Origem dos Meneses, Montanha e Balula

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#157958 | Jorge O Grande | 31 mai 2007 21:08

Olá...

Gostaria que me dissessem de onde vêm os nomes seguintes que vou mencionar no texto abaixo...

O meu bisavô materno pertencia à família Meneses e até temos um anel de brasão que se encontra com a minha tia/avó... Enquanto que a minha bisavó materna pertencia à família Balula... Por sua vez o meu avô era da família Montanha... Gostava de saber mais sobre as origens destas 3 famílias das quais descendo.

O meu bisavô que tinha o apelido Meneses dizia que descendiamos de famílias reais... é verdade??

A minha avó dizia que Balula é um nome Judeu... Será verdade?

E os Montanha?? de onde vêm?? é que nem aqui no site tem informação sobre os Montanha...

Ajudem-me por favor
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#157962 | MP | 31 mai 2007 21:27 | Em resposta a: #157958

Caríssimo,

A única forma de saber se descende ou não de famílias reais, etc. é construir a sua própria árvore genealógica, passo a passo, degrau a degrau :) Pois o facto de ser Meneses não quer dizer nada...

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158053 | Jorge O Grande | 01 jun 2007 19:27 | Em resposta a: #157962

Mas lembre-se que tenho anel de basão dos Meneses...

por favor indique-me como construir a minha árvore genealogica porque sozinho não consigo...

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158055 | MP | 01 jun 2007 19:55 | Em resposta a: #158053

«por favor indique-me como construir a minha árvore genealogica porque sozinho não consigo...»

Vá, não desespere. Não é tão difícil quanto possa parecer... Vou dar-lhe algumas dicas, mas aconselho-o a ler mais sobre o assunto, principalmente neste Fórum e noutros sítios, nomeadamente o da Torre do Tombo.

Primeiro terá de começar por si, tendo em conta o lugar do seu nascimento. Por exemplo, se nasceu na freguesia X, deve solicitar uma fotocópia do seu assento de nascimento (50 cêntimos por página) na Conservatória do Registo Civil do concelho a que essa freguesia pertence... Se a sua freguesia de nascimento pertecer ao concelho de Lisboa ou Porto ou Vila Nova de Gaia, tenha em conta que, nesses casos, existe mais do que uma conservatória.

Depois de conseguir o seu assento de nascimento, terá acesso através dele aos nomes dos seus pais (que obviamente já deverá conhecer), bem como as freguesias e concelhos de naturalidade deles, e aos nomes dos seus avós paternos e maternos.

A partir daqui, o que se seguirá? Pedir fotocópias dos assentos de nascimento dos seus pais. Onde pedir? Nas Conservatórias dos concelhos a que pertencerem as freguesias onde nasceram os seus pais, apontando datas aproximadas ou exactas se as conhecer... Ao obter cópias dos assentos de nascimento dos seus pais, terá acesso aos nomes dos pais deles (seus avós) e respectivas naturalidades, bem como o nome dos avós deles (seus bisavós portanto).

No fundo, é este o precedimento que deverá tomar em cada degrau.

Agora existem 2 coisas a reter:

- Anteriormente a +/- 1910, o que temos não são assentos de nascimento, mas sim assentos de baptismo, que eram feitos nas paróquias locais.

- Os documentos com mais de 100 encontram-se por noma nos Arquivos Distritais... Por exemplo, se quiser localizar um assento de baptismo de 1890 oriundo de uma freguesia qualquer do concelho de Ponte de Lima, deverá fazer o pedido do mesmo ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Quando chegar à fase de tentar localizar assentos de baptismo, faça-o acompanhado dos nomes dos pais do indivíduo!!

Nos arquivos distritais, poderá ser você mesmo a fazer a pesquisa, tudo depende da sua localização. Mas se você viver, por exemplo, no Algarve, não lhe dará jeito fazer pesquisa no Arquivo de Bragança, por isso nesse caso terá de fazer o pedido por carta, e-mail ou telefone... Enfim, é só um exemplo :)

Por agora, não convém bombardeá-lo com mais informação. Apesar de nem sempre as coisas serem tão simples como eu expus acima, certamente estamos cá todos para o ajudar...

O importante é que comece!!

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158056 | MP | 01 jun 2007 20:01 | Em resposta a: #158053

Ah! E o facto de ter um brasão com as armas dos Meneses, isso também não quer dizer nada... Qualquer pessoa pode ir a uma ourivesaria mandar fazer um anel com umas quaisquer insígnias e depois insinuar o que quiser :)

Lembre-se de que em genealogia só o que conseguir ser provado, através de documentação vária, é que é verdadeiro ;)

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158064 | Jorge O Grande | 01 jun 2007 21:27 | Em resposta a: #158056

Muito Obrigado pelas dicas de iniciação...

Moro no Porto e quando estiver disponivel hei de começar a tratar de tudo...

Juro que após ter confirmado que pertenço aos Meneses posto aqui... Porque eu tenho quase a certeza. É que já o meu bisavô dizia que descendiamos de reis e eu nunca acreditei até vir aqui e procurar por Meneses.
Na parte do site que fala sobre os Meneses há uma parte que diz que os Meneses se extinguiram, mas eu vou provar que ainda cá estão...

E sobre o brasão... Penso que não é feito em ourivesaria porque já é muito antigo e descende de geração em geração... Em nunca o vi (admito), mas vou acreditando no que me diziam os meus avós e até sei onde se encontra o anel de brasão e uma série de papeis que o comprova... Encontram-se na casa da minha tia avó

Mesmo assim Muito obrigado pelas dicas de iniciação

Felicidades

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158079 | A-Pereira | 01 jun 2007 23:51 | Em resposta a: #158064

Caro Jorge

Já uma vez colocaram a questão da origem do nome Balula. Na altura, referi ter um amigo chamado Balula. Por ser um nome raro, falei com essa família e perguntei-lhes sobre a origem do nome. Não me souberam reponder.
A única coisa que lhe posso dizer é que estes "Balula" são da região de Viseu.
Sei que não ajudei muito, mas às vezes a região já é um começo.
Se souber masi alguma coisa entretanto, e o tópico ainda aqui estiver, tenho muito gosto em partilhar.
Felilidades para as suas pesquisas

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158080 | MP | 01 jun 2007 23:53 | Em resposta a: #158064

Caríssimo,

Estou a enviar mais esta mensagem apenas para dizer que queria que ficasse claro que não foi meu objectivo contrariar as suas palavras... O que eu quis dizer ao falar em ourivesaria, etc. foi que um anel com um brasão por si só não significa nada nem prova nada, pois é apenas uma jóia... Por incrível que pareça, nestas questões de nobreza e uso de brasão, vale mais um documento oficial feito de papel e tinta todo esborratado e desfeito pelo tempo do que propriamente um anel, por mais bonito que seja e por melhor que seja o estado de conservação...

Não estou com isto a dizer que não tenha havido um antepassado seu que tenha tido direito ao uso de brasão... Aliás, espero que consiga comprovar isso mesmo, pois significará que os seus avós falavam realmente a verdade :) A ser realidade, deverá posteriormente fazer uma pesquisa na Torre do Tombo através das Cartas de Brasão de Armas, a fim de localizar o documento que o comprove... Ou então talvez os ditos documentos de que falou e que se encontravam em casa da sua tia-avó bastem para fazer prova :) Mas não se esqueça que ainda terá de conseguir fazer prova de que é antepassado de Fulano Tal, caso contrário continua na estaca zero - e isso só se consegue através de, por exemplo, assentos de nascimento/baptismo, etc etc.

Como pode ver, ainda tem um longo caminho pela frente.

Quanto à história dos Meneses... O facto de você ser Meneses ou ter tido um trisavô ou tetravô Meneses (por exemplo) não quer dizer que tenha laços de sangue com os Meneses de que se fala em http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=613
À medida que você for avançando nos seus estudos em genealogia, vai ter a possibilidade de constatar que a adopção de apelidos não seguia propriamente uma norma ao longo da história, havendo muitíssimos casos em que um indivíduo se passava a chamar Silva ou Vasconcelos ou Martins ou MENESES simplesmente porque sim, porque lhe apetecia :) Por incrível que pareça, muitas vezes as coisas funcionavam de uma maneira muito esquisita em comparação com os dias de hoje.
Portanto quando você diz «É que já o meu bisavô dizia que descendiamos de reis e eu nunca acreditei até vir aqui e procurar por Meneses...», eu acrescento que você deve continuar consciente de que não tem nada garantido ainda, pois só poderá afirmar que é descendente da Casa Real quando o puder comprovar com documentos oficiais!!

Enfim, espero não o ter aborrecido com esta conversa, mas pareceu-me que ainda não tem muita noção do que é realmente a genealogia... Eu também já passei pelo mesmo e hoje em dia, por exemplo, posso afirmar que descendo da Casa Real, porque posso prová-lo... Se não pudesse prová-lo, evitaria fazê-lo, ainda que o pudesse já saber :)

E ainda lhe digo mais: nisto de histórias que os nossos avós contavam, nem tudo é realmente como eles contavam, porque quem conta um conto acrescenta um ponto (é inevitável).

Vá, quando puder comece a construir a sua árvore, nunca desanime nem desista. E no dia em que conseguir comprovar tudo aquilo de que falámos, apite :) Vou ficar contente de saber que pude, de certa forma, ajudá-lo.

Boa sorte e muitos cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158083 | MP | 02 jun 2007 00:10 | Em resposta a: #158080

Onde se lê «ainda terá de conseguir fazer prova de que é antepassado de Fulano Tal», deve ler-se «ainda terá de conseguir fazer prova de que é descendente de Fulano Tal».

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158098 | fertelde | 02 jun 2007 04:24 | Em resposta a: #158083

Meu caro contertuliano:
As historias de familia normalmente batem certo. Ninguém inventa uma tradiçâo oral, assim por assim, a nâo ser os charlatâes do Rossio, para poderem vender qualquer coisa...
O certo è que, se este nosso confrade diz ter uma tradiçâo oral, um brazâo antigo e papeis, o que deveremos fazer è encaminhar-lo para que possa pertencer à familia que lhe deu origem...
A sua posiçâo, parece-me de certa maneira desencorajante. Sobram as palavras para a desilusâo, o melhor procedimento, no meu mais modesto parecer, será sempre indicar a forma de fazer a genealogia, e deixar de lado as palavras que sobram.
Caso o confrade que pede ajuda, consiga obtener algo que o leve a confirmar a oralidade familiar, só nos devemos congratular...
Ao fim e ao cabo somos centenas de familias que descendemos de familias reais. Nada de extraordinário portanto.-

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158100 | MP | 02 jun 2007 04:44 | Em resposta a: #158098

Caro Fernando de Telde,

Não deixo de estar de acordo consigo, porém o que eu pretendi com o meu discurso foi incutir no nosso recém chegado confrade a ideia de que a genealogia não se constrói com base no «diz que disse» nem no «consta que», mas sim em provas (na sua maioria documentais). E acredite que já vi anéis de brasão supostamente verdadeiros (pelo menos quem os possuía jurava a pés juntos que sim) e mais tarde descobri que não passavam de... nem sei como lhes chamar!

Concordo com as suas palavras relativas à tradição oral familiar, pois obviamente ela é importante se a utilizarmos como meio de orientação, no entanto, a meu ver, de nada vale se não conseguirmos provar o que ela relata ou pretende relatar...

Além disso, creio que, na generalidade, nada do que eu disse é mentira. Tentei, acima de tudo, ser objectivo e transparente para com o confrade Jorge (?), tentando dar-lhe uma visão realista do que é a genealogia. E também não creio que o meu discurso tenha sido desencorajador, até porque no final apoiei-o a iniciar a sua pesquisa e a nunca desistir ;)

Confesso que poderei ter sido demasiado genuíno, agora que releio o que escrevi, mas... não é tudo mais ou menos verdade? ;)

Muitos cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158105 | fertelde | 02 jun 2007 06:12 | Em resposta a: #158100

Estimado Mário Pimentel:
Claro que estamos de acordo que presunçâo e àgua benta è o que mais se esparce por aí... Brazôes, titulos comprados, falsos Condes, Barôes etc., claro que os conheci também. Mas o que è certo è que eu "vi" uma certa ingenuidade na pergunta de como aceder à prova de que o brazâo era uma realidade familiar antiga. Entâo, pensei que este nâo era o caso de um pretenciosismo ridiculo, mas im apontava uma oralidade e um documento, o brazâo, e logo outro documento, agora escrito, na posse da avó do contertulio em causa. Até deveriamos ter começado por pedir que nos indicasse qual o desenho do brazâo, que pedisse à avó que lhe transmitisse o teor do documento, para o podermos ajudar na interpretaçâo do mesmo, pedir ajuda a quem possui o Sanches de Baena para determinar a que antepassado teria sido atribuido o dito brazâo etc.... Logo dar as indicaçôes para começar a construir a sua àrvore genealógica até chegar a este antepassado e, porque nâo, dar-lhe indicaçôes de como ir ao Felgueiras Gayo e tentar encontrar se este antepassado alí estará, ou tentar aprofundar as pesquisas ao momento do F.Gayo...
Enfim, por vezes nâo temos a necessária sensibilidade para encorajar a um novato que pede ajuda...

Pelo demais estou de acordo consigo, apenas a sensibilidade frente ao novato.-

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158142 | Jorge O Grande | 02 jun 2007 15:16 | Em resposta a: #158105

Olá mais uma vez...

Prometo que quando estiver com a minha tia/avó lhe peço que me mostre o brasão e a dita papelada que como já disse só conheço por passa a palavra...

Gostava de agradecer ao senhor António Alferes Pereira pela informação... Perguntei à minha mãe de onde era a minha bisavó(possuidora do nome Balula) e ela confirmou-me que era de Viseu...

Quanto ao Montanha(nome vindo do meu avô), ainda não sei nada exepto do titulo que eles tiveram de Barão de Burgal...

Portanto Muito Obrigado... Os amigos estão me a ajudar a descobrir as minhas raízes.

Muito Obrigado novamente

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158153 | LProjecto | 02 jun 2007 17:06 | Em resposta a: #158142

Caro Jorge,

O Barão do Burgal encontra-se nesta base de dados. Não será este o seu "Montanha"?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=53843

E porque não deixar neste espaço os elementos de que dispõe relativos à sua ascendência? Talvez "ajudasse a ajudar"...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158274 | A-Pereira | 03 jun 2007 23:56 | Em resposta a: #158142

Caro Jorge, O Grande

Tenho estado atento ao diálogo que aqui se estabeleceu à roda das suas questões. Permita-me um par de considerações muito sinceras:

A primeira é em relação à sua vontade de conhecer os seus antepassados. Força! Deve fazê-lo. Conhecer as nossas raizes (perdoe-me a banalildade) é conhecermo-nos a nós próprios. Sabermos quem somos ajuda-nos a reforçar a nossa auto-estima e a perspectivar o futuro de forma diferente. Não faz mal a ninguém e não doi nada...
Para o fazer, veio cair no lugar certo. Não serei eu a pessoa mais indicada, aqui no forum, para lhe dar ajuda, mas pelo que conheço deste espaço, há sempre uma "alma caridosa", conhecedora do assunto, pronta a ajudar.

O segundo "considerando" é o seguinte.
Não crie espectativas. Tembém eu procurava confirmar velhas histórias de família e, como se costuma dizer, saíram-me as contas furadas.
Julga que fiquei decepcionado? Nem um pouco! Já coleccionei umas centenas de nomes e datas e, de cada vez que encontro um novo avô fico radiante como uma criança a quem se dá um sorvete! Recebo-os de braços abertos, sejam eles abegãos, proprietários, padres...
Claro que deve ir na peugada das fontes e rumores. Explore ao máximo todas as possíbilidades, mas sempre numa atitude "aberta" para o que quer que lhe apareça.
Não depreenda das minhas palavras que genealogia é uma colecção de nomes, datas e lugares... Mas sobre isso há confrades bem mais informados que eu. Eles pronunciar-se-ão, seguramente.

Sobre os "Balula" de Viseu: Se quiser, pergunto aos meus amigos alguns nomes e datas para lhe enviar. Aguardo que me diga algo sobre este particular.

Desculpe este atrevimento.
Desejo-lhe, muito sinceramente, boas pesquisas e resultados de acordo com as suas espectativas (sempre de mente aberta!)

Disponha
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158325 | abivar | 04 jun 2007 16:26 | Em resposta a: #158064

Caro confrade:

Apenas um pequeno esclarecimento: Os Menezes estão longe de se terem extinguido, mesmo na varonia; julgo que neste site se afirma que se extinguiram (na varonia) em Espanha, donde eram originários (passe o anacronismo, pois nessa época "Espanha" não era um país e englobava toda a península Ibérica ou Hispânica) mesmo assim com excepção de uma linha transitada de Portugal, mas não se afirma que se extinguiram em Portugal.

Ou seja, para além de miríades de descendentes documentalmente comprovados dos Menezes "históricos" por linhas envolvendo quebras de varonia, certamente já espalhados pelo mundo inteiro, há muitos descendentes documentalmente comprovados por via masculina (varonia), como por exemplo todos os actuais Cunhas dos Marqueses de Olhão, embora já poucos usem o "Menezes" (alguns há pouco tempo ainda usavam "de Mello da Cunha de Mendonça e Menezes", mas em quase todos os casos só já usam "da Cunha"). No entanto, para além destes e, até há poucos anos alguns Cunha Menezes (Lumiares), não sei se haverá ainda quem use o apelido e tenha simultaneamente essa varonia.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#158334 | fsomr | 04 jun 2007 18:08 | Em resposta a: #158142

Caro Jorge,
se quiser dar-me um e-mail para onde o possa contactar terei todo o gosto em dar-lhe todas as informações que tenho sobre a(s) familia(s) Montanha.
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#159087 | Jorge O Grande | 12 jun 2007 01:19 | Em resposta a: #158274

Desculpem ter demorado a responder mas tirei o visto de notificação caso alguem respondesse a este tópico por isso só vim cá ver agora....

Muito obrigado pelos vossos conselhos e explicações. Vou começar agora a estudar os meus antepassados e foram vocês quem já me elucidou um pouco... Quanto a isso estou eternamente grato. Muito Obrigado.

E agora que já falamos dos Meneses gostava que me dissessem algo sobre o nome Balula e o nome Montanha...

Não faço ideia da história destes nomes, exepto da origem dos Balula(Viseu) que já aqui foi dita e mais tarde confirmada pela minha mãe e do título dos Montanha de Barões de Burgal.

Alguem sabe mais alguma coisa??

Penso que o nome Balula tem origem Judaica.... Será?? Será que os meus antepassados pertenceram aos "novos cristãos" (Judeus convertidos à força ao cristianismo pelos cristãos)???????

Aguardando resposta.... Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#159088 | Jorge O Grande | 12 jun 2007 01:19 | Em resposta a: #158325

Desculpem ter demorado a responder mas tirei o visto de notificação caso alguem respondesse a este tópico por isso só vim cá ver agora....

Muito obrigado pelos vossos conselhos e explicações. Vou começar agora a estudar os meus antepassados e foram vocês quem já me elucidou um pouco... Quanto a isso estou eternamente grato. Muito Obrigado.

E agora que já falamos dos Meneses gostava que me dissessem algo sobre o nome Balula e o nome Montanha...

Não faço ideia da história destes nomes, exepto da origem dos Balula(Viseu) que já aqui foi dita e mais tarde confirmada pela minha mãe e do título dos Montanha de Barões de Burgal.

Alguem sabe mais alguma coisa??

Penso que o nome Balula tem origem Judaica.... Será?? Será que os meus antepassados pertenceram aos "novos cristãos" (Judeus convertidos à força ao cristianismo pelos cristãos)???????

Aguardando resposta.... Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#159118 | fsomr | 12 jun 2007 11:30 | Em resposta a: #158334

Caro Jorge,
se quiser dar-me um e-mail para onde o possa contactar terei todo o gosto em dar-lhe todas as informações que tenho sobre a(s) familia(s) Montanha.
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#159127 | LProjecto | 12 jun 2007 12:40 | Em resposta a: #159088

Caro Jorge,

Se me permite, sugiro que desenvolva, por si mesmo, o estudo da sua ascendência e que, num momento posterior, quando tiver alguns dados concretos os coloque aqui. Será, na minha opinião, mais lógico do que teorizar, especular (Será??) sobre possíveis origens. Não quero, contudo, desvalorizar aquilo que são as suas impressões, que aliás assumem uma certa importância como ponto de partida para a investigação, mas não espere que sejam os outros a descobrir as suas origens. Pelo que, aceite que os primeiros passos têm que ser dados por si, e então quem sabe se não encontra a "papinha toda feita" num nobiliário qualquer ou noutro trabalho publicado.

Boa sorte!

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#163256 | fsomr | 24 jul 2007 00:47 | Em resposta a: #159118

Caro Jorge,
se quiser dar-me um e-mail para onde o possa contactar terei todo o gosto em dar-lhe todas as informações que tenho sobre a(s) familia(s) Montanha.
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#211760 | carlosbalula | 27 out 2008 22:44 | Em resposta a: #163256

Boa noite...também me chamo Balula e estou à procura de informações relativas à origem do nome Balula...descobri esta conversa no forum e gostaria de saber se o Jorge poderia disponibilizar informações relativamente aquilo que descobriu.


Cumprimentos,
Carlos Balula.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#216821 | mamr | 30 dez 2008 17:48 | Em resposta a: #159088

Queridos patrícios,

Sou um Montanha d'além mar. Vivo no Rio de Janeiro, Brasil e tenho 42 anos. Meu avô materno, já falecido, chamava-se Luiz Montanha e também nasceu no Rio de Janeiro em 30 de Dezembro de 1916. Sobre os pais de meu avô a única informação que tenho é que chamavam-se Pedro e Maria Emília Montanha. Meu avô radicou-se no Mato Grosso, interior do Brasil, onde casou-se com Benedita de Figueiredo Mayer e teve 9 filhos e 25 netos, dos quais eu sou o mais velho.
O fato é que há muito buscamos conhecer as origens de nossa família e suas possíveis conexões portuguesas. Se por acaso alguém tiver alguma informação que possa me ajudar nessa pesquisa serei muito agradecido.

Um abraço fraterno a todos.
E um feliz 2009!
Marco Antonio Montanha Rojas:.

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Meneses, Montanha e Balula

#272558 | IsabelFont | 15 mar 2011 13:44 | Em resposta a: #216821

Caro confrade Marco,

Não sei se ainda lhe interessa:

Nada sei sobre a origem dos Montanha; apenas sei que esteve em Moçambique nos anos 18xx um padre, de seu apelido Santa Rita Montanha (acho que Joaquim Santa Rita Montanha, ca 1806 - 1870 ??) , que lá viveu durante anos, na zona de Inhambane, e baptisou muitos moçambicanos.
Pode encontrar alguma informação sobre ele aqui »» http://estudosfranciscanos.blogspot.com/2007/09/u-padre-joaquim-de-santa-rita-montanha.html

Apesar de Padre, penso que teve um filho e uma filha, no mínimo!

Ao ler este tópico, lembrei-me de ir ver velhos apontamentos e só por curiosidade,
do Boletim nº do Arq. Hist. Ultramarino - Outubro de 1990, extraí que " este padre tinha um irmão - Francisco de Salles Montanha, que serviu em Moçambique como alferes e tenente entre aproximadamente 1841 e o ano da sua morte 1852 ou 1853; esteve também em Inhambane onde casou."

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen