+ um no grupo

Este tópico está classificado nas salas: Formação

+ um no grupo

#157383 | Alexandre Sampaio | 26 mai 2007 19:56

Olá pessoal,

tenho despertado o interesse pelas origens do nosso sobrenome em comum, e nessa busca inicial encontrei esse site, que agora participo desse forum. Quero me inteirar mais sobre o assunto embora ainda leigo no funcionamento desse site.
Espero poder trocar informações com os nossos "patrícios" e conhecer um pouco mais sobre a Família.

Grande abraço

Alexandre Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: + um no grupo

#157457 | ffarrajota | 27 mai 2007 19:11 | Em resposta a: #157383

Caro Alexandre:
De que zona é a sua família Sampaio?
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

Sampaios

#157759 | salen | 30 mai 2007 10:54 | Em resposta a: #157383

Caro participante,
[Em primeiro lugar não posso deixar de notar como é curioso que entre alguns (muitos?) brasileiros ainda hoje sobreviva essa fórmula de tratamento aos portugueses (a que usou entre aspas). Não se sinta melindrado, mas a mim, e penso que à maioria dos portugueses (que não os que foram há décadas para o Brasil) ela soa a um misto de estranho e antigo, mais exactamente, a 'datado'. Fica este registo de curiosidade, mas passemos ao tema]
O apelido "Sampaio", não sendo dos mais comuns, é bastante disseminado, pelos quatro cantos da lusofonia. Por isso não perca de vista que "ter o mesmo apelido" não significa de forma alguma "ser da mesma família".
Há milhentos núcleos familiares com "Sampaio" (e as suas variantes San Payo, São Paio, Sampayo, etc, que é tudo o mesmo nome) que não têm nem nnunca tiveram nada a ver uns com os outros (pelo menos até lá muito próximo da 'Lucy').
Por isso o que tem a fazer é descobrir de onde vêm os 'seus' Sampaios, fazendo pesquisas de ancestrais, começando pela sua certidão de nascimento/baptismo, e seguindo com as dos Srs. seus pais, avós, bisavós, etc. até haver livros paroquiais, lá pelos princípios do séc. XVII, fins de XVI. Se 'entroncar' alguma lilha em alguma genealogia conhecida (de uma das famílias Sampaio ou de outro apelido qualquer) muito bem. Se não, óptimo à mesma: foi até onde era possível.
O que não vale a pena é estar à espera que lhe apareça aqui um Sampaio que por artes malabares saiba de onde vêm os seus. O mais provável é aparecerem 467 Sampaos com outras tantas histórias familiares e V. não fazer a menor ideia de qual delas é que tem que ver consigo: orque não pesquisou, não sabe quem são os 'seus' ascendentes.
Boas pesquisas e cumprimentos. VFerreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 13:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen