Sendim, Tabuaço

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Sendim, Tabuaço

#158657 | eugenia66 | 06 jun 2007 18:56

Gostaria de saber se alguém neste fórum tem ligações aos Oliveira de Sendim. Outras informações sobre esta aldeia e sobretudo como se vivia nesta zona do país no século XVII e XVIII (período a que consegui chegar até ao momento) seria também muito apreciadas.

Eugénia de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#158919 | pachancho | 09 jun 2007 19:38 | Em resposta a: #158657

Eugénia,

existe um fórum sobre Tabuaço na Internete é capaz de ser interessante, pois a maíoria das pessoas são daquela zona.

http://sendimonline.forumvila.com/



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159021 | eugenia66 | 11 jun 2007 12:28 | Em resposta a: #158919

Olá Paula

Muito obrigada pela informação. Vou indagar

Eugénia

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159040 | Paulo Monteiro | 11 jun 2007 17:02 | Em resposta a: #159021

Eugénea,

Por acaso é interessante. poque eu sou de Sendim Tabuaço já me tinha apercebido da sua presença no fórum, não sabia era que as suas pesquisas apontavam para lá. Se 66 é a data de nascimento eu sou Paulo65.
Tenho familiares Oliveira e registos de meados do século XIX. Os Oliveiras de que descendo são de Cabriz que é um lugar de Sendim.
De Sendim tenho os Silvas, Gregórios, Motta, Pereira, Lara, Santos.
Como vivo em Oeiras, por diversos motivos interrompi a minha pesquisa, penso recomeçá-la agora.
Se puder ajudar em alguma coisa, diga.

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159056 | eugenia66 | 11 jun 2007 19:04 | Em resposta a: #159040

Olá Paula

O 66 é efectivamente do meu ano de nascimento e curiosamente moro na Parede, de maneira que não estamos muito longe, nem agora nem pelos vistos nos antepassados! Na minha investigação já cheguei ao século XVI e tenho familiares por quase todas as freguesias e lugares de Tabuaço, inclusivé de Cabriz (os Fonseca). Tenho também Santos de Sendim alguns dos quais se casaram com os Oliveira. Talvez possamos comparar notas um dia destes!

Eugénia de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159099 | jaboo | 12 jun 2007 03:02 | Em resposta a: #159056

Cara Eugénia de Oliveira e Paulo Monteiro,

Os meus pais (assim como a maior parte dos meus antepassados) são naturais de Penela da Beira, aldeia do concelho de Penedono, e que não fica assim tão longe de Sendim. Tenho antepassados em todos os concelhos vizinhos incluindo S. João da Pesqueira e Tabuaço. O meu ramo de Sendim era "Antunes" e o de Tabuaço é "Cardoso". Será que durante as suas pesquisas chocou com esses nomes?

Fica aqui o que tenho sobre esses meus antepassados (com sorte ainda me poderá dizer alguma coisa acerca deles):

de Sendim:

Bernardo Antunes, nascido c. 1775 no lugar de Cabriz, Sendim, filho de Manuel Nunes e Catarina Antunes. Casou duas vezes, a primeira com Quitéria Maria da Fonseca (tiveram um filho João Antunes que teve descendência em Paredes da Beira) e a segunda com minha antepassada Rosa Teresa de Azevedo, também de Paredes, onde viveram e deixaram descendência.

de Tabuaço:

Antonio Cardoso, nascido c.1765 em Tabuaço, casou com Ana Maria Toscana, de Paredes da Beira, onde viveram e deixaram descendência.

Um grande bem-haja pela atenção e por qualquer ajuda que poder dar.
Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159100 | jaboo | 12 jun 2007 03:04 | Em resposta a: #159040

Caros Paulo Monteiro e Eugénia de Oliveira,

Os meus pais (assim como a maior parte dos meus antepassados) são naturais de Penela da Beira, aldeia do concelho de Penedono, e que não fica assim tão longe de Sendim. Tenho antepassados em todos os concelhos vizinhos incluindo S. João da Pesqueira e Tabuaço. O meu ramo de Sendim era "Antunes" e o de Tabuaço é "Cardoso". Será que durante as suas pesquisas chocou com esses nomes?

Fica aqui o que tenho sobre esses meus antepassados (com sorte ainda me poderá dizer alguma coisa acerca deles):

de Sendim:

Bernardo Antunes, nascido c. 1775 no lugar de Cabriz, Sendim, filho de Manuel Nunes e Catarina Antunes. Casou duas vezes, a primeira com Quitéria Maria da Fonseca (tiveram um filho João Antunes que teve descendência em Paredes da Beira) e a segunda com minha antepassada Rosa Teresa de Azevedo, também de Paredes, onde viveram e deixaram descendência.

de Tabuaço:

Antonio Cardoso, nascido c.1765 em Tabuaço, casou com Ana Maria Toscana, de Paredes da Beira, onde viveram e deixaram descendência.

Um grande bem-haja pela atenção e por qualquer ajuda que poder dar.
Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159117 | xisco | 12 jun 2007 11:17 | Em resposta a: #159040

Caro Paulo

Por acaso o seu nome é Paulo Jorge Tojal Monteiro?
É que conheci um Paulo Monteiro de Sendim que é precisamente de 65, como eu e de quem perdi o contacto há uns anos.

Luís Filipe de Brito Silveira Nobre Contreiras

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159134 | eugenia66 | 12 jun 2007 13:56 | Em resposta a: #159117

Caro Paulo, antes de mais as minhas desculpas por lhe ter trocado o nome com a pessoa da mensagem anterior, a Paula, que me deu a informação sobre o Fórum de Sendim e a quem deste modo acabei por não agradecer.

Caro João, nas minhas pesquisas encontrei uma Maria Cardoso de Sendim que terá nascido por volta de 1760 e que se casou com Vicente José de Almeida.

Eugénia de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159149 | Paulo Monteiro | 12 jun 2007 17:09 | Em resposta a: #159117

Sou eu mesmo ó fininho! Só te esquecestes do Sequeira.
Ainda andes por Águeda, Anadia ou por aí?

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159154 | Paulo Monteiro | 12 jun 2007 17:31 | Em resposta a: #159056

Olá Eugénia,

Eu fiz a escola primária em Sendim, mas regressava sempre nas férias porque os meus pais ainda vivem lá. Ainda hoje mantenho fortes raízes. Não sei se é o teu caso?
Junto com alguns amigos temos uma associação (ARTT) que publica um boletim trimestral principalmente virado para as tradições. Posso arranjar-te exemplares (isto indo ao encontro do teu primeiro pedido).
Tenho um familiar Fonseca dos Cabriz, casado com Maria Leopoldina falecida em 9 de Janeiro de 1899 com 80 anos de idade.
Ainda não cheguei tão longe na minha pesquisa, mas como tinha dito vou recomeçá-la.
Santos tenho mas de Quintela da Lapa que pertence a Moimenta da Beira.
Gostava de trocar contigo umas ideias sobre a pesquisa em geral, nomeadamente questões que têm a ver com os arquivos da nossa zona.
No que eu puder ajudar estou disponível.
É sempre um prazer contactar com familiares, nem que estes sejam desconhecidos e longínquos.


Peço desculpa pelo tom amigável.

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159156 | Paulo Monteiro | 12 jun 2007 17:44 | Em resposta a: #159100

João,

Tenho o assento de óbito de Maria d'Oliveira em 18 de Fevereiro de 1896 às 10 horas da manhã nos Cabriz com 64 anos, filha legítima de Manoel Antunes e Anna d'Oliveira, casada com José Monteiro. Padre Aurélio Ferreira.

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159158 | Paulo Monteiro | 12 jun 2007 17:57 | Em resposta a: #159134

Eugénia,

Peço desculpa também tenho Santos de Sendim.
Em 2 de Setembro de 1908 faleceu Maria de S'José de 67 anos de idade filha legítima de José dos Santos e Leonor de Jesus casada com Bernardino d'Almeida Gregório.

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159210 | jaboo | 13 jun 2007 02:46 | Em resposta a: #159156

Caro Paulo Monteiro,

Os meus Antunes são mais remotos que o Manuel Antunes de que me dá noticia. Mas há possibilidade de ele ser um familiar dos meus.
Esse Manuel Antunes foi seu antepassado?
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159211 | jaboo | 13 jun 2007 02:48 | Em resposta a: #159134

Cara Eugénia,

Bem-haja pela atenção. Infelizmente, essa Maria Cardoso não me diz nada. Os meus Cardosos eram de Tabuaço mesmo.
Bem se um dia tropeçar com "Cardosos" em Tabuaço ou "Antunes" em Sendim, pense em mim!

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159238 | eugenia66 | 13 jun 2007 15:49 | Em resposta a: #159158

Olá Paulo

Muito obrigada pelas tuas infos. Eu nasci em Lisboa e o último familiar directo que nasceu em Sendim foi o meu bisavô paterno, Manoel dos Santos d'Oliveira que nasceu em 1875 e que veio para Lisboa onde se casou e constituiu familia até chegar a mim. Descobri entretanto que muito embora a minha bisavó paterna fosse nada e criada em Lisboa, o pai dela era de...Trevões, São João da Pesqueira!
As minhas raizes parecem estar todas à volta do Douro e por incrível que pareça a zona de Sendim é das poucas regiões que não conheço.

Em relação a nomes, tenho uma Maria d'Oliveira que nasceu em Sendim em 5/2/1830 filha de Francisco d'Oliveira e Ana Jacinta. Poderá ser a tua Maria d'Oliveira que faleceu nos Cabriz em 1896...

Em relação aos Santos, tenho duas linhas:Santos e Santos Jorge, mas o teu José dos Santos não é o meu.

Em relação aos bolhetins trimestrais gostava muito de os poder consultar.

Cumprimentos

Eugénia de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159307 | xisco | 14 jun 2007 10:31 | Em resposta a: #159149

"Estimado" amigo, inesperado reencontro, este!

Aqui vão os meus mails, para que retomemos o contacto: luis.contreiras@clix.pt ou luis.contreiras@ccdr-n.pt

Um grande abraço e fico à espera de notícias.

Luís Contreiras

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159344 | Paulo Monteiro | 14 jun 2007 16:02 | Em resposta a: #159238

Olá Eugénia,

Começando pelo final e relativamente aos boletins, posso fornecer-te grande parte dos exemplares e inclusivamente posso enviar-te um em formato PDF, assim tu me forneças o teu e-mail.
Ainda do fim para o princípio, o meu José dos Santos era casado com Leonor de Jesus e era pai de Bernardino Gregório, desconheço outros dados.
A minha Maria d’Oliveira era casada com José Monteiro, faleceu em 1896 com 64 anos (era portanto nascida em 1832) e era filha de Manoel Antunes e de Anna de Oliveira, portanto não poderão (a minha e a tua) ser a mesma pessoa. Mas algures devemos entroncar num (ou vários) familiar comum, como é aliás normal (para surpresa minha e pesquisando no site até descobri que pessoas com o George W Bush e o Bill Clinton) são descendentes do nosso primeiro rei !!!!?!).
Na sequência deste assunto aproveito para fornecer alguma informação sobre Sendim (ou Sindim como ainda se diz lá na terra e seria o mais correcto). Sendim foi concelho até início do século XIX quando em resultado da reforma ??? (não me lembro agora o nome nem a data embora tenha isso documentado) foi extinto. Sendim sempre foi a maior freguesia do concelho de Tabuaço (sendo inclusivamente maior e com quem subsistem muitas rivalidades e disputas) está dividida em diversos lugares (alguns dos quais já ermos) como, Sendim, Paço, Aldeia, Boições, Guedieiros, Cabriz (estes todos ainda existem) que distam a pequena distância do núcleo principal que neste momento já não é Sendim mas sim Aldeia. Em resumo e não me querendo alongar é uma Vila (entretanto passou a vila à 7, 8 anos) muito bonita que vale a pena visitares.
Curiosamente Trevões não dista muito de Sendim (cerca de 20 quilómetros), embora pertença à Pesqueira.
O teu Manuel dos Santos Oliveira era mesmo do lugar de Sendim ou seria dos Cabriz?
Eu estou em Lisboa desde os 10 anos e por cá fiquei (chorei baba e ranho com saudades lá da terra e dos meus pais e irmãos), estudei, acabei os estudos … e já não deu para voltar. Mantenho os laços familiares e os amigos de infância, no fundo nunca deixei de ser de lá…
Se possível gostava de trocar algumas ideias contigo sobre as pesquisas, pois és a única pessoa que eu conheço com origem em Sendim (para além de mim) que anda a fazer pesquisas sobre os antepassados. Para mim foi uma enorme surpresa e deixa-me muito curioso.
Fico a aguardar.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159411 | eugenia66 | 14 jun 2007 22:33 | Em resposta a: #159344

Olá Paulo

Dá para sentir a nostalgia com que falas de Sendim; quando era pequena lembro-me de ouvir as minhas amiguinhas falarem da terra dos pais e avós e de como as férias grandes eram bestiais e eu sentir-me triste pois não tinha terra; ainda hoje me sinto um bocado orfã, apesar de a minha terra ser Lisboa, afinal já sou a 3ª e alguns ramos a 4ª geração de Lisboa. É em parte por isso que ando à procura das raízes! Aqui tens o meu email para envio dos bolhetins, que muito te agradeço: eugeniaoliveira@hotmail.com
Entretanto quando puderes dá uma vista de olhos na minha página aqui no Genea; chama-se: A minha familia: Oliveira, Teixeira, Santos e Silva.
Se tiveres alguma página dá-me o endereço: assim podemos começar as comparações.
Quanto a investigação, tenho ido imensas vezes ao Arquivo de Viseu de maneira que se precisares de alguma coisa é só dizeres.

Cumprimentos

Eugénia de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159899 | Paulo Monteiro | 18 jun 2007 17:17 | Em resposta a: #159210

João,

Peço desculpa mas só agora reparei que me fez uma pergunta e eu não respondi.
O Manuel Antunes de que lhe falo era meu tetravô e deve ter nascido nos finais do século XVIII início do século XIX.

Com os meus melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#159900 | Paulo Monteiro | 18 jun 2007 17:17 | Em resposta a: #159210

João,

Peço desculpa mas só agora reparei que me fez uma pergunta e eu não respondi.
O Manuel Antunes de que lhe falo era meu tetravô e deve ter nascido nos finais do século XVIII início do século XIX.

Com os meus melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#160035 | LCNunes | 19 jun 2007 15:11 | Em resposta a: #159900

Caros amigos,

Se tiverem qualquer informação sobre:

- Moysés Fidalgo de Carvalho, * Tabuaço 1885
- José Fidalgo de Carvalho, * Tabuaço, Adorigo 1845-1865

Agradecia que partilhassem.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256839 | jaboo | 19 jun 2010 02:50 | Em resposta a: #159344

Caros Paulo Monteiro e Eugénia de Oliveira,

Consegui ir mais para trás no meu ramo" Antunes" de Sendim. Deixo aqui pois poderá ter interesse para alguém que tenha antepassados de Sendim.

1- Bernardo Antunes, bp. em Cabriz, Sendim a 15/11/1769 (meu 5o avô), ver: http://geneall.net/P/per_page.php?id=486565

2- Manuel Nunes, nat. de Fontelo ou Paradela. Casa em Sendim a 30/4/1741 com
3- Catarina Antunes, dos Cabriz

4- Manuel Nunes, de Paradela
5- Mécia da Costa, de Paradela
6- Manuel Antunes Henriques, dos Cabriz, casa em Sendim a 5/2/1709 com
7- Isabel Dias, bp. 1/8/1688, em Vila, Sendim

12- Domingos Henriques, dos Cabriz, (viuvo de Maria Fernandes) casa em Sendim a 18/11/1674 com
13- Catarina Antunes, dos Cabriz
14- Miguel Francisco, bp. 5/10/1662 em Vila, Sendim. Casa em Sendim a 25/8/1686 com
15- Ana Dias, bp. 23/1/1661 em Vila, Sendim

28- Antonio Francisco, de Vila Sendim, casa em Sendim a 27/11/1656 com
29- Maria Guedes, bp. 4/8/1633 em Vila, Sendim
30- Antonio Dias, de Vila, Sendim

58- Gonçalo Guedes, o moço, c.1600, de Vila Sendim

Se tiverem algum dado a acrescentar a esses meus ramos, peço-lhe que me comunique. Bem-haja por qualquer ajuda.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256840 | jaboo | 19 jun 2010 02:50 | Em resposta a: #159411

Caros Paulo Monteiro e Eugénia de Oliveira,

Consegui ir mais para trás no meu ramo" Antunes" de Sendim. Deixo aqui pois poderá ter interesse para alguém que tenha antepassados de Sendim.

1- Bernardo Antunes, bp. em Cabriz, Sendim a 15/11/1769 (meu 5o avô), ver: http://geneall.net/P/per_page.php?id=486565

2- Manuel Nunes, nat. de Fontelo ou Paradela. Casa em Sendim a 30/4/1741 com
3- Catarina Antunes, dos Cabriz

4- Manuel Nunes, de Paradela
5- Mécia da Costa, de Paradela
6- Manuel Antunes Henriques, dos Cabriz, casa em Sendim a 5/2/1709 com
7- Isabel Dias, bp. 1/8/1688, em Vila, Sendim

12- Domingos Henriques, dos Cabriz, (viuvo de Maria Fernandes) casa em Sendim a 18/11/1674 com
13- Catarina Antunes, dos Cabriz
14- Miguel Francisco, bp. 5/10/1662 em Vila, Sendim. Casa em Sendim a 25/8/1686 com
15- Ana Dias, bp. 23/1/1661 em Vila, Sendim

28- Antonio Francisco, de Vila Sendim, casa em Sendim a 27/11/1656 com
29- Maria Guedes, bp. 4/8/1633 em Vila, Sendim
30- Antonio Dias, de Vila, Sendim

58- Gonçalo Guedes, o moço, c.1600, de Vila Sendim

Se tiverem algum dado a acrescentar a esses meus ramos, peço-lhe que me comunique. Bem-haja por qualquer ajuda.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256882 | JCA | 19 jun 2010 19:14 | Em resposta a: #256839

Eu sou descendente de gente de Paradela e mais remotamente de Sendim (Soeiro); conheço bem a região e vou lá muitas vezes, se precisarem de alguma informação que possa dar, estou ao dispôr.

José Manuel Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256887 | jaboo | 19 jun 2010 20:11 | Em resposta a: #256882

Caro José Manuel Correia Alves,

Como deve ter visto na minha mensagem prévia, eu descendo também de gente de Paradela (Manuel Nunes e sua mulher Mécia da Costa, que devem ter nascido c.1690 são meus 7os avos) mas ainda não tive a possibilidade de investigar este meu ramo. Se o José puder acrescentar algo, seria pois uma grande ajuda.

Tenho alguns (poucos) dados de Soeiros de Sendim.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256961 | DD | 20 jun 2010 19:58 | Em resposta a: #158657

Prezada Eugénia de Oliveira
Embora msg que aui deixou se reporte já ao ano de 2007
na hipótese de ainda frequentar este forum, , uma vez que os estudos que tem feito relativamente a Sendim,Tabuaço se estendem até aos séculos XVII e XVIII, gostaria de saber se me poderá dar qualquer informação sobre a Casa brasonada dos Mendonças, em Sendim e respectivod proprietários ou habitantes da mesma Casa.
Encontrei referencias, em 1832-1833, donde parece resultar que ali residiu José de Mendonça Cardoso Figueira Azevedo, que foi juiz de Fora de Miranda do Douro e que ali também serviu como corregedor da comarca.
Ser-lhe-à possível dar-me qualquer notícia sobre esta Casa e sobre o referido José de Mendonça?
Desde já muito grato e com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256984 | Paulo Monteiro | 21 jun 2010 09:44 | Em resposta a: #256887

Caro João Braz,

Eu sou de Sendim e tenho antepassados Soeiro de Cabriz (Sendim), não muito longe de Paradela.
José Soeiro Engracio era meu tetravo, pai de Maria Leopoldina nascida em 1924 e falecida em 1899, eracasado com Rita Maria de Jesus.
Que outros antepassados tem de Sendim? Ou Cabriz? Por acaso não terá Laras, Monteiros, Sequeiras ou Tojal da Granjinha?

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256998 | Nelita | 21 jun 2010 16:25 | Em resposta a: #256984

Caro Paulo Monteiro:

Penso queserão úteis a si ou alguém estes Soeiros:

Margarida Amália Baltazar, n. c. de 1834 em Sendim Tabuaço, falecida em Castanheiro do Sul a (3/4/1888), filha de António Soeiro Baltazar e Maria Joaquina dos Santos. cg

Maria Amélia Soeiro Nobre, n. em Castanheiro do Sul a (2/12/1886) e faleceu em Benfica Lisboa a (24/12/1937), filha de Manuel José Soeiro Nobre, n. em Távora Tabuaço, c. de 1837 e fal. no Castanheiro a (10/10/1870) e de sua mulher Maria Doroteia Guedes de Sousa, natural do Pereiro Tabuaço. Um irmão de nome António, n. em Castanheiro do Sul a (1/1/1879). Neta paterna de José António Soeiro Nobre e de sua mulher Justina Rosa Nobre de Sequeira, de Távora Tabuaço. Estes são também pais de Clemência de Jesus Soeiro Nobre, n. em Távora Tabuaço, que casou com Sebastião de Azevedo Ferreira, natural do Castanheiro (do meu ramo familiar).
Maria Amélia Soeiro Nobre foi baptizada na Igreja Paroquial de Castanheiro do Sul a (8/3/1867), pelo Rev. Paulo de Carvalho Melo e Sampaio, pároco do Castanheiro, natural de Gouvinhas Sabrosa e foram padrinhos o Rev. João António Ribeiro Nobre, Reitor de Paredes da Beira e Maria Danila Guedes, tia materna da Baptizada, natural do Pereiro.

Maria Augusta soeiro Tojal (de Almeida), nasceu na Granjinha Tabuaço a (31/8/1922), filha de Francisco Soeiro Tojal e de sua mulher Maria dos Anjos Monteiro, ambos da Granjinha

D. Antónia da Paixão, Casou 1º com o Dr. António José Soeiro da Silva, e contraiu segundas núpcias em Castanheiro do Sul a 1828 com o Dr. Joaquim Soeiro da Fonseca, ambos naturais de Guedieiros Vila Real

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#256999 | Paulo Monteiro | 21 jun 2010 16:37 | Em resposta a: #256998

Boa Tarde,

Obrigado pela resposta. A Maria Augusta Soeiro Tojal deve ser familiar da minha bisavó Ana Alexandrina Soeiro Tojal (6-11-1859 / 12-4-1941) e seu marido António Joaquim Tojal (4-10-1855 / 28-5-1947) as lápides ainda estão muito bem conservadas na Granjinha).
Os meus Soeiros são todos desse ramo até ver ...

Cumprimentos,


Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257003 | Nelita | 21 jun 2010 18:37 | Em resposta a: #256999

Maria Augusta Soeiro Tojal casou com meu tio paterno João Baptista de Almeida, natural de Castanheiro do Sul.

Este casal teve quatro filhas:

1-Amélia Solange Tojal de Almeida
2-Maria Filomena Tojal de Almeida
3-Isabel Maria Tojal de Almeida mm
4-Maria João Tojal de Almeida mm


Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257024 | jaboo | 22 jun 2010 06:11 | Em resposta a: #256984

Caro Paulo Monteiro,

De Sendim tenho antepassados Antunes, Henriques, Dias, Francisco e Guedes.
Da Granjinha (S.Pedro das Aguias) tenho: Fonseca e Ferreira.

Tenho esse dado de Sendim que talvez lhe possa interessar:
Antonio José Engracio e sua mulher Maria de Jesus Pedreira foram pais de:
1- Ana Maria, casada com Luis Antonio de Mello, de Sendim, filho de Mauel Antonio de Melo e sua mulher Luisa Maria. Pais de:
1.1- Maria nascida em Sendim a 23/1/1817.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257025 | Paulo Monteiro | 22 jun 2010 09:26 | Em resposta a: #257024

João,

O António José Engrácio não teria um filho ou neto de nome José Soeiro Engrácio?

Esse sim é meu antepassado.

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257026 | Paulo Monteiro | 22 jun 2010 09:32 | Em resposta a: #257003

Nelita,

Em princípio podemos ter antepassados comuns, andando mais para trás.

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257042 | jaboo | 22 jun 2010 16:10 | Em resposta a: #257025

Caro Paulo,

Cronologicamente não podem ser pai e filho. Poderão ser irmãos mas a mim parece-me até que são a mesma pessoa. Repare no nome das respectivas esposas: Maria de Jesus Pedreira e Rita Maria de Jesus. Conhece o apelido da sua Rita?
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257043 | Paulo Monteiro | 22 jun 2010 16:40 | Em resposta a: #257042

João,

A informação que tenho é que José Soeiro Engrácio e Rita Maria de Jesus eram pais de Maria Leoplodina, falecida em 1899-01-09 nos Cabriz (Sendim), e sei isso pelo assento de óbito. Não tenho qualquer outr informação sobte outros familiares. Apenas que a Maria Leopoldina casou com Manuel José da Fonseca.

Se o João tiver mais informação eu agradeço.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257078 | jaboo | 23 jun 2010 03:05 | Em resposta a: #257043

caro Paulo,

Eu penso que serão os mesmos sim. Infelizmente, nada mais tenho acerca desse pessoal. Isso foram umas notas que eu tomei quando investiguei o apelido "Antunes" em Sendim, e apareceram esses seus Soeiros por estarem ligados colateralmente a Antunes de Sendim. No entanto, tenho noticias de outros Soeiros mais remotos que poderei comunicar quando conseguir ir mais para tras no seu ramo, o que não será muito dificil pois os paroquiais de Sendim para essa época existem. Foram microfilmados pelos mormons pelo que poderá pedir a copia do microfilme em qualquer family center en Portugal.

Cumpirmentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257147 | Paulo Monteiro | 24 jun 2010 11:55 | Em resposta a: #257078

Caro João,

Quando tiver alguma coisa agradeço. Também tenho um Manuel Antunes em Cabriz (Sendim), em que me surgem algumas dúvidas, casado com Anna de Oliveira. Pai de Maria de Oliveira falecida em 1896-02-18 em Cabriz (Sendim).
Quanto aos Mormons, nunca fui por aí, a minha base tem sido o Arquivo Distrital de Viseu, e a Câmara Eclesiástica de Lamego (neste caso é muito difícil).

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#257205 | jaboo | 25 jun 2010 02:57 | Em resposta a: #257147

Caro Paulo Monteiro,

Os paroquiais de Sendim estão em Lamego e podem ser consultados muito facilmente. Basta ir a Lamego. Eu estive lá o ano passado e foi assim que consegui desenvolver os meus ramos de Sendim até principios do sec XVII. Por isso, penso que seria fácil para si também ir para trás nos seus costados de Sendim.

Quanto ao seu Manuel Antunes dos Cabriz, não tenho nada pois essas datas são mais recentes que os meus. Mas pelo que tenho consultado dos paroquiais de Sendim, havia vários ramos Antunes no lugar de Cabriz em Sendim (provavelmente aparentados ente si mas se houver tronco comum, foi antes de 1650):

- Um ramo (que é o meu) descende de Domingos Henriques e Catarina Antunes, casados em Sendim em 1674. Infelizmente ainda não tenho a filiação dessa Catarina Antunes.

- Outro ramo Antunes (e que se ligou aos Soeiros da mesma freguesia) descendia do casal Manuel Fernandes da Cunha casado em Sendim em 1715 com Joana Antunes (ou de Azevddo), filha de Domingos Antunes e Isabel de Azevedo.

Nada custa a crer que a minha Catarina Antunes tenha sido irmã daquele Domingos Antunes.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#297727 | joaocampos | 20 fev 2012 14:49 | Em resposta a: #159344

Autor:JDAC 20-02-2012
Caro Confrade Paulo Monteiro
Eu não sou do Sendim,mas os meus antepassados eram.Não tenho datas de nascimento,mas algumas datas de casamento,assim,o meu tetravô João de Campos Coelho(de Albuquerque ?),casado com D.Mariana Angélica de Figueiredo,ambos naturais da vila de Sindim .O filho
Cristóvão de Campos Coelho do Casal(no assento de casamento usa os apelidos de Campos Coelho e Albuquerque ),natural da vila de sindim,casou no dia 29 de Outubro de 1835 com D.Margarida Amália Coelho de Magalhães,natural do lugar de Aldeia.O filho
José Augusto de Campos,também nasceu no Sendim,casou em 1855 com D.Maria José de Almeida Cardoso Coutinho,(mais tarde mudou o Coutinho para Moniz)esta natural de Castelo-Melhor.
A minha trisavó,D.Margarida Amália Coelho de Magalhães,acima mencionada,era filha de Bartolomeu António Coelho e de Maria Rita ambos de Aldeia,data de casamento 28 de Agosto de 1811,que por sua vez eram filhos,ele de Manuel Gregório e de Maria Eufrázia do lugar de Paço e ela filha de João Barradas e de Luisa Quitéria,ambos do Lugar de Aldeia.Procuro saber mais sobre estes meus antepassados,qualquer informação seria útil.
Muito grato
João Damasceno de Azevedo e campos

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#323758 | Paulo Monteiro | 22 fev 2013 16:41 | Em resposta a: #297727

Caro Confrade João,

Nenhum dos antepassados que referiu são comuns aos meus.

Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#323761 | joaocampos | 22 fev 2013 17:54 | Em resposta a: #323758

Autor:JDAC 22.02.2013
Caro Paulo Monteiro
Muito agradecido pela sua resposta.Entretanto neste tempo que passou fiz alguma investigação e decobri que a partir do meu quarto avô ,inclusivé, para trás os meus antepassados mais próximos nasceram em Gumirães,Viseu, de um dos filhos mais velhos de Francisco de Campos Coelho *1600.Os filhos do meu quarto âvôJ+a nasceram em Sendim,pelo menos sete.Este meu quarto Avô João de Campos Coelho casou no Sendim com Dona Mariana Angélica Maria de Figueiredo,filha de Filipe Rodrigues de Figueiredo,natural de Ferreirim de Fonte Arcada e deDona Joana Inácia Soeiro e Jordão,natural desta freguesia de Nossa Senhora do Pranto de Sendim.Precisava de corrigir o princípio da mensagem que lhe enviei
Os meus melhores cumprimentos
João de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#325212 | didbor | 12 mar 2013 12:33 | Em resposta a: #323761

Caro João de Campos,
Tenho algumas informações sobre seus antepassados Almeida Cardoso Coutino de Castelo Melhor, caso lhe interessa diga.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Sendim, Tabuaço

#325256 | joaocampos | 13 mar 2013 01:05 | Em resposta a: #325212

Autor:JDAC Resposta ao Forum 13.03.2013
Senhor Didier Borrego:
Todas as informações que digam respeito aos meus antepassados são sempre muito bem recebidas e muito agradecidas.
O meu email é«jlcampos@live.com.pt» caso o queira usar.Fico á espera das suas notícias e por favor disponha dos meus fracos préstimos.
Os meus melhores cumprimentos.
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 05:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen