Família Miguens

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Miguens

#14632 | JVT | 23 dez 2001 19:57

Alguém tem informações sobre esta família, especialmente no Alentejo?

JVT

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#14656 | Txispa | 25 dez 2001 06:41 | Em resposta a: #14632

Caro,
O apelido Miguens é originário da Galiza. A linhagem desta família tambem deu lugar ao apelido Míguez. Teve Casa solarenga muito importante em Porriño, Galiza.
Celso Milleiro (Pontevedra-Galiza)
cxmilleiro@hispavista.com

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#57311 | josemariaferreira | 09 fev 2004 11:25 | Em resposta a: #14632

Caro JVT
No séc.XV existia na Vila de Panoyas uma família de apelido Miguens,aparendo já com bastantes vínculos a esta terra, o que deixa antever que a sua permanencia remonte a séculos anteriores.
No antigo concelho de Panoyas existia mesmo uma herdade denominada dos Miguéis (hoje pertence à freguesia de N.S.da Conceição, concelho de Ourique), penso ter sido onde primeiro se tenham fixado dando o nome ao Monte, tendo a familia depois passado para outras herdades vizinhas, tais como o Brejo, as Coimbrãs, as Creiras.
Alguns membros desta família não só ocuparam "cargos nobres" na administração da Vila de Panóias como também militares donde se destaca João Figueira Miguens que foi capitão das Ordenanças da Vila.
Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#57321 | Jurema | 09 fev 2004 12:29 | Em resposta a: #57311

Olá Zé Maria,
E sobre a familia MIGUEL,da região do Porto, vc sabe me dizer alguma coisa?
Será que provem de algum Miguens ou Miguéis ?

abço
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#57344 | josemariaferreira | 09 fev 2004 14:45 | Em resposta a: #57321

Olá Jurema,
Um abração p`ro Brasil, que tanto amo!
Sobre a familia MIGUEL da região do Porto,
"rien de rien".
Quanto à sua segunda pergunta essa é também a minha dúvida, se Miguéis é plural do apelido Miguens ou de Miguel, como em documentos coevos relativos ao concelho de Panoyas nunca encontrei famílias de apelido Miguel, mas sim Miguens deduzo que a denominação do monte(Quinta)dos Miguéis esteja relacionada com estes.
Sempre
Zémaria

Resposta

Link directo:

Miguéns - Reguengos de Monsaraz

#57455 | AnaM | 10 fev 2004 13:17 | Em resposta a: #14632

Caro JVT,

Deparei, nos trabalhos que estou a desenvolver sobre a família Marcão, com uma senhora chamada Claudina Rosa Miguéns, que casou com um "primo" de nome Francisco Serra Marcão (nascido em 1925).
Não conheço a sua ascendência, mas já "apanhei" a descendência (inclusivé tenho que os contactar um dia destes por causa do lado Marcão)...
Salvo erro residem em Reguengos de Monsaraz, de onde suponho serem naturais os Marcão.

Não sei se lhe serve de ajuda... espero que sim :)

Com os meus melhores cumprimentos
Ana Marcão

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#57456 | G58 | 10 fev 2004 13:38 | Em resposta a: #14632

Em Nisa há descendentes da família " Miguéns ".
No jardim da referida vila alentejana, existe, inclusive, um busto de um notável médico de apelido " Miguéns ".
Mª Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#57523 | JVT | 10 fev 2004 20:41 | Em resposta a: #57456

Muito obrigado pelas vossas informações.
O meu interesse incide especialmente na família MIGUENS da Vila alentejana de Lavre, que aí viveu pelo menos desde o séc. XVII.

Os melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Fam匀ia MIGUENS

#59095 | Joana | 28 fev 2004 17:41 | Em resposta a: #57523

Conheço um Sr,Miguens que é de Évora.Desculpe a ignorância masLavre fica em que concelho?
Boa sorte!
Cumprimentos
Joana

Resposta

Link directo:

RE: Fam匀ia MIGUENS

#59106 | Sérgio Sodré | 28 fev 2004 18:24 | Em resposta a: #59095

Cara confrade
Em 1304, o território e vila do Lavre foram desanexados de Montemor-o-Novo. D.Dinis deu-lhe foral e limitou o termo. (vd. Montemor-o-Novo no séc.XV, C.M. de Montemor-o-Novo, 1998, pg. 5)
Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#59118 | Sobral | 28 fev 2004 20:08 | Em resposta a: #14632

Miguens ou Migueis, como também era chamado, de Montalvão:

Pde. Dr. Manuel Migueis do Rio, natural de Montalvão, comissário do Stº Ofício (9.1.1671), prior do Tortosendo à data do seu processo.
Era fº de Simão Rodrigues Migueis e Maria do Rio;
n. p. de António Migueis, Fid C R, e Leonor Pires;
n. m. de João Vaz, homem nobre, e Leonor Dias

G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#59331 | JVT | 02 mar 2004 09:28 | Em resposta a: #59118

Muito obrigado pelas suas informações. Sabe dizer-me se António Miguéis, FCR, era também natural de Montalvão?

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#59372 | RZP | 02 mar 2004 19:22 | Em resposta a: #14632

Exmo. Senhor;
Infelizmente também pouco ou nada sei sobre a família MIGUENS,sobre a qual se mostra interessado, no entanto o nome vem referido em notas genealógicas da minha família, as quais lhe vou transcrever:
O que dizem os genealogistas, a respeito dos primeiros Zagallos de que há notícia, vem a ser que Martim Annes Zagallo, o que povoou Monsaraz, teve por filho a Pedro Martins Zagallo que foi pae de Martim Pires Zagallo.Êste teve carta de couto de uma herdade sua no termo de Évora e foi o primeiro administrador do morgado que para êle e seus descendentes instituiu seu primo Gonçalo MIGUENS*....
*Gonçalo Miguens foi ouvidor do crime.As tres leis de 12 de Setembro de 1379 sôbre a prova dos contratos,sôbre revelias e execuções, foram lidas e publicadas «na cidade de Lisboa na Alcaçova nos Paaços d'El-Rey hu fazem a Audiencia do crime seendo hi Lourenço Annes Fogaça, chãceller e Gonçalo Miguees e Gomes Martins, ouvidores do crime e Gonçalo Annes e Lourenço Esteves, sobrejuiz na corte do dito senhor» (Gama Barros História da Administração pública em Portugal nos séculos XII a XV, Tomo I,pag.616).
Espero ter ajudado alguma coisa.
Receba os meus melhores cumprimentos.
RZP

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#59883 | Sobral | 08 mar 2004 21:57 | Em resposta a: #59331

Tenho estado fora, sem ligação à internet.
Só hoje vi seu pedido.
Pelas anotações que tenho sobre o processo indicado, os familiares do comissário eram de Montalvão, concelho de Niza.
Os únicos dados, além dos transcritos, são os relativos ao comissário e notário do processo, ambos naturais da região da Covilhã.
Uma curiosidade: em uma aldeia próxima do Tortosendo aparecem muitos Miguens. Seriam descendentes do Comissário ou de algum parente que com ele viesse viver? Ignoro por nunca ter esclarecido este assunto.
Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#110653 | jflfl | 26 jan 2006 20:21 | Em resposta a: #14632

Caro JVT
Tenho Miguens em Santa Maria de Alcaçova, Elvas (1844 para trás)

A saber:
Ana do Carmo de Sousa Migues
que fopi filha de
Maria do Resgate Miguens
que fopi filha de
Fernando de Sousa Miguens

Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#111777 | correa | 10 fev 2006 19:23 | Em resposta a: #110653

Caros participantes
Também no Algarve aparecem Miguens.
Tenho um avô António de Miguens casado 1º com Maria Simões, e 2º com Joana Batista, filha de Valentim Correia e Isabel Viegas, a 7/1/1669 ,em Moncarapacho.
António de Miguens e Maria Simões foram os pais de Maria Simões, casada com Manuel Soares de Mendonça a 10/5/1688, também em Moncarapacho.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113047 | LProjecto | 28 fev 2006 09:50 | Em resposta a: #59883

Caros confrades,

Apenas mais uma contribuição, trantando-se de um ascendente meu de apelido Miguens:

- Estevão MIGUENS, que terá nascido em data próxima de 1620, provavelmente em Soalheira - Fundão, e casou com Maria Domingues, provavelmente da mesma localidade.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113058 | manuelr | 28 fev 2006 14:50 | Em resposta a: #113047

Caro Luís

Veja se me confirma a seguinte ligação:

1-ESTÊVÃO MIGUÉIS casou com Beatriz Mendes. Foram moradores na Soalheira. Pais de

2-MARIA MIGUÉIS casou com Manuel Afonso filho de Manuel Afonso e de Isabel Fernandes falecida na Soalheira em 12-03-1632. Pais de

3-ESTÊVÃO MIGUÉIS batizado na Soalheira em 1626 casou com Maria Domingues. Pais de

4-SUSANA FERNANDES casou com Manuel Martins Barros.

E já agora, de que filho/a de Estêvão Miguéis descende?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113066 | LProjecto | 28 fev 2006 16:41 | Em resposta a: #113058

Caro Manuel,

Quere-me parecer que estamos a falar das mesmas pessoas, embora exista uma diferença de tratamento relativamente a alguns indivíduos, senão vejamos os elementos de que disponho relativamente a estes meus ascendentes:

- ESTEVÃO MIGUENS, casou com MARIA DOMINGUES e tiveram:

- SUSANA FERNANDES FEIO, natural da Soalheira, e aí casou a 14.07.1675 com MANUEL MARTINS BARROSO, natural da Soalheira, filho de DOMINGOS MARTINS BARROSO e de LEONOR FERNANDES.
Pais de:

- MANUEL MARTINS BARROSO (homónimo do primeiro), baptizado na Soalheira a 28.04.1683, e casou no mesmo local a 05.02.1709 com MARIA FERNANDES, filha de FERNANDO ÁLVARES e LUZIA PIRES.

Terá Estevão Miguens (ou Migueis) casado 2ª vez (uma das quais com Maria Domingues)?

Fiquei curioso relativamente aos dados de que dispõe. São seus ascendentes?
Estevão Miguens é meu 9º avô.

Cumprimentos,

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113067 | LProjecto | 28 fev 2006 17:05 | Em resposta a: #113058

Caro Manuel,

Que distracção a minha...

Não reparei que na sua mensagem já referia os pais de Estevão Migueis, pelo que de imediato me questionei se o mesmo teria casado segunda vez.

Não esperava ainda encontrar os pais de Estevão Migueis, pelo que a sua mensagem resultou numa agradável surpresa.

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113071 | manuelr | 28 fev 2006 17:31 | Em resposta a: #113067

Caro Luís

Não são meus ascendentes, mas como são da Soalheira, tenho vários elementos sobre eles. Descendo de um António Miguéis cuja descendência se ligou a um ramo de Matos (há pelo menos mais 3) também da Soalheira. Penso que António Miguéis era irmão de Maria Miguéis e de Pedro Miguéis filhos do 1º Estêvão Miguéis, mas não tenho prova disso.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113074 | LProjecto | 28 fev 2006 17:59 | Em resposta a: #113071

Caro Manuel,

A título de curiosidade refiro que foi Pedro Martins Barroso, nascido em Oledo, bisneto de Manuel Martins Barroso e de Susana Fernandes Feio, que casou com Maria de Oliveira, da Lousa, e foram para o Alentejo onde deixaram descendência.
Na actualidade ainda se encontram na zona de Borba (de onde sou natural)muitos "Barrosos" que descendem desta gente, incluindo a família do actual presidente da PT, Henrique Granadeiro -cuja avó é irmã da minha.

Dadas as evidentes dificuldades em pesquisar nessa zona (resido em évora), ficar-lhe-ia muito grato se o Manuel pudesse facultar mais elementos (como colaterais)que, eventualmente, tiver ou encontrar a respeito da família Miguéis ou Miguéns da Soalheira.

Cordiais cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#113136 | Lobo | 01 mar 2006 10:31 | Em resposta a: #14632

Caro JVT

De Olivença também há Migueis ligados a Mexias.

AS

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113296 | manuelr | 03 mar 2006 00:08 | Em resposta a: #113074

Caro Luís

Não tenho os Miguéis ordenados por família e os dados de que disponho estão apenas em fichas individuais, o que torna para já difícil a sua organização, já que não os meti em base de dados (na altura ainda não havia computadores!). Embora pense fazê-lo, não lhe posso ainda dizer para quando.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#113311 | LProjecto | 03 mar 2006 09:58 | Em resposta a: #113296

Caro Manuel,

Compreendo perfeitamente e agradeço-lhe a gentileza da resposta.


Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#118521 | miguens_nex | 13 mai 2006 16:27 | Em resposta a: #14632

Boa Tarde...o meu apelido é Miguéns e provem do meu pai que é alentejano...mais propriamente Montalvao,Nisa

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#118522 | miguens_nex | 13 mai 2006 16:30 | Em resposta a: #59331

Senhor JVT...o meu avo chama-se Antonio Miguéns e era natural de Montalvao

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#124609 | amiguens | 09 ago 2006 16:18 | Em resposta a: #110653

Boa tarde!

O meu nome é António E. S. Miguens, a minha família reside numa quinta em Elvas.
Um antepassado nosso, militar, de nome Affonço Migueins, natural de Niza, foi para Campo Maior, aquando das guerras da Restauração.
Os seus descendentes tornaram o apelido composto para "de Souza Miguens".
Desde princípio do séc. XX que habitamos em Elvas.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#124679 | jflfl | 10 ago 2006 20:44 | Em resposta a: #124609

Caro António E. S. Miguens
Muito obrigado pela sua resposta e contributo. Como identifiquei neste tópico eu descendo de uma linha de Sousa Miguens que aqui deixo:
...
Ana do Carmo de Sousa Miguens Ramos (n. Elvas 1843)
Maria do Resgate de Sousa Miguens (n. Campo Maior, 1803)
Fernando de Sousa Miguens (n. Campo Maior, cerca de 1770)
...
Se porventura tiver mais informação sobre este ramo ou que me permita entroncar nos seus sousa miguens, fico-lhe muito grato.
Deixo aqui o meu mail se entender por conveniente poderá usá-lo: falcaolima arroba sapo ponto pt

Os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#145756 | djabaf34 | 27 fev 2007 15:55 | Em resposta a: #113066

Caro Luis Projecto Calhau

Gostaria de saber, se possível, se têm alguma informação adicional a um meu ascendente de nome João Fernandes Feio, nascido em soalheira 2.09.1734, filho de João Fernandes Feio e de Ana Duarte casados em Soalheira a 8.11.1721, neto paterno de outro João Fernandes Feio e de Apolónia Rodrigues(de Casal da Serra, SVB) e pela materna neto de Manuel Fernandes Barroso e de Isabel Duarte, ele natural de Louriçal. Pela semelhança de nomes com a sua ascendente Susana Fernandes Feio, diria que são parentes...

Obrigado, cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#146057 | LProjecto | 01 mar 2007 16:40 | Em resposta a: #145756

Caro Daniel,

Apresento-lhes as minhas desculpas por só agora lhe ter respondido, mas contece que por mudança de residência tenho estado sem acesso à Internet pelo que muitos tópicos que voam me escapam...

Estive a consultar os meus apontamentos e infelizmente não tenho elementos que permitam adiantar mais alguma coisa aos que referiu.
De facto, pela coincidência dos nomes tudo indica que deveria existir parentesco entre estes meus ascendentes (Fernandes Feio, e talvez até Barroso) e os seus.

Talvez o confrade Manuel Rolão, que tem desenvolvido um estudo aprofundado sobre esta zona e que estará a preparar a publicação de um trabalho sobre famílias da Beira, possa elucidar-nos sobre esta questão, ou o confrade Lourval que teve (não sei se ainda terá) acesso aos microfilmes de Soalheira possa dar uma mãozinha...

Gostaria muito de lhe ter sido útil, mas receio não ter conseguido.
De qualquer forma, estarei ao seu dispor para compartilhar qualquer informação que conste dos meus "papeis".

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#146058 | LProjecto | 01 mar 2007 16:46 | Em resposta a: #145756

Caro Daniel,

Receio ter cometido um lapso quando referi que o confrade Lourval teria acesso aos microfilmes de Soalheira - creio que teve acesso foi aos filmes de Lardosa... (não tem nada a ver, mas enfim... tratou-se de confusão da minha parte!!)


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família MIGUENS

#146097 | djabaf34 | 01 mar 2007 20:10 | Em resposta a: #146057

Caro Luis

Muito obrigado pela sua disponibilidade, de facto já troquei algumas informações, aqui no fórum e na TT, com o senhor Manuel da Silva Rolão, o trabalho que está para lançar será muito importante para todos nós que estudamos as famílias da Beira-Baixa e suas ligações, todos aguardamos com expectativa. Neste momento estou com alguns ramos por desenvolver em Castelo Novo, Soalheira, Monsanto, Alcains, Aldeia de Santa Margarida, Lardosa, São Vicente da Beira, Idanha a Nova… etc., vou deixar-lhe informação relativa a Castelo Novo pode ser que tenha algo a acrescentar. Mais uma vez obrigado.

Francisca da Cunha, n. a 1.10.1669 em Castelo Novo, filha de António Fernandes e de Joana da Cunha, casou a 3.04.1691 em Castelo Novo com Manuel Martins dito o “Velho” de seus descendentes, n. a 31.07.1668 em Castelo Novo, filho de André Fernandes e de Engrácia Dias ou Botelha de Castelo Novo.


Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#146120 | 7estrelas | 01 mar 2007 23:35 | Em resposta a: #118521

Os meus Miguens são de Nisa, Alpalhão:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=277108

cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

MIGUENS de Moncarapacho

#146158 | MigSousa | 02 mar 2007 09:55 | Em resposta a: #111777

Caro A. Correia

Obrigado por ter aqui trazido o nosso comum antepassado ANTÓNIO DE MIGUÉNS, meu 9º avô. Por coincidência, há 2 dias tinha encontrado na BD do GP a linha que o conduz a si, e daí ao seu ascendente JOÃO RODRIGUES CARRAJOLA, que foi padrinho do meu bisavô.

Os do meu lado vêem do 2º matrimónio de ANTÓNIO com JOANA BAPTISTA, na data que indica, sendo pais de ISABEL DIAS, que casa com ANTÓNIO DE BRITO PEGAS, em Moncarapacho, em 18.1.1706, e que depois se continuam por via de minha bisavó materna da Casa do Carmo, cujo pai era natural da ilha da Madeira, onde foi bisneto de INÁCIO FRENNANDES DE GOUVEIA, que tinha ascendência bastante curiosa (ORNELAS, HOMEM DE GOUVEIA, CASTELO BRANCO, NORONHA, SOUSA, etc.) indo até GONÇALO GIL, n. c. 1490, um dos primeiros colonizadores da ilha.

Tenho que JOANA BAPTISTA era filha de VALENTIM CORREIA MOURATO e de ISABEL VIEGAS, neta paterna de MARTIM CORREIA MOURATO e de INEZ RODRIGUES, neta materna de MANUEL FERNANDES PELEJA e de CATARINA VIEGAS, todos de Moncarapacho.

MANUEL FERNANDES PELEJA foi filho de FRANCISCO PIRES e de SIMOA PELEJA, neto paterno de FRANCISCO BAIÃO e de INEZ PIRES, neto materno de MANUEL TRISTÃO e de MARIA RODRIGUES.

CATARINA VIEGAS foi filha de LOURENÇO MARTINS e de MARIA VAZ, tal como todos os anteriores, de Moncarapacho, os mais antigos datando da centúria de quinhentos.

Todas estas informações foram amavelmente cedidas pelo nosso incansável José Cabecinha, a quem muito agradeço.

Vou também colocar esta nota no tópico “Famílias de Moncarapacho”, onde também podem interessar mais pessoas.

Com um abraço do

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#146239 | josécyr | 03 mar 2007 10:56 | Em resposta a: #111777

Caros A. H. Correia e Miguel Sousa e restantes confrades do tópico,
Creio que o nosso antepassado comum, António de Miguens, teve um casamento anterior a Maria Simões, com Inês Domingues (circa 1664) e um posterior à Joana Baptista, com Margarida A. Simões, em Moncarapacho, a 02.11.1707, mas creio que se isto tiver discusão o deveremos fazer no tópico de "Moncarapacho".
Gostaria de colocar aqui, no entanto, o meu outro antepassado "Miguens";
Paulo de Miguens (que julgo ser o mesmo que aparece em Faro com o nome de Paulo Miguens de Ataíde,) sendo o dito casado com Leonor de Sousa, circa 1660. Este casal terá vivido em Santa Bárbara de Nexe e o Paulo Miguens poderá ser filho de Manuel da Costa Miguens, casado com Maria Viegas, circa 1629, em Santa Bárbara de Nexe.
Aqui fica pois o meu contributo de "Miguens" algarvios.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#146492 | rmfrp | 04 mar 2007 21:48 | Em resposta a: #146239

Caro J. Cabecinha:

Paulo Miguéis e Leonor de Sousa também são meus antepassados. Casaram em Faro (São Pedro) a 2 de Setembro de 1662. Infelizmente o registo do casamento não indica as filiações dos noivos.

Estou naturalmente interessado em todas as indicações relacionadas com a possível ascendência de Paulo Miguéis.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#146575 | josécyr | 05 mar 2007 16:14 | Em resposta a: #146492

Caro Rui Pereira,
A informação que recolhi foi de;
"Dados via - António Pinheiro e Rosa - "Famílias Farenses no Sec. XVII" - Anais do Município de Faro n.º XXII - 1992 (Pag.s 23 a 70) - Aparece com este nome Paulo Miguens de Ataíde, em Faro (nos registos paroquiais de São Pedro ou Sé) em 1660 e 1661. Será o mesmo?".
A sua informação sobre o casamento realizado em São Pedro, na data que indica, vem a confirmar o que P. e Rosa encontrou. Falta agora encontrar justificação para o apelido "Ataíde", se for a mesma pessoa, claro.
Sem certeza o dito poderá ser filho de Manuel da Costa Miguens e de Catarina Viegas, que aparecem em Santa Bárbara de Nexe, circa 1629.
Destes, confirmados ou por possibilidade, poderão ser filhos, além do Paulo;
Domingas Viegas c.c. Manuel Afonso Cabrita;
Manuel Rodrigues (s.m.n.);
António da Costa Miguens, c.c. (1.º Maria do Espirito Santo, 2.º com Maria da Conceição e 3.º com Isabel de Contreiras);
João de Miguens, c.c. Maria Quaresma;
Maria Viegas, c.c. o Sargento Manuel Neto.
Caro amigo mais nada tenho sobre estes meus antepassados bem como da amiga Susana Gama e seus. Falta ver se há algum Paulo de "Ataíde" a casar em Faro e uma Leonor de Sousa a fazer o mesmo, pois segundo julgo ambos poderão ser viúvos no casamento de 1662. Que lhe parece?
Cumprimentos
José cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#147553 | rmfrp | 11 mar 2007 17:06 | Em resposta a: #146575

Caro José Cabecinha:

Muito obrigado pela sua mensagem. Já em tempos consultei o muito interessante "Famílias Farenses no Séc. XVII", mas na época não reparei nas referências a Paulo Miguéis, provavelmente porque ainda não tinha descoberto que era meu antepassado.

A filiação de Catarina de Sousa (c. c. Manuel Nunes Cabrita) vem dos autos de verificação do cumprimento do testamento de Catarina de Sousa. Aí se indica que Leonor de Sousa, viúva de Paulo Miguens, da cidade de Faro, recebeu de seu genro Manuel Nunes Cabrita 1$500 como herdeira de seu (de Leonor) filho Matias de Sousa, que Deus tem, que lhe deixou sua (de Leonor) filha Catarina de Sousa, que deixou 4$000, mas por ... só alcançou 1$450 (o testamento de Catarina deixava valores demasiado grandes para os bens disponíveis e por isso os herdeiros só receberam uma fracção do que lá constava).

Chamo a atenção para o nome de Matias de Sousa, filho de Leonor aqui referido e que não constava da sua lista.

O registo de 1662 é muito lacónico: não dá as filiações dos noivos nem diz se estes eram solteiros ou viúvos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167685 | Maria Elisa | 18 set 2007 18:02 | Em resposta a: #146120

Procuro informações sobre a minha bisavó, nasceu em 1896, natural da freguesia de Cabrela, concelho de Montemor -o - Novo.
Foi Casada com José Salvador Lutas, nasceu em 1894, natural da freguesia de São Sebastião da Giesteira, concelho de Évora.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167697 | LProjecto | 18 set 2007 19:11 | Em resposta a: #167685

Cara Maria Elisa,

E como era o nome da sua bisavó?
Não sabe o nome dos pais?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167702 | Maria Elisa | 18 set 2007 19:57 | Em resposta a: #167697

Olá Luís.
O nome da minha bisavó é Ilda Antónia Miguens. Os pais da minha bisavó (meus trisavós) eram Joaquim Inácio e Antónia Gaudência Miguens.
É tudo o que sei.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167706 | LProjecto | 18 set 2007 20:28 | Em resposta a: #167702

Cara Maria Elisa,

Assim que me for possível tentarei dar-lhe uma mãozinha, dependendo, naturalmente, da minha disponibilidade nos próximos tempos.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167839 | LProjecto | 19 set 2007 21:30 | Em resposta a: #167702

Cara Maria Elisa,

A sua bisavó, Ilda, nasceu a 3.5.1897 numa casa da Rua Direita em Cabrela, foi baptizada a 25.5.1897 e, tal como referiu, era filha de Joaquim Inácio, trabalhador, e de Antónia Gaudência Miguens, empregada do serviço doméstico, ambos naturais de Cabrela.
Era neta paterna de João José e de Bárbara Maria, e neta materna de Gaudêncio Manuel Miguens e de Maria Joaquina Miguens.
Foi seu padrinho de baptismo Francisco António Correia Palhavã, solteiro, lavrador, e madrinha Maria João Alvares da Silva Magro, casada, empregada do serviço doméstico.
Consta ainda averbado que faleceu a 21.1.1936 em Montemor-o-Novo.
Esta informação consta do Livro 133, freguesia de Cabrela, fl.11vs, Assento n.º 25.

Joaquim Inácio casou com Dona Antónia Gaudência Miguens da Silva, no dia 14.5.1879 em Cabrela. Ele era (como já referi) filho de João José, proprietário, natural de Montemor-o-Novo, e de Bárbara Maria, natural de Cabrela.
Ela era viúva de Alexandre Alvares da Silva. (Cabrela, L.65, fl.1vs, Assento n.º 1)

Por falta de disponibilidade não me foi possível recolher mais informações.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167842 | LProjecto | 19 set 2007 21:35 | Em resposta a: #167839

Cara Maria Elisa,

Só para acrescentar que Francisco António Correia Palhavã, padrinho de baptismo da sua bisavó Ilda, consta na bd do Geneall. Consta até com duas entradas:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=466121

e

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=532029


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167909 | Maria Elisa | 20 set 2007 12:45 | Em resposta a: #167842

Olá Luís.
Muito obrigado, graças a si, tem havido "boas discuções" aqui em casa.

A minha avó materna faleceu à cerca de 1 mês, ao ter acesso a sua certidão de nascimento a curiosidade que sempre senti sobre a origem da minhaa família aumentou e resolvi começar a minha "árvore".

Estou no início, tudo é novo e estou um pouco perdida no rumo a tomar. A tentação é de quer saber tudo ao mesmo tempo mas já percebi que tem que ser com mais calma. Vou seguir este rumo, o da família Miguens até ao local possível. Depois iniciarei outra fase.

Pelo que percebi tem acesso a informações da localidade de Cabrela, não sei se é da zona ou não, mas os meus avós paternos moram em Cabrela.
Ana Laura Bolim e Guilherme gabriel Grulha, conhece?
Também sobre eles, mais tarde, vou querer informações (mas isto agora é mais a título de curiosidade).

Agora tenho muita informação para organizar e ainda tenho de aprender como posso reunir o maior número de informações por exemplo sem gastar muito dinheiro com assentos.

Muito grata pela sua ajuda, é um optimo orientador.
Se necessitar de alguma "coisa" não hesite em perguntar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167926 | LProjecto | 20 set 2007 16:26 | Em resposta a: #167909

Cara Maria Elisa,

Aproveito para lhe dar as boas vindas em nome desta família que é constituída pelos inúmeros confrades que participam regularmente neste fórum.

Não tem nada que agradecer, fi-lo de boa vontade numa saltada que consegui dar ao ADE - o que cada vez vai sendo mais complicado dada a inflexibilidade em termos de horário profissional.

Deixe-me clarificar que não resido próximo de Cabrela nem, tão pouco, conheço alguém que lá resida ou que de lá seja natural, nem tenho acesso a outro tipo de informação que não aquela que existe arquivada.

Como certamente saberá, os registos paroquiais de Cabrela encontram-se no ADE (Arquivo Distrital de Évora). Assim sendo, parte da investigação deverá centrar-se nesse arquivo para avançar com o seu ramo Miguens, pelo menos enquanto "andarem" por aquelas bandas.

Mas, se me permite a minha humilde sugestão, tente avançar (se tal for possível) nos vários ramos da sua ascendência partindo dos indivíduos mais recentes para os mais remotos - pelo simples motivo de que se procurar retroceder muito num dado ramo, poderá depara-se com dificuldades na leitura dos assentos mais antigos. Há algumas dificuldades que só com o tempo, com alguma prática, as superará - como será o caso da interpretação das abreviaturas, a própria linguagem, etc.


Caso ainda não o tenha feito, sugiro também que comece por ler as indicações/sugestões que são apresentadas pelos confrades mais experts nos vários tópicos que versam sobre a introdução à genealogia, certamente que terá uma perspectiva mais alargada de como poderá lançar-se nessa aventura.

Bem, e não desmotive... já foi bom ter acedido a este magnífico site onde cada mensagem quase que resulta num ensinamento.

Bem, resta-me desejar-lhe boa sorte e sugerir-lhe que vá colocando as suas dúvidas neste espaço, pois haverá sempre um ou outro confrade que não se escusa a dar-lhe uma mãozinha.

Cumprimentos,

Luís Projecto calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#167964 | Duarte scb | 20 set 2007 22:40 | Em resposta a: #14632

Caro JVT,

Existem Miguens, pelo menos uma família, em Ponte de Sor

Cumprimentos,
Duarte CB

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#170946 | MartaMPA | 25 out 2007 19:55 | Em resposta a: #167842

Francisco António Correia Palhavã é meu bisavô

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#188766 | Ana D | 18 mar 2008 03:54 | Em resposta a: #167926

Tenho antepassados de apelido Miguens no sec. XVII de Mértola, Beja.

(tenho constatado que todos os Miguens com que me tenho deparado são/eram alentejanos; de variadíssimas localidades nesta zona, mas sempre no Alentejo)

Se mais conhece Miguens de Mertola, convido-os a partilhar essa informação.


Obrigada e Cumprimentos,

Ana D

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens

#222850 | Nuno Machado | 04 mar 2009 19:13 | Em resposta a: #170946

Olá

Eu tenho apelido Miguéns.
A minha familia é de Alter do Chão, Alentejo, embora já não tenha parentes lá.
A origem é de Nisa, mas o que sei é que o meu avô chamava-se Ayres e era de origem galega.
Grande parte dos meus familiares estão divididos pela região de Caldas, Lisboa e Algarve.

Nuno Miguéns de Sousa Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#235581 | IsabelFont | 02 ago 2009 22:25 | Em resposta a: #124609

Caro confrade
António Miguéns,

Dado o seu apelido e embora não sabendo se ainda anda por este Fórum, venho colocar a seguinte questão:

O senhor em referência, nasceu algures em Elvas, presumo que terá frequentado o Conservatório em Lisboa (apenas uma presunção) pois foi para Moçambique, e foi professor de Canto Coral no antigo liceu Salazar em Maputo (ex-Lourenço Marques) e foi também Regente e Maestro da orquestra do Rádio Clube de Moçambique, na época dos anos 40 (1940 - 1950 ??). Parece que faleceu também em Elvas.
Foi casado com uma tia de meu marido Alice de Sousa Teixeira, natural de Moçambique.

Será que me pode ajudar com alguma informação sobre este senhor?

Grata pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#235758 | amiguens | 05 ago 2009 13:04 | Em resposta a: #235581

Cara Maria Isabel,

Os seus dados estão todos correctos.
O "tio Samuel" era irmão de meu avô, António Eduardo, faleceu e está sepultado em Elvas. Era o segundo filho de seus pais e o restante é por si descrito.
Diga-me que informação concreta pretende saber que informar-me-ei a esse respeito, uma vez que era uma criança quando o tio faleceu.
Presumo que seja mãe da Sara.

Cumprimentos

António Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#235769 | IsabelFont | 05 ago 2009 18:58 | Em resposta a: #235758

Olá, boa tarde
Caro António Miguéns.

Que boa novidade me dá!
Não, não sou a Mãe da Sara; sou tia da Sara por afinidade; ou seja, sou casada com um irmão de um sobrinho da tia Alice, viúva desse tio Samuel.
Por coincidência a minha Mãe, na ex-Lourenco Marques, tocou piano em concertos em que ele foi maestro. Meus Pais e avós viviam nessa altura em Moçambique.
Gostaria de saber as datas e locais de nascimento, casamento e óbito, já que quanto a pormenores pelo lado Sousa Teixeira estamos muito mal. Dessa época já faleceram todos.

Estou a fazer a genealogia da família de meu marido, e ainda conheci a tia Alice, mulher desse seu tio-avô.
Muito agradeço todas as informações que me puder dar.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#235781 | IsabelFont | 05 ago 2009 19:35 | Em resposta a: #235758

Caro António Miguéns,

Como estou alimentando uma base de dados com o software gratis do PAF, e gosto de lá colocar as fontes, seria muita indiscrição da minha parte, perguntar-lhe se foi o autor da genealogia aqui colocada no GeneAll?.
Perguntar não custa, a questão é ter ou não resposta!

Folgo imenso em ver gente assim nova interessada nestes assuntos.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#236351 | amiguens | 13 ago 2009 00:06 | Em resposta a: #235769

Boa noite,
cara Maria Isabel.

Afazeres vários não me têm permitido responder-lhe.
Não tenho mais informações confirmadas sobre o tio Samuel. Era o segundo de oito filhos. Eu era criança aquando do seu falecimento e histórias que ouvia a seu respeito não mais me as repetiram e talvez não lhes tenha dado a devida atenção, descansado que voltariam a ser relatadas.
As datas de nascimento e de falecimento serão porventura fáceis de obter e enviar-lhe-os-ei logo que possível.

Cumprimentos

António Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#236355 | amiguens | 13 ago 2009 00:17 | Em resposta a: #235781

Cara Maria Isabel,

A genealogia aqui colocada respeitante a "estes" Miguens já estava no GeneAll quando por primeira vez a ele acedi.
A base desta genealogia é o "Livro das Famílias Nobres desta Cidade de Portalegre".
Aos dados existentes acrescentei outros que possuo e que estão por mim confirmados através do Arquivo Municipal de Elvas.
Acrescentei descendentes a meu bisavô Cabral Miguens e alguns ascendentes até Afonso Miguens.
Outros dados que possuo aguardam e carecem da devida confirmação.

Simpatia sua no respeitante à minha idade.

Cumprimentos

António Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Família Miguens - Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#238366 | IsabelFont | 07 set 2009 00:49 | Em resposta a: #236351

Caro caro António Miguéns,

Espero que não se esqueça de mim, no que diz respeito pelo menos ao seu tio Samuel.
Se puder depois identificar-me e passar-me alguns dados sobre os outros irmãos agradeço também

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Miguéns

#377345 | jfontainhas | 25 jan 2017 11:06 | Em resposta a: #14632

Procuro um "António? Miguéns" que foi meu padrinho de batismo em Faro, na igreja de S. Pedro, no ano de 1933. Terá nascido por volta de 1900~1915.

Alguma sugestão?

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#377369 | IsabelFont | 26 jan 2017 17:22 | Em resposta a: #377345

Boa tarde
Caro confrade JFontainhas!

Existiu ou existe um confrade, neste forum, de seu nome António Miguéns, mas que suponho ser bastante mais novo e que tem um "post " exactamente antes do meu último.
Peça ao moderador se o autoriza a entrar em contacto com ele, pq penso que saberá mais que eu com certeza.
Eu tenho na minha BD um António Eduardo Cabral Miguéns que suponho nasceu em 1882 e que teve um filho António Eduardo Nunes Miguéns, tendo nascido em 8 de Novembro de 1915 em Elvas.
Será este?
Não sei mais nada sobre ele pq o que procuro é sobre um seu irmão de nome Samuel, e sobre o qual até agora não obtive mais informações.

Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415387 | TeresaJackson | 06 jun 2019 07:38 | Em resposta a: #14632

Chamo-me Maria Teresa Miguens Rodrigues Cancela. A minha mãe é Maria Luisa Alves de Sousa de Sampaio Miguens. O meu avô materno é Pedro Diniz Pestana de Sampaio Miguens. Alguém pode ajudar? O meu avô materno vem de Nisa a minha avó materna de Portalegre.

Teresa

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415389 | 7estrelas | 06 jun 2019 08:30 | Em resposta a: #415387

Cara Teresa

Tenho dois ramos Miguens, um de Nisa, Alpalhão e um outro só de uma geração do Crato

.o de Nisa, de Maria Miguens, tenho os elementos até ao bisavô Francisco Miguens:

https://geneall.net/pt/nome/277108/maria-miguens/

A Maria Miguens nasceu Em Nisa, Alpalhão a 13 Jan 1701 e casou com Manuel Dias Castelhano, era filha de Manuel Miguens e Margarida Dias.

Manuel Miguens foi baptizado a 12 Jan 1668 era filha de Manuel Miguens Farto e Maria Gonçalves

Manuel Miguens Farto filho de Francisco Miguens e Maria Vaz



.O ramo do Crato é só uma geração com Miguens ainda não pesquisei mais desde Maria Miguens é de Gafete, Crato e casou com Filipe de Matos:

https://geneall.net/pt/nome/306632/maria-miguens/

Espero que ajude

cumprimentos

Maria do Monte

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415390 | MCNN | 06 jun 2019 08:48 | Em resposta a: #415387

Bom dia Teresa

Sabe o nome dos pais do seu avô Pedro ?

No link seguinte pode ver o assento de casamento em 16/08/1894 na paróquia de Espírito Santo, concelho de Nisa, de José Bento Diniz Miguens com D. Henriqueta Pestana de Sampaio Goulão:

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1012528
(tem de selecionar a imagem 47.tif)

Este casal teve uma filha com o nome de Maria Henriqueta Pestana de Sampaio Miguens, a qual nasceu em 14/07/1895 na freguesia de São Lourenço do concelho de Portalegre, tendo aí sido batizada em 16/09/1895:

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1013627
(tem de selecionar a imagem 191.tif)

Pelo nome esta Maria Henriqueta aparenta ser irmã de seu avô, daí eu ter perguntado pelo nome dos pais de seu avô.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415392 | Salgueiral | 06 jun 2019 09:41 | Em resposta a: #415389

Cara Maria do Monte,

Também tenho ascendência coincidente com o seu ramo de Alpalhão.

Mas tenho mais Miguéns, também de Alpalhão, p.e., Maria Delicada, filha de José Miguéns e Maria Delicada, aquele filho de Pedro Miguéns e de Maria Correia


Cumprimentos
Raúl

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415393 | TeresaJackson | 06 jun 2019 10:28 | Em resposta a: #415390

Estou a tentar descobrir. Eu tenho ideia que a irmã do meu avô se chamava Palmira Pestana de Sampaio Miguens casada com Joaquim Roma Alves de Sousa.

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415396 | MCNN | 06 jun 2019 11:10 | Em resposta a: #415393

O casal que eu lhe referi teve uma filha nascida em Portalegre em 10/03/1897 chamada Isabel que casou com Joaquim Roma Alves de Sousa, pode ver aqui o seu batismo (com o casamento averbado):

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1013628
(selecione as imagens 105 e 106)

O casal que eu lhe referi na minha mensagem anterior deve pois corresponder aos seus bisavós.

Sabe a data de nascimento do seu avô ?

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415403 | TeresaJackson | 06 jun 2019 16:29 | Em resposta a: #415396

Obrigada. O Joaquim e a Isabel eram meus Tios Avos maternos. O Joaquim era meu tio avo materno, irmao da minha avo Fernanda Roma Alves de Sousa casada com Pedro Diniz de Pestana Sampaio Miguens. Estou a tentar descobir a data de nascimento do meu avo materno. Ele divorciou a minha avo e tornou a casar com Lillers Gomes Delgado de Quintanilha e Mendonca nascida a11.06.1923.

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415404 | TeresaJackson | 06 jun 2019 16:50 | Em resposta a: #415396

Podia clarificar? A Maria Henriqueta e filha da Henriqueta. A Isabel e filha de que casal?

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415405 | TeresaJackson | 06 jun 2019 18:09 | Em resposta a: #415404

Já entendi. A Maria Henriqueta e a Isabel são irmãs e ambas filhas do tal casal que mencionou. Ou seja são as duas irmãs do meu avô materno e o dito casal são meus bisavós.

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415408 | MCNN | 06 jun 2019 18:59 | Em resposta a: #415405

Na esperança de encontrar informação sobre a data de nascimento de seu avô Pedro, procurei e encontrei o batismo da sua avó Fernanda na freguesia da Sé em Portalegre.

Infelizmente o assento só menciona a data e local do casamento dos seus avós (11/02/1928 em Portalegre), de todas as formas se pedir à Conservatória do Registo Civil de Portalegre cópia deste assento de casamento ficará a saber onde e quando o seu avô nasceu.

O assento de batismo de sua avó é interessante, na realidade o que ocorreu não foi propriamente um batismo, o padre na altura limitou-se a impor-lhe os santos óleos porque sua avó já tinha sido batizada por um missionário a bordo do vapor Cazongo(?), na viagem de regresso à Europa vinda de São Tomé onde de facto sua avó nasceu em 15/03/1900 na freguesia da Madalena.

Pode ver aqui o assento de batismo da sua avó:

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1013761
(selecione as imagens 35.tif e 36.tif)

Cumprimentos

Mário César Navarro
.

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415414 | TeresaJackson | 06 jun 2019 19:44 | Em resposta a: #14632

Super interessante. Eu sabia que ela tinha nascido em São Tomé mas o pormenor do batismo é novidade. O meu irmão vai amanhã tentar esse documento na conservatória. Obrigada.

Já agora, o bisavô desta minha avó Dr António Alves de Sousa. Nasceu em Montemor-o-Velho mas trabalhou e viveu em Castel de Vide e depois mudou-se para Portalegre. Consegue saber algo dele e filhos?

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415415 | TeresaJackson | 06 jun 2019 19:48 | Em resposta a: #415408

Soube agora que o meu avô nasceu a 9 de Outubro possivelmente 1900?

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415431 | TeresaJackson | 07 jun 2019 06:37 | Em resposta a: #415415

Para ser exacta 9.10.1898

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415470 | TeresaJackson | 08 jun 2019 18:42 | Em resposta a: #415389

Muito obrigada pela informação. Vai ajudar muito.

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#415493 | MCNN | 09 jun 2019 12:25 | Em resposta a: #415414

Cara Teresa

Relativamente ao seu trisavô Dr António Alves de Sousa, pelo que apurei ele de facto nasceu em Montemor-o-Velho, e viveu também em Castelo de Vide e Portalegre.

No entanto falta pelo menos referir que ele foi médico do partido em Valença do Minho. Pelo menos é isso que consta no seu assento de casamento e que ajudará talvez a justificar o ter casado com uma senhora natural de Monção (freguesia de Troviscoso).

Deparei-me entretanto com esta página que relata alguma coisa sobre a vida dele:

http://fontedavila.org/personalidades.aspx?menu=25&modo=det&ide=9

Pode ver aqui o seu assento de batismo Ele nasceu em 25/02/1833 em Montemor-o-Velho (Madalena):

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=40917&FileID=279039
(selecione a imagem 67)

Aqui pode ver o seu assento de casamento em 30/08/1860 em Coimbra (Sé Nova):

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=34546&FileID=142773
(selecione as imagens 37 e 38)

Pelo que indica a página que eu referi com a biografia dele, ele terá tido apenas dois filhos.

Aqui pode ver o batismo de seu bisavô Luís, nascido em 14/08/1864 em Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, e que de acordo com o averbamento nesse registo terá falecido em Lisboa (São Mamede) em 01/05/1955. Na época em que nasceu seu filho Luís, seu trisavô era médico do partido em Castelo de Vide.

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1008871
(selecione as imagens 161.tif e 162.tif)

De notar que seu bisavô Luís casou com uma senhora (sua bisavó) que também era natural de Troviscoso. Pode ver aqui o assento de casamento dos seus bisavós em Troviscoso em 19/05/1887:

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099906
(selecione as imagens 113.tif e 114.tif)

Cumprimentos

Mário César navarro

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#426435 | magdamiguens | 14 ago 2020 00:18 | Em resposta a: #14632

Boa noite,

Estou a tentar fazer a minha árvore genealógica e tentar descobrir os meus antepassados mas está difícil. A referência mais antiga que tenho é do meu bisavô Joaquim Miguéns (montes matos, Nisa) casado com Maria Metiles. Alguém me consegue ajudar?
Obrigada!

Resposta

Link directo:

Família Miguens

#426443 | djabaf34 | 14 ago 2020 09:44 | Em resposta a: #426435

Cara Magda Miguéns, bom dia,

Com o nome dos seus bisavós e de acordo com a data de nascimento do seu avô, pode efetuar a pesquisa nos registos de casamento da freguesia de São Matias, Nisa, siga o link seguinte:

https://tombo.pt/f/nis07

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen