Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

#157636 | Pinduka | 29 mai 2007 00:08

Boa noite,
Sou 4º neto de Anacleto da Fonseca Motta (* 08.09.1815 - + 17.01.1886).Bacharel em Medicina (U. de Coimbra), sucessor na capitania de Ordenanças, Procurador à Junta Geral do Distrito de Santarém pelos Concelhos de Abrantes e Sardoal, Vereador e Presidente da Câmara do Sardoal, onde foi Senhor da Casa do Adro. Casou com Maria Carlota Amália da Silva Barbosa Esteves Pinheiro. Deste casal, nasceu a única filha, Carlota Georgina Barbosa Pinheiro da Fonseca Motta que casou com João Rodrigues de Mattos e Silva.
Haverá quem me possa auxiliar na ascendência e/ou ramos colaterais do referido Anacleto da Fonseca Motta ?. Fica o pedido e a (imensa) expectativa do mesmo ser afirmativamente respondido. Obrigado.
Pedro da Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

#158251 | rmfrp | 03 jun 2007 20:18 | Em resposta a: #157636

Caro Pedro da Costa Pinto:

Na esperança de o poder ajudar, consultei a obra "Uma Família da Beira Baixa - Os Torres Fevereiro e as suas ligações familiares" (2a. edição), de José Luiz de Sampayo Torres Fevereiro, e em particular o capítulo "Bobela da Motta" que se inicia na página 497. No entanto, não encontrei ligação das pessoas que refere entre estes Motta, que são da mesma região de Abrantes/Sardoal e referidos como senhores da Casa dos Telheiros. Não quis porém deixar de lhe chamar a atenção para estes possíveis parentes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

#158255 | Pinduka | 03 jun 2007 20:37 | Em resposta a: #158251

Caro Rui Pereira,

Obrigado pelas suas palavras e respectiva indicação. Confesso que ainda que possua a referida obra, cujo autor é amigo de longa data do meu Pai, nunca me lembrara de tentar relacionar os mencionados Bobela da Motta, com o meu 4º Avô Anacleto da Fonseca Motta, que tendo sido uma personalidade com determinada influência no seu tempo e senhor da Casa do Adro (ainda hoje na nossa família), que é um imóvel considerável que se impõe na vila do Sardoal, parece-me estranho não conseguir recuar na sua ascendência. Neste beneditinos processos todas as indicações são úteis, como tal agradeço-lhe a sugestão que será naturalmente considerada. Muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Pedro da Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

#158300 | Conde | 04 jun 2007 11:13 | Em resposta a: #157636

A família do autor do ANUÁRIO DA NOBREZA Engº Mattos e Silva é daí. Sugiro que o contacte.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

#230971 | fantoniosj | 31 mai 2009 23:21 | Em resposta a: #157636

Caro Pedro,

Já encontrei pelo menos uma ligação entre a família Motta de Olalhas e os Mattos e Silva. Trata-se de Francisco da Silva Mouga filho de José da Silva Mouga e de Maria da Motta da Conceição (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=549743) que casou com Maria do Carmo Rodrigues de Mattos e Silva (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=549742). Não será que existem outras ligações?

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Motta, da Casa do Adro, no Sardoal.

#230972 | Pinduka | 31 mai 2009 23:29 | Em resposta a: #230971

Caro Fernando António,

Este meu 4º Avô, o referido Anacleto da Fonseca Motta, era sogro de João Rodrigues de Mattos e Silva (meu trisavô), cunhado do mencionado Francisco da Silva Mouga.
Sei apenas que o seu Pai, igualmente Fonseca Motta era do Sardoal, mas já o Avô paterno, também com o mesmo apelido, seria de Arnelas, no Douro, sendo por isso improvável uma ligação aos Motta de Olalhas, no entanto tudo é possível!.
Obrigado pela sua mensagem.

Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 06:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen