Gentes de Monchique

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Resp a Melisa Gentes de Monchique

#158816 | Marggo | 08 jun 2007 01:58

Cara M. Elisa
Concerteza ,responda neste tópico.
O casal Manuel Duarte Bispo e Maria Nobre são meus 8º avós.O resto do ramo terá de aguardar por pesquisa.
João Duarte Lima filho de João Duarte Lima e de Maria Teresa.Cc Catarina de Senna.(14-11-1832).
Ele filho de Tomé Duarte Lima e de Maria da Conceição.
Maria Teresa filha do cap Rodrigues Pinto cc Brittes Marreira(Mexilh .Grand.)Será Isabel?Devem ser 1780 mais ou menos.
Catarina de Senna filha de Francisco Rodrigues Palma (Odemira) e Teresa Tomásia (MX).Net pat de João Rodrigues Palma e Catarina de Senna (Odemira)e net mater. de José António Maio e Genoveva Maria( meus 5º avós) Foi o que encontrei não sei se será o mesmo capitão.?
Não sei se estas ligações lhe serão úteis? Vou começar com o lado ,avó materna ,Simões (Pinhel) e Pincho(Odeceixe).
Obrigada pela vossa pronta resposta.
Boa noite.
Cumprimentos
M. Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Resp a Melisa Gentes de Monchique

#158863 | melisa | 08 jun 2007 23:01 | Em resposta a: #158816

Cara Maria Margarida

Pena não ter casamentos de outros irmãos de João Duarte Lima ou o baptismo deste pois aí poderiam esclarecer se se tratava ou não de Rodrigo Pinto casado com Isabel Marreira.

Pelas datas tudo indica que sim, pois o que refiro casou em na Mexilhoeira Grande em 3/2/1776.
Tenho muita coisa desta gente.

Vou dar uma espreitadela na Mexilhoeira Grande para ver se encontro o casamento de Maria Teresa.

conhece a ascendência de Tomé Duarte Lima e de Maria da Conceição?
Eu tenho muita coisa dos antepassados delesque também em alguns ramos são também meus.


Cumprimentos
M.Elisa

PS: Ainda bem que abriu um novo tópico pois acho que vamos ter muito que conversar, e o outro tópico estava já muito grande.

Resposta

Link directo:

RE: Resp a Melisa Gentes de Monchique

#158875 | Marggo | 09 jun 2007 01:20 | Em resposta a: #158863

Cara M. Elisa
Julgo não ter ,no entanto, pode ser que apareça.Vou estar atenta.
Tenho uma Arcangela Micaella filha de Manuel Duarte Bispo e Leonor Maria.
Ele filho de Manuel Duarte Bispo e Maria Nobre.
Ela filha de Baltazar Martins e Maria da Costa ( os dois de Mx).
Arcangela é irmã de Maria de S.João Duarte Bispo cc com Lourenço Martins,(meus 8º avós)Ele é filho de José Martins e Juliana Andrez de Mx?
Parece-me que temos mais que um ascendente comum.
Procuro agora a minha ligação aos Pachecos, primos que visitavamos em Lagos e em Lisboa.
O serão vai longo,boa noite
Cumprimentos
M. Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Metelo

#159206 | melisa | 13 jun 2007 01:21 | Em resposta a: #158875

Cara Maria Margarida

Desculpe só hoje responder mas tenho estado ausente.

Tenho bastante informação de vários ramos seus que a pouco e pouco irei disponibilizando.

Acabei de confirmar que a mulher de Manuel Duarte Bispo (fº de outro Manuel Duarte Bispo e Maria Nobre ) casados em Mx a 10/2/1755 se chama na realidade Leonarda Maria do Rosário (consta assim do seu casamento) e não Leonor Maria sendo filha dos quea Margarida indicou Baltazar Martins (ou Baltazar Martins Bujiganga como também usou) e de sua mulher Maria da Costa.(2ª mulher).

Também voltei a ver o casamento de Maria de S.João com Lourenço Martins, aos 8/8/1747 em Mx, ela filha de Manuel Duarte Bispo e Maria Nobre (sendo portanto irmã do Manuel Duarte Bispo mais novo) e ele, carpinteiro de profissão, filho de José Martins cc Juliana Andrez, moradores na Portela das Eiras em Mx.

Ainda como filha de Manuel Duarte Bispo e Maria Nobre encontrei Francisca de Jesus a casar aos 1/4/1748 com João Martins também filho de José Martins cc Juliana Andrez.

Maria Nobre casou com Manuel Duarte Bispo aos 16/1/1719 em Mx ele filho do alferes Amador Luís cc Maria Pereira (já falecida á data) e ela filha de José Fernandes Metelo cc Margarida Álvares.

Este José Fernandes METELO é um dos que ainda não consegui entroncar nos Metelos do Alferce, sendo contemporâneo do casal Vicente Rodrigues e Catarina Fernandes de quem aqueles descendem.

Seria José Fernandes Metelo irmão de Catarina Fernandes? Se fosse esse o caso então seriamos parentes também por esta via.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Martins Bujiganga

#159209 | melisa | 13 jun 2007 02:18 | Em resposta a: #159206

Cara M.Margarida

Quando há pouco referi Baltazar MARTINS BUJIGANGA como pai de Leonarda Maria do Rosário, casada com Manuel Duarte Bispo ( não percebi se também eram seus ascendentes) faltou acrescentar que casou em Mx aos 23/4/1731 com Maria da Costa,sendo ela solteira , filha de Domingos Dias cc Catarina Tela, moradores em Marmelete e ele de Lagos e viúvo de Maria do Nascimento.

Baltazar Martins Bujiganga enviuvando de novo voltou a casar em 10/1/1747, também em Monchique com Isabel Maria, solteira, fª de Manuel Ferreira cc Catarina Dias.


Do seu 1º casamento teve TIMÓTEO MARTINS, carpinteiro que em 12/2/1748 casou em Monchique com Maria Jacinta Vieira, fª de Sebastião Vieira cc Águeda de Jesus.

Timóteo Martins foi pai nesse casamento de :

- Micaelina Antónia que casou (Mx 10/7/1782) com Domingos Duarte , fº de Manuel Duarte Furtado cc Margarida Duarte, de Mx.

e também de:

- Capitão António José Vieira que casou (Mx 29/6/1795) com D.Maria Rosa Joaquina Palha, filha do Dr Francisco José Escalço cc D.Bernarda Joaquina Palha, naturais de Beringel e assistentes em Portimão.

Pais por sua vez de:

- D.Maria Henriqueta Ricardina (?) que casou (Mx 22/12/1825) com José Teles Correia, filho do capitão Manuel Joaquim Correia cc D.Isabel Margarida Correia de Freitas, de Lagos.

Ora TIMÓTEO MARTINS foi em 10/1/1775 (Mx) testemunha do casamento de José dos Reis e Arcângela Maria (meus ascendentes), ele filho de Afonso dos Reis e Maria Nobre e ela filha de João MARTINS BUJIGANGA cc Maria Rosa.

Todo indica que este João MARTINS BUJIGANGA seria irmão de Timóteo MARTINS e por conseguinte filho de Baltazar MARTINS BUJIGANGA só que como não encontrei ainda o casamento de João Martins Bujiganga com Maria Rosa, não tenho provas documentais de que assim seja.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Martins Bujiganga

#159418 | melisa | 14 jun 2007 23:06 | Em resposta a: #159209

Cara M.Margarida

É muito interessante que tenha uma antepassada de nome Arcângela, neta de Baltazar Martins Bujiganga e que eu por outro lado também tenha uma Arcângela filha de João Martins Bujiganga ( eventualmente irmão ou mais provavelmente filho de Baltazar Martins).

Não sendo um nome vulgar nesta região poderá ser índício de uma avó do mesmo nome.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Martins Bujiganga

#159441 | Marggo | 15 jun 2007 02:39 | Em resposta a: #159418

Cara M. Elisa
A Arcangela é irmã, da minha 6ª avó. Casou com Joaquim António filho de Joaquim António Fernandes e Ana Fernandes.Neto pat de BartolomeuFernandes e Maria da Conceição,ambos de Loulé e Mat de João Oliveira (do Porto) e Maria Josefa.
Tenho uma outra Arcangela Maria ( 4ª avó),filha de Francisco António Ruivo(não sei onde vai buscar o Ruivo sendo fºde Lourenço Martins e Maria de S. João N. Bispo)e Jannuária Maria Rodrigues ,filha de Diogo José Rodrigues e Maria Felicia Andrez.
Violante da Conceição (5ª avó) filha de João Alvarez e de Marianna da Conceição Martins,será esta irmã de Lourenço Martins?
Obrigada pelas preciosas informações ,muito me ajudam a ir mais longe neste ramo.Julgo termos descendentes comuns que irão aparecendo com o avançar da pesquisa.
Quando vier do Algarve em finais de Setembro ,vou uns dias para a TT para esclarecer dúvidas. Nessa altura a M. Elisa peça-me o que precisar .
Boa noite ,o serão já vai longo.
Cumprimentos
M. Margarida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 jun 2024, 18:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen