Ajuda no AD Viana Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas

Ajuda no AD Viana Castelo

#156638 | jagmc | 19 mai 2007 18:03

Precisava de auxilio no AD de Viana do Castelo:

Meu bisavô paterno nasceu em S. Julião do Freixo, presumivelmente em 1839 (+/- 1).

Nome: Manuel Rodrigues Magalhães

Filho de: Severino António Rodrigues
Margarida Josefa Magalhães

Se alguém me pudesse confirmar a data de nascimento e indicar quem eram os seus avós, ficaria grato.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156806 | Fmaia | 21 mai 2007 16:22 | Em resposta a: #156638

Caro J. Correia,

Então é assim:

"Manoel filho legitimo de Severino Antonio Rodrigues e sua mulher Margarida Josefa do lugar de Corutello neto paterno de João Rodrigues e sua mulher Jetrudes Maria da Freguesia de Poiares e neto materno de Antonio de Magalhains e sua mulher Joaquina Monteira do lugar das Barreiras desta freguesia de São Julião do Freixo nasceu no dia primeiro de Setembro de mil e oitocentos e trinta e nove e o baptizei solenemente eu o Padre Thomas Jose Pereira vigario desta freguesia no dia cinco do dito mes e anno supra e lhe pus os Santos oleos tudo solenemente forão padrinhos João Jacomo do Lago Felgueiras Gaio e sua filha Roza por procuração que fizerão a Joaquim de Arrocha desta freguezia e para constar fiz este assento que assigno era ut e supra. O Vigario Thomaz Joze Pr.º".
Disponha,
Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156829 | jagmc | 21 mai 2007 19:22 | Em resposta a: #156806

Muito obrigado.
Se precisar de alguma coisa do AD Porto, disponha.

J. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156838 | fertelde | 21 mai 2007 21:40 | Em resposta a: #156806

Estimado Maia da Fonseca:

Desculpe se recorro a sí para tentar saber destes meus antepassados naturais de Viana do Castelo e de Caminha, para poder avançar as minhas pesquisas:
Pedro Gomes de Azevedo Cunha e Rego n.c. 1707, na Vila de Caminha, foi Doutor em Direito, saiu bacharel formado em Cânones ela UN Coimbra em 17.10.1732, esteve matriculado em Instituta, 01.10.1725 e em Cânones entre 01.10.1726 e 01.10.1732, c.c. Donna Thereza Isidora Maria Oliveira e Rego natural da Vila de Viana, n.c. 1707 filha do Cap. André Alvares Oliveira e Rego c. 1682 e de Theresa Seixas Pereira, estes também eram pais de Francisco Tomas de Oliveira e Rego, que aparece nas RGM em 03.06.1747, com carta de propriedade de oficio...

Agradecia de antemâo qualquer noticia que me possa dar.
Melhores Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156885 | flordealecrim | 22 mai 2007 09:31 | Em resposta a: #156838

Caro Maia da Fonseca

Na impossibilidade de me deslocar a Viana do Castelo e sem querer abusar da sua disponibilidade, solicito ajuda para encontrar assento de casamento, da Paróquia de São Cipriano de Vila Nova de Cerveira:

António José Soares Romeu com D. Anacleta Elias Romeu, antes de 1848, data de nascimento da primeira filha destes.

Antecipadamente grata

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156891 | Fmaia | 22 mai 2007 10:22 | Em resposta a: #156829

Caro J.Correia
Se pretender que lhe envie o assento de nascimento digitalizado diga-me o seu endereço elect.
Cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156892 | Fmaia | 22 mai 2007 10:26 | Em resposta a: #156838

Estimados Fernando e Isabel Roque,

Hoje mesmo vou tentar saber algo, muito embora esteja limitado pela falta de tempo no que diz respeito às horas de expediente do Arquivo.
aguardem-me aqui s.f.f.
Cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156923 | fertelde | 22 mai 2007 15:30 | Em resposta a: #156892

Estimado Maia da Fonseca:

Agradecido pela amabilidade. Nâo há pressa. Mas estou encalhado nesta pesquiza faz algum tempo.
Melhores Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156925 | Fmaia | 22 mai 2007 15:40 | Em resposta a: #156892

Cara Isabel Roque

Estive no Arquivo e não consigo descobrir o assento de casamento do António José Soares Romeu com Anacleta Elias Romeu, isto para as datas extremas de 1841/1869. O livro de assentos de 1797/1840 levou sumiço e ninguém sabe o paradeiro.
Entretanto, encontrei o registo de casamento de uma filha do casal em apreço, (D.Amelia c.c. José de Sousa), e, um outro registo de um Romeu, pelo que, se me enviar o seu email, tratarei de os mandar digitalizados.
Diga qualquer coisa pois, numa próxima oportunidade, verificarei melhor.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156943 | jagmc | 22 mai 2007 17:30 | Em resposta a: #156891

Se puder o endereço é jalexcorreia@hotmail.com.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#156961 | flordealecrim | 22 mai 2007 18:39 | Em resposta a: #156925

Caro Maia da Fonseca

Agradeço muito a sua pronta resposta ao meu pedido. O casamento destes não ter ocorrido antes de 1840, pois o António José Soares Romeu nasceu em 1821, em S. Cipriano-Vila Nova de Cerveira. É possível que o casamento possa ter ocorrido no Rio de Janeiro, donde era natural a Anacleta, o que consta dos asentos de nascimento das filhas.

Essa filha Amélia desconhecia.
O meu e-mail: isabel.n.roque@hotmail.com

Se numa próxima oportunidade lhe sobrar um pouco de tempo, peço a sua preciosa ajuda para encontrar o assento de nascimento de Francisco Marinho, filho de António Marinho e que deve ter nascido entre 1705 e 1725, em S. Cipriano-Vila Nova de Cerveira.

O livro que desapareceu é de nascimentos ou casamentos? Tenho muito para procurar nessas datas!
O meu grada obrigada.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#157045 | cipa | 23 mai 2007 12:51 | Em resposta a: #156638

Caro Maia da Fonseca
Se não for muito incómodo, também gostaria de solicitar a sua ajuda no Arquivo de Viana do Castelo. Tenho tido alguma dificuldade em encontrar dados relativos ao meu bisavô. Chamava-se Manuel Bento e era filho de António Luís Peres e de Joaquina , terá nascido entre 1853 e 1860 na freguesia de Ponte da Barca, concelho do mesmo nome. Consta que deve ter sido o 2º filho com este nome.
Caso me pudesse ajudar a descobrir o seu assento de nascimento, ficaria grata.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana Castelo

#157071 | Fmaia | 23 mai 2007 17:05 | Em resposta a: #157045

Cara Carla Afonso

Vou ver se tenho ainda um tempito disponível amanhã, senão só na Sexta.
Cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

Para a Carla Afonso

#157173 | Fmaia | 24 mai 2007 17:27 | Em resposta a: #157045

Cara Carla Afonso

Isto por aqui vai uma grande confusão. Vou transcrever dois registos e depois diga de sua justiça.
"Manuel Bento filho legitimo de Antonio Luis Pires(ou Peres?) e de Maria Angelica moradores na Rua de S.Bartholomeo desta villa da Ponte da Barca, neto Paterno de Francisco Antonio Pires e sua mulher Francisca Luiza e materno de Antonio Bernardo da Costa e de Luiza Boaventura todos desta villa da Ponte da Barca nasceo no dia onze de Julho de mil e oito centos, e cincoenta e foi baptizado a quatorze do mesmo mes , e anno nesta Parochia e Igreja de S. João Baptista da villa da Ponte da Barca, com imposição dos Santos oleos, por mim Manoel Antonio Cerqueira Abbe. da mesma. Forão Padrinhos Manoel Joaquim Rodrigues Monteiro e Dona Micaela Magna da Costa Pereira Calheiros todos desta villa da Ponte da Barca e para constar fis este assento era supra..."

Outro registo
"Manoel Antonio filho legitimo de Antonio Luis Pires e sua mulher Joaquina Carolina, moradores na Rua da Cadeia neto paterno de Francisco Antonio Pires e sua mulher Francisca Luiza, e materno de Francisco Jose da Rocha Pelego e sua mulher Maria Joaquina Dias todos desta villa, nasceo no dia nove de Abril de mil e oito centos e cincoenta e quatro e foi no dia doze do mesmo mes e anno solennemente Baptizado com as solennidades da Igreja, por mim Manoel Antonio Cerqueira Abbade desta villa. Forão Padrinhos Manoel Pereira de Abreu Major Reformado e Rosa Thereza Pires Tia do baptizado, ambos solteiros, desta villa, e para constar fis este assento era supra. O Abbade Manoel Antonio Cerqueira"
Ora aqui está um bico de obra....

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157177 | Fmaia | 24 mai 2007 17:41 | Em resposta a: #157173

Estimada Isabel Roque,

Os assentos de nascimento de S. Cipriano de V.N. Cerveira, com datas extremas de 1688/1716 e 1716/1759 foram retiradas à consulta, pelo que, visionar os microfilmes é mesmo um "filme", de tão mau estado em que se encontravam os ditos livros. Já vi o primeiro volume e não encontrei nada. Vou ver se arranjo uma horita para dar lá um salto amanhã.
Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Isabel Roque

#157179 | Fmaia | 24 mai 2007 17:45 | Em resposta a: #157177

Estimada Isabel Roque

Peço desculpa por ter endereçado erradamente a mensagem, a qual, foi parar à Carla Afonso.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Fertelde

#157180 | Fmaia | 24 mai 2007 17:51 | Em resposta a: #157179

Estimado Fernando Leite Velho

Estive no Arquivo e consegui o assento de nascimento de Pedro Gomes de Azevedo. O livro, por incrível que pareça, está em muito bom estado e muito perceptível, ao contrário da fotocopiadora que, reparei agora, passou muito mal a cópia.
Vou tentar tratá-la melhor no scanner e enviar para o seu mail que , creio eu, ainda o tenho na minha agenda de endereços.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Isabel Roque

#157190 | flordealecrim | 24 mai 2007 19:18 | Em resposta a: #157179

Caro maia da Fonseca

Agradeço muito o seu empenho em me ajudar, esperarei.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157198 | cipa | 24 mai 2007 20:44 | Em resposta a: #157173

Muito obrigada por ter procurado. Realmente não sei o que se passa. A informação que tenho no assento de nascimento do meu avô e das minhas tias-avós é de que o meu bisavô se chamava Manuel Bento da Rocha Peixoto, era filho de António Luís Peres e de Joaquina Carolina, natural de Ponte da Barca.
Terá ele mudado de nome? Não faço a mínima ideia.
Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157200 | cipa | 24 mai 2007 20:59 | Em resposta a: #157173

Estive a ver melhor o assento de casamento de uma tia-avó e lá diz que o meu bisavô era da freguesia de S. João Baptista, concelho de Ponte da Barca. Há alguma freguesia de Ponte da Barca com este nome, sem ser a sede do concelho?
Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157203 | roz | 24 mai 2007 21:51 | Em resposta a: #157200

Cara Carla

Va ao cimo desta pagina, na tira verde onde dia pesquisar, ponha Ponte da Barca, onde diz "pessoas" mude para "mapas" e clique. Depois clique em concelho de Ponte da Barca e vai mostrar todas as freguesias, vera' que ha um S. Joao Baptista em Vila Cha.
Espero que isto ajude.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Para Fertelde

#157213 | fertelde | 25 mai 2007 00:02 | Em resposta a: #157180

Estimado Maia da Fonseca.
Boas noticias e o meu mais sincero obrigado.
Agradeço envie para:
fertelde@hotmail.com

Melhores cumprimentos,
Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157226 | cipa | 25 mai 2007 09:42 | Em resposta a: #157203

Rosário, muito obrigado. Vou então tentar procurar o assento de nascimento do meu bisavô nessa freguesia.
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157258 | Fmaia | 25 mai 2007 14:34 | Em resposta a: #157226

Cara Carla

Durante o fim de semana vou analisar melhor os registos que encontrei e lhe enviei bem assim como o que pretendia e, tirando as devidas ilacções, tratarei de deslindar na medida do possível este imbróglio.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#157261 | Fmaia | 25 mai 2007 14:44 | Em resposta a: #157258

Estimado Fernando

Já enviei email com digitalização em alta resolução e parece-me bem perceptível o texto.
Na próxima semana procurarei o restante.
Já agora, tenho a ideia de ter visto em tempos num escaparate do arquivo vários estudos, particulares, de famílias de Viana, sendo que a família Rego seria uma delas. Depois digo alguma coisa.

Melhores cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#157262 | Fmaia | 25 mai 2007 14:51 | Em resposta a: #157258

Caro confrade,

Já enviei email com assento de nascimento.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#157745 | jagmc | 30 mai 2007 09:55 | Em resposta a: #157262

Fico-lhe muito grato.
Preciso é de saber quanto lhe devo pela cópia.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#157748 | Fmaia | 30 mai 2007 10:08 | Em resposta a: #157745

Caro J. Correia

Nada meu caro.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#157766 | jagmc | 30 mai 2007 12:20 | Em resposta a: #157748

Caro Maia da Fonseca

Não querendo ser abusador e aproveitando a sua disponibilidade, pedia para, se lhe for possível, me ver o assento de casamento dos pais de meu bisavô:

Severino António Rodrigues

filho de João Rodrigues e Gertrudes Maria da freguesia de Poiares, Ponte de Lima

com

Margarida Josefa (Magalhães) - no assento de minha avó encontrei o nome Magalhães -

filha de António Magalhães e Joaquina Monteira do lugar de Barreira, S. Julião do Freixo

O casamento realizou-se antes de Setembro de 1839, data de nascimento do meu bisavô. Talvez o assento indique a idade dos nubentes e assim se torne mais fácil chegar aos de nascimento.

Desde já grato pela atenção que possa dispensar

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#157775 | Fmaia | 30 mai 2007 13:44 | Em resposta a: #157766

Caro J. Correia

Ok, aguarde-me aqui.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para a Carla Afonso

#157782 | flordealecrim | 30 mai 2007 14:29 | Em resposta a: #157177

Caro Maia da Fonseca

Não encontrou em Vila Nova de Cerveira o assento de baptismo do Francisco Marinho, ou ainda não teve tempo de procurar?

Sem querer abusar da sua gentileza, solicito-lhe se tiver tempo para localizar também em Vila Nova de Cerveira o casamento de Manuel José Romeu com Maria Rosa, antes de 1821 data de nascimento do filho António José Soares Romeu.

Com os melhores cumprimentos.
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Para a Isabel Roque

#157788 | Fmaia | 30 mai 2007 15:12 | Em resposta a: #157782

Cara Isabel Roque:

Provavelmente vou amanha de manhã.
Pela tarde já lhe digo alguma coisa dos dois assentos.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#160215 | Fmaia | 20 jun 2007 13:19 | Em resposta a: #157766

Caro confrade,

Anote:

Assento de casamento de

"Severino António Rodrigues, filho legitimo de João Rodrigues da Crus e de sua mulher Gertrudes Maria Candida da freguezia de de S.Thiago de Poiares e Margarida Josepha filha legitima de Antonio Jose de Magalhaens e de sua mulher Joaquina Monteira ja defunta e ambos desta freguezia de São Julião de Freixo, todos deste Arcebispado primaz de Braga.............. solennemente celebrarão o Santo Sacramento de matrimonio na Igreja parochial desta freguezia no dia seis de Agosto de mil oito centos e vinte e nove annos..."

Depois verei se encontro os assentos de baptismo.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#160217 | jagmc | 20 jun 2007 13:21 | Em resposta a: #160215

Muito obrigado
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para Isabel Roque

#160250 | Fmaia | 20 jun 2007 17:16 | Em resposta a: #157782

Estimada Isabel Roque:

Tome nota s.f.f.

"Aos trinta dias do mez de Novembro de mil sete centos e treze annos baptizei e puz os Santos oleos a Francisco que nasceu aos vinte e seis do mesmo mez filho de Antonio Marinho ja defuncto e de Anna Gonçalves sua mulher do lugar de Cortes. Forão padrinhos Marçal de Sousa Barbosa e madrinha Maria solteira filha de Jácome de Sousa viuvo desta Villa. Presentes as testemunhas Manoel Rodrigues mordomo....."

O livro a que se reporta este microfilme está em muito mau estado de conservação, em consequência do qual, a sua retirada à consulta.
Tentei ver o assento de nascimento do Antonio e não foi possivel, porque o cansaço já era algum e tambem numa primeira abordagem não vi nada. Mais tarde tentarei de novo.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Isabel Roque

#160282 | flordealecrim | 20 jun 2007 21:01 | Em resposta a: #160250

Prezado Maia da Fonseca

Muito obrigada pela pesquisa que gentilmente fez. Pelo que vi hoje tirou o dia para ajudar os vários confrades. Bem haja!
Sem querer ser abusadora, peço-lhe para numa próxima deslocação ao Arquivo ver se encontrava o casamento em Vila Nova de Cerveira, deste Francisco Marinho, que deve ter ocorrido antes de 1750, data em que nasceu o filho Ignácio Francisco Marinho.
E se tiver um pouco de tempo o casamento de Ignácio Francisco Marinho com Maria Micaela de Ayala (talvez entre 1775 e 1795) também em Vila Nova de Cerveira.
Fico muito grata pela enorme ajuda.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#163867 | flordealecrim | 30 jul 2007 11:10 | Em resposta a: #160282

Caro Maia da Fonseca

Sem querer abusar da sua disponibilidade, peço-lhe para quando tiver um tempinho ver se me encontrava os casamentos de Vila Nova de Cerveira, que referi na minha mensagem de 20.06.2007. Desculpe repetir o pedido, mas pode não ter visto a mensagem que lhe enviei.

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#163873 | Fmaia | 30 jul 2007 14:21 | Em resposta a: #163867

Cara Isabel

E foi o caso...
Mil desculpas.
Esta semana vou lá.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#163996 | flordealecrim | 31 jul 2007 16:57 | Em resposta a: #163873

Caro Maia da Fonseca

Agradeço muito a sua atenção. Não sei o que se passa mas ultimamente não sou também notificada das mensagens.

Aguardarei!

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen