Família Séguier e Sieuve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Séguier e Sieuve

#158820 | u3t53i9 | 08 jun 2007 04:30

Meu pai, Frederico Sieuve Pereira Afonso, filho de Frederico Sieuve Afonso e de Maria do Carmo Pereira Afonso, neto de José Estevão Afonso e de Maria Frederica Sieuve de Séguier.
Meu avô paterno Frederico teve dois filhos: Maria Odete Sieuve Afonso Mimoso Faisca, casada com Antonio José Mimoso Faisca; e Frederico, casado com Helena Sieuve Afonso, brasileira.
Meu pai nasceu em 1922 em Olhão, Algarve e faleceu em 1998 no Rio de Janeiro, Brasil. Todos os anos passava as férias com a família no Algarve.
Gostaria de saber sobre a Sra Maria Manuela Pereira que pediu as informações sobre a família Séguier e Sieuve em 17 a 18 de setembro de 2005. Ela é parente?

Cumprimentos,
Maria do Carmo Fonseca Sieuve Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#158879 | marsousa | 09 jun 2007 02:01 | Em resposta a: #158820

Cara Maria do Carmo Fonseca Sieuve Afonso

Sou sobrinha do Dr. António José Mimoso Faísca que casou com D. Maria Odete Pereira Sieuve Afonso.
António José e Mário José, meu pai, são dois dos cinco filhos de Mário de Sousa Faísca Nogueira Mimoso e Mariana Rosa Pires. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=114477

Há alguns anos que me dedico à Genealogia da família. Ao aparecer um tópico em que se falava de Sieuve, fiquei interessada pois calculei que se tratasse da família da tia Odete, como posteriormente se confirmou.

Recordo-me perfeitamente da referência a um irmão que se chamava Frederico e vivia no Brasil. Sei que ele tinha uma filha mas não o nome. Será a Maria do Carmo?

Fico ao dispor para outras informações.
Melhores cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#158903 | rickon | 09 jun 2007 13:31 | Em resposta a: #158820

Cara Maria do Carmo,

Conheço bem toda a descência de Lídia Sieuve de Ségier Borges do Amaral e Campos (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132921). Se pesquisar aqui no genea pode ver a ascência da mesma e descendencia, talve zisto lhe interesse pois são certamente seus parentes.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#158912 | u3t53i9 | 09 jun 2007 17:40 | Em resposta a: #158879

Cara Maria Manuela,

Sim, sou filha de Frederico e me chamo Maria do Carmo, conhecida como Carminha. Sou muita amiga de Ana Maria Mimoso Faisca Mirones, filha de Antonio José. Minha tia Maria Odete faleceu quando eu era pequena. Meu pai e seu tio Antonio José eram amigos inesquecíveis. Me recordo muito dele assim como sua tia Maria Olimpia que continua mantendo contato com minha mãe.

Para outras informações sobre minha família, vou procurar nos documentos e te darei. Tenho o certidão de nascimento de meu pai que consta o nome de Maria Frederica Séguier Corte Real Sieuve Affonso.

Melhores cumprimentos
Carminha

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#160669 | marsousa | 23 jun 2007 20:42 | Em resposta a: #158912

Cara Carminho

Muito obrigada pela sua mensagem.
Eu comecei por estudar os meus antepassados. Mas muita informação pode ser obtida através dos colaterais pelo que estudei estes. Depois vêm as afinidades. É como uma teia que se vai estendendo e é muito interessante.
Alguns documentos a partir dos quais iniciei a minha investigação foram-me fornecidos pelo tio António. Os meus filhos ainda se lembram de ele lhes mostrar a árvore genealógica feita pelo tio José António, irmão do meu bisavô.
Quanto à tia Maria Odete, recordo-me dela embora eu ainda não tivesse completado seis anos quando faleceu.
Agradeço a sua disponibilidade em me enviar os dados que referiu.

Sei que, tal como eu, tem antepassados de Olhão. Dos Açores, por um bisavô materno, tenho antepassados da Ilha de São Miguel e da Ilha Terceira, como os seus Sieuve. Talvez ainda sejamos parentes.
Não sei se também está a estudar a sua família. Estarei ao dispôr no que eu puder ajudar.
Se me quiser contactar por e-mail aqui fica o meu endereço:
nellsousa@hotmail.com

Com os meus melhores cumprimentos.
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#160716 | aeiou2 | 24 jun 2007 10:12 | Em resposta a: #160669

Caras Senhoras,

Pergunto se por acaso nos vossos estudos sobre a família Sieuve têm:

1.Francisco Sieuve de Lemos, * 2.8.1828, Casa de S.Sebastião das Pedreiras,açores,?,?,+15.7.1900,Lisboa, ?, ?, filho de ??, e de ??, cc data ?, ?local,?, Francisca Lemos, filha de Francisco de Lemos Álvares e de Ana Luzia

1.1.Francisco Sieuve de Manezes e Lemos *21.11.1855,?,?,?,+20.4.1907 Lisboa;?,?,cc Maria do Livramento Bettencourt Pego,* 7.9.1857, Angra do Heroísmo,?,?,Açores, +?, filha do coronel, Damião Freire
Bettencourt Pego * 13.4.1826, Guarda, Almeida, N.Sra das Candeias, +,ib. cc Emília Carlota Barbosa, *Açores, Angra do Heroísmo, Sta Luzia

1.1.1.Ezilda Pego Sieuve de Menezes e Lemos *21.3.1878,?,?,?, cc, ?,+?,solteira?.
1.1.2.Alice Pego Sieuve de Menezes e Lemos*29.1.1881,?,?,?, cc ? Fereira Cardoso,*',?,?,?,+?,

1.1.1.1.Filho *?,?,?, +?,cc?,

1.2.?,
1.3.? mais filhos ?,.


Muito agradecia que me dessem alguma notícia sff, das interrogações, pois são os acontecimentos, locais ou pessoas que desconheço

Muito obrigada e beijinhos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#160737 | marsousa | 24 jun 2007 15:35 | Em resposta a: #160716

Cara Maria Oom de Oliveira Martins

Lamento não poder ajudá-la mas sei muito pouco sobre a família Sieuve.
Como já referi, só quis saber se se tratava da mesma família de uma tia minha por afinidade.
Relativamente às pessoas que indica não possuo qualquer informação.
Lembro entretanto que brevemente será publicada a obra “Genealogias da Ilha Terceira”. Uma das famílias aí tratadas é exactamente a família Sieuve.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#160738 | aeiou2 | 24 jun 2007 15:43 | Em resposta a: #160737

Boa tarde,

Muito obrigada, também estou à espera dessa obra.

cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#161100 | u3t53i9 | 27 jun 2007 18:15 | Em resposta a: #160716

Cara Sra Maria Oom,

Infelizmente, não conheço nenhum destes parentescos. Caso receber alguma informação, não deixarei de dar-lhe.

Boa sorte!

Um abraço,

Maria do Carmo Sieuve

Resposta

Link directo:

RE: Família Séguier e Sieuve

#161106 | aeiou2 | 27 jun 2007 19:34 | Em resposta a: #161100

Cara Maria do Carmo Sieuve,

Primeiro muito obrigada, quando souber mais, informo aqui noFórum.
Em segundo lugar, por favor trate-me apenas por Maria, deixe "cair" o Sra.

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

Família Séguier e Sieuve

#390221 | jlemos | 17 mar 2018 23:05 | Em resposta a: #160716

Boa noite
Não sei se esta informação ainda lhe será útil ao fim de mais de 10 anos, mas pode encontrar todos os indivíduos referidos na obra Genealogias da Ilha Terceira, de António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, VIII volume, pg. 700 e seguintes.
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

Família Séguier e Sieuve

#390233 | aeiou2 | 18 mar 2018 17:12 | Em resposta a: #390221

Obrigada! Tenho a referida obra
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen