Bastos, do Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Bastos, do Fundão

#159092 | JCALD | 12 jun 2007 02:02

Caros Confrades:
A minha antepassada Domingas de Bastos nasceu no Fundão a 30-6-1630 e faleceu a 30-12-1688 na Venda-Nova, freguesia do Luso, onde vivia e onde casara a 30-7-1657 com António Antunes, de Contenças, Sazes do Lorvão, com geração no Luso.
Os pais de Domingas de Bastos eram Simão de Bastos e Maria Manuel, casados na vila do Fundão a 13-6-1621. Mas este assento de casamento é lacónico e não dá as filiações.
Não me parece que o apelido Bastos seja muito vulgar no Fundão.
Tenho suspeitas que seriam parentes do Dr. Sebastião Ferreira de Bastos, beneficiado na Colegiada de Góis de 1710 até 1722, natural da Vacariça.
Alguém terá notícia desta gente?
Antecipadamente grato,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Bastos, do Fundão

#159235 | JCALD | 13 jun 2007 15:05 | Em resposta a: #159092

(...)

Resposta

Link directo:

RE: Bastos, do Fundão

#159439 | JCALD | 15 jun 2007 01:39 | Em resposta a: #159235

(...)

Resposta

Link directo:

RE: Bastos, do Fundão

#270956 | edmbal | 19 fev 2011 21:26 | Em resposta a: #159235

Prezado Sr. José Caldeira

É com um atraso de muitos anos que respondo a esta sua mensagem sobre "Bastos", mas só recentemente dei por ela.
Descendo de uma família Bastos da localidade da Vacariça, na região do Luso. O meu pai, António Bastos Gomes, nasceu em 27/06/1931, filho de Joaquim Gomes e Madalena Bastos. Deste casal nasceu outro filho, irmão de meu pai, Vitorino Bastos Gomes, também com baptismo no mesmo local.
Os pais desta Madalena Bastos foram Vitorino Bastos, industrial do ramo das madeiras, e Albertina de Jesus. Tiveram 5 filhos. De quatro lembro-me: a Madalena, Albano, Palmira e Carlos (Bastos).
Terão estes Bastos alguma coisa a ver com os seus Bastos? Tenho mais alguma informação que lhe posso enviar depois.

Cumprimentos,

Albertina Bastos.

Resposta

Link directo:

RE: Bastos, do Fundão

#270986 | JCALD | 20 fev 2011 12:04 | Em resposta a: #270956

Cara Albertina Bastos:

Muito obrigado pela sua mensagem. Vem sempre a tempo.

Infelizmente, não lhe sei responder. É provável que sim, que os Bastos desta região constituam uma só família.
Do meu lado, a última a usar o apelido foi Ana Antunes de Bastos, filha daquela Domingas de Bastos. Já lá vão 300 anos!
Se, nas minhas investigações, descobrir mais alguma coisa, terei muito gosto em dar-lhe conhecimento.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Bastos, do Fundão

#270989 | edmbal | 20 fev 2011 13:04 | Em resposta a: #270986

Caro José Caldeira

Obrigado.

Do que conheço da região não parece muito provável Bastos fora de um tronco comum nos finais de 1800 e primeiras décadas de 1900. Lembro-me que o meu pai e avós eram sempre referidos como os Bastos, parecendo indicar que não existiam outros com o mesmo apelido. Mas, de facto, 300 anos é muito tempo para vários cruzamentos. Tratarei de recuar mais nos antepassados e agradeço-lhe desde já toda a informação das suas pesquisas que me puder comunicar.

Cumprimentos,

Albertina Bastos.

Resposta

Link directo:

RE: Bastos, do Fundão

#272841 | Filipe Manuel | 19 mar 2011 01:09 | Em resposta a: #159092

Carissimo José Caldeira e demais confrades,

Lembrei-me de pesquisar sobre os Bastos aqui no forum e dei com este topico.

Tenho Bastos mas para localidades não muito distantes de Vacariça (Mealhada-ADAveiro) que passo a citar infra:

Bernardo Antonio cc. Maria de Bastos que se casaram nos Covões, outrora Cambões, no extremo norte do distrito de Coimbra.
A Maria de Bastos é filha do casal Sebastião de Bastos cc. Maria Madalena/da Ressurreição a 11-XI-1703;
este casal jà é natural de Calvão - Vagos - ADAveiro;
Sebastião de Bastos filho de Manoel de Bastos cc. Domingas Manuel.

Maria de Bastos cc. Bernardo Antonio tiveram os seguintes filhos que apurei (nao exaustivo):
-Magdalena de Jesus 3-XI-1737 (da qual eu descendo. Com ela termina a continuação do apelido de Bastos. Minha 8a geração.
-Isabelinha de Bastos
-Joana de Bastos

Não consigo recuar mais neste ramo, deixei de lado para retomar mais tarde. Este debate deu-me vontade de voltar a procurar o casal Manoel de Bastos cc. Domingas Manuel. Quiçà os encontrarei na Vacariça?

Desconhecia o Dr. Sebastião Ferreira de Bastos ser natural da Vacariça. Tenho que voltar aos registos da Vacariça.

Eis sobre os Bastos. Dada a relativa proximidade geogràfica e o apelido não ser tão repandido, é muito provàvel haver elos de parentesco ? Não sei responder à sua pergunta de modo que contribui com os meus Bastos para a zona, o que poderà eventualmente reforçar a ideia de haver um nucleo de Bastos nesta zona.

Vagos - Covões e Vacariça sao zonas muito proximas.

Por falar em Vacariça, permita-me muito brevemente colocar-lhe uma questão, sem pretender fugir ao topico do tema,
tem outros parentes naturais da Vacariça?

Muitos ramos meus passam pela Vacariça com nomes como Ferreira, Bràs, Castella, de Sousa, de Almeida, Pinto, da Cunha, da Costa.

Tenho também Caldeira, o ultimo Caldeira de que tenho noticia M.el Frz Caldeira cc. Isabel Frz naturais da Varziella, perto de Cantanhede - Coimbra. Este casal teve Francisco Frz Caldeira que se casou com Maria de Ramos a 17-V-1696.
Nao sei se Caldeira serà apelido derivado de alcunha? "O" Caldeira... ?

Cordiais saudações gratas
Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 08:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen