Dicas de Interpretação de Assentos...

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Dicas de Interpretação de Assentos...

#155691 | Cristina C | 10 mai 2007 17:52

Aos utilizadores do fórum:

tenho reparado que alguns assentos de nascimento, de décadas e locais diferentes, têm partes sublinhadas. Desconheço se posso tirar conclusões extras desta situação. Há algum motivo para se sublinhar assentos?

Quer isso por acaso dizer algo, ser uma pista? Será que foram riscados aquando uma situação de passagem de bens? Alguém sabe adiantar uma razão?

Agradecida.
CC

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157676 | MP | 29 mai 2007 16:05 | Em resposta a: #155691

Cara Cristina,

Em minha opinião, quando os assentos apresentam partes sublinhadas, isso não quer dizer rigorosamente nada... Já me aconteceu deparar-me, por mais do que uma vez, com trechos sublinhados, como os nomes dos pais ou dos avós, etc., e muito sinceramente nunca dei muita importância ao caso (se calhar erradamente)...

Devo dizer que sempre interpretei essas particularidades da seguinte forma: talvez algum «investigador» menos zeloso, em tempos mais recuados, tenha tido a ousadia de sublinhar os livros paroquiais enquanto pesquisava algo (?), da mesma forma que hoje em dia nós mesmo sublinhamos um livro da escola ou da faculdade enquanto estudamos ;)

Enfim, é apenas a minha opinião e vale o que vale :)

Com os melhores cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157684 | rafael | 29 mai 2007 17:40 | Em resposta a: #157676

Caro Mário

De facto isso pode acontecer.
No caso dos Inventários do Santo Ofício, há quem tenha escrito à frente do respectivo FSO a terra da origem de muitos habilitandos. Pode crer fico reconhecido ao investigador que o fez ,por tal "ousadia"porque me facilitou o trabalho de busca ( aliàs, se as tais anotações estiverem a làpis, não causa danos ), mas houve a compreeensão por quem, ao percorrer tantos habilitandos de nomes e apelidos iguais, pôs à frente do FSO de onde é natural aquele -"Manuel .....tal, numa relação de tantos Manuéis com o mesmo apelido ou de outros, cujos homónimos são tantos que dou graças a Deus por tal abuso, ao term lá colocado a naturalidade de um ou mais desses manuéis ou antónios, por ex.e assim saber logo se aquele Manuel ou António, me interessa no momento da consulta.

E TEM ACONTECIDO, felizmente, que muitos confrades,agradeço-lhes e bato as minhas palmas por isso,colocam o/s link/s em tópicos aparentemente desgarradodo do assunto dessa msg. mas já tratado com desenvolvimento noutro tópico aberto para essa finalidade,colocando o link ou o nome do tópico,etc. onde poderemos ir depois recolher informação mais completa e adequada ao assunto.
Cumprimentos e uma boa tarde.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157686 | MP | 29 mai 2007 17:49 | Em resposta a: #157684

Caro Rafael Carvalho,

Tem toda a razão. Aliás, quando eu falei em «investigadores menos zelosos» e em «ousadia», não quis, de forma alguma censurar esses mesmos investigadores. É que, na verdade, em muitos casos, os rabiscos e sublinhados que eles tomaram a iniciativa de fazer sobre os documentos acabam por facilitar bastante o nosso trabalho...

No entanto, repare: já imaginou o que seria se todos nós fôssemos amanhã encafuar-nos na Torre do Tombo e rabiscar tudo quanto nos viesse parar às mãos, simplesmente por pensarmos que facilitaríamos o trabalho a outros? ;)

Cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157708 | rafael | 29 mai 2007 21:12 | Em resposta a: #157686

Caro Mário

É óbvio que está implícito na minha msg. o que diz. Claro, que tal não pode nem deve ser permitido. Mas que me tem feito arranjo, é verdade; e intimamente,tenho ficado satisfeito." Os humanos têm destas coisas.... " :)

Cumprimentos amigos.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157730 | JoãoGaspar | 30 mai 2007 00:29 | Em resposta a: #157708

Caros Confrades, e o que significa uma cruz de Cristo nos assentos de Baptismo /casamento ou obito? e por vezes com 4 pintas em cada lado da mesma cruz?

cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157731 | manuelr | 30 mai 2007 00:51 | Em resposta a: #155691

Cara CC

Nos registos de casamentos, por exemplo, costuma vir à margem o nome dos noivos. Quando isso não acontece, é normal estarem sublinhados no texto, normalmente só o nome do noivo, para os fazer sobressair.
Muitas vezes aparece também sublinhado o nome do padre que fez o registo, não tendo qq significado específico.
Não me parece que os sublinhados tenham sido postos pelos leitores, mas sim pelos própros padres, depois de terem levado um puxão de orelhas dado pelo Visitador, que lhes conferia os registos e várias vezes deixavam anotações à margem.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157733 | gmg | 30 mai 2007 00:54 | Em resposta a: #157730

É um sinal de quem assina. Nunca ouviu a expressão "assinou de cruz"?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157750 | aeiou2 | 30 mai 2007 10:12 | Em resposta a: #157730

Era assim que as pessoa que não sabiam escrever se identificavam.
Cumpt.s
Maria Oom

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157751 | aeiou2 | 30 mai 2007 10:18 | Em resposta a: #157731

Caro Manuel da Silava Rolão,

Julgo que esses esses sublinhados nos textos quer de assentos de casamento quer de baptismo, corresponde a uma busca efectuada, e para não se enganarem sublinhavam, por vezes o mesmo lápis que sublinhou escreve à margem foi pedida certidão.
Pelo menos foi o que encontrei muitas vezes, quando ainda tinha "olhos" e sem alergias, aos livros e depois com os micro filmes estes ainda, não nos dão essa informação cromática.

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157778 | JoãoGaspar | 30 mai 2007 14:18 | Em resposta a: #157750

Caro Luís

é claro que ouvi falar na expressão "assinou de cruz", mas nunca vi ninguém assinar com uma cruz de Cristo, ou elaborar a mesma cruz!
a cruz de que falo aparece repetida em vários indivíduos que nada têm aparentemente em comum, em paróquias diferentes, etc etc!


E alem de que aparece no lado esquerdo, quando começa..." Aos x dias do mês de... Recebi...etc" e não em baixo e no fim do acento. Dai a minha dúvida, não creio que seja uma cruz de quem não sabe assinar ou escrever o seu nome.

Alguma outra hipótese?


Cumprimentos


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157779 | JoãoGaspar | 30 mai 2007 14:18 | Em resposta a: #157733

Caro Luís

é claro que ouvi falar na expressão "assinou de cruz", mas nunca vi ninguém assinar com uma cruz de Cristo, ou elaborar a mesma cruz!
a cruz de que falo aparece repetida em vários indivíduos que nada têm aparentemente em comum, em paróquias diferentes, etc etc!


E alem de que aparece no lado esquerdo, quando começa..." Aos x dias do mês de... Recebi...etc" e não em baixo e no fim do acento. Dai a minha dúvida, não creio que seja uma cruz de quem não sabe assinar ou escrever o seu nome.

Alguma outra hipótese?


Cumprimentos


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157790 | gmg | 30 mai 2007 15:28 | Em resposta a: #157779

Caro João,

De facto, assim colocado o problema, não sei o que lhe dizer.... Nem como interpretar. Eu também já me deparei com cruzes idênticas...

Mudando um pouco de assunto: Estou a começar outro Ramo da família. Este de Envendos, Mação onde aparecem inúmeros Marques e Mattos. Sei que tem informações sobre estes apelidos.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157814 | JoãoGaspar | 30 mai 2007 18:51 | Em resposta a: #157790

Caro Luis,

De facto tenho tentado investigar as genealogias de algumas familias de Mação.
Peça por favor o meu e-mail ao moderador e entre em contacto directo comigo.


Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157818 | gmg | 30 mai 2007 19:06 | Em resposta a: #157814

Caro João,

O meu email é genealogia_ arroba portugalmail.pt

Obrigado e cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157819 | gmg | 30 mai 2007 19:09 | Em resposta a: #157814

Caro João,

Do que tem investigado, e organizado, vai publicar em breve?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157878 | fertelde | 31 mai 2007 05:05 | Em resposta a: #157731

E já deparei com essas razuras e anotaçôes à margem, dos Visitadores, que sâo erroneas. Algumas com bastantes anos de diferencia em relaçâo ao acento...

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Dicas de Interpretação de Assentos...

#157984 | gmg | 01 jun 2007 00:45 | Em resposta a: #157814

Caro João Gaspar,

Volto novamente para lhe lembrar das Famílias de Mação.

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 15:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen