Onde fica Pena de Aguiar, Arcebispado de Braga?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga?

#158068 | gmg | 01 jun 2007 22:00

Caros Confrades,

Num Registo Paroquial do séc. XVIII é referido o seguinte local: Pena de Aguiar, Arcebispado de Braga.

A que freguesia pertence Pena de Aguiar?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga?

#158069 | cverde | 01 jun 2007 22:25 | Em resposta a: #158068

Julgo que fica na freguesia de Telões, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.

Cumprimentos

LMF

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158076 | gmg | 01 jun 2007 23:32 | Em resposta a: #158069

Caro (a) LMF,

Muito obrigado pela resposta.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158128 | gmg | 02 jun 2007 14:03 | Em resposta a: #158076

Renovo o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158141 | roz | 02 jun 2007 15:05 | Em resposta a: #158128

Caro gmg

Tambem so encontro a que o outro confrade sugeriu. La por pertencer ao distrito de Vila Real ('e uma divisao administrativa) pode na mesma pertencer ao Bispado de Braga (divisao religiosa que nao tem nada com a civil).

Espero que isto lhe ajude.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158143 | gmg | 02 jun 2007 15:25 | Em resposta a: #158141

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158144 | jagmc | 02 jun 2007 15:26 | Em resposta a: #158141

Tomo a liberdade de lhe indicar:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=157267#lista

Como pode verificar a diocese de Vila Real a que pertence agora V. Pouca Aguiar só foi criada em 1922, pelo quepode muito bem ser a localidade que lhe indicam.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158146 | gmg | 02 jun 2007 15:32 | Em resposta a: #158144

Agradeço a sua resposta.

Com os melhore cumprimentos,

GMG.

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158225 | gmg | 03 jun 2007 14:35 | Em resposta a: #158146

Relanço o tema.

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158227 | tmacedo | 03 jun 2007 14:58 | Em resposta a: #158225

Caro GMG:

Comungo da opinião dos outros confrades. Como relançou o tema, espero contribuir para dissipar dúvidas que possa ter. Pena de Aguiar deverá ser o lugar cabeça do medieval concelho de Aguiar da Pena, actual concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde se situava, junto à "penha" que lhe deu a designação, o castelo de Aguiar, defendendo todo o vale de Vila Pouca, para onde se deslocou a cabeça do concelho no século XV. A actual povoação do castelo, próximo da "penha" de Aguiar e da fortificação medieval(esta há muito desabitada), pertence à freguesia de Telões, concelho de Vila Pouca de Aguiar, arcebispado de Braga (até à criação, no século XX, da diocese de Vila Real).

Esperando tê-lo ajudado, com os melhores cumprimentos,

ANTÓNIO TAVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158229 | gmg | 03 jun 2007 15:36 | Em resposta a: #158227

Caro António Taveira,

Diz-me então que Pena de Aguiar pertence à freguesia de Telões, concelho de Vola Pouca de Aguiar, ou pertence a Vila Pouca de Aguiar?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158232 | pachancho | 03 jun 2007 16:24 | Em resposta a: #158229

Luis,

dê uma vista de olhos a este site, pode encontrar concelhos, freguesia e localidades:

http://mapadeportugal.net/concelho.asp?c=1713


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158233 | tmacedo | 03 jun 2007 16:25 | Em resposta a: #158229

Caro Luís GMG:

Correcto e afirmativo, perdoe-me a ligeireza de expressão.
O roqueiro castelo de Aguiar (ou de Aguiar da Pena) situa-se a cerca de um quilómetro da povoação do Castelo, freguesia de Telões, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real. Na casa dos Teixeiras de Macedo, senhores da Teixeira, conservou-se ao longo do século XVI, a alcaiadaria mor de Aguiar da Pena e a comenda de Telões. Viveram aqui episódicamente, nesse período, na cabeça do concelho, a freguesia de Vila Pouca.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158241 | gmg | 03 jun 2007 18:37 | Em resposta a: #158233

Caro António Taveira,

Prende-se com o facto de ter um antepassado Manuel Teixeira que segundo um Registo de Casamento de sua filha Ana Maria Machado é dito como sendo natural de "Pena de Aguiar, Arcebispado de Braga".

Fala-me nuns Teixeira de Macedo? Quem seria esta gente? E também sei que há um livro que fala dos Machado de Vila Poouca de Aguiar.

Mas não me parece que entronque nos que me disse, mas... quem sabe.

Quando chegar o Registo de Casamento de Manuel Teixeira é que lhe poderei dar mais elementos! Pode ser que me consiga ajudar!


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158242 | gmg | 03 jun 2007 18:38 | Em resposta a: #158232

Obrigado Paula.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158291 | tmacedo | 04 jun 2007 09:35 | Em resposta a: #158241

Caro Luis GMG:

O apelido Teixeira, bem como Machado, são muito comuns no concelho de Vila Pouca, fruto da proeminência local dos seus detentores em finais do século XV e princípios de XVI. Em relação aos Teixeiras de Macedo, veja o link seguinte:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=57746
Foi alcaide mor de Vila Pouca de Aguiar, Comendador de Telões e residiu na paróquia do Salvador de Vila Pouca.
O casamento que refere, do século XVIII, duma Ana Maria Machado, filha dum Manuel Teixeira natural de "Pena de Aguiar, arcebispado de Braga" parece-me vago e impreciso. Provàvelmente o consórcio ter-se-à realizado muito longe do arcebispado de Braga, o pároco não estaria muito familiarizado com a região e terá passado essa informação sem conhecimento de causa. Receio que se refira, numa linguagem já ultrapassada no tempo, ao medieval concelho de Aguiar da Pena (na época, século XVIII, concelho de Vila Pouca de Aguiar), e não à zona envolvente do castelo medieval, junto à povoação do Castelo, freguesia de Telões.
Como refere, o registo de casamento do Manuel Teixeira, baseado no seu assento de baptismo, deverá aclarar a questão.

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158293 | gmg | 04 jun 2007 10:27 | Em resposta a: #158291

Caro António Taveira,

Muito, obrigado pelo seu apoio e ajuda.
Assim que tiver o Casamento dos Pais da Ana Maria Machado, será mais fácil deduzir naturalidades.

Espero que depois, com os dados que lhe indicarei, me possa ajudar a desvendar um pouco mais da minha ascendência Machado e Teixeira.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#158770 | Gisa2 | 07 jun 2007 18:06 | Em resposta a: #158293

Procuro informações sobre a família Teixeira.
Se alguém puder ajudar, obrigada,
Gisa2

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#159128 | gmg | 12 jun 2007 12:42 | Em resposta a: #158291

Caro António Taveira,

Ainda não recebi a documentação para verificar se os mues ascendentes são do lugar de "pena de aguiar, freg.ª de Telões". É já gente do séc. XVII e XVIII.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#159574 | gmg | 15 jun 2007 22:57 | Em resposta a: #158291

Caro António Taveira,

Assim que tiver a documentação comigo gostaria de poder ter uma apreciação sua, pode ser? Talvez o António saiba indicar-me mais informações sobre os Teixeira e os Machado.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#159866 | tmacedo | 18 jun 2007 13:25 | Em resposta a: #159574

Caro Luís GMG:

Os meus modestos préstimos estão à sua inteira disposição. Devo preveni-lo que centrei os meus estudos no século XVI (e finais do XV) nos Teixeiras que já por essa data apareciam nas terras de Aguiar da Pena (freguesias do Salvador de Vila Pouca e de S. Martinho de Bornes) e no extinto concelho de Jales (aqui em Alfarela, a partir da década de 30 do século XVI, num ramo vindo de Vila Pouca). Para além desses dois concelhos também prestei particular atenção ao de Ribeira de Pena, durante o mesmo período. Estas pesquisas permitiram-me ter uma ideia aproximada das poucas famílias (cerca de uma dúzia) com apelido, não derivado de patronímico, que habitavam nesses três antigos municípios.
Sobre o século XVIII, a que diz respeito o assento que refere, tenho um conhecimento bastante parcelar.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#159870 | gmg | 18 jun 2007 14:25 | Em resposta a: #159866

Caro António Taveira,

Muito lhe agradeço a sua prestimosa ajuda. vamos lá ver o que este registo trará! Ainda não o recebi do Arquivo da Diocese de Bragança-Miranda, onde virá indicada a filiação e a naturalidade do nubente Mateus Teixeira "de pena de aguiar, Arcebispado de Braga". Ele terá casado entre 1700 - 1730. Quem sabe, se para trás não se desvenda qualquer coisa.

Já agora, o António é de onde? De Trás-os-Montes e Alto Douro?

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga

#159872 | gmg | 18 jun 2007 14:31 | Em resposta a: #159866

Caríssimo,

Porque não publica o seu trabalho de investigação na Revista Estudos Transmontanos e Durienses, do ADVila Real?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#161709 | gmg | 03 jul 2007 17:48 | Em resposta a: #159866

Caro António Taveira,

A documentação já chegou e agora já lhe posso dar mais detalhes:

- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?

De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.

Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência? Entroncam nos Teixeira e Machado estudados por si?

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#161773 | tmacedo | 04 jul 2007 01:32 | Em resposta a: #161709

Caro Luís GMG:

De facto, suspeitava que a referência a Pena de Aguiar fosse um termo arcaizante, usado pelo pároco que redigiu o assento, para referir o concelho de Aguiar da Pena (ou de Vila Pouca de Aguiar). A referência a Vreia só pode ser Vreia de Bornes, que na altura, como agora pertence àquele concelho. Nunca Vreia de Jales, que pertencia às terras de Jales (na altura concelho autónomo em relação a Vila Pouca), com cabeça em Alfarela de Jales.
Como lhe disse os apelidos Teixeira e Machado, já se encontram no início do século XVI no concelho de Vila Pouca. E foi o século XVI que eu estudei bem. Já em meados do século XV na freguesia de S. Martinho de Bornes (vizinha de Vreia de Bornes) existe uma família de apelido Teixeira. Lá moravam cerca de 1470, o casal Diogo Gonçalves e Brites Teixeira que deixou larga geração. Terá de ver pelos livros paroquiais, eventualmente existentes no ADVR, se consegue recuar mais algumas gerações.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#161827 | gmg | 04 jul 2007 15:32 | Em resposta a: #161773

Caro António Taveira,

Muito obrigado pela sua mensagem. Assim que tiver disponibilidade vou averiguar nos paroquiais de Vreia de Bornes. Espero que no ADVReal hajam livros para as datas que eu pretendo. No registo consta que foram "moradores no lugar de Vrea, termo de Vila Pouca de Aguiar". Será então Vreia de Bornes?

Contudo mesmo pelos livros paroquiais e se tiver sorte só conseguirei recuar até 1640, sensivelmente... Tem dados sobre esta época? Como conseguiu estudar aquela região no séc. XVI e XV?

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#161832 | gmg | 04 jul 2007 15:52 | Em resposta a: #161773

Caro António Taveira,

Perdoe-me a curiosidade, mas é transmontano? Vive por acaso em Vila pouca de Aguiar? Vila Real? Esse estudo que fez sobre o séc. XVI na região de Vila Pouca de Aguiar está publicado em alguma revista? Vai publicá-lo?

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#161835 | gmg | 04 jul 2007 16:01 | Em resposta a: #161773

Caro António Taveira,

Muito obrigado pela sua mensagem. Assim que tiver disponibilidade vou averiguar nos paroquiais de Vreia de Bornes. Espero que no ADVReal hajam livros para as datas que eu pretendo. No registo consta que foram "moradores no lugar de Vrea, termo de Vila Pouca de Aguiar". Será então Vreia de Bornes?

Contudo mesmo pelos livros paroquiais e se tiver sorte só conseguirei recuar até 1640, sensivelmente... Tem dados sobre esta época? Como conseguiu estudar aquela região no séc. XVI e XV?

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162274 | tmacedo | 09 jul 2007 17:00 | Em resposta a: #161835

Caro Luis GMG:

Sou de facto um transmontano, radicado desde sempre no Porto, "helás".
Como lhe referi esses seus antepassados serão da Vreia de Bornes, freguesia pertencente às terras de Aguiar da Pena.
Vreia de Jales, no planalto de Jales, sempre pertenceu às terras de Jales, cuja cabeça era a vila de Alfarela. O antigo concelho de Alfarela de Jales, com a reorganização administrativa do século XIX, desapareceu, tendo sido dividido entre o concelho de Vila Pouca de Aguiar e o de Murça.

As fontes principais a que recorri nas minhas investigações foram:
---a) inquirições de genere, algumas das quais recuam até ao século XVI-ADB.
---b) matrículas de ordens do arcebispado de Braga desde meados do século XV a finais do século XVI-ADB.
---c) livros das Chancelarias com nomeações régias-ANTT.
---d) livros de prazos dos mosteiros de S.Domingos e S. Clara-ADVR.
---e) Foral de Vila Pouca de Aguiar.
---f) Cadastro do reino mandado fazer por D. João III.

O trabalho não está publicado porque está, infelizmente, longe da conclusão. E sabemos como é difícil dar-mos por concluído um trabalho deste género.

Desculpe o atraso na resposta, mas só no fim de semana arranjei tempo disponível e, nessa altura, não conseguia aceder ao tópico.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162406 | gmg | 11 jul 2007 10:28 | Em resposta a: #162274

Caro António Taveira,

Ainda não tive oportunidade de ir ao Arquivo de Vila Real para investigar a ascendência deste Manuel Teixeira Machado, f.º de Francisco Diniz e de Ana Machado.

Talvez, a partir dessa minha investigação possa conseguir depois alguma coisa nos Processos de Inquirição De Genere.

Nunca fiz pesquisas:

---b) matrículas de ordens do arcebispado de Braga desde meados do século XV a finais do século XVI-ADB.
---c) livros das Chancelarias com nomeações régias-ANTT.
---d) livros de prazos dos mosteiros de S.Domingos e S. Clara-ADVR.
---e) Foral de Vila Pouca de Aguiar.
---f) Cadastro do reino mandado fazer por D. João III.

Quanto a b), que tipo de informação contém?
Quanto a c), como faço essa pesquisa depois de ter percorrido os paroquiais?
Quanto a d) Como faço essa pesquisa e que tipo de documentação tem sobre os Machado e os Teixeira, do termo de Vila Pouca de Aguiar?
Quanto a e) e f) como procedo?

De qualquer das maneiras, assim que tiver a linha mais recuada envio-lhe o que possuo pois pode ser que nessa altura o António Taveira tenha informações complementares e quem sabe até mesmo entroncar uma linha já por si estudada.

Gostava de ter a sua ajuda, pois sou um genealogista amador e muita informação para pesquisas, passa-me "ao lado" como se costuma dizer!

Também eu sou Transmontano e vivo actualmente no Porto, mas para a semana estarei em Vila Real para fazer a investigação.

Quem sabe não nos possamos encontrar um dia?

Cumprimentos e muito obrigado pelas suas dicas e ajuda.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162436 | tmacedo | 11 jul 2007 18:56 | Em resposta a: #162406

Caro Luis GMG:

Informação contida em b): Nome, naturalidade (paróquia), filiação, data e local da imposição das ordens (menores, evangelho, epístola e de missa). No caso das ordens menores (as de longe mais frequentes) permite-nos ter uma ideia aproximada da idade do ordenando (pelas leis do arcebispado).
Informação contida em c):Oficíos de nomeação régia:juiz e escrivão dos órfãos, juiz e escrivão das sisas, tabelião, escrivão da câmara, procurador de número do concelho, etc. Tem o nome do "agraciado", data, e forma de transmissão (a mais das vezes, transmissão por hereditariedade). Terá de procurar nos índices das chancelarias e depois nos livros respectivos.
Informação contida em d): Transcreve alguns prazos e tombos do século XVI, de terras foreiras aos mosteiros. Pouco importante no que à zona em questão diz respeito.
Informação contida em e): O foral de 1516 de Vila Pouca de Aguiar tem muita informação de casas e casais reguengos dizendo quem são os enfiteutas e nalguns casos como sucederam nos prazos. Consultei uma cópia existente na biblioteca de Vila Pouca de Aguiar.
Informação contida em f): Permite-nos ter uma ideia do número de moradores, por classes sociais, aldeia por aldeia, na época em causa. Pouca importante para o estudo duma linhagem.

À sua disposição para aquilo em que lhe puder ser útil.

Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162441 | tmacedo | 11 jul 2007 21:34 | Em resposta a: #162436

Caro Luis GMG:

Informação contida em b): Nome, naturalidade (paróquia), filiação, data e local da imposição das ordens (menores, evangelho, epístola e de missa). No caso das ordens menores (as de longe mais frequentes) permite-nos ter uma ideia aproximada da idade do ordenando (pelas leis do arcebispado).

Informação contida em c):Oficíos de nomeação, ou confirmação, régia:juiz e escrivão dos órfãos, juiz e escrivão das sisas, tabelião, escrivão da câmara, procurador de número do concelho, etc. Tem o nome do "agraciado", data, e forma de transmissão (a mais das vezes, transmissão por hereditariedade). Terá de procurar nos índices das chancelarias e depois nos livros respectivos.

Informação contida em d): Transcreve alguns prazos e tombos do século XVI, de terras foreiras aos mosteiros. Pouco importante no que à zona em questão diz respeito.

Informação contida em e): O foral de 1516 de Vila Pouca de Aguiar tem muita informação de casas e casais reguengos dizendo quem são os enfiteutas e nalguns casos como sucederam nos prazos. Consultei uma cópia existente na biblioteca de Vila Pouca de Aguiar.

Informação contida em f): Permite-nos ter uma ideia do número de moradores, por classes sociais, aldeia por aldeia, na época em causa. Pouca importante para o estudo duma linhagem.

À sua disposição para aquilo em que lhe puder ser útil.

Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162442 | tmacedo | 11 jul 2007 21:36 | Em resposta a: #162436

Caro Luis GMG:

Informação contida em b): Nome, naturalidade (paróquia), filiação, data e local da imposição das ordens (menores, evangelho, epístola e de missa). No caso das ordens menores (as de longe mais frequentes) permite-nos ter uma ideia aproximada da idade do ordenando (pelas leis do arcebispado).

Informação contida em c):Oficíos de nomeação, ou confirmação, régia:juiz e escrivão dos órfãos, juiz e escrivão das sisas, tabelião, escrivão da câmara, procurador de número do concelho, etc. Tem o nome do "agraciado", data, e forma de transmissão (a mais das vezes, transmissão por hereditariedade). Terá de procurar nos índices das chancelarias e depois nos livros respectivos.

Informação contida em d): Transcreve alguns prazos e tombos do século XVI, de terras foreiras aos mosteiros. Pouco importante no que à zona em questão diz respeito.

Informação contida em e): O foral de 1516 de Vila Pouca de Aguiar tem muita informação de casas e casais reguengos dizendo quem são os enfiteutas e nalguns casos como sucederam nos prazos. Consultei uma cópia existente na biblioteca de Vila Pouca de Aguiar.

Informação contida em f): Permite-nos ter uma ideia do número de moradores, por classes sociais, aldeia por aldeia, na época em causa. Pouca importante para o estudo duma linhagem.

À sua disposição para aquilo em que lhe puder ser útil.

Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162609 | gmg | 13 jul 2007 14:42 | Em resposta a: #162442

Caro António Taveira,

Agradeço a sua resposta.

Quando tiver novidades (resultantes da minha investigação junto dos paroquiais no ADVReal), enviar-lhe-ei os elementos recolhidos.

Pode ser, se o António achar conveniente, que um dia nos encontremos uma vez que ambos moramos no Porto. Depois da férias, quem sabe?

Mais uma vez agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162901 | gmg | 17 jul 2007 22:07 | Em resposta a: #162442

Caro António Taveira,

Amanhã vou ao Arquivo Distrital de Vila Real fazer a pesquisa em Vreia de Bornes e nas adjacentes. Pode ser que tenha alguma novidade amanhã, que lhe transmitirei.

Tem por acaso o estudo da Família Sousa Machado, publicado pelo Sr. Prof. Luiz Vaz de São Payo?


Espero que as novas que lhe darei amanhã ou quinta-feira venham entroncar em alguma linha já por si estudada.

Agradeço, antecipadamente, a sua ajuda.

Com os melhores e cordiais cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162944 | gmg | 18 jul 2007 11:20 | Em resposta a: #162442

Caro António Taveira,

Após as minhas buscas por todas as freguesias do concelho de Vila Pouca de Aguiar, para as freguesias que apresentavam livros que cobriam o período cronológico pretendido, naõ consegui localizar o Registo de Casamento de Francisco Diniz - Ana Machado....

Com os melhore cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Senhorio de Aguiar de Pena

#162949 | S.João de Rei | 18 jul 2007 12:20 | Em resposta a: #162442

A representação dos Azevedos em Portugal, apartir de Aljubarrota, 1385, passa á minha varonia que é a de senhores de S. João de Rei, Terras de Bouro e Aguiar de Pena, por Lopo Dias de Azevedo.
O senhorio de Aguiar de Pena, sai da familia penso que logo na época do segundo senhor, João Lopes de Azevedo.
Neste momento não disponho de nenhuma fonte, mas uma filha deste senhor, casa com o primeiro Lucena que chega a Portugal, ligados que estavam por vassalagem aos seus primos Azevedo, que se exilaram em Espanha, após Aljubarrota. Esta filha de João Lopes, tem como dote Mata de Lobos, que penso que encorporaria o senhorio de Aguiar de Pena, nessa altura. Penso que na primeira parte do seculo XV este senhorio terá sido desmembrado e passado á coroa.
Se bem me lembro Aguiar de Pena estaria ligado ao dote da mãe de Lopo Dias, Aldonça Anes Coelho, do senhorio de Souto (sobrinha do tristemente celebre Coelho executor de Inês de Castro).
Cumprimentos,
José de Azevedo Coutinho
Alicante, Espanha

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#162996 | tmacedo | 19 jul 2007 00:27 | Em resposta a: #162944

Caro Luís GMG:

Lamento que a sua busca nos paroquiais tenha sido infrutífera. Os livros de assentos, para a generalidade do concelho de Vila Pouca de Aguiar, mal cobrem o século XVIII, quanto mais o anterior! Já agora, quando começam os paroquiais de Vreia de Bornes?

Há bocado, após ler a sua mensagem, fiz uma pesquisa no site do Arquivo Distrital de Braga e encontrei, entre outras, as seguintes inquirições de genere de Vreia de Bornes:

---António Machado, inquirição em 10.11.1717, proc.º 1.296, filho de António Gonçalves e de Maria Machado.

---Belchior Machado, inquirição em 30.06.1707, proc.º 31.055, filho de António João e de Domingas Machado.

---Bento Machado, inquirição em 16.02.1745, proc.º 31.544, filho de Mateus Gomes e de Antónia Machado.

---Bento Machado, inquirição em 21.01.1756, proc.º 31.595, filho de António Machado e de Domingas Monteiro.Tio materno de António Machado de Queiroga ( proc.º 3.671).

Consultando as inquirições saberá, obrigatóriamente, pelo menos, os avós dos inquiridos e, com sorte poderá encontrar o casal que procura.

Não tenho, mas consultei o livro de Manuel Abranches de Soveral. Tanto quanto me lembro, julgo que não tem referências que o possam ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar, de Lago Bom

#163025 | paguiar | 19 jul 2007 11:44 | Em resposta a: #159866

Caro António Taveira
Sendo investigador e conhecedor da história e famílias quinhentistas de Vila Pouca de Aguiar, nomeadamente de S. Martinho de Bornes, chamo a sua atenção para a mensagem que acabo de enviar para Ana Maria Guedes, no tópico "Famílias de Vila Pouca de Aguiar", mas sob o título "Aguiar, de Lago Bom", na esperança que tenha algum dado adicional que me possa fornecer.
Os meus cumprimentos
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO

#163098 | gmg | 20 jul 2007 17:39 | Em resposta a: #162996

Caro António Taveira,

Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente não consegui encontrar estes meus avoengos. Os Paroquiais de Vreia de Bornes, para casamentos, iniciam-se no séoc. XVII (1620's).


Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga?

#245571 | Luis K. W. | 04 dez 2009 22:57 | Em resposta a: #158068

Há uma vila chamada (nos Registos de paroquiais desde 1700's) de "penadaguia" ou "Pena de Águia" ou "Penha da Guia" ou etc. PENHA DE ÁGUIA, em Figueira de Castelo Rodrigo (perto da Guarda), não longe do Rio AGUIAR.

E , claro, há um castelo de Pena de Aguiar em Telões, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

Resposta

Link directo:

RE: Onde fica PENA DE AGUIAR, Arcebispado de Braga?

#245595 | tmacedo | 05 dez 2009 13:29 | Em resposta a: #245571

Caro Luis K. W.:

Como sabe, Penha de Águia no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo pertencia ao biapado de Lamego. Não é com toda a certeza essa a Pena de Aguiar do arcebispado de Braga.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen