Carneiro Leão:

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Carneiro Leão:

#158948 | carloslapa | 10 jun 2007 00:30

Caros confrades
Creio ter chegado tarde a este tópico. A princípio julguei tratar-se da família 'Carneiro Leão' de Penamaior, Paços de Ferreira. Lido agora o tópico como está, consegui preencher as lacunas iniciais na árvore do meu amigo Dr. António Júlia Carneiro Leão Correia de Miranda (Veloso de Miranda, Barcelos), senhor da Casa de Dinis, em Santo Tirso e comproprietário da Casa e Quinta da Capela, em S. Tiago da Carvalhosa, Paços de Ferreira.
Esta quinta foi conhecida como a Quinta do Fontão, mas devem ter mudado o nome para Quinta da Capela, quando António Carneiro Leão (b.º 3.11.1697 na Igr.ªda freg.ª de Carvalhosa), solteiro, de 37 anos, resolveu 'erigir na quinta uma capela ao Patriarca S. Bento'. Motivo da sua petição ao Arcebispo de Braga, em Janeiro de 1735, foi o facto de seu pai, Francisco Carneiro (com 84 anos) e sua mãe, Luisa Barbosa (com 70 e tal), não poderem ír à missa na Igr.ª da freg.ª, uma vez que a sua 'quinta de bom tratamento' se encontrava muito desviada e que os caminhos para a Igr.ª eram muito maus.
A licença para a construção da capela foi dada pelo Cabido da Sé de Braga a 12.2.1735. Ant.º Carn.º Leão e seu irmão, o Padre Francisco Carneiro Leão, fazem, em nota do tabelião Simão Pinto de Carvalho de 14.12.1735, o dote de bens de raiz para a fábrica da capela. Finalmente, a 11.6.1736, oe Cabido dá licença ao Pároco
da freg.ª da Carvalhosa para benzer a capela, para que aí se possa dizer missa e realizar outras cerimónias religiosas. O documento original encontra-se na posse do Dr. António Miranda. Apresenta as medidas e características da capela, a lista
de alfaias e imagens, ornamentos e paramentos, etc.
Na Capela de S. Bento foram sepultados Francisco Carneiro (fal. a 3.12.1736), Luisa Barbosa (fal. a 13.1.1744) e o filho de ambos, o Padre Francisco Carneiro Leão (fal. 27.2.1772).
2. O Dr. António Miranda descende da =décima= filha de Francico Carneiro e de Luisa Barbosa, de seu nome Clara (b.ª a 9.8.1703 na Igr.ª da Carvalhosa - V. ADP, Carvalhosa, Lv.º M-3, fl.3v.), que, após o casamento com José Neto, usou o noma Clara Rosa Carneiro Leão. A partir daqui, talvez devido à mobilidade geográfica das famílias desta linha, ou à falta de alguna registos, ou ainda à falta de paciência minha, não consegui encontrar o rasto de

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#158949 | carloslapa | 10 jun 2007 01:05 | Em resposta a: #158948

a. Data e local de casamento de José Neto com Clara Rosa, assim como os do baptismo dos filhos, especialmente do filho Francisco.
b. Este filho Francisco Neto Carneiro Leão casou a 3.2.1755 na Igr.ª da freg.ª de Freamunde, conc.º de Paços de Ferreira, mas não encontrei registo dos filhos, es-
pecialmente de João.
c. Este filho, o Capitão-mor João Carneiro Leão, casou a 29.9.1817 na Sé-Catedral
de Braga, com Leonor Gomes Carneiro, n.ª a 21.4.1791 na Casa de Parada, na freg.ª de S. Tiago de Figueiró, Paços de Ferreira. Deste casamento houve pelo menos dois filhos: 1. António Basílio, n. a 25.11.1848 na Casa de Figueiró, s.g.
2. José Marian n. a 22.11.1819, idem, com geração.
(Como se pode ver, falta-me o percurso familiar entre a Carvalhosa e Figueiró.)
Os descendentes do Capitão continuaram em Figueiró, outros estabeleceram-se na Casa do Cáscere, freg,ª de Nespereira, conc.º de Lousada (V. 'Boletim Cultu- ral da Câmara de Lousada', ed. Câm.ª Munic., 2006) e ainda na Casa de Dinis
em Santo Tirso. Sobre estas duas últimas linhas há elementos suficientes no
'Anuário da Nobreza' (2006), por via de um casamento de uma filha do Visconde
de Lousada, Luís Pinto Coelho Soares de Moura.
3. Vi em tempos o assento de óbito doTenente António dos Santos Carneiro Leão,
fal. a 31.3.1861 na Carvalhosa, lavrador, proprietário, viúvo de Custódia Maria Carneiro, filho de Rafael Carneiro e de Angélica Maria da Silva, da comarca de
Sabará, Minas Gerais. Fez testamento e deixou seis filhos.

Com os cumprimentos do Carlos Lapa

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#158957 | Marco | 10 jun 2007 03:18 | Em resposta a: #158949

Caro Carlos Lapa,

Podem estar na freguesia de Frazão!
De qualquer modo voltarei a este tópico pois tenho novidades sobre a descendencia deste casal que lhe podem interessar.
Um abraço
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#158962 | carloslapa | 10 jun 2007 12:30 | Em resposta a: #158957

Caro José António,
Obrigado pela sua dica: Sou capaz de dar uma espreitadela em Frazão na 2.ª de manhã. Refere-se ao casal José Neto/ Clara Rosa?
Um abraço
Carlos Lapa

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#158965 | Marco | 10 jun 2007 15:21 | Em resposta a: #158962

Caro Carlos,

Sim e também Meixomil!
Um abraço
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#158980 | camac 41 | 10 jun 2007 19:57 | Em resposta a: #158948

Caro Carlos Lapa

A família Carneiro Leão interessa-me pois descendo de um dos seus ramos.
Estive a analisar os dados que colocou na Genea e comparei-os com os da minha base de dados e penso, salvo melhor opinião, e após analisar o registo de casamento de Francisco Neto Carneiro que este é filho de José Neto e de Serafina (Sarafina) Carneiro de Leão e não de Clara Carneiro Leão. A referida Serafina casou (em 6 de Abril de 1723 Mistos 3 pág 229 - Carvalhosa) com José Ribeiro Ferreira (penso que muitas vezes usavam o apelido dos pais indiferentemente pelo que é também José Neto), filho de António Neto e de Maria Ferreira, de Figueiró - Paços de Ferreira.
Vou procurar o nascimento da Serafina que pode também ser a Clara e que tenha mudado o nome no Crisma.

Tenho a maior parte dos microfilmes da zona digitalizados e posso enviar um DVD com os mesmos o que facilita a busca em casa.
Já lhe tinha enviado um mail mas como indiquei o meu endereço electónico não sei se foi por esse motivo que o mesmo não apareceu na GENEA.
Este assunto dos Carneiro Leão já foi tratado neste fórum pelo confrade Cau Barata. Os Carneiro Leão tiveram larga difusão no Brasil e desempenharam cargos importantes.
Tenho referenciado o inicio dos Carneiro Leão, Pedro Carneiro casado com uma Maria Antónia (de Leão)

Ao seu dispor

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#159016 | camac 41 | 11 jun 2007 11:44 | Em resposta a: #158980

Caro Carlos Lapa

Em continuação da minha mensagem informo que a referida Serafina foi baptizada em 24 de Setembro de 1695 tendo nascido em Fontão - Carvalhosa (Mistos 3 pág 218 - Carvalhosa).

Cardialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#159070 | camac 41 | 11 jun 2007 22:30 | Em resposta a: #158980

Caro Carlos Lapa

Em complemento das informações anteriores indico que o casal José Neto e Serafina Carneiro casados em 6 de abril de 1723 tiveram os seguintes filhos que identifiquei (alguns com dúvidas):
- Francisco nascido a 9 de Fev de 1724 (B 1 55 Figueiró) o assento não indica o nome da mãe;
- Maria baptizada a 15 de Julho de 1725 (B1 59v - Figueiró) assento de dificil leitura mas pelos padrinhos sou a levaado a crer que é filho do referido casal;
- Manuel, nasceu a 2 de Novembro de 1726 (B1 62v - Figueiró;
- Clara, nasceu a 20 de Julho de 1731 (B1 68 - Figueiró);
- Tomás, nasceu a 17 de Janeiro de 1734 (B1 74/74v - Figueiró.
É natural que me possam ter escapado algum nascimento.
Agora quanto aos filhos de Francisco Carneiro e de Maria Teresa e netos paternos de José Neto Ferreira e de Serafina Carneiro Leão identifiquei os seguintes:
- Ana, nasceu a 4 de Fev de 1756 (B2 42v - Figueiró);
- Maria, nasceu a 11 de Junho de 1758 (B2 50 - Figueiró);
- Catarina, nasceu a 14 agosto de 1761 (B2 59/59v - Figueiró);
- António, nasceu a 28 de Dezembro de 1763 (B2 67/67v - Figueiró);
- João, nasceu a 24 de Julho de 1768 (B2 85 - Figueiró)
É natural que existam mais filhos mas não tenho digitalizado o livro de baptismos 3.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#159076 | carloslapa | 11 jun 2007 23:32 | Em resposta a: #159070

Caro Carlos Leal Machado,

Agradeço e confirmo as informações que me enviou - vi-o hoje no ADB. Eu e vá-
rias pessoas a quem, na altura, pedi opinião optámos pelo nome Sara Rosa com
interrogação, quando líamos o ass.º cas.º a 3.2.1755 em Freamunde de Francisco
Neto Carneiro com M.ª Teresa de Leão. Ao encontrar o ass.º b.º de Clara em
1703 na Carvalhosa, optei outra vez erradamente por Clara Rosa. O que se lê no
ass.º é algo parecido com 'Sara Rona', isto é Serafina.
Li no ADB as Inq. de Gen. de dois netos de Serafina, Ant.º Carn.º Leão (Proc.º
7849) e João Carn.º Leão (Proc.º 23560), em que ela é muitas vezes referida.
Aqui fica a correcção às minhas mensagens anteriores e um pedido de desculpa
a quem as tiver lido. Já tinha lido com muita atenção as mensagens do Carlos
Leal Machado. Se morar no Porto, teria muito gosto em trocar informações, por
ex.º, no ADB, onde vou amanhã completar esta linha genealógica, que no essen-
cial continua correcta, ou por outra forma de comunicação.
Só mais uma questão. Li na Inq. de Gen. 28693 de 23.5.1711, referente a Franc.º
Carn.º Leão, as declarações de várias testemunhas que afimaram que a avó dele,
Maria Antónia, era 'irmã inteira' de António Leão que viveu casado no lugar da Fer-
vença. Acha que se deve acrescentar este António aos três filhos que o 'Clemente'
(alcunha de Gonç.º Franc.º) teve de Ana Ant.ª? Se fosse o António, filho de Juliana,
seria meio-irmão, e não irmão inteiro, como as testemunhas parecem querer acen-
tuar. Há ainda uma referência a outra irmã, Luisa Antónia.

Mais uma vez muito obrigado pela colaboração.

Com os meus cumprimentos

Carlos Lapa

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#159080 | camac 41 | 12 jun 2007 00:34 | Em resposta a: #159076

Caro Carlos Lapa

Nasci em Coimbra mas o meu pai regressou às suas origens em Modelos-Paços de Ferreira onde passei parte da minha infância . Morei e fiz o liceu no Porto no D. Manuel I e depois ingressei na Academia Militar pelo que agora reformado moro em Odivelas e dedico-me aos netos e à genealogia. Se precisar de algo da T.T.estou ao seu dispor. Da zona de Paços de Ferreira, Paredes , Lousada tenho grande parte dos microfilmes alguns digitalizados pelo que é fácil em casa fazer consultas.
Também consultei no ADB o processo do Padre Francisco Carneiro Leão o que me permitiu fazer a ligação do Pedro Carneiro com a Maria Antónia(Leão). Já não me recordo das declarações das testemunhas. Vou enviar o meu endereço camacarrobapontoclixpontopt pois poderemos trocar melhor as informações e enviar os assentos digitalizados

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#159093 | Marco | 12 jun 2007 02:24 | Em resposta a: #159080

Caro Carlos Leal Machado,

Também fiz o liceu no D. Manuel II e agora dedico-me ao neto e á genealogia!
Aproveito a ocasião para agradecer as informações que me foi dando ao longo destes anos e como sabe, se precisar de alguma coisa do ADP ou da Casa do Infante, estou ao dispor.
Com os melhores cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#159160 | camac 41 | 12 jun 2007 18:09 | Em resposta a: #159093

Caro amigo

Obrigado pela sua oferta.
Vou enviar para o seu e-mail (gmail) documentação sobre os Carneiro Leão que agradeço que transmita também ao Carlos Lapa

Com amizade

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#248084 | chcleao | 20 jan 2010 16:42 | Em resposta a: #159160

Carlos, boa tarde!

Tambem sou uma Carneiro Leão, filha de Paulo Cesar Carneiro Leão e neta de Waldomiro Carneiro Leão, ambos, brasileiros.
Minha familia reside no Rio de Janeiro... e sabemos que existem descendentes em Recife.
Estou procurando o brasão da familia, todo historico e arvore Genealogica.
Voce tem este estudo?

Agradeço muito pela ajuda e atenção

Cristiane Helena Carneiro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#248101 | camac41 | 21 jan 2010 00:01 | Em resposta a: #248084

Cara Cristiane Helena

Tenho conjuntamente com o confrade Carlos Lapa em preparação um Livro sobre os Carneiro Leão.
Nos ramos do Brasil temos tido a preciosa colaboração dos confrades Cau Barata e Álvaro Duarte.
Infelizmente não consigo entroncar o seu avô Waldomiro Carneiro Leão com os ramos que tenho desenvolvido.
Se conseguir recuar mais uma geração do seu avô talvez consiga fazer a ligação.

Ao seu dispor

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251489 | abribas | 12 mar 2010 19:49 | Em resposta a: #248101

Caro Carlos Leal Machado
Como penso lhe poderá interessar o óbito de António Carneiro Leão em Lordelo do Ouro, Porto, junto o link:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=27964&FileID=_1232989
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251492 | camac41 | 12 mar 2010 20:56 | Em resposta a: #251489

Caro confrade António

Muitissimo obrigado pela informação. O confrade Carlos Lapa, já tinha obtida essa informação que transcrevo como vai constar no Livro

"António Carneiro Leão casou a 30.5.1736 na Igr.ª da fregª de S. Martinho de Lordelo do Ouro, no Porto, com Teresa Bernardina, filha do Sargento-mor Cosme Martins de Faria e de Custódia Moreira de Caldas, moradores na mesma freguesia. Testemunhas foram o Padre António Martins de Faria e António Rodrigues Gonçalves, morador na freg.ª de S. João da Foz, no Porto. (Segundo declara o pároco, o assento foi feito, por mandado, a 30.12.1744 .) Teresa Bernardina faleceu a 20.4.1773 em Lordelo do Ouro, fez testamento e foi sepultada na Capela dos Terceiros do Carmo, onde era irmã e confrade. António Carneiro Leão, Cavaleiro da Ordem de Cristo, faleceu a 9.3.1781 na dita freg.ª, fez testamento e foi sepultado na Capela dos Irmãos Servitas do Carmo . s.g."

Agradeço se, eventualmente, encontrar mais informações pois de certeza que muitas nos irão escapar

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251498 | abribas | 12 mar 2010 21:28 | Em resposta a: #251492

Não tendo interesse directo para este titulo, mas este António Carneiro Leão foi o padrinho em Lordelo do Ouro de Maria Joaquina Bessa, em 1738, filha de Manuel Ferreira Bessa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294463) que me interessa.
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251500 | camac41 | 12 mar 2010 21:53 | Em resposta a: #251498

Caro confrade António

Obrigado pela informação. Muitas vezes uma pequena informação pode dar pistas.
Na minha base de dados tenho um Manuel Ferreira Bessa de Eiriz - Paços de Ferreira em que teve em 1728 inquirições de Genere que estão no Arquivo distrital de Braga. Se for o mesmo não seguiu a vida eclesiástica.
Não tenho esta família desenvolvida mas essa informação pode ser importante para quem eventualmente estudar essa família

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251502 | abribas | 12 mar 2010 22:33 | Em resposta a: #251500

Caro confrade,
Estes meus Bessa são todos de Lordelo do Ouro, Porto. É apenas coincidência de nome.
Quanto aos Carneiro Leão também descendo pelo lado materno de uns, anteriores, de Sande, Marco de Canavezes.
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251510 | camac41 | 12 mar 2010 23:32 | Em resposta a: #251502

Caro confrade

Penso que o Carneiro Leão a que se refere está na Genea em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=527789

Penso que não tem a ver com os Carneiro Leão que estudo.

Quanto aos Beça ou Bessa existem muitos na zona de Lousada, Arrifana de Sousa, Paços de Ferreira, Felgueiras alguns ndo final do sec. XVI.


Cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251511 | camac41 | 12 mar 2010 23:32 | Em resposta a: #251502

Caro confrade

Penso que o Carneiro Leão a que se refere está na Genea em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=527789

Penso que não tem a ver com os Carneiro Leão que estudo.

Quanto aos Beça ou Bessa existem muitos na zona de Lousada, Arrifana de Sousa, Paços de Ferreira, Felgueiras alguns ndo final do sec. XVI.


Cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251514 | abribas | 13 mar 2010 00:04 | Em resposta a: #251511

Sim, descendo da Perpetua, filha do Paulo, mas não desse casamento aqui referido. Ela é filha natural e legitimada de Catarina Fonseca.
O Paulo Carneiro Leão é filho de Gaspar Carneiro Leão (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1052390), entroncamento ainda aqui não feito, na base de dados.


Conheço esses Bessa, mas são outros, pelo menos até aos finais do XVI onde cheguei em Lordelo.
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#251515 | camac41 | 13 mar 2010 00:15 | Em resposta a: #251514

Caro Confrade

Obrigado pela informação

Cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#252500 | joseleaofi | 31 mar 2010 12:00 | Em resposta a: #248084

Olá Cristiane Helena:

Meu avô Pedro Augusto Carneiro Leão Sobrinho, nasceu no Rio de Janeiro e veio para Recife por volta de 1930, onde teve 7 filhos. Eu não sei os nomes dos pais e irmãos dele. Aqui em Pernambuco tem muitos Carneiro Leão mas não são deste mesmo ramo carioca.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão:

#289976 | socram | 27 out 2011 01:01 | Em resposta a: #248084

Cristina Helena Carneiro Leão, Seu pai tem dois irmãos: Francisco José Athayde Carneiro Leão e Thomaz Augusto carneiro Leão.....Se a resposta for SIM: nós somos parentes e primos......Sou da Família Austregésilo de Athayde....Tia Adelaide, Tia, Marion e Tia Nenzita (Agripina). Sou irmão de Márcia Athayde filha de Constâncio A de Athayde.
FACEBOOK Marcos Athayde e E-mail augustoathayde@yahoo.com.br.

Meus Tios Eulália e Thomaz Carneiro Leão faleceram em um acidente de automóvel.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen