Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158577 | 6099 | 06 jun 2007 08:24

Caros Confrades:

Uma filha de Augusto da Silva Pinto Ferro, falecido em Sao Vicente (Cabo Verde) em 1901, Presidente da Câmara Municipal de Sao Vicente, Cônsul da Argentina e Vice-Cônsul de França, etc., casou com Francisco César Pereira de Azevedo de Pinho Bandeira, natural de Viseu e emigrado para aquele arquipélago em 1888.
Alguns elementos desta família Silva Pinto Ferro, estao registados no GENEA, mas nenhum deles é o referido Augusto.
Pretende-se saber:
-nome e datas de nascimento e de casamento da referida filha.
-nome e data de nascimento da mae da mesma, que em princípio terá sido mulher de Augusto
-descendência, se tiver existido, dessa filha com Fernando César P. Azevedo P. Bandeira.
Muito agradeço informaçoes a quem delas disponha.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158666 | roz | 06 jun 2007 20:54 | Em resposta a: #158577

Caro Jose Paulo

Antonio da Silva Pinto Ferro casou com Carlota Maria filha de Antonio Joaquim Martins (meu trizavo) e de (creio) sua primeira mulher cujo nome desconheco. Tiveram uma Carlota Pinto Ferro que nao sei com quem casou.
Sugiro-lhe que veja estas informacoes em http dois pontos 2 barras hesperitanas ponto homestead ponto com barra files barra Family Tree barra 2155 ponto htm

Infelizmente nao tenho mais dados.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158676 | 6099 | 06 jun 2007 21:47 | Em resposta a: #158666

Cara Rosário:

Agradeço o seu contributo. Julgo no entanto nao se tratar das pessoas que procuro mas talvez de linhas colaterais, ou seja: o António da Silva Pinto Ferro é certamente da família do Augusto que refiro no meu pedido, mas a Carlota é filha de António e nao deste último.
Em todo o caso, obrigado pela sua colaboraçao.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158681 | roz | 06 jun 2007 22:01 | Em resposta a: #158676

Caro Jose Paulo

Desculpe o erro! 'E de facto o Augusto da Silva Pinto Ferro. So que confundi com "Antonio", o meu trizavo, e nao reli a mensagem antes de mandar. Ele faleceu a 2 de Julho de 1901 no Mindelo e era natural da Ilha Brava.
Se visitar o tal site encontra tudo isto.
Meus cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158699 | 6099 | 06 jun 2007 23:41 | Em resposta a: #158681

Cara Rosário:

Sendo assim, é diferente. Será entao quem procuro. No entanto, tentei consultar o "site" que referiu, mas nao consigo aceder. Será que está correcta a direcçao que teve a amabilidade de me enviar?
Aguardo notícias suas e mais uma vez obrigado pelo seu interesse.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158701 | TJCArrobas | 06 jun 2007 23:44 | Em resposta a: #158577

Prezado José Paulo de Figueiredo,

Não sei se vou ajudar, mas aqui vai o meu pequeno contributo, Augusto da Silva Pinto Ferro casou por 3 vezes:
Casou em 1as núpcias com, D. Carlota Maria, de quem teve: D. Carlota Pinto Ferro.
Em 2as núpcias com D. Amélia Cândida Godinho, de quem teve: D. Maria Ferro, D. Margarida Ferro, D. Teresa Ferro, D. Júlia Ferro
e em 3as núpcias com D. Maria Luisa de Sena Barcelos. s.d. (creio).

Abraço,
Tiago Arrobas.

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158710 | 6099 | 07 jun 2007 00:10 | Em resposta a: #158701

Caro Tiago Arrobas:

Ajuda e muito. E desde já lhe agradeço. Agora resta-me saber qual dessas cinco filhas é a que me interessa.
Já agora outra questao: está registado no GENEA um Manuel da Silva Pinto Ferro que casou com D. Júlia Maria da Purificaçao Godinho, que presumo que sejam os pais de Augusto S.P.Ferro, estarei certo? (certamente serao seus antepassados, ou parentes colaterais, já que geraram descendência também de apelido Arrobas). Saberá que relaçao há entre esta D. Júlia e D. Amélia Cândida Godinho, 2ª. mulher de Augusto S.P. Ferro, já que ambas sao Godinho?
Obrigado desde já.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Nota: o meu interesse nos Pinto Ferro, tem a ver com a eventual descendência dos que referi na minha primeira mensagem, já que estou a colaborar num trabalho sobre a descendência de um antepassado do Francisco César P. A. Pinho Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158711 | roz | 07 jun 2007 00:31 | Em resposta a: #158699

Caro Jose Paulo

Experimente entrar desta maneira mas depois tem de clicar em familias, clique em "Ferro" e procure pelo Augusto. O outro que lhe dei devia leva-lo directamente ao Augusto mas talvez eu tenha omitido algo. Ai' vera' o que o outro confrade tambem lhe diz.
http 2 pontos //forums ponto delphiforums ponto com / n / main ponto asp? webtag = hesperitanas & nav= start&prettyurl = 2% F hesperitanas

Espero que deta vez de certo
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158714 | TJCArrobas | 07 jun 2007 01:00 | Em resposta a: #158710

Prezado José Paulo de Figueiredo,

Efectivamente, Manuel da Silva Pinto Ferro (nat. do Porto), casou com D. Júlia Maria da Purificaçao Godinho (nat. I. Brava) (nota: não confundir com um filho destes, com o mesmo nome).

Quanto ao grau de parentesco entre D. Júlia e D. Amélia Cândida Godinho, são tia e sobrinha, ou seja:
I-João Inacio Godinho, foi casado com D. Maria da Conceiçao do Burgo, de quem teve dois filhos:
II- D. Julia que casou com Manuel Ferro.
II- e José Joaquim Inacio Godinho, que foi casado e teve duas filhas:
- D. Maria de Jesus Godinho
- e a mais nova D. Amélia Candida Godinho. que casou com Augusto Ferro.

Quanto a ligação aos Arrobas, existem várias com esta família, desde um filho de D. Amélia da Silva Pinto Ferro, outro filho de D. Ana da Silva Pinto Ferro, mas sobretudo de Henrique da Silva Pinto Ferro que casou com Maria Emilia Barreiros Arrobas (em relação a mim são todos ramos colaterais).

Mais uma vez, um abraço,
Tiago Arrobas.

(nota: não se espante com todos estes casamentos entre primos e mais primos, era assim mesmo, numa ilha tão pequena)

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158721 | Joman | 07 jun 2007 02:42 | Em resposta a: #158710

Caro José Paulo de Figueiredo

Carlota Pinto Ferro, era filha do 1º casamento de Augusto da Silva Pinto Ferro, nasceu no séc. XIX e faleceu a 29 de Julho de 1950, no Mindelo, ilha de S. Vicente. C/c. Francisco Bandeira (não sabia o nome completo) e tiveram pelo menos três filhos: Raul Ferro Bandeira, Maria Virgínia Ferro Bandeira e Sita Ferro Bandeira. Estas duas casaram-se mas da primeira não tenho mais informações e a segunda, a Sita, com Mário Leite Morbey mas não tiveram filhos.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158763 | 6099 | 07 jun 2007 17:27 | Em resposta a: #158721

Caro Joao Nobre de Oliveira:

Muito obrigado pela sua boa colaboraçao. Sao efectivamente dados relevantes para o trabalho em que estou a desenvolver em coonjunto com outros genealogistas.
Bem haja e receba os meus melhores cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158764 | 6099 | 07 jun 2007 17:28 | Em resposta a: #158714

Caro Tiago Arrobas:

Uma vez mais obrigado pelas informaçoes que prestou que se revelaram de grande utilidade.
Melhores cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158765 | 6099 | 07 jun 2007 17:29 | Em resposta a: #158711

Cara Rosário:

Sim. Agora deu certo.
Uma vez mais o meu muito obrigado e receba cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158773 | 6099 | 07 jun 2007 18:18 | Em resposta a: #158721

Caro Joao Nobre Oliveira:
Se nao é demasiado incómodo, gostaria que me informasse, se possível, a ascendência até aos avós (pat. e mat.), de Mário Leite Morbey, bem como datas de nascimento e óbito e, sem querer abusar, quais as actividades ou cargos que exerceram. Sei que houve vários Morbeys em Cabo Verde.
Muito obrigado e cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158774 | 6099 | 07 jun 2007 18:25 | Em resposta a: #158721

Caro Joao Nobre Oliveira:
Se nao é demasiado incómodo, gostaria que me informasse, se possível, a ascendência até aos avós (pat. e mat.), de Mário Leite Morbey, bem como datas de nascimento e óbito e, sem querer abusar, quais as actividades ou cargos que exerceram. Sei que houve vários Morbeys em Cabo Verde.
Muito obrigado e cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158819 | Joman | 08 jun 2007 03:01 | Em resposta a: #158774

Sobre Mário Leite Morbey não sei mais nada a não ser que nasceu e viveu em Cabo Verde. Era filho de Charles Arthur Morbey, (Carlos Morbey), nascido a 29 de Abril de 1872, nat. da freg. de Nª. Sr.a da Luz, Mindelo, I. de S. Vicente, e falecido em 1919 na sua ilha natal, casado em 1as núpcias com Cândida do Carmo Leite Cardoso, natural da mesma cidade. Era neto paterno de Edwin John Morbey e de Inácia de Assunção Pereira d’Eça, (que já constam no Genea).
Gostaria, se tem estes elementos, de saber algo mais sobre Francisco César Pereira de Azevedo de Pinho Bandeira, isto é quem são os pais e datas de nascimento e falecimento (suponho que terá falecido em Cabo Verde). É que também tenho em mãos um trabalho sobre famílias luso-caboverdianas.
Obrigado.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158825 | 6099 | 08 jun 2007 09:08 | Em resposta a: #158819

Caro Joao Nobre de Oliveira:

Obrigado pelas suas informaçoes.
Relativamente a Francisco César Pereira de Azevedo de Pinho Bandeira, nasceu em Viseu (de momento nao tenho a data), apenas sabia que tinha emigrado para Cabo Verde em 1888 e nada mais. Era filho de Fernando César de Pinho Bandeira da Gama Ferrao (baptizado em Viseu, paróquia Ocidental a 27.3.1845), propretário e Chefe dos Serviços Telégrafo-Postais de Coimbra, e de sua mulher D. Virgínia Eduarda de Figueiredo Pereira de Azevedo, natural do Porto (irma de seu cunhado). Neto paterno de Luís Monteiro Ferrao, natural de Sao Salvador (Viseu), Capitao de Ordenanças de Barreiro (Tondela) a 17.1.1798, vereador da Câmara de Viseu, Proprietário da Quinta da Serra (Viseu) e de sua mulher (com quem casou em Sabugosa a 20.8.1837), D. Maria Rosa Eduarda de Pinho Bandeira da Gama e Mello, oriunda por seu pai da fidalga Casa de Sabugosa (Pinhos Seixas da Gama) e por sua mae do Paço de Fráguas (Bandeiras), que já constam no GENEA. Neto materno de António Pereira de Azevedo, natural de Valença do Minho e falecido em Viseu a 28.7.1864, Coronel de Infantaria reformado no posto de General de Brigada, Comandante do Regimento de Infantaria 14 (Viseu) titular do Conselho de S.M.F. (8.10.1861), Comendador da Ordem de Sao Bento de Avis (17.9.1851), oficial da Ordem de Torre e Espada (10.9.1862), condecorado com as medalhas das Campanhas da Liberdade e sua mulher D. Marcelina Eugénia de Figueiredo Guedes, natural de Chaves (também constam no GENEA).
O trabalho que estamos a desenvolver refere-se à descendência do Dr. António de Pinho Rebelo e Seixas da Gama, 4º. avô do referido Fernando César.
Espero ter-lhe sido útil.
Melhores cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158827 | Joman | 08 jun 2007 09:56 | Em resposta a: #158825

Caro José Paulo de Figueiredo

Ajudou sim. Ficou explicado porque uma das filhas era Virgínia, pois tinha o nome da avó. Raul era o nome de um dos irmãos da Carlota, logo Raul Ferro Bandeira tinha o nome do tio. Só a Sita que ficaremos por saber o porquê deste nome, pois não é um nome usual na família Ferro, é mesmo a única que conheço.
Mais uma vez obrigado pelas informações.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158831 | 6099 | 08 jun 2007 10:58 | Em resposta a: #158827

Caro Joao Nobre de Oliveira:

Desculpe incomodá-lo novamente.
Como está a estudar famílias luso-caboverdianas, nao se terá "cruzado" por acaso com um Eduardo Bandeira de Lima, natural de Vila Real e falecido em Lisboa em 1923, Major do Exército, que casou D. Maria Eufêmia de Medina, nascida na Ilha do Fogo a 7.10.1854 e filha de Joao Carlos de Medina? Foram pais de:
- Vicente Bandeira de Lima, n. Sao Vicente de Cabo Verde, c.c.g
- D. Teresa Rodrigues de Cácia Lima, nascida na Praia em 1875, c.c.g
- Eduardo Bandeira de Lima, n. Fogo 1877, c.c.g.
- António Bandeira de Lima, n. Fogo 1877, c.c.g.
- D. Ernestina Bandeira de Lima, n. Praia 1882, c.s.g.
- D. Olinda Lúcia Bandeira de Lima, n. Lisboa 1891, c.c.g.

O meu interesse, como já deverá ter entendido, reside na ascendência de Eduardo Bandeira de Lima, pai, já que viveu em Cabo Verde e é também Bandeira, embora nada me faça supôr que pertence aos Bandeiras das mensagens anteriores e é apenas um "tira-teimas".

Melhores cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158832 | Joman | 08 jun 2007 11:14 | Em resposta a: #158831

"Cruzei-me" sim, seguem os dados do casal.

Eduardo Bandeira de Lima, filho de António José de Lima e de Teresa Rodrigues Garcia, nasc. a 23 de Julho de 1844, nat. de Vila Real, Portugal, e fal. em 27 de Dezembro de 1923 em Lisboa. Casou em 29 de Março de 1873, em Cabo Verde, com Maria Eufêmia de Medina, nat. da I. do Fogo, filha de João Carlos de Medina, e de Eufémia Nozolini Monteiro de Macedo. A mim, claro, interessa-me só a descendência do casal que origina este ramo em Cabo Verde.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158833 | 6099 | 08 jun 2007 11:20 | Em resposta a: #158832

Agradeço a pronta resposta. Embora nao vislumbre a ascendência Bandeira, posso concluir que estas pessoas sao cronologicamente incompatíveis com a genealogia em estudo. Obrigado na mesma.
Abraço,
J. Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#158982 | 6099 | 10 jun 2007 21:00 | Em resposta a: #158819

Caro Joao Nobre de Oliveira:

Desculpe voltar a maçá-lo, mas falhou-me pedir-lhe uma última informaçao: quais os nomes (e se possível profissoes/cargos e datas de nascimento, casamento e óbito) dos pais de Cândida do Carmo Leite Cardoso, 1ª. mulher de Mário Leite Morbey.
Agradeço a sempre boa colaboraçao.
Melhores cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#159002 | Joman | 11 jun 2007 02:41 | Em resposta a: #158982

Não incomoda nada.

Só que desta vez de pouca utilidade poderei ser. Sei que o Raul Ferro Bandeira foi funcionário dos Correios, mas dos outros não obtive nada. Quanto aos pais da Cândida do Carmo Leite Cardoso, suponho, (atenção não tenho a certeza) que sejam Joaquim Maria Cardoso e Júlia de Almeida Leite.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#159007 | 6099 | 11 jun 2007 08:56 | Em resposta a: #159002

Mesmo assim foi útil. Obrigado e cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#159277 | 6099 | 13 jun 2007 23:05 | Em resposta a: #158827

Caro Joao Nobre de Oliveira,

Nao sei se tem a seguinte informaçao com a qual deparei no Jornal "O Comércio de Viseu" (nº. 1412 de 1.2.1900) e que lhe poderá eventualmente interessar:

- Raúl Ferro, filho de Augsto da Silva Pinto Ferro, casou com D. Ema de Azevedo Cunha, filha de um comerciante de Viseu, José Nunes da Cunha.

Melhores cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#159851 | Joman | 18 jun 2007 04:30 | Em resposta a: #159277

Caro José Paulo de Figueiredo

Interessa-me sim. Sabia que o casamento tinha sido realizado em Lisboa e como a noiva era natural desta cidade pensava que a família estava radicada na capital. Ao que parece seria em Viseu. Mais uma vez obrigado.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#163586 | 6099 | 27 jul 2007 06:54 | Em resposta a: #159851

Caro Joao Nobre de Oliveira:

Tenho reparado nas suas intervençoes no tópico "Famílias de Cabo Verde". Com o avanço das suas investigaçoes ter-se-a já por ventura deparado com o nome da primeira mulher de António Joaquim Martins, pais de Carlota Maria Martins (casada com Augusto da Silva Pinto Ferro)? E sobre os eventuais casamento e descendência de Raúl Ferro Bandeira (até agora s.m.n.) e sobre a de sua irma Maria Virgínia Ferro Bandeira (casada, s.m.n.)?
Caso tenha estes dados muito lhe agradeceria.
Entretanto receba cumprimentos,
José Paulo C. F. B. de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Silva Pinto Ferro, de Cabo Verde (Sao Vicente)

#163589 | Joman | 27 jul 2007 09:05 | Em resposta a: #163586

Caro José Paulo de Figueiredo

Neste particular continuo às cegas. Não descobri nada.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen