como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159240 | 123guedes | 13 jun 2007 16:19

Boa tarde,
gostaria de perguntar como posso descobrir se a minha avo esta viva ou se faleceu? encontra-se em portugal, e eu nao posso pedir uma certidao de obito porque nao sei o ano de nascimento. tudo o que tenho e o nome dela de solteira, e o nome dos pais, e a regiao onde nasceu.
Obrigada, Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159244 | Saba | 13 jun 2007 16:42 | Em resposta a: #159240

em que regiao de Portugal? Qual e o nome dela?

-Luis R

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159249 | 123guedes | 13 jun 2007 17:02 | Em resposta a: #159244

Boa tarde! Nome: Maria Lopes da Silva, natural da freguesia de Oleiros, Concelho de Santa Maria da Feira. Morou alguns anos em Matosinhos. Muito Obrigada, Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159291 | Paulo | 14 jun 2007 01:10 | Em resposta a: #159249

Boa noite,

Se souber o dia e mês de nascimento, mesmo desconhecendo o ano, talvez eu o possa ajudar.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159306 | 123guedes | 14 jun 2007 10:12 | Em resposta a: #159291

Bom Dia,
Infelizmente nao sei o dia nem o mes nem o ano de nascimento, nem tenho como descobrir...Sei que teve uma filha no ano de 1944. Sera que se pode ir por outro caminho?
Muito Obrigada, Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159311 | JCC | 14 jun 2007 11:13 | Em resposta a: #159306

Bom dia


Precisamos de encontrar o registo de nascimento (se a sua avó nasceu depois de 1910) ou de baptismo (se nasceu antes daquele ano).

É bastante provável que nas menções à margem deste assento conste o casamento e o eventual falecimento.

Você já tem uma parte significativa do que é preciso, i.e., o nome da freguesia de nascimento.

Sobre essa filha, que nasceu em 1944, que dados tem?

No assento de nascimento da filha (em 1944) constam, entre outros elementos, a idade dos pais. Se encontrar este saberá em que ano a sua avó nasceu. Depois será só pedir a certidão respeciva para a Conservatória que serve Oleiros.

Cumprimentos


João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159314 | 123guedes | 14 jun 2007 11:46 | Em resposta a: #159311

Bom Dia.
Em relacao a filha (que e minha mae) tenho os dados todos, inclusive ja pedi a certidao de nascimento dela (foi na certidao de nascimento que encontrei o nome e os dados da minha avo, mas nao consta a idade nem a data de nascimento dela.)
Em relacao a filha chama-se Maria Jose Lopes da Silva de Sousa Ferreira (depois casou e juntou Rodrigues), nasceu a 22 de Setembro de 1944 na freguesia de Matosinhos, concelho de Matosinhos. E foi adoptada.

Tenho portanto a certidao de nascimento da minha mae, que pedi online.
Qual sera o proximo passo?

Ja agora faco mais outra pergunta: Quando uma pessoa e adoptada, e possivel que o nome do pai adoptivo apareca na certidao de nascimento como pai? ou isso significa obrigatoriamente que e mesmo pai de sangue?

Muito Obrigada, Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159316 | JCC | 14 jun 2007 12:15 | Em resposta a: #159314

A certidão é por fotocópia?

Quando diz que a sua mãe foi adoptada significa que ela é filha biológica da sua avó ou foi adoptada pela sua avó?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159317 | 123guedes | 14 jun 2007 12:32 | Em resposta a: #159316

Nao...a certidao e um original, pedi online porque moro em Londres, e mandaram-me por correio.

A mae biologica da minha mae e a minha avo (a que ando a procura...que queria descobrir se esta viva ou se ja faleceu). O nome dela e Maria Lopes da Silva. A minha mae foi adoptada por aquela que eu conheci a minha vida toda como minha avo, mas que nao era afinal.

Dai eu querer descobrir a minha verdadeira avo, e andar a procura. Como me perguntaram o que eu sabia da filha (que e minha mae) pensei que poderia ajudar dizer que foi adoptada, nao sei se havera um proceso de adopcao ou nao.

O que se faz agora?
Cimprimentos, Sonia

Cumprimentos, Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159320 | JCC | 14 jun 2007 12:49 | Em resposta a: #159317

Cara Sonia

Quando perguntei se a caertidão era por fotocópia, não me fiz entender.

Há duas maneiras de os serviços fornecerem as certidões: um é uma fotocópia do livro original, devidamente selada e autenticada. É usada a maior parte das vezes; o outro é através de um texto dacilografado que reproduz o assento. Muitas vezes, nesta seguda hipótese, a transcrição não é total, seja porque se entendeu que alguns dados não eram necesários, seja porque existem menções que não podem constar dos documentos oficiais. É o caso de estar escrito, por exemplo, "filho ilegítimo". Nâo sei qual é a tratamento no caso das adopções.

Mas se for dactilografado pode ser que no original exista mais informação. Se for uma fotocópia do livro então não temos mais nada...

Certamente existe um processo de adopção mas eu não conheço os trâmites. Mas como tenho uns amigos que adoptaram dois filhos vou falar com eles para ver como é, se bem que o que se passa hoje possa não ser o que se passava em 1944.

Fico à espera das suas notícias.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159322 | 123guedes | 14 jun 2007 13:01 | Em resposta a: #159320

Caro Joao,

A certidao que recebi nao e dactilografada. e uma fotocopia devidamente selada e autenticada...
Tem o nome dos pais da minha mae, nomeadamente o nome da avo que procuro, diz de onde e natural e o concelho, e o nome dos avos da minha mae (por isso tb temos os nomes dos pais da minha avo). Mais nada. O resto da informacao e relativa a minha mae visto ser a certidao de nascimento dela.

O que me confunde e que o nome do pai da minha mae na certidao de nascimento e o pai adoptivo...e eu nao percebo se isso significa que quando a minha mae nasceu ele a adoptou e entao o nome dele consta como pai, ou se ele sera relamente o pai biologico...

A questao e que nao posso pedir nem uma ceridao de nascimento nem de obito da minha avo por nao saber data de nascimento (nem sei se esta viva).

Por favor de-me alguma sugestao de como prosseguir...ou o que fazer com os dados que tenho.
Muito grata pela atencao, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159328 | JCC | 14 jun 2007 14:12 | Em resposta a: #159317

Cara Sonia

Quando perguntei se a caertidão era por fotocópia, não me fiz entender.

Há duas maneiras de os serviços fornecerem as certidões: um é uma fotocópia do livro original, devidamente selada e autenticada. É usada a maior parte das vezes; o outro é através de um texto dacilografado que reproduz o assento. Muitas vezes, nesta seguda hipótese, a transcrição não é total, seja porque se entendeu que alguns dados não eram necesários, seja porque existem menções que não podem constar dos documentos oficiais. É o caso de estar escrito, por exemplo, "filho ilegítimo". Nâo sei qual é a tratamento no caso das adopções.

Mas se for dactilografado pode ser que no original exista mais informação. Se for uma fotocópia do livro então não temos mais nada...

Certamente existe um processo de adopção mas eu não conheço os trâmites. Mas como tenho uns amigos que adoptaram dois filhos vou falar com eles para ver como é, se bem que o que se passa hoje possa não ser o que se passava em 1944.

Fico à espera das suas notícias.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159334 | 123guedes | 14 jun 2007 14:40 | Em resposta a: #159322

Sim, recebi a resposta duas vezes, mas ja tinha respondido e a mensagem das 13:01. Agradeco resposta a essa. Muito obrigada, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159335 | JCC | 14 jun 2007 14:58 | Em resposta a: #159322

Cara Sónia

Aqui também anda confusão com as mensagens. Em vez na resposta à sua das 13h01 apareceu de novo a anterior...

O que eu disse, nesta que se evaporou, é que acho a situação bastante estranha. De facto se aparecem, na certidão da sua mãe, os nomes dos pais dela, sendo um deles o que diz ser o pai biológico mas que também foi o adoptante, não entendo.

Mesmo que nessa altura os pais não fossem casados esse facto não o obrigaria a adoptar já que era pai. menos que a adpopção tenha apenas sido feita pela mãe adoptiva, como forma de a tornar filha do casal...

Será que pode digitalizar a certidão e enviá-la para mim (cordovil.cardoso arroba gmail. com)? Este é o email qe uso para receber imagens... Pode ser que veja algo que me chame a Atenção e permita descobrir outras linhas de investigação.

CUmprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159343 | 123guedes | 14 jun 2007 16:00 | Em resposta a: #159335

Caro Joao,

Realmente isto e um pouco complicado, mas eu vou tentar explicar melhor. A minha mae (Maria Jose Lopes da Silva) e filha de Maria Lopes da Silva (a avo que ando a procura e que nunca conheci) e pai desconhecido. (Isto e o que me contaram). O Altino de Sousa Ferreira que era casado com a Rosalina Benevides (este e o casal que eu conheci toda a vida como sendo meus avos mas que nao eram) adoptou a minha mae. (nao foi o casal que adoptou foi so o meu avo) Na certidao de nascimento da minha mae diz que o pai e o Altino de Sousa Ferreira e a mae e Maria Lopes da Silva. Dai eu perguntar se e normal o Altino ter adoptado a minha mae e aparecer na certidao de nascimento como pai, se isso e possivel, ou se isso podera significar que o Altino era de facto pai biologico....ou entao relamente aquilo que me contaram que como o pai era desconhecido, o Altino ofereceu-se para ser pai na certidao de nascimento. e adoptou. Por isso talvez nao haja nenhum processo de adopcao...o Altino aparece como pai legalmente, por isso pode nao ter precisado de adoptar. a mae foi-se embora e pronto a filha ficou com o pai. (isto sao suposicoes minhas...)

Em todo o caso aquilo que me interessa muito mesmo e encontrar a minha avo (Maria Lopes da Silva) e descobrir se esta viva ou se faleceu. (se teve mais filhos etc, mas o principal agora seria identificar como chegar a ela sem saber data de nascimento) Pode-me dar alguma luz?

E por favor diga-me se depois desta explicacao ainda e preciso eu mandar a certidao por email...ou se ficou mais claro.
Muito agradecida mesmo pela sua atencao, isto e deveras crucial neste momento para mim!
Cumprimentos, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159347 | Matebial | 14 jun 2007 16:14 | Em resposta a: #159335

Desculpem meter a colherada, mas acontecia antigamente, uma coisa asquerosa a que davam o nome de adopção restrita, que se passava mais ou menos assim: se a mãe da criança era viva, ela não podia ser adoptada plenamente pelo casal adoptante e passava a constar o nome da mãe biológica, com o do pai adoptante...
Sei, porque na família tenho um caso desses: a rapaz foi adoptado pelo pai, mas continuou na cédula pessoal o nome da mãe biológica.Não tinha lógica nenhuma, mas era assim que funcionava...Será que é o caso da avó da Sónia???
Cumprimentos e boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159349 | 123guedes | 14 jun 2007 16:20 | Em resposta a: #159347

Pois isso e exactamente o que eu ouvi a vida toda! precisamente porque a mae da minha mae era viva.
Obrigada, Penso que sera isso.

Cumprimentos, S Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159350 | 123guedes | 14 jun 2007 16:23 | Em resposta a: #159347

Mas a minha pergunta principal mantem-se: como e que eu descubro se a minha avo esta viva ou se faleceu, apenas tendo o nome dela, a freguesia e o concelho onde nasceu, o nome dos pais dela, e dados sobre a filha dela (que e minha mae)?
Cumprimento, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159366 | MILACASTILHO | 14 jun 2007 17:27 | Em resposta a: #159240

Boa tarde,
já tentou nas paginas telefonicas htt://pbi.pai/search/
existem muitas pessoas com o nome Maria Lopes Silva (sem da) em Matosinhos,Oleiros e Santa Maria da Feira. Tente porque ela talvez seja viva ou alguém saiba do seu paradeiro.
Boa sorte

Emília Castilho

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159372 | 123guedes | 14 jun 2007 17:55 | Em resposta a: #159366

Obrigada, tentei e apareceram alguns resultados.
O problema principal e que este era o nome de solteira dela. ela teria que ter passado o resto da vida toda solteira para manter este nome, sem adicionar o nome do marido,....o que e improvavel, dai eu nao ter enveredado por ai. Mas vou tentar por esse caminho tambem.
Melhores cumprimentos, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159381 | JCC | 14 jun 2007 19:01 | Em resposta a: #159343

Cara Sónia

Agora ficou mais claro.

Em minha opinião podem ter-se passado váris situações, mas é apenas especulação.

1- A sua avó foi mãe solteira e não quis dizer quem era o pai - Neste caso o assento deveria dizer que ra filha de pai incógnito.

2 - Idem, mas o seu avô aparece a dizer que é ele o pai, fica como tal registado e passa a ser o verdadeiro pai. A Mãe original deaaparece e a mulher do seu avô assume as funções de mãe.

3 - A sua avó teve uma filha do seu avô mas ele não podia (ou não queria) casar com ela. Assumiu a paternidade e a educação da filha na sua (nova?) família, em cnjunto com a que conheceu como sua avó, sem efectivamente o ser.

Quanto à questão de fundo (como encontrar o nascimento da sua verdadeira avó), presumo que não consiga, sequer, ter uma ideia da idade dela à data de 1944.

Partindo do principio que ela teria entre 16 e 36 anos, teria nascido entre 1908 e 1928. Eu começaria por pedir por escrito (ou por telefone seria melhor) à conservatória de Santa Mria da Feira (creio que é esta) que fizessem uma pesquisa entre aqueles anos, indicando o nome da sua avó e o dos pais. Creio que poderá obter uma resposta positiva, embora por vezes dependa de quem recebe o pedido. Se conseguir limitar o período ainda melhor.

Se precisar de mais, diga

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159389 | 123guedes | 14 jun 2007 19:44 | Em resposta a: #159381

Muito Obrigada, vou ligar com eles.

Nao consigo mesmo saber nem a idade aproximada dela quando a minha mae nasceu. Uma pergunta: Assumindo que consigo a certidao de nascimento dela, depois como descubro se esta viva? e no mesmo sitio? na conservatoria?
Melhores cumprimentos e obrigada, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159392 | JCC | 14 jun 2007 20:01 | Em resposta a: #159389

Cara Sónia

Em princípio deverá estar anotado à margem do assento o falecimento, se ela já tiver falecido. Como estava viva em 1944 será de esperara que assim seja.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159394 | LProjecto | 14 jun 2007 20:09 | Em resposta a: #159389

Cara Sónia,

Normalmente, quando uma pessoa já faleceu aparece averbado no assento de nascimento (ou baptismo) a referência a esse facto e a respectiva data da ocorrência.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159406 | small | 14 jun 2007 21:42 | Em resposta a: #159381

Caro João Cordovil Cardoso
Numa pesquisa em Matosinhos, deparei com um assento de óbito de uma senhora com o seu apelido, tem interesse? Achei interessante por ser um apelido que conhecia daqui, e porque os Pais eram de Évora e Portalegre, respectivamente.
Cumprimentos, e desculpe a intromissão

Stella

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159409 | judiaria | 14 jun 2007 22:18 | Em resposta a: #159350

Das situações de que tenho conhecimento, posso dar-lhe umas dicas no sentido de tentar localizar a sua avó:
- Indicando o nome desta e dos pais dela, poderá verificar numa Repartição de Finanças, explicando devidamente ao funcionário, se existe no cadastro dos numeros de contribuinte; mas atenção que esta informação está vedada e terá que ter a boa vontade do funcionário das finanças; diga-lhe que é para saber se realmente a sua avó já tirou numero de contribuinte. Se existir alguem com o nome de sua avó e com pais com o mesmo nome, verifique a data de nascimento e local etc.

- Poderá também efectuar esta pesquisa junto da Segurança Social, pois têm uma base de dados nacional.

- Se sua mãe foi baptizada talvez conste do baptizo a idade da mãe ou outra menção.

- Na Junta de Freguesia da área onde a avó morava, ou mesmo na sua, talvez um funcionário lhe diga se está ou não recenseada e onde, também existe uma base de dados nacional.

De qualquer forma terá sempre de contar com a boa vontade de algum funcionário, por exemplo alguem que a conheça e tenha a certeza de que a informação não servirá para outros fins, pois estas bases de dados são protegidas
por lei, mas com um pouco de sorte nunca se sabe.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159425 | Vieira-SimõesIII | 15 jun 2007 00:00 | Em resposta a: #159350

Se tudo resto falhar, resta-lhe a pesquisa mais morosa e que não pode ser feita á distância, que é tendo o nome dos pais da sua avó e local de nascimento, procurar a sua certidão de nascimento ou baptismo, recuando ano a ano, apartir de uma data aproximada. No assento de nascimento deverá estar averbado o óbito, se já tiver ocorrido.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159469 | JCC | 15 jun 2007 09:40 | Em resposta a: #159406

Cara Stella

Agradeço-lhe imenso que me faça chegar essa informação. Sendo os pais de Évora e Portalegre são seguramente daminha família.

Obrigado e até breve

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159472 | 123guedes | 15 jun 2007 10:42 | Em resposta a: #159409

Bom Dia, uma pergunta em relacao a : Se sua mãe foi baptizada talvez conste do baptizo a idade da mãe ou outra menção.
Como e que eu consigo isso? o que e o baptizo?uma certidao? eu estou fora do pais, em Inglaterra, o baptizo e algo que se possa pedir? e onde? Desculpem tantas perguntas mas nao moro em Portugal e isto e tudo um pouco complicado para mim...Muito Obrigada, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159523 | small | 15 jun 2007 16:48 | Em resposta a: #159469

Caro JoãoCordovil Cardoso

Passo a transcrever:
Fls 28, assento nº 79 3/9/1892 freg Matosinhos
Maria Rosa Cordovil Caldeira Didier, de 45 anos de idade, casada com Dr.Joaquim Libano(?) de Almeida Didier, natural da freguesia Sé de Évora. Filha de Francisco de Paula Cordovil, de Évora e Rosa de Lima Caldeira Cordovil Castel Branco, natural da freg e concelho de Portalegre.(Deixou um filho)

Não é a transcrição integral, mas se desejar quando voltar ao ADP posso transcrever na íntegra o assento.

Espero ter sido útil.Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159527 | 123guedes | 15 jun 2007 17:09 | Em resposta a: #159523

Caro Joao,

Apos variadissimas conversas ao telefone com variadissimas conservatorias e pessoas muito simpaticas, uma das conclusoes a que se chegou e de que a minha avo poderia ser Maria da Conceicao Lopes da Silva, em vez de so Maria Lopes da Silva (sendo que esta ultima nao aparece em lado nenhum) Tudo o resto bate certo. Esta senhora nasceu a 22 de Abril de 1920, pai Manuel Lopes de Oliveira e mae Maria Alves da Silva. Nasceu em Oleiros, Santa Maria da Feira e descobri que ja faleceu.
Como e que eu descubro se era ela a minha avo, e como posso descobrir os filhos que teve ou se teve mais para alem da minha mae?
Alguma sugestao de como prosseguir? Onde e que esta escrito os filhos que alguem teve? na certidao de obito aparece? ou nao?

Obrigada mais uma vez, estou a ficar mesmo muito entusiasmada com isto. Queria tanto encontrar a familia da minha avo, Cumprimentos S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159669 | JCC | 16 jun 2007 19:19 | Em resposta a: #159523

Cara Stella.

Muito obrigada pela sua "oferta". Já sei de quem se trata embora não fizesse ideia que ela tivesse morrido em Matosinhos. O marido cahmava-se mesmo Lisbano, com s, segundo creio, e ela é filha do meu trisavô.

Se tiver tempo, quando voltar ao arquivo e se houver mais qualquer coisa interessante no assento agrdeço que me diga.

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159740 | 123guedes | 17 jun 2007 02:36 | Em resposta a: #159669

Boa noite,

se for possivel, gostaria que alguem me respondesse a minha mensagem de 15-06, tanto a das 10:42 como a das 17:09. Entretanto andam aqui umas mensagens paralelas. Nao percebo muito bem como isto funciona. De toda a forma, se pudesse receber um parecer acerca do que encontrei, seria excelente, porque agora nao sei bem o que fazer...Obrigada e desculpem a minha impaciencia! isto e mesmo muito urgente...

Melhores cumprimentos, S guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159745 | melisa | 17 jun 2007 03:02 | Em resposta a: #159740

Caro S Guedes

No outro tópico que abriu a propósito do mesmo assunto respondi-lhe:

" Se sabe onde nasceu e o ano poderá junto da Conservatória do Registo Cívil obter uma certidão de nascimento, aí estará averbado o seu óbito com indicação do local onde faleceu.

Da posse destes dados procure junto da Repartição de Finanças da localidade do óbito verificar se foi feito Relação ou Inventário de Bens e consequente Habilitação de Herdeiros."

Julgo ser este o único caminho a seguir!

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159751 | 123guedes | 17 jun 2007 11:20 | Em resposta a: #159745

Muito Obrigada, vai aqui uma confusao muito grande com as mensagens.

Vou entao pedir a certidao de nascimento.

Obrigadissima,

Melhores Cumprimentos , S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#159777 | 123guedes | 17 jun 2007 16:50 | Em resposta a: #159745

Obrigada. Queria fazer mais uma pergunta:

Na Sexta passada fiz varios telefonemas para varias conservatorias e consegui descobrir algumas coisas. A MAria Lopes da Silva (minha avo) nao aparece em lado nenhum, mas apareceu uma Maria da Conceicao Lopes da Silva com os mesmo pais (com a diferenca que a mae em vez de ser so Maria da Silva e Maria Alves da Silva...e o nome do pai e o mesmo: Manuel Lopes de Oliveira). A data de nascimento dela e 22 de Abril de 1920. Tudo indica que esta podera ser a minha avo....(ja faleceu esta senhora, e faleceu solteira pelos vistos, mas nao dizia onde faleceu...)

A minha pergunta e qual e melhor maneira de descobrir se e ou nao minha avo? Pensei que fosse tentando descobrir os filhos dela, e se a minha mae aparecer como filha entao bate certo, sera ela a minha avo. como ja faleceu esta senhora, gostaria tambem de tentar descobrir se ela teve mais filhos, porque seriam tios/tias meus.

E essa a melhor forma de o descobrir? tentando encontrar o registo dos filhos que teve? Ou ha outra forma melhor de descobrir se ela era minha avo?

Obrigada, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160555 | recio | 22 jun 2007 20:31 | Em resposta a: #159777

Cara Sonia
Já tenho comigo a copia do obito e mais noticias ,agora tenho que sair mas lá para as 23 h ja volto aresponder
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160583 | 123guedes | 22 jun 2007 23:50 | Em resposta a: #160555

estou a aguardar ansiosamente. obrigada sonia

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160587 | recio | 23 jun 2007 00:21 | Em resposta a: #160583

Olá Sonia
Depois digitalizo a fotocopia e mando. A Maria da Conceição Lopes da Silva faleceu com 84 anos, Viuva de Evaristo Sousa. nasceu em São Paio de Oleiros S. Maria da Feira.
Morava na Rua da Lomba,733,Guifões, Matosinhos.
Pais : Manoel lopes de Oliveira e Maria Alves da Silva
Foi sepultada no cemiterio de Guifões .
Declarou o Obito Antonio Barbosa Pereira ,residente na Rua do Araujo,871 ,Leça do Balio,Matosinhos.



pedi o n º de telefone da residencia dela, e o nº também do declarante do Obito, e pela morada dele,não existe telefone nas moradas, penso que o Antonio Barbosa Pereira pertence á agencia Funeraria e como é recente eles têm o proceso e quem pagou as despesas,mas fica sem efeito ,então lembrei-me de pedir o telefone da Junta de Freguesia de Guifões estou á espera que entrem em contacto comigo para me dizerem se ela tinha descendentes.
Eu estou muito longe de Matosinhos (350 km) se fosse mais perto eu conseguia algo,mas vamos aguardar que funcionaria da Junta telefone.
Vamos ter esperança e as noticias virão na proxima semana.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160588 | 123guedes | 23 jun 2007 00:33 | Em resposta a: #160587

Querida Ana,
imagine que a minha copia da certidao de obito chegou hoje tambem.
a grande questao e realmente se tinha descendentes e quais???? ja descobri que tinha pelo menos um: Jose silva Soares que pediu os beneficios concedidos pela seguranca social, mas a grande questao e se realmente ela aparece em algum lado como mae da minha mae???????

porque comeco a achar que se calhar ela nao era a mae da minha mae. Faz-me confusao as diferencas de nome iniciais...Bom vamos ver.

Ana, muito muito obrigada pela dedicacao, estou-lhe agradecida do fundo do coracao.
Abraco, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160690 | 123guedes | 23 jun 2007 23:28 | Em resposta a: #160588

Ana,
escrevo apenas porque vou estar fora durante os proximos 10 dias. Apesar de que vou tentar ter acesso a net o mais regularmente possivel, mas nao sera com a assiduidade do costume. So queria avisar para nao estranhar. Queria tb pedir-lhe muito tacto quando pedir informacoes. Por favor nao me mencione nem a minha mae. Peco desculpa de estar a dizer isto, pois tenho a certeza de tudo esta a ser tratado com muita confidencialidade. Muito muito agradecida pelos seus esforcos.. e ate breve.!Sonia

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160906 | recio | 25 jun 2007 19:47 | Em resposta a: #159527

Olá Sonia
Tenho boas noticias, tua avo teve mais 2 filhos estou tentando falar com a mulher de um que já faleceu para me dar indicações do outro já tenho endereço e telefone mas achamada caiu vou ligar mais tarde e logo te envio a resposta em PV
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160907 | small | 25 jun 2007 20:07 | Em resposta a: #160906

Olá Ana

Encontrei este assento em Matozinhos, será que tem interesse?
Fls 69(v) ass.136 19/7/1892
Rodolfo
Domingos Ferreira Leite / Violante de Oliveira Leite, proprietários ambos desta de Matozinhos,nesta recebidos e moradores na R.Conde São Salvador.
N.P.Manuel Ferreira Leite/Maria Josefa da Conceição
N.M.João Lopes Pereira Recio /Joaquina Violante Roza.

Espero que a Sónia não leve a mal esta intrusão no tópico dela!
Um abraço e oxalá tenha sido útil

Stella

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160911 | recio | 25 jun 2007 20:39 | Em resposta a: #160907

Olá Stella
Obrigado ,todos os Recio são de minha Familia vou pedir ao Arq do Porto? a fotocopia para os entroncar nos meus .
A Sonia com a alegria que lhe dei não se vai importar, lembras da Teresa prima da Celina que encontras-te lá para os lados do Porto ,aconteceu da mesma maneira com os filhos da avó dela já lhe dei todas as informações sobre eles ,acabei de falar ao telefone um morava em Custoias (já faleceu) falei com a Mulher o outro mora na Maia . quando será que recebo noticia do meu bisa fujão vai ser uma alegria.Abraços

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160918 | small | 25 jun 2007 21:22 | Em resposta a: #160911

Olá Ana
Realmente é muito gratificante encontrar, alguem para alguem...,só mesmo quem gosta destas lides pode entender! Se quiseres eu peço e depois envio-te a fotocópia, só tens que me enviar o teu endereço, tens o meu email não tens?
Quando tiveres oportunidade inteira-te da evolução das minhas pesquisas, já estou em Odemira...., para quem começou em Braga!
Queres que esteja atenta aos teus Recio de Matozinhos? Tens os dados deste que citei ou queres que veja?
Um abraço e vai dando notícias
Stella

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160928 | recio | 25 jun 2007 23:25 | Em resposta a: #160918

Olá Stella
Se puderes tirar eu agradeço mas já não tenho o teu email o meu PC pifou e perdi todos os contactos, se falares com a Celina pede-lhe que não podemos dar aqui no Genea,se aparecer mais Recio vai tirando eu depois envio o dinheiro das cópias ou tira só os dados com as datas e onde casaram,as freguesias de nascimento.
Em agosto vou a Beja se tivres algo de lá já sabes podes contar comigo.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#160942 | judiaria | 26 jun 2007 05:09 | Em resposta a: #160588

Cara Sonia

Como já tem a freguesia e data do falecimento, vá ou peça à Repartição de Finanças da área onde faleceu a senhora, o processo de imposto sucessório: ai verá quem foram os descendentes e suas datas de nascimento, podendo confirmar se lá está a sua mãe ou não. Quanto aos nomes iniciais, não tem muito problema porque é normal isso acontecer.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#374073 | cris80 | 27 set 2016 02:32 | Em resposta a: #159240

Boa noite. Sei que uma amiga minha faleceu. Nao sei nome completo dela. Por situaçoes da vida tenho um documento com o nome completo do filho dela. Alguem me pode ajudar a saber onde ela repousa?

Resposta

Link directo:

como decobrir se alguem faleceu ou esta vivo?

#378399 | claudiadsouza | 07 mar 2017 13:02 | Em resposta a: #159291

provavelmente não receberei resposta uma vez que este poste ja tem quase 10 anos. No entanto estou com o mesmo problema e decidi arriscar. estou a tentar descobrir quando morreu e onde uma tia avo minha

Nome: Maria da Conceição Carvalho Rebelo
Data de Nascimento: 15 de Maio de 1909
Local de nascimento: Lugar da Cancela da Cruz, Freguesia do Salvador, Concelho de Amares
Mae: Luiza Maria Vilaça de Carvalho, natural da freguesia de Prozelo, Concelho de Amares
Pai: Albino José Rebelo, Natural da freguesia de Salvador, concelho de Amares

será que me pode ajudar?

Desde ja grata pela atenção, subscrevo me

Atenciosamente

Cláudia Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen