Geneologia da familia Borges

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Geneologia da familia Borges

#159057 | Wellington L Borges | 11 jun 2007 19:07

Gostaria de me comunicar com alguem que pudesse me clarear sobre o nome Borges e sua origem.

Resposta

Link directo:

RE: Geneologia da familia Borges

#159106 | svcosta | 12 jun 2007 06:21 | Em resposta a: #159057

Prezado Wellington,

Você é de onde? Tenho também ancestrais com o nome Borges (aliás, Borges Vilarinho). Esses meus antepassados são portugueses, que a tradição oral na família diz que vieram do Estado de S. Paulo para o Estado do Rio de Janeiro, (região de Valença e Vassouras / Eng. Paulo e Frontin) onde constituíram família numerosa que por aquela região ainda vivem.
Estou no momento a procurar outros ramos da minha família, mas essa dos Borges é uma delas a ser procurada num futuro que espero não muito distante.
Independente disso, qualquer troca de idéia que ache importante, estou às ordens.

Atenciosamente,

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Geneologia da familia Borges

#159113 | sborges | 12 jun 2007 10:48 | Em resposta a: #159057

Caro Wellington,

Gostaria de saber de onde é. O meu bisavô, António Henrique Borges, foi para o Brasil, acho que em 1912. Ele era de Nelas (Viseu). Sei que constituiu familia no Rio de Janeiro e tinha uma pequena fabrica de sabão. Não sei mais nada acerca dele nem dos seus descendentes.

Sofia Borges

Resposta

Link directo:

RE: Geneologia da familia Borges

#321992 | VBSN | 27 jan 2013 01:07 | Em resposta a: #159057

Meus antepassados BORGES são da Bahia (Brasil).
Na minha árvore genealógica aqui ("BORGES E ROCHA"), tenho tudo a contar de 1.800.
Abraços.
Vicente Borges.

Resposta

Link directo:

RE: Geneologia da familia Borges

#322222 | antjmendes | 01 fev 2013 09:23 | Em resposta a: #321992

Extraído da obra "Titulos Genealógicos", de Felguieiras Gayo, um genealogista português dos séc. XXVIII e XViX:
«A Família dos Borges é muito antiga e se data o seu princípio quase do princípio do Reino, porque Rodrigo Annes seu tronco, era um Fidalgo de Santarém que por delitos se ausentou e foi para Flandres alistar-se nas tropas de Felipe II, o Augusto, Rei de França, que era contemporâneo de ElRei D. Sancho I de Portugal, e viveu portanto na era de 1200 e se achou na Província de Borgonha na tomada de Burgues em que fez assinalados serviços pelo que lhe chamaram o Burguez, e depois por corrupção Borges e passando a militar a Castela por seus serviços lhe deu ElRei D. Sancho III as Armas de que usam seus descendentes e, obtendo perdão de seus crimes, passou a Portugal a viver a Santarém sua Pátria.
Todos os Borges deste Reino usam, e sempre usaram das mesmas Armas, sinal que todos reconhecem o mesmo Tronco, nem na Nobliarchia Portugueza, ou nos que tratam das Armas, se assinam outras a diferentes Borges portanto é fora de dúvida que todos se dizem da mesma Família. Quando entrei a por em ordem este Título querendo ver outros para escrever com acerto, e recolher neste as linhas que nele não tinha, encontrei alguns títulos desta Família que a principiavam em Chellim de Borja que se dizia sobrinho do Papa Calisto III e outros do Papa Alexandre VI que veio a este Reino no tempo do Rei D. João I e que nele casou com D. Urraca Lourenço filha de Pedro Lourenço Mata Mouros e nele se davam por seus descendentes muitos daqueles que eu tinha com muitos Genealógicos de bom crédito, como descendentes de Rodrigo Annes que sendo assim eram diferentes Borges o que nunca sopus haver sendo uma confusão imensa de linhas de um com as de outro. Comecei a perguntar a todos os inteligentes, e os mais instruídos e me disseram não conheciam por Tronco tal Chelim de Borja, mas só Rodrigo Annes e com razão por que se este fosse o tronco de que eles por corrupção de Borja queriam tirar o Apelido de Borjes ficavam os mais sem Tronco, por não serem seus descendentes, além de que se ele fosse pai dos que se lhe davam não se deviam de apelidar Borges, mas Borjas apelido por onde eram primos do Duque de Gandia, e do Príncipe de Esquilache, que ainda que por sua mãe fossem da família de Borges, como não eram, haviam de preferir o de Borja, da sua varonia, e por onde tinham aliança com mais Ilustres Famílias do que de Borges e segundo os mesmos se via que por todos eram tidos por descendentes de Rodrigo Annes os que diziam de Chellim de Borja quem se capacitará do contrário, e não haver documentos que o provem e me tire da dúvida. Em vista do Tronco que damos aos Borges, se põem em ordem as linhas e em harmonia umas com as outras não tendo luzes para saber a razão por que se chamou para tronco desses Borges que quizeram dizer filhos de Chelim de Borja um estrangeiro, por onde não eram Borges nem por sua mulher D. Urraca Lourenço quando esses mesmos haviam de usar das Armas de Borges como descendentes de Rodrigo Annes o primeiro que lhe damos desta Família. Este o nosso sentimento e que seguimos, até outro mais bem instruído nos emende, por só querermos a verdade, parecendo-nos não há diferentes Borges, nem diferentes Troncos, mas só um de que se deduzem todas as linhas.
Quinta do Paço, em Vitorinho dos Piães, 19 de Outubro de 1831
(a) Manuel José da Costa Felgueira Gayo»

Melhores saudações
António José Mendes

Resposta

Link directo:

Geneologia da familia Borges

#417998 | felipequesado | 14 set 2019 15:06 | Em resposta a: #321992

Olá amigo,
Voce falou que seu Borges provem da Bahia, estou procurando pessoas de lá
meu contato é: acquesado@gmail.com
Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

Geneologia da familia Borges

#420583 | Gabriela Sandes | 09 jan 2020 16:39 | Em resposta a: #321992

Olá, Wellington, boa tarde. Vi uma mensagem sua, em que comenta que é da Família Borges da Bahia, como eu, e que tem dados a partir de 1800.

Consegui dados a partir da década de 1840, calculo, de meus trisavós Borges da Silva e também Borges de Almeida. Podemos trocar informações?

Abraços e obrigada,

Gabriela

Resposta

Link directo:

Geneologia da familia Borges

#420584 | Gabriela Sandes | 09 jan 2020 16:42 | Em resposta a: #321992

Desculpe, VICENTE, me confundi com os autores das mensagens.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 11:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen