Origem do Apelido Pólvora

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origem do Apelido Pólvora

#157140 | polvora | 24 mai 2007 08:56

Gostaria de saber informações sobre a origem do apelido "Pólvora".
Possuo este apelido, com antepassados da zona do Couço - Coruche.

Agradeço, desde já, a vossa atenção.

Sónia

Resposta

Link directo:

RE: Origem do Apelido Pólvora

#157146 | duarte1968 | 24 mai 2007 09:50 | Em resposta a: #157140

a familia povora existe na amoreira - obidos, mas parece-ma que vinham de lisboa, freguesia dos anjos. Serão familia? Cumprimentos.
Horta

Resposta

Link directo:

RE: Origem do Apelido Pólvora

#157230 | polvora | 25 mai 2007 10:56 | Em resposta a: #157146

Provavelmente, até podemos pertencer à mesma família. A minha dúvida, é se o apelido "Pólvora", já de si bastante original, teve origem em alguma pessoa ou núcleo restrito de pessoas, por alcunha ligada possivelmente a uma actividade profissional (?), tendo depois a sua descendência estendido-se por Portugal e quem sabe além mar.

Cumprimentos

Sónia

Resposta

Link directo:

RE: Origem do Apelido Pólvora

#157302 | RCR | 25 mai 2007 18:37 | Em resposta a: #157230

Cara Sónia

É bem capaz de ter razão sobre a origem do apelido - alcunha/profissão.
Em Sesimbra existem pessoas de apelido Pólvora.
Em 1840 existia pelo menos uma pessoa com esse apelido, mas recuando umas décadas já não se encontra tal apelido - é bem possivel que tenha derivado de uma alcunha - quem tratava da pólvora nas naus?
Os Fouto Pólvora que aqui encontra na base de dados estão provavelmente ligados a Sesimbra, uma vez que outras pessoas dessa família são de lá naturais.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Origem do Apelido Pólvora

#157499 | duarte1968 | 28 mai 2007 10:11 | Em resposta a: #157230

Com frequência tais apelidos provinham de alcunhas. Talvez que se recuar no tempo e encontrar mais antepassados consiga obter uma resposta, e encontrar um antepassado que não tinha esse apelido.
Procurei um dia um que tinha nascido salvo erro em 1911 mas os registos desse ano estavam um bocado em mau estado. Ainda tentarei no próximo mês na Torre do Tombo, nos anteriores a 1911.
Cumprimentos
Horta

Resposta

Link directo:

Origem do Apelido Pólvora

#352625 | JADP1258 | 02 dez 2014 23:19 | Em resposta a: #157140


PÓLVORA

Também eu sou um Pólvora e neto de um Gomes Pólvora, que por sua vez é quarto neto de um Gomes Pólvora.
Portanto, até ao meu pai todos os meus ascendentes do sexo masculino deste ramo da família, herdaram os Apelidos Gomes Pólvora.
Das investigações genealógicas que realizei, descobri que os meus ascendentes de Apelido Gomes Pólvora derivam de José Gomes Preto da Pólvora de Sesimbra, apesar de desconhecer todos os seus descendentes diretos.
Pelo menos um seu filho e meu ascendente, Manuel Gomes Pólvora também natural de Sesimbra e quarto avô, do meu avô paterno, adotou essa alcunha como apelido e passou-a aos seus descendentes.
As minhas investigações foram efetuadas via internet, no endereço - Arquivo Distrital de Setúbal digitarq – Paróquia de Santiago de Sesimbra. Ou seja a família Gomes Pólvora, aparece por assimilação e posterior transformação de uma Alcunha em Apelido.
Sendo de fato e apenas, um ramo dos Gomes Preto de Sesimbra, com existência e registo muito mais antigo, como se pode deduzir dos textos seguintes.
Desconhece-se origem da família dos Pretos, mas o que não oferece dúvidas é que o apelido provém de alcunha. Se teve princípio em Portugal na Espanha ou na Itália, não se sabe igualmente pois no reinado de D. João I vivia em Portugal um seu vassalo de nome Gonçalo Pires P., e em Castela Diogo P., que defendia o castelo de Melgaço, que seguia o partido castelhano.
Pode, mesmo ser que os Pretos de Portugal nenhum parentesco tivessem com os de Castela, porque a alcunha de preto foi muito vulgar, aplicando-se às pessoas de tez escura, ainda que não fossem de sangue negro.
Um dos ramos de Pretos mais antigo é o de Sesimbra onde em 23 de Agosto de 1481, morava Gomes P. o Velho, data em que D. Afonso V, atendendo aos seus serviços, o escusou de pagar peitas e fintas, além de lhe conceder outros privilégios.
Foi devota de Nossa Senhora do Cabo, D. Ana de Mendonça, comendadeira
do mosteiro de Santos (e mãe de D. Jorge) , que prometeu, segundo diz D. Jorge, ( filho bastardo do Rei D. João II) “dar por sua
devoçam os azilejos pera os altares”. Por isso, D. Jorge como mestre e filho dá
indicação ao mordomo Pêro Gomes Preto que fizesse as diligências necessárias
para que D. Ana de Mendonça fornecesse os azulejos como havia prometido.

Século XV

Gomes Preto, o moço, que tomou parte na conquista de Arzila em 1471, sendo então armado Cavaleiro
João Gomes Preto - Piloto, dono das caravelas “Santo António” e “Estrelim de Flandres”

Século XVI

Diogo Preto Olival
Diogo Preto Vaz – Armador-mandador
Estevam Preto - Capitão
Francisco Vaz Preto - mandador da armação “Balieira”
Francisco Preto - Capitão-Mór
Gomes Preto, Capitão-caraveleiro; resgatado aos mouros em 1582
Gonçalo Preto, Capitão-caval.º
João Preto
João Preto Vaz, Mestre Piloto, que andou nos mares da China
João Vaz Preto
Luís Preto – Piloto
Pedro Preto - que andou nos mares da Índia; foi um dos Capitães da armada de D. João de Castro
Rodrigo Preto - Capitaneou a caravela “St. António”

Século XVII
Álvaro Preto – Piloto
Baltazar Preto – Piloto, que capitaneou a nau “Santiago”
Baltazar da Costa Preto, Piloto
Braz Preto – Piloto
Gomes Preto – Capitão da nau “St. António”
Gomes Preto Patela – Capitão de Mar-e-Guerra
Luís Preto Marques – Piloto; resgatado aos mouros em 1647
Manuel Preto Vaz – Piloto
Policarpo Preto – Piloto dos mares de Bengala
Sebastião Preto Vogado – que se bateu na baía de Sesimbra contra um navio turco, apresando-o
João Preto Vogado – morto heroicamente em Ceilão em luta contra os holandeses
Francisco Preto - morto heroicamente em Ceilão em luta contra os holandeses
(estes três últimos eram irmãos, filhos de Estevam Preto)

Existe no entanto no Geneall um António Pereira de Sousa, boticário, da Ilha Terceira, que parece ter também recebido e transmitido a mesma Alcunha - Pólvora.

Resposta

Link directo:

Origem do Apelido Pólvora

#352645 | Tiago R de Andrade | 03 dez 2014 21:18 | Em resposta a: #157140

Sei que há uns Pólvora em Portalegre.

TRA

Resposta

Link directo:

Origem do Apelido Pólvora

#414237 | Pólvora07 | 28 abr 2019 18:11 | Em resposta a: #157140

Oi, eu me chamo Rayssa e tenho sobrenome Pólvora, eu estou muito em dúvida se eu posso ter ou não nacionalidade portuguesa ou de outro país...pois não querendo ser nem um pouco preconceituosa, sou branca de mais e meus avos eram brancos dos olhos azuis e o sobrenome pólvora, eu acho que posso ter alguma descendência..vou correr atrás disso!
Obrigada pela atenção


Rayssa

Resposta

Link directo:

Origem do Apelido Pólvora

#438555 | rodrigoasfonseca | 14 jan 2022 03:28 | Em resposta a: #157140

Peço licença para especular um pouco:

Oeiras teve uma antiga fábrica de pólvora. Em 1729, reinauguraram na região a Real Fábrica da Pólvora de Barcarena. O Museu da Pólvora Negra de Oeiras não fica tão distante de Sessimbra. Isto me leva a pensar que provavelmente havia alguma relação entre esta região fabril de pólvora e o apelido de Pedro Gomes Preto da Pólvora de Sesimbra. É possível que ele tenha atuado na produção do pó explosivo ou que ali tenha exercido algum controle.

Me parece razoável fazer tal associação, embora não tenha conhecimentos sobre o histórico do fabrico de pólvora em Portugal. Sou brasileiro e os da Pólvora e os Preto são apelidos antigos. Não os encontrei em datas posteriores a 1735.

Resposta

Link directo:

Origem do Apelido Pólvora

#438556 | rodrigoasfonseca | 14 jan 2022 03:30 | Em resposta a: #438555

Não os encontrei em datas posteriores a 1735 em minha genealogia.
Esqueci-me de especificar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen