Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158208 | san1 | 03 jun 2007 11:38

Bom dia,
Seguem aqui algumas familias da freguesia de Castelo de Penalva :


1 Quiteria Maria (b 4/5/1778 Quinta do Pereiro)

2 José de Payva
3 Anna Gracia (* 1745)

4 Estevão de Paiva (Quinta do Pereiro)
5 Isabel Marques (Casal das Donas)
6 José de Almeida (Quintela de Azurara, Mangualde)
7 Antonia Romaria (ou Romezia, ou Thomazia) (nasceu em Lisboa, freguesia de Na Sa dos Martires ou de São Paulo)

8 Francisco Lopes
9 Maria da Paiva
10 Manoel Rodrigues
11 Maria Marques
12 Manuel de Almeida Carvalho (Germil)
13 Thereza Monteiro (Quintela de Azurara, Mangualde)
14 Lourenço Soares (Quinta das Casas)
15 Anna Jorge (Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital)



1 Estanislau de Carvalho (*1777 Casal das Donas)

2 Antonio de Almeida (*1743 Quintã) (filho natural)
3 Maria Paes (Casal das Donas)

4 Manuel Fernandes (Sezures)
5 Isabel Almeida (Vila Cova do Covelo)
6 José Carvalho (Casal das Donas)
7 Thereza Soares (Corvaceira, Chãs de Tavares, Mangualde)

10 Francisco de Almeida (Vila Cova do Covelo)
11 Luisa Lopes (Sezures)
12 Manoel Carvalho (Aldeia das Posses)
13 Ana da Costa (Casal das Donas)
14 Manoel João Lopes (Corvaceira)
15 Bernarda Soares (Corvaceira)

24 Domingos Martins ( ?)
25 Anna Paes
26 Francisco Fernandes
27 Isabel Roiz



Ana, nascida 23/03/1820, baptisada 01/04/1820
Antonio nascido 12/07/1821, baptisado 22/07/1821

Filhos de
2 Antonio Tavares (*29/10/1791, b 6/11/1791, Tibais)
3 Bernarda Maria (*26/2/1784, b3/3/1784 Casal das Donas)(da Quinta de Tibaens, da freguesia de Castelo de Penalva, onde foram recebidos, [deve ser Tibais ?])

4 Manoel Antonio Tavares (Casal das Donas)
5 Maria Antonia (Casal dos Mattos, Vila Nova do Salir de Matos, Caldas da Rainha, Leiria)
6 Manoel Lourenço (Sandiães, Castelo de Penalva, Penalva do Castelo)
7 Engracia de Mattos (do Casal)

8 Francisco Tavares (Tibais)
9 Luiza Antunes (Sandiãens) casados em 3/10/1739, Casal das Donas
10 Antonio Francisco (Nossa Senhora dos Mercesos ( = Mercês ?) do Carvalhal) (morador em Casal do Matto, Vila Nova do Salir de Matos, Caldas da Rainha, Leiria)
11 Paulina Maria (Casal do Matto, Vila Nova do Salir de Matos, Caldas da Rainha, Leiria)
12 Joaquim de Figueiredo
13 Luiza Nunes (ambos moradores em Sandiãens)
14 João Ferreira (Insua)
15 Michaella de Mattos (Casal das Donas)


Filhos de Manoel Antonio e Maria Antonia (4 e 5) :
José (*26/9/187, b 4/10/1787, Tibais)
Antonio (*29/10/1791, b 6/11/1791, Tibais)

Filhos de Manoel Lourenço e Engracia de Matos (6 e 7) :
Elena (*4/8/1781, Casal das Donas)
Bernarda Maria (*26/2/1784, b3/3/1784 Casal das Donas)
Antonio (*14/5/1787, b 21/5/1787, Casal das Donas)

Filhos de João Ferreira e Michaella de Mattos (14 e 15) :
Mauricia, solteira, mãe de Isabel (*8/7/1783, b 13/7/1783 Casal das Donas)
Engracia de Mattos (Casal das Donas)


Cumprimentos,
Sandra carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158211 | tfp | 03 jun 2007 12:30 | Em resposta a: #158208

Cara Sandra Carvalho,

Muito obrigado por mais estes dados.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158245 | jaboo | 03 jun 2007 19:15 | Em resposta a: #158208

Cara Sandra Carvalho,

Muito obrigado por disponibilizar esses seus dados aqui neste forum. Será que durante as suas pesquisas em Penalva do Castelo encontrou alguns desses nomes?

Pedro João Duarte (de S.Pedro do Sul) casado c.1695 com Maria da Mota (de Penalva do Castelo), pais de:
1- Bernardo Manuel dos Reis cc Maria Trigo, de Vilarinho da Castanheira, cg
2- Francisco Ferreira cc Luisa Pinto de Freixo de Numão, cg
3- Luisa de Almeida cc Paulo Gonçalves, da Guarda, cg

Esses filhos devem ter nascido entre 1695-1705.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158259 | san1 | 03 jun 2007 21:22 | Em resposta a: #158245

Caro João Braz,

pesquiso na freguesia de Castelo de Penalva, é uma das freguesias do concelho de Penalva de Castelo, mas existem outras. (Antas, Castelo de Penalva, Esmolfe, Germil, Ínsua, Lusinde, Mareco, Matela, Pindo, Real, Sezures, Trancozelos, Vila Cova do Covelo)

Acho que nunca vi esses nomes. Alias os assentos de nascimento de Castelo de Penalva so começam em 1743, e muitos assentos de casamento são escuros. Ainda posso ver se encontro alguma coisa. Mas também pode ser que essas pessoas nasceram numa outra freguesia.

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158268 | tfp | 03 jun 2007 22:25 | Em resposta a: #158245

Caro João Braz,

Também tenho Motas de Penalva, conforme mensagem anterior neste tópico.

Se conseguir ligar os seus a estes avise-me, por favor.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158269 | tfp | 03 jun 2007 22:34 | Em resposta a: #158268

Caro João Braz,

Ignore, por favor, a mensagem anterior, não são Motas mas "MATOS"...

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158286 | manuela | 04 jun 2007 04:15 | Em resposta a: #158208

Cara Sandra

Gostaria de lhe pedir elementos de Joaquim de Figueiredo (12). Não sei se terá ligação a um "meu" Joaquim de Figueiredo. Sabe onde nasceu?
Grata pela atenção,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158326 | jaboo | 04 jun 2007 16:49 | Em resposta a: #158259

Cara Sandra Carvalho,

Bem no assento dos netos, a Maria da Mota so aparece como natural de Penalva do Castelo por isso nao sei. Mas se um dia chocar com esse nome, por favor diga alguma coisa. Muito obrigado.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158520 | cipa | 05 jun 2007 21:02 | Em resposta a: #158208

Também tenho ascendentes de Penalva do Castelo.
José Lucas Soares (11/4/1814 Quinta do Pereiro, Castelo de Penalva)
filho de Lucas Soares (16/4/1789 Casal das Donas) e de Helena Maria do Vale (10/4/1792 Quinta do Pereiro)
neto paterno de Joaquim Soares (1754 Casal das Donas) e Luíza Maria de São José (1763 Ínsua)
neto materno de Serafim José Feio do Vale (12/10/1752 Nespereira - Gouveia) e de Arcangela Maria Rosa de Faria (1753 Quinta do Pereiro)
bisneto de Francisco Lopes (Souto de Vide) e de Maria Paes (Casal das Donas); de Manoel Ferreira (Ínsua) e de Francisca Maria (Ramirão); de Manoel Ferrão e de Teresa de Faria (Quinta do Pereiro)
trineto de António Lopes (Póvoa dos Sobrinhos) e de Maria Paes (Vila Cova do Covelo); Manoel Soares (Casal das Donas) e de Maria Paes (Vila Longa); Francisco Lopes (Esmolfe) e de Teresa Ferreira (Ínsua); Maria da Conceição (Sezures); Manoel da Fonseca (Nespereira- Gouveia) e de Luíza de Faria (Quinta do Pereiro)

Será que nas suas investigações terá visto algum dos nomes de quem eu não tenho qualquer data?
Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158668 | san1 | 06 jun 2007 21:14 | Em resposta a: #158286

Cara Manuela,

So sei que Joaquim de Figueiredo é morador em Sandiães, e que seus filhos também nasceram nesse sitio...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#158669 | san1 | 06 jun 2007 21:18 | Em resposta a: #158520

Cara Carla,

So posso consultar os microfilmes de Castelo de Penalva na 5a feira da proxima semana. Mas tomei nota de seus antepassados, se encontrar alguma coisa avisarei...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#159101 | jaboo | 12 jun 2007 04:16 | Em resposta a: #158259

Cara Sandra Carvalho,

Afinal também tenho antepassados naturais de Sezures.

Manuel Pais, de Trancoso cc Bernarda da Costa, de Sezures. Devem ter casado c.1730-1740 em Sezures, mas foram viver em Dornelas onde batisaram uma filha.
Se pesquisar os paroquiais de Sezures (e se tiver tempo) ficaria muito grato se podesse encontrar alguma coisa sobre esse meu pessoal.
Desde já muito obrigado.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#159476 | san1 | 15 jun 2007 12:25 | Em resposta a: #158520

Bom dia,

Não encontrei nenhum novo assento de nascimento, pois em Castelo de Penalva so começam a partir de 1743.
So encontrei o casamento de Manoel Ferrão e Teresa de Faria :

Quinta do Pereiro, 27/11/1748,
Manoel Ferrãm, filho legitimo de Manoel de Almeida [Finolo ? (não sei se transcrevi bem)] e de Maria Ferroa moradores e naturais em Sam Paio de Gouveira, freguesia de Sam [Palagio ?] Bispado de Coimbra.
com Theresa de Faria da Quinta do Pereiro, filha legitima de Manoel da Fonsequa morador na mesma quinta e natural de Nespereira Bispado de Coimbra, e de Luisa de Faria moradora e natural na dita Quinta do Pereiro (Castelo de Penalva)
Testemunhas: Jose Tavares, Pero Soares, Joam Pereira, Padre Manoel Cabral todos de Casal das Donas.


Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#159542 | cipa | 15 jun 2007 19:27 | Em resposta a: #159476

Muito obrigada. Tomei nota desta informação. Também não sabia que os assentos só começavam em 1743.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#159548 | san1 | 15 jun 2007 20:03 | Em resposta a: #159542

Mais algumas precisões para quem pesquisa na freguesia de Castelo de Penalva :

Em Castelo de Penalva, os assentos de nascimentos começam em 1743, os de obito em 1645, e os de casamento em 1646.
Mas devo avisar para quem quiser pesquisar pelos mormons, que o microfilme 1279895 (nascimentos entre 1743-1785, casamentos 1646-1793, obitos 1645-1749) tem varias partes muito escuras e até ilisiveis. Os assentos originais ja devem ser escuros (tinta trespassada), mas o proprio microfilme também é...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#162832 | HelenaB | 16 jul 2007 20:30 | Em resposta a: #159548

Bom Tarde,

Também eu estou à procura de um Tetravó Theago d'Albuquerque, casado com Anna Almeida, ambos de Esmolfe ou Vila Cova do Covello, Penalva do Castelo.

Por ventura, sabe algo sobre os Albuquerques nesta zona?
No mês passado coloquei um Post a falar sobre este meu Theago.

Encontra-o no Tópico "Albuquerques de Esmolfe, Penalva do Castelo".

Agradecida,

HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#163314 | pcfs4ever | 24 jul 2007 18:05 | Em resposta a: #158286

Cara Manuela,
Voce esta a procura dos figueiredos de vila cova do covelo?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#163335 | manuela | 24 jul 2007 22:16 | Em resposta a: #163314

Olá!

Tenho estado com essa linha parada pois não encontrei o registo. Deveria ser de Mêda que é o que consta nos documentos que me chegaram. Entretanto durante este ano não me tem sido possível fazer novas buscas, talvez agora no Verão...

Grata pela sua mensagem envio os meus melhores cumprimentos,

Manuela

P.S. Segui também as mensagens de Vila Cova

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#193660 | HelenaB | 22 abr 2008 01:29 | Em resposta a: #163314

Caro Confrade,

Nos Figueiredos que menciona, não existirá algo sobre um Joze d'Albuquerque de Figueiredo, com um possível relacionamento c/ uma Roza Neves?

Obrigada,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198400 | recarvalho | 28 mai 2008 22:19 | Em resposta a: #158208

Oi Sandra Carvalho.
Me chamo Renata Carvalho da Silva e sou neta de um português (Artur de Carvalho) que morava na Quinta do Alto, Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, Viseu.
Há muitos anos, ele veio para o Brasil e o que eu sei é que tinha os seguintes irmãos - Delmira, que veio para o Brasil; Bernardino, que foi para Venezuela; (acho) Manuel, que ficou na Quinta do Alto.
Esse meu avô teve 3 filhos no Brasil, sendo minha mãe e mais 2 tios. Um tio meu esteve em Castelo de Penalva há poucos dias e descobriu que há primos deles na região, mas não encontrou ninguém na Quinta do Alto. Será que você tem alguma informação sobre esta família?
O que eu sei é que "Os Carvalhos" da Quinta do Alto se intitularam "Os Juliões de Carvalho", mas este nome não aparece na certidão de nascimento do meu avô, apesar de ele se dizer Artur Julião de Carvalho.
Na viagem recente meu tio descobriu que parte da familia foi para Suiça, dito por uma vizinha que conheceu alguns "Juliões de Carvalho".

Resposta

Link directo:

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198450 | salen | 29 mai 2008 12:06 | Em resposta a: #159548

Cara Sandra Carvalho,
Volto a este seu tópico para lhe perguntar se alguma vez encontrou nos livros de Penalva - em baptismos, matrimónios ou óbitos - as seguintes personagens:

A- Eufémia de Jesus:
1- Eufémia de Jesus, de Esporões ou de Castendo, casada com António da Silva Laires Júnior (de Casal das Donas) em data desconhecida, provavelmente na Ínsua. Era costureira e é mãe a 23/6/1886. Nora de João (B).
Filha de:
2- João Ferreira da Cruz, de Esporões, moradores em Castendo
3- Maria Marques, de Esporões.

B- João da Silva Laires:
1- João da Silva Laires, b 18/7/1827, da Ínsua, Castendo. Sogro de Eufémia (A)
Filho de:
2- Francisco da Silva do Amaral (ou Frcº da Silva Laires), Quinta de Gôje, Ínsua. E de
3- Maria Joaquina, Casal das Donas, Pejes, Castelo de Penalva
Neto de:
4- António José do Amaral, Gôje, Ínsua
5- Maria Josefa, Castendo
6- José Ferreira, Castendo
7- Maria Gomes, Pejes, Castelo de Penalva

C- Maria do Patrocínio OU Antónia da Assunção
Casada com João (B) em data desconhecida; tem um filho a 30/4/1865. Moradora na Ínsua, Castendo.
Obs.: Ponho dois nomes para a esposa de João (B) porque, no registo de um filho de João (B), a sua mãe é uma Maria do Patrocínio, enquanto que no registo de um neto (filho desse mesmo filho) é dada como sua avó uma Antónia da Assunção. Provavelmente Mª do Patrocínio seria uma primeira esposa, morta prematuramente, e Antª da Conceição um segundo casamento, tão antigo ao nascimento do neto que justificava um registo equivocado, esquecendo que a verdadeira avó de sangue era Mª do Patrocínio. Hipótese a confirmar com os registos de ambos os casamentos.

A utilização das designações 'Castendo' e 'Castelo de Penalva' é confusa. Não tenho a certeza, mas parece-me que Castendo era usado sobretudo para designar o Concelho e Castelo de Penalva a Freguesia, embora não me parece que a regra fosse sempre respeitada.

De qualquer maneira, ficaria grato por um seu comentário seja em que sentido for sobre encontrar nos seus apontamentos algumas datas de nascimento, casamento e morte dos citados, bem como algum bónus de ancestrais que lhe venham cair às mãos a talho de foice.

Grato pela atenção e os melhores cumprimentos, desta terra que em Maio é chuvosa e fresca, e que dá pelo nome de Portugal ...

Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198487 | Canelas | 29 mai 2008 15:37 | Em resposta a: #198450

Caro Victor Ferreira

Pesquiso também em terras de Penalva e limítrofes e tenho acompanhado com interesse o seu quebra-cabeças que é solucionar a questão Laires. Tenho uma questão, por assim dizer, inversa que é descobrir a passagem de Hermann para Baptista... A tudo isto não serão alheias as Invasões Francesas, que o diga o Malhadinhas.
Intervenho, no entanto, para dizer que o concelho se designa há muitos séculos Penalva do Castelo. Apenas a sua sede, integrada na freguesia da Ínsua, se denominava Castendo. Castelo de Penalva é uma das freguesias do concelho.
Por força do Decreto n.º 41.222, de 7 de Agosto de 1957, "Artigo único. A sede do concelho de Penalva do Castelo, que actualmente se denomina Castendo, passa a denominar-se Penalva do Castelo."

Mas, ainda, hoje há quem diga, "sexta-feira vamos à feira a Castendo"

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198752 | san1 | 31 mai 2008 21:07 | Em resposta a: #198450

Bom dia,
Fui ver nas minhas notas e não encontrei grande coisa (não tenho nenhum antepassado com os nomes que você pesquisa por isso eu não os apontei particularmente…). No concelho de Penalva do Castelo so pesquisei por enquanto as freguesias de Real e Castelo de Penalva.
Nas notas desta ultima freguesia encontrei uma neta do casal José Ferreira e Maria Gomes (B6 e B7) :

Maria (b 09/11/1818, Casal das Donas)
Filha de João Ferreira e Francisca de Jesus (Casal das Donas)
Neta paterna de José Ferreira (Castendo, Insua) e Maria Gomes (Pejes, Castelo de Penalva)
Neta materna de José de Almeida (Casal das Donas) e Maria de Almeida (Soito de Vide)


Também encontrei uma neta do casal Francisco da Silva Laires e Maria Joaquina (B2 e B3) :

Maria (1841 Casal das Donas)
filha de Jeronimo da Silva Laires (Casal das Donas) e Maria de Almeida (Castendo)
Neta paterna de Francisco da Silva Laires (Castendo) e Maria Joaquina (Casal das Donas)
Neta materna de João Ferreira e Francisca de Jesus (Casal das Donas)


Eis a seguir pessoas que encontrei na freguesia de Castelo de Penalva com o nome Amaral :

Jofefa do Amaral, de Sezures, mãe de Maria do Carmo (pai icognito), avo de Manoel (1835), Joaquim (1839).


Luisa do Amaral, freguesia de São Tiago, casada com Manoel João da Quinta de Carvalhal, pais de Bernarda de Mattos, tiveram pelo menos um neto : Antonio (1805)


Maria do Amaral, natural de Villamendo (Castelo de Penalva), casada com José de Matos (também chamado José Cardoso), natural de Casal das Donas, pais de Josefa de Mattos e Maria Rita, tiveram pelo menos 3 netos : José (1786), Domingos (1799), Anna (1809)


No que diz respeito à « Castendo » encontrei varias vezes a denominação « Villa de Castendo » associado à freguesia de Insua, ou então « Castendo » só. Pareceu-me que não dizia respeito ao Concelho mais sim a um lugar e achava que designava antigamente a vila de Penalva do Castelo. Fui verifar na Internet, e como o disse também César Tavares, Castendo era efectivamente o antigo nome de Penalva do Castelo (até 1957). Para a freguesia de Castelo de Penalva, aparece sobretudo : « freguesia de São Pedro de Castelo de Penalva». Não há equivoco…



Lamento não o poder ajudar mais…
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198755 | san1 | 31 mai 2008 21:20 | Em resposta a: #198400

Bom dia ,
Lamento não poder ajuda-lo pois meus antepassados em Castelo de Penalva so començam a partir dos anos 1830 para tras (mas efectivamente com o nome Carvalho)...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198813 | salen | 01 jun 2008 13:20 | Em resposta a: #198752

Cara Sandra Carvalho,
Muito obrigado pelos seus comentários, pertinentes e interessantes.
Como já percebeu, não é uma zona sobre a qual tenha ainda pesquisado muito.
E não lamente porque já juntou um dado a um pequeno mistério: em 1841, no baptismo da sua neta Maria, Francisco já era tratado por 'Laires' e já não por 'do Amaral'. Vá-se lá saber porquê. Até ver!
Grato novamente, despeço-me com amizade.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198828 | recarvalho | 01 jun 2008 14:41 | Em resposta a: #198755

Bom dia Sandra,

talvez eu não tenha me explicado direito: meus antepassados também tem efetivamente, e somente, o nome "Carvalho" nos registros oficiais.
A respeito do nome "Julião", era apenas um apelido, uma forma de nomear a família toda.
Veja um exemplo:
Meus bisavós: Joaquim Carvalho e Maria do Patrocínio
Seus filhos: Bernardino Carvalho, Delmira Carvalho, Arthur Carvalho (meu avô), mais um filho que ficou em Portugal, que eu não sei o nome.
Não sei se houve outros filhos.

Bem, meu avô nasceu em 1907. Os pais dele eu não sei. Todos nasceram em Castelo de Penalva e viveram na Quinta do Alto.

Será que sua família Carvalho não tem nada a ver com a minha?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198888 | san1 | 01 jun 2008 21:14 | Em resposta a: #198828

Bom dia,

Minha familia provém essencialmente do Distrito de Coimbra, e mais particularmente do Concelho de Cantanhede.
Meu 3° avô paterno é que provinha do Concelho de Penalva do Castelo, da freguesia de Real (Domingos de Carvalho, nasc. 1859).
Seu pai, Manuel de Carvalho que nasceu por volta de 1830 é natural da freguesia vizinha, Castelo de Penalva, a freguesia onde você pesquisa. Por isso, não tenho nenhuma informação desde os anos 1830 até hoje nessa freguesia.
Talvez tenhamos antepassados comuns, mas isso so o podemos descubrir se você encontrar os seus antepassados até aos anos 1830... Não o (a?) posso ajudar para as datas 1907-1830s, mas se você chegar aos anos 1830 e que seus Carvalhos ainda sejam de Castelo de Penalva ai posso ajudar (meu ramo vai até os anos 1690)...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#198907 | recarvalho | 02 jun 2008 01:46 | Em resposta a: #198888

Bom dia Sandra,
Obrigada pelo esclarecimento.
Vou pesquisar e, quando tiver algum fato novo, escrevo.
Mais uma vez obrigada.
Renata Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#233471 | juliaocarvalho | 07 jul 2009 11:29 | Em resposta a: #198400

Olá Renata,
Sou descendente do Manuel de Carvalho que referes, logo daí para cá conheço a história. O Manuel foi dos que ficou na Quinta do Alto cujos descendentes até hoje possuem a mesma.
Se estiveres interessada em saber mais contacta-me: info@electronics-telecom.com
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#233571 | recarvalho | 08 jul 2009 02:56 | Em resposta a: #233471

Olá,
que bom que você achou minhas mensagens.
Respondi por email e mandei 3 fotos.
Vamos manter contato por email, ok?
Abraços,
Renata

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#309505 | vandareginat | 03 jul 2012 02:57 | Em resposta a: #158208

Prezado San 1,
Gostaria de saber se este Jose de Almeida ( Quintela de Azurare, Mangualde) que voce se refere seria parente de meu bisavo Abilio de Jesus Almeida. Ele nasceu em Portugal no dia 13 de Outubro de 1897 como esta escrito em sua certid~ao de casamento. Mas nesta nao diz o concelho e nem a freguesia que nasceu, mas olhando no arquivo dos imigrantes, achei que ele chegou no Brasil no dia 27 de setembro de 1915 e com ajuda do caro Mario, descobri que a sua residencia local seria Cha Tavares em Mangualde, Viseu. Por isto estamos achando que ele deva ter nascido em Cha Tavares. Os pais dele nao eram casados. Seu pai era Jose Maria de Almeida e sua mae Guilhermina de Jesus. Sempre ouvi a historia de que meu bisavo Abilio nasceu num forno, pois sua mae Guilhermina manteve a gravidez escondida de seus pais. Ela morreu na hora do parto no ano de 1897, no dia que meu bisvo morreu. Ele foi criado pelos avos paternos. Seu pai morreu no ano de 1906 como esta em sua certidao de casamento em Bebedouro , SP ( Brasil). Tambem achei que ele poderia ter nascido na freguesia Fornos de Macieira Dao, pois sempre se referiu que nasceu em um Forno, se era um forno propriamente dito ou se era a freguesia forno de Macieira Dao que fica perto de Cha Tavares que era sua residencia local. Como ele morreu muito cedo, dia 17/03/1937 em Nova Granada/ SP/Brasil, minha avo tinha 7 anos e nao sabe me dizer exatamente a freguesia que ele nasceu. Mas deve ser Cha Tavares, pois era residencia local de seu pai.
E por isto procuro por familiares dele da familia Almeida ou da familia de Jesus no concelho de Mangualde.
Por favor se souber algo, me ajude.
Vanda Regina

Resposta

Link directo:

Estêvão de Paiva e Isabel Marques

#309537 | silvestre | 03 jul 2012 14:37 | Em resposta a: #158208

Estêvão de Paiva casado com Isabel Marques, em 1696 e que tiveram filhos entre esta data e 1718?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#309638 | san1 | 04 jul 2012 19:23 | Em resposta a: #309505

Bom dia,

E pouco provável José de Almeida, que citei, ser parente de Abilio de Jesus Almeida (nasc 1897) pois ele nasceu por volta de 1725 em Quintela de Azurara.

Nos arredores de Chãs de Tavares existem mais « fornos » : Fornos de Algodres, Forno Telheiro que fazem parte do distrito da Guarda.
Fornos de Algodres fica mesmo junto a Chãs de Tavares.
Os assentos dessa freguesia (batismo, casamento, óbito) ainda não se encontram no Etombo.

Para mim é mesmo possível José de Almeida ter nascido numa freguesia com um nome de « Forno », pois é muita vez com confusões dessas que nascem « lendas » familiais… Guilhermina pode ter ido para o lugar de Fornos efectivamente para esconder a gravidez, e na história fico que o parto se fez num forno…

Lamento não poder ajudar mais…

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Estêvão de Paiva e Isabel Marques

#309639 | san1 | 04 jul 2012 19:30 | Em resposta a: #309537

Bom dia,

Não compreendo sua pergunta… Se fôr póssivel pode reformular ?
Tenho efectivamente o casal Estevão de Paiva e Isabel Marques (cas 1696) como antepassados, foram pais pelo menos de José, Maria e Francisca.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

Estêvão de Paiva e Isabel Marques

#309641 | silvestre | 04 jul 2012 19:58 | Em resposta a: #309639

Boa tarde,
Este casal cuja ascendência e descendência também pesquisei, por seu meu antepassado directo, teve, entre outros filhos, Manuel de Paiva que casou em Alfaiates, Sabugal, com Maria Fernandes. Os filhos que encontrei, são por ordem cronológica: Antónia, Josefa, Isabel, Leonarda, gémeas Isabel e Francisca, Maria, Filipe, Estêvão e António.
Cumprimentos
Vera Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ferrões de S. Paio

#323047 | LProjecto | 13 fev 2013 19:43 | Em resposta a: #158520

Cara Carla,

Não teremos parentesco por parte dos "Ferrões"?

Importa-se de mencionar a sua linha? Estou convencido de que sendo os seus também de São Paio, haverá alguma ligação.

Cumprimentos,
Luís Projecto

Resposta

Link directo:

RE: Ferrões de S. Paio

#323201 | cipa | 15 fev 2013 16:17 | Em resposta a: #323047

Caro Luís,

não sei se teremos parentesco. Não tenho pesquisado a minha árvore ultimamente.

O que eu tenho de Ferrões é o seguinte:

Manuel Ferrão - nascido em 5/2/1722, em São Paio, Gouveia
casou com Theresa de Faria em 27/11/1748 em Castelo de Penalva

Era filho de Manoel de Almeida Tinoco (acho que é isso) de São Paio, Gouveia
e de Maria Ferroa, de Seia

neto materno de António Ferram e Domingas Anriques


Manuel Ferrão foi pai de Arcangella Maria Rosa de Faria, de Castelo de Penalva. Esta veio a casar com Serafim José Feio do Vale, neto de João Botelho Feio e Ângela de Andrade (de quem já falamos no tópico Botelhos de Gouveia).

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Ferrões de S. Paio

#323216 | LProjecto | 15 fev 2013 19:56 | Em resposta a: #323201

Cara Carla,

Confirma-se. Também descendo do casal ANTÓNIO FERRÃO/ DOMINGAS HENRIQUES.

Nos meus apontamentos consta o seguinte:

FERRÃO, de MACEIRA (FORNOS DE ALGODRES)


§ Único

I – ANTÓNIO FERRÃO n. Maceira, concelho de Fornos de Algodres, terá vivido na primeira metade do séc. XVII , embora se deduza que tenha casado já com uma idade avançada ou falecido muito novo, pois sabe-se que em 1725 já era defunto quando há notícia de a sua mulher assistir como madrinha de sua neta Rosa. Casou com Domingas Henriques, n. Carvalhal Redondo – Nelas, cuja filiação desconhecemos. Domingas Henriques, ainda solteira, terá vivido no lugar de Figueiredo, termo de Tourais. Já casados vivem em Maceira, onde terão nascido os filhos (registos de baptismo ainda por localizar).
Deles houve:

1 (II) MATIAS FERRÃO, que segue.

2 (II) MANUEL FERRÃO, n. S. Paio e casou em Arcozelo da Serra a 12.5.1728 com Helena Gomes, n. Arcozelo, filha de Diogo Gomes e de Luísa Dias. Testemunharam Brás de Figueiredo, capitão-mor, natural de S. Paio, e António Lopes Capitão, natural de Arcozelo.


3 (II) MARIA FERRÃO, natural de S. Paio, casou com Manuel Tinoco, tendeiro, da mesma freguesia, filho de Manuel Tinoco, n. Nespereira, barbeiro, e de Francisca Gomes, de S. Paio.
Foram filhos:

1 (III) ROSA, baptizada em S. Paio a 21.3.1725. Foram seus padrinhos de baptismo Manuel Ferrão, solteiro, e sua mãe Domingas Henriques, viúva que ficou do dito António Ferrão.

2 (III) JOSÉ, baptizado na mesma paróquia a 21.4.1728, tendo como madrinha a sua avó materna, Domingas Henriques, já viúva.

3 (III) FRANCISCO, baptizado a 29.4.1731 e teve como padrinhos o seu tio materno Manuel Ferrão e a sua avó Domingas Henriques.

4 (III) ROSÁRIA, baptizada a 9.8.1735 no mesmo lugar.

II – MATIAS FERRÃO, que foi sapateiro, nasceu por volta de 1700 em Maceira. Casou com Maria de Aguiar, natural de S. Paio, filha de Francisco Fernandes Caramelo e de Maria de Aguiar [cf. AGUIAR, de S. Paio].
Desse enlace nasceram:

1 (III) MANUEL, baptizado em S. Paio a 22.7.1722.

2 (III) JOSÉ, baptizado em S. Paio a 30.11.1724. Foram seus padrinhos de baptismo Manuel de Sousa, sapateiro, e sua mulher Maria de Sousa, moradores em S. Paio.

3 (III) LUÍSA, baptizada a 23.3.1727 na mesma freguesia, sendo afilhada do mesmo casal.

4 (III) MATIAS, baptizado a 30.7.1729 na mesma freguesia, assistindo como padrinhos Manuel Machado, mercador, e sua mulher Luzia Teresa, ambos de S. Paio.

5 (III) MARIA, baptizada em S. Paio a 30.12.1731. Teve como padrinhos o mesmo casal que apadrinhou seu irmão Matias. Faleceu muito nova.

6 (III) RITA, baptizada a 14.5.1735 em S. Paio e foram seus padrinhos o referido casal, Manuel Machado e Luzia Teresa.

7 (III) FRANCISCO, baptizado a 24.11.1736 na referida paróquia. Teve como padrinhos o seu tio Matias de Aguiar e a respetiva mulher Jacinta Baptista.

8 (III) ANTÓNIO FERRÃO DE AGUIAR, que segue.

9 (III) MARIA, nascida a 21.9.1743 e baptizada 5 dias mais tarde na referida freguesia.

III - ANTÓNIO FERRÃO DE AGUIAR, natural de São Paio, casou com Bernarda Maria da Cunha Vicente, filha de Geraldo da Cunha e de Maria Vicente [cf. CUNHA, de Cortiçô da Serra]. Descendo deste casal.

Deste modo, tanto eu como a minha esposa teremos parentesco com a Carla, visto ela descender dos "Botelho Feio do Vale".

Cumprimentos,
Luís Projecto

Resposta

Link directo:

RE: Ferrões de S. Paio

#323333 | cipa | 17 fev 2013 14:05 | Em resposta a: #323216

Caro Luís,

agradeço-lhe toda a informação. Eu parei um pouco a minha árvore genealógica da zona das Beiras. Estou à espera da colocação dos livros online no ADGuarda e/ou ADLisboa. Tenho investigado mais em Vila Real, terra da minha avó materna.

Falou em Cortiçô da Serra. Daí vem a minha antepassada Mariana de Oliveira, filha de José Coelho e Maria da Silva, casada com Adrião Leitão e mãe de Serafim José Feio do Vale.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#381333 | GIOVANNICG | 24 mai 2017 12:18 | Em resposta a: #158208

Bom dia a todos,

Localizei as certidões de nascimento de meus avós, mas como estão sem averbamento não sei a data correta do casamento, pelo idade deles e nascimento do primeiro filho, é muito provável tenha sido entre 1916 e 1922, alguém teria idéia de como eu poderia procurar essa certidão? Seria o casamento de Affoso Cabral e Maria da Luz Almeida.

Affonso Cabral, nasceu em 03/02/1898 (Quintãs, Penalva do Castelo), filho de João Cabral e Emilia de Almeida, a certidão de nascimento dele está na Paróquia de Castelo de Penalva.

Maria da Luz de Almeida (nome de solteira) passou a ser Maria da Luz Cabral depois de casada, nasceu em 10/04/1899 (Sandiães, Penalva do Castelo), filha de Antonio de Almeida e Maximina de Almeida, a certidão de nascimento dela está na Paróquia de Castelo de Penalva.

Desde já muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#429354 | Sarilho1 | 03 dez 2020 17:28 | Em resposta a: #158208

Boa tarde,
Referente ao 6. José de Almeida, gostaria de perguntar se me poderia indicar, se já as conhecer, as datas de nascimento ou óbito.

Estou partilharmente curioso se este poderá ser o mesmo indíviduo, José de Almeida de Carvalho, dado como juíz ordinário no ano de 1755 de Penalva do Castelo, com naturalidade na Quinta das Casas (Castelo de Penalva), indicado na tese de mestrado "Território, Elites e Governança: Penalva do Castelo em finais do Antigo Regime [1750-1834]" por Paulo Celso Fernandes Monteiro.

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#451583 | Fankhanel | 27 dez 2023 11:36 | Em resposta a: #158208

Feliz Natal a todos! Sou Brasileiro e Português. Hoje moro na Inglaterra e gostaria muito de visitar Penalva do Castelo por ser onde minha avó nasceu. Gostaria de saber se existe ainda parentes aí pois gostaria muito de conhecer. Portanto:

Meus tri avós : José Paulo e Maria de Almeida / José de Almeida e Maria Antunes.

Bisavós: Virgínia de Almeida e Francisco Paulo

Minha querida Avó :Maria Augusta de Almeida que nasceu em 1921.

Portanto após o falecimento do bisavô Francisco Paulo, minha Bisavó Virgínia foi para o Brasil com as filhas por volta do final dos anos 30. Provavelmente 1938.
Então Minha avó se chamava Maria Augusta D'Almeida , suas irmãs Feliciana e Cristina. Por favor, caso alguém conheça algum parente ou alguma forma de fazer contato , por favor me ajude!!!

Resposta

Link directo:

Famílias de Penalva do Castelo, Viseu

#451604 | Canelas | 29 dez 2023 11:04 | Em resposta a: #451583

Sr Fankhanel
,
Bom dia.
O concelho de Penalva do Castelo compõe-se das seguintes freguesias: Ínsua (que compreende a sede do concelho), Castelo de Penalva, Pindo, Esmolfe, Sezures, Anta, Matela, Luzinde e Trancozelos.
Os dados que apresenta são escassos para os fins que pretende, mas são um ponto de partida.
A vila-sede do concelho, até Agosto de 1957, chamava-se Castendo, data a partir da qual tomou o nome de Penalva do Castelo.
Talvez alguns destes nomes lhe sejam familiares, ou os associe a alguns dos seus ascendentes.
No Arquivo Distrital de Viseu existe o Inventário Obrigatório, que, instaurado em 1932, correu termos na comarca de Mangualde, por óbito de Francisco Paulo, residente que foi em Aldeia de Souto de Vide, freguesia do Castelo de Penalva, e no qual exerceu o cargo de Inventariante ou Cabeça de Casal Virgínia de Almeida. Parece ,pois, que os seus antepassados viveram na freguesia de Castelo de Penalva, o que, circunscrevendo as pesquisas, facilita.
Pode facilmente contactar a Junta de Freguesia do Castelo de Penalva e tentar indagar se existem, ainda, familiares vivos dos seus ascendentes aqui mencionados.
Ou, ainda, acompanhar a página "Recantos e Figuras de Penalva" na mais conhecida rede social (sim, essa mesmo em que pensou), administrada pelo antigo Presidente da Câmara Municipal, sr. Gabriel Costa e talvez lá encontre pessoas que possam ajudar.
Procure indagar junto dos seus familiares algum aspecto, por ínfimo que seja, relacionado com nomes ou locais de Penalva do Castelo, que podem ser essenciais.
Se tiver dúvidas, não hesite em colocá-las.
Votos de Bom Ano Novo.

Cumprimentos,
César Tavares

P.S. Por favor, não deixe de assinar as suas mensagens.

Resposta

Link directo:

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#451608 | Fankhanel | 29 dez 2023 15:22 | Em resposta a: #451604

Sr. Tavares,

Desde já muito obrigado pela orientação, não sabia por onde começar a não ser os nomes dos parentes que fazem parte de nossa documentação ou da memória dos quais os conheceram. Minha intenção com certeza é visitar e achar algum familiar. Moro na Inglaterra e já estou programando está viagem assim que puder. Mas como o Sr mesmo
falou, também estou tentando nas redes sociais, mas com sua orientação, vou procurar no grupo que me indicaste.


Muito agradecido, desejando a todos um Próspero Ano Novo.

Valter Arthur H. Fankhanel Silva

Resposta

Link directo:

Familias de Castelo de Penalva (Viseu)

#451612 | Canelas | 29 dez 2023 19:24 | Em resposta a: #451608

Sr Frankhanel

Na primeira metade do século passado, na realidade, foi muito intenso o movimento migratório de Portugal para o Brasil. Mas não é crível que toda a sua família penalvense o tenha feito.
Minha mãe referiu-me que na freguesia da Ínsua, donde é natural, existia a família dos “Paulos”, mas isso foi há muitas décadas, desconhecendo a situação actual.
No elenco das freguesias, faltou indicar Real.
Para além da possibilidade de encontrar familiares, dará por bem empregue a visita a Penalva do Castelo, rica em património natural e construído, mormente, o imponente solar da Casa da Insua ou dos Albuquerques, construída no séc. 18 por Luís de Albuquerque Pereira de Melo e Cáceres, Governador de Mato Grosso e Cuiabá.
Boa sorte.
Cumprimentos.
César Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen