Familia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Familia

#156440 | christianoglima | 17 mai 2007 20:05

OI Eu sou CHRISTIANO GALVÃO LIMA, Filho de RENATO GALVÃO LIMA, Neto de RENATO MIGUEL FERNANDES LIMA, Bisneto de MIGUEL ANTONIO FERNANDES e MARIA NATIVIDADE SANTOS LIMA.
Estou a procura de informações de possiveis familiares e informações sober a nossa arvore genealógica.

Att
Christiano

Resposta

Link directo:

Cada um com a sua (salvo seja!)

#156511 | salen | 18 mai 2007 09:40 | Em resposta a: #156440

Caro participante,
Se - como parece - ninguém até hoje entre os seus familiares mais próximos se interessou pelo tema, imagine então quem vai fazer o estudo sobre a sua genealogia? ... (pense mais um segundo) ... Ora bem! Parabéns, acertou: VOCÊ mesmo.
E pelos visto até já começou.
É mesmo assim. Vá aos Registos Civis e a seguir aos Arquivos (onde se guardam os livros paroquiais, que antecederam os Registos Civis), recolha as certidões de nascimento/baptismo, casamento e mesmo as de óbito, de todos e cada um dos seus ancestrais. Consulte papeis antigos de família, envelopes antigos, cartas, pessoas mais velhas, fotografias antigas com dedicatórias, etc. Assim vai andando geração após geração.
É assim que todos nós começámos. É assim que se faz.

Não existem árvores genealógicas feitas para cada núcleo familiar. Quem as faz é quem se interessa pelo assunto.
Muito menos para cada apelido (ou 'nome' de família). Os apelidos são virtualmente (ou mesmo completamente) 'não identificativos' de uma determinada família. Há milhares de grupos familiares com o mesmíssimo 'nome' e que não têm rigorosamente nada a ver umas com as outras. E há grupos de ascendentes que praticamente a cada geração foram mudando de apelidos, e no entanto são os ascendentes de uma determinada pessoa.

Só a SUA pesquisa pode esclarecer quem são os SEUS ancestrais. Ou então uma pesquisa paga, e feita por um profissional.
Se tiver dúvidas em algum passo, volte a este seu Tópico e pergunte.
Boas pesquisas. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cada um com a sua (salvo seja!)

#159791 | jca2727 | 17 jun 2007 19:08 | Em resposta a: #156511

Boa Tarde.
Estou no Brasil e procuro a certidão de nascimento dos meus avós em Portugal, eles casaram no Brasil, ja estou levantando no cartorio a certidão de casamento para saber qual a localidade do nascimento, mas preciso do registro de nascimento em Portugal.
Pode me ajudar ?

Resposta

Link directo:

A ajuda ou não, depende

#159855 | salen | 18 jun 2007 09:22 | Em resposta a: #159791

De muita coisa.
- primeiro, gosto de responder a quem se identifica, o que não foi o seu caso;
- segundo, este Forum dá para tudo: de debate de temas de história e genealogia a entreajuda, de pubricação de listas a perorações sobre as nossas perplexidades, e mais recentemente, de tentativas de 'ponto de encontro' transatlântico a 'furo' para tentar a nacionalidade portuguesa, com pouco ou sem o mínimo interesse genealógico para além do momento em que se tem na mão o bilhete de identidade português (... embora eu prefira me manter em baixo perfil acerca dessa possibilidade, ao fim e ao cabo legal e para muitos um último racurso, a que muitos refugiados económicos 'luso-uma-data-de-coisas' recorrem);
- terceiro, do que pretenda exactamente. Ir lá à repartição tirar o documento não irei certamente, mas se pesquisar um pouco em motores de busca, pode encontrar os endereços electrónicos das Conservatórias ou dos Arquivos Distritais (conforme as datas que pretenda - mais ou menos de cem anos, aproximadamente) e solicitar directamente os documentos, pagando os emolumentos devidos (é como toda a gente faz);
- quarto, se voltar aqui a este tópico com a informação que recolheu e as questões que esses dados lhe suscitarem, aí sim posso com todo o gosto fazer os comentários que me ocorrerem: se o que tem chega; se não, o que e onde procurar mais para lhe permitir avançar.

Atenção que nas certidões de casamento e baptismo, quando as autoridades se referem aos estrangeiros, raramente são mais precisos que o país de origem, o que nos deixa sabendo o que já sabemos. Quando assim é, a coisa exige pesquisa, nos papeis velhos e fotografias com dedicatórias no verso, entre as pessoas mais velhas da família, amigos ainda vivos dos nossos ancentrais, etc. para descobrir o nome das terras de origem. E 'terras' quer Localidade, Freguesia, Concelho, Distrito. Sem isso, nada feito. As antigas designações de 'Beira', 'Trás os Montes', 'Minho', etc. informam muito pouco: é como se eu fosse à procura de alguém em Sergipe e lhe indicasse Fulano é da "Região Nordeste": nunca mais lá chegava.
Bom, conclua as suas pesquisas por essas bandas e recolha o máximo de dados - datas, nomes, locais onde viveram, escrituras, os primeiros documentos no Brasil, porto em que desembarcaram, data de chegada, navio, porto de embarque, historinhas de parentes mais idosos quanto às localidades, festas, feiras, cidade mais próxima, onde iam ao tribunal resolver as questões de propriedades, etc.
A seguir volte aqui e logo se vê.
Boas pesquisas, desejo-lhe sucesso e ... assine as suas mensagens.
Cumprimentos, Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: A ajuda ou não, depende

#159955 | jca2727 | 18 jun 2007 23:16 | Em resposta a: #159855

Me desculpa.
Meu nome é João Carlos _ São Paulo _ Brasil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jul 2024, 23:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen