Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#157822 | 6099 | 30 mai 2007 19:32

Caros Confrades:

Estou interessado em saber a ascendência de Fernando Jorge Loureiro de Reborêdo Seara, actual Presidente da Câmara Municipal de Sintra, mormente por via materna.
Agradeço informaçoes a quem delas disponha.
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#157838 | Mavasc | 30 mai 2007 22:11 | Em resposta a: #157822

Caro Jose Paulo Figueiredo
Fernando Seara é de Viseu, Filho de Maria Fernanda Loureiro de Reboredo e de N Seara. Neto do Coronel Américo Reboredo e Silva , bisneto do Dr José Júlio César, advogado muito conhecido, no seu tempo, em Viseu, nascido em S. João do Monte, Caramulo, e de D. Josefina Sampaio e Melo, da Mêda. Sobrinho neto do Almirante Armando Júlio Reboredo e Silva, o "pai" dos Fuzileiros, e igualmente sobrinho neto de Maria de Lourdes Reboredo Sampaio e Melo (consta da base de dados do Genea), a qual, por sua vez casou com meu Tio José Moreira de Almeida Campos ( contsa igualmente da base de dados). De momento é o que lhe posso dizer, mas, caso queira, arranjo mais qualquer coisa.

Cpts
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#157848 | 6099 | 30 mai 2007 23:05 | Em resposta a: #157838

Cara Maria Benedita:

Obrigadíssimo pelas suas preciosas informaçoes. Era exactamento o que eu suspeitava. Estou a colaborar com o nosso confrade Rui do Amaral Leitao num trabalho sobre a descendência de António de Pinho e Seixas da Gama (ver tópico) de quem também provém a descendência de D. Maria Fernanda de Sousa Loureiro e Reboredo e de sua irma (julgo que única), D. Maria Arminda. A partir daqui, já temos a ascendência que nos interessa para o trabalho, mas sobre a descendência nada tínhamos. Se nao é abusar da sua boa colaboraçao, muito lhe agradecia que me desse informaçoes sobre a descendência completa de ambas (se é que existe da segunda). E já agora, quem era o senhor de aplelido Seara que casou com a primeira. [Apenas um pormenor sem grande relevância relativo à composiçao dos apelidos do avô: em vez de Américo Reboredo e Silva, tenho-o como Américo Júlio de Reboredo Sampaio e Melo].
Obrigado e receba os meus respeitosos cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171270 | FIGUEIRA | 30 out 2007 11:56 | Em resposta a: #157848

Caro José Paulo de Figueiredo,

Uma pequena correcção: é Roboredo e não Reborêdo. Conheci o Prof. Fernando Roboredo Seara quando fui aluno dele, no meio académico ele era conhecido por esse nome e tenho várias obras e colectâneas de legislação onde vem lá estampado Fernando Roboredo Seara.
Penso, isto já é uma suposição minha, que Roboredo será uma deturpação de Reboredo.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171271 | Mavasc | 30 out 2007 12:16 | Em resposta a: #157848

Caro confrade José Paulo de Figueiredo

Só agora vi esta mensagem pelo que lhe peço desculpa no atrazo da resposta.

A irmã de D. Maria Fernanda, Maria Arminda, casou mas não teve descendência.
Sei que D. Maria Fernanda tem uma filha, para além do Dr Fernando Seara, mas não me lembro do nome.
Quanto ao nome do Coronel Reboredo é possível que seja Américo Júlio. O pai, Dr José Júlio César, deu esse nome a todos os filhos e afilhados. O Almirante é Armando Júlio, meu Pai, seu afilhado, é também Armando Júlio, e um dos netos, meu primo, José Júlio. Os apelidos variaram, minha Tia era Reboredo Sampaio e Melo, o Almirante Reboredo e Silva, o Coronel, Reboredo era de certeza, se a seguir vinha Silva ou Sampaio e Melo é que não sei! Toda a vida o conheci como Coronel Reboredo!

Lamento poder ajudar tão pouco!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171291 | bandeira | 30 out 2007 16:47 | Em resposta a: #157822

Caro José Paulo:
Há algumas imprecisões nas informações que recebestes.
Assim:
O Fernando Seara NÃO é filho da srª D.Fernanda Roboredo, já falecida, mas sim de sua irmã mais velha, D.Arminda.Tem efectivamente uma irmã, casada, com geração que te posso averiguar.O pai, ainda vivo, é o Dr Maximiano Ribeiro Seara, advogado muito conhecido em Viseu.
A D.Fernanda Roboredo era casada com um senhor Nazareth, também já falecido, tendo tido uma filha, Ana Maria, licenciada em Direito, já falecida, casada com o Eng. José Laranjeira, de Viseu, e mãe de duas filhas. Se quiseres posso tentar obter-te esses dados.
Um abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171296 | Mavasc | 30 out 2007 17:50 | Em resposta a: #171291

Caro confrade Gonçalo Calheiros

É isso mesmo, confundi as duas irmãs! É a mais velha, D. Arminda, a mãe do Dr Fernando Seara.
Bem haja pela pronta correcção pois estava a " meter água".

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171298 | Alvares | 30 out 2007 18:03 | Em resposta a: #171291

Caro Gonçalo,

agora que estava a convencer-me que o Gonçalo já não visitava este forum, eis que o apanho! Veja esta mensagem que lhe deixei e que à qual não respondeu, talvez por lhe ter passado despercebida:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165047

Um abraço,
Luís Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171320 | 6099 | 30 out 2007 21:24 | Em resposta a: #171270

Caro Nuno M. Figueira:

Obrigado, mas penso que efectivamente é uma deturpaçao, admito que assumida, do apelido REBOREDO. Aliás, as preciosas informaçoes que obtive da irma do Dr. Fernando Seara, Profª. Doutora Isabel Seara, acabaram por completar toda a informaçao que necessitava.
Obrigado e cumprimentos,
José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171323 | 6099 | 30 out 2007 21:32 | Em resposta a: #171271

Cara Maria Benedita Vasconcelos:

Obrigado pelas suas informaçoes. Estou em contacto com a Profª. Doutora Isabel Seara, irma do Dr. Fernando Seara, que já me deu os restantes dados que necessitava para o trabalho em curso. Relativamente ao Coronel, segundo a informaçao obtida, era REBOREDO E SILVA SAMPAIO E MELO.
E deixe-me dizer-lhe que nao ajudou pouco. Pelo contrário. Sobre este ramo da família em estudo, foi a Maria Benedita a primeira a dar-me informaçoes que confirmavam que os Searas "entroncavam" neste trabalho, o que muito lhe agradeço.
Receba os meus melhores cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171324 | 6099 | 30 out 2007 21:47 | Em resposta a: #171291

Caro Gonçalo:

Como poderás ver nas mensagens de resposta aos outros intervenientes deste título, já tenho os dados relativos a toda a descendência deste ramo. Aliás também contactei José Laranjeira que foi extremamente prestável mostrando-se bastante interessado neste assunto.
Agradeço no entanto a tua disponibilidade, que aproveitaria nao para estes Nazareth Abrantes, Engrácias e Searas, mas antes para confirmaçao de dados relativos a BANDEIRAS, embora me pareça mais adequado fazê-lo noutro tópico ou talvez por telefone ou pessoalmente, se tal nao te for demasiado incómodo. Mas apenas falaria contigo depois de conversar com o Rui do Amaral Leitao sobre a estrutura e pertinência dessas notas.
Entretanto enviei-te a brochura do Diogo de Paiva e Pona sobre a descendência de Frederico Bandeira da Gama de Pinho e Melo. Chegaste a recebê-la?
Recebe um abraço do
Zé Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171331 | bandeira | 30 out 2007 21:57 | Em resposta a: #171324

Meu Caro:
Recebi abrochura e fiquei de te escrever a agradecer...até hoje.
Quanto à ligação Bandeira, vem citada no livro do Dr. José Coelho "Memórias de Viseu".
Tens o meu mail, o que precisares é só dizeres.
Um abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#171333 | 6099 | 30 out 2007 22:26 | Em resposta a: #171331

Caro Gonçalo:

Nao me refiro a essa ligaçao que já está estudada, mas antes a outras notas que mais tarde te informarei.
Um abraço,
Zé Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#172563 | HelenaB | 12 nov 2007 21:38 | Em resposta a: #171291

Caro Gonçalo,

Dado me parecer um conhecedor da árvore genealógica de Fernando Seara, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, venho-se perguntar se o próprio possuí ascendentes de Cunha, Sernancelhe ou de Celorico da Beira (em qualquer dos ramos).

Agradecida.
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#173838 | HelenaB | 21 nov 2007 19:38 | Em resposta a: #171324

Caro Zé Paulo,

Gostaria de lhe perguntar o mesmo que perguntei a Gonçalo, num post mais abaixo de 12-11-2007, 21:38. Poderá dizer-me algo?

Soube por familiares que poderá haver uma ligação à minha família.
Não se preocupe, nada venho reclamar. Apenas curiosidade.

Muito Obrigada.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#173876 | 6099 | 21 nov 2007 23:57 | Em resposta a: #173838

Cara Helena:

Nas ascendências de Fernando Seara que me interessam para o trabalho em curso, nada consta relativamente a Cunha, de Celorico da Beira e Sernancelhe, mas nao digo que tal nao seja possível. Seguramente tem ascendência em Viseu, Campo de Besteiros e Mêda, mas sobre outras nada sei. Lamento nao a poder informar.
Melhores cumprimentos,
José Paulo C. F. B. de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#173928 | Mavasc | 22 nov 2007 13:04 | Em resposta a: #173876

Caro José Paulo Figueiredo

Esqueceu S. João do Monte, Caramulo, terra do bisavõ, Dr José Júlio César, grande amigo e colaborador de outro viseense, Professor José Coelho, o das " Memórias Viseenses".

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#173985 | 6099 | 22 nov 2007 21:11 | Em resposta a: #173928

Cara Maria Benedita:

Agradeço-lhe a achega. Evidentemente que faltou, por falha minha, referir Sao Joao do Monte como berço de um dos mais conhecidos ascendentes de Fernando Seara, o Dr. José Júlio César, que teve grande influência e importância política e social no Distrito de Viseu na sua época.
Obrigado e cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#218884 | sundial | 19 jan 2009 14:02 | Em resposta a: #172563

Talvez possa contribuir para o esclarecimento da família Roboredo Sampaio e Melo (e Silva). Caso interesse basta contactarem-me.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#218890 | Luis_Froes | 19 jan 2009 14:15 | Em resposta a: #171271

Cara Maria Benedita,

O Almirante Reboredo era, para a minha família (sou seu sobrinho-bisneto por afinidade, uma vez que era casado com a minha tia-bisavó Mimi, de seu nome Maria Carolina da Silveira e Lorena de Magalhães Corrêa), o Tio Armando Reboredo, creio eu.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#218902 | Mavasc | 19 jan 2009 14:41 | Em resposta a: #218890

Caro Luís Froes

Conheci muito bem sua Tia Mimi, creio que filha de um oficial de marinha, mas não a ligava á sua familia. O Almirante chamava-se Armando Júlio, como meu Pai, o Dr. José Júlio César impôs o nome Júlio a todos, filhos, netos e afilhados. Minha Avó, Elisa Teixeira de Carvalho, era prima de D. Josefina Sampaio e Melo, e meu Tio José Moreira de Almeida Campos veio a casar com minha Tia Maria de Lourdes, irmã do Almirante e do Coronel, este último, por sua vez, avô materno do Dr. Fernando Seara.
Engraçadíssimo descobrir que a Tia Mimi...é sua Tia!

Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#218904 | Luis_Froes | 19 jan 2009 15:00 | Em resposta a: #218902

Cara Maria Benedita,

A Tia Mimi era, como a minha bisavó Maria Cândida, filha do Almirante Magalhães Corrêa, que foi Ministro da Marinha.
Também a conheci relativamente bem, já velha, nos Natais do lado do meu Avô materno.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#218923 | Mavasc | 19 jan 2009 18:25 | Em resposta a: #218884

caro sundial

Estou interessada em quaisquer dados adicionais, nomeadamente os ascendentes, sobre D. Josefina Sampaio e Melo, da Mêda, que casou com o Dr. José Júlio César, ilustre advogado em Viseu.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#219074 | sundial | 20 jan 2009 22:12 | Em resposta a: #218923

«Marta Vieira Sampaio e Melo» (n. Lisboa, 25/7/2002) é filha de «Rodolfo Tomé Sampaio e Melo Santos» (n. Lisboa, 27/8/1971), irmão de «Andreia Tomé Sampaio e Melo dos Santos» (n. Lisboa, 10/11/1977).

«Rodolfo» e «Andreia» são filhos de «Victor Manuel de Sampaio e Melo dos Santos» (n. Cooimbra, 6/5/1943).

«Victor Manuel» é o irmão mais velho de «Carlos Manuel de Sampaio e Melo Santos» (n. 30/9/1944), «Teresa Maria de Sampaio e Melo Santos» (n. CoimbrA, 20/6/1950) e «José Manuel de Sampaio e Melo Santos» (n. Coimbra, 10/1/1956).

Estes 4 irmãos são filhos de «Maria Lídia do Anjo Martins da Cunha de Roboredo Sampaio e Melo dos Santos» (n. 22/4/1921), filha de «José Tibério de Roboredo de Sampaio e Mello» (n. Beja, 26/6/1891-m. Beja, 1942?), filho de «Abel de Roboredo Sampaio e Mello» (recebedor de comarca, natural de Villa Nova e concelho de Foz Côa, diocese de Lamego), neto paterno do Conselheiro «José Tibério de Roboredo Sampaio e Mello» (e de Margarida Emilia de Carvalho e Lima).

Este Cons. Dr. «José Tibério» foi conselheiro da rainha e governador civil de Bragança (12/1/1881 a 1/4/1881), Beja (de 4/3/1886 a 19/2/1888) e Viseu (de 30/8/1888 a 16/1/1890).

O Cons. Dr. «José Tibério» teve, além de Abel outros filhos: D. Josefina, o Padre António e não sei se mais alguém.

A D. Josefina foi mãe de 3 filhos, um deles o contra-almirante.

A D. «Maria Lídia do Anjo» era muito parecida com ele. Sei porque estive algumas vezes com o contra-almirante Roboredo e vê-se pelas fotografias.

A D. Lídia ainda se lembra da casa de Meda e da casa de Vale de Ladrões, hoje Valflor». Não conheceu bem a família pois a família Lopes da Cunha, de Girabolhos (à qual pertende o Dr. Lícinio Cunha, ligado ao empresário Champallimaux, administrador do Banco Pinto & Sotto Mayor, ex-secretário de Estado do Turismo), não gostou do casamento e afastou os filhos (Maaria Lídia do Anjo e António Luís, mais novo e residente no Porto) do «José Tibério». acabou por haver um divórcio quando os miúdos eram muito pequenos. Contudo, a D. Maria Lídia foi uma ou duas vezes fazer uma estada com o pai em Valflor e lembra-se da casa. Mesmo algumas pessoas lá da terra, também de nome Sampaio e Melo, apesasr dela estar na altura com 70 e tal anos, reconheceram-na logo.

O pai da D. Lídia tentou vê-la uma vez em Coimbra e não deixaram, tristeza que ainda hoje a senhora, com 87 anos, carrega. Soube que o pai José Tibério morreu em Beja quando ela já estava casada (1942-43?). Contudo, ela teve contactos com o contra-almirante Roboredo e Silva (Alguns «Sampaio e Melo» da família de Mêda usavam «Silva» no fim).

O Cons. José Tibério tinha um irmão Gustavo que foi o que vendeu o palacete onde hoje á a Câmara Municipal de Mêda.

O Padre «António», filho do conselheiro e irmão de D. Josefina e de Abel, parece que teve dois filhos: um César Tibério e um Duarte de Roboredo de Sampaio e Mello, autor do livro «Família e Divórcio» (livro que a D. Lídia tem em casa), homem que lutou pela introdução do divórcio. Com a ajuda de outro deputado - D. Alberto Bramão - foi instituído já depois da implantação da República e foi o próprio Gustavo o primeiro a divorciar-se em Portugal.

É curioso como há tantas ruas em Portugal com nomes de pessoas que pouco fizeram pelos país e pelos portugueses e os dois homens que tanto lutaram pelo «divórcio» não têm o seu nome perpetuado num qualquer arruamento.

Numa visita que fiz a Marialva em 1987, entrevistei uma senhora esposa de um Sampaio e Melo. A entrevista foi gravada mas infelizmente as pilhas do gravador estavam já fracas e perdi a maior parte. Mas a parte que ficou em condições transcrevi para o papel e em breve poderei aqui descrever.

Cumprimentos,

Sundial

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#219081 | sundial | 20 jan 2009 23:27 | Em resposta a: #218923

Agosto de 1987 - entrevista com D. Esposa de Dr. Alonso Roboredo e mãe do Dr. (Tito) Duarte (Duartito) Roboredo (Sampaio e Melo) e Castro, subdelegado de Saúde em Meda.

Celestino Augusto Roboredo (Sampaio e Melo) era filho de Céar Tibério Roboredo de Sampaio e Mello.

César Tibério de Roboredo Sampaio e Mello era primo do contra-almirante e irmão do Dr. Gustavo Roboredo de Sampaio e Mello, filhos do padre António Roboredo.

Abel era recebedor em Meda, era irmão da D. Josefina Roboredo Sampaio e Mello, mãe do contra-almirante Roboredo e filha do Tgibério advogado.

Gustavo era irmão do César Tibério de Sampaio e Mello, conselheiro da rainha Dona Amélia e foi o homem que inventou a lei do divórcio e o primeiro que a utilizou.

Ana era filha do padre Seixas. Deixou 3 rapazes e 3 raparigas. Um dos filhos era notário em Matosinhos.

O Dr. Tibério era irmão do padre António Roboredo, da D. Josefina e do Abel.
................ a gravação falhou ............

Esta senhora, que deu estes elementos, morava em Marialva, tem um filho médico em Pinhel, outro em Viana do Castelo (actividades económicas) e uma (Odete) em V. N. de Gaia.

A casa existente no centro de Marialva era do Conde de Pinhel.

------------------------------------------------------------

A D. Maria Lídia do Anjo e o marido conviveram no Porto com um notário Sampaio e Melo, na Avenida dos Aliados, que parece era da família. Vou tentar saber.

------------------------------------------------------------------

1990 - Numa farmácia em Queluz vi que a proprietária e técnica era Maria Fernanda Roboredo Sampaio e Melo Alonso Ribeiro. Nunca cheguei a falar com ela porque vendeu a farmácia. Mas, uma empregada disse que julgava que ela tinha outra em Cascais e que havia uma farmácia nos Olivais onde havia uma senhora com 30 anos com o mesmo nome.

---------------------------------------------------------------

~1972-1976~ Em relações profissionais com a administração da Bertrand deparei com uma funcionária de nome «Roboredo de Sampaio e Melo», natural de Beja. Falei em levá-la a casa da D. Lídia mas a azáfama do dia-a-dia acabou por nunca se proporcionar e, entretanto, ela refornou-se. Contudo, ainda vou tentar encontrar o seu contacto dado que agora tenho mais poder manobra apesar de pouco tempo.

-----------------------------------------------------------------

Maarialva (1987) junto ao castelo: Os actuais proprietários da Casa do Marquês de Marialva acharam um dos filhos de D. Lídia muito parecido com o Dr. Roboredo (parece que o médico atrás referido), julgando que era irmão.

O Dr. Roboredo fotografa muitas vezes o brasão (da casa desta senhora) e já o quis comprar.

Já as senhoras da 7.ª geração do marquês, residentes em Viana do Castelo, também o queriam retirar e a actual dona ou locatária (?) da casa não deixou. Diz que o brasão foi feito para aquela casa e ali há-de ficar.

Estas senhoras disseram-lhe que o marquês também pertencia à família Sampaio e Melo. De facto o brasão, que também fotografei, tem armas de São Payo.

Segundo ela, o marquês deixou em testamento que só a 7.ª geração podería vender os seus bens.

O Dr. Roboredo é médico em Meda e o irmão é engenheiro no Porto.

---------------------------------------------------------------

No período de 1982 a 1992 deslocava-me quase mensalmente à Guiné-Bissau, ficando por lá às vezes um mês. Em casa do presidente Nino e de alguns amigos na altura ministros, conheci um jovem economista guineense (misto) de nome Alexandre Sampaio e Melo (33 anos, nascido em Bissau em Novembro de 1986). Disse ser filho de Jaime Sampaio e Melo, este era irmão de Armando Sampaio e Melo com um filho (primo do Alexandre) de nome Luís Ucha Sampaio e Melo, também mulato e morador em Odivelas, Portugal.

O Jaime e o seu irmão Armando eram filhos de um português - Alberto Costa Sampaio e Melo que viveu 40 anos na Guiné para onde foi muito cedo (com 18 ou 20 anos). Trabalhou como responsável dos Serviços de Veterenária (era técnico). Saiu da Guiné em 1965, aposentado. O governador da Guiné, Peixoto Corrreia, tratava-o por primo. Alberto Costa S. M. faleceu em Rio Tinto. Habitava na RNua Morgado Mateus, 51, 1.º dto., no Porto.

Este avô de Alexandre Sampaio era filho de Alexandre Sampaio e Melo. Assim, bisavô e um dos bisnetos tinham o mesmo nome.

--------------------------------------------------------------------

Penso que por hoje é tudo. Também nas arcas do sótão encontre mais alguns elementos. Oportunamente, vou consultar o aquivo fotográfico da D. Lídia pois ela pensa ter uma fotografia do seu pai e do seu bisavô (o conselheiro).

Cumprimentos,

Sundial

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#219104 | Mavasc | 21 jan 2009 09:34 | Em resposta a: #219081

Caro Sundial

Bem haja por todos estes elementos sobre os Sampaio e Melo da Mêda.
É muita informação, a ser "digerida"com tempo!
Foi o Dr. José Júlio César, marido de D. Josefina, quem conseguiu mudar o nome de Vale de Ladrões para Vale Flor, e, por curiosidade, o Almirante, na sua juventude, era conhecido como "Armand Duval( do Vale)", misto de Dama das Camélias com o Vale de Ladrões.
Creio que a casa da Mêda ficou para o Almirante, mas o resto da família mantem propriedades lá.

com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#219125 | sundial | 21 jan 2009 15:29 | Em resposta a: #219104

Encontrei na arrecadação, no meio de muitos caderninhos de apontamentos à espera de serem tratados, um com anotações sobre os Roboredo Sampaio e Melo. Há coisas que já n~~ao sei interpretar porque só anotei tópicos. Eis alguns:

Roboredos de Vale de Ladrões primos por casamento. Os S. M. eram de Marialva que foi cidade romana. Teve grande importância no reinado de D. Dinis. (realmente há debtro das mulharas muitas igrejas...) Casa almirante eram originalmente 1 + 2, eram da família Campos? pela linha da esposa do pai do almirante D. Josefina Roboredo (realmente há uns Roboredos samapio e Melo Campos, advogados em frente à antiga Feira Popular de Lisboa. Quem me alertou foi o contabilista de uma das empresas de que eu era sócio e que fazia a contabilidade ao gabinete de advogacia.)

D. Amélia Roboredo irmã D. Josefina mas não do mesmo pai. + Abel recebedor.

Algumas informações foram-me dadas por uma D. Alzira Sampaio e Melo moradora na aldeia ao lado da casa da familia que hoje parece ser pertença da família do Roboredo que era coronel.

Rabaçal - antigamente pertencia (o palacete hoje centro de acolhimento a idosos) ao Sr. Sampaio e Melo e ultimamente a António Maria e D. Glória Sampaio e Melo herdeiros de Alfredo Homem S. M. e irmã D. Maria Augusta S. M. falecidos estes fica para herdeiros da D. Maria Augusta.

Visitei em 1987 a senhora herdeira (D. Arminda, filha da D. Esperança) casada com um médico de Trancoso (Dr. Eurico Afonso Inocêncio). As cadeiras tinham o brasão dos Sampaio e Melo gravados no couro das costas e nalgumas toalhas bordadas. Trocámoa algumas cartas que não sei onde estão com as mudanças de casa. Mas as pessoas ainda são vivas e espero contactá-las brevemente.

D. Eseprança de Matos Sampaio e Melo.

Fiz desenhos dos brasões do palacete e outros nas propriedades.


Os Roboredo Sampaio e Melo eram bastardos dos Sampaio e Melo do Rabaçal.

Dr. Duarte Alonso de Roboredo Sampaio e Melo, assim como os de Valflor, eram bastardos dos de Rabaçal. (informação de outra pessoa idosa).

A linha do Rabaçal recebeu o título de ??? pelos serviçosprestagdos como ice-rei da Índia.

O Eng.º Jorge Sampaio e Melo, director dos CTT tem a árvore genealógica da família. Cheguei a conhecê-lo mas acabei por nunca reunir para tratar do assunto S. M.

O director do aeroporto ou da Ana foi durante muitos anos um Eng.º Sampaio e Melo. Deu emprego a diversos amigos meus mas eu nunca tive tempo de ir lá falar do assunto S. M.

Tito é diminuitito de Duarte Alonso.

Eng. Rui Ssampaio e Melo é sobrinho de Jorge Sampaio e Melo.

Quinta das Aveleiras, terra Torre de Moncorvo. (já não sei o que é isto)

Fonte Longa - também há S. M.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#219130 | sundial | 21 jan 2009 15:45 | Em resposta a: #219104

Pessoas com quem falei em Valfor em 1987

1) Alzira de Jesus Sampaio e Melo, Valfor, Medas 27/10/1909.

2) Flesmina Augusto Sampaio e Melo, Valflor, Meda

3) Ema do Céu S. M.

4) António Augusto S. M.

5) Luís António S. M.

6) Belmira dos S. M. (faleceu há 10 anos)

filhos de:

Augusto César S. M. & Carlota de Jesus

Augusto César tinha irmãos.

António S. M. / Augusta Sampaio e Melo / Virgínia S. M.

Estes irmãos eram filhos de Carlos S. M. que tinha irmãos e o pai veio de Moncorvo onde há brasão e casou com alguém de Marialva.

O almiranate era filho de D. Josefina R. S. M. e do Dr. Júlio Silva, de Tondela. São parentes afastados de D. Alzira.

E D. Alzira continua:

Everilda (mãe de D. Maria Lídia do Anjo Martins da Cunha R. S. M., de quem ela ainda se lembra pequenina quando Valflor) foi casada com o Zeca R. S. M. e viveram lá 2 ou 3 anos mas ela largou-o de mão com os dois filhos muito pequeninos.

O Zeca (José Tibério neto do José Tibério, filho de Abel) tinha uma irmã Margarida R. S. M. e um irmão Abel recebedor em Sernacelhe, ao pé das Antas, a 18 km. eram filhos do Abel recebedor da Meda, filho do conselheiro José Tibério R. S. M. que também era pai de D. Josefina, mãe do almirante e das D. Amélia, soltgeira.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#219132 | sundial | 21 jan 2009 15:51 | Em resposta a: #219104

Pessoas com quem falei em Valfor em 1987

1) Alzira de Jesus Sampaio e Melo, Valfor, Medas 27/10/1909.

2) Flesmina Augusto Sampaio e Melo, Valflor, Meda

3) Ema do Céu S. M.

4) António Augusto S. M.

5) Luís António S. M.

6) Belmira dos S. M. (faleceu há 10 anos)

filhos de:

Augusto César S. M. & Carlota de Jesus

Augusto César tinha irmãos.

António S. M. / Augusta Sampaio e Melo / Virgínia S. M.

Estes irmãos eram filhos de Carlos S. M. que tinha irmãos e o pai veio de Moncorvo onde há brasão e casou com alguém de Marialva.

O almiranate era filho de D. Josefina R. S. M. e do Dr. Júlio Silva, de Tondela. São parentes afastados de D. Alzira.

E D. Alzira continua:

Everilda (mãe de D. Maria Lídia do Anjo Martins da Cunha R. S. M., de quem ela ainda se lembra pequenina quando Valflor) foi casada com o Zeca R. S. M. e viveram lá 2 ou 3 anos mas ela largou-o de mão com os dois filhos muito pequeninos.

O Zeca (José Tibério neto do José Tibério, filho de Abel) tinha uma irmã Margarida R. S. M. e um irmão Abel recebedor em Sernacelhe, ao pé das Antas, a 18 km. eram filhos do Abel recebedor da Meda, filho do conselheiro José Tibério R. S. M. que também era pai de D. Josefina, mãe do almirante e das D. Amélia, solteira.

Na Quinta da Veiga também há S. M.

O almirante tinha um irmão coronel - Américo e D. maria. Esta D. Maria tem um filho Júlio advogado da cadeia de caxias.

O vereador que morreu assassinado no dia 28/7/1987 em Meda era neto do Sr. João Brandão de S. M. e D. Mercês professora de Ranhados. Pai era João Brandão S. M. O avô João Brandão era primo do pai de D. Alzira.

Os «Sampaio e Melo» vieram de Marialva e os «Roboredo» de Moncorvo.

Por agora é tudo. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#224781 | Barao52 | 24 mar 2009 00:35 | Em resposta a: #219081

Caro Senhor

Possuo alguma informação sobre a familia em questão, porquanto sou neto de Abel Octaviano R.S.M. nascido em Coimbra em 1884 e que residiu em Sernancelhe onde foi recebedor da Fazenda, o qual era filho de Abel R.S.M., recebedor na Mêda, por sua vez filho de José Tibério R. S. M. (Conselheiro).
Meu avô teve dez filhos tendo os mesmos se dispersado pelas quatro partidas do mundo.
A senhora que contactou na Bertrand nos anos 70 é a minha tia Fernanda Amélia R.S.M., a qual reside em Portimão.
Caso alguma informação lhe interesse, disponha.
Cumprimentos

Manuel R.M. Barão

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#224782 | sundial | 24 mar 2009 01:37 | Em resposta a: #224781

Muito obrigado pela informação.

Sundial

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#224783 | sundial | 24 mar 2009 01:46 | Em resposta a: #224782

Em tempos conheci muito bem a sua tia na sede da Bertrand pois era director de uma editora onde havia um Sampaio e Melo e o Almirante Roboredo (da família) era autor de alguns artigos de uma enciclopédia. Estive várias vezes para a colocar em contacto com a D. Maria Lídia do Anjo Martins da Cunha de Roboredo Sampaio e Melo, agora com 88 anos mas nã calhou.
A D. Lídia era filha de José Tibério de Roboredo Sampaio e Mello (deve ser seu tio também), neta de Abel de Roboredo Sampaio e Melo, recebedor na Meda, e bisneta do Cons. Dr. José Tibério de Roboredo Sampaio e Mello.
A D. Lídia tem uma vaga ideia do pai, de quando era muito pequena, pois os pais separam-se e a família Cunha não deixou que o pai a visitasse quando ela tinha 21 anos.
A D. Lídia soube mais tarde por um amigo do marido que ele tinha morrido pouco tempo depois em Beja, onde parece ter nascido também.
Caso possível, gostava de saber os nomes dos outros irmãos de José Tibério e por onde param pois parece que está um historiador a compilar um trabalho sobre a família Roboredo Sampaio e Melo, trabalho que será útil para a comunidade e quanto mais completo melhor.
Cumprimentos,
sundial

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#224846 | vbriteiros | 24 mar 2009 23:50 | Em resposta a: #219074

Poderá esclarecer-me se o Dr. Tito que cita aqui é familiar do pintor Tito Roboredo, já falecido há uns anos?
Cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#224870 | sundial | 25 mar 2009 15:18 | Em resposta a: #224846

Boa tarde.

Não sei e também gostava de saber.

Na altura que fiz a gravação não sabia que as pilhas estavam fracas e só uns anos mais tarde ouvi a fita. Nunca mais passei por Marialva para continuar a investigação.

Cumprimentos,

Sundial

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225091 | Barao52 | 29 mar 2009 14:44 | Em resposta a: #224783

CARO SENHOR

NA IMPOSSIBILIDADE DE INSERIR UM FICHEIRO ANEXO ONDE INCLUA A INFORMAÇÃO REFERENTE AOS DESCENDENTES DE ABEL DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO, EFECTUAREI UMA LISTAGEM SUCINTA.

O CONSELHEIRO JOSÉ TIBÉRIO TEVE QUATRO FILHOS, A SABER:

ABEL DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO
JOSÉ TIBÉRIO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO
ANTÓNIO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO
JOSEFINA DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO

ABEL DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC ALBERTINA AUGUSTA DA SILVA
TIVERAM TRÊS FILHOS:

ABEL OCTAVIANO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO
JOSÉ TIBÉRIO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO
MARGARIDA DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO

MARGARIDA MORREU AINDA RELATIVAMENTE JOVEM.

JOSÉ TIBÉRIO DEIXOU DESCENDÊNCIA.

ABEL OCTAVIANO NASCEU EM COIMBRA EM 1884. ESTUDOU EM ÉVORA E COIMBRA ONDE CURSOU DIREITO NÃO TENDO CONCLUIDO O RESPECTIVO CURSO.
ERA EFECTIVAMENTE RECEBEDOR OU SECRETÁRIO DE FINANÇAS. RESIDIU NA MAIOR PARTE DE SUA VIDA EM SERNANCELHE NA CASA DA COMENDA, A QUAL AINDA EXISTE.
CASOU COM AMÉLIA DA FONSECA DIAS, NASCIDA EM MANAUS-BRASIL EM 1899.
TIVERAM DEZ FILHOS, DOS QUAIS CINCO JÁ FALECERAM.

FILHOS DE:
ABEL OCTAVIANO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO E DE AMÉLIA DA FONSECA DIAS

1 - ABEL OCTÁVIO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC SILVIA SEQUEIRA LOPES

2 - JOÃO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO

3 - ALBERTO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO

4 - JOSÉ DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC MARIA AMÉLIA GOMES

5 - MARIA DE LURDES DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC FRANCISCO VENTURA ANDRADE.

6 - MARIA ARMINDA DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC CARLOS LUIS DA SILVA, RESIDE EM VISEU.

7 - MARIA HELENA DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC MANUEL DOS SANTOS BARÃO JÚNIOR, RESIDENTE EM LAGOA, ALGARVE.

8 - MARIA AMÉLIA DA FONSECA SAMPAIO E MELO CC JOSÉ FERREIRA DA CRUZ RESIDEM EM CELORICO DA BEIRA

9 - FERNANDA AMÉLIA DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO, RESIDENTE EM PORTIMÃO.

10-MARGARIDA DO CÉU FONSECA SAMPAIO E MELO CC JOSÉ GOMES FERREIRA DE ANDRADE. RESIDENTES EM VISEU.

OS PRIMEIROS CINCO FILHOS DE ABEL OCTAVIANO INFELIZMENTE JÁ FALECERAM.

RECEBA OS MEUS CUMPRIMENTOS E EM BREVE ENVIAREI NOVA LISTAGEM COM A INDICAÇÃO DA GERAÇÃO SEGUINTE.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225130 | Barao52 | 30 mar 2009 13:25 | Em resposta a: #224782

CARO SENHOR

ENVIEI-LHE ALGUMA INFORMAÇÃO, CONFORME ACORDADO, RELATIVAMENTE À FAMILIA EM QUESTÃO.

CUMPRIMENTOS

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225171 | sundial | 31 mar 2009 02:03 | Em resposta a: #225091

OK. Muito obrigado.

Então os N.os 1 a 5 já faleceram. Deixaram descendência?

O José Tibério, irmão de Abel Octaviano e de Margarida, casou uma Everilda Martins da Cunha (uma família de Girabolhos, de onde é oriundo o Dr. Licínio Alberto de Almeida Cunha (n. 22-4-1934), que foi director do Banco Pinto & Sotto Mayor, administrador da Marinateis; professor da Esc. Sup. de Org. Cient. do Trabalho, adm. da Enatur, cons. da Ass. Nac. Ind. de Águas Minero-Medicinais e de Mesa, Secretário de Estado do Turismo (IV e V Gov. Const.), presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, da COSEC, ass. de Jornalistas e Escritores, etc.

Deste casamento nasceram Maria Lídia do Anjo Martins da Cunha Roboredo Sampaio e Melo, cc Manuel dos Santos e com descendência, e António Luiz Martins da Cunha Roboredo Sampaio e Melo, casado, com descendência.

Os filhos de D. Maria Lídia do Anjo já os descrevi atrás (Victor Manuel, Carlos Manuel, Teresa Maria e José Manuel de Sampaio e Melo Santos) e do António Luiz, recebi há dias dele próprio a informação: José António n. 16-6-1947, e Elizabete Maria, casada. Há um neto Daniel Fernando n. 19-12-1976 mas vou saber se do filho ou da filha.

Voltarei brevemente com mais informações.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225173 | sundial | 31 mar 2009 02:10 | Em resposta a: #225130

Muito obrigado. Já vi e já respondi.

Será possível indicar-me contactos dessas pessoas?

Poderei dar-lhe o meu e-mail para troca de informações.

Cumprimentos.

Sundial

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225175 | sundial | 31 mar 2009 02:20 | Em resposta a: #225130

Por acaso conhece o Dr. António de Sampayo e Mello que foi chefe de gabinete de SAR D. Duarte?

Em tempos convivi muito com ele e o irmão mais novo (eram 7 ou 8) mas nunca cheguei a perguntar de onde era a familia deles. Sei que o pai deles, separado da mãe há muitos anos, era o Dr. Mascarenhas Barreto que escreveu um livro sobre o Cristóvão Colombo, o quel foi vendido por uma imprtância exorbitante a uma editora inglesa (acontecimento veiculado em muitos jornais). Assisti a uma palestra dele na Biblioteca Municipal de Mafra.

Também já recebi algumas informações de um João Brandão também descendente do Cons. Dr. José Tibério, que ainda vive lá por Meda.

Um amigo meu, esteve há uns tempos em Meda e conheceu o medico do posto da ARS, que mora em Meda e ostenta também o nome de Roboredo Sampaio e Mello.

Vou tentar entrar em contacto com todas estas pessoas.

Recebi hoje uma carta devolvida da Madeira que enviei endereçada à Dra. Bárbara Filipa Carvalho de Almeida Sampaio e Melo, nome que vi numa nomeação da Ministério da Saúde em 2008. Mas a carta veio devolvida.

Também escrevi há dias a um Sampaio e Melo que é responsável pela contabilidade de uma instituição bancária da zona da Guarda. Ainda não recebi resposta.

Cumprimentos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225853 | sundial | 08 abr 2009 03:42 | Em resposta a: #225130

Tenho algumas fotos que gostaria de lhe enviar. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225944 | CELIA SAMPAIO | 09 abr 2009 04:40 | Em resposta a: #224781

SOU NETA DE Abel Octaviano R.S.M

PROCURO A FAMILIA PATERNA .PERDI O CONTACTO QUE TINHA DA TIA FERNANDA QUE TRABALHOU NA LIVRARIA BERTRAND E DO DO TIO ABEL OCTÁVIO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC SILVIA SEQUEIRA LOPES QUE O CONHECI NO BRASIL E DO EMIDIO MEU PRIMO.

ESTOU A TENTAR FAZER A ARVORE GENEALOGICA DA FAMILIA PATERNA . PROCURO SABER MAIS SOBRE AS MINHAS RAìzes




CUMPRIMENTOS.

CÉLIA M.J.S.M.FERNANDES

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#225967 | CELIA SAMPAIO | 09 abr 2009 14:07 | Em resposta a: #225091

FAMILIA DE REBOREDO SAMPAIO E MELO

TRISNETA DE: JOSÉ TIBÉRIO DE REBOREDO SAMPAIO E MELO

BISNETA DE: ABEL DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO E DE ALBERTINA AUGUSTA DA SILVA

NETA DE: ABEL OCTAVIANO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO E DE AMÉLIA DA FONSECA SAMPAIO E MELO

FILHA DE: ALBERTO DE ROBOREDO SAMPAIO E MELO CC MARIA CONSTANÇA DE JESUS EM 1954

EMIGROU PARA O RIO DE JANEIRO EM 1956
NATURAL DE: SERNANCELHE
DISTRITO DE: VISEU
NASCEU: 24/06/1919
FALECEU: 13/11/1993 em Realengo no Rio de Janeiro
TIVERAM 2 FILHOS

1 - CLARINADA AMÉLIA DE JESUS SAMPAIO E MELO NAS.1955 CC ARMANDO NUNES MARTINS
TIVERAM 1 FLHO
ANA SOFIA SAMPAIO MARTINS

2 - CÉLIA MARIA DE JESUS SAMPAIO E MELO NASC. 1956 CC ARTUR FERNANDO MARINS FERNANDES
TIVERAM 1 FIHO
JANETE SAMPAIO E MELO FERNANDES

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#226036 | Barao52 | 09 abr 2009 23:11 | Em resposta a: #225944

OLÁ CÉLIA

VOU INCLUIR O MEU EMAIL E PODEREI FORNECER A INFORMAÇÃO QUE PROCURA.

mbarao@mail.telepac.pt

SAUDAÇÕES

M. BARÃO

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#226037 | Barao52 | 09 abr 2009 23:14 | Em resposta a: #225173

PEÇO DESCULPA PELA DEMORA.

JUNTO INDICO MEU EMAIL PARA TROCA DE INFORMAÇÃO.

mbarao@mail.telepac.pt

CUMPRIMENTOS E BOA PÁSCOA.

M. BARÃO

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#237362 | mroboredo | 25 ago 2009 16:12 | Em resposta a: #226036

Bons dias

Ao ler as vossas mensagens, e observar as épocas a que remontam, fiquei com a curiosidade de saber se estarão a falar de familiares do meu pai. Existe alguma ligação no vosso estudo que desagúe no nome Silva Roboredo, em Granja do Tedo, Tabuaço?

Chamo-me Mário A. Roboredo, e não tenho muita informação da família do meu pai. O meu pai chamava-se Mário da Silva Roboredo, tal como o meu avô paterno. Não cheguei a conhecer o meu avô paterno. Sei apenas que foi muito novo para o Brasil, e que voltou e casou em Granja do Tedo, Tabuaço. Soubemos (eu e o meu irmão) que a nossa família paterna deveria ter algum parentesco afastado com o Almirante Roboredo e Silva, quando o meu irmão foi cadete na Escola Naval. O meu pai já faleceu e não falava no assunto. Dizia apenas que o meu avô falava nesse Almirante. Sei também que o meu bisavô trabalhava nos caminhos de ferro, e faleceu novo. E é tudo o que sei dos meus antepassados paternos. Se por acaso tiverem alguma informação acerca da família Silva Roboredo, agradecia que me informassem.

Com os melhores cumprimentos
Mário Roboredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#237428 | mroboredo | 26 ago 2009 01:44 | Em resposta a: #237362

Encontrei o registo de nascimento do meu pai. O meu avô, Mário da Silva Roboredo, nasceu em 1894 em Santa Cruz de Vimieiro, Santa Combadão, e era filho de António da Silva Roboredo. A coincidência dos nomes Silva Roboredo e o facto de terem vivido na região que vocês abordam, leva-me a perguntar-vos se conhecem alguma informação acerca da família do meu pai.

Com os melhores cumprimentos
Mário Roboredo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintr

#237442 | Mavasc | 26 ago 2009 09:05 | Em resposta a: #237362

Caro Mário Roboredo

A informação que tenho está postada na BD.
A coincidência de apelidos e zona, Beira-Alta, leva a supor que haja parentesco entre o seu ramo e o do Almirante Roboredo e Silva, mas apenas lhe posso aconselhar ...o costume: busque nos arquivos a certidão de nascimento de seu Pai, seu Avô, etc .

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

descendente de António Luis Martins da Cunha de Reboredo Sampaio e Melo

#278893 | cecmelo | 18 jun 2011 07:49 | Em resposta a: #225171

Caro Sundial,

Ao pesquisar sobre a minha ascendência deparei-me com este fórum e com o nome do meu avô paterno, António Luis Martins da Cunha de Reboredo Sampaio e Melo. Posso confirmar que foi casado ( dp divorciado) com dois filhos, José António Pereira Sampaio e Melo , casado com 3 filhos, eu, Cecília Isabel moreira sampaio e Melo, casada com 1 filho, André Luis quintela moreira sampaio e Melo, casado com 2 filhos e Emanuel José Quintela Moreira Sampaio e Melo. Da filha, Elisabete confirmo o neto, Daniel.

Com os melhores cumprimentos,

Cecília Sampaio e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#308182 | JFMenéndez | 14 jun 2012 16:46 | Em resposta a: #171296

Cara Maria Benedita

E mais confrades interessados

Lamento informar a morte do Dr. Maximiano Ribeiro Seara, pai da Professora Doutora Isabel Maria Loureiro Reboredo Seara e do Dr. Fernando Seara.

À Isabel deixo os nossos mais sentidos pesâmes pelo falecimento (embora já esperado) do seu querido pai.

Fernanda e José Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#308184 | Mavasc | 14 jun 2012 17:27 | Em resposta a: #308182

Caro José Filipe

É uma triste notícia, tenho muito boas recordações do Dr. Seara e lamento imenso o seu falecimento.
Que Deus o tenha em Sua Santa Guarda.

Bem haja

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#308230 | lmgp | 15 jun 2012 11:56 | Em resposta a: #157822

Caro Confrade,

Veja o link em baixo:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=635031

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: descendente de António Luis Martins da Cunha de Reboredo Sampaio e Melo

#326435 | sundial | 30 mar 2013 12:19 | Em resposta a: #278893

Bom dia. Esta mensagem, já de 2011, escapou-me. Comunique comigo para a caixa relogiodesol@iol.pt.

Resposta

Link directo:

RE: descendente de António Luis Martins da Cunha de Reboredo Sampaio e Melo

#326497 | cecmelo | 31 mar 2013 22:13 | Em resposta a: #326435

Boa noite, já respondi para o seu email.

Resposta

Link directo:

Fernando Seara - Presidente da Câmara M. Sintra

#347245 | vfrutuoso | 14 jun 2014 07:03 | Em resposta a: #157822

Caros Confrades

Sou Brasileiro nascido em São Paulo Brasil, onde resido atualmente, porem vou todos anos a Portugal, algum tempo atrás comecei a fazer minha arvore genealógica, descobri que meu bisavô Antônio Lopes Ribeiro nasceu em Voulzela em 1880 Quando deu inicio a primeira republica em Portugal foram implantadas muitas escolas com o objetivo de acabar com o analfabetismo que era altíssimo nessa época. Meu bisavô era professor e foi designado para uma escola existente ate hoje no Guardão serra do Caramulo conselho de Tondela, la conheceu sua esposa minha bisavó Maria da Conceição que era neta de José Henriques irmão de Maria do Carvalhinho, Ana e também Júlio César Pereira da Silva Pai do Dr. José Júlio Cesar. Nessa época meu bisavô Antônio Lopes Ribeiro e o Dr. José Júlio tornaram-se amigos trabalhavam juntos na Folha de Tondela e Comercio de Viseu o Dr. José Júlio foi padrinho de seu filho que também recebeu o nome de José Júlio. Os avós do Dr. José Júlio e bisavós de Maria da Conceição minha bisavó esposa de Antônio Lopes Ribeiro foram Florêncio Henriques nascido em Alcofra filho de Joaquim Henriques dos Reis também de Alcofra e Eufrasia Maria nascida em Seven região Caramulana, e Maria Eufrásia filha de João Francisco nascido em Covelo e de Aurélia Marques nascida no Carvalhinho criada por seu tio Capitão das tropas miguelistas.
Meu Bisavó em 1933 com informações obtidas da Maria do Carvalhinho irmã do pai do Dr. José Júlio escreveu uma novela chamada a Filha do Capitão publicada na folha de Tondela que conta um romance com fatos reais que fizeram muito sucesso em sua época, esse romance é iniciado com os bisavós do pai do Dr. José Júlio, que por uma coincidência são meus antepassados, tenho copias de 90% de todos os documentos assim como as certidões de batismo casamento e algumas de óbito, inclusive copia da novela que foi publicada em 1933, muito interessante, muitas informações de nossos antepassados, gostaria muito de compartilhar esses documentos acredito ser muito interessante para os descendentes assim como também sou.
Caso alguém tenha interesse pode me contactar, ficarei muito satisfeito em colaborar.

"Quem não enobrece suas raízes perde sua identidade"

Victor Henrique Frutuoso
victor@frutuoso.com
vfrutuoso@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen