Origem da Familia Cirne/Cyrne

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origem da Familia Cirne/Cyrne

#156307 | MT2 | 16 mai 2007 16:41

Estou a desenvolver um trabalho de investigação sobre a familia Cirne de Madureira e gostaria de saber qual a origem da familia Cirne em Portugal.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#156318 | Suomi | 16 mai 2007 18:57 | Em resposta a: #156307

Boa tarde MT2 ?,

Tenho alguns dados de origem da familia. Se pedir o meu e-mail da Genea, posso
enviar alguns documentos.

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#200257 | adrianocosta | 13 jun 2008 13:59 | Em resposta a: #156318

Por favor, você poderia me enviar algumas informações sobre a família, pois estou tentando preparar uma árvore genealógica e preciso de informações adicionais!

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203054 | M. Olinda | 13 jul 2008 00:01 | Em resposta a: #156318

SOU DESCENDENTE DA FAMÍLIA CARVALHO CYRNE DE COIMBRA TODAVIA OS SEUS ANCESTRAIS SERIAM DO NORTE DO PAÍS .ESTOU A TENTAR FAZER A MINHA ARVORE GENEALÓGICA ,MAS COMO O MEU TETRAVÔ NASCEU EM PERNAMBUCO NÃO CONSIGO IR MAIS ALEM POIS NÃO SEI COMO PESQUISAR. DEVO TER FAMILIARES AINDA EM COIMBRA, NO ENTANTO DEVEM TER IDO PERDENDO O APELIDO PELO CASAMENTO E ASSIM PERDI A POSSIBILIDADE DE TROCAR IIMPRESSÕES SOBRE O ASSUNTO.
COMO PERCEBI QUE TEM ELEMENTOS SOBRE A FAMÍLIA TOMEI A LIBERDADE DE LHE SOLICITAR A SUA COLABORAÇÃO. PODEREI DAR-LHE O MEU E-MAIL SE ACHAR MAIS CONVENIENTE .
AGRADEÇO A ATENÇÃO PRESTADA

M. OLINDA CARVALHO ROMA HORTINHAS

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203409 | jacques | 17 jul 2008 02:13 | Em resposta a: #203054

Cara M. Olinda

Tem de pedir o assento de nascimento de seu Tetravô. Provavelmente esse documento trará o nome e naturalidade dos pais, seus Pentavós. Continue até aos seus antepassados ( ancestrais ) que emigraram para o Brasil.
Aí, com o conhecimento da freguesia e concelho daqui de Portugal talvez tudo seja mais fácil.
Cumprimentos,

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203411 | jacques | 17 jul 2008 02:36 | Em resposta a: #200257

Caro Adriano
Pode encontrar algumas informações sobre os Cirne em: http://purl.pt/12151
O livro que lhe vai aparecer é o "Nobiliário de Famílias de Portugal", de Felgueiras Gaio.
Boas pesquisas.
Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203478 | Suomi | 17 jul 2008 18:46 | Em resposta a: #203054

Cara M. Olinda,

Na site da Casa de Sarmento encontra-se um trabalho magnífico da Família Cirne da autoria Dra. Maria Adelaide Pereira de Morais, O Paço e Honra de Gominhães:

http://www.csarmento.uminho.pt/amap_52_det.asp?autorID=22

Não consigo ver se trata também Cirnes da Coimbra, porque estou trabalhar agora com o PC antigo, e não consigo instalar o Abode.

Espero ser útil.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit Costa Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203534 | adrianocosta | 18 jul 2008 12:38 | Em resposta a: #203411

Caro Júlio Pereyra

Muito obrigado pela informação. Acredito que me servirá bastante!

Melhores cumprimentos

Adriano Costa

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203554 | M. Olinda | 18 jul 2008 16:36 | Em resposta a: #203409

CARO SENHOR JÚLIO PEREIRA

Agradeço a sua disponibilidade em me ajudar.
A certidão que possuo e que consegui encontrar no Arquivo Distrital de Coimbra é da minha bisavô onde consta o seguinte :EDUARDA AUGUSTA DE CARVALHO CYRNE, nascida no mês de Maio de 1857 na frequesia paroquial de S. Francisco da Ponte concelho e diocese de Coimbra......a qual havia nascido na quinta do vale de Esmil....filha legítima de JOAQUIM AUGUSTO DE CARVALHO CYRNE e de MARIA ALEIXO, da freguesia da SÉ CATEDRAL...... neta paterna de JOSÉ ALVES DE CARVALHO e de FEVERÓNIA RITA PIMENTA DE CARVALHO e materna de ANTÓNIO TOMÁS e JOANA ALEIXO. A certidão refere que o pai "Joaquim " é natural de Coimbra, mas a certidão do meu avô refere que ele nasceu em PERNAMBUCO e penso que é esta a sua verdadeira nacionalidade. JOAQUIM AUGUSTO nasceu em 1800/1801, não sei o local de Pernambuco da sua naturalidade e é este impedimento que não me deixa prosseguir. Sei ainda que o seu primeiro filho nasceu em Coimbra cerca de 1843,e que é provável que tenha casado depois do nascimento deste filho.
O que eu precisava era obter o local exacto do seu nascimento para assim pedir a sua certidão.

Mais uma vez agradeço toda a ajuda que me poder prestar

Obrigado
MARIA OLINDA CARVALHO HORTINHAS

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203947 | jacques | 23 jul 2008 22:50 | Em resposta a: #203554

Cara Maria Olinda

Por favor não me trate por senhor, o meu bilhete de identidade não tem isso escrito.

Bom, só hoje tive oportunidade de ler a sua mensagem com calma.
Pelo que li quem nasceu em Pernambuco foi, Joaquim Augusto de Carvalho Cyrne, seu TRISAVÔ, o Pai dele, José Alves de Carvalho, seu TETRAVÔ deve ter nascido em Portugal. Se calhar tem de pedir o assento de nascimento dele primeiro.
Creio que no Brasil há registos de desembarque de imigrantes, também seria bom saber quando seu Tetravô José chegou ao Brasil.

Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#203962 | M. Olinda | 24 jul 2008 02:31 | Em resposta a: #203947

Caro JÚLIO

Agradeço a sua amabilidade em me ouvir. Todas estas sugestões eu já tentei, mas sem resultado. Eu resido em Évora, mas há uns meses consegui deslocar-me a Coimbra onde estive tentando pesquisar no Arquivo. Do meu trisavô não encontrei senâo a certidão de óbito referindo apenas que era natural de Pernambuco e ainda um inventário que tambem não adiantava mais nada. Vasculhei uma série de livros de registos e nada. Sei que este Joaquim era professor e, conversando com um professor da Universidade ele sugeriu-me que consultasse os livros régios onde eventualmente possam existir registos de concessão de licenças para poder exercer a profissão. Tudo isto é muito complicado porque estou muito distante de Coimbra e não sei o local nem as datas correctas. Mesmo que fizesse um cálculo da época em que ele exerceu não sei se chegaria a alguma conclusão, embora tudo me leve a crer que foi em Coimbra. Também já consultei na internet e aí encontrei algumas famílias" ALVES DE CARVALHO" em Pernambuco mas não dá para fazer uma possível ligação porque desconheço depois os nomes dos pais. Enquanto não obtiver a certidão de nascimento do meu trisavô não será facil seguir em frente. Resta-me ainda a esperança de que alguma das certidões de nascimento dos filhos faça a referência de que tanto preciso e é o passo que vou agora seguir. Entretanto pode ser que algum dado novo apareça. Desistir não faz parte dos meus projectos.

P.S. Também já me informei em relação às listas de desembarque ,mas parece que só existem a partir do ano de mil oitocentos e cinquenta e tantos e meu tetravô foi antes de mil e oitocentos.

Agradeço de todo a coração toda a ajuda que os genealogistas e os simples pesquiasdores, como eu, me possam dar. Para se pesquisar em genealogia são precisos muitos conhecimentos e eu como simples curiosa nem sempre sei onde obter determinada consulta. A internet é outro meio onde também não estou muito à vontade.
Mais uma vez muito obrigada.

M. OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#213813 | Henrique Cirne | 23 nov 2008 08:05 | Em resposta a: #156307

Ola, sou Cirne, Brasileiro, da Paraiba, estao vizinho a Pernambuco e ao Rio Grande do Norte.

Segue meu resumo:

Henrique Santos Cirne (1978), filho de
Walfredo da Costa Cirne (1937), filho de
Jose da Costa Cirne (1877), filho de
Jose da Costa Cirne (1842), filho de
Luis de Magalhaes Cirne (1810), filho de
Feliciano da Costa Cirne (1780 ~ 1792)

Gostaria de saber alguma coisa sobre o meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido em 1810 na atual cidade de João Pessoa, PB, que era filho do português Feliciano da Costa Cirne com a paraibana Ana Maria da Conceição. Não sei a Freguesia Portuguesa de origem do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas provavelmente o mesmo deveria ser filho de um destes Magalhães Cyrne do http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e eu ficaria muito agradecida se for possível alguém me informar quem foram os pais de Feliciano da Costa Cirne, meu tetravô, e possa ser que o mesmo tenha alguma ligação de parentesco com os Magalhães Cyrne do site http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e irei ficar muito feliz se alguém puder me ajudar dando informações a respeito do meu tetravô português Feliciano da Costa Cirne. Acredito que esse Inácio Martinho de Magahães Cirne tenha sido o avô do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas não existe nenhuma informação concreta neste sentido, e que provavelmente um dos filhos de Inácio
Martinho de Magalhães Cirne tenha sido o pai do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, e gostaria muito que alguém me desse informações a respeito, que eu ficaria imensamente agradecida.

O meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido no ano de 1810 na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, e era filho legítimo de Feliciano da Costa Cirne este natural de Portugal, e de Ana Maria da Conceição, natural do Estado da Paraíba.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#213814 | Henrique Cirne | 23 nov 2008 08:05 | Em resposta a: #156318

Ola, sou Cirne, Brasileiro, da Paraiba, estao vizinho a Pernambuco e ao Rio Grande do Norte.

Segue meu resumo:

Henrique Santos Cirne (1978), filho de
Walfredo da Costa Cirne (1937), filho de
Jose da Costa Cirne (1877), filho de
Jose da Costa Cirne (1842), filho de
Luis de Magalhaes Cirne (1810), filho de
Feliciano da Costa Cirne (1780 ~ 1792)

Gostaria de saber alguma coisa sobre o meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido em 1810 na atual cidade de João Pessoa, PB, que era filho do português Feliciano da Costa Cirne com a paraibana Ana Maria da Conceição. Não sei a Freguesia Portuguesa de origem do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas provavelmente o mesmo deveria ser filho de um destes Magalhães Cyrne do http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e eu ficaria muito agradecida se for possível alguém me informar quem foram os pais de Feliciano da Costa Cirne, meu tetravô, e possa ser que o mesmo tenha alguma ligação de parentesco com os Magalhães Cyrne do site http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e irei ficar muito feliz se alguém puder me ajudar dando informações a respeito do meu tetravô português Feliciano da Costa Cirne. Acredito que esse Inácio Martinho de Magahães Cirne tenha sido o avô do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas não existe nenhuma informação concreta neste sentido, e que provavelmente um dos filhos de Inácio
Martinho de Magalhães Cirne tenha sido o pai do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, e gostaria muito que alguém me desse informações a respeito, que eu ficaria imensamente agradecida.

O meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido no ano de 1810 na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, e era filho legítimo de Feliciano da Costa Cirne este natural de Portugal, e de Ana Maria da Conceição, natural do Estado da Paraíba.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Familia Cirne/Cyrne

#213815 | Henrique Cirne | 23 nov 2008 08:05 | Em resposta a: #200257

Ola, sou Cirne, Brasileiro, da Paraiba, estao vizinho a Pernambuco e ao Rio Grande do Norte.

Segue meu resumo:

Henrique Santos Cirne (1978), filho de
Walfredo da Costa Cirne (1937), filho de
Jose da Costa Cirne (1877), filho de
Jose da Costa Cirne (1842), filho de
Luis de Magalhaes Cirne (1810), filho de
Feliciano da Costa Cirne (1780 ~ 1792)

Gostaria de saber alguma coisa sobre o meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido em 1810 na atual cidade de João Pessoa, PB, que era filho do português Feliciano da Costa Cirne com a paraibana Ana Maria da Conceição. Não sei a Freguesia Portuguesa de origem do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas provavelmente o mesmo deveria ser filho de um destes Magalhães Cyrne do http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e eu ficaria muito agradecida se for possível alguém me informar quem foram os pais de Feliciano da Costa Cirne, meu tetravô, e possa ser que o mesmo tenha alguma ligação de parentesco com os Magalhães Cyrne do site http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e irei ficar muito feliz se alguém puder me ajudar dando informações a respeito do meu tetravô português Feliciano da Costa Cirne. Acredito que esse Inácio Martinho de Magahães Cirne tenha sido o avô do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas não existe nenhuma informação concreta neste sentido, e que provavelmente um dos filhos de Inácio
Martinho de Magalhães Cirne tenha sido o pai do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, e gostaria muito que alguém me desse informações a respeito, que eu ficaria imensamente agradecida.

O meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido no ano de 1810 na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, e era filho legítimo de Feliciano da Costa Cirne este natural de Portugal, e de Ana Maria da Conceição, natural do Estado da Paraíba.

Resposta

Link directo:

Origem da Familia Cirne/Cyrne

#415394 | oiram | 06 jun 2019 10:53 | Em resposta a: #203554

Cara Maria Olinda,

Já passaram uns anos e espero que as suas investigações tenham tido êxito. Seria também bom para mim, acaso esteja disposta a partilhar os resultados a que chegou.
O meu genro é Cirne e descende de um Augusto de Carvalho Cirne, nascido em Coimbra (Vale de Gemil) por volta de 1847, tendo os pais vindo do Brasil. Chamou-me a atenção o nome, o local e o facto de a família ter vindo do Brasil. Muitas coincidências. Devem estar relacionados.
Gostaria de presentear os meus netos dando-lhes a conhecer os antepassados. Caso possa e queira ajudar-me, ficar-lhe-ei muito grato.

Cumprimentos,
Mário Seabra Moura

Resposta

Link directo:

Origem da Familia Cirne/Cyrne

#453708 | Qsamag | 28 abr 2024 04:19 | Em resposta a: #203054

Eu sou descendente da família Carvalho Cyrne de Coimbra e por cá continuamos, de facto com outros apelidos. Também tenho estado a fazer a minha árvore genealógica que se cruza com a sua nesses antepassados e neste exacto momento também cheguei à informação do meu avô em 5º grau (será pentavô acima de tetravô, talvez) que terá nascido em Pernambuco e foi mestre de instrução primária em Coimbra, filho de um indivíduo natural do Maranhão, Brasil e mãe, supostamente de Coimbra mas informação da qual desconfio, dada a experiência que tenho adquirido com tanta pesquisa em paroquiais dos arquivos da UC.
Sei que já passaram bastantes anos desde a publicação da sua mensagem, mas se ainda chegar a ver a minha resposta, pode entrar em contacto comigo. Gostaria de saber se desde então conseguiu evoluir na sua pesquisa.

R. Figueiredo

Resposta

Link directo:

Origem da Familia Cirne/Cyrne

#453709 | Qsamag | 28 abr 2024 04:38 | Em resposta a: #453708

O pai de Eduarda, Joaquim Augusto de Carvalho Cyrne, natural de Pernambuco, Brasil, aparece como filho de Jose Alves de Carvalho, natural do Maranhão, Brasil.

Resposta

Link directo:

Origem da Familia Cirne/Cyrne

#453716 | RainerPN | 29 abr 2024 10:23 | Em resposta a: #453709

Bom dia,

poderia se tratar deste José Alves de Carvalho e quem sabe, deste documento poderá se retirar o seu local de residência/naturalidade para continuar a pesquisa:

REQUERIMENTO de José Alves de Carvalho para o rei D. João V, solicitando ordem para o governador do Estado do Maranhão, a fim de que este não consinta que se tomem as suas casas nem dos seus sucessores.

ENTIDADE DETENTORA
Arquivo Histórico Ultramarino

DATA INICIAL
1737-05-10

https://portal.arquivos.pt/record;jsessionid=AD4886DD0A1ACF3B7D733B5049A5DC01?id=oai%3APT%2FAHU%3A1273598&s=fxXPP

Rainer

Resposta

Link directo:

Origem da Familia Cirne/Cyrne

#453721 | Qsamag | 29 abr 2024 23:48 | Em resposta a: #453716

Muito grata pela informação. Poderá ajudar a encontrar pistas para desfazer o mistério mas terei de fazer o pedido de consulta do documento para confirmar, pois tal como a Maria Olinda referiu, o filho de José Alves de Carvalho, Joaquim Augusto de Carvalho Cyrne terá nascido em data posterior mas próxima de 1800. Uma vez que sou descendente de uma irmã da Eduarda (N.1857), a Maria Augusta, filha de Joaquim, ainda ando a investigar outros filhos dele para tentar situar o casamento ou a idade dele e da mulher. Mas com essa informação talvez não tenha de fazer a árvore toda dos Cyrne em sentido descendente, como já estava a imaginar, para encontrar os que me estão ligados, o que me poupa muito tempo e a vista :)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen