Nelas, Viseu... onde está?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Nelas, Viseu... onde está?

#155697 | Cristina C | 10 mai 2007 19:22

Caros utilizadores deste fórum,

Por quase se esgotarem os recursos, faço um apelo neste fórum. Quero consultar os registos paroquiais da freguesia de Vilar Seco, concelho de Nelas, distrito de Viseu, nos anos de 1689 para trás.

Acontece que o paradeiro destes é desconhecido. No decorrer das buscas, e tendo contactado os respectivos arquivos distritais, descobri que o paradeiro deste tipo de documentos pode ser diverso: colecções particulares, nomeadamente. E ainda coloco a hipótese de ter a sorte imensa de existirem na muito mencionada câmera Eclesiástica de Lamego. Embora de momento nada saiba a esse respeito.

O grande tiro no escuro, que efectuo aqui no fórum, é contar com o conhecimento e boa vontade dos utilizadores, para lançarem alguma luz a respeito destes registos paroquiais. Sei que existe a possibilidade remota destes terem desaparecido para sempre... brrr!!... mas por enquanto, não vou desistir de tentar de tudo o que me lembrar para os localizar.

Este é quase o último recurso. Alguém pode lançar uma luz sobre o assunto?

Cordialmente,
Cristina Carvalho

Resposta

Link directo:

Nelas, Viseu... onde está?

#155703 | Lourval | 10 mai 2007 20:46 | Em resposta a: #155697

Cara Cristina,

Uma possibilidade é que Vilar Seco fosse um lugar da Freguesia de Nelas para trás de 1689. Quem sabe não estão em Nelas os registros que procura?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Marques em Vilar Seco, Séc. XVIII

#155778 | pmpm | 11 mai 2007 13:03 | Em resposta a: #155697

Cara Cristina Carvalho,

Tenho antepassados em Vilar Seco, Nelas. Por acaso não terá qualquer informação sobre os seguintes nomes ?


1. José Marques (n.12 fev 1792-Vilar Seco,Nelas; c.10 jun 1814, Alcafache)

2. Barthomeu Marques (c.25 set 1785, Vilar Seco)
3. Maria Gomes Marques (n. Vilar Seco)

4. Manoel Marques (f.3 set 1774-Vilar Seco,Nelas)
5. Eufemia Marques (n. Portela, Senhorim, Nelas)
6. João Pires (n. Vilar Seco)
7. Maria Gomes (f.25 fev 1780-Vilar Seco,Nelas)

8. Miguel Marques (n. Vilar Seco)
9. Maria Quaresma (n. Vilar Seco)
10. Silvestre Paes (n. Portela, Senhorim, Nelas)
11.Maria Moreira (n. Portela, Senhorim, Nelas)
12. Manoel João (n. Vilar Seco)
13. Francisca Pires (n. Vilar Seco)
14. Francisco Gonçalves (n . Santar, Nelas)
15. Marcelina Gomes (n. Vilar Seco)

Cumprimentos

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Marques em Vilar Seco, Séc. XVIII

#155839 | Cristina C | 11 mai 2007 20:10 | Em resposta a: #155778

Lamento, sr Pacheco. Quero consultar os registos Paroquiais de Vilar Seco exactamente no primeiro familiar que daí provém. Depois dele, foram para outro lado. Apartir dele para trás, desconheço, porque não se localiza os registos. É mais lamentável do que possa imaginar...

Nada de Vilar Seco.

Resposta

Link directo:

Onde está? Quem sabe ...

#155971 | salen | 13 mai 2007 13:35 | Em resposta a: #155697

Por partes:
1. Pelo menos entre 1527 e 1732 - com documentação que o atesta, e para balizar o período que lhe interessa - a sede do antigo concelho de Senhorim (anterior ao de Nelas), tinha sede em Vilar Seco, onde havia a câmara, prisão e pelourinho;
2. Com a posterior criação do concelho de Nelas pela junção dos concelhos de Senhorim (a sua parte Norte-nordeste) com o de Canas de Senhorim (a parte Sul-sudoeste), é bem provável que na confusão, alguns livros já se possam ter perdido já aí;
3. A Diocese de Lamego e a sua Câm'a'ra (e não câm'e'ra) entram aqui como Pilatos no Credo. A região do Concelho (ao que me conste) nunca pertenceu à Diocese. A probailidade de estarem lá livros de Senhorim/vilar seco é igual à de estarem na Guarda ou em Coimbra;
Em suma: se não estão no ADViseu, é procurar na paróquia de Vilar Seco; se não, nas de Nelas; se não, o mais provável é um soldado francês das invasões napoleónicas o ter usado para se aquecer. Hélas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Quem sabe... Canhas Senhorim+Carvalhal Redondo inf

#156000 | Cristina C | 13 mai 2007 20:31 | Em resposta a: #155971

Exmo Sr,

Avança com informação útil, pela qual lhe agradeço. São hipóteses e uma opinião a considerar.

A respeito da localização dos registos paroquiais da freguesia de Villar Seco (1690 p/trás), chegou-se a pensar que não estariam perdidos, mas em posse de privados, numa tal de “Casa do Souto” (talvez a Casa de Soito, em Santar,). Fui informada, contudo, que no concelho de Nelas, essa casa tem livros da freguesia de Canas de Senhorim e Carvalhal Redondo. Informação que transmito aqui no Genea, por poder vir a ser de serventia.

De facto, Nelas é concelho apenas desde 1852. Contudo, o assento do filho faz referência clara à origem do pai (com nascimento a rondar 1666) como sendo de “Vilar Seco”, em Nelas, Viseu. Mas por volta desse ano, Vilar Seco não era de Nelas, pois o concelho não existia ainda, certo? Era Senhorim?

Resumindo as hipóteses: ou Nelas era LUGAR da freguesia do mesmo nome, ou Nelas é freguesia mas inserida no concelho de Senhorim, ou… o registo está na própria igreja de Vilar Seco? Pondero tudo, antes de apostar que o mesmo serviu de fogueira a soldados de Napoleão…

Grata pela sua ajuda,
CC

Resposta

Link directo:

Ora, quem sabe sabe ...

#156003 | salen | 13 mai 2007 21:08 | Em resposta a: #156000

... e quem não sabe aprende!
1. Essa informação de haver paroquiais na Casa do Soito é completamente nova para mim, o que lhe agradeço;
2. Nelas (ou Asnelas, como foi chamado em tempos provavelmente por ser um lugarejo de paragem e mudança de bestas de tiro - mulas e asnos) foi por séculos pouco mais que isso mesmo: umas 'quatro esquinas' nos caminhos entre o Carregal e Mangualde, e entre Seia e Viseu. A actual rotunda, diante da Matriz (N.Sª da Conceição), é o tal cruzamento. Pertencia às Terras de Senhorim, e provavelmente, quando os concelhos começaram a se formar teria sido uma periferia de Senhorim, confrontando com o Folhadal e Vilar Seco. Valeu-lhe essa sua posição geográfica (e por meados de 800 certamente já alguma projecção económica) para ser escolhido para sede do novo Concelho;
3. Por isso, provavelmente nos fins de 600, inícios de 700, não estará lá escrito "Vilar Seco, em Nelas", mas talvez Vilar Seco, Senhorim. Repito: o Concelho era Senhorim, que tinha provavelmente três Freguesias: Vilar Seco, Santar e Senhorim (e até o Folhadal, que parece que também foi Concelho). E como não há nenhum lugar chamado 'Senhorim', tanto fazia que a sede ficasse por lá ou por Vilar Seco;
4. Na falta de certezas eu começaria por pesquisar nos livros de Vilar Seco até me certificar que de facto a data extrema de registo no livro mais antigo é posterior;
5. Depois passava uma vista de olhos pelos livros de Senhorim mais antigos (se os houver) para certificar-me de que não houve registos de baptismos de pessoas de Vilar Seco, feitos nos livros de Senhorim. E tentava o mesmo com SANTAR. Acho que havia uma ligação mais estreita entre Santar e Vilar Seco de que entre Vilar e Senhorim. É apenas um palpite.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Ora, quem sabe sabe ...

#156055 | salen | 14 mai 2007 09:56 | Em resposta a: #156003

Corrijo: o tal cruzamento terá sido muito mais provavelmente as quatro esquinas, bem no meio de Nelas, na rua da Praça, que vai dar à estação, e que corta a estrada que vai do Carregal para Mangualde, embora pode ter havido um 'radial' que passava por fora da terra, mais ou menos por onde passa hoje o caminho de Viseu para Seia, o tal que passa na rotunda diante da Matriz.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Nelas, Viseu... onde está?

#156059 | Conde | 14 mai 2007 11:16 | Em resposta a: #155697

Lembro que saiu há pouco tempo um artigo com muita genealogia de Nelas chamado Albuquerques de Maceira Dão, salvo erro.Está na revista do IPH.

Resposta

Link directo:

RE: Ora, quem sabe sabe ...

#175191 | roz | 04 dez 2007 09:07 | Em resposta a: #156003

Caro Victor Ferreira,

Vejo que tem bons conhecimentos desta area e por outras mensagens vi que tem antepassados de la'.
Por acaso, tera' conhecimento/parentesco com um Francisco Ferreira, nascido c.1710/15 em Vila de Melo, casado com Josefa Rodrigues? Teriam tido pelo menos 2 filhas, Maria Josefa (n. c. 1734, casada c/Antonio Manuel Alvares, de Oliveirinha, Oliveira do Conde e residentes em Nelas) e Francisca (n. c.1750, casada c/ Jose Antonio Pires Coelho, de Figueiro' da Serra, em c.1770), todas de Melo.

Ficarei muito grata por qualquer informacao que possa ter.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

E quem não sabe ...

#175195 | salen | 04 dez 2007 09:53 | Em resposta a: #175191

... não sabe.
E é o caso.
Nada sei sobre Nelas (o lugar, não o Concelho, que como sabe, nessa altura chamava-se e tinha sede em Senhorim).
Tenho gente de Senhorim, do Folhadal, de Vilar Seco, mas de Nelas ainda não me apareceu ninguém.
Lamento não poder ser útil.
Com os meus cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: E quem não sabe ...

#175196 | roz | 04 dez 2007 10:03 | Em resposta a: #175195

Quem nao arrisca...
De qualquer forma, obrigada por ter respondido tao rapidamente.
Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Marques em Vilar Seco, Séc. XVIII

#222004 | cruzzz | 24 fev 2009 01:07 | Em resposta a: #155778

Caro Pedro Marques,

Ao procurar por outros apelidos, acabei por ler esta mensagem, que me deixou curioso.

Iniciei-me à poucos anos na genealogia da minha família. De momento, pouco mais fiz do que compilar dados de diversos familiares, que não me parecem estar verificados por assentos familiares.

Tenho diversas pessoas de Vilar Seco / Nelas, sendo que algumas datas quase coincidem com as que indicou.

Agradecia que me contacta-se para o e-mail lmpcruz@gmail.com de modo a que possamos trocar mais informações.

Seguem-se alguns nomes:

1. Maria Cândida de Sant'Ana Marques ( n. 03 Maio 1829 )
2. José Marques Moreira ( n. 13 Outubro 1783 )
3. Maria Marques
4. Manoel Marques

Os seus nomes 3 e 4, provavelmente serão os mesmos que os meus. Tenho indicação de existirem 9 filhos de Maria Marques.

Outro ponto que me faz pensar termos diversos familiares em comum é o facto de também ter alguns nomes Paes e Moreira na minha árvore.

Fico ansiosamente à espera do seu contacto.

Cumprimentos,
Luís Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Marques em Vilar Seco, Séc. XVIII

#222005 | cruzzz | 24 fev 2009 01:09 | Em resposta a: #222004

Correcção: onde está "assentos familiares", leia-se "assentos paroquiais"

Resposta

Link directo:

RE: Marques em Vilar Seco, Séc. XVIII

#330871 | Emanuela | 13 jun 2013 21:42 | Em resposta a: #155778

Caro Pedro Pacheco,

iniciei a pesquisa de minha árvore genealógica e me deparei com sua postagem e notei alguns nomes semelhantes. Segue os dados que tenho:
> Joaquim Marques Martins (nascido a 1 Agosto 1879, Vilar Seco, Concelho de Nelas)

Genitores:
1. Izidoro Rodrigues Martins
2. Euphemia Marques Martins

3. Antonio Martins
4. Guiomar Martins (Pereira de Andrade)

5. Antonio Marques
6. Luisa Marques (Gomes)

Penso haver semelhança entre minha tataravó "Euphemia Marques" (século XVIII ?) e "Eufemia Marques" citado em sua lista. Favor entrar em contato comigo para podermos pesquisar mais.

Atenciosamente,

Emanuela Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Marques em Vilar Seco, Séc. XVIII

#330887 | Plata | 14 jun 2013 10:42 | Em resposta a: #330871

Cara Emanuela Cardoso,

A minha antepassada Eufemia Marques nasceu na localidade de Portela, freguesia de Senhorim no concelho de Nelas. Foi casada com Manoel Marques, nascido em Vilar Seco e falecido a 3 de Setembro de 1774 na mesma vila. Eufemia era filha de Silvestre Paes e de Maria Moreira, ambos de Senhorim. Teve pelo menos um filho Bartholomeu Marques (meu antepassado) que nasceu em Vilar Seco e que casou na mesma localidade a 25 de Setembro de 1785 com Maria Gomes Marques.

Penso que não se trata da mesma pessoa que a sua antepassada. o nome Marques era muito comum nesta região, havendo muitas pessoas com nomes iguais ou semelhantes.

Neste momento não sei mais do que isto, visto que já há bastante tempo que não investigo esta linha de antepassados.

Vilar Seco já tem alguns registos paroquiais on line, mas infelizmente terminam em datas muito mais recentes do que outras freguesias: http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1060117

Se tiver mais alguma novidade, não hesite em contactar.

Cumprimentos,

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 06:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen