Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2008

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Informática

Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2008

#156294 | rmfrp | 16 mai 2007 15:28

Caros Colegas:

Reproduzo abaixo uma notícia publicada na edição de hoje do jornal "Público", que a confirmar-se representará um grande passo no estudo da genealogia do distrito de Coimbra.


**********

Coimbra põe documentos dos últimos 550 anos na Internet

16.05.2007

O Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC) anunciou a disponibilização pública, em meados de 2008 e através da Internet, de mais de um milhão de registos de nascimentos ou casamentos, entre outros documentos dos últimos 550 anos.
"O projecto é, todo ele, gigantesco. São mais de um milhão de documentos e 570 mil imagens, livros que perfazem 75 metros lineares", disse à agência Lusa Maria José Santos, directora do Arquivo da Universidade de Coimbra.
Entre os documentos a digitalizar e disponibilizar na Internet contam-se 13 mil livros paroquiais respeitantes a nascimentos, casamentos e óbitos no distrito de Coimbra, desde 1459 (século XV) até à actualidade.
Cerca de 21 mil fichas de registos notariais - escrituras de compra e venda de propriedades, testamentos ou doações -, do mesmo período, integram igualmente o projecto.
"Estamos a falar de informação do mais alto valor histórico, genealógico e demográfico. Trata-se de levar o conhecimento destas fontes históricas ao maior número de pessoas em todo o mundo, 24 horas por dia", frisou a responsável do AUC.
O projecto, intitulado Digitalizar para divulgar e preservar o conhecimento, estará concluído em meados de 2008.
Envolve uma equipa de cinco pessoas, que inclui técnicas superiores de arquivo e uma engenheira informática, tendo um custo estimado em cerca de 300 mil euros, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do Programa Operacional POS-Conhecimento.
O Arquivo da Universidade de Coimbra possui cerca de 10 quilómetros de estantes, com documentos nacionais e provenientes de países tão diversos como Angola, Índia ou Brasil, entre outros, sendo procurado por leitores e investigadores de todo o mundo. Lusa

**********


Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2008

#156296 | abreu.pms | 16 mai 2007 15:35 | Em resposta a: #156294

Uma coisa boa para nos

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2008

#156304 | MariaDavid | 16 mai 2007 16:28 | Em resposta a: #156294

Caríssimo Rui

Que boa notícia!!!! Oxalá esse magnífico exemplo se estenda a outras zonas, pois facilita-nos muito a investigação.

Quase que apostava (espero não me enganar) que esse trabalho tem muito do nosso confrade Pedro França. A ser verdade, merece todo o nosso reconhecimento!

Obrigada pela notícia que nos transmitiu, Rui. Tive pena de não ir ao encontro de Coimbra mas estive doente. Tanta vontade tive...para nada. Espero que tenha sido um sucesso. Até sábado.

Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2008

#156332 | Lourval | 16 mai 2007 20:35 | Em resposta a: #156294

Caro Rui Pereira,

Que boa notícia !!!!

Ontem eu avancei quatro gerações de uma amiga minha, em Fafe, em uma hora, através do sítio da Universidade do Minho.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2

#156383 | dvl | 17 mai 2007 09:56 | Em resposta a: #156332

Caro Lourval,

Pode dizer-me qual é a morada do sítio da Universidade do Minho. Tenho também particular interesse em Fafe. Muito obrigado.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Paroquiais do Arq. U. Coimbra na Internet em 2

#156406 | Lourval | 17 mai 2007 13:23 | Em resposta a: #156383

Caro Duarte,

Escreva para o meu e-mail lourval arroba yahoo ponto com que lhe passo o endereço.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 14:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen