Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

familia tavares cardoso em belem do para brasil

#159133 | amadora | 12 jun 2007 13:39

desejo encontrar descendentes de eduardo tavares cardoso que viveu em belem do para. o eduardo tinha uma livraria e era possuidor duma chacara muito bonita em villa do pinheiro. havia um irmão chamado Avelino que ers sosio dele. o avelino tavares cardodo deixou uma filha guilhermina que por sua vez deixou descendentes . ele foi casado com emilia costa ricardo e faleceu em 1933.agradecia muito que me fornecessem informações sobre esta familia pois estou a fazer um estudo de genealogia.muito obrigado.
mifas

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#159257 | pachancho | 13 jun 2007 18:39 | Em resposta a: #159133

Caro/a Confrade
Para que alguem o/a possa ajudar tem que ser mais precisa.Ele era portugues? nasceu onde ,foi para o Brasil quando? faleceu no Brasil 1933 dia? mês? se souber pessa certidao (fotocopía que é mais barata) de obito, aí saberá onde ele nasceu.Pedindo depois fotocopia da certidao de nascimento saberá quem eram os pais e avós
Vila do Pinheiro é em Portugal? é fregusia de que Cocelho?
AVP

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#159401 | CBBC3 | 14 jun 2007 21:33 | Em resposta a: #159257

Amadora,
Estou feliz de poder dar-lhe a boa nova. Encontrei uma bisneta de Eduardo Tavares Cardoso. Chama-se Aurora de Nazaré Francês Tavares Cardoso. O pai dela, ainda vivo, chama-se Paulo. Este confirma a existência da livraria que segundo ele foi a primeira em Belém; confirma que Eduardo era português e a chácara da Vila de Pinheiro (hoje Distrito de Icoaraci). Essa chácara ainda existe e tem o nome de Palacete Tavares Cardoso. Assim também o Forum daquele distrito leva o nome do Pretor Tavares Cardoso por causa do avô dela, que era juiz e também tinha o mesmo nome de seu bisavô. Só não soube dizer a ela se você fala de Portugal ou de outro local do Brasil; qual seu nome e qual seu parentesco com Eduardo. Ela pede que você mande o seu e-mail para que possam melhor trocar informações. Mande para celinacunhaarrobauolpontocompontobr. Serei intermediária nos primeiros contatos, porque ela ainda vai criar um para ela. Espero que tenha ficado feliz com a notícia. Boa sorte! Saudações
Celina Cunha - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#159432 | recio | 15 jun 2007 00:08 | Em resposta a: #159401

Olá Celina
És uma amiga sempre atenta para ajudar, fico feliz de ter-te como amiga, quando nos encontramos outra vez? tenho novidades sobre meu bisa fujão. no dia 9 fui realizar um projeto de limpar umas praias (Maõs que ajudam) naquele amontuado de gente SUD (600) encontrei uma brasileira ,meti conversa e contei a historia do meu bisa fujão ela é descendente de um bisa portugues e o melhor é que a historia é igual, só que ela diz que ele deve ter mudado de nome , eisso já me ocorreu com respeito ao meu , agora estou á espera que ela vá ao Brasil e saiba em que ano ele nasceu , estive em Aveiro terça e quarta e voltei a ver os livros de passaportes sem nada encontrar. Ah!!! o mais engraçado é que o meu é João Antonio e o dela é Antonio João .Quando souberes de onde são os parentes da Amadora se forem da Murtosa ou distrito de Aveiro eu posso ajudar.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#159481 | CBBC3 | 15 jun 2007 12:45 | Em resposta a: #159432

Minha amiga!
Feliz sou eu por tê-la como amiga. Chegaste a perguntar de onde a brasileira que conheceste era? Será que é daqui de Belém? Quanto àquele trabalho sobre os portugueses que vieram para cá, já está bastante adiantado, mas falta muito. Até agora ninguém da Murtosa. Estou tentando organizar por origem, mas confesso que está ficando difícil identificar a Freguesia e o Concelho. Eles ao fazerem a declaração confundiam e aí fico sem saber o que é o certo, entendes? Mesmo porque não consegui ainda nenhuma informação sobre as Freguesias e Concelhos que existiam no século XIX, quando começaram chegar ao Pará. Assim que Amadora se pronunciar entro em contato contigo. Um grande abraço amigo
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#159677 | recio | 16 jun 2007 20:04 | Em resposta a: #159481

Olá amiga
ela disse de onde era mas eu não lembro .mas sei que de Belem não era, fco a aguardar que ela vá ao Brasil para saber noticias.
Eu tenho um livro de todas as freguesias e concelhos auando cá vieres ofereço-te um , é muito grande para enviar pelo correio. fico a aguardar as noticias da Amadora sabes que podes contar sempre comigo
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#165083 | ms28586853 | 15 ago 2007 14:33 | Em resposta a: #159401

Celina, fiquei muito contente com as noticias que me enviou sobre os meus antepassados aí em Belém do Pará.O Eduardo Tavares Cardoso era meu tio-bisavô, irmão de meu bisavô Avelino que também aí viveu. Tanto o Avelino como o Eduardo foram casados com duas irmãs de apelido Costa Ricardo de menezes Abreu e Lima. Estou a escrever-lhe de lisboa.-Portugal. Já recebeu o meu e-mail? Desculpe só agora responder à sua simpática mensagem, mas, não tive computador. Acrescento que o Eduardo e o avelino eram de Peniche, uma cidade do litoral centro de portugal.Mais uma vez ,obrigado e fico esperando noticias suas e da Aurora.
Saudações. Amadora

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#165327 | CBBC3 | 19 ago 2007 22:50 | Em resposta a: #165083

Amadora,
Desculpe, mas só hoje pude dar uma passada para ler as mensagens. Ando com um problema de coluna que me tem deixado longe das pesquisas. Li sua mensagem e voltei a telefonar para Aurora. Inclusive, já repassei para ela a nossa troca de mensagens. Ela aguarda que você entre em contato com ela. Volte a me escrever pois não recebi nenhuma outra mensagem, a não ser esta aqui do forum. Abraços
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#165520 | ms28586853 | 22 ago 2007 17:04 | Em resposta a: #165327

Celina,
Espero que tenha melhorado das suas costas. Vou mandar um e-mail para si, visto não ter recebido o outro. Quando o enviei o computador respondeu que não conhecia aquele e-mail. Vou tentar enviar um novo.
Saudações.
amadora.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#165535 | CBBC3 | 22 ago 2007 21:06 | Em resposta a: #165520

Olá Amadora! Fico aguardando seu e-mail. Saudações
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#165834 | ms28586853 | 27 ago 2007 17:33 | Em resposta a: #165535

Nâo consigo enviar. O computador diz-me que o seu e-mail não existe . Que fazer?
Saudações.
amadora

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#165843 | CBBC3 | 27 ago 2007 19:17 | Em resposta a: #165834

Amadora,
Não sei porque você não está conseguindo. Tente então para celinaarrobabaptistaspontocompontobr. Vejamos se tem mais sorte. Abraços,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#205307 | DMCAN | 13 ago 2008 21:57 | Em resposta a: #159133

Amadora,
Passei essa informação para uma das bisnetas de Eduardo Tavares Cardoso, neta de Emília Alice, uma das filhas de Eduardo.e moradora de Belém - Pará. O prédio da Livraria, que está fazendo 100 anos, que ainda existe, de propriedade dos descendentes. está sendo recuperado e restaurada a fachada e cobertura. Eu sou arquiteta e como estou trabalhando nesta obra, precisei pesquisar o histórico da firma Tavares Cardoso &Cia, e mais precisamente o Avelino Tavares Cardoso, então encontrei esse Forum e todas estas indagações.
DMCAN

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#205328 | Pesquisadora | 14 ago 2008 03:11 | Em resposta a: #165083

Amadora:
Sou bisneta do Eduardo tavares Cardoso e moro na cidade do Rio de janeiro no Brasil. Ele teve duas filhas e um filho ( Emília, Guilhermina e Eduardo). A filha Emília ( que era a minha avó) teve duas filhas e o filho Eduardo teve 2 filhos, Guilhermina não casou e nem teve filhos.
Sempre imaginei que deveríamos ter parentes em Portugal pois, pelo que sei, ele veio sozinho para o Brasil.
Ele era de Peniche e só agora com as pesquisas feitas em Belém do Pará, por uma amiga e pela minha irmã é que ficamos sabendo da existencia do irmão Avelino.
Pelo que entendi você é bisneta do Avelino. Eles tinham outros irmãos?
Quantos filhos o Avelino teve? Quantos netos ? quantos bisnetos? Tem alguém morando em Peniche?
Porque você começou a pesquisar sobre os descendentes do Eduardo?
Pesquisadora

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#205437 | amadora | 15 ago 2008 18:08 | Em resposta a: #205328

Recebi a sua mensagem e fiquei muito contente por saber noticias sobre Eduardo Tavares Cardoso. ele era irmão de meu bisavô Avelino, eles eram de Peniche.mas não vive lá ninguem da familia. vieram viver para Lisboa. Agradecia que me manda sse o seu e- mail para converarmos melhor. eu autorizo a que lhe deem o meu e- mail. Um abraço e até breve .
Maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#205525 | mnac50 | 17 ago 2008 01:36 | Em resposta a: #205437

Olá,

Também sou bisneta de Eduardo Tavares Cardoso. Minha irmã mora no Rio de Janeiro e já entrou em contato com você. Estamos contentes por descobrirmos os descendentes do Avelino, irmão de nosso bisavô Eduardo que só agora estamos tendo conhecimento, graças a uma pesquisa que nossa amiga arquiteta iniciou.
Nossa mãe, uma das filhas da Emília, está com 97 anos e lúcida e tem nos ajudado com a pesquisa.
Teremos prazer em travar um contato mais estreito com você. Se puder contactar-nos o mais rápido possível seria ótimo.
Nazaré

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#205591 | Pesquisadora | 18 ago 2008 02:10 | Em resposta a: #205437

Maria fernanda:

Você não mandou maiores noticias sobre os descendentes do Avelino, que é seu bisavô. Na realidade só tomamos (eu e minha irmã) conhecimento dele agora, por uma pesquisa de uma amiga arquiteta sobre nosso Bisavô. Como posso ter autorização para conseguir o seu e-mail?

Lydia

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206087 | amadora | 22 ago 2008 18:01 | Em resposta a: #205591

Lydia,
Só posso enviar esta mensagem pel forum. o meu e-mail não quere trabalhar.desculpe a demora.começo pelos pais do avelino e do Eduardo

José Joaquim Cardoso n. 25.04.1806 em Peniche e f. em 04.05.1838. casou com Guilhermina Adelaide Tavares em 04.05 1838.
Filhos: José n.10.06.1846 mn; Avelino n. 15.06.1847 e f. 19.02 1896; Eduardo n.11.05.1850 e f. 13.12.1850; Eduardo n. 20.04.1852 e f. 1935 (não sei a data mas penso que aí poderão saber);Maria Angelina n.14.02.1854 e f. 08.09.1937 s.d.
José Joaquim Cardoso era um distinto médico que não conseguiu juntar meios de fortuna, porque contou sempre por seus comensais e esmolados todos os indigentes do seu distrito clinico. Também Avelino começou pobremente, cedo com 15 anos no Pará Empregou-se primeiro numa loja de fazendas tendo depois um pequeno comércio de livros, para chegar a fundar a grande casa do Pará, para onde chamou logo o seu irmão Eduardo. Casou no Pará em 1870 co Amélia Tereza Costa Ricardo Abreu e Lima (Menezes). Eduardo casou com uma irmã da amélia Tereza de nome Emilia. Pelos dados que eu tenho o Avelino chegou primeiro ao Brasil e depois chamou o seu irmão Eduardo.
Do casamento do Avelino com a Amélia Teresa houve 6 filhos:
Augusto-Julia-Amélia-Feorgina-Avelina, (minha avó), e Guilhermina

Por hoje, é tudo, mas em breve mandarei mais promenores. Peço-lhe faça chegar esta mensagem á dulcilia e á sua irmã explicando que eu recebo os e-mails mas não posso responder senão por este meio
Um abraço,
Maria Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206089 | amadora | 22 ago 2008 18:15 | Em resposta a: #205525

Nazaré,
Enviei hoje uma mensagem para a lydia por meio do forum. O meu e-mail continua a não mandar mails, mas recebe. Podem enviar sempre . Já recebi também uma mensagem da Aurora que também é bisneta do Eduardo. é filha de quem? gostaria de saber mais promenores sobre quem eram os pais do Eduardo. O pai era nascido em Portugal ? e a mãe quem eram os seus pais? gostava também de saber dos filhos de Eduardo filho de Eduardo e do Edgar. Datas, casamentos, óbitos etc. Será possível ou é uma grande maçada? peço que comunique com a Dulcilia e lhe explique que eu não posso responder-lhe enquanto não tiver o computador arranjado.
Assim que puder responder-lh-ei ,pois penso ser uma pessoa muito simpática e estou pronta a dar-lhe o meu número de tlf. , mas só quando tiver o mail em ordem.
Um abraço,
maria FERNANDA

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#206090 | amadora | 22 ago 2008 18:20 | Em resposta a: #205307

DULCILIA,
eNVIEI HOJE MESMO INDICAÇÕES PARA A LYDIA, creio que ela vai enviar-lhe essa mensagem onde eu explico um pouco desde os pais do Avelino, meu bisavô, e do Eduardo.
Até breve,
maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#206105 | DMCAN | 22 ago 2008 21:03 | Em resposta a: #206090

Maria Fernanda,
Obrigada pelas informações que foram boas para incluir e corrigir o histórico. Voce saberia dizer em que ano Avelino voltou para Portugal? Tenho conhecimento que foi na decada de 70 do século XIX.
Dulcilia

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206142 | Pesquisadora | 23 ago 2008 03:38 | Em resposta a: #206087

Maria Fernanda:
Foi com muita emoção que li seu e-mail, descrevendo sobre nossos ascendentes, dos quais eu não tinha a menor ideia.
Não sei se você recebeu o meu e-mail, onde contava sobre os descendentes de Eduardo tavares Cardoso.
Eduardo Tavares Cardoso teve 3 filhos, Emília (minha avó), Eduardo e Guilhermina.
Emília teve 2 filhas, Nélia (minha mãe) hoje com 97 anos, está ainda lúcida e Maria Emília uma tia muito querida que já faleceu.
Eduardo teve 2 filhos Eduardo e Edgar, não temos contato com os filhos e netos.
Guilhermina não casou e não teve filhos.
Minha Mãe teve 5 filhos (Eduardo, Sergio, Waldemar, Nazaré e eu), infelizmente dois já faleceram (Sergio e Waldemar). Todos os meus irmãos tiveram filhos e alguns já tem netos.
Eu tenho um filho de 17 anos que vai fazer prova no próximo ano para fazer Medicina, fiquei muito feliz de saber que o Pai do meu Bisavô era médico, pois não temos nenhum médico na família.
Como muitos portugueses meu bisavô veio para o Brasil muito jovem e aqui fez sua vida, deixando em Portugal o restante da família.
Um abraço
Lydia

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206259 | CBBC3 | 25 ago 2008 01:04 | Em resposta a: #206142

Oi Amadora!
Desde sua primeira mensagem lá se vai mais de ano, e só agora realmente você encontrou as pessoas certas. Claro que não poderia deixar de entrar nessa conversa. Aliás, depois que Dulcilia me localizou através deste forum passei uma mensagem para você a respeito. Estou muito feliz por você. Lamento não ter logo encontrado Nazaré, mas a única pessoa com esse nome na lista telefônica, embora sendo também Tavares Cardoso, ao ser contatada afirmou não ser da mesma família. Juntando o conteúdo das mensagens aqui postadas, posso dizer a você que Aurora é filha de Paulo, que é filho de Eduardo, o irmão de Emília (mãe de Lydia e Nazaré) e de Guilhermina. Você está de parabéns e eu muito feliz por você e por suas primas. Estou também anciosa para conhecer o prédio que abrigou a livraria de seu bisavô e de seu irmão. Brevemente conhecerei tanto Dulcilia quanto Nazaré. Sei bem a emoção que toma conta de Lydia. A vocês, e a amiga de suas primas que propiciou esse encontro, um grande abraço.
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206280 | amadora | 25 ago 2008 16:09 | Em resposta a: #206259

Celina,
Também estou muito feliz por ter encontrado, finalmente, os meus parentes tão procurados e há muito tempo. Já sei que se vão encontrar em breve. Muito obrigado a si , que foi incansável.
Um grande abraço e até breve.
Maria fernanda.
Qual é a melhor maneira de contactar a Aurora? gostaria de saber mais sobre aquele lado da familia, Eduardo e Edgar. Mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206406 | Pesquisadora | 27 ago 2008 03:26 | Em resposta a: #206280

Maria Fernanda:
Vamos nos encontrar sim, estarei indo para Belém na 5ª feira, para a festa que irá acontecer no sábado. Meus sobrinhos, Armando e Igor (filhos da Nazaré) que moram em São Paulo também já estão por lá. Meu filho não irá pois está em provas e quebrou o pé, é uma pena. Esta festa terá para nós um significado especial , especialmente por ter sido por esta restauração que nossa amiga Dulcilia, fez uma pesquisa que acabou descobrindo a existencia dos descendentes do Avelino.
Mande contar sobre o restante dos parentes, quantos filhos e netos e bisnetos o Avelino teve, assim como os irmãos. Quantos estão vivos, se moram todos em Lisboa, mande maiores detalhes.
Vamos tirar uma foto na festa e enviaremos para você.
Lydia Sá

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206610 | amadora | 28 ago 2008 17:36 | Em resposta a: #206406

Lydia,
Parabéns a todos por esta restauração. O que vaão fazer agora no edificio da livraria? Continuam com livros? Fico esperando pelas fotografias. em breve enviarei o restante dos parentes .Um a braço,
Maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206856 | Pesquisadora | 01 set 2008 00:27 | Em resposta a: #206610

Maria Fernanda:

Cheguei hoje de Belém, a festa foi linda e teve muita emoção, as arquitetas fizeram uma exposição sobre a vida de Eduardo Tavares Cardoso com fotos antigas que ficou bem bonita. Houve também um desfile de modas com peças produzidas por uma cooperativa de artesãns, haviam umas 400 pessoas.
O negócio da livraria já não existe há muito tempo, o prédio será alugado para comercio de roupas, a rua onde está localizado já não tem a mesma pompa agora é de comercio popular.
Por favor me fale sobre o restante da família, quem está vivo? onde moram, em Lisboa ou em Peniche? eles também tem interesse em encontrar os descendentes do Eduardo ou só você? Depois mando as fotos por e-mail.
Lydia

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#206937 | amadora | 01 set 2008 17:22 | Em resposta a: #206856

Lydia,
Recebi a sua mensagem. gostei de saber que a festa foi bonita. Esteja descansada que eu vou dando nota aos meus familiares que se interessam pelos antepassados , todas as noticias que me fazem o favor de me enviar. Em breve estarei em Lisboa e aí já poderei enviar algumas , muito poucas fotos que eu tenho.
Volto a pedir que me informem sobre com quem casou Eduardo e o Avelino . Sei que foi com duas irmãs filhas duma mãe que presumo seja b rasileira eo pai Bartolomeu Abreu e Lima, que não sei se era brasileiro mas descendente de portugueses. Quando é que a livraria deixou de exercer as funçoes? em que ano?
Um abraç e até breve,
Maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#207000 | Pesquisadora | 02 set 2008 03:50 | Em resposta a: #206937

Maria Fernanda:
Não estou entendendo mais nada, você mada perguntar com quem casou o Eduardo e o Avelino? mas o Avelino não era seu bisavô? você mesma mandou me dizer que os dois casaram com duas irmãs. Não estou entendendo mais nada.....
Lydia

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#207032 | amadora | 02 set 2008 16:36 | Em resposta a: #207000

Lydia,
Eu talvez não me explicasse bem. Eu sei que o meu bisavô Avelino era casado com Amélia Theresa Abreu e Lima Menezes, (talvez em 1870?) e o Eduardo foi casado com uma irmã de Amélia, chamada Emilia. O que eu não sei é se os pais das duas irmãs eram brasileiros ou portugueses. Julgo que a mãe seria brasileira e o pai português. Isto é que eu gostaria de saber. será possível saber-se? Vou agora responder á Dulcilia a agradecer as informações prestadas.
Um grande abraço,
Maria Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#207722 | amadora | 08 set 2008 17:53 | Em resposta a: #206280

Celina,
olá. como está? pedia-lhe o favor de me enviar o e-mail da Aurora. Gostava de a contactar para saber noticias desses parentes descendentes de Eduardo Tavares Cardoso Muito obrigada, e até breve.
MaRIA FERNANDA

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#207798 | amadora | 09 set 2008 13:44 | Em resposta a: #206259

Celina,
Olá, como está? Venho pedir se me fAZ O FAVOR DE PEDIR À AURORA O MAIL, para eu poder corresponder-me , pois estou interessada em saber também noticias daquelie lado da familia. mais uma vez obrigada.
Maria Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#208131 | CBBC3 | 13 set 2008 02:33 | Em resposta a: #207798

Oi Maria Fernanda,
Estava certa de que Aurora tinha entrado em contato com você através de um familiar pois lembro que me havia dito não lidar com o computador. Infelizmente não sei se vou conseguir alguma coisa com ela. Apesar dos inúmeros telefonemas que dei, não consegui sensibilizá-la a lhe responder. Noto da parte dela uma certa desconfiança. Quanto ao casamento do seu bisavô, estando você certa, acho que não será difícil encontrar e aí com um pouco de sorte o pároco pode ter anotado a nacionalidade dos dois. Isso aliás era a prática. Só não prometo fazer isso de imediato porque estou preparando minha mudança para uma nova morada e sem nenhum tempo para ir à Curia. Porém assim que possa vejo isso para você. Abraços
Celina

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#208584 | amadora | 17 set 2008 17:32 | Em resposta a: #208131

Celina,,
Obrigado pelo seu e-mail e sei que tudo fará para me dar informações sobre os antepassados de eduardo tavares cardoso. ainda bem que vai para uma casa nova, é sempre bom.A aurora não me escreve e eu não percebo o porquê. Até gostava de lhe dizer que o Eduardo filho de Eduardo foi padrinho de meu pai que também se chamava Eduardo em 1906. e esteve presente ao acto de baptismo que foi no Cadaval, perto de Peniche. Foi ele o padrinho e a madrinha foi a mãe dele amélia tereza.
Um abraço e até breve.
maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#220436 | CBBC3 | 05 fev 2009 00:17 | Em resposta a: #208584

Oi Fernanda!
Hoje tenho uma surpresa para você. Encontrei o assento de casamento de seus bisavôs Avelino e Amelia. Vou transcreve-lo aqui para você. Depois, quando voltar à Curia vou fotografar e enviar para o seu e-mail particular. Eis:

FREGUEZIA DA SÉ
CASAMENTOS

Lo. 1
Fls. 238

"Aos vinte oito dias do mez de Maio do anno de mil oitocentos e setenta nesta Igreja Matriz da Freguezia da Sé depois de proclamados nas Freguezias desta Capital e tendo já o contrahente justificado seu estado de solteiro, sem impedimento algum em presença do Muito Reverendo Conego Doutor Antonio José Bentes, com licença minha, e das testemunhas abaixo assignadas se receberão em matrimonio na forma do Sagrado Concilio Tridentino Avelino Tavares Cardozo filho legitimo de José Joaquim Cardozo e de Dona Guilhermina Adelaide Tavares Cardozo natural de Portugal e parochiano desta Freguezia, e Dona Amelia Thereza de Lima Menezes, filha legitima de Bartholomeu de Abreu Lima Menezes e de Dona Emilia Augusta Ricardina Menezes, natural desta Provincia e parochiana da Freguezia da Santissima Trindade desta Capital; receberão as Bençãos Nupciaes: e para constar mandei fazer este termo que assignei:

(a) O Parocho Collado Conego Luis MA (Couto)
ppº de Henrique de Arº Tavares
(a) (JM) da Sª
(a) Manoel Gomes de Amorim"

Abraços
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#220486 | amadora | 05 fev 2009 18:43 | Em resposta a: #220436

Celina,
Obrigado mmais uma vez. Já lhe respondi para o seu mail.Se não receber diga-me, que eu envio a reposta por aqui.
maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#229878 | izenete | 20 mai 2009 16:29 | Em resposta a: #206087

prezada,

estou estudando também a história de Tavares Cardoso e sua atuação como livreiro, gostaria muito de entrar em contato com voce, se fosse possivel, para saber mais. Talvez voce possa me ajudar,pois as informações que tenho ainda são insuficientes para a minha pesquisa.
obrigada
Izenete

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#229879 | izenete | 20 mai 2009 16:35 | Em resposta a: #206259

Oi Celina,
Voce sabe me dizer onde fica o prédio da antiga livraria Universal, qual o endereço precisamente, pois moro em Belém e não o sei.

Izenete

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#231002 | amadora | 01 jun 2009 14:07 | Em resposta a: #229878

Izenete,
Não sei se estou escrevendo para o Brasil, mas parece-me que sim. com efeito sou bisneta dum dos fundadores da livraria tavares cardoso, mais precisamente do avelino Tavares cardoso. Gostaria que se explicasse mais sobre o que deseja saber.
Cumprimentos,
amadora

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#231025 | izenete | 01 jun 2009 19:04 | Em resposta a: #231002

Estudo a circulação de livros em Belém durante o século XIX, por isso estou interessada em saber algo mais sobre os irmãos tavares cardoso, por exemplo, você tem alguma correspondência deles em relação a livraria. Ou sabe se o eduardo mandava imprimir os livros que lhe encomendavam aí em portugal. Bom, preciso de informações precisas sobre a relação e vivência deles em Belém e portugal nesse mercado editorial.
se voce puder me ajudar ficaria extremamente grata.

Izenete

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#251252 | m1133 | 09 mar 2010 10:56 | Em resposta a: #231002

gostaria de saber se tem algum exemplar do livro o diluvio de henryk sienkiewicz taduzido por adalberto veiga e editado tavares cardoso e irmaos largo de camoes 1901 , meu e mail é m1133@live.com.pt. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#271065 | Conde | 21 fev 2011 15:42 | Em resposta a: #220436

Tenho um futuro genro que é descendente directo do Avelino e estou a completar os costados do mesmo. Será possível mais informação sobre o Bartolomeu de Abreu Lima e Menezes? Pode ser que estejam em Santíssima Trindade da Capital.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#295727 | Carmouden | 26 jan 2012 14:09 | Em resposta a: #159133

Também tenho algumas notícias para lhes dar.
A minha trisavó chamava-se Maria Amélia de Menezes Abreu e Lima, nasceu ou viveu em Belém do Pará, casou-se com um Tavares Cardoso, pais da minha bisavó materna que se casou com um Teixeira ( funcionário do pai dela, numa livraria em Lisboa).
Soube que tinham uma livraria no Brasil. Cá tinham a Livraria Clássica Editora.
Entre os 12 irmāos da minha avó Julieta, havia um que se chamava Avelino Tavares Cardoso Teixeira.
Resumindo:
Trisavó Maria Amélia de Menezes Abreu e Lima casa com (?) Tavares Cardoso e têm nâo sei quantos filhos, entre os quais a minha bisavó Maria Julia que, por sua vez se casou com (?) Teixeira e tiveram 12 filhos, entre os quais a minha avó Julieta que se casou com Virgílio Barbosa Leāo.
Será que acrescento alguma peça no puzzle da vossa pesquisa?
Melhores cumprimentos
Maria do Carmo
P.S. Quando souber mais detalhes ( nome do bisavô, trisavô etc. digo)

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296042 | ms28586853 | 30 jan 2012 15:37 | Em resposta a: #295727

Penso, pela sua conversa que ainda somos parentes. Minha avó era irmã da sua bisavó Julia de que ainda me lembro um pouco. Chamava-se Avelina. Portanto eu devo ter mais informações acerca da nossa familia pois já há uns anos que me venho dedicando á genealogia, embora com alguns intervalos mais ou menos largos.
Um abraço da, M. Fernanda.
P.S. vá escrevendo.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296063 | Carmouden | 30 jan 2012 21:15 | Em resposta a: #296042

Sabe alguma coisa sobre a māe delas? Onde nasceu? No Brasil, ou cá?
Qual a relaçāo com os Abreu Lima do Minho?
E você? Onde nasceu e onde vive?
Porque é que nunca ninguém nos falou nos primos do Brasil?
E vocês sabiam alguma coisa sobre nós?
A minha māe era filha da Julieta, que morreu com 46 anos. A minha māe (Maria Thereza - Zeza) tinha 16 anos, o meu tio António teria 18. Os dois já morreram também.
Sente-se ainda mais a falta dos pais, quando se quer perguntar sobre os antepassados...
Muito obrigada pela sua rapida resposta.
Um beijo grande
Carmo

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296121 | ms28586853 | 31 jan 2012 15:48 | Em resposta a: #296063

Olá Carmo,
Sim sei que a Mãe se chamava Amelia Tereza Costa Ricardo Abreu e Lima nasceu no Pará por volta de 1850. Casou com Avelino Tavares Cardoso em Belém do Pará. Tiveram 5 filhas: Amélia, Julia (sua bisavó), Georgina, guilhermina (que morreu muito novinha) e Avelina ( minha avó.A Amélia Tereza faleceu em Lisboa. Morava em s. sebastião. Responsendo ás suas perguntas, eu como lhe disse sou neta da Avelina e filha do Eduardo (o meu pai era chamado pela familia de Duca.Sabiamos muito do lado teixeira pois o meu pai visitava muito as tias. Moro em lisboa, na av. de roma, relativamente perto da casa onde morava o seu tio António e falo algumas vezes com a sua tia Aú. Aqui em casa o meu pai falava muito e visitava muito o vosso lado, familia Teixeira. Eu tinha uma prima chamada Tereza que se dava muito com a Zeza.
Um beijo também para si,
M. fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296134 | Carmouden | 31 jan 2012 17:40 | Em resposta a: #296121

Olá, um dia destes, vou visitá-la para conversarmos. Isto, se tiver paciência, claro. Sabe para onde vou agora, para a festa dos 100 anos da minha sogra. A última neta viva do Rei Dom Miguel. Uma pessoa fantástica, que sobreviveu a duas guerras mundiais e mantem a cabeça fresca e mantem-se também bem informada de tudo o que se passa no mundo.
Um grande beijo para si.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296211 | maneves | 01 fev 2012 18:50 | Em resposta a: #296134

A Georgina, primogénita do Avelino e da Maria Amélia, casou com o Jaime Xavier Pinheiro de Andrade Neves, e teve um único filho, chamado José, meu avô. A minha irmã e eu somos assim os únicos bisnetos da Georgina. Ainda herdámos alguns bens dos Tavares Cardoso (um serviço com o monograma do Avelino que ainda usámos este fim de semana num almoço de família) e tenho vindo a "desenterrar", a pouco e pouco, alguma informação sobre a família (escrituras da livraria, de partilhas, fotos da chacara em Belem, cartas, certidões de casamento, etc.), mas infelizmente tenho pouco tempo para me dedicar ao tema. Aliás, estou em divida com a M. Fernanda por causa disso. Desculpe. Não conhecia a desecendendencia da Julieta e fico contente por mais este "reencontro". Até breve. Manuel

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296341 | ms28586853 | 03 fev 2012 10:56 | Em resposta a: #296211

Olá .
Eu sou a M. Fernanda. Temos falado poucas vezes, pois pensava sempre em como o seu avô José era o advogado da familia toda (ou quase toda) teria papéis relativos a algumas pessoas ou até fotografias que me pudessem ajudar nas minhas pesquisas. Como por exemplo: papéis referentes a´livraria tavares cardoso em Lisboa. Quando visitava a sua avó Titita ( minha grande amiga), ela falava- um pouco dalgumas pessoas. A partir daí nunca mais mais soube nada. Talvez agora possamos entrar em contacto juntando nossas informações, visto ter alguns papéis que me interessam para continuar a minha prsquisa. Gostaria de ver as escrituras da livraria e o mais que puder me mostrar.Poderiamos marcar um encontro para falarmos um pouco e ver esses papéis?
Um abraço,
M. Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#296344 | ms28586853 | 03 fev 2012 11:21 | Em resposta a: #296134

Olá Carmo,
Recebi a SUA MENSAGEM . Já sabia que a sua sogra fazia cem anos e que estava perfeitamente bem. é uma senhora ainda muito interessante e que deve ter muito que contar com tudo o que passou na vida.Esteja á vontade e diga-me quando quizer encontrar- se comigo. terei muito gosto em a receber. E também vi a mensagem que o Manuel lhe enviou. Dá-me ideia que ele terá coisas interessantes a mostrar. Veremos.
Era bom termos os nossos mails para conversarmos.
Um abraço,
M. Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#297124 | ms28586853 | 13 fev 2012 16:04 | Em resposta a: #296134

Olá Carmo,
Tenho estado á espera de noticias suas. Está tudo bem consigo?. Um abraço M. Fernanda
o Manuel Neves também não disse mais nada.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasil

#297140 | Carmouden | 13 fev 2012 19:08 | Em resposta a: #297124

Olá, Está tudo bem, só que tenho tido pouco tempo para escrever.
Contei à minha irmā mais velha (Isabelinha), das pesquisas sobre a trisavó. Também estava, tal como eu, na total ignorância.
Ela ficou de ler todas as vossas conversas na geneall.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#343237 | Conde | 04 mar 2014 15:26 | Em resposta a: #220436

Prezados Amigos:
O Bartolomeu de Abreu Lima de Menezes era do Partido Liberal do Pará e foi deputado. Faleceu com 61 anos e foi sepultado em 6 de janeiro de 1882 em Belém do Pará. Tinha um filho homonimo com o aditivo Junior que era proprietário de escravos. Era natural e Portugal. Não dá para apurar mais algum dado? Por via do registo do filho por exemplo? De onde era natural?´
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#343239 | Cellanova | 04 mar 2014 15:39 | Em resposta a: #343237

Prezado Confrade,


Acrescento que o filho de Bartolomeu Abreu Lima Meneses, como mesmo nome, nasceu em Belém do Pará no ano de 1850, conforme notícia do Jornal do Partido do Pará.


Cumprimentos,
RMS

Resposta

Link directo:

RE: familia tavares cardoso em belem do para brasi

#346331 | Conde | 15 mai 2014 16:11 | Em resposta a: #165083

O médico José Joaquim Cardoso nascido a 25.04.1838 em Peniche era casado com Guilhermina Adelaide Tavares de que não se sabe mais (porquê?) era filho de Fernando António Cardoso, n.Conceição de Peniche onde casou com Maria José, neto paterno de Lucas Cardoso e de s.m. Cândida Marcelina e materno de António José Pestana e s.m.Josefa Maria. Já recuamos duas gerações. Quem sabe de Tavares?

Resposta

Link directo:

Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

#374948 | Conde | 05 nov 2016 18:28 | Em resposta a: #346331

Graças à equipa do Dr. Cau Barata sabe,os que Bartolomeu de Abreu Lima e Menezes era nascido em Portugal, filho de António Simplício Fernandes e de sua mulher Dona Teresa Eufrásia (Eugénia?) de Abreu Lima.Casou na sé do Pará (Livro 1840-1870) nº8 folhas 32c e 38 verso com Dona Emilia Augusta da Costa Ricardino, filha natural de Lourenço António da Costa Ricardino, negociante no Pará, natural de Leiria, Portugal e de Dona... Emília. Este era irmão do boticario de Belém Joaquim Augusto da Costa Ricardino, emigrado de Leiria a 14.05.1823. Tinham outro irmão João também no Pará. Alguém tem mais dados sobre estes? Agradeço.

Resposta

Link directo:

Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

#411163 | manucaetano | 11 jan 2019 19:30 | Em resposta a: #159133

Boa tarde, tudo bom? Eu me chamo Emmanuelle Caetano e estou tentando contato com os descendentes de Júlia Amélia Cardoso Teixeira, filha de Avelino Tavares Cardoso, irmão do Eduardo Tavares Cardoso, e Antonio Maria Teixeira (esposo de Júlia).
Ou algum dos descendentes do Eduardo que saibam informar algumas informações sobre Antonio Maria, pois ele trabalhou com a família Tavares Cardoso, tanto em Lisboa, quando em Belém e abriu uma livraria na cidade de São Paulo.

Alguém poderia me ajudar?
meu e-mail: emmanuelle_cda@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

#423714 | machadojon | 28 abr 2020 22:39 | Em resposta a: #374948

Acredito que nas minhas investigações encontrei umas das irmãs dele.
Benavenuta Augusta segue casamento dela, acento a direita (PT-ADLSB-PRQ-PLSB53-002-C18_m0414.TIF)
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4821735

Resposta

Link directo:

Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

#423744 | Vasco Briteiros | 30 abr 2020 00:48 | Em resposta a: #159401

Estava dando uma volta por estas pesquisas e dou consigo aqui.
Como vai Você ? Nós ainda vivemos no mesmo sítio, apenas não podemos sair de casa por causa do Vírus.
Bjs.
Vasco e Milita

Resposta

Link directo:

Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

#423745 | Vasco Briteiros | 30 abr 2020 00:57 | Em resposta a: #423714

Desculpe o engano
Vasco

Resposta

Link directo:

Família Tavares Cardoso em Belém do Pará, Brasil

#436266 | Willpeixoto | 14 set 2021 16:55 | Em resposta a: #296344

Olá, sou historiador e estou realizando uma pesquisa só de migração portuguesa para o Pará, gostaria de conversar com vc se possível. Meu email. william.speixoto@homail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 18:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen