Ajuda no AD Viana de Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões

Ajuda no AD Viana de Castelo

#157279 | pcosta | 25 mai 2007 16:44

Estou tentando confirmar e aprofundar a pesquisa sobre os meus avos.
Tenho a indicacao de que o meu avo, Ernesto Epiphanio do Amaral Albuquerque, nascido em 24 de Agosto de 1898, Minho, Viana do Castelo. Tenho informacao mas nao muito precisa, de seu pai era: Germano Adelino ado Amaral Albuquerque, casado com Elvira Candida Alves.
Qualquer ajuda seria muito bemvinda
Muito Obrigado
Paulo Ferraz Costa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana de Castelo

#157284 | Fmaia | 25 mai 2007 17:04 | Em resposta a: #157279

Carissimo,

Vou tentar ver na Segunda-Feira. Se nasceu em Viana cidade presumo que será fácil a procura porque a cidade à época só tinha duas freguesias, senão será um pouco mais difícil.
Aguarde-me aqui s.f.f.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana de Castelo

#157298 | pcosta | 25 mai 2007 18:20 | Em resposta a: #157284

Cara Maia,
Muito obrigado pela gentileza. Espero ter sorte...
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana de Castelo

#157314 | small | 25 mai 2007 21:44 | Em resposta a: #157284

Caro Maia da Fonseca
Vou abusar da sua disponibilidade, pode ser? Procuro Amadeu, de seu nome completo Amadeu Eduardo de Campos Beltrão Ferreira Viana nasceu a 30/8/1889, em Viana...não sei a freguesia, sei apenas o nome da Mãe Maria Eduarda Campos Beltrão (Ferreira Viana), a sua resposta ao confrade Costa, deu-me ânimo!
Muito obrigada e do Porto disponha

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#157396 | Fmaia | 26 mai 2007 23:16 | Em resposta a: #157314

Cara Stella:

Na 2ª Feira dou uma vista de olhos. Depois digo alguma coisa.
Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#157398 | small | 26 mai 2007 23:32 | Em resposta a: #157396

Caro Maia da Fonseca
Muito obrigada, boa sorte para a pesquisa!
Bom fim de semana

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#157650 | Fmaia | 29 mai 2007 09:10 | Em resposta a: #157398

Cara Stella:

Encontrei o assento. Envie-me o seu email s.f.f.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#157665 | Fmaia | 29 mai 2007 13:45 | Em resposta a: #157650

Cara Stella

Então é assim:

" Nº 122

Aos vinte e um dias do mês de Setembro do anno de mil oito centos oitenta e nove n'esta freguezia de Santa Maria Maior de Vianna do Castelo, diocese de Braga na igreja da Misericordia, que serve de Parochial, baptizei solennemente um individuo do sexo masculino a que dei o nome de Amadeu que nasceu n'esta freguesia as dez horas da manhã do dia trinta do mez de agosto do referido anno, filho legitimo de Antonio Candido Ferreira Vianna, empregado publico e de Dona Maria Eduarda de Campos Beltrão Ferreira Vianna, de profissão domestica, naturaes ella da Encarnação da cidade e diocese de Lisboa, e elle d'esta freguezia recebidos e parochianos na mesma, moradores na rua Nova de Santa Anna, neto paterno de Jose Antonio Ferreira Vianna e de Dona Maria da Conceição Ferreira de Oliveira e materno de Eduardo de Campos Beltrão, e de Dona Maria da Graça de Campos Beltrão.
Foi padrinho Eduardo de Campos Beltrão, casado, Tenente Coronel reformado, avaõ materno do baptizado, e madrinha a Senhora das Dores, tocando com a sua insignia Dona Maria Lucinda de Campos Beltrão, solteira, de profissão domestica os quais sei serem os proprios.
E para constar se lavrou em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os padrinhos com eles assigno.Era ut supra..."

Notas à margem:

1. Casou com Celestiana Martins, de vinte e oito anos, natural de Marmeleira - Rio Maior filha de Nazareth da Piedade, na área da terceira conservatória do Registo Civil de Lisboa no dia 14 de Julho de 1917. Boletim nº seiscentos e cinquenta e quatro, maço nº7. Em onze de Fevereiro de mil novecentos e sessenta e sete.

2. Faleceu na freguesia da Malveira, concelho de Mafra, pelas onze horas do dia 14 de Janeiro. Boletim nº mil seiscentos e cinquenta e cinco, maço nº7. Em onze de Fevereiro de mil novecentos e sessenta e sete.

É isto o que me apraz dizer. Se quizer a cópia é só dizer.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Paulo Ferraz Costa

#157666 | Fmaia | 29 mai 2007 13:54 | Em resposta a: #157665

Carísssimo

Com os dados que me indicou não encontrei nada nos assentos de baptismo para Santa Maria Maior e Monserrate, freguesias de Viana do Castelo cidade.
No dia 20 de Agosto de 1898 existe um Ernesto - por sinal o único no espaço temporal de cinco anos - filho de Domingos Luis Alves, artista e de Josepha Lopes, domestica neto paterno de João Luis Alves e de Maria Josepha e materno José Lopes e Maria Rosa Rodrigues.
Verifique melhor a freguesia porque para Viana existem umas dezenas de freguesias.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#157687 | small | 29 mai 2007 17:53 | Em resposta a: #157650

Caro Maia da Fonseca

Muito obrigada. O meu mail é stellaleixoarrobaiolpontopt.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Para Paulo Ferraz Costa

#157690 | Coronel | 29 mai 2007 18:14 | Em resposta a: #157666

Caro Confrade Maia da Fonseca

Aproveitando este tópico e a sua possível disponibilidade, atrevo-me a solicitar-lhe um grande favor, junto do ADVCastelo.
Resido em Lisboa e antes de me deslocar até Viana (o que inevitávelmente irá acontecer), gostaria de já levar a "ponta" da meada.
Ancestrais regressados ao Reino (a partir do Brasil) em 1752, foram então assistir em S. Julião da Silva , tendo anos mais tarde os seus descendentes fixado residência em Lisboa.
Em 1819, no testamento do meu 7º avô, é referido que "...os bens de raiz que me pertenceram por óbito de meus pais,na província do Minho..." , foram por ele legados às sobrinhas, filhas de uma irmã (suponho que ainda lá residentes).
Ora bem, expostas as permissas e pedindo desculpa pelo "lençol", o que pertendia realmente saber era se no Arquivo em apreço, existem relações nominais de testamentos e caso afirmativo, se nelas figura algum dos seguintes apelidos:
- Rangel de Macedo
- Pereira Rangel
- Fernandes de Barros

Grato pela sua atenção, os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Para Paulo Ferraz Costa

#157696 | Coronel | 29 mai 2007 19:22 | Em resposta a: #157666

Caro Confrade Paulo Ferraz da Costa

Peço desculpa por inadvertidamente ter colocado uma questão, numa resposta que lhe era enviada, em vez de o fazer no tópico geral.

Com os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Para Luís Faria de Sousa

#157749 | Fmaia | 30 mai 2007 10:11 | Em resposta a: #157690

Caro Luís Faria de Sousa:

Durante a semana vou tratar do assunto, ok?

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Paulo Ferraz Costa

#158127 | pcosta | 02 jun 2007 13:33 | Em resposta a: #157666

Caro Maia da Fonseca,
Muitissimo obrigado pela sua gentileza. A outra possibilidade e de que ele tenha nascido em Melgaco do Minho. Bem perto da fronteira com a Espanha. Saberia me dizer quais as possiveis frequesias?
Agradeco antecipadamente pela seu gentileza. Eu vivo em Connecticut, nos EUA e eventualmente planejo visitar essa regiao.
Muito, muito, obrigado
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Para Paulo Ferraz Costa

#158131 | Samuel C O Castro | 02 jun 2007 14:21 | Em resposta a: #158127

Estimado Paulo,

No primeiro link acima Pesquisar "verde", se escrever Melgaço e alterar para Mapa, você chegará no Mapa e nas Freguesias de Melgaço em http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=250 .

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#158416 | Célia Cristina | 05 jun 2007 01:27 | Em resposta a: #157650

Caro Maia da Fonseca,
Posso abusar da sua boa vontade e contar com sua ajuda em uma próxima ida no Ad Viana do Castelo? Gostaria muito de descobrir os nome dos avós maternos e paternos do meu avô Manuel Fernandes, filho de Domingos Fernandes e Maria Barbosa da Conceição e nascido em 29/07/1903 Arcos de Valdevez/Eiras. Moro no Brasil e não conheço ninguém, em Portugal, que possa me ajudar.
Desde já, muito obrigado!

Cumprimentos
Cristina

Resposta

Link directo:

Correcção

#158424 | Célia Cristina | 05 jun 2007 02:43 | Em resposta a: #158416

Nascimento Manuel fernandes 29/07/1901

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#158460 | Fmaia | 05 jun 2007 09:57 | Em resposta a: #158416

Para a Celia Cristina

Ainda não tive disponibilidade de me deslocar ao Arquivo.
Quando lá for não me esquecerei.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Stella

#158559 | Célia Cristina | 06 jun 2007 00:57 | Em resposta a: #158460

--------------------------------------------------------------------------------

Caro Maia da Fonseca,
Muito obrigado pela sua gentileza! Estarei, daqui, torcendo por novas e boas novidades.
Preciso corrigir um erro de data: 29/07/1901 foi o nascimento do avô Manuel Fernandes, 1903 foi o ano da morte da mãe dele Maria Barbosa da Conceição.

Cumprimentos
Cristina


P.s.: Maia da Fonseca, fiz uma grande besteira e ao invés de responder criei um novo tópico. Me desculpa pela maior confussão criada.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana de Castelo

#158569 | fertelde | 06 jun 2007 03:49 | Em resposta a: #157284

Estimado Maia da Fonseca:

Venho de novo pedir-lhe ajuda para ver se me consegue localizar a estes antepassados:

-António de Castro Soares de Azevedo, n. c. 1802, Viana do Castelo, Frg. Stª Mrª Maior, era filho de:
- Francisco Tomás (de Castro Soares) n. c. 1770 em Stª Mª Maior (Colegiada) Viana do Castelo e de sua mulher
-Engrácia Maria (de Azevedo Castro), n.c. 1770 Besteiros, Amares .-
Ponho os nomes entre parentesis, pois nâo sei se os apelidos estâo trocados.
Agredecido de antemâo,
Fernando Leite V.

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#158588 | Fmaia | 06 jun 2007 10:42 | Em resposta a: #158559

Estimado confrade:

Está "entregue".
Ainda não me foi possível a deslocação ao Arquivo, por tal forma o pedido relativo aos seus parentes de Caminha ainda não teve sequência. Agradeço-lhe tenha um pouco mais de paciência.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Celia Cristina

#158590 | Fmaia | 06 jun 2007 10:43 | Em resposta a: #158559

Carissima:

Está "entregue".

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana de Castelo

#158611 | procha75 | 06 jun 2007 14:42 | Em resposta a: #157284

Prezado Maia da Fonseca,

Resido em Lisboa pelo que se torna dificil aceder ao Arquivo de Viana do Castelo.
Correndo o risco de não me poder ajudar, solicitava-lhe ajuda no ADViana do Castelo no sentido de localizar o assento casamento (e respectivos dados nele contido) dos meus quintos-avós.
Assim, para o caso de me poder valer neste caso (e estou esperançado nisso), passo a indicar os dados que possuo:
- A minha trisavó, Luísa Antunes foi baptizada em 1853-Jun-26 (n. 25) na freguesia de São João de Vila Chã, Ponte da Barca; e é dita filha natural de Maria Antunes, solteira, natural da freguesia de Vila Nova de Muía. No mesmo registo de baptismo é dita neta materna de António Antunes e de Rosa Antunes, da freg. Vila Nova de Muía.
Apesar de esforços no sentido de localizar o casamento de António Antunes com Rosa Antunes, tal não foi levado a bom termo, pelo que agora lhe pediria ajuda neste sentido. Penso que, eventualmente, localizando-se o baptismo da dita Maria Antunes a tarefa se torne mais fácil.
Agradeço antecipadamente em tudo o que me possa ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha
( procha_1975@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro Rocha

#158620 | Fmaia | 06 jun 2007 15:56 | Em resposta a: #158611

Caro Pedro Rocha:

Conforme tenho respondido aos outros confrades, o mesmo se torna extensivo a si.
De momento torna-se imprevisível adiantar-lhe datas, de qualquer forma quando tiver uma oportunidade não me esquecerei.
Tinha a intenção de me deslocar ao Arquivo esta manhã, mas, um acidente na ponte, inviabilizou qualquer vontade de lá ir tal era a fila de espera que aquele provocou, e, o tempo era escasso.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro Rocha

#158683 | procha75 | 06 jun 2007 22:06 | Em resposta a: #158620

Prezado Maia da Fonseca,

Agradeço a sua resposta.
Se não for incómodo, tendo em conta que em data próxima não me deslocarei ao ADViana do Castelo, aceitarei a sua oferta para quando tiver oportunidade de se deslocar ao dito arquivo.

Obrigado.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Para Celia Cristina

#158848 | Fmaia | 08 jun 2007 18:03 | Em resposta a: #158683

Cara Celia Cristina

Então é assim:

"No primeiro dia do mez de agosto d'este anno de mil novecentos e um, n'esta egreja de Stª Comba d'Eiras Arciprestado dos Arcos e Arcebispado de Braga Primaz, baptizei solennemente um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de Manoel que havia nascido no dia vinte e nove do proximo passado mez de Julho filho legitimo de Domingos Fernandes, alfaiate, e sua mulher Maria Barbosa do lugar do Eirado d'esta freguezia, netto paterno de Joaquim Fernandes e de Maria Joanna Pereira do lugar de Barro d'esta freguezia, e materno de Jose Barbosa e de Maria da Conceição da freguezia d'Aboim das Choças. Foram padrinhos Francisco Fernandes Galvão, viuvo, e Luisa, solteira, criada de João do rio ambos do lugar do Barro d'esta freguezia. Para constar lavrei em duplicado este assento, o qual depois de lido e conferenciado perante os padrinhos, o assigno com este hoje em Eiras no 1º d'Agosto de 1901.
O Abb.e Jose de Brito Galvão

É o que se me oferece dizer a respeito.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#158850 | Fmaia | 08 jun 2007 18:15 | Em resposta a: #158848

Estimado Fernando Leite Velho

Tem a certeza de que o Antonio de Castro Soares de Azevedo nasceu em Santa Maria Maior em 1802?
Já procurei no Arquivo desde 1797 até 1813 e nada consta. Só se me escapou à leitura. Não seria outra freguesia?
Tambem procurei Franciscos por volta de 1770 mas não consigo grande coisa a não ser que soubesse os nomes dos pais - era uma grande ajuda - , no entanto era isso que o amigo queria saber, não é?
Diga qualquer coisa porque vou continuar a tentar.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#158865 | fertelde | 08 jun 2007 23:39 | Em resposta a: #158850

Estimado Maia da Fonseca:
O que tenho è:
" V.3- Ignácia da Cunha Rego, nasceu a 06 de Maio de 1804, na paróquia de Seixas, concelho de Caminha e foi batizada a 13 do mesmo mês e ano na Igreja de S. Mª de Argella, termo de Caminha, tendo sido padrinhos Felis Pereira da Silva Berena Fagundes, Tenente Coronel Ajudante do Guarda-Mor da dita Provincia de Viana, por seu procurador António José Gomes da Cunha Rego, da freguesia de Caminha e o abade de Argella, que com a coroa de Nª Sª de Belém tocou a batizada.
Casou com António José de Castro Soares de Azevedo, que foi Escrivâo Chanceler e promotor da Comissâo da Comarca de Viana do Minho, nasceu em Viana do Castelo, freguesia de S. Mª Maior c. 1764, era filho de Francisco Thomás de Azevedo, n.c. 1740 natural da freguesia de Stª Maria Maior ( Colegiada e Matriz) e de Engrácia Maria de Castro Soares, n.c. 1744, natural da freguesia de Besteiros, Vila de Amares...

António José de Castro Soares de Azevedo: PT-TT-RGM/06/137210, de 09.03.1780, D. Maria I, liv.8(2),fl.213v, Escrivâo da Correiçâo e outros em Viana; RGM/06/100815, de 25.02.1786, D. Maria I, liv.8,fl.211, Serventuário ao oficio de Escrivâo Chanceler da Comarca de Viana ; RGM/06/100814, de 21.07.1790, D. Maria I, liv.8,fl.211, Escrivâo Chanceler e promotor da Comissâo da Comarca de Viana do Minho, c.c. Inácia da Cunha Rego.

Peço desculpa pelo erro de datas e por ter feito perder- lhe tempo. A freguesia está bem, mas a data nâo foi correctamente.
Assim as buscas estariam cerca de 1764 e nâo o que indiquei por erro 1802, influenciado por ter visto apenas a data de nascimento de sua mulher...

Imensas desculpas.

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#158880 | Fmaia | 09 jun 2007 02:21 | Em resposta a: #158865

Estimado confrade:

O meu interesse reside em poder ajudar o amigo no melhor que puder. Sucede por vezes - e tomara que fossem poucas, a quem tem este " bichinho" entranhado - mas acabamos por ultrapassar com mais ou menos dificuldade.
Na 2ª feira retorno ao Arquivo e dir-lhe-ei algo.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#158887 | fertelde | 09 jun 2007 04:42 | Em resposta a: #158880

Caro Maia da Fonseca:
Agradeço a compençâo; mais uma vez as minhas desculpas.
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160211 | Fmaia | 20 jun 2007 12:54 | Em resposta a: #158865

Estimado Fernando

Então é assim:

"Antonio filho legitimo de Francisco Thomas de Oliveira Rego e de Dona Engracia Maria Vicencia de Castro meus fregueses moradores na praça das .... neto paterno do Capitão Alves de Oliveira Rego e dona Thereza de Seixas Pereira desta villa, materno de Manoel de Barros de Azevedo e Dona Custodia Soares Pereira da freguezia de São Paio de Besteiros nasceu aos vinte e sete de Agosto de mil e setecentos e sessenta e dous foi baptizado nesta Collegiada aos seis de Setembro do mesmo anno pelo Reverendo digo por mim Arcipreste Cazemiro da Silva. Forão padrinhos Manoel José de Castro Soares e Barros e Dona Catharina Josepha por procuração que apresentou o Reverendo José Pereira Seixas e Oliveira Rego todos tios do bartizado em verdade do que fiz este assento...."

Quanto ao pai, Francisco Thomaz, não encontrei nada tanto na Colegiada como na Matriz. Provavelmente o cansaço tambem não é bom conselheiro, e, já estava há bastante tempo em pesquisas. De qualquer das formas agradecia que me confirmasse se este Francisco é de Viana.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Luis Faria de Sousa

#160212 | Fmaia | 20 jun 2007 13:06 | Em resposta a: #157696

Caro confrade

Estive no Arquivo e constatei o seguinte:

Não existem relações nominais de testamentos e verifiquei a existência de cinco fichas para Valença.
Cada ficha contém em média 15 (quinze) livros, por conseguinte, a procura é de elevado grau de dificuldade o que a torna morosa.
Gostaria de lhe ter sido mais prestável mas o tempo disponível é muito exíguo.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160218 | Fmaia | 20 jun 2007 13:30 | Em resposta a: #160211

Estimado:

Correcção - onde se lê Capitão Alves...... dever-se-à ler Capitão Andre Alves....
Amanhã mando cópia digitalizada

Mcumptos,
Maia da fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Luis Faria de Sousa

#160229 | Coronel | 20 jun 2007 14:19 | Em resposta a: #160212

Caro Confrade Maia da Fonseca

Renovo os meus agradecimentos pela sua disponibilidade.
Viana vai assim ser um incontornável destino de "férias" (irei juntar o útil ao agradável).

Com os meus melhores cumprimentos e ao dispor,

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160236 | Samuel C O Castro | 20 jun 2007 15:20 | Em resposta a: #160218

Estimado Maia da Fonseca,

Dentro de sua disponibilidade de tempo, peço sua gentileza de verificar no livro de BATISMO, em data de 7.8.1744 (nasceu em 1.8.1744), de São Pedro Fins de Parada, Concelho de Coura, se encontra o registro de Joaquim (Pereira de Castro), meu pentavô, filho de D. Caetana Luísa Trancoso de Lira e de Francisco Soares da Cunha. Foram seus padrinhos: Joaquim Pereira de Castro e Maria Madalena (filha de Antônio Trancoso de Lira). Caso localizar, por ser de extrema necessidade de um documento que procuro há mais de 10 anos, que irá corrigir toda uma pesquisa, peço sua gentileza, se possível, enviar-me cópia simples pelo correio para o endereço abaixo.

Se houver possibilidade, também tenho grande interesse em saber a ascendência de seus padrinhos: Joaquim Pereira de Castro e Maria Madalena (filha de Antônio Trancoso de Lira).

Se possível, ainda, ver no Testamento de 31.3.1784, da D. Caetana Luísa Trancoso de Lira e, em algum Processo de Inquirição de Gênere, ou outro Processo, em nome do padre Antônio Luís Trancoso de Lyra, da Casa de Igreja, se faz menção a outros filhos do casal (Caetana / Francisco), cujos dados também serão muito bem recebidos e aproveitados.

Deixo o meu muitíssimo obrigado pelo que for possível auxiliar-me. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro
Rua Eliazar de Menezes, 240
Jardim Silva Melo
15400-000 - Olímpia – SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#160251 | Fmaia | 20 jun 2007 17:28 | Em resposta a: #160236

Estimado Samuel de Castro

Hoje reservei parte do dia para ir ao Arquivo, e, quando saí para almoçar dei uma vista de olhos ao Forum tendo reparado na sua msg em que referia o José Pereira de Castro e não sabia dos ascendentes,isto para o Bico - Paredes de Coura.
Fiquei com a anotação para tentar deslindar, depois de almoçar, esta sua pretensão.
No Arquivo, não encontrei os livros porque foram retirados à consulta e os leitores de microfilmes estavam ocupados.Assim, em tempo útil, não lhe posso ser prestável nesta questão.
Quanto ao que me pede, porque só agora li a msg, logo que me seja possivel a deslocação ao Arquivo concerteza não me esquecerei.

Melhores cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#160253 | Fmaia | 20 jun 2007 17:39 | Em resposta a: #160251

Estimado Samuel de Castro:

Não prefere cópia digitalizada? Se assim for, logo que tenha acesso aos documentos faço a digitalização em alta resolução e enviar-lhos-ei por email.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160257 | fertelde | 20 jun 2007 18:15 | Em resposta a: #160211

Estimado Maia da Fonseca:

Obrigadissimo pela pesquisa.
Pois tenho que ver com calma o que tenho sobre Francisco Thomás de Oliveira Rego para saber onde nasceu exactamente, (se è que tenho algo), mas vejo as várias coincidencias neste acento que me envia e noto que os avós paternos eram da mesma vila os maternos de Besteiros. Também vejo que o Reverendo que representou à madrinha era também tio do batizado e estava em Viana, portanto as pistas è que seriam todos de Viana do Castelo.

Melhores cumprimentos e uma vez mais o meu obrigado,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#160266 | Samuel C O Castro | 20 jun 2007 19:28 | Em resposta a: #160253

Estimado Maia da Fonseca,

Caso localizar o registro procurado, para corrigir dados publicados tenho intenção de fazer uma referência de correção e publicar o referido registro em futura nova obra, se Deus assim o permitir. Poderás me enviar da forma em que os dados venham em boas condições para a finalidade proposta. Se por e-mail, estou disponibilizando o meu ao solicitar seu contato. Se por caso conheceres alguém que pesquise os Castros, no ADVC, peço-lhe o favor de disponibilizar a eles meu e-mail e peças-lhes a gentileza de contatarem-me.

Fico-lhe muito grato pela disponibilidade, a qual parabenizo-o pela exemplar atitude. Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#160355 | Fmaia | 21 jun 2007 11:15 | Em resposta a: #160266

Estimado Samuel de Castro

Numa proxima oportunidade, que espero seja breve, deligenciarei no sentido de obter o que procura.
Entretanto, posso adiantar-lhe que conheço muito bem um seu parente , Alberto Magno Pereira de Castro, major da Guarda Nacional Republicana na reserva e ex Presidente da Câmara de Valença do Minho, o qual encontro algumas vezes no ADVC fazendo pesquisas. É um estudioso dos seus ancestrais e do proprio Alto
Minho. De trato fino e vasta cultura, creio ser a pessoa indicada para o ajudar nos casos mais "bicudos".
Se necessitar do seu contacto, quando me encontrar com ele, dir-lhe-ei algo a respeito.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#160363 | Samuel C O Castro | 21 jun 2007 12:46 | Em resposta a: #160355

Estimado Maia da Fonseca,

Quanto ao Major Alberto Magno, que inclusive está finalizando uma obra para publicação, tenho mantido contato com ele via carta. Não sei se ele está familiarizado com a net. Caso mantiver contato com ele, por favor, peço confirmar se ele ou algum filho utiliza desse meio mais rápido e instantâneo, podendo fornecer-lhe meu e-mail que lhe disponibilizei.
Aí no ADVC poderás conhecer minha obra "Castro - Tesouro de Família", cujo exemplar enviei e, inclusive, o Major já conhece.
Muito grato pelo retorno e disponibilidade. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160395 | fertelde | 21 jun 2007 17:26 | Em resposta a: #160218

Estimado Maia da Fonseca:
Sim, è André Alves, agradeço a correcçâo. Por outro lado confirmo os datos:

António José de Castro Soares de Azevedo, que foi Escrivâo Chanceler e promotor da Comissâo da Comarca de Viana do Minho, nasceu em Viana do Castelo, freguesia de S. Mª Maior a 27.08.1762, era filho de Francisco Thomás de Azevedo, n.c. 1738 natural da freguesia de Stª Maria Maior ( Colegiada e Matriz)e de Engrácia Maria de Castro Soares, n.c. 1744, natural da freguesia de Besteiros, Vila de Amares.

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160397 | fertelde | 21 jun 2007 17:58 | Em resposta a: #160236

Estimado Samuel O. Castro:
Para Paredes do Coura, busque por um motor de busca o Magazine de Coura, onde há uma série de Efemérides antigas, muito interessantes do ponto de vista genealógico, onde consegui rastear uma série de familiares...
Merece a pena perder tempo rasteando em todos os volumes do Coura Magazine.

Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160579 | fertelde | 22 jun 2007 23:07 | Em resposta a: #160253

Estimado Maia da Fonseca:
Fico entâo à espera que me envie por e-mail a fotocópia do acento de nascimento de António.

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160624 | Samuel C O Castro | 23 jun 2007 13:33 | Em resposta a: #160397

Estimado Fernando,

Muito obrigado pela dica, da qual já tinha conhecimento e, inclusive, já montei um documento de tudo o que ali consta sobre os Castros, muita coisa interessantíssima por sinal. Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160719 | Samuel C O Castro | 24 jun 2007 12:13 | Em resposta a: #160257

Estimado fernando,

Em retribuição à sua atenção aos meus, que muito agradeço, estou tentando auxiliá-lo aos seus Castros, que também é de meu interesse. Veja abaixo o que consta em minha base, também pendente de achar o entroncamento do parentesco indicado:

Joana Maria Margarida de Castro Sousa e Menezes N-1.7.1720 Paderne - Res. na Quinta de Galvão, na Freg. de Santa Maria da Porta, Melgaço. Herdou de sua mãe os prazos do Outeiro, Vieiro e Cividade, no Couto de Paderne. C-10.3.1756 ou 1757, em Paderne. Separata BTH, pg. 198 (ou C-Besteiros, junto à ponte do porto, cfe. OMLGM, pg. 347)
Esposo: Manuel José de Castro Soares de Barros – Primos ??? - Sr. do morgado de Carvalho, Besteiros, em Amares e da Casa da Torre, em Paderne - (Filho do Capitão Manuel de Barros Azevedo e de Custódia Soares Pereira de Castro, da Freguesia de S. Paio de Besteiros, Concelho de Amares; neto materno de Brás Soares Pereira e de Maria da Cunha, da Freguesia de Santo Estevão de Valença). Fhs:
1) Bento de Castro - Sr. do Morgado de Carvalho, em Besteiros.
2) Antônia - 3) Francisca - OMLGM pag 347

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160763 | Fmaia | 24 jun 2007 18:44 | Em resposta a: #160579

Estimado Fernando:

Estava convencido que já tinha enviado. Neste momento encontro-me em Lisboa e não tenho comigo a pasta.
Terça-Feira estarei em Viana e enviar-lhe-ei conforme prometido.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#160764 | fertelde | 24 jun 2007 19:09 | Em resposta a: #160763

Caro Maia da Fonseca:

Agradecido, entâo cá fico aguardando.

Melhores cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160769 | fertelde | 24 jun 2007 19:48 | Em resposta a: #160719

Estimado Samuel de Castro:

Agradeço imenso ter-me disponibilizado esta informaçâo. Assim mesmo, ainda que Joana Maria Margarida de Castro Sousa e Menezes, nâo entronca directamente com os meus directos , sim que estou interesssado em "saber" se efectivamente seria prima do seu esposo Manoel J. de Castro Soares de Barros...
Estas conecçôes e casamentos familiares estâo a interessar-me cada vez mais, pois vejo por aí uma certa preocupaçâo de unificaçâo patrimonial... que pode ajudar logo em outras pesquisas, ao entender-mos como funcionavam estes interesses e transmissôes de bens.-

Desconfio por outro lado, ao ver que tem um primo pesquisando as mesmas familias, que nos aproximamos cada vez mais ao entroncamento familiar dos seus e meus Castro. Será assim?

Bem, como estou a disponibilizar tudo na minha página pessoal, aqui está a direcçâo para ver os Castro que tenho na minha familia, para que possa eventualmente colocar-los na sua grande base de datos:

http://genealogia.netopia.pt/1052/

Abraço,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160775 | fertelde | 24 jun 2007 20:43 | Em resposta a: #160719

Caro Samuel de Castro:

Venho de novo para perguntar-lhe, se nâo tem apontado na sua base de datos, quem eram os avós paternos de Manuel José de Castro Soares de Barros.

Abraço,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160930 | Samuel C O Castro | 25 jun 2007 23:46 | Em resposta a: #160775

Estimado Fernando,

Em minha Grande base dos Castros já tenho próximo de 1.000 casamentos entre primos, sendo assim considerados por terem ascendentes comuns em alguma geração, podendo ser dos mais variados graus de consanguinidade. No caso do casal constante de sua mensagem ainda não consegui estabelecer esse parentesco, mas haveremos de chegar lá. Realmente nos aproximamos cada vez mais ao entroncamento familiar dos seus e os meus Castros.
Em minha base não cosntam os avós paternos de Manuel José de Castro Soares de Barros.
Faço votos que, com as informações que lhe informei, facilite o FMaia a localizar a ascendência das pessoas de nosso interesse comum.
Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160938 | fertelde | 26 jun 2007 02:44 | Em resposta a: #160930

Caro Samuel de Castro:
Na su mensagem anterior, informava-me do casamento de Joana Maria Margarida de Castro Soares de Sousa e Menezes com Manuel José de Castro Soares de Barros, em que punha uma interrogante se seriam primos...
Algum destes está na sua base de datos, ou sâo apontamentos soltos, ainda sem entroncar?

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel Castro

#160961 | Fmaia | 26 jun 2007 14:43 | Em resposta a: #160236

Estimado Samuel Castro:

O livro de Parada - Paredes de Coura, para a data pretendida, foi retirado à consulta, e, o leitor de microfilmes que possibilita a fotocópia encontra-se avariado.Isto, inviabilizou lhe pudesse enviar o registo.
De qualquer das formas, pedi à técnica do Arquivo (Directora, Técnicos Superiores e Técnicos, são do que melhor se encontra no serviço público), que, com a maior brevidade possível, me resolvesse o assunto.
Depois dir-lhe-ei mais alguma coisa.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel Castro

#160968 | Samuel C O Castro | 26 jun 2007 15:32 | Em resposta a: #160961

Estimado Maia da Fonseca,

Tudo bem, vamos aguardar que o livro volte a ficar disponível e que os técnicos recuperem o equipamento, para que você possa atender me pedido, o que muito lhe agradeço. Fico no aguardo. Muitíssimo obrigado pelo retorno. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160970 | Samuel C O Castro | 26 jun 2007 15:47 | Em resposta a: #160938

Estimado Fernando,

A Joana Maria C S S M etá entroncada junto aos demais da minha base. Já a linhagem do marido Manuel José C S B não está. Dele consta na base e lhe informei, o que tenho dos ascendentes dele, como pendência de entroncamento, que costumo colocar para facilitar futura ligação com os demais da base, ou seja, estabelecer o parentesco.
Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#160972 | fertelde | 26 jun 2007 16:22 | Em resposta a: #160970

Estimado Samuel Castro:
Pode facilitar-me os pais e avós de Joana Maria CSSM?
Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#161067 | Samuel C O Castro | 27 jun 2007 12:44 | Em resposta a: #160972

Estimado Fernando,

Remeti para seu e-mail do hotmail a ascendência da Joana Maria CSSM.

Caso você tiver dados da descendência dela além da que lhe informei, peço sua gentileza de disponibilizar-me para eu incluir na base.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#161095 | fertelde | 27 jun 2007 17:02 | Em resposta a: #161067

Caro Samuel de Castro:
Acabo de ler os datos que me enviou e que muito agradeço. Estamos investigando dentro das mesmas familias, mas ainda nâo há mais que um ponto comum entre Manuel José de Castro Soares de Barros e sua irmâ Engracia Maria Vicencia de Castro Soares, se bem há coincidencias de apelidos na ascendencia de Joana Maria, o que nos leva a supor, e como muito bem aponta ,o caro Samuel de Castro, que poderiam ser primos.
Nâo tenho qualquer estudo sobre os filhos de Joana Maria c.c. Manuel José. O meu interesse vai para o ramo da irmâ do Manuel José, do qual descendo, e onde vou centrar a atençâo a partir deste momento.

Fica pois o meu agradecimento feito por aqui, e o manterei informado das minhas pesquisas sobre este ramo.
Por acaso, nâo conseguio informaçâo sobre Isabel de Castro c.c.Manuel Velho?
Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#161104 | fertelde | 27 jun 2007 18:40 | Em resposta a: #160763

Estimado Maia da Fonseca:
Revendo os meus apontamentos, e sómente agora "ligando" Viana do Castelo e Coura, e pela mensagem ao confrade Samuel de Castro, sobre investigaçôes em Coura, venho pedir-lhe de novo ajuda para encontrar estes acentos:

de casamento:

"D.BEATRIZ BARBOSA DE ARAÚJO LEITE VELHO, n.c. 1688. Casou em 03.12.1708 com o Dr. Baltazar Barbosa Mendes, da Casa de Nostevo, na freguesia de Formariz ( noticia do casamento in "Coura Magazine", Viana do Castelo)"
Estou buscando entroncar a Beatriz Leite Velho.-

e de nascimento de:
Engracia Maria Vicencia de Castro Soares e Barros, n.c. de 1737 em S. Paio, Besteiros, Amares, filha de Manoel de Barros de Azevedo e de Custódia Soares Pereira.
Também gostaria de pedir-lhe que pesquisasse o casamento desta Maria Vicencia com Francisco Thomás de Oliveira Rego, cerca de 1760 para Viana do Castelo, na freguesia do filho António, na esperança que o António fosse o primogenito, e ter assim a freguesia de Francisco Thomas, que anteriormente o caro Maia nâo poude localizar.-

Como estou na busca desta Beatriz Leite Velho, gostaria de perguntar-lhe pelo seguinte:
Tenho uma familiar que foi Abadessa do Carmelo aí em Viana do Castelo. Já tentei várias vezes contactar com a Congregaçâo das Carmelitas Descalças, para conhecer as origens desta Abadessa, mas nunca obtive resposta. Como poderia conhecer as origens da Abadessa, D.Constança Magalhâes Leite Velho, Abadessa do Carmelo de Viana, filha de Maria Angelina Leite Velho e de Joaquim Rodrigues Magalhâes; a 2 de Fevereiro de 1930 entrou no Carmelo, e faleceu aí em Viana com 82 anos. Por acaso o estimado Maia da Fonseca tem alguma possibilidade de conseguir informaçôes para entroncar a esta Prioresa?

Antecipados agredecimentos e com os melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#161114 | Samuel C O Castro | 27 jun 2007 22:21 | Em resposta a: #161095

Estimado Fernando,

Quanto a Felipa de Castro (e não Isabel de Castro como informaste), c. c. Manuel Velho, ainda continua pendente a ascendência dela, que também tenho interesse. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: para Samuel Castro

#162428 | Fmaia | 11 jul 2007 16:49 | Em resposta a: #161114

Estimado Samuel Castro

O amigo está a "pôr em pé de guerra" o Arquivo de Viana.
Eu próprio e metade do staff do Arquivo - para onde escreveu - andamos à procura do "seu" Joaquim P.Castro e só encontramos os irmãos.Tem a certeza que a data indicada ou a freguesia são as mesmas? De onde obteve essa informação?
Se tiver alguma informação adicional que nos possa ser útil, agradeço.
Amanhã vou continuar.

Cordiais saudações,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: para Samuel Castro

#162429 | Samuel C O Castro | 11 jul 2007 17:22 | Em resposta a: #162428

Estimado Maia da Fonseca,

Os dados que forneci foram extraídos de um Processo de Inquirição de Genere, feito em 1806, que se encontra na Cúria de Salvador, Bahia, do Padre Liberato José Pereira de Castro (B-30.1.1777, em Rio de Contas, BA), filho de meu JOAQUIM P. de C, onde diz que este último N-1.8.1744 e foi B-7.8.1744, natural da Freg. de S. Pedro Fins de Parada, Conselho de Coura, Comarca de Valença, Arcebispado de Braga. Tenho a acrescentar que o BATISMO teria sido feito por PEDRO DA MOTA FERRÃS (peço ver com o pessoal do Arquivo sobre esse nome. Seria este padre ou padrinho? Talvez facilite a busca).

Muitíssimo grato pela notícia e disponibilidade, extensivo ao pessoal do ADVC. Fico no aguardo de novidades. Fraterno abraço à todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: para Samuel Castro

#163318 | Samuel C O Castro | 24 jul 2007 18:49 | Em resposta a: #162428

Estimado Maia da Fonseca,

Recebi hoje a carta do ADVC com a informação do assento de batismo de 3 irmãos (Antônio Luís, N-22.12.1740 ; Francisca Josefa, N-12.3.1742 e, Helena Clemência, N-12.9.1747) de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro.

Mas, o principal não foi possível encontrar, pois informaram que: “o livro de registro paroquial de Igreja de Parada, do Concelho de Paredes de Coura, referente ao período compreendido entre 1726 e 1803, tem em falta a folha 46, onde, supostamente, poderá ter sido lançado o assento de batismo de Joaquim Pereira de Castro”.

Ficou-me uma dúvida, as folhas 45 e 47 estão em período próximo a 1.8.1744 a 7.8.1744 ? (Datas de nascimento e batismo do JPC).

Referindo-me às folhas anteriores / posteriores, nelas encontra-se algum PADRE com o nome de PEDRO DA MOTA FERRÁS ? (Que teria batizado o JPC).

É uma pena essa lacuna de página no livro, pois seria a únia forma de comprovar o que procuro há mais de 10 anos.

Meu pentavô Joaquim Pereira de Castro (filho de Francisco Soares da Cunha e de Caetana Luísa Trancoso de Lira, esta com ascendência Castro em minha Grande base) deve ter recebido o mesmo nome do padrinho Joaquim Pereira de Castro. Desse padrinho teria condições de descobrir a ascendência dele no ADVC?

Peço sua gentileza de agradecer, pessoalmente, em meu nome, a todo o pessoal do ADVC, em especial a Diretora Maria Olinda, onde deixo o meu muitíssimo obrigado pelos esforços empreendidos na busca das informações solicitadas. Esse agradecimento é extensivo a Você, que tenho certeza também participou e empenhou nas pesquisas. Fraterno abraço à todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro Rocha

#163796 | procha75 | 29 jul 2007 13:13 | Em resposta a: #158620

Caro Maia da Fonseca,

Agradecendo a disponibilidade que prestou em ajudar-me relativamente ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo, informo que tal já não é necessário para o caso que expus visto ter obtido a informação que pretendia.

Com os melhores cumprimentos e disponibilizando a minha ajuda (dentro das minhas possibilidades) para o que necessitar,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#163853 | fertelde | 30 jul 2007 05:19 | Em resposta a: #160763

Caro Maia da Fonseca:

De novo para pedir-lhe o favor se me pode encontrar a:
Custódia Soares Pereira de Castro n.c. 1700 na freguesia de Sâo Paio de Besteiros, concelho de Amares, filha de Brás Soares Pereira e de Maria da Cunha (e Castro?), esta da freguesia de Stº Estevâo de Valença.
Já agora a ver se há coincidência e tropeça com o marido de Custódia que parece ser também de Sâo Paio de Besteiros:
Manoel Barros de Azevedo (e Seixas?) n. c. 1700 creio que em Besteiros, pois o filho foi Sr. do Morgado de Carvalho, em Besteiros e da Casa da Torre em Paderne..
---------
Quanto á anterior busca em que se ficou pelo Francisco Thomás de Oliveira Rego, filho do Capitâo André Alvares de Oliveira Rego e de D. Thereza de Seixas Pereira, natural de Viana do Castelo, encontrei na TT on-line uma referencia, e pedi ajuda para a TT, mas infelismente a pessoa que gentilmente alí nos ajuda, está apartada momentaneamente das buscas. Procurava alí conhecer se efectivamente é natural de Viana do Castelo, ou de??, mas veio-me á ideia, de se poder procurar o casamento deste casal (Francisco Thomás e D. Engrácia Maria Vicencia de Castro Soares e Barros, em Viana, para o ano de 1760), para assim conhecer com exactidâo de onde é natural o Francisco Thomás de Oliveira Rego.-

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#163859 | Fmaia | 30 jul 2007 10:17 | Em resposta a: #163853

Caro Fernando:

Logo que me seja possível, lá para Quinta ou Sexta, dir-lhe-ei algo.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#163882 | fertelde | 30 jul 2007 15:36 | Em resposta a: #163859

Estimao Maia da Fonseca:

Obrigado, estarei entâo esperando

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

Maia da Fonseca

#165314 | Samuel C O Castro | 19 ago 2007 18:03 | Em resposta a: #162428

Estimado Maia da Fonseca,

Será possível verificar as três dúvidas (?) que lhe expus em minha mensagem de 24.7.2007 ?

Outra questão: Me consta que a Caetana Luísa Trancoso de Lira (possível mãe de meu pentavô Joaquim) fez Testamento datado de 31.3.1784. Seria possível pesquisar esse Processo (ou Testamento ou Inventário de seu marido Francisco Soares da Cunha, se houver), para se confirmar se fazem referência ao filho Joaquim ?

Fico-lhe muitíssimo grato no que for possível informar. Ótima semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: para Samuel Castro

#171561 | Samuel C O Castro | 02 nov 2007 17:40 | Em resposta a: #162428

Estimado Maia da Fonseca,

Peço sua gentileza de verificar a possibilidade de pesquisar no ADVC as pendências que lhe expus em minha mensagem de 19.8.2007, às 18:03 hs. Podendo responder diretamente para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços). Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#171694 | aicramsearom | 04 nov 2007 13:15 | Em resposta a: #161114

Bom dia
Nao sei como falar diretamente c vc, pelo q pude ler vc esta pesquisando p outros participantes quero saber se pode me ajudar tb.
Segue os dados que tenho. segue tb meu e-mail - aicramsearom@hotmail.com
Solicito ajuda no sentido de localizar o assento de nascimento de:
Nome: Carlos Pinto de Faria,
Filho de: José Pinto de Faria Junior e de Maria do Carmo Faria
Sobrinho de: Rodrigo Teixeira Bessa
Nascido: 19 de março 1893
Ano de chegada ao Brasil:1910
Distrito: Viana do Castelo
Conselho: Funchal
Freguesia: Sé
Carlos Pinto imigrou para o Brasil, ainda jovem e neste País residiu até o seu falecimento.
Quero obter mais informações, sobre a origem portuguesa, e parentes, ainda vivos.
Não temos certeza do Distrito, freguesia e conselho.
Se alguem sabe algo desta familia por favor me ajude com uma certa urgencia.
Tem uma importância muito grande para mim e os parentes do mesmo.
Marcia Moares

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#171843 | Fmaia | 06 nov 2007 08:03 | Em resposta a: #171694

Cara Marcia:

Hà cerca de 15 dias, tinha prometido aos confrades deste Forum alguma ajuda no ADVC.
Quando tinha tudo preparado para me deslocar ao dito, eis que me surge uma fístula em local assaz impróprio e de difícil tratamento, a qual, me obrigou a permanecer deitado há já duas semanas.
Assim, quando tiver possibilidades de me poder sentar uns tantos minutos, o que prometi aos confrades tornar-se-à extensível a si.
Gostaria muito de ser prestável, mas, de momento, é de todo impossível. Talvez daqui a uns dias, caso queira fazer o favor de aguardar.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#171871 | IsabelFont | 06 nov 2007 14:25 | Em resposta a: #171843

Caro Maia da Fonseca,

Desde já lhe desejo as suas melhoras.
Aproveito a sua futura disponibilidade (dado que com toda a certeza irá ficar bem!) e peço desculpa de aproveitar este tema, para colocar na fila mais um pedido quando tiver oportunidade. Vivo bastante mais a Sul, sem possibilidade de deslocação a Viana do Castelo.

Sem coseguir situar no tempo estes casamentos, não posso solicitar os respectivos assentos de baptismo ao ADV.
Procuro o casamento de:
Custódia Enes da Rua, cerca de 1850 (entre 1845 e 1855), suponho que na freguesia da Areosa,
com
Joaquim Batista de Campos.
Caso encontre ou não, procuro ainda o assento de casamento dos Pais:
Manuel Ennes da Rua, que casou na Freguesia da Areosa (Viana do Castelo) cerca de 1825 (entre 1820 e 1931) com Maria Alves Bispa, da mesma freguesia, aquele filho de outro Manuel Enes da Rua (da mesma freguesia) e de Teresa Quesada (Espanha ?).

Fico esperançosa no seu contacto.
Cumprimentos e melhoras
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#171917 | aicramsearom | 06 nov 2007 20:11 | Em resposta a: #171843

Melhoras, sei o que é isto um amigo teve e sempre nesta regiao rs, fico agurdando.
Marcia

PS terá algum custo?

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#181019 | aicramsearom | 18 jan 2008 23:32 | Em resposta a: #171843

Oi desculpa fiquei com outros compromissos tb importantes será q ainda esta disponivel p me ajudar vou mandar os dados novamente ficarei mt grata. Se nao poder mas por favor me avise bjs
--------------------------------------------------------------------------------

Solicito ajuda no sentido de localizar o assento de nascimento de:
Nome: Carlos Pinto de Faria,
Filho de: José Pinto de Faria Junior e de Maria do Carmo Faria
Sobrinho de: Rodrigo Teixeira Bessa
Nascido: 19 de março 1893
Ano de chegada ao Brasil:1910
Distrito: Viana do Castelo
Conselho: Funchal
Freguesia: Sé
Carlos Pinto imigrou para o Brasil, ainda jovem e neste País residiu até o seu falecimento.
Quero obter mais informações, sobre a origem portuguesa, e parentes, ainda vivos.
Não temos certeza do Distrito, freguesia e conselho.
Se alguem sabe algo desta familia por favor me ajude com uma certa urgencia.
Tem uma importância muito grande para mim e os parentes do mesmo.
Marcia Moares

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro Rocha

#181021 | aicramsearom | 18 jan 2008 23:35 | Em resposta a: #163796

Oi vc tb procurava informação no ADVC? e cmo conseguiu as informações?

Resposta

Link directo:

RE: Paa Marcia Moraes

#181079 | procha75 | 19 jan 2008 12:32 | Em resposta a: #181021

Prezada Marcia Moraes,

Consegui as informações que queria (mas não todas) junto do ADVC.
Mas... o seu caso parece ser um bocadinho mais complicado.
Pelo que pude ler no seu pedido de ajuda ao confrade Maia da Fonseca você não possui certeza sobre o distrito, concelho e freguesia. À partida algo não está correcto já que o distrito que mencionad (Viana do Castelo) não tem nada a haver com o concelho (Funchal). São dois distritos diferentes separados pelo Atlântico. A freguesia que menciona (Sé) parece-me que só poderá pertencer ao Funchal.

Boa sorte e cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181088 | Fmaia | 19 jan 2008 14:11 | Em resposta a: #171871

Caros confrades,

Segunda-feira vou ao ADVC, assim, alguns dos pedidos irão ser satisfeitos na medida das minhas possibilidades.
Se houver algum esquecimento peço que me perdoem e façam o favor de me lembrar.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181143 | Samuel C O Castro | 19 jan 2008 20:59 | Em resposta a: #181088

Estimado Maia da Fonseca,

Em primeiro lugar fico feliz pelo restabelecimento de sua saúde, para que voltes às suas pesquisas com prazer e satisfação.

Para facilitar-lhe, estou condensando aqui as pendências que ficaram e que tenho imenso interesse em esclarecer, para isso peço-lhe o especial favor, dentro de sua disponibilidade de tempo ver:

Referindo-me ao livro de BATISMO de São Pedro Fins de Parada, Paredes de Coura:

A) Como o ADVC informou a ausência da folha 46, ficou-me uma dúvida, as folhas 45 e 47 estão em período próximo a 1.8.1744 a 7.8.1744 ? (Datas de nascimento e batismo de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro).

B) Referindo-me às folhas anteriores / posteriores, nelas encontra-se algum PADRE com o nome de PEDRO DA MOTA FERRÁS ? (Que teria batizado o JPC).

É uma pena essa lacuna de página no livro, pois seria a únia forma de comprovar o que procuro há mais de 10 anos.

C) Meu pentavô Joaquim Pereira de Castro (filho de Francisco Soares da Cunha e de Caetana Luísa Trancoso de Lira, esta com ascendência Castro em minha Grande base) deve ter recebido o mesmo nome do padrinho Joaquim Pereira de Castro. Desse padrinho teria condições de descobrir a ascendência dele no ADVC?

D) Me consta que a Caetana Luísa Trancoso de Lira (possível mãe de meu pentavô Joaquim) fez Testamento datado de 31.3.1784. Seria possível pesquisar esse Processo (ou Testamento ou Inventário de seu marido Francisco Soares da Cunha, se houver), para se confirmar se fazem referência ao filho Joaquim ?

Ratifico os meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Paa Marcia Moraes

#181177 | Fmaia | 20 jan 2008 00:02 | Em resposta a: #181079

Cara Marcia,

Efectivamente, o confrade Pedro Rocha tem razão no que diz. No ADVC não existe nenhuma freguesia da Sé. Poderá, quando muito, existir o registo paroquial da Colegiada da Matriz, actualmente freguesia de Stª Maria Maior.
De notar que, só existe Sé em Viana (e não freguesia), há cerca de 30 anos.
Agradeço, reformule o seu pedido.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181186 | IsabelFont | 20 jan 2008 00:58 | Em resposta a: #181088

Caro confrade Maia da Fonseca,

Vejo que está melhor e aproveito a oportinidade para relembrar:

Sem coseguir situar no tempo estes casamentos, não posso solicitar os respectivos assentos de baptismo ao ADV.
Procuro o casamento de:
Custódia Enes da Rua, cerca de 1850 (entre 1845 e 1855), suponho que na freguesia da Areosa,
com
Joaquim Batista de Campos.
Caso encontre ou não, procuro ainda o assento de casamento dos Pais:
Manuel Ennes da Rua, que casou na Freguesia da Areosa (Viana do Castelo) cerca de 1825 (entre 1820 e 1931) com Maria Alves Bispa, da mesma freguesia, aquele filho de outro Manuel Enes da Rua (da mesma freguesia) e de Teresa Quesada (Espanha ?).

Fico esperançosa no seu contacto.
Cumprimentos e desde já obrigada,
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181197 | Fmaia | 20 jan 2008 01:44 | Em resposta a: #171871

Cara Isabel

Ok, vou ver o que se arranja.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: para Samuel Castro

#181198 | Fmaia | 20 jan 2008 01:45 | Em resposta a: #171561

Caro confrade

Registei.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#181325 | Fmaia | 21 jan 2008 01:35 | Em resposta a: #158588

Estimado Fernando

Após longa ausência, retorno amanhã ao ADVC.
Como não tenho a mínima ideia se fiquei com algum pedido seu nos pendentes, agradeço me relembre.
Um abraço,

Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181518 | Fmaia | 22 jan 2008 18:18 | Em resposta a: #181186

Cara Maria Isabel

Para as datas extremas de 1803/1872 e, salvo qualquer erro de interpretação e leitura na pesquisa, não consegui detectar nenhuma Custódia c.c. Joaquim Baptista de Campos.
O que se arranja é o seguinte:
-Manoel Ennes da Rua c.c. Maria Fernandes de Carvalho - 12.8.1843 (c/ dispensa de consanguinidade de 2º grau - parentes em 1º grau);
-Domingos Ennes da Rua c.c. Maria Clara Rodrigues - 4.7.1821 ???(depois confirmo porque me parece haver aqui uma grande disparidade;
-Tereza Ennes da Rua c.c. Manoel Gonçalves da Balinha.
-António Ennes da Rua c.c. Maria Ennes da Lage-5.4.1837
-José Ennes da Rua c.c. Maria Ignacia Rodrigues Lima-8.5.1837

Todos estes Ennes da Rua me parecem irmãos e são filhos de Manoel Ennes da Rua e de Maria Alves Bispa do Vale e netos pelo lado paterno de Manoel Ennes da Rua e Tereza Cazada e, lado materno de João Alves Bispo e Tereza Pires Esteves.

Depois temos : uma filha do António de nome Maria que c.c. Domingos Fernandes em 6.8.1860;
um filho do José de nome Francisco que c.c. Tereza Affonso Bamba em 15.1.1868.

Quanto aos Cazados não sei se são oriundos de Espanha mas se o gorem será lá mais umas gerações atrás.Estes Cazados são da freguesia da Areosa, lugar da Povoença.
Aqui em Viana, Cazados e/ou Quezados são apelidos muito vulgares

Por hoje é tudo. Veja se consegue arranjar algo mais concreto em relação à Custódia.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181529 | IsabelFont | 22 jan 2008 19:43 | Em resposta a: #181518

Boa tarde Caro Maia da Fonseca,

A questão é a seguinte:

Aqui no Genea encontrei uns antepassados de um antepassado de uma família que pesquiso; ou seja, tenho:

1. José Silvestre da Silva Campos, nascido em S. Tiago - Lisboa em 4/12/1881, filho de:
2. Luís Baptista de Campos, e de
3. Emília Caetana da Piedade da Silva
4. Joaquim Batista de Campos
5. Custódia Enes da Rua
.............
10. Manuel Enes da Rua, natural da freguesia da Areosa em Viana do Castelo, e
11. Maria Alves Bispa
.....
20. Manuel Ennes da Rua, natural da freguesia da Areosa em Viana do Castelo e
21. Teresa Quesada, natural de ???
22. João Alves do Vale,
23. Teresa Peres Esteves,

Exceptuando os antepassados 1. José Silvestre, cujo assento de óbito tenho, e os antepassados 2. 3. 4. e 5. cujas datas e locais ainda não tive oportunidade de averiguar, os restantes 10. 11. 20. etcc... encontrei aqui na base de dados do GENEA, sem que tivessem quaisquer datas (de baptismo, nascimento ou casamento ou óbito), o que me fez alguma confusão.
Daí que, e sem querer menosprezar o trabalho de outros confrades do Genea, eu tenha querido verificar e aprofundar e detalhar mais estas filiações e paternidades, até para depois poder prosseguir.

Será então que em vez de Teresa Peres Esteves é Teresa Pires Esteves?
E será Teresa Quesada ou Teresa Casada?

Portanto A CUSTÓDIA Ennes de Rua seria mais uma filha do casal Manuel Ennes de Rua e de Maria Alves Bispa. Provavelmente, agora será mais fácil, procurar o assento de baptismo desta Custódia, uma vez que já localizou tantos "Ennes da Rua", talvez entre 1820-1835?

Confirma que os outros são todos irmãos e filhos deste casal?

Não sei que mais dados lhe posso dar, para me poder ajudar.

Tudo o que me puder arranjar, em termos de datas, sobre estas pessoas, agradeço
sinceramente.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181530 | Fmaia | 22 jan 2008 20:10 | Em resposta a: #181529

Cara Maria Isabel,

Boa tarde tambem para si mas, pelo que vai por aqui, vai ter tarde, noite e madrugada.IOL
Amanhã vou outra vez ao ADVC atender outros pedidos, assim, dou uma vista pelo que lá se encontra, extravasando as datas extremas que tinha mencionado.
Quanto ao Quezado não lhe posso adiantar mais nada porque o Pároco refere-se sempre a Casados e Cazadas.Julgo (não tenho certezas), ser uma corruptela de Quesado.

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181665 | Fmaia | 23 jan 2008 18:55 | Em resposta a: #181530

Cara Maria Isabel

Continuando....

- O casamento Domingos Ennes da Rua c/ Maria Clara Rodrigues foi efectivamente em 4.7.1821.
- O casamento de Tereza Ennes d Rua foi em 23.1.1822 (tinha esquecido a data).
Percorri os livros com datas extremas de 1803/1891 e não encontrei nenhuma Custódia. Provavelmente casou em outra freguesia, o que desde já acho muito estranho pelos costumes à época. Só encontrei dois Campos sendo um proveniente de Tibães e outro que se radicou em Areosa mas oriundo de uma freguesia contígua denominada Carreço. Ambos não são Joaquim.
De qualquer forma aí vai mais um pouco:

- Maria Ennes da Rua (21 anos), filha de António Ennes da Rua e de Maria Ennes da Lagec.c. Domingos Fernandes Franco em 6.6.1860. Neta paterna de Manoel Ennes da Rua e de Maria Alves Bispa e materna de Domingos Ennes da Lage.
- Maria Ennes da Rua de 29 anos, filha de José Ennes da Rua e Maria Ignacia Rodtigues Lima c.c.António Martins Loureiro em 18.12.1875, filho de Francisco Martins Loureiro e Maria Pires Longarito.
- Domingos Ennes da Rua de 22 anos filho de António Enes da Rua e Maria Ennes da Lage c.c. Custódia Ennes Capeio de 25 anos, filha de José Ennes Capeio e Maria Affonço Barreiros, em 26.6.1876.
- Manoel Ennes da Rua, filho de Manoel Ennes da Rua e de Tereza Cazada, neto paterno de Francisco Ennes da Rua e Marianna Affonço e materno de António Cazado e Maria Pires c.c. Maria Alves Bispo filha de João Alves Bispo e Tereza Pires Esteves, neta paterna de Luis Alves Bispo e Maria Affonço e materna de António Pires Esteves e Maria Alves, em 28.4.1792
Tenho ainda a data de casamento de João Alves Bispo c/ Tereza Vieites ou Vieitos, filho de Domingos Alves Bispo, em 23.8.1772 e um outro João Alves Bispo filho de Luis Alves," Bispo de alcunha" e Maria Affonço em 4.9.1772. Este último João Alves é neto paterno de Domingos Alves e Isabel Martins e materno de Domingos Affonço "P"eixe ???.
Não consegui mais porque o Arquivo encerrou e eu ainda estava a consultar o livro 1765/1803. Para ter uma ideia da dificuldade de procura veja o que temos para Ennes na mesma freguesia:
Ennes Barreiros, Ennes Baganha, Ennes da Cunha, Ennes Martins, Ennes Rato, Ennes da Lage, Ennes Capeio, Ennes Moreira, Ennes Lancha, Ennes Parente, Ennes Penedo etc. etc. e com Rua é a mesma coisa. Estes apelidos são uma praga naquela freguesia e outras limítrofes.
Ufa!!!!!

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca


-

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#181670 | Fmaia | 23 jan 2008 19:16 | Em resposta a: #181665

Cara Maria Isabel,

Afinal ainda faltam mais estes:
- Tereza Ennes da Rua c.c. Manoel Affonço do Cubo em 12.4.1803, filha de Manoel Ennes da Rua e Tereza Cazada neta paterna de Francisco Ennes da Rua e Maria Affonço e materna de Antonio Cazado e Maria Pires Esteves. Ele filho de Francisco Afonso do Cubo, sold. do Regimento, e de Tereza Affonço Batalha. Neto paterno de Manoel Affonço do Cubo e Domingas Alves e materno de Affonço Batalha e Maria Martins do Rio.
- Josefa Ennes c.c. Domingos Affonço Pequito em 8.4.1807, filha natural de Maria Ennes e neta de Francisco Ennes e Maria Affonço. Padrinho Manoel Ennes da Rua.
- Maria Ennes da Rua c.c. Francico Fernadwes Carvalho em 15.4.1818.Filha de Manoel Ennes da Rua e Maria Alves Bispa do lugar da Povoença. Neta paterna de Manoel Ennes da Rua e Tereza Cazada e materna de João Alves Bispo e Tereza Pires.
- Rosa Ennes da Rua c.c. António Martins Loureiro em 24.6.1830 filha de Manoel Ennes da Rua e Maria Alves Bispa Neta paterna de Manoel Ennes da Rua e Tereza Cazada. Neta materna de João Alves Bispo e Tereza Pires Esteves.

Agora sim que está tudo.
Cordiais cumprimentos.
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#182126 | IsabelFont | 26 jan 2008 18:46 | Em resposta a: #181665

Caro confrade Maia da Fonseca,

Só hoje estou a responder-lhe porque não tive notificação pelo Genea, desta sua última mensagem. Deve ter ido para outra pessoa, ou então as notificações não estão funcionando bem.

Vim cá espreitar por acaso e encontrei-a.
Muito obrigada por tanta informação; agora vou digerir!

Fui á TT e encontrei o assento de batismo de José Silvestre, mancionado na minha última mensagem, e que confirma a Custódia Ennes de Rua como avó casada com Joaquim Batista de Campos.

Mas quando tiver estes dados que me deu + trabalhados, volto ao seu contacto, se for caso disso.
Grata pela sua disponibilidade,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#182295 | Fmaia | 28 jan 2008 01:35 | Em resposta a: #182126

cara Isabel

Lembrei-me agora de um outro pormenor que entretanto me tinha "fugido".
Quando andava a fazer pesquisas para um confrade,em Sta.Maria Maior - Viana, deparei-me com um assento de casamento de um tal Baptista de Campos, originário de Rubiães ou Ruivães - Braga. A conjuge não era Custódia. Presumo que sejam irmãos. Não fiquei com o assento por pensar voltar ao assunto mais tarde.
Entretanto, hoje, vi num dos tópicos uma alusão a Campos de Rubiães e veio-me à memória esta falha que até pode ser importante para o que procura. Durante esta semana penso voltar ao ADVC e aproveito para confirmar.
Leia as mensagens todas do tópico porque acho que lhe mandei duas ou três na mesma hora.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#182296 | IsabelFont | 28 jan 2008 02:08 | Em resposta a: #182295

Caro Maia da Fonseca,

Tantos Ennes de Rua, estão-me a fazer alguma confusão, por causa das datas de casamento, algumas bem distanciadas.

Penso que tudo o que me mandou é da freguesia da Areosa, não é?

Mas então concluí, parece-me que bem :
Da sua 3ª e 2ª mensagens:
São irmãos:
- Maria Ennes de Rua, c.c. Francisco Fernandes de Carvalho, em 15.4.1818
- Rosa Ennes de Rua c.c. António Martins Loureiro , em 24.06.1830
- a tal CUSTÒDIA que casa com Joaquim Baptista de Campos, em ????, talvez noutra freguesia.

São irmãos da geração anterior:
- Manoel Ennes de Rua c.c. Maria Alves Bispo, em 28.04.1792.
- Teresa Ennes de Rua, c.c. com Manoel Afonço do Cubo, em 12. 04. 1803

Aqui há uma grande distância de datas, mas pode ser que sejam muito mais irmãos não sei.

Mas se não lhe der muito trabalho, pedia-lhe um último favor.

Do assento de baptismo de José Silvestre da Silva Campos, onde confirmei a filiação e os avós e a existência da tal avó Custódia, retirei que os Pais, foram recebidos na ermida de Santa Luzia em Viana do Castelo.

Talvez se faça mais luz, se conseguisse obter este assento de casamento na ermida de Santa Luzia (não sei a freguesia) de Luís Baptista de Campos (este nascido na freguesia de Santa Maria Maior), com Emília Caetana da Piedade Silva, antes de 1870.

Será possível? Ficar-lhe-ia muito grata. Espero que não seja muito abuso.

Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#182935 | Nelita | 31 jan 2008 16:09 | Em resposta a: #182296

Cara Maria Isabel:
Se possível gostava que me enviasse a data de casamento de Avelino Antero de Almeida, natural de Castanheiro do Sul, que casou em Viana do Castelo com Maria da Natividade Oliveira, natural de Viana do Castelo.
A (11/5/1884) faleceu no Castanheiro uma filha, Emília de Almeida, com 2 anos de idade.
Suponho que ele era barbeiro e moraram na Rua da Carreira.

Ele era filho de José Pinto de Almeida Frias, natural de Godim, Régua e de sua mulher D. Cândida Rita de Azevedo e Almeida, natural do Castanheiro.
Necessito destes dados e se puder diga-me a maneira de os obter.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#182967 | IsabelFont | 31 jan 2008 18:35 | Em resposta a: #182935

Cara Nelita,

Pensou que se enganou no destinatário. Vivo mais perto de Lisboa e não consigo pesquisar em Viana de Castelo. Por isso peço ajuda.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

P/ Maia da Fonseca - Peço Ajuda ADViana-IsabelFont

#184358 | IsabelFont | 10 fev 2008 17:44 | Em resposta a: #182295

Caro confrade Maia da Fonseca,

Deixei-lhe aqui uma mensagem e um pedido em 28-01-2008, 02:08; será que viu?

Peço desculpa pela insistência, provavelmente não teve ainda hipótese de rever a situação!

Mas, se por acaso não foi notificado daquela mensagem, agradeço-lhe que a veja / leia; se não tiver ocasião de fazer aquela pesquisa para mim, agardeço só que mo diga francamente, ok?

Este Baptista de Campos que refere nesta sua última mensagem, é natural que me interesse; se acaso tiver oportunidade de rever o assento agradeço os elementos que puder extraír.

Obrigada por tudo o que já me ajudou.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: P/ Maia da Fonseca - Peço Ajuda ADViana-IsabelFont

#184615 | Fmaia | 12 fev 2008 13:53 | Em resposta a: #184358

Cara Maria Isabel

Perdoe-me por só agora ter reparado nas suas mensagens.
Quando me deslocar ao Arquivo vou ver o que me pede.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: para Samuel Castro

#184617 | Samuel C O Castro | 12 fev 2008 14:09 | Em resposta a: #181198

Estimado Maia da Fonseca,

Os dados que condensei em minha mensagem de 19.1 e você registrou em 20.1, já foi possível verificar ?

Peço-lhe desculpas pela insistência, mas trata-se de dados que poderão desvendar uma dúvida que procuro HÁ MAIS DE 10 ANOS.

Ratifico meus agradecimentos e desculpas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: P/ Maia da Fonseca - Peço Ajuda ADViana-IsabelFont

#186629 | IsabelFont | 29 fev 2008 12:42 | Em resposta a: #184615

Caro confrade
Maia Da Fonseca,

perdoe-me a insistência, mas este é apenas um lembrete sobre o meu pedido!

Se não lhe der muito trabalho, pedia-lhe um último favor.

Do assento de baptismo de José Silvestre da Silva Campos, onde confirmei a filiação e os avós e a existência da tal avó Custódia, retirei que os Pais, foram recebidos na ermida de Santa Luzia em Viana do Castelo.

Talvez se faça mais luz, se conseguisse obter este assento de casamento na ermida de Santa Luzia (não sei a freguesia) de Luís Baptista de Campos (este nascido na freguesia de Santa Maria Maior), com Emília Caetana da Piedade Silva, antes de 1870.

Será possível? Espero que não seja muito abuso e ficar-lhe-ei muito grata.

Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Para Maia da Fonseca - Peço Ajuda no ADViana

#186631 | Lourval | 29 fev 2008 13:31 | Em resposta a: #181670

Caro Maia da Fonseca,

Gostaria de saber quem foram os avós de Maximino Senhorães, filho de Manuel Francisco Senhorães e Maria de Jesus Salgueiro, nascido cerca de janeiro de 1882, em Vila Nova de Cerveira, Freguesia de Lovelhe. Ele tinha um irmão, Avelino Senhorães que nasceu no mesmo lugar em 15.08.1907. Também tinham irmã Eduartina Senhorães. Os dois irmãos vieram para o Brasil. Maximino se estabeleceu no Estado do Amazonas. Avelino se estabeleceu no Estado de São Paulo após uma passagem pelo Uruguai. Deixou família nos dois lugares.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#187405 | Lais | 08 mar 2008 14:04 | Em resposta a: #181177

--------------------------------------------------------------------------------

Caro Senhor Maia da Fonseca,
Ao saber que até 1898 Viana só contava com duas freguesias, veio-me a esperança de poder conseguir algumas informações sobre as origens de um meu ancestral, Tomaz de Araújo Pereira, nascido naquela cidade em 16-07-1700.
Há controvérsias quanto aos nomes de seus pais (Gregório de Araújo Pereira e Ana de Araújo Pereira), casados em 1698. Nos registros dos mórmons, na internet, localizei um casamento desse Tomaz em 1725, em Viana (o nome da esposa aparece apenas como Sra. Tomaz de Araújo Pereira) e um filho, nascido em 1726, com o nome de Manoel de Araújo Pereira, do qual não tenho mais informações.
Segundo alguns autores, Tomaz teria vindo para o Brasil em 1720, estabelecendo-se na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, o que não acho provável, se levarmos em consideração esse seu casamento em Viana. Ele se casou no Brasil, na Paraíba, em 1733, com Maria da Conceição Mendonça, filha de Cosme Soares de Brito, que em Portugal se chamava Cosme Viegas de Mendonça.
Gostaria de contar com sua ajuda para obter os verdadeiros dados do Tomaz, de seus pais e de seu casamento em Viana, bem como de seu filho Manoel.
Fico mais tranquila em saber que a pesquisa se restringirá a uma ou duas freguesias, e, assim, não lhe darei tanto trabalho.
Antecipo-lhe os meus agradecimentos,
Lais Serra

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#187410 | Fmaia | 08 mar 2008 15:09 | Em resposta a: #187405

Caro Luís Serra

Ultimamente tenho andado um pouco arredado do Forum e do ADVC devido a afazeres profissionais, os quais, têm-me preenchido os parcos momentos de que posso dispôr durante as horas de expediente do Arquivo.
De qualquer maneira, não me comprometendo para os próximos dias, vou ver o que se pode arranjar para o satisfazer a si e aos outros confrades com quem estou em dívida.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#187419 | Lais | 08 mar 2008 16:02 | Em resposta a: #187410

Caro Senhor Costa Maia,
Agradeço a atenção de sua resposta. Fico no aguardo de notícias sobre o meu ancestral, Tomaz de Araújo Pereira, um enorme ponto de interrogação para quem pesquisa a sua descendência. Nem mesmo as pessoas em Acari, região do Seridó do Rio Grande do Norte onde ele viveu, conseguiram desvendar esse mistério.
Atenciosamente,
Lais Serra

Resposta

Link directo:

RE: Paa Marcia Moraes

#207702 | aicramsearom | 08 set 2008 14:23 | Em resposta a: #181177

Bom dia estou eu aki novamente pedindo ajuda rs vcs poderiam?

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#207704 | aicramsearom | 08 set 2008 14:28 | Em resposta a: #187419

ESTA E MINHA MSG ORIGINAL OU MELHOR AS INFORMAÇÕES Q TENHO DESCULPA POR LEVAR TANTO TEMPO E SÓ AGORA APARECER NOVAMENTE E PEDIR AJUDA (PROBLEMAS NO TRABALHO)

Solicito ajuda no sentido de localizar o assento de nascimento de:
Nome: Carlos Pinto de Faria,
Filho de: José Pinto de Faria Junior e de Maria do Carmo Faria
Sobrinho de: Rodrigo Teixeira Bessa
Nascido: 19 de março 1893
Ano de chegada ao Brasil:1910
Distrito: Viana do Castelo
Conselho: Funchal
Freguesia: Sé
Carlos Pinto imigrou para o Brasil, ainda jovem e neste País residiu até o seu falecimento.
Quero obter mais informações, sobre a origem portuguesa, e parentes, ainda vivos.
Não temos certeza do Distrito, freguesia e conselho.
Se alguem sabe algo desta familia por favor me ajude com uma certa urgencia.
Tem uma importância muito grande para mim e os parentes do mesmo.
Marcia Moares

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#207904 | Fmaia | 10 set 2008 11:34 | Em resposta a: #207704

Estimada Marcia

Como já tinha referido anteriormente, no distrito de Viana do Castelo não existe a freguesia da Sé, nem tão pouco o concelho do Funchal.
O Funchal situa-se na Ilha da Madeira.
Procure saber algo mais consentâneo, do ponto de vista geográfico.
A partir daí, disponha sempre.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#207917 | aicramsearom | 10 set 2008 13:07 | Em resposta a: #207904

Bom dia Maia

Mas este e o maior problema eles nao sabem direito qual distrito o Carlos e sua familia pertencia, sobre a freguesia foi eu em minhas pesquisas(rs) sem sucesso que achei isto todas as informações q temos e estas q lhe passei.

Mas uma vez mt obg pela sua atenção e ajuda.

Marcia Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#207951 | vegaboy | 10 set 2008 19:21 | Em resposta a: #187419

caro Confrade

Ao verificar o seu pedido acerca de um Thomaz Araujo Pereira, informo-a que existe uma familia de nome Araujo Pereira na Aldeia de Seixas, concelho de Camnha, que pertence ao Distrito de Viana do Castelo.
No entanto não sei se este nome foi composto recentemente ou ja tem origem ancestral. Mas poderá ser uma tentativa de pesquisa. Caso tenha duvidas contacte-me.

Resposta

Link directo:

RE: Paa Marcia Moraes

#213492 | fertelde | 18 nov 2008 12:52 | Em resposta a: #181177

Caro Maia da Fonseca:

Venho de novo, e depois de larga ausencia, solicitar a sua ajuda para localizar a:

Joaquim José da Cunha Rego Barros, c.c. Rita Maria de Jesus Coutinho. Nasceu em * Caminha, Nsª Srª Assunçâo, Viana do Castelo aprox. em 1770

Creio que era filho de António José Gomes de Azevedo da Cunha Rego e de D. Benta Josefa de Barros, ele nascido em Viana do Castelo a. 1731.

Agradecendo desde já a sua sempre inestimável ajuda para estas pesquisas,

Cordial cumprimento,

Fernando Velho ( ferteldearrobahotmailpontocom)

Resposta

Link directo:

RE: Paa Marcia Moraes

#213500 | Fmaia | 18 nov 2008 16:11 | Em resposta a: #213492

Estimado Fernando Velho:

Tenho andado arredado das pesquisas no ADVC devido a afazeres profissionais e pessoais, encontrando-me pois, pelos motivos adiantados, em dívida para com o amigo.
Vou tirar um dia, provavelmente Sexta-feira, para dar seguimento ao solicitado.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Paa Marcia Moraes

#213542 | fertelde | 19 nov 2008 09:24 | Em resposta a: #213500

Caro Costa Maia:

Agradecido por sua atenta resposta.
Aqui estare entâo esperando a sua, sempre apreciada colaboraçâo.

Abraço

Fernando Velho

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#213871 | Fmaia | 24 nov 2008 11:51 | Em resposta a: #213542

Estimado Fernando Leite Velho

Anote s.f.f.:

" Jose filho legitimo de Antonio Jose Gomes da Cunha Rego e de sua mulher Dona Benta de Barros Maciel moradora na rua dos ... e freguesia de Nossa Senhora da Assunção desta Igreja da vila de Caminha nasceu aos treze de Outubro deste presente ano de mil setecentos e setenta e um e soleneente baptizado pelo Padre Francisco Gonçalves de azevedo por minha commição em os vinte e seis do dito mes e ano, neto pela parte Paterna do Doutor Pedro Gomes de Azevedo desta Vila e de sua mulher Dona Teresa Maria da Cunha Rego natural da vila de Viana e pela materna de Manuel da Costa Taveira natural da freguesia S. Salvador de Ganfem termo de Valença e de sua mulher Maria de Barros Maciel desta vila, já defuntos.
Foram padrinhos Jose Pita da ... desta vila e Madrinha ossa Senhora de Belem que tocou com a sua coroa Mauricio Jacome de Castro Pitta desta mesma forão testemunhas o Padre manuel carlos de Azevedo sacristão desta Igreja e o mordomo Jose Bento Rodrigues e para constar fiz este assento..."

Mais logo envio cópia digitalizada.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para fertelde

#213881 | fertelde | 24 nov 2008 13:19 | Em resposta a: #213871

Estimado Costa Maia:

Obrigadissimo pela informaçâo e pesquisa.
Temos assim informaçâo sobre o entroncamento do Barâo de Goiana.

Aguardo entâo que me envie a cópia digitalizada.
Abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca

#213911 | AMOURAO | 24 nov 2008 19:09 | Em resposta a: #207917

Posso pedir uma ajuda?
Procuro obter uma cópia não certificada do registo de baptismo do meu bisavô que se chamou António Rodrigues (tb António Rodrigues das Fornas), filho de Maria Lourenço e que terá nascido por volta de 1854, na freguesia de Venade (Caminha).
E tb de sua mulher Rosalina Rosa (tb Rosalina Rosa de Caetano), filha de Maria Bernarda, tb nascida por volta de 1854 esta na freguesia de Azevedo (Caminha).
Como tenho registo do 1º filho deste casal (nascido em 1880), penso que terão casado entre 1854/1879, não? Queria ter cópia não certificada quer dos baptismos quer do casamento deles e, já agora, do seu falecimento, que, quer de um quer de outro, só terá ocorrido depois de 1893 (data de nascimento do ultimo filho e ambos na freguesai de Venade - Caminha).
Mto agradeço a sua prestimosa ajuda s.for possível.
Cumprimento com muito apreço
Albino Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Para Amourao

#213932 | Fmaia | 24 nov 2008 23:39 | Em resposta a: #213911

Caro confrade:

Está "entregue". Vou ver o que se pode arranjar.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Amourao

#214161 | AMOURAO | 27 nov 2008 08:47 | Em resposta a: #213932

É um previlégio poder contar com a sua boa vontade e disponibilidade. Bem haja e espero um dia poder encontar-me consigo quando me deslocar a Vila Praia de Âncora. A. Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#214219 | Fmaia | 27 nov 2008 20:07 | Em resposta a: #213911

Caro confrade:

Aqui vai o que consegui

" Antonio filho natural de Marianna Lourença do lugar das Fornas desta freguesia neto materno de Domingos Rodrigues e Victoria Lourença ele já falecido do dito lugar nasceu no dia vinte e seis do mes de Julho do ano de mil oitocentos e quarenta e nove e no dia vinte e nove do mesmo mes e ano foi baptizado solennemente com imposição dos Santos Oleos na Pia Baptismal desta Igreja pelo Padre Guilherme Lourenço do Poço de minha licença forao padrinhos Bernardo Roiz e sua mulher Anna Lourença ele thio materno e para constar fiz este assento que assino era et supra
O Abbade luis caetano Ribrº."


"Maria Roza filha legitima de Joao Bento e Maria Bernarda do lugar de Caetano desta freguezia de San Miguel de Azevedo deste concelho de Caminha, nepta paterna de João Lourenço e Clara Alvares do mesmo lugar materno de Manoel Affonso Pantallião e Maria Affonsa do lugar do Adro??? todos desta freguezia.
Nasceu aos dois dias do mes de Outubro do anno de mil oitocentos e quarenta e sete foi baptizada solennemente na Pia baptismal da Igreja de San Miguel d'Azevedo por mim o Padre jose Pedro Ribeiro Parocho da mesma freguezia aos dez dias do mesmo mes e anno lhe pus os santos oleos tudo na forma do Ritual romano forão padrinhos Manoel Affonso Pantalliao e sua mulher Maria Affonsa avós da Baptizada e para constar fiz este assento era ut supra
O Vigario Jose Pedro Ribeiro"


Quanto aos assentos de casamento o confrade terá de contactar o Pároco da freguesia porque no ADVC só existem uns tantos duplicados e para alguns anos.
De qualquer forma, nesses poucos duplicados - cerca de trinta - encontrei uns registos que, suponho, devem ter interesse.Então aqui vai:

Sebastiao jose de Azevedo e Maria Rosa de Caetano casaram aos treze dias do mes de Janeiro de mil oitocentos e setenta e um.
Ele da idade de vinte e quatro annos , solteiro, lavrador natural desta freguesia filho legitimo de Joao Jose do Paço senior , natural desta freguezia e de Maria Lourença do Poço natural da freguezia de Venade e ela da idade de vinte e tres annos, solteira lavradora natural desta freguezia filha legitima de Joao Bento de Caetano e de Maria Bernarda Affonso.

Joao do Nascimento Caetano de vinte e seis anos natural de Azevedo filho de Joao Bento Caetano e Maria Bernarda Affonso casou com Antonia Angelina de vinte e tres annos natural de Azevedo filha de Joao Jose do Paço, senior de Azevedo e Maria Lourença do Pôço natural de Venade.
testemunhas jose de Azevedo e Joao Jose Affonso do Souto.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#214262 | AMOURAO | 28 nov 2008 09:19 | Em resposta a: #214219

Meu caro amigo
Profundamente reconhecido pela sua extraordinária ajuda. Os visados são meus bisavós o que muito me ajuda na construção da árvore genealógica da nossa família.´Até ter oportunidade de nos encontarmos pessoalmente, só me resta colocar-me à sua disposição para qualquer coisa de que necessite aqui de Lisboa.
Cpto com mto apreço e admiração
Albino Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#214273 | Fmaia | 28 nov 2008 12:12 | Em resposta a: #214262

Caro confrade

Agradeço a disponibilidade e, por cá, dentro das minhas possibilidades de tempo, disponha.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#214984 | Bellis | 08 dez 2008 13:16 | Em resposta a: #207951

Bons dias caros confrades

Sendo de FARO tenho dificuldade em ir ao ADVC, e atrevo-me a pedir a quem tivesse essa possibilidade o favor de tentar encontrar o seguinte Registo de Casamento, da freguesia de MAZEDO, MONÇÃO, entre 1767 e 1771:

JOÃO PEREIRA (162), filho de Pedro José Pereira e Maria Soares, neto de Simão Pereira Velho de Mosquoso de PINHEIROS e Maria Fernandes de MAZEDO
com
ANA GONÇALVES(163), filha de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves de MAZEDO
Cumprimentos

Hélio Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#214989 | Fmaia | 08 dez 2008 14:12 | Em resposta a: #214984

Caro confrade:

Amanhã dou uma vista de olhos.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#214990 | Bellis | 08 dez 2008 14:21 | Em resposta a: #214989

Obrigado Costa Maia

Tenho tido alguma dificuldade no smeu spedidos a ADVC, o que se compreende.
Descobri recentemente a ascendência minhota na família do meu pai, que me leva a Mazedo e Pinheiros, em Monção.

Cordiais cumprimentos

Hélio d ´Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#215045 | badim | 08 dez 2008 22:15 | Em resposta a: #214989

Caro Costa Maia

Preciso da sua ajuda no ADVC para encontrar um assento de casamento na freguesia do Bico- Paredes de Coura:

Manuel Cerqueira Gonçalves com Maria da Cunha (Barbosa), 1740 +- ela filha de Frutuoso Barbosa e Maria da Cunha, Manuel é natural de Rio Frio- Arcos de Valdevez.

Com os melhores cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

Para Maia da Fonseca - pedido de ajuda

#215235 | jagmc | 11 dez 2008 13:59 | Em resposta a: #213871

Caro confrade,

Se e quando lhe fosse possível poderia ver se encontrava o assento de casamento (em data anterior a Março de 1833) de Severino António Rodrigues e Margarida Josefa Magalhães em S. Julião do Freixo?

Ele filho de João Rodrigues natural de Poiares e de Gertrudes Maria natural de Balugães e ela filha de António Magalhães e de Joaquina Monteira naturais do lugar de Barreiras em S. Julião do Freixo.

Desde já os meus agradecimentos
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#215253 | jazev | 11 dez 2008 17:35 | Em resposta a: #214262

Caro Albino Mourão:

Não sei se já conhece, mas foi publicado um livro sobre Venade, onde há bastantes elementos genealógicos, inclusive sobre a sua família (Mourão) e ligações a outras famílias.

JA

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#215257 | AMOURAO | 11 dez 2008 18:43 | Em resposta a: #215253

Caro amigo Sr. Azevedo
Obrigado por me ter respondido. Eu sou de Azevedo. Com toda a certeza que conheçe o meu irmão - José Mourão. Eu também tenho dificuldade em me relacionar com ele, caso contrário pedir-lhe-ia para me emprestar um exemplar.
Como posso adquirir p livro? Pode informar-me para aaamourao@netcabo.pt?
Ficar-lhe-ei imensamente grato.
Cumprimento cordialmente Albino Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#215875 | AMOURAO | 18 dez 2008 10:53 | Em resposta a: #215257

Não conseguimos falar antes da sua viagem para o Norte.
Estou deliciado com a ajuda que me deu que completa algo que já havia conbseguodo com garnde esforço.
Falaremos por certo mais tarde. Boas Festas e um excelente aproveitamento deste tempo em Venade, não?
Cumprimento com elevada consideração e estima
Albino Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Para AMOURAO

#215879 | AMOURAO | 18 dez 2008 11:09 | Em resposta a: #214219

Não posso deixar passar esta quadra sem lhe desejar Muito Boas Festas e um Santo Ano Novo, agradecendo vivamente toda a sua enorme colaboração.
Bem haja e muitos anos de vida!
Seu admirador Albino Mourão

Resposta

Link directo:

RE:

#215908 | AMOURAO | 18 dez 2008 16:51 | Em resposta a: #215253

Não conseguimos falar antes da sua viagem para o Norte.
Desejo-lhe e à sua Exma Família um Santo Natal e um Bom Ano Novo, com o agradecimento pela gentileza de me ter fornecido inestimáveis elementos sobre os meus familiares e que, alguns, desconhecia de todo, apesar das minhas profiadas buscas.
Cumprimento cordialmente com a mais elevada estima e consideração
Albino Mourão

Resposta

Link directo:

ajuda AD Viana

#215909 | mafs | 18 dez 2008 17:47 | Em resposta a: #213871

Ex. Mo Sr.

seria possivel encontrar me os respectivos casamentos
1. em Loivo, Cerveira=> casamento Joao Martins e Maria Domingues, o filho deles casou em 1761
2. Vitorino Piaes, Ponte Lima=> casamento Andre Duraes e Maria Duraes, o filho deles casou em 1674
3. Seixas, Valença=> casamento Domingos Afonso e Catarina Gonçalves , o filho deles casou em 1725

Cordiais cumprimentos
obrigado
mafs

Resposta

Link directo:

RE: ajuda AD Viana

#215914 | Fmaia | 18 dez 2008 18:47 | Em resposta a: #215909

Caro/a confrade:

Amanhã de manhã vou ao ADVC fazer umas pesquisas para os confrades cá do Forum, com quem me comprometi há algum tempo. Darei uma vista de olhos ao que pretende.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para MAFS

#215972 | Fmaia | 19 dez 2008 17:16 | Em resposta a: #215909

Caro confrade:

Os livros de assentos de casamento que demanda foram retirados à consulta, de tão mau estado se encontram, o que pude comprovar "in loco", por via das dúvidas.Recordo-lhe que estou a falar de épocas em que os livros são mistos, e, muitas das vezes, primeiros tomos.
Além de alguma caligrafia "difícil de digerir", há a acrescer o velho problema da tinta repassada e folhas rasgadas ou mal conservadas. Como deve perceber, além de ser morosa a procura, e, bem tentei, algumas folhas não são legíveis.
Assim, seria mais fácil a procura, se conseguisse estabelecer datas extremas o mais reduzido possível. Talvez as datas prováveis de nascimento dos filhos fosse um bom ponto de partida.
Não me importo de repetir a pesquisa, conquanto seja mais preciso.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#215973 | Fmaia | 19 dez 2008 17:26 | Em resposta a: #215235

Caro confrade:

Envie-me o seu email, porque tenho uma cópia do assento.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#215975 | Fmaia | 19 dez 2008 17:33 | Em resposta a: #214984

Caro confrade:

Envie o seu email, porque tenho cópia do assento de nascimento.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#215976 | Bellis | 19 dez 2008 17:47 | Em resposta a: #215975

Meu caro Costa Maia

Fico-lhe imensamente grato e à sua disposição para qq ajuda que esteja ao meu alcance.

Boas Festas
hélio pereira
bellis.faro@gmail.com é o meu endereço electrónico

Resposta

Link directo:

RE: Para MAFS

#215982 | mafs | 19 dez 2008 19:12 | Em resposta a: #215972

ex. mo Sr

muito obrigado, mas os dados que possuo sao somente esses tenho a data de casamento dos filhos, nao tenho a data de nascimento, pertence a esse arquivo e nao tenho a possibilidade de ir ai. Sugeri o casamento porque pensei que seria mais facil a pesquisa
obrigado,
bom natal

Resposta

Link directo:

RE: Para J.Correia

#215984 | jagmc | 19 dez 2008 20:06 | Em resposta a: #215973

Caro Costa Maia

Os meus agradecimentos.
E-mail jalexcorreia@hotmail.com

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para MAFS

#215994 | Fmaia | 19 dez 2008 21:50 | Em resposta a: #215982

Caro confrade:

Sendo assim da proxima vez que me deslocar ao Arquivo-princípio da proxima semana-, vou tentar procurar os assentos de baptismo e matrimónio.
Não garanto nada, porque hoje dediquei cerca de hora e meia ao seu caso e como vê...mas, não desanime, porque o que é "vivo" sempre aparece com maior ou menor dificuldade.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Paredes de Coura

#216001 | badim | 19 dez 2008 22:59 | Em resposta a: #215994

Caro Costa Maia

Não teve tempo de me ver o assento de casamento que lhe fiz o pedido em 08/12/08 ?

Cumprimentos

Victor Gomes(França)

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#216015 | Fmaia | 20 dez 2008 01:22 | Em resposta a: #215045

Caro Vitor Gomes:

Foi o primeiro assento que procurei e não encontrei nada.
Fiquei de ver melhor porque o livro foi retirado à consulta, mas não se preocupe porque vou outra vez ao ADVC no princípio da semana.
Uma manhã não deu para muita coisa, tal era o grau de dificuldade das pesquisas em livros completamente danificados.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#216218 | Bellis | 23 dez 2008 10:17 | Em resposta a: #215975

Caro confrade Fonseca Costa Maia

Renovo os agradecimentos pelo assento de casamento dos meus 6º avós. Diga-me por favor qual a despesa que teve.

Não querendo abusar da sua disponibidade, pedia-lhe que, quando e se for ao ADVC e se tiver oportunidade, tentasse encontrar o RC da minha primeira Pereira, Leonor Velho, com Pedro Moscoso, que faz a ligação na minha linha, entre os Pereira e os Moscoso.

Assento de casamento entre:

Leonor Velho Pereira ,
natural da Freguesia de San Payo de Alxén (na Galiza, no actual Concelho de Salvaterra de Miño, que veio casar a Portugal )
Filha de Marcos Pereira de Castro e Maria de Oya Benevides (o que pretendo confirmar com este registo d casamento)
e

Pedro Soares de Moscoso, viuvo de Isabel dos Passos Figueiroa, com quem casara em 1642
filho de Fernão Soares de Moscoso e Isabel Soares de Brito.
Terão casado em Monção, Cipriano de Pinheiros, entre 1650 e 1655, pois moraram da Quinta da Brejoeira.

Boas Festas e Feliz 2009

Hélio d´Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#216249 | Fmaia | 23 dez 2008 16:34 | Em resposta a: #216218

Caro confrade

Por norma, os livros de assentos para essas datas, ou foram retirados à consulta ou encontram-se em muito mau estado, o que dificulta imenso a pesquisa tendo como consequência a sua morosidade. Vamos lá a ver se isso se resolve. Aguarde-me s.f.f.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#216251 | Bellis | 23 dez 2008 16:42 | Em resposta a: #216249

Meu caro Maia

Fico imensamente grato.
Tenho contactado a ADVC para essas pesquisas mas não têm tido muita disponibilidade.
Provavelmente é essa a razão.
De qq modo não é pressa nenhuma, apenas tinha interesse em confirmar a paternidade de Leonor, pois não há consenso genealógico quanto a essa matéria.
Cordiais saudações e Boas Festas
Hélio dOP

Resposta

Link directo:

retorno

#216343 | jose16 | 25 dez 2008 14:03 | Em resposta a: #216251

Há tempo enviei uma solicitação de procura de parentes em Portugal e ainda não obtive resposta. Há como me dar alguma informação ? por favor envie para o seguinte e-mail carvalho@vivereconviver.com.br Muito obrigado Jose

Resposta

Link directo:

RE: retorno

#216348 | Bellis | 25 dez 2008 15:04 | Em resposta a: #216343

Bom Natal Jose

E exactamente que informação procura?

Cumprimentos

hdop

Resposta

Link directo:

RE: Para Maia da Fonseca - Ajuda AD Viana

#216836 | Bellis | 30 dez 2008 19:03 | Em resposta a: #214989

Caro confrade

Um excelente final de ano e um melhor 2009...e seguintes.
1 abraço
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#221111 | Bellis | 13 fev 2009 09:45 | Em resposta a: #216249

Caro confrade Fonseca Costa Maia

Espero que tudo esteja bem consigo.
Relativamente ao casamento entre Leonor Velho Pereira e Pedro Soares de Moscoso
que tive a ousadia de lhe solicitar pesquisa, encontrei um documento na TT que sugere que eles terão casado entre 1648 e 1650, pois o filho mais velho tinha 8 anos em 1657.

Melhores cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#221119 | Bellis | 13 fev 2009 11:47 | Em resposta a: #221111

Caro confrade Fonseca Costa Maia

Espero que tudo esteja bem consigo.
Relativamente ao casamento entre LEONOR VELHO PEREIRA e PEDRO SOARES DE MOSCOSO.que tive a ousadia de lhe solicitar pesquisa, encontrei um documento na TT que sugere que eles terão casado entre 1648 e 1650, pois o filho mais velho tinha 8 anos em 1657.
Provavelmente casaram na Igreja de Santa Maria dos Anjos (Monção).
Melhores cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para Helio Oliveira Pereira

#223958 | Bellis | 16 mar 2009 14:27 | Em resposta a: #221111

Caro confrade Fonseca Costa Maia

Já encontrei o documento que lhe pedi, referente ao casamento de Pedro Moscoso e Leonor Velho.
De qualquer modo os meus agradecimentos e ao seu dispor.

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen