D. Diogo Fernandes de Beja

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

D. Diogo Fernandes de Beja

#158601 | RBC | 06 jun 2007 12:56

Gostaria de saber se existe informação sobre a ascendência e descendência de Diogo Fernandes de Beja, "Braço direito de Afonso de Albuquerque", que julgo ter vivido em Beja, em virtude de hoje nesta cidade existir uma praça que honra o seu nome.

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#158702 | manuelr | 06 jun 2007 23:47 | Em resposta a: #158601

Caro RBC

Há um Diogo Fernandes de Beja, que embarcou para a Índia na nau Santa Clara, da qual tinha sido nomeado Capitão-de-Mar e Guerra, vindo a falecer em 1503 após a descoberta de uma Ilha.
Outro, foi Escudeiro Fidalgo de D. Manuel e foi morador da Casa Real.
De um destes (tomara eu saber de qual!), descendem os Rodrigues de Beja, de Catelo Novo.

Cumprimentos
Manuel da SIlva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#158913 | RBC | 09 jun 2007 17:56 | Em resposta a: #158702

Meu caro Manuel, dos Rodrigues de Beja descendou eu, queira procurar em João Rodrigues de Beja, o qual é a ultima pessoa a quem cheguei no estudo dos Bejas.

Será que do Diogo Fernendes de Beja me consegue arranjar a sua ascendencia? a qual muito agradeço.

Quanto aos Rodrigues de Beja tenho manuscrito que lhe posso fornecer, escrito pelo Padre Bernardo Murzello Falcão.

Com cumprimentos,

Rodrigo Falcão Beja da Costa

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#158914 | RBC | 09 jun 2007 18:05 | Em resposta a: #158702

Meu caro Manuel, esqueci-me, será que me consegue fazer a ligação entre o Diogo Fernandes de Beja e o João Rodrigues de Beja.

Cumprimento,

Rodrigo Falcão Beja da Costa

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#158925 | manuelr | 09 jun 2007 20:59 | Em resposta a: #158914

Caro Rodrigo Falcão Beja da Costa

Também eu descendo desses Rodrigues de Beja e Fernandes de Beja. Há um estudo feito pelo Bispo Arrais de Mendonça, que no que diz respeito às primeiras gerações (de Castelo Novo), não acerta uma, estando tudo completamente errado. No que diz respeito aos de Santiago do Cacém, já está certo.
Eu estou em fase de revisão das Famílias da Beira Baixa (que queria publicar antes de Agosto!), tendo todos os elementos de referência em Castelo Branco. No entanto pode dizer-me de qual João Rodrigues de Beja descende? É que há 4 ou 5 contemporâneos!
Não estivemos já em contacto pelo Genea?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#158926 | manuelr | 09 jun 2007 21:05 | Em resposta a: #158913

Caro Rodrigo Falcão Beja da Costa

Agradeço a disponibilidade quanto ao manuscrito.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#159014 | RBC | 11 jun 2007 11:19 | Em resposta a: #158925

Caro Manuel
segue a seguinte informação:

De Diogo Fernandes de Beja até aos nossos dias, em relação aos meus costados.

Conheço alguns dos costados que nesta informação se omitem.


"Vieram para esta Vila de Castelo Novo, Comarca de Castelo Branco, Bispado da Guarda, Província da Beira. Conta de instrumento jurídico tirado naquela vila, que existe em poder dos desta família, serem Legítimos de D."

Diogo Fernandes de Beja casou com Leonor Rodrigues e teve de entre outros Silvestre Rodrigues de Beja, em quem continua.

Silvestre Rodrigues de Beja de quem não sei o nome da mulher, mas que lhe ficaram 3 filhos:
Manuel Rodrigues de Beja, em quem continua;
Dr. João Rodrigues de Beja de quem há copiosa descendência (Religiosoa, Ministros e Togados) e,
Dr. Rodrigues de Beja, solteiro, de quem descendem os Pegas, Fragosos e Figueiredos.

Manuel Rodrigues de Beja, que de sua mulher Ursula Boyno teve, Paulo Rodrigues de Beja em quem continua,
Frei António de Castelo Novo,
Julião Rodrigues de Beja, de quem descendem os Costas, Pimenentéis e Leitões e,
Dr. Francisco Rodrigues Boyno.

Paulo Rodrigues de Beja que casou com catarina Boa (?) filha do capitão Mor da Vila de Castelo Novo, de quem teve,
Manuel Rodrigues Boyno de Beja em quem continua,
Pd. Francisco Rodrigues Boyno e o Pd. Silvestre Rodrigues Boyno.

Manuel Rodrigues Boyno de Beja, casou com Margarida Borges na Vila de Grândola e tiveram um filho,

João Rodrigues de Beja que casou primeiro com D. Catarina Maria da Silva de quem teve Paulo Rodrigues de Beja, casado com D. Brites Catarina de Cabedo SAlema, de quem teve D.Catarina de Cabedo Salema, mulher do Dr. José Felício Falcão, que morreu sem descendencia.

casou segunda vez com D. Mariana Bernarda Falcão de quem teve,
Pd. Filipe Falcão Beja,
Miguel Inácio FalcãO Beja em quem continua,
António Falcão Beja que do primeiro matrimóno com Catarina Maria tive José António Falcão, e do segundo casamento com Ana Aguiam da Fonseca teve José , Jacinto e João.
Feliciana Doroteia Falcão casada com o Estevão Pais Godinho, irmão do Bispo de Nankim de quem ficaram Frei Bernardo Falcão Murzello, Frei Joaquim Falcão Murzello e Luíza Leocádia Falcão Murzello.

Miguel Inácio Falcão Beja, casou com D. Isabel Joaquina Godinho, de quem teve;
Pd. Joaquim José Falcão, o beneficiado Jose Feliz Falcão , Roberto José Falcão (subdiácono), João Beja Falcão em quem continua, MAriana Beja Falcão, Theresa Beja Falcão e Ana e Maria, Solteiras.

João Beja Falcão cc D. Bárbara Joaquina Fortes de quem teve; D. Maria Doroteira Beja Falcão, D. Mariana Lúcia Beja Falcão (de quem por outra via descendo) Roberto António Falcão beja erm quem continua e Miguel e José que faleceram.

Roberto António Falcão Beja cc D. Maria Joãna Arraes Franco que tiveram Frnacisco e Luís que mm e José Francisco Arraes Falcão Beja em quem continua;

José Francisco Arraes Falcão Beja cc com sua prima Maria Madalena Lopes falcão, filha de Mariana Lúcia Beja Falcão e do capitão João Pedro Lopes de Rezende de quem descendem os Falcões de Odemira.
deste casamento nasceram duas filhas, D. Ana Luísa Arraes Falcão Beja em quem continual e Maria Madalena que mm.

D. Ana Luísa Arraes Falcão Beja, casou com o Dr, Manuel António da Costa, natural da vila do barreiro (de quem procuro também os ascendentes) e tiveram;
José Francisco Arraes Falcão Beja da Costa em quem continual e o Dr. Francisco Arraes Falcão Beja da Costa.

José Francisco Arraes Falcão Beja da Costa, casou com a sua prima D. MAria Ana Lopes Sabido que tiveram:
D. Maria Joana Sabido Costa, José Manuel Sabido Beja da Costa em quem continua, D. Maria Madalena Sabido Costa, D. Maria Bárbara Sabido Costa e D. Maria Ana Sabido Costa.

José Manuel Sabido Beja da Costa cc a sua prima Maria Leonor Lopes da Silva Falcão de Odemira de quem tem como descendentes,
José Francisco Falcão Beja da Costa, Manuel António Falcão Beja da Costa, Francisco Falcão Beja da Costa, João Manuel Falcão Beja da Costa e Fernando José Falcão Beja da Costa em quem continua,

Fernando José Falcão Beja da Costa, cc a sua prima Maria Madalena Machado Falcão e Silva de quem teve Rodrigo Falcão Beja da Costa em quem continua e Gonçalo Falcão Beja da Costa.

Rodrigo Falcão Beja da Costa casou com Filipa Vilhena Ferreira de Lima (2005) e tiveram em (2007) Maria Madalena Ferreira de Lima Falcão Beja da Costa.

Na expectativa que esta informação seja útil a sua pesquisa,

um abraço.

RBC.

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#159397 | manuelr | 14 jun 2007 21:11 | Em resposta a: #159014

Caro Rodrigo Falcão Beja da Costa

Silvestre Rodrigues de Beja era filho de Vasco Pires(de Távora?) e de Maria Rodrigues e não de Diogo Fernandes de Beja. Casou com Genebra Lopes e tieram a Catarina Boino (ou Boa,como aparece o apelido na linha feminina) que casou com o Capitão Paulo Rodrigues de Beja,o Moço,filho de Manuel Rodrigues da Portela ou de Beja e de Catarina Fernandes, da Soalheira. Isto tudo conforme os registos.
De Paulo e Catarina foi foi filho Manuel Rodrigues de Beja casado com Maria Borges.

A existir Diogo Fernandes de Beja (que não encontrei em registo algum), seria pai de Maria Rodrigues casada com Vasco Pires e pai tb deBrás Luís de Beja (pela dispensa de casamento de descendentes) e talvez filho de Rui Fernandes de Beja, de São Vicente da Beira.

Toda a descendência de Diogo Fernandes de Beja até Manuel Rodrigues de Beja casado com Maria Borges, não condiz nem com registos paroquiais, nem habilitações de genere, que confirmam o que aqui referi.

Um abraço
MnaueldaSilva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#159420 | rafael | 14 jun 2007 23:20 | Em resposta a: #159397

Caro Manuel da Siva Rolão

Do concelho de Almodôvar é o lugar, hoje ,Aldeia dos Fernandes e quase posso garantir ter visto em Proc. de F.S.O. ou em registos paroquiais de Almodôvar gente de apelido-BEJA.
Como costumo dizer, a genealogia nada perde "tudo" aproveita,no que lhe diz respeito,por isso vai esta curiosidade genealógica alentejana.

Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#159561 | manuelr | 15 jun 2007 21:59 | Em resposta a: #159420

Caro Rafael Carvalho

Realmente há muita gente de Beja, que passou a usar o lugar como apelido.
Tirando o dito Diogo Fernandes de Beja, que não sei de onde veio, há ainda dois ramos cuja descendência não tem nada a ver com ele.
Um o dos Rodrigues de Beja, de Castelo Branco, com origem num João Rodrigues que foi de Beja para Castelo Branco.
Outro de Manteigas, com origem num Manuel Rodrigues (salvo erro) natural de Beja de onde foi para Manteigas.
Quanto a Diogo Fernandes de Beja dito, penso ser filho de Rui Fernandes de Beja e neto de Diogo Fernandes de Beja (Comandante da Nau Flor da Rosa no tempo de Albuquerque e falecido em combate na Índia), estes dois constantes no Livro das Moradias da Casa Real. Mas não tenho como relacionar os 3.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D. Diogo Fernandes de Beja

#225510 | jorafael | 04 abr 2009 11:23 | Em resposta a: #158601

(71v) Geração de Diogo Fernandes de Beja Capitão Mor da Índia, que descende dos Valadares Fragas, e Sarayvas.

Na Cidade de Beja ouve hua geração, muito nobre, posto que não erão por antiguidade e nascimento naturais della, mas o tempo que tudo consome e gasta lhe tirou o nome de sua propria Patria que era o Couto de Alcobaça, de huma villa que chamão Obidos da geração dos Fragas, Sarayvas, e Valadares, e os Converteo em Beja / disse Constantino/ esse apelido, disse Apolo, não era seo nem de sua linhage mas forão seos feitos taes, que os Cidadãos de Beja lho puzeram em agradecimento de alguns benefícios, e honrarem a Patria. Ou os Escritores por lhe não saberem o nascimento para ser conhecido lhe puzeram o da Pátria chamando lhe Diogo Fernandes de Beja. O primeiro que conhecemos desta Geracam, foi hum Fidalgo chamado Lionel Fernandes Fraga Veador da Fazenda da Infanta D. Brites May de ElRey D. Manoel.
Este Leonel Fernandez Fraga = gerou = Alvaro Ferandes de Valadares, que teve o mesmo Cargo de seo Pay na Caza da Infanta, este = gerou = Duarte Fernandes Saraiva Thisoureiro Mor do Thezouro e = Joam Fernandes, o primeiro Feítor de Cochim = Diogo Fernandes de Beja, que cazou com Izabel Borges, que matou Joaõ Gomes Rapozo em dezafio. Este Diogo Fernandes , gerou = Nuno Fernandes Borges, de que não ficaram filhos. Teve Alvaro Fernandes Filho de Leonel Fernandez Fraga quatro filhas, a saber = huma que cazou com o Contador da Fazenda Diogo Rebello da Fonseca = Outra que cazou em Moura com Alvaro de Pino = (72r) outra que cazou nos Coutos de Alcobaça com Sebastião Murzelo = outra que morreo Donzela. Da mulher de Diogo Rebelo da Fonseca nasceo = Antonio Rabello Contador da Fazenda na cidade de Beja, vereador nella, Capitam de Infantaria, grande soldado, e bom Cavaleiro na India: Teve mais filhos, que não nomeyo, pois delles não ficou geração. Teve mais húa filha esta senhora que cazou com Joaõ Rodriguez Machado chamada Izabel Cardoza da qual naseo = Paulo Machado Rabello, e = Sebastiam Rebllo, que morreo na India, assim que delles nem dos descendentes de Antonio Rabello fasso menção, poiz vam nomeados atras na Geraçam dos Rebellos e Machados, não me satisfaço com isso, disse Almeno, e assim tratemos por extenço a vida e honrozos feitos de Diogo Fernandes de Beja.
Começa a vida, feitos, e costumes de Diogo Fernandes de Beja ……. até (75v)

(Biblioteca Geral da universidade de Coimbra, Códice Nº 656, fólios 71v-75v)
In “Diogo Fernandes de Beja” : being the Portuguese text of two unpublished letters of the National Archives of Portugal / by Ronald Bishop Smith. [S.l. : s.n., s.d.] ( Bethesda, Maryland : Decatur Press, 1973 ).
www.biblartepac.gulbenkian.pt Cota(s): BI 4333

Nossa Senhora do Carmo que serve como igreja paroquial de S. João Baptista da cidade de Beja teve origem numa capela mandada erigir por Diogo Fernandes de Beja, assinalando a segunda tomada de Goa dia 25/11/1510 dia de Santa Catarina do Monte Sinai. A lápide que existia na capela dizia assim:
“Esta Igreja da benauenturada Sancta Catherina mandou fazer Dioguo Frs que morreo na Índia em Chaul Capitão moor a frota que trazia Dioguo Lopez de Siqueira capitão moor da Índia o qual foi ellegido po todos os capitães que naquelle tempo erão na Índia e morreu em Chaul pleiando com a armada de Milacuza de hua bombarda da qual Igreja fez a virtuosa Isabel Borges sua molher e leixaram pera sempre hua missa.”

In “Beja – XXSéculos de História de Uma Cidade”, Manuel Lourenço de Góis, , pag. 169

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 20:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen