a: #155079

Post Scriptum...

Entretanto, encontrei um texto sobre o assunto, páginas 86 e seguintes do seguinte 'link' :
http://purl.pt/30262/4/hg-15982-v/hg-15982-v_item4/hg-15982-v_PDF/hg-15982-v_PDF_24-C-R0150/hg-15982-v_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf

Perdoem a curiosidade, mas também eu sou parte interessada nas suas origens.
Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen