Ajuda em Vieira do Minho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Ajuda em Vieira do Minho

#155856 | jespinha | 11 mai 2007 21:22

Olá,

Sou do Brasil e estou tentando achar a freguesia de Vieira do Minho, onde minha avó nasceu, em 1908, para poder solicitar a emissão de sua certidão de nascimento.

Eu liguei para a Conservatória de Registo Civil e Predial de Vieira do Minho há mais de um mês, para tentar conseguir essa informação, mas eles não dispõem de um serviço oficial de busca.

A pessoa com quem falei demonstrou uma grande boa vontade em tentar achar o livro de baptismo da minha avó, mas sem compromisso.

Como minha avó faria 100 anos em 2008, os registos logo serão transferidos para o Arquivo Distrital de Braga, o que vai dificultar mais ainda a busca.

Como estou preocupado em não conseguir a informação antes da transferência, gostaria de saber se teria alguém de Vieira do Minho no forum, que pudesse me ajudar, indo a Conservatória de Registo de Vieira do Minho, para fazer a busca pessoalmente.

Eu tenho os nomes de minha avó, dos seus pais e a data de nascimento.

Desde já agradeço

Atenciosamente,

Jose Espinha Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vieira do Minho

#155861 | MP | 11 mai 2007 22:47 | Em resposta a: #155856

Caro José Espinha Cardoso,

O Concelho de Vieira do Minho tem 21 freguesias e, por sinal, uma delas tem o mesmo nome do concelho... Ou seja: se sabe a data de nascimento exacta da sua avó (1908), bastará fazer um pedido por carta à Conservatória de Vieira do Minho, indicando o nome da sua avó, a freguesia onde ocorreu e o nomes dos pais. Com estes dados, certamente localizarão o assento de baptismo da sua avó (baptismo e não nascimento, uma vez que ocorre antes de 1910).

Melhores cumprimentos,
MP

Resposta

Link directo:

Ajuda em Vieira do Minho

#155893 | Lourval | 12 mai 2007 04:42 | Em resposta a: #155856

Caro José Espinha Cardoso,

Você está enganado quando diz que ficará mais difícil encontrar o batismo de sua avó quando este for para o Arquivo Distrital de Braga. O Arquivo Distrital de Braga é extremamente eficiente e rápido. Sou brasileiro e tenho muitos antepassados em Braga e me correspondo muito com eles.

Se você tem os nomes dos pais de sua avó, a freguesia e o ano em que ela nasceu, a localização teria de ser rápida, quer seja no arquivo distrital quer seja na conservatória.

O que acontece é que os arquivos distritais e as conservatórias tem vocações diferentes e ao contrário do que você pensa, da minha experiência, é sempre melhor trabalhar com os arquivos distritais do que com as conservatórias quando se está à distância.

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vieira do Minho

#156078 | jespinha | 14 mai 2007 15:05 | Em resposta a: #155893

Prezado Lourval,

Obrigado pelas informações, mas o meu problema é justamente não saber em qual freguesia de Vieira do Minho, onde minha avó nasceu.

Como eu só tenho a data de nascimento (dia, mês e ano) e os nomes dos pais dela, seria necessário fazer uma busca nos livros de baptismo de todas as freguesias. Por isso, liguei

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vieira do Minho

#156079 | jespinha | 14 mai 2007 15:09 | Em resposta a: #156078

Prezado Lourval,

Obrigado pelas informações, mas o meu problema é justamente não saber em qual freguesia de Vieira do Minho, onde minha avó nasceu.

Como eu só tenho a data de nascimento (dia, mês e ano) e os nomes dos pais dela, seria necessário fazer uma busca nos livros de baptismo de todas as freguesias. Por isso, liguei para a Conservatória de Registo Civil e Predial de Vieira do Minha, para saber como fazer para solicitar essa busca. Porém, me informaram que sem a freguesia não seria possível.

Atenciosamente,

Jose Espinha Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vieira do Minho

#156080 | jespinha | 14 mai 2007 15:15 | Em resposta a: #155861

O meu problema é justamente não saber em qual freguesia de Vieira do Minho, minha avó nasceu.

Como eu só tenho a data de nascimento (dia, mês e ano) e os nomes dos pais dela, seria necessário fazer uma busca nos livros de baptismo de todas as freguesias. Por isso, liguei para a Conservatória de Registo Civil e Predial de Vieira do Minho, para saber como fazer para solicitar essa busca. Porém, me informaram que sem a freguesia não seria possível.

Atenciosamente,

Jose Espinha Cardoso

Resposta

Link directo:

Ajuda em Vieira do Minho

#156083 | Lourval | 14 mai 2007 15:31 | Em resposta a: #155856

Caro José Espinha Cardoso,

Você tem de torcer para que seja logo transferido para o Arquivo Distrital de Braga. Como você tem a data de nascimento, eu tenho certeza de que o Arquivo Distrital de Braga não se oporia em procurar o registro em cada uma das freguesias, pois nem são tantas assim.

Você já tentou procurar pelo prontuário de estrangeiro de sua avó no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vieira do Minho

#156128 | MP | 14 mai 2007 21:56 | Em resposta a: #156080

Sinceramente, se tem todas as indicações que refere (inclusivamente a data precisa), não deveria ser muito difícil encontrar-se o assento de baptismo da sua avó... Bastaria um pouco de boa vontade por parte do funcionário que se encarregasse do assunto :-/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 06:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen