Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#155273 | Daniele Cristina F.S | 07 mai 2007 16:49

Olá!

Gostaria de saber alguma coisa sobre o meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido em 1810 na atual cidade de João Pessoa, PB, que era filho do português Feliciano da Costa Cirne com a paraibana Ana Maria da Conceição. Não sei a Freguesia Portuguesa de origem do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas provavelmente o mesmo deveria ser filho de um destes Magalhães Cyrne do http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e eu ficaria muito agradecida se for possível alguém me informar quem foram os pais de Feliciano da Costa Cirne, meu tetravô, e possa ser que o mesmo tenha alguma ligação de parentesco com os Magalhães Cyrne do site http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e irei ficar muito feliz se alguém puder me ajudar dando informações a respeito do meu tetravô português Feliciano da Costa Cirne. Acredito que esse Inácio Martinho de Magahães Cirne tenha sido o avô do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas não existe nenhuma informação concreta neste sentido, e que provavelmente um dos filhos de Inácio Martinho de Magalhães Cirne tenha sido o pai do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, e gostaria muito que alguém me desse informações a respeito, que eu ficaria imensamente agradecida.
O meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido no ano de 1810 na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, e era filho legítimo de Feliciano da Costa Cirne este natural de Portugal, e de Ana Maria da Conceição, natural do Estado da Paraíba.
O meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne casou na Freguesia de Jardim do Seridó, RN, Brasil, com Renovata Januária da Conceição, falecida com 85 anos de idade, e deste casamento nasceram vários filhos, entre os quais:
01- ANA MARIA DA CONCEIÇÃO, nascida em 1844, casada em 16 de maio de 1861 com Antônio Ernesto da Costa Pereira, natural de Areia, PB, filho de Tomaz de Aquino Pereira e de Joaquina Maria da Conceição;
02- ILUMINATA FRANCELINA DA CONCEIÇÃO, nascida em 27 de março de 1845, casada em 07 de julho de 1869 com André Januário de Medeiros, nascido em 12 de outubro de 1842, irmão de Miguel Fernandes de Medeiros;
03- MANOEL DA COSTA CIRNE, nascido em 1849 no Estado da Paraíba, casado a 1ª vez com Jovelina Petronila de Maria, e casado a 2ª vez com Maria Dulcina;
04- JOSÉ DA COSTA CIRNE, casado a 1ª vez em 1873 com Maria Rosa da Conceição, nascida em 1859 e falecida em 16 de setembro de 1901, e casado a 2ª vez em 1902 com Josefa Maria da Conceição, filha de Alexandre Idalino de Azevedo e de Maria Francelina da Conceição;
05- MARIA LAURA DA COSTA, casada em 28 de janeiro de 1880 com o viúvo Bartolomeu Rafael de Medeiros, irmão de Antônio Justino de Medeiros;
06- AMÉLIA FELINTA DA CONCEIÇÃO, nascida em 1853, casada em 07 de julho de 1869 com Miguel Fernandes de Medeiros, irmão de André Januário de Medeiros;
07- SILVINA MARIA DA COSTA, nascida em 24 de fevereiro de 1856;
08- FRANCISCA JANUÁRIA DA COSTA, nascida em 21 de julho de 1857;
09- FRANCISCO DA COSTA CIRNE, nascido em 23 de setembro de 1858, casado com Josefa Filomena de Medeiros;
10- ANTÔNIO DA COSTA CIRNE, nascido em 18 de julho de 1861, casado em 1889 com Maria Iluminata de Santana, filha de Guilherme Francisco de Medeiros e de Mariana Militana de Jesus;
11- TEODORA MARIA DO CARMO, nascida em 16 de julho de 1865, casada com Antônio Justino de Medeiros, irmão de Bartolomeu Rafael de Medeiros;
12- ZEFERINO PEREIRA DA COSTA CIRNE, casado em 25 de novembro de 1875 com Maria Jardelina Pereira, filha de Miguel Alves dos Santos e de Inácia Joaquina de Jesus;
Um dado importante é que no site do http://genealogia.netopia.pt/pessoas consta um Zeferino Teixeira Cabral casado com uma Ana Joaquina de Magalhães Cirne, filha de Inácio Martinho de Magalhães Cirne. Será que esse Zeferino Teixeira Cabral tem alguma ligação de parentesco com o meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne? É porque o mesmo colocou o nome Zeferino num de seus filhos, e Zeferino não é um nome comum. E neste mesmo site há um irmão dessa Ana Joaquina de Magalhães Cirne de nome Luiz Manoel de Magalhães Cirne, o que aumenta ainda mais as dúvidas.
13- JOAQUIM DA COSTA CIRNE, nascido em 08 de dezembro de 1866
14- HONORATA MARIA DA COSTA;
15- LUIZ DA COSTA CIRNE.
Se alguém puder me informar pelo menos o nome do pai do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, não sabe o quanto ficarei feliz e imensamente agradecida.
Atenciosamente,

Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#159500 | adrianocosta | 15 jun 2007 15:37 | Em resposta a: #155273

Tenho algumas informações, mas não sei se vou mais longe do que você!
Me escreve e mantewremos contato!

Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#159502 | adrianocosta | 15 jun 2007 15:52 | Em resposta a: #155273

Gostrai de saber onde voce conseguiu essas informações, porque eu tenho mais de 3000 nomes dessa genealogia e se voce se interessar podemos manter contato e trocar informações!
Aguardo sua resposta ae proxime mensagem te mando meu e-mail para mantermos contato!

Adriano

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#159641 | Daniele Cristina F.S | 16 jun 2007 15:34 | Em resposta a: #159502

Olá, Adriano!
É claro que ficarei muitíssimo agradecida se você puder me dar mais informações a respeito do meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne e de sua descendência.
Estas informações consegui através de pesquisas, e tudo o que eu sei mais longe sobre a Família Cirne, é até o meu tetravô português Feliciano da Costa Cirne, e dele para atrás, não sei de mais nada.
Talvez a única maneira de tentar descobrir a origem do português Feliciano da Costa Cirne, de que parte de Portugal o mesmo era natural, e até talvez conseguir a sua filiação e com isso fazer a conexão com os dados que já estão disponíveis neste site de Genea Portugal sobre a família Cirne , é tentar fazer uma pesquisa no Museu do Imigrante, para ver se existe algum registro da chegada do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne ao Brasil, e se tiver, deve no mínimo conter alguma informação sobre a Região de Portugal de onde era natural, e talvez o nome do pai e da mãe. Agora se ele chegou aqui no Brasil clandestino e não declarou nada para a Imigração na época, infelizmente não será mais possível descobrir mais nada a respeito. É sabido que do casamento de Feliciano da Costa Cirne com a paraibana Ana Maria da Conceição nasceram estes dois filhos, sem qualquer dúvida:
1- Luiz de Magalhães Cirne, nascido em 1810 na atual João Pessoa - PB, e que em 1838 já se encontrava no Rio Grande do Norte, e que posteriormente contraiu matrimônio com Renovata Januária da Conceição;
2- Feliciana Cirne, que casou com Daniel Eduardo de Figueireido Melo, e deste casamento nasceu em Areia - PB o famoso Pintor PEDRO AMÉRICO DE FIGUEREIDO MELO.
Acredito que não foram somente estes 2 filhos do casal português Feliciano da Costa Cirne e Ana Maria da Conceição, deve ter havido mais, como talvez o Júlio da Costa Cirne, que foi o pai do Professor da faculdade de Direito do Recife Adolfo Tácito da Costa Cirne.
O único fato curioso nisso é que o sobrenome MAGALHÃES foi extinto nos filhos e na descendência de Luiz de Magalhães Cirne, ficando prevalecendo o CIRNE o o COSTA ou COSTA CIRNE.
Vou ficando por aqui, na expectativa de receber mais informações a respeito do meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne e de sua descendência.
Um abraço.
Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#160269 | adrianocosta | 20 jun 2007 19:32 | Em resposta a: #159641

Vou reunir o máximo de informações a respeito de nossa familia e te passo depois!
A proposito, eu sou de Natal-RN e voce, de onde é?

Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#160470 | Daniele Cristina F.S | 22 jun 2007 04:59 | Em resposta a: #160269

Olá, Adriano!
Estarei aguardando ansiosa pelas informações a respeito de nossa família.
Moro em João Pessoa - PB, mas tenho minhas raízes familiares no Seridó, principalmente em Jardim do Seridó.
Abraços!
Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#160501 | adrianocosta | 22 jun 2007 15:10 | Em resposta a: #160470

Olá, Daniele!

DEpois de mais troca de informações, podemos um dia marcar para nos encontrar em João Pessoa, pois eu moro em Natal-RN e fica perto!
Abraços!

Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#173848 | Bebeth | 21 nov 2007 20:59 | Em resposta a: #155273

Acessei hoje e fiquei super curiosa. Eu e meu marido que também descende de Luiz de Magalhães Cirne estamos tentando montar a árvore genealógica de nossas família, mas também esbarramos em Feliciano da Costa Cirne, se você já conseguiu mas alguma informação por favor, entre em contato. Afinal você e meu marido descendem do mesmo tronco, é engraçado, não? Ah, ele é dos Cirne do RN.

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#178271 | M. Olinda | 31 dez 2007 00:12 | Em resposta a: #159502

Resido em Portugal e o meu avô materno tinha o apelido " Carvalho Cyrne". Era neto de Joaquim Augusto de Carvalho Cyrne natural de Pernambuco e nasceu no ano de 1800. Este Joaquim Augusto era filho de António Alves de Carvalho ou António Alves de Carvalho Cyrne, que tambem viveu no Brasil. Será que os meus ancestrais estão ligados à mesma família? Já consultei alguns livros de genealogia encontrei uma árvore genealógica dos Cyrne mas não consegui encaixar nesta árvore porque não sei nada sobre os pais de António Alves de Carvalho. Sei no entanto que António A. de Carvalho era casado com uma senhora da cidade de Coimbra chamada Feverónia Pimenta. As informações que transcrevo obtive-as no Arquivo Distrital de Coimbra, mas daqui para trás só posso obter imformações no Brasil. Será que tem alguma pista que me possa levar até este meu ancestral? Como lhe ficava agradecida se me pudesse ajudar!...Peço desculpa por ter entrado na vossa conversa, mas não resisti _ o que começou por curiosidade tornou-se já quase uma opseção.
Aguardo sua resposta caso queira ter a amabilidade de me responder.

M. Olinda Carvalho R. Hortinhas

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#178448 | adrianocosta | 02 jan 2008 12:50 | Em resposta a: #173848

Que bom saber, pois estou ainda procurando informações a respeito de Feliciano mas não consigo. Onde vocês moram?

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#178577 | Bebeth | 03 jan 2008 00:49 | Em resposta a: #178448

Não consigo nenhuma informação sobre Feliciano ele e Tomaz de Araújo Pereira (o 1º) do qual descendem inúmeras pessoas no Seridó estão me dando uma dor de cabeça.

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#178698 | adrianocosta | 03 jan 2008 19:49 | Em resposta a: #178577

Quem e Tomaz de Araujo Pereira? Eu nao tenho essa informação, mas tenho muitas outras que podemos partilhar!

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#180076 | Bebeth | 11 jan 2008 23:39 | Em resposta a: #178577

Alguém tem idéia a respeito dos pais de Feliciano da Costa Cirne ou de sua esposa Ana Maria da Conceição. Foi dele que realmente surgirão os Cirnes do RN e da PB?

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#186404 | adrianocosta | 27 fev 2008 12:52 | Em resposta a: #180076

Essa e a pergunta que me deixa parado na genealogia pois acho que agora so e possivel com alguma informação de Portugal e eu nao se3i se os cirne continuaram co esse nome ou mudaram para cyrne com y. E preciso procurar alguem com alguma informação a respeito de Feliciano em Portugal!

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#203746 | adrianocosta | 21 jul 2008 21:13 | Em resposta a: #155273

Olá Daniele

Gostaria de saber quais fontes voce utilizou para descobrir sobre Feliciano da Costa Cirne, pois está muito difícil de continuar.
Já pesquisei de diversas maneiras, mas não encontrei nada ainda a respeito dele!

Desde já agradeço a atenção

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#203759 | jacques | 21 jul 2008 23:47 | Em resposta a: #186404

Olá Adriano

Descendo dos Cirne, senhores do Morgado de Agrela, aqui em Portugal.

Estive a procurar alguém de apelido Magalhães Cirne no Nob. de Famílas de Portugal de Felgueiras Gaio que tem gerações até ao princípio do séc. XIX. Eis o que encontrei em Magalhães §91:

N10 Anna Dias de Magalhães, f. bast. de Manuel de Magalhães, sr. de Ponte da Barca, N9 §1, casou com António de Queiroz da vila de Amarante, f. de ......... e tiveram:
N11 António Dias de Magalhães, casou com Genebra Pinto, f. de Bartolomeu Álvares de Araújo e de Cecília Pinto, e tiveram:
N12 Francisco de Magalães Pinto,viveu no Porto e casou com Lucrécia Correia, f. de Jorge Fernandes Coutinho e de Luísa Cirne, f. de Diogo Álvares Moniz e de Maria Anes da Rua, §6 N4 de Cirnes, e tiveram:
N13 Francisco de Magalhães Cirne, casou com Inês Aranha de Leão, f. de Manuel da Rocha de Leão e de Inês Aranha, §1 N9 de Aranhas, e tiveram:
N14 Inácio de Magalhães Cirne, casou com Maria Carneiro, f. de João Salvadores Carneiro, cidadão do Porto, dos Carneiros de Vila do Conde, §58 N1 de Carneiros, e tiveram:
N15 Francisco de Magalhães Cirne
N15 Mariana ( de Magalhães Cirne )

Não tem continuidade o que deve querer dizer que estes dois te~rao sido contemporâneos de Felgueiras Gaio, nascido em 1750 e falecido em 1831.

Em Português Antigo Cirne escrevia-se com y. Em alguma altura começou a escrever-se con i. Houve algumas famílias que mantiveram a grafia antiga.
Há outros exemplos em Portugal: Mello ( Melo ), Corrêa ( Correia ), etc.

Espero ter ajudado. Deve haver registo da chegada do seu antepassado ao Brasil, talvez nesse documento consiga mais informação.

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#203805 | adrianocosta | 22 jul 2008 17:17 | Em resposta a: #203759

Ola Julio,

Muito obrigado pelas informacoes que me enviaste!
O unico problema que enfrento e que parece que o pai de Luiz de Magalhaes Cirne se chamava Feliciano da Costa Cirne e isso me confunde bastante!
Gostaria de manter mais contato contigo atraves de email pois tenho bastante informacao a a respeito de meus antepassados aqui!
Se voce puder me enviar teu email, fico muitio agradecido! e se voce tiver mais algumas pessoas dessa descendencia que queira se juntar a nos e so falar!

Melhores cumprimentos
Adriano Costa

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#203806 | adrianocosta | 22 jul 2008 17:23 | Em resposta a: #159641

Ola Daniele!

Quais os meios que voce voce utilizou para chegar a Feliciano da Costa Cirne? Estou curioso em saber!

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#203834 | jacques | 22 jul 2008 21:50 | Em resposta a: #203805

Olá Adriano

Alteração de sobrenomes nas diversas gerações é normal em Portugal no sec XIX e anteriores. Tenho imensos exemplos em minha AG.

Toda a minha ascendência Cirne está aqui na BD.
Começa em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39079
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39090
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39089
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219015
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219013
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219011
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219008
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219003
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=193279
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=175759
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38646
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38645
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38650
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55813
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144616
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144618
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144620

Não tenho contacto com pessoas que descendam destes Cirnes.
Na região onde vivo conheço alguns Cirnes, mas penso que não se interessam por genealogia.

Meu email é jcarpereyra arroba gmail ponto com

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#205530 | luizcirne | 17 ago 2008 03:27 | Em resposta a: #203746

Pessoal
Cheguei aqui e me deparei com boas surpresas.
Luiz Magalhães Cirne e Renovata Januária da Conceição são meus tataravós (pais dos meus bisavós).
Meus bisavós: Manoel da Costa Cirne e Anna Hermelina da Costa Azevedo (faleceram em Jardim do Seridó, RN).
De acordo com Daniele, Manoel da Costa Cirne casou-se 2 vezes. Realmente é a mesma informação que tenho, porém Anna Hermelina é o nome que consta na certidão de nascimento de meu avô, como nome de sua mãe. E não como Maria Dulcina...
Meu avô, nascido em Jardim do Seridó, em 1909, chamava-se Feliciano da Costa Cirne.
Exatamente o mesmo nome do supostamente pai de Luiz Magalhães Cirne e avô de meu avô. Meu avô saiu do Rio Grande do Norte e foi para São Paulo, juntamente com alguns irmãos por volta de 1924.
Se pudesse ter acesso à mais informações sobre a ascendência da família Cirne no RN, seria algo notável para completar a elaboração da árvore genealógica.
[]s

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#205531 | luizcirne | 17 ago 2008 05:05 | Em resposta a: #205530

Pessoal
Lembrei-me de algo: em São Paulo há o Museu do Imigrante. Eu que já visitei muita coisa aqui nesta megalópole, ainda não visitei este museu.
Dizem que há condições de obter informações sobre imigrantes, registros de imigração, etc.
Na primeira oportunidade irei até lá para, quem sabe, descobrir algo sobre um imigrante português de nome Feliciano da Costa Cirne.
Quem sabe...
[]s

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#205707 | adrianocosta | 19 ago 2008 13:06 | Em resposta a: #205530

Onde você mora?
Me envie seu e-mail d e posso fornecer mais informações a respeito!

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#205791 | CIRNE DE TOLEDO | 20 ago 2008 15:10 | Em resposta a: #155273

Caros parentes :

Meu nome é Sérgio Roberto Cirne de Toledo e osu bisneto de Francisco da Costa Cirne ( pai de meu avô , João Francisco da Costa Cirne ). Ambos eram de Bananeiras , PB.Meu avô era primo do grande pintor Pedro Américo ( filho de Feliciana Cirne ) e do Prof. Adolfo Tácito da Costa Cirne ( este também de Bananeiras , PB ).Pelas informações de que disponho , acho que meu bisavô era filho de Feliciano da Costa Cirne e de Anna Maria da Conceição , o casal que deu origem aos Costa Cirne da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Infelizmente , por causa de um incêndio que houve no Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento , de Bananeriras , PB , não me foi possível encontrar documentos sobre a filiação de meu bisavô.Ele era asdvogado , como o Prof. Adolfo e estudou em Recife ( era da Turma de 1865 , o que me faz desconfiar de que tenha nascido por volta de 1840 ).
Alguém pode me ajudar ?
Abraços do
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#205811 | luizcirne | 20 ago 2008 17:34 | Em resposta a: #205707

Adriano
Nasci na cidade de São Paulo e ainda trabalho por aqui.
Mas há mais de 7 anos resido em Santa Catarina, na cidade de Blumenau.
É assim: passo a semana trabalhando em S.Paulo e aos finais de semana vou para casa em Blumenau.
Meu avô Feliciano faleceu em 1997, com 87 anos, e tudo o que consegui obter foi conversando com ele e através de poucos documentos.
Se conseguisse obter mais informações seria excelente.
Meu e-mail: luizcirne.cadastros@gmail.com
[]s

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Par

#206675 | CIRNE DE TOLEDO | 29 ago 2008 14:52 | Em resposta a: #205791

Caros parentes ;
Feliciana Cirne , filha de Feliciano da Costa Cirne , teve outro filho , também grande pintor , como o irmão.Foi Francisco Aurélio de Figueiredo Mello , nascido em Areia/PB , em 1854 e fslecido em 1916 , no Rio de Janeiro. Como o irmão , também estudou pintura em Florença , Itália , com grandes mestres italianos.

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#208422 | jrbarreto | 16 set 2008 03:55 | Em resposta a: #159641

Olá Daniele,

Eu sou casado com a Marília Cirne. Moramos em Brasília. Parabéns pelo seu trabalho.
Gostaria de saber se o seu trisavô Luiz de Magalhães Cirne tinha nacionalidade portuguesa ou quais de sua descendência que possua.
Tem como saber isso?

Aguardo seu retorno. Por favor, me envie um email para juniorbarreto@terra.com.br

Obrigado,
Júnior Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#213806 | Henrique Cirne | 23 nov 2008 07:25 | Em resposta a: #155273

Ola Daniele, como vai?

Sou Henrique Cirne, moro em Campina Grande-PB, li os topicos do forum relacionados a nossa familia CIRNE, sou tambem assim como voce TRETRANETO do "Feliciano da Costa Cirne", conheci o Sérgio Roberto Cirne de Toledo no orkut, ele esta aparecendo agora no ultimo topico deste forum.

Acrescento que, do meu avo em diante ja tem muita gente, ele (Jose da Costa Cirne) teve 33 filhos hoje tem cerca 400 descendentes, desse ramo tenho 100% catalogado caso seja necessario no futuro, o pai dele os seus irmaos tenho alguma coisa de informacao!

Temos tambem os dominios www.cirne.com.br e www.cirne.net e poderemos no futuro nesse ultimo publicar as informacoes que conseguirmos agrupar para poder receber mais dados de diversos colaboradores, eu pessoalmente acho isso importante tendo em vista que como voce mesma escreveu de "Luis de Magalhaes Cirne (1810) - Meu TRISAVO" tem 15 descendentes, um deles meu BISAVO, ai ja se ve que TEM MUITA, mas MUITA GENTE MESMOOOOOO! nesse caso especifico dessa sua listagem, poderei contribuir com o seguinte item: "04- JOSÉ DA COSTA CIRNE, casado a 1ª vez em 1873 com Maria Rosa da Conceição, nascida em 1859 e falecida em 16 de setembro de 1901, e casado a 2ª vez em 1902 com Josefa Maria da Conceição, filha de Alexandre Idalino de Azevedo e de Maria Francelina da Conceição."

Meu eh mail eh henrique arrob cirne dot com dot br

Segue meu resumo:

==================================================================

Luis de Magalhaes Cirne - "meu TRISAVO" ( parece que ele ou o pai dele veio do brejo paraibano - informacao nao confirmada, teve varios filhos, Jose da Costa Cirne -> "meu BISAVO", Antonio da Costa Cirne e etc)

Jose da Costa Cirne - "meu AVO", filho de Jose da Costa Cirne (tambem, isso confude muito,

mas eu e o Sergio Cirne Toledo ja discutimos e definimos isso!!!) com Ana Maria da Conceicao

Assim sendo, abaixo segue alguns filhos do meu BISAVO - JOSE DA COSTA CIRNE: (acrescento que, daqui pra baixo geneologicamente, a grande maioria eh de Jardim do Serido-RN e regiao circuvizinha, ja nao sendo mais do Brejo Paraibano)

* Jose da Costa Cirne - Esse como eh meu AVO tenho a relacao completa, casou-se 03 vezes, teve 33 filhos.
* Feliciano José Cirne ( talvez seja Feliciano da Costa Cirne, casou com descendente italiana conhecida por

"AGUIDA", com quem teve 3 filhos, Jose Carlos, Maria ( Maria teve 4 filhas, a mais velha chama-se Arlete) e outro

que o nome nao foi localizado, quanto ao sobrenome devem ter sido Costa Cirne)
* Silvestre Dantas da Costa Cirne (talvez seja Silvestre da Costa Cirne, nao teve filhos)
* Raimundo Magalhães da Costa Cirne (talvez seja Raimundo da Costa Cirne, teve como filhos Dario, Nenzinha entre

outros, um inclusive que foi politico de nome nao localizado)
* Josefa da serra ( nasceu em Jardim do Serido - RN ou vizinhancas por volta 1875, teve varios filhos sendo que

alguns , nao tendo usado o nome CIRNE nos filhos, Joaquim Alves da Silva (tendo sido deputado estadual no RN),

Jose Alves da Silva (era militar) , Antonio Alves da Silva.
* Naninha ( meu pai nao lembra se o nome dela era ANA, o nome da mae, novamente ponto controverso, pois existe

coincidencia de nomes)
* Mariana da Costa Cirne casada com o pai de Jose Cirne ( meu pai - walfredo, nao lembra o nome dele, mas lembra

que existe um filho de Mariana da Costa Cirne que se chama Jose Cirne)
* Tereza da Costa Cirne ( foi casada com Pedro Isidro, tendo tido 3 filhos, ORLANDO (trabalhou na PHILIPS em SP),

GIVALDO (Farmaceutico) e TALVACI (Funcionario do BNB), nao sabemos os sobrenomes)
* tem ainda um mulher, que meu pai nao lembrou o nome, ou seja, tia do meu pai que ele nao lembra o nome!

Irmao por parte de pai ( de segunda nupcias)
* Manoel da Costa Cirne (nascido em jardim do serido 1904 e morreu tambem em jardim do serido +- em 1984 )

Meu resumo seria assim:

Henrique Santos Cirne (1978), filho de
Walfredo da Costa Cirne (1937), filho de
Jose da Costa Cirne (1877), filho de
Jose da Costa Cirne (1842), filho de
Luis de Magalhaes Cirne (1810), filho de
Feliciano da Costa Cirne (1780 ~ 1792)

Aqui em Campina Grande, moram varios Cirne, nossos PARENTES conhecidos porem um pouco distantes, pois, os mesmos sao descendentes dos CIRNEs do BREJO PARAIBANO, diferentemente do meu ramo que eh o SERIDO do RN, tenho possibilidades de contacta-los pra tentar fazer as pontes genealogicas necessarias, no entanto, acho que ninguem por aqui vai ter informacao ate chegar por ex no "Luis de Magalhaes Cirne".

Estou a disposicao,

Atenciosamente,

Henrique Cirne

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#214496 | CIRNE DE TOLEDO | 02 dez 2008 02:30 | Em resposta a: #155273

Caríssimo Henrique :

Bem , já faz bastante tempo que não nos falamos...
Eu estou convencido de que , todos nós , Costa Cirne da Paraíba e do Rio Grande do Norte somos uma única família , Descendente de Feliciano da Costa Cirne.
Meu avô João Francisco da Costa Cirne , de Bananeiras -PB ( do Brejo Paraibano )
era primo do Pintor Pedro Américo de Figueiredo Mello , neto do Feliciano.
Era , também , primo do Prof. Adolfo Tácito da Costa Cirne , de Bananeiras-PB.
Faltam os documentos comprobatórios...
Eu também descobri os nomes de outros descendentes de José da Costa Cirne ( o
Pai ) , que vou relatar , muito brevemente.
Um abraço do
Sérgio

Resposta

Link directo:

Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215128 | Joaquim Medeiros | 09 dez 2008 23:13 | Em resposta a: #155273

Sra. ou Srta Daniele Cristina: além dos 15 filhos listados acima, o casal Luiz de Magalhães e Renovata Januária, ainda teve mais um filho, o Luiz da Costa Cirne. A Maria Rosa da Conceição, cônjuge de José da Costa Cirne, era irmã de minha avó materna. Já os esposos de Amélia Felinta de Jesus e de Iluminata Francellina da Conceição, bem assim Josefa Filomena de Medeiros esposa de Francisco da Costa Cirne, eram bisnetos e bisneta do misterioso Antonio de Medeiros Corte e sua consorte Joanna Baptista de Macedo, porquanto eram netos de Manoel Martins de Medeiros e Maria Francisca da Conceição. Já os irmãos Antonio Justino de Medeiros e Bartlholomeu Rafael de Medeiros, eram filhos legítimos daquele Joaquim Patrício de Medeiros e Maria Rosalina de Medeiros, que não é àquele Joaquim Patrício de Medeiros, filho do misterioso Antonio de Medeiros Corte. O casal Antº Justino e Maria Rosalina, eram meus trisavós. Aqui ficamos ao seu dispor. Um grande abraço. Os irmãos André Januário e Miguel Fernandes de Medeiros, eram filhos do cidadão Manoel Barbosa Pimenta e Josepha Rosalina do Amor Divino, estes meus trisavós.
De contrapeso, ainda tenho irmãs e um tio que foram casados netos e neta de José da Costa Cirne e Maria Rosa da Conceição, ele filho de Luiz de Magalhães Cirne e Renovata e ela de Thomáz Freire de Araújo e Maryanna Lúcia Dantas, meus bisavós maternos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215141 | CIRNE DE TOLEDO | 10 dez 2008 03:39 | Em resposta a: #215128

Prezado amigo Joaquim Medeiros :

Bem , sua informação sobre o Luiz de Magalhães Cirne , filho de Júlio da Costa Cirne e de Amélia Cirne , irmão do Prof. Adolfo Tácito da Costa Cirne , nascido em Areia-PB , é muitíssimo importante.
A minha tese ( a ser confirmada ) é de que ele era neto do outro Luiz de Magalhães Cirne , nascido em João Pessoa-PB e este , sim , filho do Feliciano da Costa Cirne , português , e de Anna Maria da Conceição.
O Henrique e eu já havíamos nos deparado com problema semelhante , pela existência de dois José da Costa Cirne , pai e filho.
O meu avô , João Francisco da Costa Cirne , filho do Dr. Francisco da Costa Cirne , ambos de Bananeiras-PB , era primo do Prof. Adolfo da Costa Cirne e do grande pintor Pedro Américo.Assim sendo , ele também devia ser neto ou bisneto do Feliciano da Costa Cirne ( eu penso , mas não tenho , ainda , documetos comprobatórios , que meu bisavô era irmão de Júlio da Costa Cirne e neto do Feliciano da Costa Cirne.A propósito , você o chama de Morgado.Esta informação está confirmada ?
Um abraço do
Sérgio Cirne de Toledo

Resposta

Link directo:

Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215234 | Daniele Cristina F.S | 11 dez 2008 13:10 | Em resposta a: #215128

Sr. Joaquim,

Obrigada pelas informações, a respeito da filiação de Luiz de Magalhães Cirne.
Coloquei em mensagens anteriores que ele era filho do português Feliciano da Costa Cirne e de Ana Maria da Conceição, mas eu posso estar errada. Se realmente existem documentos que provem que Luiz de Magalhães Cirne era irmão de Adolfo Cirne, então estou errada mesmo, já que Adolfo Cirne era mesmo filho de Júlio da Costa Cirne e de Amélia Cirne, e possa até mesmo ser que esteja totalmente com a razão no que afirmou, em que Luiz de Magalhães Cirne era neto do português Feliciano da Costa Cirne e não filho.
Não sabia que existia este Luiz filho de Luiz de Magalhães Cirne, Obrigada pela informação. Este Luiz da Costa Cirne faleceu criança ou já em idade adulta?
Quanto a Renovata Januária da Conceição, ela era a última filha do casal Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição, e neta paterna do misterioso Antônio de Medeiros Corte e de Joana Batista de Macedo, e neta materna de Antônio de Azevedo Maia e de Micaela Dantas Pereira. E sobre o Manoel Martins de Medeiros, teria mais ou menos informação sobre o ano que ele nasceu e a data do falecimento?
Esse misterioso Antônio de Medeiros Corte não existe nada que informe sobre a origem dele, se era português, se era parente dos irmãos portugueses Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Rocha. Só se sabe que o misterioso Antônio de Medeiros Corte era casado com Joana Batista de Macedo, talvez esta fosse filha de José Ferreira de Melo e de Francisca Maria de Macedo, esta filha de Domingos Martins Bayão e de Catarina da Silveira de Macedo. Acho que este casal Domingos Martins Bayão e Catarina da Silveira de Macedo fixaram residência na Região de São José de Mipibu, e que talvez Catarina da Silveira de Macedo fosse natural da Freguesia do Açu, e que a filha Francisca Maria de Macedo possivelmente quando casou com José Ferreira de Melo tenha morado algum tempo na região de São José de Mipibu e posteriormente tenha se mudado para a região do Açu, onde provavelmente tenha nascido Joana Batista de Macedo, esposa de Antônio de Medeiros Corte, personagem que surgiu do nada, sem origem nenhuma conhecida na História Genealógica do Rio Grande do Norte. A filiação de Joana Batista de Macedo não é certeza, é apenas uma pequena suspeita que tenho e que precisa de comprovação.
Teria alguma informação sobre o casal Antônio de Medeiros Corte e Joana Batista de Macedo, em que ano ele e ela faleceram, a relação de todos os filhos do casal, quantos filhos o casal teve? Possa ser que no nome completo dos filhos do casal Antônio de Medeiros Corte e Joana Batista de Melo haja alguma coisa que possa pelo menos identificar um pouco a origem deste misterioso Antônio de Medeiros Corte.
Agradece,
Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215236 | CIRNE DE TOLEDO | 11 dez 2008 14:37 | Em resposta a: #215234

Cara Danielle :

Bem , parece que , como afirma o Joaquim Medeiros , o Luiz de Magalhães Cirne , casado com Renovata Januária da Conceição , que foi Tabelião , era mesmo filho de Júlio da Costa Cirne e de Amélia Cirne e irmão do Prof. Adolfo Tácito da Costa Cirne , natural de Bananeriras-PB. Este Júlioi da Costa Cirne , ao que parece , era filho de Luiz de Magalhães Cirne e neto do Dom Feliciano da Costa Cirne , o Patriarca.
Quanto ao Luiz da Costa Cirne , 15o. filho do casal Luiz de Magalhães Cirne e Renovata Januária da Conceição , talvez esteja havendo confusão...
Eu tenho informaçõesa sobre Luiz da Costa Cirne , filho de José da Costa Cirne e de
Rosa Maria da Conceição , nascido em Jardim do Seridó em 2/11/1897 e falecido em São Paulo , em 26/3/1967.
Você tem certeza de que o Luiz de Magalhães Cirne também teve um filho Luiz da Costa Cirne ?
Os nomes repetidos oarecem ser característica de nossas família.
Eu tive um Tio-Avô chamado José Thomaz da Costa Cirne , conhecido como
José da Costa Cirne , de Bananeiras-PB.
Meu bisavô , de Bananeiras-PB , era Francisco da Costa Cirne , o mesmo nome de um dos filhos do casal Luiz de Magalhães Cirne e Renovata Januária da Conceição.
Você tem mais informações do Feliciano da Costa Cirne ?
Um abraço do
Sérgio Cirne de Toledo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215269 | CIRNE DE TOLEDO | 11 dez 2008 20:36 | Em resposta a: #215236

Cara Danielle :

Bem , mais algumas considerações.
Até agora , a tese sobre a linha genealógica , que parece ser a mais plausível , quanto aos Costas Cirnes do R.G. do Norte é :
I- Feliciano da Costa Cirne ( que o Joaquim Medeiros chama de Morgado ) ;
II- Luiz de Magalhães Cirne , nascido em João Pessoa-PB , por volta de 1810 ;
III- Júlio da Costa Cirne , nascido em ???? e em ???? ;
IV-Luiz de Magalhães Cirne , nascido em Areia-PB em ????? , que foi Tabelião de 1860 a 1865 e teve , do seu consórcio com Renovata Januária da Conceição , 15 ( ??? ) filhos.
Pontos a serem esclarecidos :
1- As datas de nascimento e de morte do Júlio da Costa Cirne , bem como do lugar de nascimento ;
2-As datas exatas de nascimento e de morte do Feliciano , do Luiz de Magalhães
Cirne ;
3- Pelo que eu sei , e por dados da Academia Paraibana de Letras , o Júlio da Costa Cirne residiu em Bananeiras-PB ;
4- A ligação correta entre o meu bisavô Francisco da Costa Cirne ( de Bananeiras -PB ) e o Feliciano da Costa Cirne.
Meu avô , João Francisco da Costa Cirne , também de Bananeiras-PB , era primo do Prof. Adolfo Tácito da Costa Cirne e do pintor Pedro Américo de Figueiredo Mello , o filho de Feliciana Cirne e neto do Patriarca.
5- A filiação do Patriarca Feliciani]o da Costa Cirne.
Um abraço do
Sérgio Cirne de Toledo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215315 | CIRNE DE TOLEDO | 12 dez 2008 14:21 | Em resposta a: #215269

Prezado Vasco de Souza Cyrne ;
Bem , pelo que depreendi , o senhor é do Ramo dos Senhores da Honra de Guminhães.Peço sua preciosa ajuda para deslindar a seguinte questão.
Em princípios do século XIX , veio para o Brasil outro Cirne, o depois General António de Souza Cirne , que se radicou em Pernambuco.
O General casou-se aqui no Brasil ( ao que parece , mais de uma vez ) e deixou grande descendência .Os seus filhos , do seu casamento com Clara Isabel de Lima , adotaram o sobrenome Cirne Lima , importante e ilustre família do Rio Grande do Sul.Um doas seus filhos foi agraciado pelo Rei Dom Luiz , de Portugal , com o título de Barão de Santa Cãndida.
Gostaria que o senhor me ajudasse a confirmar a minha suspeita , de que este General António de Souza Cirne seria o terceiro filho de José Cirne de Sousa Madureira , casado com Da. Maria Victória de Mello e Sampayo , Fidalgo da Casa Real.O filho mais velho ( e herdeiro do Morgadio) foi Francisco de Sousa Cirne de Madureira Alcoforado e o terceiro aparece , em documento sobre os Senhores da Honra de Guminhães , como sendo Capitão de Caçadores e F.C.R. em 3/7/1795.
Seria o General este terceiro filho de José Cirne de Sousa Madureira ?
Um abraço e muito obrigado
Sérgio Cirne de Toledo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215431 | Daniele Cristina F.S | 13 dez 2008 20:48 | Em resposta a: #215269

Olá, Sérgio! Infelizmente eu não tenho nada referente a Feliciano da Costa Cirne e nem a de sua esposa Ana Maria da Conceição. Eu estava errada quando afirmei que Luiz de Magalhães Cirne que casou com Renovata Januária da Conceição era filho do casal Feliciano da Costa Cirne e Ana Maria da Conceição, já que se ele era irmão de Adolfo da Costa Cirne, então Luiz de Magalhães Cirne era filho de Júlio da Costa Cirne, e este por sua vez era filho do português Feliciano da Costa Cirne. O que seu bisavô Francisco da Costa Cirne era do português Feliciano da Costa Cirne? Falando em Feliciano da Costa Cirne ser português, qual a fonte documentada que dá como verdadeira esta hipótese? Acredito que Feliciano da Costa Cirne era brasileiro, e que essa história dele ser natural de Portugal seja apenas um mito originário através de tradições orais de família, que nem sempre representam a verdade. Existiu um Luiz filho de Luiz de Magalhães Cirne com Renovata Januária da Conceição, mas acredito que esse Luiz faleceu pequeno na infância, já que não há qualquer notícia dele referente a sua juventude e vida adulta. O curioso é que no registro do batizado do filho de Luiz de Magalhães Cirne de nome Luiz, na Paróquia de Nossa Senhora da Guia do Acari, aparece assim: Luiz, filho de Luiz de Magalhães Cirne, nasceu em... O problema é que não anotei a data de nascimento, mas no registro de batismo não tinha o nome da mãe, tinha apenas o nome do pai Luiz de Magalhães Cirne. Renovata Januária da Conceição era a última filha do casal Manoel Martins de Medeiros e Francisca Maria da Conceição, já que segundo a tradição, dois irmãos casaram com duas primas legítimas que eram irmãs, que foram André Januário de Medeiros que casou com Iluminata Francelina da Conceição, e Miguel Fernandes de Medeiros que casou com Amélia Felinta da Conceição, casamento de ambos realizados na data de 07 de julho de 1869, sendo eles filhos do casal Manoel Barbosa Pimenta e Josefa Rosalina do Amor Divino, e elas filhas do casal Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição. André Januário de Medeiros era sobrinho legítimo de Renovata Januária da Conceição, já que a sua mãe Josefa Rosalina do Amor Divino era irmã de Renovata Januária da Conceição, e Iluminata Francelina da Conceição era sobrinha legítima de Josefa Rosalina do Amor Divino que era irmã da sua mãe Renovata Januária da Conceição, esposa de Luiz de Magalhães Cirne.
Abraços.
Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: SEM FONTES NAO SE FAZ GENEALOGIA!

#215447 | M. Olinda | 14 dez 2008 01:16 | Em resposta a: #215298

Sr. VASCO DE SOUSA CYRNE

Já há algum tempo que acompanho este fórum, muito especialmente tudo o que diz respeito à família CYRNE e passo a explicar porquê: o meu avô materno chamava-se FRUTUOSO DE CARVALHO CYRNE e era natural de COIMBRA. Era neto paterno de JOAQUIM AUGUSTO DE CARVALHO CYRNE, nascido entre 1799/1801, natural de PERNAMBUCO.Este Joaquim Augusto era professor e casou em Coimbra,e aqui nasceram cinco filhos. Todos assinavam "CARVALHO CYRNE".Tenho mais alguns dados que neste momento não vale a pena enumerar para não tornar tão extensa esta conversa.Estou a tentar encontrar a certidão de nascimento deste meu trisavô, no entanto as minhas pesquisas têm-se tornado infrutíferas porque não sei o local certo de nascimento .PERNAMBUCO é muito vago para quem reside em PORTUGAL. Já consultei o Arquivo de COIMBRA na espectativa de encontrar mais elementos mas tem sido em vão.
Como o senhor deve ter muitos elementos sobre esta família vinha solicitar-lhe se tem algo que me possa ajudar a conduzir a minha pesquisa.

Agradeço a atenção que puder dar ao meu pedido
MARIA OLINDA CARVALHO ROMA HORTINHAS

Resposta

Link directo:

Carvalho Cyrne

#215539 | SOUZA ALCOFORADO | 15 dez 2008 09:30 | Em resposta a: #215447

Cara Sra. Maria Olinda Hortinhas,

Tentarei saber mais sobre este Carvalho Cyrne, mas a ter nascido em Pernambuco como a Sra. diz vai ser mais dificil. Quando tiver noticias dir-lhe-ei.

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215550 | Daniele Cristina F.S | 15 dez 2008 13:47 | Em resposta a: #215431

Olá, Sérgio, cometi um pequeno erro na mensagem anterior, não que eu seja distraída, mas são tantos nomes para memorizar, que as vezes termino ficando confusa e me equivocando, mas o meu erro foi referente aos irmãos André Januário de Medeiros e Miguel Fernandes de Medeiros, em que coloquei de forma equivocada a filiação das esposas deles, que ao invés de eu ter colocado o nome dos pais delas, coloquei o nome dos avós maternos como se tivessem sido os pais delas. Desculpas pelo erro. Vou lhe informar agora de forma correta: André Januário de Medeiros, filho de Manoel Barbosa Pimenta e de Josefa Rosalina do Amor Divino casou em 07 de julho de 1769 com a prima legítima Iluminata Francelina da Conceição, filha mesmo de Luiz de Magalhães Cirne e de Renovata Januária da Conceição, e não era filha do casal Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição. Já Miguel Fernandes de Medeiros, também filho de Manoel Barbosa Pimenta e de Josefa Rosalina do Amor Divino, casou também na mesma data de 07 de julho de 1869 com Amélia Felinta da Conceição, filha mesmo de Luiz de Magalhães Cirne e de Renovata Januária da Conceição, e não era filha do casal Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição como eu tinha informado de forma equivocada na minha mensagem anterior. Segundo a tradição oral familiar, os dois irmãos André Januário de Medeiros e Miguel Fernandes de Medeiros casaram com duas primas legítimas que eram irmãs, sendo que André casou com Iluminata Francelina da Conceição, e Miguel que casou com Amélia Felinta da Conceição. André Januário de Medeiros e o seu irmão Miguel Fernandes de Medeiros eram netos maternos de Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição, e as irmãs Ilumintata Francelina da Conceição e Amélia Felinta da Conceição também eram netas maternas do mesmo casal Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição. André Januário de Medeiros era filho de Josefa Rosalina do Amor Divino, irmã de Renovata Januária da Conceição, que foi a mãe de Iluminata Francelina da Conceição, que por sua vez foi a esposa de André Januário de Medeiros. Renovata Januária da Conceição, esposa de Luiz de Magalhães Cirne, era a última filha do casal Manoel Martins de Medeiros e Francisca Maria da Conceição, e era tia legítima pela parte materna dos irmãos André Januário de Medeiros e Miguel Fernandes de Medeiros. Agora sobre a ascendência de Feliciano da Costa Cirne, que era tido como português segundo a tradição oral familiar, eu não sei nada, e tenho dúvidas se o mesmo era português, podendo até mesmo ter sido brasileiro. E quanto a sua esposa Ana Maria da Conceição, nem tenho sequer idéia a qual família ela tenha pertencido, mas que segundo a tradição oral familiar, ela era natural da Paraíba, não sei a cidade de onde ela era originária. Os livros de Batizados e de Casamentos da Paróquia de Areia, começou a partir do ano de 1820, mas só que lá tem os livros de batizados e de casamentos a partir do ano de 1840, já que os livros paroquiais anteriores ao ano de 1840 estão desaparecidos ou foram destruídos, e em Areia a Secretaria Paroquial funciona pela manhã de segunda à sábado, com exceção das quintas - feiras, que está fechada. Já os livros de batizados da Paróquia de Bananeiras, existem os livros de batizados e de casamentos desde 1835, que parece ter sido o ano de criação da Freguesia de Bananeiras, e estão completos e mais ou menos bem conservados, e eu mesma dei uma pesquisada neles até o ano de 1860, especialmente no livro de casamentos, há alguns anos atrás. Acredito que os batizados e casamentos realizados em Bananeiras anteriores ao ano de 1835 estavam registrados nos livros da Paróquia de Areia, mas o problema é que lá em Areia só tem os livros paroquiais a partir do ano de 1840. Na Paróquia de Mamanguape tinha livros antigos, tem livros de casamentos a partir do ano de 1762 que não estão em bom estado de conservação e livros de batizados a partir do ano de 1790, pouco mais ou menos. Se Feliciano da Costa Cirne e Ana Maria da Conceição casaram entre os anos de 1800 e 1810 em algum lugar na época pertencente a Freguesia de Mamanguape, possa ser que este casamento esteja registrado nos livros de casamentos da Freguesia de mamanguape, e estes livros de batizados e casamentos antigos de Mamanguape encontram - se arquivados na Cúria de João Pessoa, o problema é você ter a sorte de conseguir a permissãopara fazer a pesquisa nesses livros da Freguesia de Mamanguape - PB na Cúria de João Pessoa. Agora se Feliciano da Costa Cirne e Ana Maria da Conceição casaram entre os anos de 1800 e 1810 em algum lugar pertencente na época a Freguesia de João Pessoa, neste caso é impossível encontrar o registro de casamento, já que os livros de batizados e de casamentos da Freguesia de Nossa Senhora das Neves de João Pessoa anteriores ao ano de 1833 foram destruídos ou estão desaparecidos. Acho que a única esperança de encontrar o registro do casamento de Feliciano da Costa Cirne com Ana Maria da Conceição é no Livros de Casamentos na Paróquia de Mamanguape, isto no caso deles terem contraído matrimônio em algum lugar na época pertencente a Freguesia de Mamanguape, e sendo asim, será preciso muita sorte mesmo, para poder ter a permissão do Secretário da Cúria de João Pessoa para permitir o acesso aos livros de casamentos, e principalmente ter a sorte grande de encontrar o casamento de Feliciano da Costa Cirne com Ana Maria da Conceição nesses Livros de Casamentos da Freguesia de Mamanguape, que não estão em bom estado de conservação. Abraços. Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215562 | CIRNE DE TOLEDO | 15 dez 2008 16:12 | Em resposta a: #215550

Caríssima Danielle :
Bem , você é uma excelente pesquisadora , que gosta de ir às fontes documentais....Eu ainda não tenho documentos que liguem meu bisavô Francisco da Costa Cirne ao Feliciano da Costa Cirne.Sei , com grande certeza , por relato de minha avó ( que foi casada com João Francisco da Costa Cirne , meus avós maternos ) que ele era primo-irmão do pintor Pedro Américo e do Prof. Adolfo da Costa Cirne.Minhas pesquisas , nos livros da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento , de Bananeiras-PB , t~em sido feitas por meio de uma prima , que lá reside.Ela tem tido grandes dificuldades.
Pesquisando na revista do I.H.G.B. , encontrei o nome de Silvério da Costa Cirne , que tomou parte na Revolução Pernambucana de 1817 e foi enviado , preso , para a Paraíba , em 23/9/1818.Também encontrei o nome do Padre José da Costa Cirne , Deputado às Cortes de Lisboa , em 1821 , e que assinou a Constituição Portuguesa de 1822 ,.Que relação teriam os dois com Feliciano da Costa Cirne ?
Um grande abraço do
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#215597 | CIRNE DE TOLEDO | 15 dez 2008 21:38 | Em resposta a: #215562

Cara Daniele :
Bem , mais algumas considerações.
Embora faltem documentos , eu tenho uma hipótese de trabalho , que é a seguinte :
Feliciano da Costa Cirne teve vários filhos , entre os quais Luiz de Magalhães Cirne
( nascido por volta de 1810 ) , Feliciana Cirne ( data de nascimento ??? ) , Júlio da Costa Cirne e meu bisavô , Francisco da Costa Cirne ( nascido por volta de 1830-1840 ).
Faltam , agora , os documentos comprobatórios...
Um abraço do
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho Cyrne

#215618 | M. Olinda | 16 dez 2008 00:34 | Em resposta a: #215539

SR. VASCO CYRNE

Agradeço a sua resposta. Uma vez que se prontificou a ajudar-me vou acrescentar mais alguns pormenores para facilitar e não perder tempo indevidamente.

Este meu 3º avô era casado com MARIA ALEIXO, penso que deve ter casado em Coimbra (digo penso porque pesquisei no arquivo e não encontrei a certidão e porque todos os filhos nasceram em Coimbra). Era filho de JOSÉ ALVES DE CARVALHO (CYRNE) e FEVERÓNIA RITA PIMENTA DE CARVALHO, natural de Maranhão (segundo descrição na certidão de nascimento de um dos netos) e ela natural de Coimbra.

Como este meu 3º avô era professor solicitei há algum tempo à Direcção Regional de Educação que me informasse quais os documentos que deveria consultar, porque poderia ser uma outra pesquisa a seguir onde, eventualmente, houvesse referência ao local do seu nascimento.Para exercer a profissão de professor, na época, era necesária uma licença régia e eu pensei que talvez este departamento me pudesse elucidar. Mas a resposta que obtive demonstrou uma total ignorância no assunto. Eu não sou genealogista e os poucos conhecimentos que tenho são apenas fruto de algumas pesquisas que tenho efectuado na tentativa de conhecer o meu passado.
Sei ainda que este meu avô era contemporâneo e amigo de um bacharel de nome EDUARDO PIRES DE LIMA.



Tenho mais algumas informações sobre este meu familiar ,todavia não me parecem relevantes porque não tenho documentos que provem a sua veracidade

Os meus cumprimentos
MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#216140 | Joaquim Medeiros | 22 dez 2008 02:17 | Em resposta a: #215550

Caríssima prima Daniella Cristina: por falta de tempo, hoje é que vi sua msg para mim, de 11.12.2008. A propósito do casal Luiz de Magalhães Cirne e Renovata Januária da Conceição, tenho a comentar o que se segue: Renovata não era filha de Manoel Martins de Medeiros, mas sim, filha e ao mesmo tempo neta, de um cidadão lá de Jardim do Seridó, chamado ANTONIO COSTA. Daí o "Costa", dos Costa Cirne. Naquela mensagem, vc me pergunta se tenho alguma informação sobre meus pentavós ANTONIO DE MEDEIROS CORTE E JOANNA BAPTISTA DE MACEDO. AMC, faleceu em 07.01.1786. Seu inventário foi iniciado em 1786, nesta cidade do Natal, tendo sido concluido em 17.12.1786, após o que foi enviado para a Villa Nova do Príncippe, hoje cidade do Caicó, neste Estado. Foi inventariante a meeira e viúva Joanna Baptista de Macedo, tutor dos filhos menores o seu filho Antonio Nunes Pereira. Quanto à relação dos filhos do casal, é àquela mesma que vc já informou antes no forum. Todos os dados batem com os que disponho. Agora, quanto a Dª Joanna Baptista de Macedo, ela realmente casou 2ª vez com o Capitão José Ferreira de Paiva, já viúvo de Anna Maria de Sena. De novidade, só que no inventário realizado em 1798, na Villa Nova do Príncippe (Caicó), da então Capitania do Rio Grande, Comarca da Parahyba do Norte, inventário este do falecido PEDRO OLIVEIRA DA ROCHA, consta que ela Joanna Baptista de Macedo, é filha do falecido, isto é do Sr. Pedro Oliveira da Rocha. Quanto ao mistério que existe em relação à origem do Sr. Antonio de Medeiros Corte, um dia será desvendado. Quanto aos irmãos de Joanna Baptista de Macedo, eram os seguintes: Gaspar de Paiva da Rocha, às vezes Gaspar Ferreira Baracho e ainda Gaspar de Paiva Baracho (estado civil desconhecido); Manoel Nunes Ferreira, também c/estado civil desconhecido; Pedro Ferreira da Rocha, casado com Maria da Conceição de Athayde e Felis Ferreira da Rocha, os dois últimos já falecidos quando do inventário do pai Pedro Oliveira da Rocha. Filhos de Pedro Ferreira da Rocha e Maria da Conceição de Athayde: Joaquim Ferreira da Rocha (estado civil desconhecido) Anna Clara de Araújo, casada com Gonçallo Cavalcante; Por hoje é só, um grande abraço e um feliz Natal

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#216238 | CIRNE DE TOLEDO | 23 dez 2008 14:31 | Em resposta a: #216140

Caro amigo Joaquim Medeiros :

Peço melhores esclarecimentos quanto ao pai de Renovata Januária da Conceição.
Em sua mensagem ela consta como , ao mesmo tempo , filha e neta ( ?? ) de Antônio Costa.
Como é isto possível ?
Também peço licença para discordar da afirmativa de que o " Costa " , dos Costa Cirne , tenha sido herdado deste Antônio Costa.
Meu bisavô e meu avô , que eram de Bananeiras-PB . eram Costa Cirne , assim como o Prof. Adolfo Tácito da Costa Cirne , primo-irmão de meu avô João Francisco da Costa Cirne.Os irmãos de meu avô também eram Costa Cirne , Celso Columbano da Costa Cirne e José Thomaz da Costa Cirne.
Um abraço do
Sérgio Cirne de Toledo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#216886 | Joaquim Medeiros | 31 dez 2008 10:33 | Em resposta a: #216238

Sr. Cirne de Toledo: quando informei anteriormente que os "Costa Cirne", descendiam do Sr. Antonio Costa, pai de Renovata Januária da Conceição, quis me referir unicamente à descendência desse ramo familiar originada na fazenda "Viração", às margens do Rio Acauã, em Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Adicionalmente, informo ainda que essa família (aqui me refiro aos descendentes do casal) são Araújo Pereira, Dantas Correia, Garcia do Amaral, Freire de Medeiros, Barbosa de Araújo, Barbosa Pimenta, Fernandes Pimenta, Azevedo, etc, etc, e etc. Um bom dia para o Sr. e um venturoso 2009.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#216915 | CIRNE DE TOLEDO | 31 dez 2008 16:38 | Em resposta a: #216886

Caro amigo Joaquim Medeiros :

Bem , pelo visto , ainda há muito a ser descoberto , com relação à Família Costa Cirne.Parece certo , contudo , que o sobrenome ' Costa Cirne " , sobrenome composto , é característica da Família ( Feliciano , meu bisavô Francisco , meu avô
João Francisco e muitos outros , que não são do ramo descendente de Antônio Costa , o usaram ).
Ainda não consegui entender com Renovata Januária da Conceição pode ser filha e neta de Antônio Costa , a não ser por via incestuosa , o que , creio , não deve ser o caso.
Peço melhores explicações.
Um Feliz e Venturoso Ano Novo para você e os seus.
Sérgio Cirne de Toledo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#221493 | CIRNE DE TOLEDO | 17 fev 2009 22:37 | Em resposta a: #216915

Caros parentes e confrades :

Peço a ajuda de vocês para fornecer informações adicionais sobre o Padre José da Costa Cirne.Ele era filho de Aleixo da Costa Cirne e de Maria da Conceição de Jesus e nasceu em 2 de Abril de 1785 , na cidade da Paraíba ( hoje , João Pessoa -PB ). Foi professor Régio de Gramática Latina em sua cidade natal e Deputado às Cortes de Lisboa , tendo assumido sua cadeira de Deputado em 16 de Julho de 1822.Participou da Revolução de 1817 e foi preso , por este motivo , de 1817 até 1821.Ele , certamente , era parente próximo de Feliciano da Costa Cirne ( irmão ??) .
Agradeço a ajudam desde já.
Abraços do
Sérgio Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#240818 | adrianocosta | 01 out 2009 07:48 | Em resposta a: #221493

Cara Danielle,amigos e parentes:

Estou retornando ao forum com algumas informações que vocÊs questionaram no decorrer dessa discussão. Vou ler todos e retornarei com algumsa respostas.
Eu fui à Jardim do Seridó a um tempo atrás e coletei informações e fotos de livros e documentos relativos a Luis de Magalhães Cirne e posso compartilhar com vocês.Vamos tentar construir uma sequencia de fatos que estamos discutindo.
Retornarei em breve.

Abraço a todos.


Adriano Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#240834 | adrianocosta | 01 out 2009 13:05 | Em resposta a: #215269

Eu tenho a lista de todos os filhos de Luiz de Magalhães Cirne que peguei em Jardim do Seridó, na paróquia de lá. Posso disponibilizar se vocÊs me deram seus emails.

Abraço,

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#241016 | M. Olinda | 02 out 2009 23:45 | Em resposta a: #240834

Se fizer o favor de ler com atenção todas estas intervenções irá encontrar a que subscrevo com o nome de Maria Olinda. Estou também ligada à família Cyrne , mas continuo num impasse. Vivendo em Portugal e com as poucas informações que possuo não sei se alguma vez terei a alegria de descobrir o registo que preciso e que me permitiria prosseguir. Assim conto que, caso seja possível, me possibilite também essas suas informações.

Com os meus cumprimentos

Maria Olinda
Meu contacto: ma_linda_harrobahotmailpontocom, OU PARA O FORUM

P.S. (não sei se me é permitido enviar o email por esta via)

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne do RN e PB

#241693 | Cizinha | 11 out 2009 03:54 | Em resposta a: #203806

Ola, meu nome é Iraciara da Costa, sou de Campinas/sp e meu avo paterno era Cirne, de Jardim do Serido RN, sua esposa tinha dois registros: MAria Egidio de Araujo e MAria Dantas da Costa. Sera que somos da mesma familia?

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#241695 | Cizinha | 11 out 2009 04:15 | Em resposta a: #240834

Meu avo paterno João Marciano da Costa, sei que o pai dele era Cirne.
Minha avo paterna Maria Egidia de Araujo, Jardim do Serido/RN, vieram para SP mais ou menos em 1938
Meu pai Pedro Jose da Costa,
Meu tio: Luiz Arnaldo da Costa,
Outro tio : Jeova Medeiros
Se for possivel, gostaria desta lista para ver se são meus parentes.
Muito obrigada
ciander@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#241697 | Cizinha | 11 out 2009 04:47 | Em resposta a: #213806

Cicera, Capitulino, Ignacio eram nomes sempre falado pela minha avo que nasceu em 1900 em Jardim do Serido/RN e que tinha dois registros MARIA EGIDIO DE ARAUJO E MARIA DANTAS DA COSTA.
Meu pai Pedro Jose da Costa tambem nasceu la e vieram para SP , mais ou menos em 1938 de navio
Meus tios Jeova Medeiros e Luiz Arnaldo da Costa
Sera que são desta mesma raiz?
Obrigada por qualquer informação
Iraciara
ciander@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família de Luiz de Magalhães Cirne

#244107 | CIRNE DE TOLEDO | 13 nov 2009 20:22 | Em resposta a: #240818

Caro Adriano :
Por favor , mande-me a relação dos filhos de Luiz de Magalhães Cirne.
Meu email é serrociarrobagmailpontocom.
Obrigado
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#246267 | Jorge75 | 20 dez 2009 02:48 | Em resposta a: #155273

Cara Daniele,

Penso que este link (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=510767) lhe dará mais algumas informações.
Se desejar alguma informação de Fonte Arcada, Casa de Cimo de Vila, Penafiel, é só me contactar através deste fórum.

Abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#406493 | ecioaraujo | 17 ago 2018 01:52 | Em resposta a: #240834

Prezado Adriano, boa tarde.

Minha família paterna é de Jardim do Seridó, São José do Seridó e Caicó/RN, e é constituída dos Araújos, Pereiras, Dantas, Brito, Costa Cirne e Medeiros.

Olhando o Fórum do Geneall vi que você tinha noticias da família Cirne, a pesquisa era de 2009, gostaria de saber se você tem noticias do meu trisavô José da Costa Cirne nascido em 1842 no Jardim do Seridó e falecido em abril de 1902 casado com Maria Rosa da Conceição, nascida em 1859 no Jardim do Seridó e falecida em 16 de setembro de 1901 e de seus antecedentes e descendentes.

Você encontrou o assento do nosso antepassado (tetravô) Luiz de Magalhães Cirne?

Você encontrou informações do nosso antepassado (pentavô) Feliciano da Costa Cirne?

Pode disponibilizar as informações por e-mail? Segue meu e-mail abaixo

Desde já agradeço a atenção.

Atenciosamente,

Écio Araújo - eciopontoaraujoarrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#406501 | aníbal | 17 ago 2018 09:28 | Em resposta a: #203834

Caro Júlio Pereira

Descendo do Paço de Gominhães em Vizela e estou ao dispor para trocar informações.

Aníbal Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#413461 | adrianocosta | 28 mar 2019 04:27 | Em resposta a: #155273

Olá a todos,

Depois de bastante tempo sem postar aqui, estou retornando!
Ainda não consegui dados concretos sobre Feliciano da Costa Cirne. Gostaria de que pudéssemos manter contato para discutir mais a respeito, pois eu encontrei outros ramos de minha genealogia, como os medeiros, por exemplo. Isso fez aumentar alguns ramos e cheguei até antes de Cristo!
Quem tiver interesse é só contactar!

Abraços,

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#413462 | adrianocosta | 28 mar 2019 04:28 | Em resposta a: #406493

Olá Écio Araújo,

Recentemente consegui muitas informações a respeito de nossos ascendentes e um deles é José da Costa Cirne!

Abraços,

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#413467 | ecioaraujo | 28 mar 2019 14:09 | Em resposta a: #413462

Adriano, bom dia.

Pode disponibilizar as informações por e-mail? Segue abaixo meu e-mail(em extenso para evitar spam)

Desde já agradeço a atenção.


Écio Araújo - eciopontoaraujoarrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#413624 | adrianocosta | 03 abr 2019 22:39 | Em resposta a: #160470

Olá Daniele,

Voltei a pesquisar sobre a família e encontrei outras raízes!

Abraços,

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#413627 | Henrique Cirne | 03 abr 2019 23:56 | Em resposta a: #413624

Pessoal, tenho interesse em receber informacoes.

Sou de Campina Grande-PB

Nossa familia cirne eh do Serido do RN, sempre intrelacada com Costa Cirne tambem.

Tenho o dominio cirne_com_br

meu iiimeio eh: henrique,arrobaa,cirne,com,br

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#413628 | Henrique Cirne | 03 abr 2019 23:57 | Em resposta a: #413627

henrique@cirne.com.br

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#427393 | VaneBallani | 24 set 2020 12:09 | Em resposta a: #155273

Bom dia.

Sou Trineta da Sra. Amélia Felinta da Conceição, casada com Miguel Fernandes de Medeiros. Meu avô falava muito de um tio chamado André Januário.

Estou tentando localizar as certidões do Sr. Luiz de Magalhães e Sra. Renovata.

Você conseguiu mais informações sobre a família?

Obrigada
Vanessa

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#444246 | adricirne | 17 nov 2022 11:06 | Em resposta a: #413462

Olá Adriano,
Sou Adriana Cirne, trineta de Adolfo Tacito da Costa Cirne. Meu bisavô foi Otto Cirne, médico.
Consegui a certidão de batismo de Feliciano da Costa Cirne. Posso compartilhar.
Preciso comprovar o vínculo de Adolfo com Feliciano. Na verdade, preciso comprovar que Julio da Costa Cirne, pai de Adolfo , era filho de Feliciano.
Alguém pode me ajudar?
Obrigada

Resposta

Link directo:

Luiz de Magalhães Cirne - Família Cirne da Paraíba

#447029 | adrianocosta | 11 abr 2023 00:24 | Em resposta a: #444246

Olá Adriana,
Que notícia maravilhosa!!!
Estou pronto para auxiliar no que for necessário.
Moro no RN e aqui temos algumas informações sobre a família Cirne. Vamos manter contato.
Abraços,
Adriano Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen