Freguesia de Tarouca, Vila Meam

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#157973 | pachancho | 31 mai 2007 22:56

Peço ajuda para localizar assento de baptismo de:

Ana Rita Sampaio
Natural da Freguesia de Tarouca, Vila Meam
Filha de : Manuel António de Sampaio
Luisa Teresa da Costa Lobo
Faleceu a 23/3/1873 com 66 ou 76 anos (a idade está razurada na certidão de óbito, daí a minha duvida) em Braga.

Agradeço a atenção
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158084 | pachancho | 02 jun 2007 00:14 | Em resposta a: #157973

Renovo o pedido


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158129 | jagmc | 02 jun 2007 14:05 | Em resposta a: #158084

Pelo que sei ( e posso estar errado ) Vila Meã pertenceu a Tarouca até à reforma administrativa de finais do século XIX.
Hoje Vila Meã pertence à freguesia de Ferreirim, concelho de Lamego.

Será assim?
A ser verdade vai ter um bico de obra para resolver até porque os registos de Lamego parecem estar em grande parte na Câmara Eclesiástica de Lamego, dificil de atingir.

Penso que devia tirar a limpo esta possibilidade
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158138 | roz | 02 jun 2007 14:52 | Em resposta a: #158084

Cara Paula

So encontro uma Vila MEA, freguesia pertencente a Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo.
A grafia Meam pode ser a antiga. Nao sei se quer experimentar esta.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158162 | pachancho | 02 jun 2007 18:27 | Em resposta a: #158129

J.Correia,

muito obrigado pela informação. A possibilidade que deu é a mais provável.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158163 | pachancho | 02 jun 2007 18:28 | Em resposta a: #158138

Rosario,

obrigado pela ajuda.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158168 | pachancho | 02 jun 2007 19:03 | Em resposta a: #158129

J.Correia,

Peço desculpa pela minha ignorancia, mas porque é que diz que que vou ter um grande bico de obra?


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#158179 | jagmc | 02 jun 2007 20:58 | Em resposta a: #158168

Porque pelo que tenho lido neste forum, se o livro de assentos estiver na Câmara Eclesiastica de Lamego o acesso vai ser muito dificil.

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=128938#lista
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=113733#lista

Por estes dois itens já pode ver o porque.
Pode aproveitar algumas "dicas" e alguns bons samaritanos aqui referidos e ir vendo se o livro que lhe interessa está em Viseu ou lamego.

J,Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#160303 | jagmc | 20 jun 2007 22:44 | Em resposta a: #158163

Paula;

Não sei se a sua pesquisa avançou ou não.
Se a minha teoria estiver certa, Vila Meã pertencer agora a Ferreirim, temos uma falta de livros para o período que lhe interessa.
Em Viseu, de Ferreirim baptismos existem apenas os livros de 1848 a 1888 e em Lamego existem os referentes até 1797. assim só estará coberta a possibilidade dos 76 anos.
Para este último caso pode tentar o Sr Henrique Eira telef 254612147 e com ele tirar também esta dúvida da falta de livros.
Como possivelmente em Julho/Agosto vou para perto de Lamego, se souber alguma coisa diga que tentarei passar por lá (e como estou a pensar ir a Viseu - a maior parte da minha familia é da zona de Resende/Lamego - também se pode tentar ver alguma coisa).

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#160348 | pachancho | 21 jun 2007 09:18 | Em resposta a: #160303

J.Correia,

aínda não avançei nada nessa parte da minha pesquisa, pois estou longe dos locais. Agradeço-lhe muito a ajuda que me está a dar.
Vou tentar entrar em contacto com o Sr.Eira.
Tentarei tambem, se for caso disso, entrar em contacto com o Pároco da freguesia de Ferreirm, quem sabe se os restantes livros se encontram na possa da igreja local, já me aconteceu isso em relação à freguesia de Soutelo, Vila Verde.

Mais uma vez muito obrigado cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#162472 | jagmc | 12 jul 2007 09:51 | Em resposta a: #160348

Estive ontem no Arquivo de Viseu. A funcionária (D. Helena) foi extremeamente simpática e estivemos a tentar deslindar a questão.
De facto Vila Meã foi desanexada de Tarouca e integrada na freguesia de Ferreirim do concelho de Lamego.
O problema são os livros de assentos de baptismos. O ano de 1797 estará na Câmara Episcopal de Lamego. No AD VIseu estão os anos de 1848 a 1859 e depois de 1860 estão em Lamego. Só que para o período entre 1798 e 1847 não existem livros, o que se torna dramático se o baptismo for em 1807.
No entanto a senhora disse-me que em Lamego poderão estar outros livros que não constem das indicações existentes em Viseu ( pareceu-me que a relação entre as duas instituições não são muito boas) dado que podem existir livros em Lamego de que não tenham conhecimento.
Poderão estar também em casa de particulares situação que parece muito usual para estes lados, pelo que a sua ideia de falar com o pároco de Ferreirim não será má de todo.
Foi o que pude verificar. Se passar por Lamego ( o que não prometo para já ) procurarei ver-lhe mais alguma coisa.

J:Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#162475 | pachancho | 12 jul 2007 10:15 | Em resposta a: #162472

J.Correia,

muito obrigado pela ajuda que me está a dar. Uma questão, Vila Meã era uma freguesia ou localidade?
Nunca mais lhe disse nada em relação ao seu pedido porque, tem me sido impossivel ir ao Arquivo, mas assim que possa continuarei a pesquisar.

Continuação de uma boa viagem.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#162663 | jagmc | 13 jul 2007 23:31 | Em resposta a: #162475

De acordo com a senhora do AD Viseu era uma localidade.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#162665 | pachancho | 13 jul 2007 23:38 | Em resposta a: #162663

Caro J.Correia,

agradeço-lhe muito o tempo que está a disponibilizar em pesquisas para mim.
Eu também pensava que vila mea era uma localidade da freguesia de Tarouca, agora veio a confirmação. Em relação à pesquisa, torna-se mais fácil?


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#162799 | jagmc | 16 jul 2007 12:16 | Em resposta a: #162665

Esta sua observação levou-me a pensar que poderemos andar um pouco perdidos nesta questão.
Se de facto Vila Meã era uma localidade de Tarouca e esperemos que da freguesia, e como as alterações administrativas ocorreram entre 1834 e 1836, os assentos até essa data devem estar na freguesia de Tarouca, não será assim?
Tenho pena de já não estar próximo de Viseu para poder confirmar isso, pois no AD Viseu existem os livros de Tarouca ( assentos de baptismo ) de 1790 a 1898.
Só fica uma questão que é o facto de Ferreirim, actual freguesia onde se insere Vila Meã também fazer parte do concelho de Tarouca na altura, mas isso não quer dizer que não se tente a hipótese indicada acima.

Se, por acaso, voltar a andar próximo de Viseu poderei ver isso, até porque se trata de uma questão interessante ( sem compromissos ).

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#166945 | jagmc | 09 set 2007 20:51 | Em resposta a: #162799

Boa tarde,

Estou de regresso a casa e esta semana passei-a na Camara Eclesiástica de Lamego e as noticias que tenho para si não são muito boas.

Existem os livros de Ferreirim que pensavamos não existirem ( há uma clara descoordenação entre a CEL e o ADV ) estão é com a indicação de Mós como localidade e pude consultar os assentos no período entre 1794 e 1814 e nada encontrei referente a Ana Rita Sampaio.

No entanto os livros estão num péssimo estado, com cerca de 1/3 superior queimado o que não permite a leitura de grande parte dos assentos. Encontrei alguns de Vila Meã mas nada que respeitasse à pessoa em causa ou seus pais.

O encarregado do arquivo na CEL é uma pessoa extremamente simpática e cooperante ( Sr Henrique Eira ) e se quiser contactá-lo para eventuais esclarecimentos, não hesite.

Lamento não ter boas noticias.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Tarouca, Vila Meam

#274117 | DurãoCoelh | 05 abr 2011 23:12 | Em resposta a: #166945

Sou brasileiro, assim como os meus pais e avôs. Os trisos e a sua filharada transmigraram para o Brasil como uma espécie de "refugiados de guerra" (alto envolvimento nas questões entre miguelistas e liberais) em por volta da década de 40 do século XIX. Portavam o sobrenome Correia que lhes adveio do meu hexo António, natural de São Miguel, Tarouca, Viseu. O que documentadamente tenho é o casamento de António Correa com Clara Pinta em Santa Cristina, Mesão Frio, em 19 de novembro de 1741 (FL 108; TIF 108). Pelo registro do casamento é que sei da origem de António Correa em São Miguel, Tarouca (A hexa, Clara Maria Pinta, era de Mesão Frio). Antonio e Clara foram pais de no mínimo três filhos, estes nascidos em Santa Cristina, Mesão Frio, a saber, Josefa (minha pentavó) (N. em 4 de maio de 1746, FL 38; TIF 39), José (N. em 11/7/1744, FL26V; TIF 28) e Bernardo (N. em XX/8/1742, FLs 18 e 18V; TIF 19, não consegui ler o dia do nascimento e nem mesmo o do batizado). Josefa, a penta 77 em minha ahnentafel, casou-se com um galego de nome Lucas José, do qual só encontrei o seu segundo casamento, em Santa Justa, Lisboa, em 12/7/1801, em que o Lucas meu pento é mencionado como viúvo de Josefa, agora dita Josefa Maria, que teria falecido em Peso da Régua. O segundo casamento do pento Lucas foi com Micaela Joana da Trindade, dita sua prima, no registro, ela também já viúva de um José Neto da Gama). O casamento de pento e penta, eu não encontrei, mas encontrei uma farta ninhada, sempre falando em Lucas José como galego, natural de Santiago de Compostela, filho de Pedro "de Aratão" e de Jacinta Sanches. Já até investi em serviços profissionais de pesquisa para tentar achar esta dupla na Galiza, e NADA! O interessante é que a filharada passou a ser identificada como Correia Durão. Não entendo de onde saiu o nome Durão, o qual entretanto passou a ser o nome que nos identifica a todos, no Brasil. Como a filharada Correia Durão nasceu entre 1765 e 1779, e o segundo casamento de Lucas José se deu em 1801, o óbito de Josefa em Peso da Régua terá que ter sido entre 1779 e 1801, porém o livro de registro de Peso da Régua correspondente ao grosso do período ainda não apareceu nos recursos para genealogia da Torre do Tombo, assim como também não ainda apareceu o livro de registro de matrimônios de pouco antes de 1765 que poderia consignar o compromisso entre Lucas José Josefa Maria, se ele foi em Lisboa (em Mesão Frio, não achei!).

Eu diria que a minha principal questão é o aporte do nome "Durão"! Mais creio que esteve no passado da família Correia, da Clara Maria Pinta, do que nos Aratãos de meu hexo galego.

Alberto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 02:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen