Alguém que frequente o AD Braga...

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Alguém que frequente o AD Braga...

#157585 | MP | 28 mai 2007 18:13

Caríssimos,

Por norma, não costumo fazer pedidos deste género nas minhas incursões genealógicas. Porém, face à política especial no que respeita aos preços praticados no AD Braga por fotocópias que noutros arquivos nos são facultadas a preços bem mais em conta, vinha por este meio pedir a algum dos confrades que se disponibilizasse a localizar um assento de baptismo...

Nome: José Narciso Moreira de Carvalho.
Ano: 1788-1798.
Pais: Manuel José Moreira de Carvalho Lobo & D. Teresa Maria Cerqueira.
Freguesia: Oriz.
Concelho: Pico de Regalados (actualmente Vila Verde).

Ficarei muito agradecido a quem me puder ajudar. De facto, não me apetecia muito estar a pagar 5 euros por uma fotocópia...

Com os melhores cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157648 | pachancho | 29 mai 2007 07:07 | Em resposta a: #157585

Mário,

Terei todo prazer em ajudá-lo, vou ver se consigo ir esta semana ao Arquivo. Quer fotocópia ou sá a transcrição?


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157662 | flordealecrim | 29 mai 2007 12:25 | Em resposta a: #157648

Caros Confrades

Pelo mesmo motivo, peço ajuda para localizar assentos de nascimento no Arquivo Distrital de Braga, da Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos.

Estes aparecem como filhos naturais de Sofia de Jesus Freitas ou Sofia da Costa Freitas e de pai incognito. Mais tarde foram legitimados com o casamento dos pais.

Os nomes são os seguintes:
Dorinda Augusta -b. a 27.10.1892
Guiomar - B. a 20.03.1894
Adélio Emilio - b. a 12.02.1897
Maria Quitéria - b. a 22.02.1898 (não sei se estas datas são rigorosas)

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157667 | MP | 29 mai 2007 14:03 | Em resposta a: #157648

Cara Paula,

Muito obrigado pela sua disponibilidade em ajudar-me :) Respondendo à sua questão, bastar-me-á a transcrição do referido assento de baptismo.

Uma vez mais os meus agradecimentos, se lhe puder ser útil em algo, disponha,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157720 | pachancho | 29 mai 2007 23:05 | Em resposta a: #157662

Isabel,

Quando for ao arquivo tentarei localizar os assentos de nascimento que pede.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157743 | flordealecrim | 30 mai 2007 09:01 | Em resposta a: #157720

Paula

Agradeço muito a sua gentileza.

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157765 | flordeacacia1 | 30 mai 2007 12:11 | Em resposta a: #157648

Cara Paula,
será que poderia ajudar-me ?
Necesito de informação referente aos casamentos de José António e Teresa de Jesus Machado, em S. Pedro - Braga, entre 1890 e 1892.
Joáo da Costa Rodrigues Pinho e Catarina Cândida Peixoto, em Vila Verde entre 1891 e 1893.

Se precisar de alguma coisa do Porto, por favor disponha.
Cumprimentos,
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157774 | pachancho | 30 mai 2007 12:59 | Em resposta a: #157585

Oriz e Pico de Regalados sao Freguesias do Concelho de Vila Verde ?Qual























































Oriz e Pico de Regalados sao Freguesias do Concelho de Vilaverde. Verifique que freguesia se deve procurar.

APP

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157780 | MP | 30 mai 2007 14:21 | Em resposta a: #157774

Cara Paula,

Peço as minhas desculpas se não fui claro quando coloquei os dados no Fórum. A freguesia a pesquisar é Oriz... Falei em Pico de Regalados, porque, ná época em causa, Pico de Regalados era sede de concelho... Mas a freguesia a pesquisar é Oriz.

Novamente as minhas desculpas e mais uma vez muito obrigado,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157932 | pachancho | 31 mai 2007 17:28 | Em resposta a: #157585

Mário,

Fui ao arquivo de Braga a certidão de nascimento de José Narciso encontra-se no:
Livro Registo Paroquila de Vila Verde nº337, página 215 (verso) e 216 (ano1786), José Narciso.

Não consegui fazer a transcrição na totalida pois algumas das palavras não percebo.

José Narciso filho legitimo de Manuel José Moreira de Carvalho Lobo do Lugar digo.......ordem de Cristo e de sua mulher D.Tereza Maria Cerqueira do Lugar e casa dos Carvalhais desta freguesia de S.Miguel de Oriz nasceu aos 24 dias do mês de Outubro do ano de 1786. Foi baptizado solenemente com os santos óleos na capela da dita...............
Neto paterno de Manuel Moreira de Carvalho e de Maria Tereza de Cerqueira Lobo do dito lugar dos Carvalhais e materno de Francisco Martins de Araújo e de antónia Maria Cerqueira da freguesia de S.Tiago de Oriz do termo? da Barca. Foram padrinhos eu José Maria/Moreira de Carvalho, abade de ? e a dita Antónia Maria Cerqueira avó materna.................. Foi baptizado aos 5 dias do mês de Novembro do ano supra.

Mário se quiser eu peço cópia e dp envio-a por e-mail.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157935 | pachancho | 31 mai 2007 17:48 | Em resposta a: #157662

Isabel,

Adélio Emilio -Registo Paroquial de Barcelos livro nº 871, assento nº 13, ano de 1897.
Nasceu no dia 9 / 2 / 1897. Filho natural de Sofia da costa Freitas, solteira, costureira exposta na roda desta Villa. Neto paterno e materno de avós incógnitos.
Data de baptismo correcta.

Maria Quitéria . Reg. Paroquial de Barcelos livro nº 871, assento nº18, ano 1898.
Nasceu no dia 21 / 2 / 1898. Data de baptismo correcta.

Guiomar - Reg. Paroquial de Barcelos livro nº870, assento nº20, ano 1894.
Nasceu no dia 18 / 3 / 1894. Data de baptismo correcta.

Dorinda Augusta- Reg.Paroquial de Barcelos livro nº 870, assento nº 84, ano 1892
Nasceu no dia 29 / 9 / 1892. Baptizada no dia 20/10/1892.


Todos estes registo tem averbamento de legitimação por casamento de seus pais, António Emilio da Cunha Valle e de Sofia de Jesus Freitas celebrado em São Torcato de Alvéolos em Fevereiro de 1904.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157936 | pachancho | 31 mai 2007 17:53 | Em resposta a: #157765

Fátima,

Tem que me dizer que S.Pedro. Existe S.Pedro d'este, S.Pedro de Merelim, S.Pedro de Oliveira.
Quanto a Vila Verde tem que saber a freguesia.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157939 | MP | 31 mai 2007 18:02 | Em resposta a: #157932

Caríssima Paula,

Era mesmo esse o assento de baptismo que eu pretendia e agradeço-lhe imenso tê-lo localizado. Uma vez que se diponibiliza para mo enviar por e-mail, agradecia, então, mais esse favor... Só terá de me dizer como prefere que eu lhe envie o dinheiro das fotocópias (pelo que entendi, são duas). Se preferir contactar-me por e-mail para combinarmos, pode fazê-lo através de mario.s.pimentel arroba gmail.com

Muitíssimos cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157952 | flordealecrim | 31 mai 2007 19:51 | Em resposta a: #157935

Paula,

Agradeço muito a gentileza que teve em localizar estes assentos, isto já me permite pedir as fotocópias.
Fico-lhe muito grata.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157957 | flordeacacia1 | 31 mai 2007 20:57 | Em resposta a: #157936

Cara Paula,
Muito obrigado por sua atenção.
Realmente deveria ter dado a informação o mais completa possível.
José António e Tereza de Jesus Machado, anteriormente pedi que verificasse seu casamento em S. Pedro (S. Pedro de Este) de onde ela é natural, mas hoje descobri através de um familiar que casaram em Gualtar, de onde era natural o noivo, portanto agradecia que verificasse em Gualtar e não S. Pedro de Este.
João da Costa Rodrigues Pinho e Catarina Cândida Peixoto, casaram em S. Paio, Vila Verde.

Cumprimentos,
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157983 | luizsillos | 01 jun 2007 00:18 | Em resposta a: #157936

Prezada Paula,

Meu nome é Luiz Gustavo de Sillos e resido no Brasil. Tenho lido as mensagens que você tem postado no Genea, e estas tem me dado esperança, no intuito de resolver alguns nós genealógicos.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de obter sua ajuda junto ao Arquivo Distrital de Braga, no intuito de pesquisar meus últimos fins-de-linha existentes neste Distrito de Braga.
Se puder ajudar-me, ficarei demasiadamente, agradecido.
Infelizmente, não disponho de dados exatos - apenas das Freguesias e datas estimadas em que viveram. São três ramos, que descrevo logo abaixo:

1) Matheus Gonçalves (casou-se em 04/02/1675 na Freguesia de Soutelo, Concelho de Vila Verde, com Francisca Soares, de Soutelo, onde passou a morar), nascido entre os anos de 1643 a 1654 na freguesia de Santa Maria do Prado, do Concelho de Vila Verde, filho de Francisco Gonçalves e de sua mulher Ana Gonçalves. Procuro o batismo do Matheus OU casamento dos pais dele, a fim de descobrir quem foram seus avós;

2) Miguel da Costa, nascido entre 1655 a 1668 (lugar de Pitancinhos), na freguesia de Santa Maria das Palmeiras, Concelho de Braga, filho de Domingos Francisco e Maria da Costa. Procuro o batismo do Miguel OU casamento dos pais dele, a fim de descobrir quem foram seus avós;

3) Úrsula Batista, nascida entre 1661 a 1671 na freguesia de São João do Souto, Concelho de Braga, filha de Bartolomeu Batista e Maria Álvares. Procuro o batismo da Úrsula OU casamento dos pais dela, a fim de descobrir quem foram seus avós.

São estes. Não tenho pressa e prometo não incomodá-la mais. Peço que se possível, me ajude.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#157994 | pachancho | 01 jun 2007 08:21 | Em resposta a: #157983

Luiz,

quando for ao arquivo irei procurar as certidões que pretende.
Pode incomodar as vezes que quizer.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158012 | flordealecrim | 01 jun 2007 12:40 | Em resposta a: #157952

Paula

Sabe se fornecendo todos os dados o Arquivo Distrital de Braga cobra os 5,00 € por fotocópia ou tem outros preços?
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

Alguém que frequente o AD Braga...

#158015 | Lourval | 01 jun 2007 13:10 | Em resposta a: #158012

Cara Isabel Roque,

Com certeza o Arquivo Distrital de Braga não cobra 5 euros por fotocópia. Eu faço pesquisa há muito tempo no Arquivo Distrital de Braga e estou no Brasil. Eles cobram cerca de meio euro por fotocópia. Os cinco euros devem ter sido relativos ao tempo que eles leveram para encontrar o registro pretendido.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158046 | pachancho | 01 jun 2007 18:11 | Em resposta a: #157765

Fátima,


em relação a Vila Verde, a unica freguesia que encontrei denominada S.Paio foi Azões (S.Paio). Nesta freguesia os livros de casamento só existem até 1867.

Quanto A José António e Teresa de Jesus Machado o registo de casamento encontra-se no:
Registo Paroquial de Braga, nº561, pag.11 e 12, assento nº4, ano 1891.

Aos 11 dias do mês de Outubro do ano de 1891 nesta igreja paroquial da freguesia de S.Miguel de Gualtar do Concelho e diocese de Braga, na minha presença compareceram os nubentes José António e Teresa de Jesus, aos quais sei serem os próprios, com todos os papeis do estilo corrente e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento sendo n'este acto, na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas, dado o seu berval consentimento pela mãe do nubente, para se unirem em matrimónio um com o outro: ele de idade de 18 anos completos, solteiro, lavrador caseiro, natural d'esta freguesia de Gualtar, na mesma baptizado e morador no lugar do Monte d'Este de Baixo, desta mesma freguesia de Gualtar, filho natural de Maria Teresa da Silva, lavradeira natural desta freguesia de Gualtar; e ela de idade de 16 anos completos, solteira, lavradeira, natural da freguesia de S.Pedro d'Este, na mesma baptizada e moradora no lugar de Navainho da mesma freguesia de S.Pedro d'Este, concelho e diocese de Braga, filha legitima de António José Machado, lavrador, natural da freguesia de Santo André de Rendufe e de Joaquina Rosa de Machado, lavradeira, natural da freguesia de Santa Maria do Bouro ambos do concelho de Amares e Diocese de Braga, os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio, procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes que sei serem os próprios António da Silva Tinoco, casado do lugar da Pia, e José Francisco, casado proprietário, do lugar de Barros, ambos desta freguesia de Gualtar, da primeira testemunha a profissão é lavrador. E para constar mandei lavrar em duplicado este assento, que depois de ser lido e conferido perante os conjuges e testemunhas comigo assinou o pai da conge e as testemunhas, e a conge e as mães de ambos os conges não assinaram por não saberem escrever.
Pároco José Antunes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158062 | flordeacacia1 | 01 jun 2007 21:00 | Em resposta a: #158046

Cara Paula,
Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade.
Em relação a Vila Verde, a freguesia é Vila Verde, cujo orago é S. Paio.

Se necessitar de alguma coisa de minha parte, por favor disponha.
E mais uma vez muito obrigado.
Bom fim de semana.

Cumprimentos,
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158078 | luizsillos | 01 jun 2007 23:46 | Em resposta a: #157994

Paula,

Muito obrigado! Você não sabe o quanto sua oferta de ajuda me deixou feliz!

Grato, mais uma vez,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158085 | pachancho | 02 jun 2007 00:24 | Em resposta a: #158078

Luis,

Já hoje estive à procura das certidões que me pediu, já encontrei as de casamento de Mateus e de Domingos Francisco, mas para a semana vou tornar a olhar para elas e conferir os nomes, isto porque a escrita é mto dificil de decifrar.

cumprimentos
PAULA

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158087 | luizsillos | 02 jun 2007 00:35 | Em resposta a: #158085

Paula,

Que maravilha! Sou descendente desse pessoal duas vezes! É que meus 6.º avós eram primos em 3.º grau, netos de dois irmão, que descendem do Matheus, do Domingos e do Bartolomeu! Pela data que o Matheus casou (ano de 1675), ele deve ter nascido antes de 1657 - os pais dele devem ter casado bem antes disso! Ele, filho de dois Gonçalves - que sorte eu dei de encontrar alguém tão disposta em ajudar-me.

Abraços,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158092 | pachancho | 02 jun 2007 01:12 | Em resposta a: #158087

luis,

Domingos casou no dia 24 de Fevereiro de 1653. Filho de Gonçalo francisco e Catarina gonçalves, de Gualtar, braga. E Maria da costa é filha de Domingos Gonçalves e Catarina Gonçalves. Vouter de confirmar nome, pois eles estão abreviados e de dificil leitura.

francisca soares filha de Afonso Soares r de Fraqncisca de domingues. Também vou verificar novamente os nomes e localidades de nascimento.

Também descobri assento de nascimento mas por lapso esqueci de tomar nota da data, no entanto não constavam os nomes dos avós. depois digo-lhe a data .


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158095 | luizsillos | 02 jun 2007 03:13 | Em resposta a: #158092

Cara Paula,

Informações preciosíssimas essas! Fiquei apenas curioso de onde teria vindo o sobrenome Costa de Maria - deve ter sido de algum dos avôs (ou avós).

Sobre a Francisca Soares, que foi casada com o Matheus Gonçalves, para que você não perca seu precioso tempo, já disponho da ascendência dela (graças a ajuda de Antonio Mota - tempos atrás).

Ela foi filha de Afonso Soares Vivas e Domingas Fernandes. Tenho esse registo de casamento.

Realmente, só estão faltando aqueles dados que havia te passado. Informações sobre os ancestrais de Mateus, do Miguel e da Úrsula.

Vou dormir mais feliz hoje - obrigado pela ajuda!

Luiz

Resposta

Link directo:

Alguém que frequente o AD Braga...

#158109 | Lourval | 02 jun 2007 07:58 | Em resposta a: #157932

Cara Paula,

Eu gostaria de localizar um casamento: o de Domingos Dias da Mota Leitão e Maria Antunes Rebelo cerca de 1630. Ela é natural de Águas Santas (Póvoa de Lanhoso) mas aparentemente foi criada em Fonte Arcada (Póvoa de Lanhoso) por uma tia. Passa a residir em Frades após o casamento. Então na verdade eu não sei em qual destas três freguesias casou-se Maria Antunes Rebelo. Maria Antunes Rebelo nasceu em 1613 e eu tenho uma filha dela anotada nascida em 1639.

Maria Antunes Rebelo era filha natural de Ana Luís com o Padre Pedro Martins, o qual, com medo da família da moça, foge para o Brasil. Estas informações foram tiradas de uma inquirição de gênere do Arquivo Distrital de Braga.

No conceituado livro do Dr. Norton consta que um dos dois, ou o Domingos Dias da Mota Leitão ou Maria Antunes Rebelo era o proprietário da Casa de Recovelo.

Há indícios de que Ana Luís está ligada à família de Marcos de Faria:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=276623

A genealogia dos atuais proprietários da Casa de Recovelo passa por Marcos de Faria:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=23914

Mas não passa por Maria Antunes Rebelo ou Domingos Dias da Mota Leitão. É este o ponto que me intriga.

Marcos de Faria tem uma irmã Ana de Faria a qual não se casa. Ela tem avó Margarida Luís. Um palpite meu é de que Ana de Faria e Ana Luís sejam a mesma pessoa.

Eu vou dar um grande avanço para desatar este nó encontrando o casamento de Domingos Dias da Mota Leitão e Maria Antunes Rebelo cerca de 1630 em Águas Santas, Fonte Arcada ou Frades.

Agradeço se puder procurar para mim este casamento.

Cumprimentos
Lourval
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158113 | pachancho | 02 jun 2007 10:37 | Em resposta a: #158095

luis,

diga-me qual o seu e-mail.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158114 | pachancho | 02 jun 2007 10:44 | Em resposta a: #158109

Lourval,

Irei procurara esa certidão.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158130 | luizsillos | 02 jun 2007 14:11 | Em resposta a: #158113

Cara Paula,

Meu e-mail é:

familiasillos "arroba" gmail "ponto" com

Ficarei aguardando seu contato.

Abraços,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158287 | Célia Cristina | 04 jun 2007 04:20 | Em resposta a: #158114

Cara Paula,
Após 2 anos só lendo o FORUM, tomei coragem de pedir-lhe ajuda. Moro no Brasil e meu avô Manuel Fernandes é de Arcos de Valdevez/Eiras, filho de Domingos Fernandes e Maria Barbosa da Conceição e nasceu no dia 29/07/1903. Gostaria muito de obter os nomes dos avós maternos e paternos e se eram, tbm, de Eiras.
Desde já, agradeço a colaboração.
Cumprimentos

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158335 | pachancho | 04 jun 2007 18:20 | Em resposta a: #158287

Cristina,

Arcos de Valdevez pertence ao distrito de Viana do Castelo pelo que terá que pedir ajuda a alguém de Viana.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158352 | pachancho | 04 jun 2007 20:38 | Em resposta a: #158062

Fátima,

tem a certeza que eles casaram em S.Pedro, Vila Verde? Hoje estive à procura mas não encontrei, de qualquer modo qdo for de novo ao arquivo vou tornar a procurar.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158360 | flordeacacia1 | 04 jun 2007 21:19 | Em resposta a: #158352

Cara Paula,

Sei que casaram na freguesia de Vila Verde, Concelho de Vila Verde, porque tenho em meu poder um assento de nascimento de uma filha de nome Alzira, que nasceu em Vila Verde a 2 Abril 1894, onde consta que os pais João da Costa Rodrigues Pinho e Catarina Cândida Peixoto, foram recebidos na mesma freguesia, portanto creio que não haverá dúvida alguma.
Muito obrigado por tudo.

Cumprimentos,
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158405 | Célia Cristina | 05 jun 2007 00:34 | Em resposta a: #158335

Paula,
Muito obrigado, pela dica, enganei-me...Acontece, né?


Cumprimentos
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158846 | pachancho | 08 jun 2007 17:57 | Em resposta a: #158360

Fátima

mais vale tarde que nunca! Mas este casamento foi mais cedo do que o que procuravamos.
Registo Paroquial de Vila Verde, livro nº723, pág. 2 (verso) e 3, assento nº4, dia 13 de Março de 1884.

Aos 30 dias do mês de Março de 1884, nesta freguesia da igreja Paroquial de S. Paio de Vila Verde, Comarca de Vila Verde e Diocese de Braga Primaz, na minha presença eu António João da Silva Barros o Abade d'esta freguesia, compareceram os nubentes João da Costa Rodrigues e Catarina Cândida Peixoto, os quais sei serem os próprios, com todos os papeis do estilo corrente e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento e com licença do excelentissimo Juiz dos cazamentos da cidade de Braga; ele de idade de 20 anos imcompletos, solteiro, natural da freguesia de S.Victor da cidade de Braga, morador no lugar da feira, desta Vila Verde, filho legítimo de Manuel José da Silva Motta e de Teresa Joaquina, da freguesia supra de S.Victor; ela de idade de 20 anos, incompletos, filha legítima de Francisco Peixoto Coelho e de Josefa da Silva, desta de Vila Verde, solteira, natural e moradora no Lugar da Feira desta freguesia, baptizada na igreja desta freguesia. Os quais nubentes recebi por marido e mulher e os uni em matrimónio procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica e Romana. Foram testemunhas presentes que sei serem os próprios Ignácio Fernandes, casado, estalijadeiro e José Manuel Rodrigues, casado, alfaiate, ambos do Lugar da Feira desta freguesia. E para constar mandei lavrar em duplicado esta acta que depois de ser lida e conferida perante os conjuges e testemunha comigo vão assinar, menos a nubente por não saber.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#158849 | pachancho | 08 jun 2007 18:04 | Em resposta a: #158109

Lourval,

não me esqueci do seu pedido. Já procurei em Águas Santas e Fonte Arcada mas não consta o que procuramos; falta consultar Frades que está em microfilme. Para semana continuo a pesquisa. Estamos com um bocado de azar porque os livros não estão em mto bom estado, por isso estou a levar mais tempo.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159356 | pachancho | 14 jun 2007 16:57 | Em resposta a: #158109

Lourval,

Estou a tentar encontrar a certidão que pediu mas está muito difícil, os livros estão em mto mau estado, com algumas páginas "comidas pelo tempo"., de muito má leitura. Tentei tb visualizar o microfilme referente à freguesia de Frades, pois não está disponivel em livro, e é impossivel ler. Pelo menos para mim, vou tentar ter acesso ao livro.
Peço desculpa, mas está difícil.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Alguém que frequente o AD Braga...

#159379 | Lourval | 14 jun 2007 18:56 | Em resposta a: #159356

Olá Paula,

Só hoje eu li sua mensagem de 8.6.2007! Eu entendo e acho que será mesmo difícil localizar este casamento. Localizar o batismo da Ana Luís em Águas Santas também seria árduo pois não conheço seus pais. Talvez ela tenha nascido cerca de 1593 pois sua filha nasceu em 6.2.1613. Será que o batismo da filha dela, Maria, filha de Ana Luís, tem alguma informação relevante. A data vem da inquirição de gênere mas nunca li o assento.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159402 | flordeacacia1 | 14 jun 2007 21:35 | Em resposta a: #158846

Cara Paula,
Muito obrigado por seu tempo e disposição para ajudar.
Se necessitar de algo de minha parte por favor disponha.

Cumprimentos,
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159403 | pachancho | 14 jun 2007 21:38 | Em resposta a: #158109

Lourval,

Tem o nº de processo de Pedro Martins? Estive a vêr aqui na net, este Pedro Martins, é de sobradelo da goma, Santa Maria, Povoa de Lanhoso; filho de João Martins e Catarina Antunes. Pelo que percebi não teve acesso aos documentos, pois não?


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Alguém que frequente o AD Braga...

#159447 | Lourval | 15 jun 2007 03:35 | Em resposta a: #159403

Oi Paula,

O processo de cujo teor o colega António Mota me transcreveu as informações mais relevantes é o do Padre António Vieira de Brito, I.G. Pasta 33, Procº 797, de 16.8.1706.

Eu nunca tive acesso às inquirições de gênere do Padre Pedro Martins. Você me surpreendeu. O Antunes da mãe dele justificaria a razão da filha dele ser Maria Antunes.

Como você chegou ao processo do Padre Pedro Martins?

Muito obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

Alguém que frequente o AD Braga...

#159458 | Lourval | 15 jun 2007 06:50 | Em resposta a: #159356

Oi Paula,

O Padre Pedro Martins que menciona não pode ser o pai da Maria Antunes porque o processo dele é posterior a 1700 enquanto que a filha do Padre Pedro Martins nasceu em 1613.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159462 | pachancho | 15 jun 2007 08:39 | Em resposta a: #159447

Lourval,

no site do arquivo de Braga tem uma entrada para a "pesquisas em inquirições de genere", só tem de se inscrever e terá acesso a todas elas, não ao conteúdo total mas parcial.

http://www.adb.uminho.pt/index.htm

cimprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159463 | pachancho | 15 jun 2007 08:49 | Em resposta a: #159379

Lourval,

vou procurar a certidão de baptismo de Maria (6.2.1613), tal como voçê diz pode ter alguma informação relevante.
De onde é o Domingos Dias da Mota leão?

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159464 | pachancho | 15 jun 2007 08:54 | Em resposta a: #159447

Louval,

o que é que este Padre António Vieira tem a ver com Pedro Martins e Maria Antunes Rebelo?

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159465 | pachancho | 15 jun 2007 09:06 | Em resposta a: #159458

Louval,

a data do Padre António Vieira Brito (1706), também é posterior à data Maria Antunes (1613).



Paula

Resposta

Link directo:

Alguém que frequente o AD Braga...

#159486 | Lourval | 15 jun 2007 13:43 | Em resposta a: #159465

Oi Paula,

O Padre António Vieira de Brito é descendente deles. Vou copiar aqui o que o António Mota me passou do processo:

1) ANTONIO VIEIRA DE BRITO, I.G. Pasta 33, Procº 797, de 16.8.1706. por ter sido vítima de uma enfermidade, só nesta data, com 33 anos pede a I.G. pois já é clérigo de Epistola.

2) Filho de Francisco Vieira de Brito, natural do lugar de Frades, e de Maria Antunes, também natural de Frades.

3) Neto paterno de Pedro Vieira e Maria Dias, nascidos e moradores em Frades.

4) Neto materno de Domingos Dias Leitam, natural do lugar da Portelinha, Surgiam e de Maria Antunes, natural da freguesia de S. Martinho de Aguas Santas, Lanhoso, até aos 15 dias de vida e depois criada por uma tia na freguesia de Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso.

O que dizem as testemunhas:
"Lavradores sem outro ofício"
"trabalham na agricultura das suas fazendas"

Sobre a Maria Antunes de Águas Santas:
"Que nasceu na casa da Heira"
"que é da geraçam que aqui se chamam dos Luises"
"Que é filha do Padre Pedro Martins, que quando era cura de Aguas Santas, e de Ana Luis, por alcunha a 'Anna da Vaca', que com medo dos familiares da Ana, com 15 dias mandou a filha Anna para a sua casa para ser criada por uma sua irmã em Fonte Arcada, Lanhozo, tendo o medo seguido para o Brasil"
"Que o Padre Pedro Martins, morreu no Brasil, mas mandou o dote para se casar com o Domingos Dias"
"que casou com Domingos Dias, vindo do Brasil bastantes cabedais 'fortuna'"
"que a Anna, nasceu no lugar de Recobello, Aguas Santas"
"que a casa do clérigo Pedro Martins, era no lugar de Simais, Fonte Arcada"
Que a Maria Antunes, nasceu em 6.2.1613, filha de Anna Luis, solteira, de Recebello, Águas Santas e dizem ser seu pay o clérigo Pedro Martins de Fonte Arcada, Lanhoso, Padrinho Salvador João, filho de João de Recobelo (ainda hoje há lá uma grande fazenda, este possivelmente era muito conhecido, talvez devido as suas posses) e de Catherina da Silva, o Padre chamava-se Antonio da Afonseca.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159873 | DD | 18 jun 2007 14:36 | Em resposta a: #157585

José Narciso Moreira de Carvalho,de Roris,Vila Verde,Morgado dos Carvalhais,filho de Manuel JoséMoreira de Carvalho Lobo e de Dona Teresa Cerqueira casou com Teresa Rocha e Sousa, e tiveram uma filha Helena do Carmo Moreira da Rocha casada com José Caetano da Silva Pereira Galvão, em 17-5-1866, tendo ele então 26 anos de idade,portanto, teria nascido em 1839 ou 1840.
Gostava de obter elementos da familia actual.
O José Narciso teve vários filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém que frequente o AD Braga...

#159879 | MP | 18 jun 2007 15:00 | Em resposta a: #159873

Caro (a) DD,

Já respondi para http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=159876

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 15:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen