Familia Morgado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Morgado

#156974 | asleitao | 22 mai 2007 20:44

Senhores,

Somos brasileiros e moramos em Cascais - Portugal e estamos a procura da origem do avô de minha esposa que era Português. Porém, todos os documentos que dispomos não diz a cidade de seu nascimento. Só diz Portugal.
Temos a informação, não sabemos se é verdadeira, que ele era do norte de Portugal.
Temos as seguintes informações:

Nome: Manoel OU Manuel Pereira Morgado Junior (depende do documento)
Data de Nascimento: 11-05-1905
Filiação: Manoel Pereira Morgado e Josefa OU Josepha da Conceição Morgado

Alguém pode nos ajudar?

Grato,

ASLeitao

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#156976 | pachancho | 22 mai 2007 21:03 | Em resposta a: #156974

ASLeitão,

http://pbi.pai.pt/search/morgado_junior.html

aqui pode encontrar 3 pessoas com o apelido Morgado Junior, pode ser que tenha sorte.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#221605 | ICMC | 19 fev 2009 02:22 | Em resposta a: #156976

queria saber da familia Morgado no brasil, Rio Janeiro e S. Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#221606 | ICMC | 19 fev 2009 02:26 | Em resposta a: #156974

A MINHA FAMILIA PATERNA É MORGADO E É DO NORTE, ZONA DE VISEU, CONCELHO DE LAMEGO E FREGUESIA DE GOSENDE - ROSSÃO, O MEU AVÔ TINHA FAMÍLIA NO BRASIL E O PAI DELE ERA MANUEL MORGADO.EU SOU ISABEL DA CONCEICÃO COSTA MORGADO, TAMBÉM GOSTAVA DE SABER DE MEUS ANTEPASSADOS.

CUMPRIMENTOS

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#221607 | ICMC | 19 fev 2009 02:29 | Em resposta a: #156974

MEU AVÔ NASCEU EM 1911.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#236132 | ANDRÉ MORGADO | 10 ago 2009 00:41 | Em resposta a: #221606

SOU André Luiz Teixeira Morgado, meu avô nasceu em Santos - São Paulo após meus bisavôs (portugueses) desembarcarem no Brasil, será que consigo conhecer meus parentes em Portugual - e-mail: altmorgado@ yahoo.com.br, caso tenha alguma informação.

Meu avô: David Augusto Morgado

Muito obrigado

André - Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#236133 | ANDRÉ MORGADO | 10 ago 2009 00:44 | Em resposta a: #221606

SOU André Luiz Teixeira Morgado, meu avô nasceu em Santos - São Paulo após meus bisavôs (portugueses) desembarcarem no Brasil, será que consigo conhecer meus parentes em Portugal.
e-mail: altmorgado@ yahoo.com.br, caso tenha alguma informação.

Meu avô: David Augusto Morgado

Muito obrigado

André - Rio de Janeiro – Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#236849 | ANDRÉ MORGADO | 19 ago 2009 18:17 | Em resposta a: #221607

CAROS AMIGOS

BUSCO INFORMAÇÕES SOBRE MINHA FAMÍLIA EM PORTUGAL.

NOME DO MEU PAI: DAVID SILVEIRA MORGADO

NOME DO MEU AVÔ: DAVID AUGUSTO MORGADO (falecido)

NOMES DOS MEUS BISAVÔS PATERNOS: ANTÔNIO MARQUES MORGADO (BISAVÔ) E ROSALINA AUGUSTA PACHECO MORGADO - (falecidos)

MEU BISAVÔ CHEGOU AO BRASIL DESEMBARCANDO NO PORTO DE SANTOS EM SP, COM MEU AVÔ NA BARRIGA DA MINHA BISAVÓ.

ESTOU TAMBÉM TENTANDO MAIORES CASO POSSUA MANDE.

AGRADEÇO SUA ATENÇÃO E AGUARDO O RETORNO.

ANDRÉ MORGADO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#237229 | ICMC | 24 ago 2009 11:28 | Em resposta a: #236849

OLÁ ANDRE, TUDO BEM?

TIVE IRMÃOS DE MEU AVÔ QUE TAMBÉM FORAM DESEMBARCAR AO BRASIL MAS NÃO SEI BEM OS NOMES, VOU SABER E DEPOIS ENVIO PARA VOCÊ. SEI QUE ESSES MEUS TIOS ERAM DA LOCALIDADE DO ROSSÃO - FREGUESIA DE GOSENDE - CONCELHO DE CASTRO DÁIRE -DISTRITO DE VISEU - PORTUGAL


CUMPRIMENTOS

ISABEL MORGADO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#237312 | ANDRÉ MORGADO | 25 ago 2009 00:15 | Em resposta a: #237229

Isabel

boa noite

você é de inhaúma - RJ, filha do Tio-avô Belo

Sou filha de David

Um forte e obrigado pelas informações caso tenha consiga maiores informações me mande

André Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#237313 | ANDRÉ MORGADO | 25 ago 2009 00:23 | Em resposta a: #221606

ISABEL

VOCÊ É DO RIO DE JANEIRO

SEU AVÔ OU BISAVÔ VEIO QUANDO PARA O BRASIL, NOMES DOS IRMÃOS/IRMÃS DELE.

SEGUE INFORMAÇÕES E BRASÃO DA FAMÍLIA


ANDRÉ LUIZ

História do Nome de Família

Morgado

O sobrenome Morgado é classificado como sendo de origem de uma alcunha. As alcunhas normalmente derivavam de algum aspecto físico que se salientava da pessoa, ou de alguma peça de roupa que lhe fosse característica ou mesmo do uso de algum objecto. É comum nas zonas interiores do país as pessoas terem alcunhas, e não raras vezes essa alcunha ser extensível à família por inteiro, perdurando gerações. A origem da palavra morgado, deriva do latim "maioricatus", que significa "o maior". Morgado, ou o filho Morgado, era o primeiro filho varão, na linha de descendência. Aquele que tudo herdaria de seu pai. O Morgado era pois um vínculo que pendia sobre os bens de sucessão de alguém, e que determinava, que por morte do seu proprietário, transitariam para a propriedade do filho varão primogénito. O Morgado, enquanto vínculo destinava-se, nas palavras de Coelho da Rocha, a garantir "a conservação de lustre e nobreza de uma família" (1). Rezam as crónicas, que os primeiros vínculos oneravam apenas as armas e os cavalos dos nobres e não as terras. Isto no tempo das reconquistas, onde estes bens tinham importância vital, para a obtenção de riqueza e poder. Com o fim da reconquista cristã, os Morgados alastraram, às propriedades, como forma da nobreza perpetuar o seu poder e hegemonia dentro da sociedade portuguesa. Proibia-se a sua venda e divisão, perpetuando-se o poder da classe dominante através dos seus sucessores primogénitos e herdeiros dos títulos. Esta prática, com origem nos costumes, alargou-se igualmente às classes menos privilegiadas como forma de impedir o parcelamento dos terrenos, e garantir a economia e subsistência das famílias, que a divisão dos bens poderia por em risco. Iniciada pelo Marquez do Pombal e aprofundada por Mouzinho da Silveira, a vinculação dos Morgados, veio a ser abolida em 1863, permanecendo tão só os morgadios populares, em certas zonas do país. Estudos indicam que em certas áreas do Minho este sistema se manteve até meados do séc. XX.
BRASÃO DE ARMAS De vermelho, uma torre de prata. Vermelho simboliza Marte, o Deus da Guerra, denota fortaleza militar, Magnanimidade e Honra. Prata simboliza a Lua, denota obediência. Paz, Pureza, Inocência e Integridade.
TIMBRE A torre do escudo
ORIGEM Portugal

(1) Instituições de Direito Civil Português, Lisboa, 7.ª Edição, 1907.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Morgado

#322590 | annacat | 07 fev 2013 02:53 | Em resposta a: #237312

Também sou Morgado do lado do pai, mas de Ponte de Lima e gostava de saber algo mais acerca dos meus antepassados

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#368447 | karmen10 | 21 abr 2016 03:13 | Em resposta a: #156974

Boa noite,
Gostaria de saber se alguém posso me ajudar, eu estou a procura de mais dados sobre meus antepassados pra tirar a tão sonhada cidadania portuguesa, meu Tataravo veio para Brasil e não sei quando exato,so algumas possíveis datas de relatos familiares seu nomer era Jose Alves Ferreira e seua pais Domingo Alves Ferreira e Maria Fernandes Morgado. ..porem so seu que são porrugueses e nos documentos que tenho não fala onde nasceu nem nada.

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#373218 | Margopin | 17 ago 2016 14:46 | Em resposta a: #156974

Olá meu nome é Marcelo e moro no Brasil, meus pais são portugueses e minha avó paterna tem o sobrenome Morgado.Eu achei o Batismo dela através do site etombo.com e verifiquei que o avô dela se chamava Antônio Pereira Morgado, ou seja, o mesmo sobrenome do bisavô de sua esposa (Pereira Morgado), pode ser que eu tenha algum parentesco distante de sua esposa. A minha avó era de Vila Real, Conselho de Peso da Régua, Freguesia de Sedielos.
Se ajudar o nome da minha avó era Maria Rosa Morgado, filha de Philomena Rosa Morgado e neta como ja mencionado acima de Antônio Pereira Morgado e Caetana Rosa.
Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#373220 | saintclair | 17 ago 2016 15:58 | Em resposta a: #373218

-
Marcelo;
Pode transcrever p.f. o assento nascimento de sua avó.
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#420290 | Morgado30 | 27 dez 2019 16:43 | Em resposta a: #156974

Meu nome e Helen Carolina Wanderley morgado sou a bisneta de Manoel Pereira morgado júnior por favor entrar em contato pelo telefone 21972025717 moro no rio de janeiro tenho documentos de comprovação e tenho interesse em saber minhas raízes pra tirar minha dupla cidania

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#420291 | Morgado30 | 27 dez 2019 16:46 | Em resposta a: #156974

Eu sou bisneta de Manoel Pereira morgado júnior e Julieta dos santos morgado moro no rio de janeiro e tenho tenho interesse nas minhas origens para comprovar minha dupla cidadania entrar em contato pelo número 55 21972025717 tenho o documento de comprovação

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#420293 | Morgado30 | 27 dez 2019 16:55 | Em resposta a: #221605

Moro no rio de janeiro meu nome e Helen Carolina Wanderley morgado sou bisneta de Manoel Pereira morgado júnior e filha de hélio pereira morgado júnior entrar em contato 55 972025717

Resposta

Link directo:

Familia Morgado

#440174 | Rita Cristina | 26 mar 2022 00:33 | Em resposta a: #373218

Prezado Marcelo, parece que temos muito em comum. Meu nome é Rita Cristina Dias da Costa Vargas e estou buscando a cidadania portuguesa por meio de meu avô paterno, português, MARIO TEIXEIRA DIAS DA COSTA. Não encontrei registros sobre a freguesia que teria ele nascido. Com isso, conto apenas com as informações de minha bisavó Maria da Conceição Dias, que é filha de Antonio Morgado e Caetana Rosa. Ante essas evidências, tanto Vila Real, Conselho de Peso da Régua, Freguesia de Sedielos, na regiao Trás os Montes, lugar de origem da família Morgado e também em que há muitos membros da família Teixeira, quanto os nomes de Antonio Pereira Morgado e Caetana Rosa me dão a esperanca de chegar ao registro de nascimento de meu avô. O nome de meu bisavô é Eduardo Teixeira Dias da Costa. Meu pai tem esse mesmo nome completo. São, pois, os pais de Mário Teixeira Dias da Costa, meu avô.
Por essas razões, penso que Antônio Pereira Morgado e Caetana Rosa compõem de alguma forma uma árvore genealógica que nos é comum em alguma medida. Assim, gostaria de saber se poderíamos trocar mais informações sobre essas coincidências. Fraterno abraço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 16:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen