Conde de Santiago Lobão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Conde de Santiago Lobão

#156586 | Marcelina | 19 mai 2007 00:33

Prezados colegas, interessados, pesquisadores, investigadores,
Estou a realizar uma pesquisa sobre o Conde de Santiago de Lobão que está sepultado no Cemitério do Agramonte, na cidade do Porto. Alguém possue informações sobre este cidadão, especialmente em relação ao título recebido?
Obrigada,
Marcelina

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#156645 | vbriteiros | 19 mai 2007 19:39 | Em resposta a: #156586

Cara Marcelina
Foi único Visconde e Conde de Santiago de Lobão Lino Henriques Bento de Sousa, natural da freguesis de Lobão , concelho de Vila da Feira. O título de Visconde foi concedido por D. Carlos por Decreto de 10.3.1906 e o de Conde por D. Manuel II a 22.2.1908 ( Nobreza de Portugal,volume III, pág 306/307)
Típico brasileiro torna-viagem, grande benemérito no Brasil e Portugal, faleceu 13.4.1921
Foi casado com D. Maria Albertina Saraiva de Sousa , + Porto Ramalde(?) 16.9.1948
Possuiram e residiram na Avenida da Boavista no palacete Arte-Nova, que faz esquina com a Rua de Belos Ares e foi legado à CMP e onde funciona uma
repartição (?). Têm um jardim famoso, que a Câmara ainda não tornou acessível ao Público!!!!
Certamente que poderá colher mais informações nos Arquivos do Município, da Ordem da Lapa( tem um busto da Condessa) e Secretaria do Cemitério de Agramonte.
O edifício no cruzamento da Rua João Pedro Ribeiro com a Rua Faria Guimarâes, tem no topo o busto da Condessa.
Dada a monumentalidade, o jazigo que refere, também em Arte Nova, vem citado nos estudos sobre arte fúnebre do Prof Vasconcelos e Sousa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#156669 | Marcelina | 20 mai 2007 04:06 | Em resposta a: #156645

Prezado Vasco,
Obrigada por responder. Acrescentou dados importantes àqueles que já possuo. Os Lobão não deixaram filhos. Além dos bens legados à CMP, o que foi feito do espólio restante? Tens idéia de quem foi o responsável pela construção do opulento jazigo.
Morei no Porto durante um tempo, estava a pesquisar, entretanto estou de volta ao Brasil e, infelizmente não poderei, neste momento consultar as instituições que sugeriu. Agradeço, de qualquer modo, a gentileza.
Abraços,
Marcelina

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#156981 | Francisco Queiroz | 22 mai 2007 21:38 | Em resposta a: #156669

Marcelina
Bem vinda ao fórum!
Acrescento ao teu tópico que não me lembro de qualquer busto da Viscondessa na Ordem da Lapa. Pode existir, sim, um retrato a óleo.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#156982 | Francisco Queiroz | 22 mai 2007 21:45 | Em resposta a: #156645

Perdoe-me a correcção, mas a capela não é Arte Nova e a casa na Av. da Boavista também não se enquadra nesse gosto (sendo, aliás, anterior ao mesmo). Nesta casa funciona um serviço da Segurança Social e, embora o jardim não seja público, é sempre possível dar uma vista de olhos ao interior.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#157113 | Marcelina | 23 mai 2007 22:56 | Em resposta a: #156982

Oi Francisco,
O prazer é todo meu ao participar do forum. Além de aprender um bocado, trata-se de um pretexto para reforçar e manter os laços com os portugueses e Portugal.
Bem sei que o mausoléu dos Lobão nada tem de Art Nouveau, acho que houve um engano por parte do nosso colega e também não me lembro, das vezes em que visitei a Igreja da Lapa de ter visto o mencionado busto. Entretanto continuo na investigação. Quero saber mais sobre os misteriosos Lobão, bem como os construtores do imponente jazigo do Agramonte.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#189550 | Pimentelpaiva | 25 mar 2008 21:34 | Em resposta a: #157113

Olá Marcelina. Escontrei este sítio por acaso. Não sei se ainda continua interessada em saber mais sobre o Conde. Eu sou sobrinho neto dele e por conseguinte sei algo sobre a sua vida. O que sei foi tudo transmitido oralmente pela minha falecida mãe. A minha avó materna era meia irmã do Sr. Lino Henriques. Se entender que ainda vale pena, é só dizer neste espaço de comunicação.

Pimentelpaiva.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#189645 | aguilazmac | 26 mar 2008 16:23 | Em resposta a: #189550

Confrade Pimentelpaiva gostaria de saber se no seu "algo sobre a vida do Conde de Lobão" consta eventual descendência ilegítima.F. Macahado

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#189865 | Pimentelpaiva | 27 mar 2008 17:50 | Em resposta a: #189645

Descendência ilegítima legalizada, ou seja, reconhecida, que se tenha conhecimento, não. Pimentelpaiva.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#189902 | aguilazmac | 27 mar 2008 22:12 | Em resposta a: #189865

Obrigado pela S/ resposta. O nome de Júlia de Paiva e Silva tem alguma relação com a família de Lino Henriques?
F.Machado

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190052 | Pimentelpaiva | 28 mar 2008 18:20 | Em resposta a: #189902

Acho que não. No meu caso pessoal, o Paiva vem do lado paterno. A minha mãe é que era sobrinha do Sr. Lino Henriques Bento de Sousa.
Pimentelpaiva

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190157 | aguilazmac | 29 mar 2008 07:51 | Em resposta a: #190052

Mais uma vez, obrigado.
F. Machado

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190254 | FraQueiroz | 29 mar 2008 22:35 | Em resposta a: #189550

Caro Pimentel Paiva
E sobre o jazigo de família, em concreto, sabe alguma história familiar? Por certo uma capela da quela dimensão terá deixado alguma memória na família...
Cumprimentos
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190408 | Pimentelpaiva | 31 mar 2008 11:27 | Em resposta a: #190254

Caro Francisco Queirós
Quanto ao jazigo existente no cemitério de Agramonte, a única coisa que sei, sempre segundo relato de minha mãe, é que demorou alguns anos a ser construido e que as pedras vinham de Itália. Tem também um jazigo no cemitério da freguesia de Santiago de Lobão, concelho da Feira, construido em granito, com a data de 1913.
Na família, que eu saiba, não existe qualquer documento relacionado com o Conde. Após a morte deste, as relações da condessa com a família do lado do marido deixaram praticamente de existir.
O único documento a que tive acesso, foi o assento de batismo e nascimento do Sr. Lino Henriques Bento de Sousa, que se encontra no arquivo distrital de Aveiro.
Pimentelpaiva.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190424 | FraQueiroz | 31 mar 2008 14:11 | Em resposta a: #190408

Essa referência às pedras já é um começo.
De qualquer modo, ainda que as relações entre a condessa e a família do seu marido tenham sido "cortadas"; como deduzo que o jazigo em Agramonte é obra encomendada pela Condessa, estava com esperanças que pudesse haver mais qualquer coisa em concreto no espólio da família do lado da Condessa.
Se, por acaso, descobrir alguma coisa mais, por favor, não deixe de partilhar.
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190503 | Pimentelpaiva | 31 mar 2008 21:59 | Em resposta a: #190424

O jazigo em Agramonte foi feito, o conde ainda era vivo. Quanto ao espólio, estou a consultar o arquivo da minha memória, a passar para rascunho o que me vou lembrando, de ter ouvido da boca da minha mãe, para depois o partilhar neste sítio.
Pimentelpaiva

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#190570 | FraQueiroz | 01 abr 2008 09:02 | Em resposta a: #190503

Muito obrigado, mais uma vez.
Aguardarei.
De qualquer modo, surge-me desde já uma questão: para quem foi feito tamanho jazigo? Isto é, que falecimento tornou necessária a sua construção (se é que houve algum)?
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#191981 | Pimentelpaiva | 10 abr 2008 16:31 | Em resposta a: #190570

=Parece uma lenda=
Segundo contava a minha mãe, sobrinha do conde, este era de família muito humilde e foi, como muitos portugueses no sécula XIX, muito jovem para o Brasil.

Ali chegado, começou a trabalhar naquilo que lhe apareceu. Em detrminada altura, ainda jovem, foi despedido da casa onde trabalhava, e estava desolado e a chorar numa rua do Rio de Janeiro. Passou por ali uma senhora, que ao vê-lo a chorar, perguntou-lhe qual o motivo de tanta tristeza?!...
O senhor Lino, na altura se calhar com mau aspecto, deve ter contado à senhora o que se passava: ela teve pena dele e acolheu-o em sua casa. A senhora era viúva e dona de uma grande fortuna. Ele deve tê-la servido com tanta dedicação e fidelidade, que a dita fortuna, por morte da senhora, ficou para ele.

Não se sabe de que constava a fortuna; Os escritos que se conhecem sobre o assunto, dizem que se dedicou ao comércio!...

Deve ter regressado a Portugal com 40 a 50 anos, e uma das primeiras coisas que fez após o regresso, foi cumprir a promessa feita quando partiu, (que se a sorte lhe sorrisse no Brasil, casaria com uma mulher que tivesse sido falada) isto é, (que tivesse andado nas bocas do povo por algo...). Foi assim que, embora muito rico, casou com uma senhora de classe humilde, a futura condessa.
Pimentelpaiva

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#192008 | FraQueiroz | 10 abr 2008 19:12 | Em resposta a: #191981

Muito interessante. Essa história ajuda a perceber melhor o próprio jazigo no Cemitério de Agramonte.
Obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#197512 | Pimentelpaiva | 22 mai 2008 11:35 | Em resposta a: #190408

Nasceu no lugar de S.Martinho, freguesia de Lobão, concelho da Feira, no dia 19 de Novembro de 1857, filho de António Francisco Henriques e de Ana Ferreira Pais (assento de baptismo do ano de 1857, lavrado a folhas 52 do livro misto nº. 9 da freguesia de Lobão, arquivado no arquivo distrital de Aveiro).

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#197514 | J. Rocha | 22 mai 2008 12:41 | Em resposta a: #197512

Caro Pimentel Paiva:
Sabe o nome dos avós do conde, e respectiva naturalidade?
Obrigado,
J. Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#272862 | Ima | 19 mar 2011 13:46 | Em resposta a: #197514

Sobre o Conde de Santiago de Lobão, sei algumas histórias da tradição oral da família de um meu tio avô, Boaventura Rodrigues de Sousa. Segundo essas histórias antigas, o conde era muito amigo do Boaventura, tinham estado os dois no Brasil de onde regressaram muito ricos.
Havia em Santos uma empresa que o Boaventura fundou com o irmão Bento e que se chamava Bento de Sousa e Cª.. Engraçado o conde ter no nome o Bento de Sousa, terá adoptado o nome da empresa?Era interessante perceber qual seria o nome do pai do Conde, seria mesmo Bento de Sousa? - provavelmente o conde também terá sido sócio dessa empresa, mas embora já tenha tentado não consegui saber quase nada dela no Brasil, embora tenha a convição, por documentos que vi de actas dessa sociedade, já do século XX, de que ela terá sido comprada pelo empresa Moinho Santista.
Ora os dois amigos muito ricos terão resolvido fazer 2 mausuléus que imitavam o Sacré Coeur e a Madeleine, é o que consta na família. De facto existem esses dois jazigos em Agramonte...
Talvez seja possível saber mais coisas do Conde de Santiago de Lobão por uma neta do Boaventura que tem 93 anos mas está fina como um alho!

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Santiago Lobão

#278130 | graça pais | 09 jun 2011 23:37 | Em resposta a: #272862

boa noite a todos,
soube há dias que o meu avô paterno pertencia à familia do Conde de Lobão. De facto a mãe do Conde tinha no apelido Ferreira Pais e o meu avô chamava-se António Ferreira Pais. Também sei que a familia era da Vila da Feira.
Estou a tentar construir a árvore genealógica da familia e gostava de confirmar se porventura o Conde de Lobão seria primo ou até irmão do meu avô.

Resposta

Link directo:

Conde de Santiago Lobão

#359179 | LPinho | 05 jul 2015 23:13 | Em resposta a: #156981

Caro Francisco,

O busto da condessa está (ou estava) no edifício onde funcionou o hospital Maria Pia.

Cumprimentos,

LP

Resposta

Link directo:

Conde de Santiago Lobão

#406360 | Dlencastre | 14 ago 2018 03:06 | Em resposta a: #156586

Saudações.
Não sei se vai a talhe de foice, mas está um busto da condessa no Instituto Profissional do Terço no Porto. (Antigo Asilo Profissional do Terço).

Resposta

Link directo:

Conde de Santiago Lobão

#450166 | msica | 23 set 2023 21:25 | Em resposta a: #156586

Boa tarde,
Meu bisavô, Albertino Fernandes da Silva, era filho do irmão do conde.
O pai de meu bisavô faleceu jovem e ele passou a ser cuidado pelo Conde.
Eu tenho documentos e fotos. Inclusive fotos do Conde, da Condessa, e artigo de jornal da época sobre o falecimento.
Praticamente nenhum bem foi deixado.
Meu bisavô teve dois filhos, Alberto e Lino (em homenagem ao conde), ambos falecidos.
Meu bisavô chegou a ter fazendas e prédios em São Paulo, herança do Conde.
Como faço para enviar fotos aqui?

Resposta

Link directo:

Conde de Santiago Lobão

#450177 | Francisco Queiroz | 24 set 2023 10:44 | Em resposta a: #450166

Bom dia;
O fórum não permite o carregamento de fotos. Mas pode contactar-me para o endereço correio[arroba]franciscoqueiroz[ponto]com e trocaremos algumas impressões sobre esse assunto, se assim desejar.
Cumprimentos;
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen