Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159385 | MP | 14 jun 2007 19:14

Prezados,

Gostaria de obter algumas informações acerca desta Casa dos Carvalhais, localizada no lugar de Carvalhais, freguesia de São Miguel de Oriz, concelho de Vila Verde. Em 1786, era propriedade de Manuel José Moreira de Carvalho Lobo, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo. Algum dos caros frequentadores deste fórum saberá onde poderei encontrar algo sobre a dita casa?

Muito atenciosamente,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159785 | MP | 17 jun 2007 18:26 | Em resposta a: #159385

Renovo pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159814 | PedroM | 17 jun 2007 22:22 | Em resposta a: #159785

Exmº Sr:

Possivelmente já conhecerá estes livros, que poderão eventualmente ter alguma informação sobre a Casa dos Carvalhais:
Monografia do concelho de Vila Verde / Correia de Azevedo
As terras de Vila Verde do Minho no dicionário geográfico do reino de Portugal até 1758 / Domingos M. da Silva

Cumprimentos
Pedro M

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159825 | MP | 17 jun 2007 23:27 | Em resposta a: #159814

Prezado Pedro M,

Obrigado pela sua resposta e pelas suas indicações, que certamente terei em consideração... Mas não havia necessidade de me tratar por Exm.º Sr. ;)

Muitos cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159875 | DD | 18 jun 2007 14:42 | Em resposta a: #159825

Será esta a Casa do Morgado de Carvalhais, José Narciso Moreira de Carvalho?
Agradecia informação.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159876 | MP | 18 jun 2007 14:48 | Em resposta a: #159875

Caro(a) DD,

Obrigadíssimo pela sua resposta... A Casa dos Carvalhais a que me refiro é precisa mente essa. Li há pouco a mensagem que deixou no tópico «Alguém que frequente o AD Braga», mas decidi responder-lhe por aqui, por ser mais oportuno.

José Narciso Moreira de Carvalho é meu pentavô, precisamente por via de sua filha D. Helena do Carmo Moreira da Rocha (*17.4.1838), casada com José Caetano Pereira da Silva Galvão (*17.3.1840), meus tetravós. Onde obteve a informação de que José Narciso Moreira de Carvalho tenha sido Morgado dos Carvalhais?

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159886 | DD | 18 jun 2007 15:46 | Em resposta a: #159876

Presado Mário Pimentel
O José Narciso era casado com uma irmã de minha trisavó.
Gostaria de descender um pouco nos parentesdesse ramo ,pois,apenas tenho elementos de família que abrangem apenas alguns descendentes mais remotos.
Cumprimentos de Daria Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159887 | DD | 18 jun 2007 15:55 | Em resposta a: #159876

Caro Mário Pimentel
Sabia que seustetravós eram primos, de que obtiveram dispensa para casar?
Sabia que o Morgado tinha um irmão Padre António José Moreia de Carvalho Lobo, Abade de Insalde, Paredes de Coura?
Cumprimentos Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159888 | DD | 18 jun 2007 16:02 | Em resposta a: #159876

Caro Mário Pimentel
Os seus tetravós Helena e José tinham um filho João Caetano,de quem foram padrinhos João da Rocha Soares e sua esposa Dª Maria, assistentes ( moradores) na cidade do Porto,tios do baptizado.
Tem alguns elementos deste ramo da familia residente no Porto?
Agradecia qualquer informação.
Cumprimentos,Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#159894 | MP | 18 jun 2007 16:40 | Em resposta a: #159888

Caro Dário,

De facto, sei que os meus tetravós eram primos, através da avó paterna dele (Maria Teresa Freire de Lima) e do avô materno dela (António José de Sousa Lima), que eram primos directos... Aliás, no assento de casamento deles, dá-se conta de que tinham parentesco no 4.º grau de consanguinidade, facto que se comprova através de um estudo da ascendência de ambos...

Quanto ao irmão padre do meu pentavô José Narciso Moreira de Carvalho, também tenho conhecimento disso, mas creio que se chamava António Joaquim (e não António José) Moreira de Carvalho Lobo, pelo menos a avaliar por uma pesquisa que fiz pelas inquirições de genere do Arcebispado de Braga...

Relativamente ao filho dos meus tetravós chamado João Caetano, não tenho conhecimento, uma vez que sou descendente da filha D. Maria da Soledade Moreira da Silva, primogénita do casal. Sei que D. Helena tinha um irmão chamado João Caetano, mas um filho assim chamado desconheço... Relativamente a João da Rocha Soares, desconheço igualmente... Talvez esteja ligado ao casal José Soares Gomes e Rosa da Rocha (trisavós da dita Helena do Carmo)... Dê uma vista de olhos em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=155678, talvez exista algo lá. Se o João Caetano for irmão de Helena do Carmo, então haverá fortes possibilidades de o João da Rocha Soares ser filho ou neto de José Soares Gomes e Rosa da Rocha...

Já agora, você é trineto de qual das irmãs da minha pentavó D. Teresa Maria da Rocha e Sousa? Sei que teve pelo menos duas, uma Mariana da Conceição e outra chamada Ana Maria... Assim somos parentes :)

Que informações gostaria que eu lhe facultasse ao certo?

Muitos cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#160091 | DD | 19 jun 2007 19:37 | Em resposta a: #159894

Meu Caro Mario Pimentel e Prezado Parente
Minha trisavó, irmã de Teresa, era Maria Joaquina da Rocha e Sousa, que também usou os nomes de Maria Joaquina Luisa ou Maria Luisa ,da Rocha e Sousa, casada com Caetano José da Slva Lima.
Relativamente ao João Caetano, de momento, não posso esclarecer a dúvida, se bem que tenho a ideia que o mesmo nasceu em 3-6-1836.
Os padrinos, como já referi , viviam no Porto, onde o padrinho se dedicava ao comércio e era senhor de avultada fortuna.
O que desejaria saber era se existiam parentes do ramo da família, a partir da Helena do Carmo, ou dos irmãos desta, pois gostava de saber que, também por esse lado a família tem continuadores,tal como agora já sei existir pelo menos o meu simpático correspondente.
Com os melhores cumprimentos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#160123 | MP | 19 jun 2007 21:52 | Em resposta a: #160091

Caríssimo Dário Rocha,

Desconhecia por completo o nome da sua trisavó, irmã da minha pentavó, pois tinha conhecimento de apenas mais três irmãos: Mariana da Conceição, António Luís e Ana Maria, todos filhos do Capitão António José de Sousa Lima e D. Francisca Luísa Joaquina da Rocha, meus sextos-avós e seus tetravós :)

Quanto ao João Caetano de que fala, as minhas suspeitas estavam certas: ele é irmão de D. Helena do Carmo Moreira da Rocha e não filho dela... Posso garantir-lhe esta informação, uma vez que na altura em que solicitei o assento de baptismo desta minha tetravó junto do Arquivo de Viana do Castelo, informaram-me que tinham localizado, também, mais quatro filhos do casal José Narciso Moreira de Carvalho e D. Teresa Maria da Rocha e Sousa, cujos assentos não solicitei, mas registei as datas de nascimento... e entre eles está um João Caetano nascido precisamente na data que referiu na sua última mensagem. O meu palpite é que o padrinho João da Rocha Soares, sendo simultaneamente tio do baptizado (portanto irmão da mãe provavelmente, tendo em conta os apelidos), seja filho do acima referido capitão e sua mulher. Ou seja: João da Rocha Soares será irmão da «minha» Teresa e da «sua» Maria Joaquina... É apenas um palpite, mas, se ele era tio do baptizado, é uma questão a ponderar. Sei apenas que houve Rochas Soares a viver no Porto descendentes do casal José Soares Gomes e Rosa da Rosa (avós da «minha» Teresa e da «sua» Maria Joaquina), através de coisas que tenho lido, inclusivamente neste fórum.

Posso acrescentar que, além do João Caetano e da minha tetravó D. Helena, o casal José Narciso Moreira de Carvalho e D. Teresa Maria da Rocha e Sousa teve, pelo menos, mais três filhos, todos nascidos em Sabadim: Teresa (* 31.07.1827), José (* 17.09.1828) e Ana da Luz (* 16.07.1830). Desconfio, pela coincidência de apelidos, de que há ainda mais dois filhos, que são António Joaquim da Rocha Moreira de Carvalho e D. Maria da Expectação Moreira da Rocha, que foram padrinhos de baptismo de uma filha do casal José Caetano Pereira da Silva Galvão e D. Helena do Carmo Moreira da Rocha, tendo ele sido também testemunha no casamento destes...

Se calhar, bombardeei-o com demasiada informação, mas a verdade é que, quando começo a escrever, tenho alguma dificuldade em parar... Uma vez que lhe interessa conhecer um pouco mais sobre os ramos paralelos ao seu, terei todo o gosto em fornecer-lhe o ramo que vai dar até mim, a partir dos já referidos José Caetano e D. Helena. Envie-me o seu e-mail para mario.s.pimentel(arroba) gmail.com e logo que possa enviar-lhe-ei o dados.

Por acaso tem alguns conhecimentos acerca da biografia de José Narciso Moreira de Carvalho? Apenas sei coisas básicas sobre ele, como as datas de nascimento e baptismo, padrinhos, local onde foi baptizado (por sinal na Capela da Casa dos Carvalhais). Sei também que o pai era Manuel José Moreira de Carvalho Lobo e que foi cavaleiro da Ordem de Cristo... Consultei recentemente no Tombo a Habilitação deste à referida Ordem e vêm lá informações úteis acerca dos pais e avós, bem como o estilo de vida, etc... Já mandei fazer reprodução em CD e encontro-me à espera que fique pronto. Se me pudesse dar mais indicações que tenha acerca do próprio José Narciso, ficar-lhe-ia muito agradecido.

Mande-me então o seu e-mail e logo que possa envio-lhe os dados que referi.

Muitos atenciosamente,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#160124 | MP | 19 jun 2007 21:57 | Em resposta a: #160123

Onde se lê «Sei também que o pai era Manuel José Moreira de Carvalho Lobo e que foi cavaleiro da Ordem de Cristo...», deve ler-se «Sei também que o pai era Manuel José Moreira de Carvalho Lobo, o qual foi cavaleiro da Ordem de Cristo...».

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#160132 | DD | 19 jun 2007 22:39 | Em resposta a: #160123

Prezado Mário Pimentel e estimado Parente
Agradeço a sua mensagem e as suas informações.
Por referencias familiares, o José Narcizo e mulher Teresa ,depois de casar, ficaram a viver na Casa de Barros, em Sabadim, com os pais dela, ali tendo nascido, senão todos,pelo menos a maios parte de seus filhos.
Sei que eles herdaram a dita Casa que até há poucos anos se manteve na nossa família.
A mãe da Teresa e da Joaquina tinha um irmão Sebastião da Rocha Soares, que emigrou para o Brasil e onde angariou avultada fortuna que deixou aos sobrinhos João e António, filhos da Francisca, sendo este João e seu sobrinho João Bento da Rocha os fundadores da Fábrica de cerâmica da Miragais,Porto e eles e s seus descendentes ou parentes é que foram os criadores da famosa louça de faiança "Rocha Soares".
Certamente que não estou adar-lhe novidade porque a sua história está bem divulgada.
Grato pela abundancia de elementos que me proporcionou, relativamente à nossa ascendencia comum,
Creia-me com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#160870 | DD | 25 jun 2007 13:07 | Em resposta a: #160123

Caro Mário Pimentel:- O José Narcizo Moreira de Carvalho e mulher Tereza da Rocha e Sousa tiveram os filhos:
Maria, Tereza, Ana da Luz, Ermelinda da Conceição, António Joaquim, JoãoCaetano e Elena.
A Elena cc Jose Caetano Pereira Galvão tiveram os filhos:
Maria da Soledade, José, João, Joaquim Januário e Adolfo.
Agradecia qualquer ratificaçãO.
Com os melhores cumprimentos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#160887 | MP | 25 jun 2007 15:55 | Em resposta a: #160870

Prezado Dário Rocha,

Relativamente aos filhos de José Narciso e D. Teresa, creio que devem estar todos correctos. Há nomes que eu desconhecia totalmente, mas sei que entre Teresa e Ana da Luz nasceu ainda um José. Sendo assim, tendo em conta os que conheço e os que me deu conhecimento na sua mensagem, os filhos do referido casal foram:

- Maria [da Expectação Moreira da Rocha]; foi madrinha de baptismo da irmã Helena e da sobrinha Maria da Soledade (* 04.03.1867; b. 06.3.1867), sendo que em ambas as ocasiões era solteira;
- Teresa (* 31.07.1827);
- José (* 17.09.1828);
- Ana da Luz (* 16.07.1830);
- Ermelinda da Conceição;
- António Joaquim [da Rocha Moreira da Carvalho]; foi testemunha do casamento de José Caetano e da irmã Helena (no dia 17.05.1866) e padrinho de baptismo da sobrinha Maria da Soledade, sendo solteiro e proprietário;
- João Caetano;
- Helena [do Carmo Moreira da Rocha] (* 17.04.1838), que você já bem conhece.

Relativamente aos filhos de Helena e José Caetano, eu apenas tinha conhecimento de Maria da Soledade, que é minha trisavó e que morreu aos 33 anos com uma anemia, tendo na altura a minha bisavó 4 anos e a irmã 6; o pai de ambas ficou viúvo aos 29 anos. Sei, no entanto, por uma tia-avó minha que Maria da Soledade teve mais irmãos (e de que agora tive conhecimento graças a si), sendo que um (não sei qual) era padre, outro era veterinário, etc. Outros elementos escapam-me neste momento relativamente a essas pessoas...

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Carvalhais, em Oriz (Vila Verde)

#165883 | MP | 27 ago 2007 21:45 | Em resposta a: #160887

Renovo pedido relativo a informações acerca da Casa dos Carvalhais, seus proprietários e história.

Antecipadamente agradecido,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 06:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen